Tribunal Regional Federal da 3ª Região

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO

FLS.

*** TURMA SUPLEMENTAR DA SEGUNDA SEÇÃO ***

2001.03.99.007306-5 667965 AC-SP PAUTA: 10/04/2008 JULGADO: 10/04/2008 NUM. PAUTA: 00132

RELATOR: JUIZ CONV. SILVA NETO PRESIDENTE DO ÓRGÃO JULGADOR: DES.FED. CARLOS MUTA PRESIDENTE DA SESSÃO: DES.FED. LAZARANO NETO PROCURADOR(A) DA REPÚBLICA: Dr(a). SYNVAL TOZZINI AUTUAÇÃO APTE : ELETRO METALURGICA CIAFUNDI LTDA APDO : Uniao Federal (FAZENDA NACIONAL) ADVOGADO(S) ADV ADV : VALDENEI FIGUEIREDO ORFAO : JULIO CÉSAR CASARI E CLAUDIA AKEMI OWADA SUSTENTAÇÃO ORAL

CERTIDÃO Certifico que a Egrégia TURMA SUPLEMENTAR DA SEGUNDA SEÇÃO, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, em sessão realizada nesta data, proferiu a seguinte decisão: A Turma, por unanimidade, deu provimento à apelação e negou provimento aos agravos retidos, nos termos do voto do Relator. Votaram os(as) JUIZ CONV. VALDECI DOS SANTOS e JUIZ CONV. SOUZA RIBEIRO.

_________________________________ SILVIA SENCIALES SOBREIRA MACHADO Secretário(a)

Página 1

determinando a remessa dos autos à instância anterior. sentença de fls. alegando preliminarmente a apreciação de quatro agravos retidos nos autos. opostos por Eletro Metalurgia Ciafundi Ltda. com condenação da apelada nas custas processuais. SILVA NETO Juiz Federal Convocado Relator Página 2 .Tribunal Regional Federal da 3ª Região PROC. Apresentadas contra-razões a fls. SILVA NETO / TURMA SUPLEMENTAR DA SEGUNDA SEÇÃO RELATÓRIO Cuida-se de agravos retidos e de apelação em embargos à execução fiscal. ausentes preliminares.007306-5 AC 667965 ORIG. conforme art. 206 indeferiu a petição inicial. 228/230. do CPC. : 2001. LEF. subiram os autos a esta Corte. outra seja proferida julgando procedentes os embargos à execução. em face da União. A r. honorários advocatícios.03. Apelou a parte embargante a fls. a fim de que. por falta de pressuposto indispensável ao ínicio da relação processual e julgou extinto sem exame de mérito os presentes embargos à execução.210/222. bem como requer a anulação da r. : 9707063696 6 Vr SAO JOSE DO RIO PRETO/SP APTE : ELETRO METALURGICA CIAFUNDI LTDA ADV : VALDENEI FIGUEIREDO ORFAO APDO : Uniao Federal (FAZENDA NACIONAL) ADV : JULIO CÉSAR CASARI E CLAUDIA AKEMI OWADA RELATOR: JUIZ FEDERAL CONV. Dispensada a revisão. I. apreciando o mérito da questão. 267. É o relatório. despesas com oficial de justiça e demais cominações legais.99. na forma regimental (inciso VIII do artigo 33) e do art. 35. sentença proferida.

007306-5 AC 667965 ORIG. a de identificação do valor à causa : por conseguinte. veemente que o debate neles veiculado a não se sobrepor à perquirição judicial. parágrafos 4º e 5º). Como resulta límpido. sendo de menor gravidade o vício de que padeça o feito.Tribunal Regional Federal da 3ª Região PROC. Dessa forma. de tal sorte que incuba ao Judiciário precisamente analisar cada contexto no qual se revele (ou não) a desídia/desinteresse ou o cuidado de cada litigante no atendimento aos comandos jurisdicionais que lhe endereçados. para prosseguimento regular do feito junto ao E. Ante o exposto. fls. : 9707063696 6 Vr SAO JOSE DO RIO PRETO/SP APTE : ELETRO METALURGICA CIAFUNDI LTDA ADV : VALDENEI FIGUEIREDO ORFAO APDO : Uniao Federal (FAZENDA NACIONAL) ADV : JULIO CÉSAR CASARI E CLAUDIA AKEMI OWADA RELATOR: JUIZ FEDERAL CONV. parciais). Ora. É como voto. o valor da causa. tendo a corrigenda ocorrido em grau de impugnação aos embargos (item 13. nos quais resposta é dirigida ao Judiciário. visando ao tema da economia processual. por fim combatida no apelo. sentença lavrada. em embargos. 220). como de rigor. elementar se denota sejam distinguidos os cenários nos quais o comando jurisdicional ordinatório simplesmente não é atendido. consagrado pelo ordenamento ao longo de todo o sistema (ilustrativamente. quanto a cada qual dos quatro agravos retidos interpostos. sentença proferida. em relação a outros.99. de rigor se revela a reforma da r. válida se revela a oportunidade que se oferte à parte para que. seja sanada aquela angulação implicada. fls. sem a custosa repetição dedutora de nova preambular. quando explicitado equivale tal cifra à da execução embargada. haverá de ser compreendido. como o equivalente à execução. pois claramente integrais os embargos (não.03. culminando com a configuração de desídia e decorrente extinção terminativa da causa. Deve aqui ser salientada a expressividade do dogma processual do aproveitamento dos atos. aqui para o particular sob debate. improvidos tais agravos retidos. Juízo da origem. para a extinção firmada. Realmente. SILVA NETO Juiz Federal Convocado Relator Página 3 . : 2001. arts. reformando-se a r. CPC. Juízo da origem. ante a extinção praticada. por um lado. Portanto. insuficiente tal ângulo. SILVA NETO / TURMA SUPLEMENTAR DA SEGUNDA SEÇÃO VOTO Por primeiro. 13. Ou seja. 284 e 277. superiormente devem incidir sobre o caso em pauta os valores antes analisados. para prosseguimento regular do feito junto ao E. de outra face. pelo improvimento aos agravos retidos e pelo provimento à apelação interposta. 215) e de apelo (item 19.

