You are on page 1of 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

<<

PRINCPIOS TERICOS DE TOPONMIA E ANTROPONMIA: A QUESTO DO NOME PRPRIO Patricia de Jesus Carvalhinhos (FFLCH-USP) Alessandra Martins Antunes (PG-USP)
Irm, Sror Saudade me chamaste... E na minh'alma o nome iluminou-se Como um vitral ao sol, como se fosse A luz do prprio sonho que sonhaste. Numa tarde de Outono o murmuraste, Toda a mgoa do Outono ele me trouxe, Jamais me ho de chamar outro mais doce. Com ele bem mais triste me tornaste... E baixinho, na alma da minh'alma, Como bno de sol que afaga e acalma, Nas horas ms de febre e de ansiedade, Como se fossem ptalas caindo Digo as palavras desse nome lindo Que tu me deste: "Irm, Sror Saudade..."

(O meu nome. In Florbela Espanca. Livro de Sror Saudade, 1919)

INTRODUO Talvez no pensemos muito em nosso prprio nome porque, como to bem coloca Florbela Espanca, ele no seja fruto de uma escolha consciente, mas nos dado por outrem. Seja nosso nome iluminado como um vitral ao sol, ou ainda Beno de sol que afaga e acalma; seja o nome algo interpretado como negativo (Toda a mgoa do Outono ele me trouxe; Com ele bem mais triste me tornaste...), a verdade que Florbela Espanca capta, neste soneto, a questo da identificao, emanada pelo nome, entre o ser/objeto designado e sua designao. Desde que nascemos, somos engolfados e submergidos em uma cultura e, tambm o nome, como fruto dessa cultura, pelo menos na nossa sociedade nos acompanha desde o nascimento (ainda que o ato de pensar o nome de um filho venha muito antes, desde o perodo da gestao). De to presente que nas nossas vidas, no pensamos muito sobre os nomes em geral. Quem pensa usualmente sobre o prprio nome? Quando somos convidados a refletir sobre o assunto, a primeira pergunta que nos advm do questionamento : o que o nome, e para que serve? Saindo de ns mesmos para a realidade circundante, a mesma pergunta pode suceder: por que os objetos e os lugares tm nome, e para qu? Qual o seu motivo? Parecem questes muito simples, mas para respond-las, ao contrrio do que parece a primeira vista, faz-se necessrio refletir sobre vrios aspectos da linguagem; alis, algumas destas questes j eram formuladas pelos gregos, assim como as reflexes sobre o tema. O que nos propomos, no mbito desta comunicao (que corresponde ao minicurso homnimo) procurar pensar na questo do nome prprio hoje[1], em sua aplicao aos lugares ou s pessoas, assim como nas relaes implcitas no
http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm Pgina 1 de 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

nome, sua posio dentro da teoria dos signos. No que concerne ao lugar, abordamos, ainda, a peculiaridade de um signo lingstico quando est em funo toponmica e, no que diz respeito ao topnimo propriamente dito, discorreremos sobre alguns fenmenos lingsticos mais comuns com os quais se deparam os estudiosos de Onomstica, ou Onomatologia[2]. Aqui refletimos, pois, o nome em seu conceito bsico - para os gregos, o onoma -, alm de pensar a relao semntica de um objeto com seu nome e, por extenso, a relao de um nome prprio ao lugar ou pessoa a qual se vincula.

ONOMSTICA; NOME PRPRIO: O CONCEITO DE ONOMA NATURALISMO E CONVENCIONALISMO A questo do nome sempre foi palpitante por problematizar alguns temas como a relao semntica entre um objeto e sua denominao, e a referncia entre o objeto, o conceito e a forma da palavra. Estas questes j eram formuladas na Grcia, e o gramtico Dionsio, o Trcio, no sculo II a.C., quando da sistematizao da primeira gramtica do mundo ocidental, j descreveu o onoma, pois naquele tempo no existia o conceito de nome prprio como conhecemos atualmente, em oposio ao nome comum: a definio de onoma abarcava ambos por se referir a denominaes de seres individuais, atividades humanas e objetos. Para refletir sobre o onoma, necessrio rever o que se pensava sobre a relao semntica existente entre um objeto e seu nome. Citemos Lyons (1979: 429):
Os filsofos gregos do tempo de Scrates, e, em seguida, Plato, propuseram a questo nos termos em que ela geralmente se prope at hoje. Para eles a relao semntica que liga as palavras s coisas a de "denominar"; e a questo que da decorre a de saber se os "nomes" dados s "coisas" eram de origem "natural" ou "convencional" (...). No curso do desenvolvimento da gramtica tradicional, tornou-se hbito distinguir entre o significado da palavra e a "coisa" ou as "coisas" por ela "denominadas". Retomando a distino formulada pelos gramticos medievais: a forma de uma palavra (vox parte duma dictio) significava "coisas" em virtude do conceito associado a essa forma no esprito dos falantes; c o "conceito", olhado desse ponto de vista, era o significado da palavra (a sua significatio). Consideremos essa a viso tradicional da relao entre palavras e "coisas".

