4

|Cartum|

Variedades
CHARLES GUERRA

SÁBADO, 1O/09/2012 | DIÁRIO CATARINENSE

5

Arte com uma caneta
Catarinense Fabrício Rodrigues Garcia recebe prêmio internacional
SÂMIA FRANTZ

|Estreia|
Uma vida menos ordinária
Folhapress
INÁCIO ARAUJO

F

Na definição do catarinense Fabrício Rodrigues Garcia, Winston Churchill tem testa saliente e olhos perto da boca. Também lhe falta o nariz. Na definição dos jurados do 39º Salão Internacional do Humor de Piracicaba, a maneira criativa de Fabrício ver o exprimeiro-ministro britânico – retratada em uma caricatura – foi merecedora de uma das 11 menções honrosas do evento, um dos mais importantes do gênero no mundo. Agora, o jovem de 27 anos que mora em Garopaba, concorre ao prêmio do júri popular, que aceita votações até 30 de setembro.
abrício corre contra o tempo para conseguir votos suficientes que lhe ajudem a garantir o prêmio, umas das principais novidades no Salão do Humor de Piracicaba este ano. O jovem, que assina os trabalhos como Manohead, concorre com outros 10 artistas do Brasil, México, Irã, Romênia, El Salvador e Espanha, com cartuns, charges, caricaturas, tiras e trabalhos com o tema Intolerância. Se vencer, recebe R$ 5 mil em premiação (veja no quadro abaixo como votar). Marcado pela distorção e pelo exagero típicos da caricatura, o desenho de Churchill faz uma referência clara ao apelido“buldog inglês”que o político recebeu em vida – numa tentativa de Fabrício reunir aparência física e a personalidade do personagem em um único desenho.Além deste, o artista concorreu com outros dois trabalhos no concurso – uma Monalisa feita de carimbos e outra caricatura de Milton Nascimento, também se-

lecionado para a final. Churchill, por sua vez, foi retratado pelos traços de uma caneta esferográfica BIC preta. – As pessoas não acreditam no potencial de materiais tão baratos como uma simples caneta BIC. Mas ela pode ter um valor muito grande se você souber como e quando usar – disse o artista Acadêmico do segundo semestre da faculdade de Artes Visuais na Udesc, Fabrício participa de concursos de humor há cinco anos. Desde então,já acumula mais de 25 prêmios no currículo.Este ano,ele também foi um dos indicados ao 24º Troféu HQ Mix como melhor caricaturista do ano de 2011.

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo é um desses produtos que a indústria do comentário cinematográfico (associada essencial da indústria cinematográfica) já destinou à categoria dos filmes que podem ser vistos em DVD, sem que o espectador se dê ao trabalho de ir até uma sala de cinema.

O

título já esclarece muito: o mundo está para chegar ao fim. Como se comportam diante disso os homens? Alguns se suicidam, outros ainda se entregam à orgia. Todos esses acreditam,

ou passam a acreditar, que a vida não tem sentido. A exceção fica a cargo de Steve Carell, ou Dodge, um agente de seguros que, na onda do fim do mundo, a mulher finalmente decidiu abandonar. Fim de mundo ou não, é a perplexidade que toma conta dele. Sente-se também infeliz. Como sempre nessas ocasiões, uma oportuna vizinha aparece. Trata-se de Penny, ou Keira Knightley, moça graciosa que cultiva o hábito de chegar sempre atrasada e o outro, mais universal, de namorar sempre o cara errado. São personagens mais preocupados em aproveitar seus últimos momentos acertando as contas com o passado. O resto qualquer criança de cinco anos entende.
reportagem@diario.com.br

DIVULGAÇÃO

Segundo reconhecimento em quase 40 anos de premiação
– Mas do que ser reconhecido em evento deste quilate é levar o humor de Santa Catarina para o mundo inteiro, já que nosso Estado não tem muita tradição nesta área – afirmou. Em quase 40 anos, esta é a segunda vez que um catarinense é reconhecido no Salão de Humor de Piracicaba – o primeiro foi o blumenauense Carlos Hering que alcançou o oitavo lugar em 1979, numa época que o evento premiava apenas os 10 principais trabalhos. Criado em 1973 por grandes nomes do humor nacional, como artistas e intelectuais de Piracicaba e os responsáveis pelo irreverente jornal O Pasquim, o Salão de Piracicaba ganhou status internacional ao longo dos anos. Hoje, é visto como vitrine para grandes profissionais do cartunismo e humor brasileiros como Laerte Coutinho, Angeli e Glauco Villas Boas. Em 2012, o evento teve início no último fim de semana e segue até 14 de outubro. A previsão é de 200 mil pessoas circulem por lá.
reportagem@diario.com.br

Steve Carrel (à direita): acerto de contas com o passado
DIVULGAÇÃO

Como votar
● Pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, cliquei no link do Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, que está em destaque na capa ●

É só clicar na foto escolhida para votar no seu favorito

● A partir daí, abre uma nova página com os 11 concorrentes (não é possível visualizar as imagens ampliadas)

● O prazo para as votação segue até 30 de setembro

2 de outubro

O resultado será divulgado no dia

Fabrício: desenho do político Churchill (no detalhe) concorreu com trabalhos de artistas do mundo todo

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful