You are on page 1of 3

1.

3Átomo de hidrogénio e estrutura atómica
1.3.2 Níveis de energia e números quânticos 1.3.3 Configurações eletrónicas
Fala do princípio da energia mínima. Sempre que possível os electrões ocupam as orbitais de menor energia.

Fala da energia dos átomos polieletrónicos. Nos átomos polieletrónicos a energia das orbitais depende n e de l.

Fala do Princípio de exclusão de Pauli. Não podem existir dois electrões num átomo com o mesmo conjunto de números quânticos. Sendo assim uma orbital não pode ter mais de dois electrões.

Como se chamam aos electrões do último nível? E ao conjunto do núcleo e dos electrões mais interiores do átomo? Eletrões de valência. Cerne do átomo.

Fala da regra de Hund. As orbitais da mesma energia (como são as três orbitais p) devem primeiro ser semipreenchidas, mantendo os electrões com o mesmo spin e só depois se procede ao emparelhamento de spins (colocar electrões com spins opostos). Isto acontece devido às cargas eléctricas que repelem uns electrões uns aos outros.

1.3.4 Modelos Atómicos
Fala da evolução do modelo atómico. ….esquema para colocar

1.4 Tabela Periódica
1.4.1 Compreender a organização periódica
Como está dividida a tabela periódica?    Em grupos, que são as colunas Em períodos que são as linhas Em blocos, designados por s, p, d e f.

Conforme as configurações electrónicas, podemos situar o elemento na tabela periódica. O grupo é determinado pelo número de electrões nas orbitais de valência e o período é determinado pelo maior número quântico presente na configuração electrónica. Grupo 1-s1 Grupo2-s2 Grupo13-s2p1 Grupo14-s2p2 Grupo 15-s2p3 Grupo 16-s2p4 Grupo 17-s2p5 Grupo 18-s2p6 Grupo 3 a 12-d1 a d10 Lantanídeos e Actinídeos – f1 a f10

1.4.2Propriedades dos elementos e propriedades das substâncias elementares
No que se baseia a divisão da tabela periódica? Nas propriedades atómicas do elemento, como a configuração electrónica ou o raio atómico e as propriedades das substâncias elementares respectivas, como o ponto de fusão ou massa volúmica.

Como são constituídas as substâncias elementares? São constituídas por apenas um elemento.

Quais são as características dos metais alcalinos?    São metais A sua combustão origina óxidos quem em solução aquosa mostram propriedades básicas Oxidam-se muito facilmente, o que explica que não ocorram na Natureza como metais

São bastantes reativos com a água, embora o lítio reaja menos violentamente do que o sódio e este menos ainda que o potássio.

Explica a elevada reatividade dos metais e a elevada estabilidade dos gases nobres. 1. A grande reatividade dos metais alcalinos relaciona-se com a tendência dos respectivos elementos para ficarem com as orbitais de valência completamente preenchidas, o que acontece se perderem o electrão da orbital s mais externa. 2. A grande estabilidade dos gases nobres advém do facto de ter as orbitais totalmente preenchidas, logo não têm tendência para reagir quimicamente.

1.4.3 Propriedades periódicas: organização dos elementos químicos