You are on page 1of 4

matemática

6º Ano
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

fevereiro 2013

FICHA DE AVALIAÇÃO – VOLUMES, NÚMEROS RACIONAIS NÃO NEGATIVOS E
Nome: ___________________________________________ Nº.: ____ Turma:___ Classificação: __________________________________________________ Data: ___/____/____ O professor: ___________

Encarregado(a) de Educação: _________________________________________________________________
Lê com atenção e responde corretamente às questões, apresentando todos os cálculos efetuados e justificando as respostas.

1. O Rui organizou, com a ajuda dos seus pais, uma pequena festa, para comemorar o seu aniversário. Durante o lanche foi servida uma limonada para acompanhar os diferentes petiscos preparados pela mãe do Rui. Para ajudar os seus pais, o Rui distribuiu a limonada por copos com 1.1.Sabendo que o Rui distribuiu Explica o teu raciocínio.

1 de litro de capacidade. 4

11 litro de limonada, determina o número de copos que o Rui conseguiu encher. 4

R: _____________________________________________________________________________________________________________________________

1 1 são de ananás, são de morango e os restantes 5 3 são de caramelo. Quantos rebuçados são de caramelo? Explica como pensaste.
1.2. O bolo de aniversário do Rui vem decorado com 30 rebuçados:

R: ________________________________________________________________________________________________ 1.3. A caixa, com o bolo de aniversário do Rui, tem a forma de um prisma com 12 cm de altura. A sua base é um quadrado com 27 cm de lado. Para facilitar o transporte, o vendedor prendeu a caixa com um fio, como mostra a figura. a) Denomina o prisma representado? __________________________________ b) Calcula, em cm, a quantidade de fio utilizada, sabendo que só para o laço são necessários 55 cm de fio.

1 Departamento de matemática e ciências experimentais 2012/13 Os professores de mat6 – 2012/2013

2.Na festa do Rui, para além do bolo, também foram servidas pizas que os amigos tanto gostaram! O quadro seguinte mostra preços de pizas e de ingredientes que se compram à parte. 2.1.Quanto custa uma piza vegetariana pequena, com queijo como ingrediente à parte?

2.2. A mãe do Rui comprou uma piza pequena, com tomate como ingrediente à parte, a Atum, e uma piza média. No total pagou 22 euros. Qual foi a piza média que a mãe do Rui comprou? Justifica, apresentando o teu raciocínio.

Piza média: ____________________________ 3.O número 1000 pode ser escrito na forma de potência de base 10. Qual é o expoente desta potência? _________________________ 4. A Inês foi com a família assistir a um concerto na Casa da Música, no Porto. Como vivem próximo de uma estação do metro, decidiram utilizar este meio de transporte. O concerto começou às 21h e 30m. Apanharam o metro na estação do Heroísmo às 20h 55 m e chegaram à estação da Casa da Música às 21h e 07m. 4.1. Quanto tempo demorou a viagem?

4.2. À saída do metro, a Inês e o seu irmão, o Pedro, subiram as escadas. O Pedro, que adora desafios, disse-lhe: “Estou no 5º degrau e ainda me falta subir da escada. Quantos degraus tem a escada?”. Ajuda a Inês a responder à pergunta do irmão.

5. Calcula o valor numérico das seguintes expressões numéricas. a) 0,5 +

x

=

b) ( ) : (

)=

2 Departamento de matemática e ciências experimentais 2012/13 Os professores de mat6 – 2012/2013

6.O Alexandre, a Amélia e a Célia ganharam na lotaria 69000 euros. O prémio foi dividido em três partes iguais. A Amélia gastou da sua parte na compra de um automóvel. Quanto custou o automóvel?

7. Os pares de figuras que se apresentam são congruentes. A figura final foi obtida da inicial por meio de uma isometria. Identifica, em cada alínea, a isometria necessária para transformar a figura inicial na figura final.
A- ___________________________ B- ___________________________ C- ___________________________ D- ___________________________ E- ___________________________

8. Indica a figura que representa uma reflexão:

E

Figura : ___________ Figura : ___________

Figura: ________________

9.O símbolo ao lado está desenhado nas placas do Parque das Nações que assinalam a localização dos lavabos. Em cada uma delas, está desenhada uma reta r. Em qual delas a reta r é um eixo de reflexão?_____ A B C D

10. Representa: 10.1. a reflexão da figura seguinte, relativamente ao eixo r.

10.2. Que nome se dá à reta r? __________________________

11. Constrói o triângulo [ABC]: 11.1. que obedeça às seguintes condições: ̅̅̅̅ = 6cm , ̂ = 30º e C ̂ A = 120º. (Utiliza o material de desenho adequado.)

3 Departamento de matemática e ciências experimentais 2012/13 Os professores de mat6 – 2012/2013

11.2. Desenha o transformado da figura por translação associada ao vetor ⃗ . 11.3. Classifica o triângulo quanto à medida dos lados e quanto à amplitude dos ângulos. ______________________ _________________________________________________________________________________________ 12.Constrói o transformado da figura [ABCDE] por reflexão segundo o eixo de reflexão f. De seguida, constrói o transformado da figura obtida por T (translação associada ao vetor )

13. A embalagem de CD da figura tem a forma de um cilindro. Dentro da caixa, envolvendo completamente os CD, há uma tira de papel retangular, com 4 cm de largura. Os CD têm a forma de um círculo com 12 cm de diâmetro. a)Dos quatro comprimentos seguintes, assinala com X, o que corresponde ao valor mais aproximado do comprimento da tira de papel.  12 cm  24 cm  27 cm  37 cm

14. A Vera tem uma fita com autocolantes pretos e brancos, dispostos segundo o padrão que se repete, pela mesma ordem. A figura mostra essa fita, da qual a Vera já retirou três autocolantes. Desenha os autocolantes que a vera retirou, no respetivo local.

Bom trabalho!
O professor: Paulo Vasco Pereira 4 Departamento de matemática e ciências experimentais 2012/13 Os professores de mat6 – 2012/2013