You are on page 1of 2

PROFETAS E MISSIONRIOS: CRISTOS PARA HOJE

Pe. Jos Bortolini Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades Paulus, 2007
* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: C TEMPO LITRGICO: 5 DOMINGO TEMPO COMUM COR: VERDE

I. INTRODUO GERAL Um povo de profetas e missionrios se rene para celebrar a f, para fazer a experincia da realeza e santidade do Deus que caminha com seu povo. A santidade de Deus preenche e transborda nosso espao celebrativo, sua glria domina a terra e sua palavra purifica nossos lbios. pergunta de Deus: A quem vou enviar? Quem ir por ns? queremos responder: Aqui estou! Envia-me! (1 leitura, Is 6,1-2a.3-8).
1. 2.

isolada de sua santidade, no tem sentido. A santidade de Jav consiste em sua coerncia contnua na histria ao lado do seu povo, libertando-o e salvando-o. Por isso a terra est cheia de sua glria (v. 3b), ou seja, so visveis e sensveis os sinais de sua presena libertadora, pois ele ama o direito e firma a retido (cf. Sl 99,4). Quando a comunidade reconhece esse tipo de santidade de Deus, tudo comea a tremer e o Templo se enche de fumaa (v. 4), porque a santidade de Jav ultrapassa o espao das pessoas (Templo) e a compreenso que tm dela.
8.

Um povo sofrido e espoliado se concentra em torno de Jesus para ouvir sua palavra libertadora. Ele celebra conosco sua vida, olhando-nos de frente, iluminando e transformando nossa realidade. No se afasta de ns por causa de nossos pecados, mas nos diz: No tenha medo! De hoje em diante sers pescador de homens! (evangelho, Lc 5,1-11).

Um povo de f celebra a vitria de Cristo, morto, sepultado e ressuscitado, que apareceu aos apstolos e hoje se manifesta a ns na sua palavra e no po partilhado. Ns cremos nisso, e unindonos aos primeiros cristos, transmissores dessa mesma f, celebramos a vitria da vida sobre a morte (2 leitura, 1Cor 15,1-11).
3.

Isaas tem a sensao de estar perdido: Ai de mim! Estou perdido, pois sou um homem de lbios indignos, e habito no meio de um povo de lbios indignos! Apesar disso meus olhos viram o Rei, o Senhor todo-poderoso (v. 5). a reao de quem toma conscincia do que significa a santidade de Deus na histria. Mas o Deus presente na histria no esconde sua santidade; pelo contrrio, torna seu mensageiro aquele que a experimentou, purificando-lhe os lbios com o fogo do altar, perdoando-lhe o pecado (vv. 6-7) e enviando-o com a misso de transmitir o que experimentou (v. 8). O maior profeta do Antigo Testamento fez a experincia da santidade de Deus e sentiu-se definitivamente comprometido com ela a partir de uma liturgia em que o povo celebrava a realeza de Jav. Isso nos faz pensar em nossas celebraes. So elas capazes de suscitar profetas? Conseguem falar da presena de Deus em nossa histria? Comunicam a santidade do Deus que ama o direito e firma a justia? Levam-nos a saborear o fogo do altar de Deus, ou do-nos a sensao de estarmos perdidos na caminhada de libertao? Evangelho (Lc 5,1-11): O que necessrio para sermos missionrios?

9.

II. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS 1 leitura (Is 6,1-2a.3-8): De onde nasce a vocao proftica? A vocao de Isaas aconteceu em 739 a.C., ano em que o rei Ozias morreu (6,1a). possvel, a partir da descrio que o profeta faz do prprio chamado, estabelecer com boa margem de credibilidade o lugar e o momento em que ele se sentiu envolvido pela presena divina, comprometendo-se com o ministrio proftico. De fato, o texto da vocao de Isaas tem muitas semelhanas com o salmo 99, que celebra a realeza nica e absoluta de Jav. Segundo alguns autores, Isaas se sentiu chamado durante uma liturgia no Templo, na qual se celebrava a realeza de Deus sobre o universo, cantando o Salmo 99. Foi uma celebrao histrica, porque dela nasceu a vocao do maior profeta do Antigo Testamento; uma liturgia capaz de despertar a conscincia de que s a Deus cabe a realeza. S ele absoluto.
4. 5.

10.

Isaas faz uma experincia extraordinria e inaudita de Deus a partir do texto de um salmo que o proclama santo (Sl 99,3.5.9). O modo como o profeta descreve essa experincia no revela tudo o que ele sentiu. Mas podemos, a partir do texto, aproximar-nos daquilo que ressoou to fortemente dentro dele.

A primeira experincia de Isaas a de que Jav Senhor absoluto da histria: ele est sentado (= posio de quem reina) num trono majestoso e elevado. Esse trono o cu. Mas o trono e o que nele est sentado se estendem at a terra, entrando no santurio do Templo e preenchendo-o com as franjas da veste (6,1b). Isaas sente a plenitude de Deus. O que ele v a barra do manto de Deus, e essa barra suficiente para encher o santurio, sinal de que Jav no pode ser reduzido s dimenses do espao do Templo. A realeza de Jav maior que a imensido do infinito. O cu simplesmente o lugar onde ele senta, e o Templo o lugar onde ele apia seus ps. Isaas sente que a terra est cheia da glria do Senhor (v. 3b). Aquele que maior do que o infinito est presente no meio do seu povo, embora essa presena no possa ser restrita a um lugar especfico. O Deus transcendente o Deus presente no meio do povo, transbordando os espaos celebrativos da comunidade. isso que Isaas sente a partir de uma celebrao viva da realeza de Deus.
6. 7.

O texto deste domingo fala da vocao dos primeiros discpulos no evangelho de Lucas. O evangelista arrumou a seu modo o relato do chamado de Pedro e seus companheiros. De fato, Lucas no pretende registrar os fatos tal qual aconteceram; ele faz uma leitura teolgica dos acontecimentos. Segundo os estudiosos, o evangelho de hoje uma condensao de vrios episdios. Em primeiro lugar, Lucas quer mostrar que o lago de Genesar o lugar teolgico onde Jesus desenvolve sua atividade libertadora; ele no pretende descrever fatos brutos, e sim o que o Mestre fez para criar o mundo novo. Em segundo lugar, o evangelista quer, mediante a narrativa da pesca milagrosa, salientar que a misso dos discpulos prolonga as aes de Jesus (cf. os Atos dos Apstolos). Em terceiro lugar, Lucas deixa bem claro as condies para ser missionrio: dar ateno palavra do Mestre e deixar tudo. a. Jesus no meio do povo (vv. 1-2)

11.

Como j dissemos, o lago de Genesar o lugar teolgico onde Jesus desenvolve sua atividade libertadora. Ele est beira do lago, apertado pela multido que tem fome e sede da Palavra de Deus (v. 1). Ele v duas barcas paradas na margem do lago: os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes (v. 2). Mais adiante, Simo dir que trabalharam a noite inteira, sem resultados. Esta a situao do povo que Jesus encontra: um povo faminto da palavra libertadora; um povo que luta para sobreviver e nada mais tem a fazer seno lavar as redes, que estiveram vazias a noite inteira (v. 5a). O povo est precisando de palavra e ao novas, capazes de reverter a situao em que se encontra. Mais ainda: precisa de uma palavra que provoque a novidade portadora de vida para todos.

Mas a experincia fundamental do profeta durante essa celebrao a da santidade de Deus. Os serafins proclamam: Santo, b. Jesus ensina a partir da situao do povo (v. 3) santo, santo o Senhor todo-poderoso (v. 3a). A realeza de Jav,

O cap. 15 de 1Cor aborda o tema da ressurreio de Cristo. Paulo fundara a comunidade de Corinto, mas tempos depois surgiram muitas dvidas e conflitos no seio dessa comunidade. Os corntios se deixaram levar pela ideologia da sociedade estabelecida. De fato, a cidade inteira vivia dividida quanto questo da ressurreio dos mortos. Alguns no acreditavam na possibilidade de uma vida alm da morte; outros excluam a ressurreio, mas admitiam a imortalidade da alma, gerando grave dualismo entre corpo e esprito, que era uma das caractersticas das escolas filosficas gregas; outros, ainda, afirmavam que a ressurreio o momento presente, ou seja, pertencer, aqui e agora, a Cristo. Mas a morte iria pr uma pedra em cima de tudo. Depois da morte, a ressurreio de Cristo de nada valeria. Essa confuso dentro c. Simo pe f na palavra do Mestre (vv. 4-7) e fora da comunidade crist de Corinto fazia com que o Evange13. Simo entendeu qual o sentido e o objetivo das palavras de lho perdesse toda capacidade de fermento na sociedade. Jesus. Longe de ser aquela pessoa impulsiva, como costuma ser 18. Paulo convida a comunidade memria do Evangelho, ou descrito, ele pe f na palavra daquele que d ordens de avanar seja, a catequese fundamental que ele prprio anunciou (v. 1). O para guas profundas e lanar as redes para a pesca (v. 4). O que Evangelho de Paulo no fruto de intuies ou especulaes teria transformado Simo, especialista em pescaria, fazendo com filosficas. , pelo contrrio, a palavra que conduz salvao. que voltasse a pescar sob as ordens de quem nunca se deu a essa Sem ele, de nada teria adiantado o esforo da comunidade em tarefa? Ele estava acostumado a comandar seus scios; agora abandonar os dolos mortos para aderir ao Deus da vida; de nada comandado. Isso porque em breve se tornar scio do Mestre. O valeria a f (v. 2). que comanda a vida de Simo, a partir de agora, a ateno palavra do Mestre, capaz de reverter as situaes sofridas em que 19. Paulo afirma que transmitiu o que recebeu. Estas so palavras o povo se encontra: Em ateno tua palavra, vou lanar as que remontam ao anncio fundamental dos primeiros discpulos redes (v. 5b). de Jesus (v. 3a). A seguir, mostra qual foi o contedo desta catequese bsica: Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, 14. O resultado da confiana na palavra do Mestre reverte a situressuscitou ao terceiro dia e apareceu a Cefas e aos Doze (vv. 3bao (redes que se rasgam, v. 6) e supera as expectativas: uma 5). Esses verbos falam da experincia pascal dos primeiros crisbarca no suficiente para conter os peixes apanhados pelas re- tos. O sepulcro encerrou a vida terrena de Jesus; as aparies, des. A palavra do Mestre gera a abundncia para todos (v. 7). que podem ser testadas mediante testemunhas oculares, inauguram a nova presena do Cristo na histria e na caminhada das d. Deixar tudo e seguir a Jesus (vv. 8-11) comunidades. Alm das testemunhas, a ressurreio de Cristo 15. Simo Pedro reage como reagiu Isaas (cf. 1 leitura), pedindo pode ser constatada pela leitura da Bblia, feita com os olhos da f que o Senhor se afaste dele, pois um pecador. Ele e seus scios no Deus vivo e libertador. Por isso Paulo insiste na expresso estavam espantados por causa da pesca que acabavam de fazer cumprindo as Escrituras (vv. 3.4). Cristo morreu por nossos (vv. 8-10a). interessante salientar que, neste momento, Simo pecados (v. 3), isto , morreu em nosso lugar, em nosso favor. Pedro chama Jesus de Senhor, ttulo atribudo ao Cristo ressus- Mas a morte no selou sua trajetria. A ressurreio a resposta citado. A pesca , pois, um sinal precursor da grande vitria do definitiva de Deus sobre os dolos mortos. Cristo sobre a morte. dela que surge a abundncia de vida para 20. O prprio Paulo testemunha da ressurreio de Cristo, testodos. temunha como quem nasceu fora do tempo (v. 8), porque per16. Ser que Cristo se afasta da barca das pessoas, mesmo que seguiu a Igreja de Deus antes de abraar a f (v. 9). elas tenham conscincia de todas as suas limitaes e pecados? Pelo contrrio. A partir do momento em que as pessoas acolheram 21. Para Paulo, Cristo ressuscitado se encontra com as pessoas a palavra libertadora, Jesus as associa ao seu ministrio: De mediante a experincia das aparies (os apstolos). ele quem hoje em diante voc ser pescador de homens (v. 10b). A adeso toma a iniciativa de se encontrar. As pessoas respondem com a f, palavra libertadora se traduz, agora, em seguimento e misso. O como no caso do Apstolo. A f, por sua vez, se traduz em comuprojeto de Jesus libertar a todos, concedendo-lhes vida. E para nicao da experincia do Cristo ressuscitado, atingindo e transrealizar isso ele convoca todos os que deram ateno sua pala- formando as comunidades. Estabelece-se, dessa forma, um elo estreito que pe em movimento, na sociedade, a fora revoluciovra e o seguem, deixando tudo (v. 11). nria da vitria do Deus que caminha com seu povo. isso que 2 leitura (1Cor 15,1-11): O que anunciar para o mundo Paulo e os demais apstolos anunciam ancorados na experincia de hoje? pessoal e na leitura da Palavra de Deus.
12. 17.

Jesus sobe barca de Simo. Com esse gesto, assume a condio daqueles pescadores frustrados pelo insucesso da noite. Ele se afasta um pouco da margem no para se isolar das pessoas e das suas angstias, mas para v-las todas de frente, para comunicar-lhes a palavra que ir trazer a novidade de vida. Sentado (isto , ele ensina como Mestre categorizado), comunica a palavra que liberta o povo de suas opresses. Lucas no diz qual foi o contedo das palavras de Jesus. Mas teria sido necessrio? O que pode ter falado quem sentou na barca de trabalhadores no recompensados por seu trabalho? O que pode ter falado quem olhou o povo sofrido de frente? Belos sermes? Efeitos de oratria? Discursos de palanque?

III. PISTAS PARA REFLEXO


22. De onde nasce a vocao proftica? A 1 leitura (Is 6,1-2a.3-8) nos faz pensar em nossas celebraes: O que celebramos? Como celebramos? Ser que nossas celebraes levam as pessoas a fazer a experincia da realeza de Deus sobre os poderes que oprimem a humanidade? Nossas celebraes suscitam vocaes profticas? Qual o fogo que purifica, hoje, nossos lbios? 23. O que necessrio para sermos missionrios? O evangelho (Lc 5,1-11) nos mostra Jesus ensinando a partir dos sofrimentos e angstias do povo. Que crdito damos Palavra de Deus? Qual o contedo de nossas pregaes? O que evangelizar a partir da barca do povo, olhando o povo de frente? No seria este um modo essencial de evangelizao em nosso continente latino-americano? 24. O que anunciar para o mundo de hoje? O texto de 1Cor 15: (1Cor 15,1-11) mostra a catequese fundamental dos primeiros cristos. Como traduzir esse contedo bsico da f para os nossos dias? Que sentido tem a ressurreio de Cristo?

You might also like