You are on page 1of 22

Desafios Matemticos!

8 ano

Manual electrnico de Matemtica gratuito Autor: Paulo Ferro 2009 Desafios Matemticos! - http://matematica.over-blog.com

Introduo

Ol! Eu chamo-me Jaguaret e sou uma ona. Eu vivo na Amaznia e tenho uma paixo: a mundo de descobertas e aventuras! Junta-te mim!

Matemtica. Neste manual irei ajudar-te a compreender e a admirar esse maravilhoso

ndice
Captulo 1: Teorema de Pitgoras. reas. Semelhana de tringulos - pgina 3 Captulo 2: Ainda os nmeros brevemente Captulo 3: Equaes brevemente Captulo 4: Lugares Geomtricos brevemente Captulo 5: Funes brevemente Captulo 6: Translaes brevemente Captulo 7: Estatstica brevemente

Teorema de Pitgoras. reas. Semelhanas de tringulos.

Captulo 1

descoberta do tringulo retngulo!


O tringulo retngulo uma figura plana com diversas particularidades. A caracterstica principal que o distingue dos demais tringulos o de ter um ngulo interno reto, ou seja, um ngulo cuja amplitude igual 90. Observa o tringulo retngulo representado na figura abaixo:

Lembras de um objecto que utilizes e que tenha essa forma? O esquadro que utilizas nas aulas de E.V.T. tem a forma de um trigulo retngulo! Como te deves lembrar, a soma dos ngulos internos de um tringulo igual 180. Existem dois tipos de esquadros que utilizas: um cujos ngulos tm amplitude de 30, 60 e 90; outro cujos ngulos tm amplitude de 45, 45 e 90. Quando um tringulo retngulo, os seus lados tm nomes especiais. Aos lados adjacentes ao ngulo reto chamamos catetos. Ao terceiro lado, oposto ao ngulo reto, chamamos hipotenusa.

O Teorema de Pitgoras
Pitgoras foi um matemtico, filsofo e astrnomo da Grcia antiga. Pitgoras conseguiu demonstrar um resultado muito importante. Ele demonstrou que, num tringulo retngulo, o quadrado da hipotenusa era igual soma dos quadrados dos catetos. Essa relao j era muito conhecida por Egpcios e Babilnios que utilizavam a corda com treze ns equidistantes e a igualdade 3 24 2=5 2 , entre outros casos particulares do teorema, mas sempre do ponto de vista da sua utilizao prtica, nunca o tendo demonstrado. Um dos problemas que mais intrigaram os matemticos da poca foi a existncia de um nmero que eles desconheciam o significado e que no pertencia aos conjuntos at ento conhecidos: um nmero que multiplicado por si mesmo era igual 2.

Corda com treze ns equidistantes

Esse nmero apareceu como consequncia do seguinte problema, aps a aplicao do Teorema de Pitgoras: dado um tringulo retngulo cujos catetos medem uma unidade, qual a medida da sua hipotenusa? Teorema de Pitgoras Num tringulo retngulo o quadrado da hipotenusa igual soma dos quadrados dos catetos. Demonstrao: Ver online no site Desafios Matemticos!

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 1: Identifica qual dos seguintes tringulos so retngulos:

Como determinar a hipotenusa?


Iremos ver que, com o auxlio do Teorema de Pitgoras, simples determinar a hipotenusa de um tringulo retngulo. Exemplo: A Beatriz, o Hugo e o Nuno estavam a jogar futebol no parque. Eles estavam dispostos na forma de um tringlo retngulo como mostra a figura abaixo:

A Beatriz estava 3 metros de distncia do Nuno e o Nuno 5 metros de distncia do Hugo. Qual era a distncia entre a Beatriz e o Hugo? Resoluo: Temos os 3 amigos dispostos na forma de um tringulo retngulo. Sabemos as medidas dos dois catetos e procuramos encontrar a medida da hipotenusa. Como se trata de um tringulo retngulo, podemos aplicar o Teorema de Pitgoras. Representemos por h a hipotenusa do nosso tringulo:
h 2 =3 252 h 2 =925
h 2 =34

h= 34 h 5,8

Como se trata de um comprimento, s consideramos o valor positivo. Logo, a Beatriz est aproximadamente 5,8 metros do Hugo.
Como fcil!

