You are on page 1of 18

Linhas de Transmissão.

Eletromagnetismo II - Prof. Flávio Gimenes Eliezer Silva.EngComp.4P.

-Equações. -Parâmetros. -Exemplos. -Aplicações

.Definição É o meio material ou estrutura que forma um trajeto de modo a direcionar a transmissão de energia.

.Onde são usadas Linhas de Distribuição de Potência. (baixa frequência). Circuitos Integrados. Telecomunicações (alta frequência). Redes de Computadores.

Quando a voltagem(ou corrente) de um circuito se altera em uma velocidade comparada à necessária para percorrer o circuito faz-se necessário o tratamento do fim como linha de transmissão. . Em muitos problemas de circuitos o comprimento dos fios podem ser ignorados.Fios e Linhas de Transmissão.

Modelo com Perdas . Teoria de Circuitos Elétricos.Equações Teoria dos Campos Eletromagnéticos.

Equação do Telegrafista Aplicando as leis de kirchoff no circuito e fazendo o limite quando ∆z->0 . Para o caso sem perdas (R=0.G=0) .

Equação: caso geral Combinando as duas equações anteriores temos: Onde: Constante de Propagação: Impedância Característica: Temos duas soluções para esta equação diferencial: Uma representa uma onda na direção z+ e outra na direção z- .

linha bifilar. .Tipos Usuais Cabo Coaxial. fio sobre plano condutor e linha de microfaixa. linha plana.

Parâmetros Os principais parâmetros de uma linha de transmissão são Resistência. Indutância e Condutância da linha por unidade de comprimento. . Capacitância.

Alguns parâmetros para linhas comuns. Para altas frequências: .

Dimensões físicas usadas nos parâmetros .

Sem distorção.Características de Linhas de Transmissão Podem ser idealizadas como: Sem Perdas. .

Zo e comprimento l ) conectada a uma carga ZL.Impedância de Entrada Se considerarmos uma linha de transmissão(γ. podemos ver a linha e a carga como uma impedância única de entrada Zin. .

Coeficiente de Reflexão de Voltagem Em qualquer ponto do circuito o coeficiente de reflexão de voltagem é quociente entre a magnitude da voltagem da onda refletida e incidente. .

máxima potência transferida) . toda onda é transmitida.Casos especiais Curto-Circuito (ZL=0) Circuito Aberto(ZL=∞) Linha “matched” (ZL = Zo): melhor caso no ponto de vista prático (nenhuma reflexão.

Rearrajando os termos temos a equação da circunferência(de resistência e reatância): . É um gráfico polar do coeficiente de reflexão de complexo e a impedância normalizada da carga.Mapa de Smiths (Método Gráfico) Muito usado em prática de Engenharia para evitar cálculos tediosos de dimensionamento de parâmetros.

Exemplos Círculo de resistência Círculo de reatância .

dados Zo.ZL e comprimento l da linha.Yin.Vmin. .Zin.Vmax.O Mapa de Smith Pode ser usado na determinação de: Γ.