I or atv C r s nf m i o ul

www.luizcruls.org.br falecom@luizcruls.org.br

o n0 0
Abril 2003

A E DA GN
12/04 – Jornada na Cachoei Gi ra rassol 26 e 27/04 – Exposi ção no Páti Brasi / Taguati o l nga S hoppi ng 21 a 27/04 – Sem ana Escotei ra 02 a 04/05 – A cam pam ento de Tropas 26/04 – D i Regi a onal das Fam íi nos Grupos Escotei las ros

N sae iã et dço
 Retorno às atividades  Abertura Regional  Calendário  Informativo  Página do Grupo  Estudos Lingüísticos  Curiosidade: Cronobiologia  Mensagem Final

ABERTURA REGIONAL
No dia 09/03 foi realizada a Abertura Regional das atividades, lá no campo-escola dos Escoteiros. Participaram da atividade o sênior Renê e a escoteira Nayara, que tiveram disposição e boa vontade de acordar domingo cedo para participar do evento. Entre as atividades apresentadas, cabe destaque à exposição do Jamboree da Tailândia, com muitas lenços, distintivos, badulaques e muitas fotos.

PÁGINA DO GRUPO
Nossa página está precisando de colaboradores. Visite www.luizcruls.org.br e veja em que você pode colaborar. Caso queira um e-mail do Grupo, basta falar com o chefe Jean. O e-mail também é estendido aos familiares do Grupo.

GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
A Chefia e o Clã de Pioneiros Arcturus está organizando um grupo de estudos lingüísticos. Eles estão se reunindo todo sábado, após a reunião normal, das 17h às 18h. Se quiser participar, fale com o chefe Wesley.

CALENDÁRIO 1º SEMESTRE
Jornada, acampamento, festa, muitas atividades programadas! Procure saber com a chefia da sua sessão, dê sugestões e, principalmente, PARTICIPE!

RETORNO ÀS ATIVIDADES
No dia 08/03 retornamos às nossas atividades normais. Foi muito legal rever os velhos amigos, e dar boas-vindas aos novos: temos 2 integrantes do Clã, 2 na Tropa Escoteira e um lobinho. Esperamos que nosso Grupo continue crescendo. Um pouco a cada dia, mas a gente chega lá.

INFORMATIVO
O Informativo Cruls foi idealizado para divulgar as atividades, notícias e outras coisas do Grupo. Ele só irá pra frente com sua colaboração. Por isso, qualquer sugestão, procure a chefia e mande uma notícia interessante, uma piada, um desenho, enfim, o que você achar que vale a pena ser publicado e divulgado no Grupo. Outra coisa, “Informativo Cruls” é um nome provisório, então, sugira um nome bem legal pra gente colocar aqui! CLÃ DE PIONEIROS Ficamos sabendo que o Clã de Pioneiros Arcturus está cheio de projetos interessantes para envolver o Clã, o Grupo e a comunidade. É isso aí, pessoal, estão mandando bem!

RECEITA DO DIA:
Batata Recheada com Ovos: Escolha uma batata grande, tire uma tampa e retire o interior da batata, até que ela se transforme em um recipiente que caiba um ovo derramado. Com a clara, um pouco dela, cole a tampa na batata ou fixe com dois palitos. Envolva com papel laminado e leve as brasas. Cozinhar por volta de 25 min. Experimentar com a ponta de um garfo se está cozida.

DORMIR E ACORDAR: Ajuste o relógio do seu corpo e viva com mais saúde Você sabia que para ter saúde o seu corpo é programado para ter hora para tudo? O estudo dessas fases do corpo humano se chama Cronobiologia. Essa ciência surgiu no século XVIII, mas só foi pesquisada mais a fundo no século XX. No Brasil, o tema é estudado pelo Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos, da USP, e o médico francês Yvan Touitou. O pesquisador francês destaca que a exposição à luz em pacientes portadores de depressão sazonal pode curar 80%. "A luz é um regulador fundamental da produção de melatonina que atua por via retino-hipotálmica. Este hormônio é considerado um tradutor do sinal luminoso ao organismo, sinalizando dias curtos e dias longos", diz. De acordo com as pesquisas, pessoas que não apresentam quadro de depressão também podem ser tratadas com LUZ, passando a ter mais qualidade de vida. Para isso, é só preciso ajustar o descompasso entre o relógio biológico e o astronômico. DESPERTAR das 7hs às 8hs Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito. ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor. PRAZER das 9hs às 10hs A hora certa para as relações amorosas, já que a taxa de serotonina está em seu apogeu. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais. TRABALHO das 10hs às 12hs O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência)
Inform ati Crul nº 01 vo s

está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração. DESCANSO das 13hs às 14 hs A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos. MOVIMENTO das 15hs às 16hs A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato. RUSH das 18hs às 19hs A partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo. PILEQUE das 20hs às 21hs Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido. SONO a partir das 20hs... A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. REGENERAÇÃO das 21hs à 1hs Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro. Fonte: Yvan Touitou, Cronobiologista da Faculdade de Medicina Pité-Salpêtrière http://www.uol.com.br/bemzen

MENSAGEM FINAL:

2