Metodologia dos 6 e

Apontamentos disciplinas de ética e educação para a cidadania - Ramiro Marques

Os 6 e
Kevin Ryan e Karen Bohlin (1999) desenvolveram a metodologia dos 6 Es, exemplo, explicação, ethos, experiência, exortação e expectativas de excelência, e assumem a defesa do modelo da educação do carácter, claramente influenciado pela teoria ética aristotélica.

Exemplo
Quer queiram quer não, os professores são sempre exemplos para os seus alunos. Quanto mais jovens são os alunos mais importância dão ao exemplo dos professores. Ao fim de pouco tempo, os alunos são capazes de reconhecer a personalidade do professor, simpatizar com determinadas qualidades e antipatizar com certos defeitos

Explicação
Uma das principais funções do professor é explicar. O professor exerce a função de explicador em grande parte do tempo que passa com os alunos. Para os alunos, é suposto que o professor seja capaz de explicar aquilo que não sabem. Quanto mais complexos os assuntos e problemas, mais os alunos dependem da capacidade que o professor tem de explicar

Ethos
Ethos é uma palavra que, etimologicamente, significa costumes. As escolas são comunidades éticas, ou seja, onde as pessoas se mantêm juntas e colaboram entre si, através do respeito de um conjunto de costumes e virtudes que dão coesão à comunidade e ajudam os seus membros a crescer como pessoas.

Experiência
É com a experiência que aprendemos a corrigir os nossos erros, mas é também com ela que fortalecemos os nossos hábitos. Fala-se, hoje, muito em desenvolvimento de competências. Ora, as competências exigem tempo e repetição das tarefas até se atingir um determinado nível de desempenho considerado satisfatório.

Exortação
O carácter é produto de muitas influências e factores: a genética, a experiência e os hábitos, o exemplo, mas também a exortação. É sabido que “um professor medíocre prelecciona, um bom professor explica, um professor superior demonstra, mas um grande professor inspira”

Expetativas
O poder das expetativas é extraordinário. Quando os professores manifestam baixas expetativas face a determinados alunos, estão com isso a reforçar um conceito negativo acerca deles.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful