O QUE É BRASIL LITERÁRIO?

Esta campanha é dirigida a todos que fazem parte de uma nação chamada Brasil e se importam com seu progresso intelecto e cultural. A Literatura cansou de esperar por investimentos estatais que não chegam! O Estado não nos sustenta, mas queremos fortalecer o Estado e deixarmos de ser chamados de ignorantes, analfabetos e cultura experimental. Percebemos que a mídia tem um alcance muito grande, principalmente com as desgraças alheias e sensacionais, assim como as estrelas ilustres que estão hoje em um espaço único e particular.

Percebemos também que o fluxo de arte que hoje é apresentada na TV está ligada a outra, como cênica e musical. Poucos são vistos sentados no sofá do Jô Soares ou numa entrevista com outro apresentador. Eles vão? Sim. Quem? Os que se resumem como estrelas ilustres que ocupam um espaço único e particular no espaço - esta é a literatura no Brasil? A ascensão literária não se dará baseando-se em meia dúzia ou uma dúzia que seja de pessoas. Precisa haver uma unificação para formar a massa. Nenhuma revolução se dá com palavras doces e complacentes à atual realidade. As melhores conquistas da história foram resultado de muita luta e conscientização de nosso papel numa sociedade. Reclama-se do analfabetismo e da mediocridade que assola nossos corredores, mas a audiência das novelas e presenças em estádio continua campeã. Não recebemos apoio desde que morreram os grandes nomes de escritores brasileiros. Isso não é questão de se comprar uma ideia, é questão de sentir VONTADE de modificar o baixo índice de leitura no país; de envolver-se com a questão. Vestir a camisa da literatura nacional é algo legal de se ouvir e falar, mas o verdadeiro significado desta voluntariedade ainda está por vir, e somente virá se todos estiverem a fim de se empenharem com a alma e o desejo de lutar contra uma cultura empregada há anos com o enfadonho objetivo de matar aos poucos a arte literária no país. O mérito de uma vitória não é de um apenas, é de todos. Não apenas dos escritores, mas de toda e qualquer pessoa ou instituição que se sensibiliza ou ainda admira o sonho de ver um número maior de crianças e jovens interessados em livros - Os livros que nos direcionam em caminhos do crescimento; os livros que poderão salvar uma criança da futura marginalidade e corrupção; os livros que nos devolvem o desejo de sonhar, de mudar e realizar.

Esta campanha surgiu há dois anos no Clube dos Novos Autores e somente foi colocada em prática hoje, dia 01/02/2013. Já estávamos ensaiando a passos curtos, porém, ao perceber que a burocracia também chegava até aos afãs, tratei de soltar o primeiro grito no Facebook e encontrar pessoas que também sentem o mesmo desejo - ver mais os autores nacionais na televisão. Ver mais os livros sendo anunciados nos programas e entrevistas. Ouvir mais as pessoas falando sobre as obras, despertando no telespectador o desejo ou a curiosidade de ler. Precisamos do apoio de todos. Precisamos dos desejos literários soltos no ar. A partir da data de - 01/02/2013 - trabalharemos na campanha em prol desta causa. Aqueles que desejarem se juntar a nós, basta compartilhar nossas ideias no Facebook, dar RT no Twitter; tirar fotos reivindicando a literatura na mídia ou nos enviar vídeos de 20 segundo apresentando-se e falando uma frase de impacto sobre o motivo e importância de se ter mais na mídia, os autores e livros nacionais.