Ao praticar estou a aprender!


Exercco 2: Calcule o valor da hipotenusa de cada um dos tringulos.

Como determinar um cateto?


E se quisermos determinar um dos catetos? Como devemos proceder? Irs ver que tambm muito simples. Exemplo: No prdio da Sandra existe uma rampa para facilitar o acesso pessoas com mobilidade reduzida. A rampa tem a forma de um tringulo retngulo e tem as dimenses, em metros, indicadas na figura abaixo:

Qual a altura, em centmetros, da rampa de acesso? Resoluo: Como se trata de um tringulo retngulo, podemos aplicar o Teorema de Pitgoras.

Assim,
2,51 2=2,52altura 2 6,3001=6,25altura 2 altura 2 =0,0501 altura= 0,0501
altura 0,2238

A rampa de acesso tem aproximadamente 0,22 metros de altura, isto , cerca de 22 centmetros.
Agora s capaz de resolv-lo sozinho?

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 3: Calcule o valor da medida do cateto de cada um dos tringulos.

Aonde est o Teorema de Pitgoras?


Agora iremos ver um exemplo de aplicao do Teorema de Pitgoras no nosso dia-a-dia. Exemplo: A famlia Sousa foi acampar no Vero. No parque de campismo eles armaram uma tenda com algumas das dimenses, em metros, descritas na figura abaixo. A entrada da tenda est representada por dois tringulos retngulos geometricamente iguais.

Qual a altura, em metros, da tenda da famlia Sousa? Resoluo: Como os tringulos retngulos so geometricamente iguais, a base de cada um deles mede 1,9 metros. J sabemos o valor da medida de um dos catetos e tambm sabemos o valor da medida da hipotenusa, que 2,9 metros. Como vimos nas pginas 6 e 7, podemos aplicar o Teorema de Pitgoras para determinar o valor da medida do outro cateto, que nada mais do que a altura da tenda. Assim,
2,9 2 =1,9 2 altura 2 8,41=3,61altura 2 altura 2 =4,8 altura= 4,8
altura 2,2

Logo a altura da tenda da famlia Sousa de aproximadamente 2,2 metros.

Observa os objetos tua volta e experimenta criar o teu prprio exerccio. uma boa forma de aprenderes a matria!

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 4: Calcula o permetro do trapzio retngulo representado na figura abaixo. Apresenta o resultado com uma casa decimal.

Os slidos e o Teorema de Pitgoras


Agora iremos ver uma aplicao do Teorema de Pitgoras com um slido geomtrico, nomeadamente o cubo. Exemplo: Considera um cubo com 5 cm de aresta, como o da figura abaixo:

Iremos determinar o comprimento da diagonal espacial deste cubo, isto , AG , com uma casa decimal. Resoluo: Para isso iremos aplicar o Teorema de Pitgoras duas vezes.

Para calcularmos AG , primeiro teremos de calcular AC . Assim, aplicando o Teorema de Pitgoras no tringulo retngulo [ ABC ] temos:
AC 2 = AB 2 BC 2 AC 2 =5 25 2 AC 2 =2525 AC 2 =50

AC = 50 AC 7,07

Agora que j calculamos o valor de AC , iremos calcular o valor de Teorema de Pitgoras ao tringulo [ ACG ] . Assim,
AG 2= AC 2 CG 2 AG 2=7,07252 AG 2=49,9825 AG 2=74,98 AG 2=49,9825

AG , aplicando o

AG = 74,98 AG 8,7

Logo a diagonal espacial do cubo mede aproximadamente 8,7 cm.

Enquanto fazes as contas, deixa sempre mais uma casa decimal do que aquela que pedida. Assim evitas grandes diferenas no resultado fnal.

10

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 5: Um suporte de filtro de caf tem a forma de um cone e tem as dimenses representadas na figura abaixo:

Calcula o volume, em litros, do suporte sabendo que 1 dm 3=1 l .

As figuras planas e o Teorema de Pitgoras


Agora iremos ver como poderemos utilizar o Teorema de Pitgoras para calcular a rea de figuras planas, sendo estas simples ou compostas. Comecemos por um exemplo com uma figura plana simples, o tringulo. Exemplo 1: Calcule a rea do tringulo representado no referencial ortonormado abaixo, em que a unidade de medida o centmetro:

Resoluo: Sabemos que a rea de um tringulo o produto da medida da base pela altura a dividir por dois.

11

Pela figura, podemos ver que a base mede 6 cm mas no temos informao sobre a altura do tringulo. No entanto, podemos decompor o tringulo original em dois tringulos retngulos. Isso ir permitir calcular a altura atravs da aplicao do Teorema de Pitgoras em apenas um dos tringulos retngulos. Por exemplo, calculemos a altura do tringulo retngulo situado do lado direito:
3,2 2 =2 2 altura 2 10,24=4altura 2
altura 2 =6,24

altura= 6,24 altura 2,5

J temos a altura do tringulo. Agora s calcular a sua rea:


A= 62,5 2 632,5 2

A=

A7,5 u.m.2

Repara que dividimos logo o 6 por 2 e assim evitamos de realizar a diviso depois. Como no especifcada a unidade de medida, no resultado escrevemos u.m..

Agora iremos ver como poderemos calcular a rea de um trapzio pela aplicao da frmula da rea. Depois iremos calcular a rea desse trapzio com o auxlio do Teorema de Pitgoras.

12

Exemplo 2: Determine a rea do trapzio representado na figura abaxo utilizando a frmula


Bb h . Os valores representados esto em centmetros. da rea do trapzio A= 2

Resoluo: Para utilizarmos a frmula, temos de ter conhecimento das medidas da base menor e da base maior e da altura do trapzio. Ora, esses trs valores so dados na figura. Assim s aplicar a frmula da rea:
A= A= Bb h 2

4,622,46 1,42 2 7,08 1,42 2

A=

A=3,541,42 A5,03 cm 2

muito simples! Quero fazer mais um exemplo!

Exemplo 3: Calcule a rea do trapzio do exemplo anterior utilizando agora o Teorema de Pitgoras.

13

Resoluo: Para resolvermos este exerccio, iremos decompor o trapzio em 3 figuras planas: dois tringulos retngulos e um retngulo.

Calculemos a rea do tringulo retngulo (figura 1):


A1= base altura 2

A base mede 1,42 cm. Para calcularmos a rea, precisamos de saber o valor da altura do tringulo. Para isso, iremos utilizar o Teorema de Pitgoras. Assim,
1,942 =1,422 altura 2 3,764=2,016altura 2 altura 2 =1,748 altura = 1,748 altura 1,322

Agora j podemos calcular a rea do tringulo:


A1 1,421,322 2

A1 0,94 cm2

Calculemos agora a rea do retngulo (figura 2):


A2=1,422,46

14

A 23,49 cm 2

Falta-nos apenas a rea do tringulo retngulo (figura 3). Para isso teremos que determinar a altura do tringulo que 4,622,461,322=4,623,782=0,838 . Agora j podemos utilizar a frmula da rea do tringulo:
A3= base altura 2 1,420,838 2

A3

A3 0,6cm 2

A rea total da figura a soma das trs reas calculadas anteriormente:


A figura = A1 A 2 A3 A figura 0,943,490,6 A figura 5,03 cm 2

Como viste, a frmula da rea do trapzio muito til pois nos facilita muito as contas!

No entanto, nem sempre existe uma frmula para calcularmos a rea de uma figura plana. Exemplo 4: Calcule a rea da seguinte figura plana:

15

Resoluo: A figura plana composta por um tringulo issceles e por um semi-crculo. Assim, vamos calcular as reas dessas duas figuras planas:
Atringulo= basealtura 2 44 2

A tringulo=

A tringulo=8u.m. 2

e
raio2 Asemicrculo= 2 A semicrculo= 1 2

A semicrculo1,57 u.m.2

Agora basta-nos calcular a rea total da figura, que resulta da soma da rea do tringulo com a rea do semi-crculo:
Atotal 81,57 A total 9,57u.m. 2

Vamos fazer mais uns exerccios?

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 6: Calcule a rea das figuras representadas abaixo.

16

Semelhana de tringulos
Lembras-te quando dois tringulos so semelhantes? No 7 ano aprendeste trs critrios que nos permitem afirmar se dois tringulos so semelhantes ou no. Relembremos: Critrio ALA (ngulo Lado ngulo): Dois tringulos so semelhantes quando dois dos seus ngulos so iguais dois a dois.

