You are on page 1of 67

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil

Segurança em instalações elétricas na construção civil
Eng. Joaquim Gomes Pereira

NR10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Apresentação Eng. Joaquim Gomes Pereira MTE / SRTE / SP

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil

ATENÇÃO

A eletricidade não admite precariedade e improvisações, quer nas instalações e seus componentes quer nos serviços; ela não dá avisos, não tem cheiro, não tem cor, não faz ruído, não vaza de forma aparente, não é quente nem fria;

Mas é ....... fatal.
Eng. Joaquim Gomes Pereira

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil

CONSTRUÇÃO CIVIL Instalações Elétricas Temporárias
O Dicionário Brasileiro de Eletricidade define a instalação

temporária, como:

“uma instalação elétrica prevista para uma duração limitada às circunstancias que a motivam”
construção, reforma, modificação, ampliação ou demolição de
edificações novas ou existentes;  obras públicas (redes públicas de água, gás, energia elétrica, obras viárias e outras);  montagens para eventos, shows, exposições, feiras, etc...;  Outros exemplos de instalações temporárias são as instalações decorativas de Natal e de festividades.

Eng. Joaquim Gomes Pereira

Temporária não quer dizer precária UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA DEVER PERMITIR O USO SEGURO DA ENERGIA ELÉTRICA. A SEGURANÇA DAS PESSOAS. GARANTINDO O FUNCIONAMENTO ADEQUADO DOS COMPONENTES. usuários ou terceiros) é dispensada para instalações elétricas temporárias. Eng. Joaquim Gomes Pereira .Segurança em Instalações Elétricas na construção Segurança em Instalações Elétricas na construção civil civil Lembre-se sempre: Nenhuma exigência legal ou funcional em segurança e proteção às pessoas (trabalhadores. DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E A CONSERVAÇÃO DOS BENS E DO MEIO AMBIENTE.

Joaquim Gomes Pereira .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Temporária não quer dizer precária Eng.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Temporária não quer dizer precária Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil

Temporária não quer dizer precária

Eng. Joaquim Gomes Pereira

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil

Quais Normas são importantes

Mudança de comportamento
DISCIPLINA E ATITUDES EM SERVIÇOS ELÉTRICOS

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil

NORMAS A SEREM ATENDIDAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

NR 10 Instalações e serviços em eletricidade Trata das diretrizes básicas para a implementação de

medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção
É uma Norma para aplicação nos processos, nas condições e ambientes de trabalho da construção civil, incluindo instalações elétricas provisórias. 18.21 – Instalações elétricas ( 18.21.1 a 18.21.20)

NBR-5410 – Instalações elétricas de baixa tensão
Norma técnica específica em baixa tensão (50 Vca ou 120 Vcc até – 1000 Vca ou 1500 Vcc) para garantir segurança das pessoas
Eng. Joaquim Gomes Pereira

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil RISCOS POTENCIAIS DA ELETRICIDADE Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil RISCOS POTENCIAIS DA ELETRICIDADE DIRETOS  CHOQUES ELÉTRICOS   Parada cárdio-respiratória. fibrilação. Queimaduras resistiva e internas   QUEIMADURAS POR ARCOS VOLTAICOS (Flash) EFEITOS ELETROMAGNÉTICOS INDIRETOS    IMPACTOS e QUEDAS QUEIMADURAS POR CONTATO CORROSÃO ELETROLÍTICA Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Joaquim Gomes Pereira . explosões. corrosão eletrolítica.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Riscos ao patrimônio: Incêndios. Eng.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MEDIDAS ADMINISTRATIVOS Eng. Joaquim Gomes Pereira .

distanciamentos de trabalho. Eng. dispositivos de travamento. DDR... Diagrama unifilar CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MEDIDAS ADMINISTRATIVOS especificações das medidas de proteção – Aterramento elétrico.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil PLANEJAMENTO  Projeto: Prever a elaboração de projeto contendo todo o detalhamento e  Avaliação: Avaliar as condições e ambientes onde serão realizadas as instalações elétricas (Rede elétrica externa. Joaquim Gomes Pereira . posicionamento de quadros etc. •Atualização •Controles •Disponibilização •Responsabilização técnica. dispositivos de desligamento automático..

Qualificados. Promover a autorização mediante análise das documentações e exames médicos. Capacitados.  Prever a necessidade de profissionais especializados.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MEDIDAS ADMINISTRATIVOS Pessoal:  Contratação de pessoal    Habilitados . Joaquim Gomes Pereira . Eng.(responsabilização técnica).

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MEDIDAS ADMINISTRATIVOS Treinamento: Desenvolver e atualizar em SST os “autorizados” Institui o treinamento de segurança em serviços e instalações elétricas para profissionais autorizados a intervir em instalações elétricas RECICLAGEM COMPLEMENTAR BÁSICO FORMAÇÃO ESCOLAR 16 .

.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MEDIDAS ADMINISTRATIVOS  PROCEDIMENTOS Elaborar e implantar procedimentos contendo passo a passo as instruções e orientações de segurança no trabalho. Todos os serviços em instalações elétricas devem ser planejados. conhecidos.). contendo data. o tipo e as referências aos procedimentos de trabalho. entendidos e cumpridos por todos os trabalhadores. Joaquim Gomes Pereira . quando houverem... o local. programados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho específicos e adequados. Eng.  ORDENS DE SERVIÇO Se trata de um documento de mandado de responsabilidade – ordem de serviço “OS”. operacionais (DESENERGIZAÇÃO. a serem adotada A OS deverá ser aprovada e assinada pelo responsável pela área. Os procedimentos devem ser divulgados. PERMISSÕES PARA TRABALHOS ELÉTRICOS. ou instruções de segurança.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS MEDIDAS OPERACIONAIS Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Seccionamento. Comprovação da ausência de tensão elétrica 4. Aterramento do circuito ou conjunto elétrico com equipotencialização dos condutores dos circuitos. 2. 3. 6. .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Priorização:“Desenergização da instalação elétrica para serviços” Serviços de manutenção deverão sempre ser realizados em CIRCUITOS DESENERGIZADOS  1. Impedimento de reenergização. proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I). Sinalização de impedimento de energização. 5.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OPERACIONAL Medidas de proteção coletiva Impedimento da reenergização MULTIBLOQUEIO TRAVADO COM CADEADOS NUMERADOS ETIQUETAS Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Joaquim Gomes Pereira .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OPERACIONAL Eng.

 FUNCIONAL: É a ligação à terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e visa garantir o funcionamento correto. (Fio azul )  PROTEÇÃO: É o conjunto de medidas destinadas a compor o sistema de proteção contra choques elétricos provocados por contatos indiretos. Joaquim Gomes Pereira .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ATERRAMENTO :  TERRA . (Fio verde ou verde e amarelo ) Eng.É uma massa condutora com potencial elétrico convencionado igual a zero. seguro e confiável da instalação.

Joaquim Gomes Pereira .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OPERACIONAL fase terra neutro Eng.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil . Joaquim Gomes Pereira . CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ISOLAÇÃO DAS PARTES VIVAS BARREIRAS E INVÓLUCROS PROTEÇÃO POR OBSTÁCULOS (PARCIAL) Eng.

Fitas isolantes devem ser autofusão (sua retirada é destrutiva). CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ISOLAÇÃO DAS PARTES VIVAS    O ISOLANTE (capa do condutor) SÓ PODE SER REMOVIDO SE FOR DESTRUIDO. TINTAS E VERNIZES (não são considerados proteções elétricas) Eng. Joaquim Gomes Pereira .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil .

I SUPERIOR DA BARREIRA (IP4X). ACESSO IMPOSSÍVEL AOS DEDOS (IP2X).Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM . PROTEÇÃO FIXADA E RÍGIDA CAPAZ DE SUPORTAR AS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE. Joaquim Gomes Pereira . x Eng. SUPRESSÃO DA PROTEÇÃO SÓ SERÁ POSSÍVEL COM O USO DE CHAVE OU FERRAMENTA. COM O DESLIGAMENTO AUTOMÁTICO A MONTANTE. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS BARREIRAS E INVÓLUCROS  IMPEDIR TODO E QUALQUER CONTATO INVOLUNTÁRIO COM PARTES VIVAS.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil x x x Eng. Joaquim Gomes Pereira .

Eng.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil . Joaquim Gomes Pereira .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM . INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROTEÇÃO POR OBSTÁCULOS (PARCIAL)  IMPEDIR CONTATOS ACIDENTAIS. INVOLUNTÁRIOS. DEVEM IMPEDIR A APROXIMAÇÃO. EVENTUAIS. MAS DEVEM SER FIXOS E NÃO REMOVÍVEIS INVOLUNTARIAMENTE. Eng. Joaquim Gomes Pereira . (CORRIMÃOS E TELAS) PODEM SER DESMONTÁVEIS.

TOMADAS E PLUGS NÃO CONFUNDÍVEIS BARREIRAS OU INVÓLUCROS QUANDO...Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EXTRA BAIXA TENSÃO TENSÃO NOMINAL  50 V EM CA OU 120 V EM CC FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE SEGURANÇA TRANSFORMADOR DE SEPARAÇÃO MOTOR E GERADOR FONTE DE BATERIAS DISPOSITIVO ELETRÔNICO MASSAS SEPARADAS DE CONDUTOR DE PROTEÇÃO.. DE TERRA E DE OUTRAS MASSAS CONDUTORES SEPARADOS OU ISOLADOS.. Joaquim Gomes Pereira .VCA 25 OU VCC 60 Eng..

DE TERRA E DE OUTRAS MASSAS CONDUTORES SEPARADOS OU ISOLADOS. BARREIRAS OU INVÓLUCROS QUANDO.. TOMADAS E PLUGS NÃO CONFUNDÍVEIS ...Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS TENSÃO DE SEGURANÇA TENSÃO NOMINAL Ambientes secos  50 VCA OU 120 VCC Ambientes úmidos  25 VCA OU 60 VCC Ambientes enchacardos  12 V CA OU 30 VCC FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE SEGURANÇA TRANSFORMADOR DE SEPARAÇÃO MOTOR E GERADOR FONTE DE BATERIAS DISPOSITIVO ELETRÔNICO MASSAS SEPARADAS DE CONDUTOR DE PROTEÇÃO..VCA 25 OU VCC 60 32 ..

110 /220 V 12 V 33 . etc.CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Fornecem extra baixas-tensões de segurança (SELV). campainhas.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil . Destinam-se especialmente ao comando de banheiras com hidromassagem ou piscinas. o que permite acionar cargas em ambientes sujeitos a presença de água e risco de choques elétricos. TRANSFORMADOR DE SEGURANÇA .

....25 FIGURA 6 ( NBR 5410 /97) Eng.............0.....1..... Joaquim Gomes Pereira ..2.75 VERTICAL ACIMA DO PISO........Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COLOCAÇÃO FORA DE ALCANCE APENAS PARA IMPEDIR CONTATOS FORTÚITOS COM PARTES VIVAS (interno à edificação) ambientes externos PARTES CONDUTORAS EM POTENCIAIS DIFERENTES NÃO DEVEM FICAR NA ZONA DE ALCANCE NORMAL HORIZONTAL ALEM DO PISO .1......50 VERTICAL ABAIXO DO PISO.....25 HORIZONTAL SOB O PISO ......

CHUVEIROS. DDR . (ADICIONAL) Este dispositivo é projetado para desligar o ramal do circuito elétrico que apresentar uma fuga para terra (fuga através do corpo humano). RESID. ÁREAS EXTERNAS. • O DDR É UM DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO COMPLEMENTAR (I ≥30 mA) • BANHEIRAS. Joaquim Gomes Pereira . DIF.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS . NÃO PROMOVE PROTEÇÃO TOTAL. • NÃO DISPENSA O USO SIMULTÂNEO DE PELO MENOS UMA DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA CONTATOS DIRETOS. • NÃO É UMA MEDIDA DE PROTEÇÃO COMPLETA.DISP. Eng.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EQUIPAMENTO CLASSE II OU ISOLAÇÃO EQUIVALENTE • EQUIPAMENTOS ENSAIADOS E MARCADOS (ISOLAÇÃO DUPLA OU REFORÇADA) 36 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil .

) e advertências (proibição. • A sinalização é um procedimento de segurança que promove a identificação (indicação..Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONTROLE DOS RISCOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Sinalização de Segurança  É uma medida simples e eficaz para prevenir acidentes de origem elétrica . avisos. impedimentos) nos ambientes de trabalho. as orientações (instruções de bloqueios.. sonoros ou visuais. . de direção. • A sinalização pode ser fornecida através de sistemas luminosos. Joaquim Gomes Pereira . Eng...).

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil . Sinalização de segurança Eng. Joaquim Gomes Pereira .

.. elétricos). Outros.... Óculos de segurança Vestimentas de trabalho .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Medidas de proteção Individuais E.: 40 .. Capacete de segurança. Cinto de segurança (c/trava qedas) Talabarte.. Luvas isolantes (outras). quando as medidas de proteção coletiva não forem suficientes ou completas então aplicam-se os EPI .Equipamento de Proteção individuais Calçado –(serv....

Cerca de 60% dos acidentes fatais envolvendo energia elétrica são causados por queimaduras. Queimaduras fatais poderão ocorrer a distância de 3m .2 cal/cm²). 41 .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Medida de proteção individual Vestimenta com proteção ao Fenômeno "Arco-Elétrico“ A vestimenta de proteção será obrigatória para trabalhos com energia elétrica em situações onde possam ocorrer arcos elétricos com capacidade de provocar queimaduras e ignição das roupas Irradiar temperaturas que excedam o limite da pele humana = 1.