Tribunal Regional Federal da 3ª Região Página 4 .

a de identificação do valor à causa : por conseguinte. 6. de tal sorte que incuba ao Judiciário precisamente analisar cada contexto no qual se revele (ou não) a desídia/desinteresse ou o cuidado de cada litigante no atendimento aos comandos jurisdicionais que lhe endereçados.03. 8. sendo de menor gravidade o vício de que padeça o feito. improvidos tais agravos retidos. por um lado. decide a Turma Suplementar da C.007306-5 AC 667965 ORIG. Juízo da origem. 4. arts. de outra face. haverá de ser compreendido. : 2001. Visando ao tema da economia processual. SILVA NETO Juiz Federal Convocado Relator Página 5 . 3. São Paulo. : 9707063696 6 Vr SAO JOSE DO RIO PRETO/SP APTE : ELETRO METALURGICA CIAFUNDI LTDA ADV : VALDENEI FIGUEIREDO ORFAO APDO : Uniao Federal (FAZENDA NACIONAL) ADV : JULIO CÉSAR CASARI E CLAUDIA AKEMI OWADA RELATOR: JUIZ FEDERAL CONV. quando explicitado equivale tal cifra à da execução embargada. como o equivalente à execução. Juízo da origem. (data do julgamento). ACÓRDÃO Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas. Quanto a cada qual dos quatro agravos retidos interpostos. superiormente devem incidir sobre o caso em pauta os valores antes analisados. que integram o presente julgado. 7. em embargos. sentença proferida. tendo a corrigenda ocorrido em grau de impugnação aos embargos e de apelo. SENTENÇA PARA RETORNO À ORIGEM.REFORMA DA R. por fim combatida no apelo.SUFICIÊNCIA . em relação a outros. reformando-se a r. CPC. aqui para o particular sob debate. 5. parágrafos 4º e 5º). negar provimento aos agravos retidos e dar provimento à apelação. SILVA NETO / TURMA SUPLEMENTAR DA SEGUNDA SEÇÃO EMENTA EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL . O valor da causa. veemente que o debate neles veiculado a não se sobrepor à perquirição judicial. como de rigor. consagrado pelo ordenamento ao longo de todo o sistema (ilustrativamente. culminando com a configuração de desídia e decorrente extinção terminativa da causa. nos termos do relatório e voto.99. Ante a extinção praticada.REPARO EM IMPUGNAÇÃO AOS EMBARGOS E EM APELO . por unanimidade. Elementar se denota sejam distinguidos os cenários nos quais o comando jurisdicional ordinatório simplesmente não é atendido. 284 e 277. válida se revela a oportunidade que se oferte à parte para que. parciais). 10 de abril de 2008. Improvimento aos agravos retidos e provimento à apelação interposta. para prosseguimento regular do feito junto ao E. Segunda Seção do Egrégio Tribunal Regional Federal da Terceira Região. 2. seja sanada aquela angulação implicada. pois claramente integrais os embargos (não. sem a custosa repetição dedutora de nova preambular. Deve aqui ser salientada a expressividade do dogma processual do aproveitamento dos atos. EM PROSSEGUIMENTO 1. para prosseguimento regular do feito junto ao E.EXTINÇÃO DOS EMBARGOS POR FALTA DE VALOR À CAUSA . nos quais resposta é dirigida ao Judiciário. sentença lavrada.Tribunal Regional Federal da 3ª Região PROC. De rigor a reforma da r. 13.

Tribunal Regional Federal da 3ª Região ?? ?? ?? ?? *200103990073065* 200103990073065 1 Página 6 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful