You are on page 1of 2

ACETATOS – E.

MEIO Seres Vivos – Animais Vertebrados e Invertebrados Ano Letivo 2012-2013

Os animais são seres vivos: nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. Para estudarmos os animais necessitamos de classificá-los, ou seja, de formar grupos entre aqueles que apresentam semelhanças. Os animais dividem-se em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Animais Vertebrados Animais que têm esqueleto interno. Há cinco tipos de vertebrados: os mamíferos, as aves, os répteis, os peixes e os anfíbios.

Mamíferos

Aves

Anfíbios

Répteis

Peixes

Animais Invertebrados Animais que não têm esqueleto interno. Muito mais abundantes que os vertebrados, neste grupo estão: os vermes, os moluscos e os insectos.

Vermes OS ANIMAIS VERTEBRADOS

Moluscos

Insectos

■..Os mamíferos ..têm o corpo coberto por pêlos; ..nascem do ventre da mãe; ..alimentam-se do leite materno enquanto são pequenos; ..respiram por pulmões; ..deslocam-se andando, como o cão, o coelho ou o leão, ou nadando, como a baleia, a foca e o golfinho. O morcego é o único mamífero que voa. ■..As aves ..têm o corpo coberto de penas e possuem um bico; ..nascem de ovos; ..respiram por pulmões; ..a maioria desloca-se voando (como a cegonha, o pardal, etc.).

Prof. Luís Veiga

ACETATOS – E. MEIO Seres Vivos – Animais Vertebrados e Invertebrados Ano Letivo 2012-2013 ■..Os anfíbios ..têm a pele nua e viscosa, precisando de a ter sempre molhada; ..nascem de ovos, que são depositados dentro de água (como a rã); ..respiram por pulmões e através da pele; ..alguns deslocam-se nadando e andando e há ainda os que saltam. ■..Os répteis ..têm o corpo coberto de escamas; ..nascem de ovos; ..respiram por pulmões; ..deslocam-se rastejando, como as serpentes, andando, como o lagarto, e nadando, como as tartarugas. ■..Os peixes ..têm o corpo coberto de escamas; ..nascem de ovos; ..respiram por guelras; ..deslocam-se nadando, com a ajuda das barbatanas (tubarão e atum). OS ANIMAIS INVERTEBRADOS Existem muitos tipos de invertebrados. Alguns têm o corpo mole, como a lombriga. Outros, como os caracóis, têm uma concha onde se escondem. Outros ainda, como os caranguejos, têm uma carapaça dura que cobre o seu corpo. Mas nenhum destes animais tem esqueleto interno. ■..Os vermes ..têm o corpo com a forma alongada; ..vivem em terra e outros na água; há vermes que vivem dentro do corpo de outros animais (como o caso das lombrigas); ..não têm patas e deslocam-se arrastando o corpo. ■..Os moluscos ..têm o corpo mole e alguns possuem uma concha para se protegerem. Há moluscos terrestres (caso do caracol e da lesma) e moluscos aquáticos (o polvo e a lula); ..respiram por brânquias; ..deslocam-se rastejando, no caso dos terrestres, e nadam, no caso dos aquáticos . ■..Os insetos ..têm tamanhos variados, mas normalmente são pequenos. Todos têm seis patas e duas antenas (a aranha não se trata de um inseto). As antenas podem servir-lhes para cheirar, sentir as coisas, comunicar entre si; ..deslocam-se quer andando, quer voando.
Prof. Luís Veiga