42 .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil Cuidados e controles com os EPI “vestimentas de proteção contra os efeitos térmicos de arcos elétricos”. contendo o cálculo da Energia incidente e a escolha de categoria da vestimenta: (Os documentos “CA” e “Análise de Risco”. Adequação . devem integrar o “Prontuário das Instalações Elétricas”). Análise de risco. periodicidade de troca e higienização. Certificado de Aprovação – CA (Prontuário das Instalações Elétricas).conforto do trabalhador. Sistematização –Responsabilidades na manutenção.

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Ações fiscais de controle – 2007 / 2010 Ação fiscal OU 43 43 .

174 489 1.846 2007 5.317 577 10.393 2010 6.857 364 2.169 2008 1.399 2008 4.953 805 9.MTE SOBRE A NR-10 NO ANO DE 2008 e 2010 AÇÕES FISCALIZATÓRIAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO .154 1.141 2010 827.822 938 12.062.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil AÇÕES FISCALIZATÓRIAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO .808 2009 1.MTE SOBRE A NR-10 Total de Itens Verificados em Segurança e Saúde no Trabalho Total Irregularidades auditadas.036 11.107.903 862 1.RF 3 e RF 4  NR10 Indústria  2007 1.236 379 Outros  Total de Itens 1.406 321 2.856 44 .471 582 1.893 2009 5.001 Comércio  Serviços  Construção Civil  Transporte 2.085.531 866 1.RF 2 .311 1.

45 .Segurança em Instalações Elétricas na construção civil As 20 (vinte) irregularidades mais frequentes nas ações fiscais envolvendo a NR10.

1 10.8.4 10.4 "e' Descrição Falta de.3 10.2. sinal… Não realização de testes de isolação elétrica em EPI e demais materiais Total 897 541 499 483 462 448 174 168 143 95 95 92 78 70 70 68 64 63 60 46 54 .1 10.4.ANO DE 2010 Item NR 10 10.2.2.3 10.8.1.2...4.6 10.1 10.2..6..8 10.3.3.9.ou erros em esquemas unifilares Falta de.4 10.4 "b" 10.4 "g" 10.8.2..1 10.ou irregularidades no Prontuários das Instalações Elétricas Falta de manutenção em instalações elétricas (IE) Ausência de medidas preventivas e análise de risco Irregularidades na construção/reparo/operação em IE Vestimenta de proteção para serviços elétricos Treinamento de Segur para autorizados a serviços com IE Dispositivos de proteção para áreas classificadas Falta especificação dos EPI’s necessários O projeto das IE não atende as Normas Técnicas Trabalhadores sem qualif/capacitação a serviços elétricos Uso de equipamentos elétricos inadequados Falta de adoção de medidas coletivas de segurança elétrica Falta ou inconsistência no “Relatório das instalações elétricas” Ausência ou inadequação dos treinamentos de segurança IE Ausencia de controle dos riscos adicionais (altura/ruído/químicos… Não disponibilizar o projeto/prontuário aos trabalhadores autorizados Registro a autorização para trab IE no sistema de registro do empregado Irreg medidas de proteção coletiva complementares (obstáculos.6.4.1 10.2.1 10.NR10 .8 10..2.8.2.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil 20 frequentes irregularidades fiscalizadas pelo MTE .8.4.2 10.2.4 10.7 10..3 10..

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO 50 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO 51 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES E ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 52 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES E ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO Falta de consciência profissional Gambiarra no fusível 53 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES E ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO Falta de consciência profissional Gambiarra de fiações elétricas 54 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO FALTA DE CONCIENTIZAÇÃO DO RISCO 55 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO 56 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 57 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 58 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES E ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 59 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES E ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 60 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO 61 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES E ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO Foto real do acidentedo em chamas Veio a óbito 62 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO Toda a sinalização de segurança (avisos / advertências) em IDIOMA PORTUGUÊS 63 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil CONDIÇÕES ABAIXO DO PADRÃO 64 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 65 .

Segurança em Instalações Elétricas na construção civil ATITUDES ABAIXO DO PADRÃO 66 .

br 67 . • O crescimento profissional é opção do trabalhador.Segurança em Instalações Elétricas na construção civil • Trabalhar é uma necessidade do cidadão. • A preservar a vida é um dever do ser humano MUITO OBRIGADO Joaquim Gomes Pereira Email: joaquimg@terra.com.