Critrio LLL (La d o La d o Lado): Dois tringulos so semelhantes quando os trs lados respectivos so proporcionais.

x y z = = x' y' z'

Critrio LAL (Lado ngulo Lado): Dois tringulos so semelhantes se tm um ngulo igual e os lados adjacentes esse ngulo proporcionais.

x y = x' y'

17

Exemplo: Entre duas palmeiras, com a mesma altura, existe um poste de luz com 1,88 metros de altura. Determine a altura, em metros, de uma das palmeiras.

Resoluo: Os dois tringulos so semelhantes pois possuem dois ngulos iguais entre si (critrio ALA). Determinemos primeiro a distncia da base da primeira palmeira at ao topo do poste de luz, que nada mais do que a medida da hipotenusa do tringulo retngulo menor:
h 2 =3,76 21,882 h 2 =14,143,53
h 2 =17,67 h 4,2

Como os dois tringulos so semelhantes, os seus lados so proporcionais. Assim, designando por x a altura da palmeira, temos:
x 6,71 = 1,88 4,2 x =1,6 1,88

x3,01

Logo a palmeira mede aproximadamente 3,01 metros.

Deve ser bom estar na sombra dessa palmeira!

18

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 7: Observe a figura abaixo que representa um peixe. Os segmentos de reta [ AB ] e [ ED ] so paralelos.

Mostre que os tringulos [ ABC ] e [CDE ] so semelhantes utilizando: a) a(s) propriedade(s) da semelhana de tringulos; b) o Teorema de Pitgoras. Agora iremos ver a relao entre permetros e reas de polgonos semelhantes. Vai nos interessar o caso particular dos tringulos retngulos. Considere o tringulo representado na figura abaixo:

Este tringulo retngulo? Se o quadrado do lado de maior medida igual soma dos quadrados dos outros dois lados ento podemos concluir que o tringulo retngulo?

19

A resposta positiva. No entanto, no podemos tirar essa concluso do Teorema de Pitgoras. Mas o recproco do Teorema de Pitgoras tambm ele verdadeiro! Assim, o tringulo representado na figura retngulo. Vamos desenhar um tringulo semelhante ao primeiro em que os seus lados medem metade das medidas do tringulo inicial:

Ir interessar-nos o clculo dos permetros e das reas desses dois tringulos. Para o tringulo verde, o permetro igual 24 e a rea igual 24, tambm. Para o tringulo vermelho, o permetro igual 12 e a rea igual 6. A razo de semelhana do tringulo verde para o tringulo vermelho igual para fazermos a reduo, dividmos os lados por 2. Nota que a razo entre os permetros dos dois tringulos igual de semelhana. Nota tambm que a razo entre as reas dos dois tringulos igual que nada mais do que o quadrado da razo de semelhana. Podemos afirmar que: a razo entre os permetros dos tringulos igual razo de semelhana. a razo entre as reas dos tringulos igual ao quadrado da razo de semelhana.
1 , isto , 4 1 , que igual razo 2 1 , pois 2

1 2

20

Ateno: As duas afirmaes feitas na pgina anterior so verificadas para qualquer tipo de polgonos. Exemplo: Em alguns manuscritos e livros antigos por vezes difcil a leitura de caracteres. Nos dias de hoje existem muitos mtodos para facilitar a decifragem de textos antigos. Programas informticos utilizam algoritmos matemticos para realizarem a ampliao de pginas previamente digitalizadas e assim facilitar a sua leitura. Ver um exemplo interativo no site Desafios Matemticos!

giro decifrar enigmas com a ajuda da Matemtica!

Ao praticar estou a aprender!


Exerccio 8: Na figura abaixo esto representados dois pentgonos regulares semelhantes, em que so dadas a rea e a medida do lado do pentgono original e a medida do lado da sua imagem.

8.1. 8.2.

Determina a razo de semelhana. Determina a rea do pentgono menor. Escreve o resultado com duas casas decimais.

21

Interagir para avaliar os meus conhecimentos


Exerccio 1 Exerccio 2 Exerccio 3

E assim terminamos este captulo. Adorei conhecer o T eorema de Pitgoras! Vemo-nos no prximo captulo, ok?

22

You might also like