Na verdade, os elementos contidos na citao de Lyons poderiam ser objeto de uma ampla discusso que no cabe no mbito deste trabalho; sero aqui retratados apenas para ilustrar a nossa questo central, que o nome prprio nas atuais vertentes da Onomstica, toponmia e antroponmia. Deste pequeno trecho de Lyons, depreendemos elementos e conceitos que ainda hoje so pontos de discusso entre lingistas, estando diretamente relacionados s relaes existentes entre toponmia e antroponmia: o naturalismo e o convencionalismo[3].
Estes dois conceitos (naturalismo e convencionalismo), por estarem ligados aos atuais conceitos de arbitrariedade e motivao, nos remetem a dois pontos cruciais da definio do signo toponmico, que a motivao o signo, em funo de topnimo, no pode ser considerado arbitrrio como um signo comum e, mais um ponto, tanto ligado aos nomes de lugar quanto aos nomes de pessoas (ainda que se lhes apresente de modo diferenciado), que o esvaziamento semntico. Mas, antes de tratar estes dois pontos motivao e esvaziamento precisamos traar quais as relaes existentes entre a toponmia e antroponmia.

Das relaes entre toponmia e antroponmia Grosso modo, como j ficou exposto anteriormente, o nome nasce da relao semntica que se estabelece entre o objeto e sua designao. Assim esquematizaram OGDEN & RICHARDS (apud Lyons):

http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm

Pgina 2 de 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

O clssico tringulo semitico, publicado pelos autores em 1923 em The Meaning of the Meaning, esquematiza modernamente a referncia que , para Lyons, (...) o termo moderno para as coisas como denominadas ou significadas pelas palavras. (1979: 429). E assim explica o esquema:
(...) as palavras no significam nem denominam as coisas, mas se referem s coisas. Feita a distino entre forma, significado e referente, podemos dar a conhecida representao diagramtica da concepo tradicional entre esses trs elementos sob a forma de um tringulo (...). A linha pontilhada entre forma e referente significa que sua relao indireta: a forma liga-se a seu referente por meio do significado (conceptual) associado quela e a este, mas de maneira independente. Esse diagrama ressalta um fato importante: que, segundo a gramtica tradicional, a palavra resulta da combinao de uma forma especfica com um significado especfico.

Este esquema demonstra porque em Onomstica necessrio trabalhar com o contexto (o referente) para, muitas vezes, poder-se recuperar o significado do nome, estabelecendo o seu percurso gerativo. Sobre a relao entre toponmia e antroponmia, podemos perceber que se atualmente em nossa sociedade existem nomes adequados s pessoas e aos lugares, antigamente no havia, necessariamente, essa separao. Na Antiguidade, muitas vezes o nome que o indivduo recebia era, de acordo com a cultura, a mesma designao para um animal, um heri, um objeto: funcionando como um amuleto, o nome poderia atrair bons fluidos e repelir espritos malignos. Neste caso, a relao semntica que se estabelecia j era de segunda mo, o que vale dizer que a relao direta no era entre o significante e o indivduo denominado, mas sim entre o significante e o conceito, ficando o individuo atrelado a esta relao, apenas, mas no fazendo parte dela diretamente. Atualmente, consideramos o fato de um nome ser adequado para etiquetar uma pessoa ou um lugar, mas no servindo a mesma designao para ambos, meramente uma conveno social. Se no houvesse, portanto, o que podemos chamar de esteretipos sociais, um nome seria da mesma forma adequado para referir-se tanto a uma pessoa quanto a um lugar. Alguns autores consideram o nome (sobretudo o antropnimo) uma mera etiqueta, sendo, deste modo, absolutamente vazio de sentido. No obstante, soa estranho quando conhecemos algum cujo nome considerado incomum sobretudo no caso de nomes cujo significado seja transparente: Mel, Amora, Sol, Lua... estes so nomes aceitveis, mas, mesmo estando vetados por lei os nomes que causem constrangimento aos portadores, ainda atualmente h casos de nomes que se enquadram nesse quesito. Portanto, alguns dos nomes citados como excntricos por Gurios (1994) assim o so apenas por serem transparentes. O que queremos dizer que, se fosse opaco o significado de nomes como Alarme Jos, Crepscula das Dores, Frgida, Gilete de Castro, Inocncio Coitadinho Sossegado de Oliveira (escolhidos aleatoriamente entre muitos outros listados pelo autor), provavelmente seriam nomes aceitos pela sociedade em sua funo de etiqueta, e no causariam aos seus portadores nenhum tipo de constrangimento ou humilhao: estamos habituados a ver, nos nomes de pessoas, denotao, e no conotao. Esta questo remete a um dos fenmenos que abordaremos mais adiante, o esvaziamento semntico. Mas, para chegar a este ponto, prossigamos um pouco mais sobre o que vrios tericos da Semntica propuseram, mais modernamente, sobre o nome e o nome prprio. Pulgram (1954) analisa a implicao da significao do conceito nome prprio: o onoma grego, traduzido para o latim como nomen proprium, no teria aqui apenas o significado de prprio no sentido de propriedade, mas tambm possuiria o sentido de peculiar, caracterstico, em oposio a comum, ordinrio (apud Dick, 1990). Para Ullmann (1967), os nomes possuem funes distintiva e significativa o nome prprio no significa, portanto, no conota; sua funo meramente distintiva. Sua posio calcada no estudo de Stuart Mill, que afirma:
Proper names are not connotative; they denote the individuals who are called by them; but they do not indicate or imply any attributes as belonging to those individuals. When we name a child by the name Mary, or a dog by the name Caesar, these names are simply marks used to enable those individuals to be made subject of discourse. It may be said, indeed, that we must have had some reason for giving them those names rather than any others: and this is true; but the name, once given, becomes independent of the reason. A man may have been named John because that was the name of his father; a town may have been named Dartmouth, because it is situated at the mouth of the Dart.
http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm Pgina 3 de 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

() Proper names are attached to the objects themselves, and are not dependent upon the continuance of any attribute of the object. (21-22) () The only names of objects which connote nothing are proper names; and these have, strictly speaking, no [4] signification. (23)

Fica, aqui, evidente a posio de se considerar o nome prprio uma etiqueta, no sentido que, atualmente (em nossa sociedade), no existe uma relao entre o significado do nome e o ser designado[5]. Pode-se considerar, teoricamente, que um nome seria adequado a designar tanto um lugar quanto uma pessoa ou um objeto, se no fossem os esteretipos sociais. Contudo, hoje em dia o nome de pessoa, pelo menos na maioria das sociedades ocidentais, est esvaziado de seu significado. O esvaziamento semntico um fenmeno inerente maioria das palavras, dada a prpria dicotomia que assegura a evoluo da linguagem, conservadorismo/mudana, binmio que expressa os fatores estticos e dinmicos da linguagem, assegurando a comunicao entre os seres humanos. Em Toponmia, esse fenmeno foi denominado fossilizao ou cristalizao do topnimo: a partir do momento em que a lngua oral muda e tambm o meio ambiente se transforma, provavelmente o referencial fsico que elucidaria o significado no mais existe, o que inviabiliza ou pelo menos dificulta a reconstruo etimolgica. O topnimo guarda, ento, sob um invlucro aparentemente sem sentido (uma cadncia de sons reconhecidos como sendo da lngua mas eventualmente desconhecidos no momento da decodificao), os semas ou unidades mnimas de significao que permitem a reconstruo etimolgica. Portanto, embora surjam do mesmo modo e teoricamente tanto possam designar uma pessoa ou um objeto ou um lugar, atualmente (em nossa sociedade) as relaes mais evidentes entre os nomes de lugar e os nomes de pessoas so as facultadas pela liberdade de, a partir de uma mesma matriz lexical da lngua (de uma nica lexia), formar-se topnimos e antropnimos, assim como se formar um topnimo a partir de um antropnimo, e o contrrio. Tal fato exemplificado por Dick (199:125) a partir da lexia cabra e do derivado cabral, este ltimo tornado antropnimo, que por sua vez formou topnimos, conforme o diagrama baseado no texto citado:

Mencionadas as relaes existentes entre toponmia e antroponmia, j estamos habilitados a expor, ainda que de modo sucinto, o que ocorre com o signo lingstico quando est em funo de topnimo.

O SIGNO TOPONMICO
Na verdade, o topnimo no contempla apenas uma classe gramatical, muito embora exista uma tendncia e grande parte de topnimos constitua-se de substantivos ou substantivos + adjetivos. O signo toponmico abarca no somente o nome de um lugar, mas o lugar em si. A literatura especializada especifica o lugar denominado, de modo geral, como genrico; Dick (1990) preferiu, a fim de dar paridade aos elementos constituintes do que denomina sintagma toponmico, usar termo ou elemento genrico, complementado pelo termo ou elemento especfico, ou nome propriamente dito. O posicionamento dos termos no sintagma toponmico depende, obviamente, da natureza da lngua em questo. A lngua portuguesa, de estrutura em justaposio, em geral apresenta o genrico anteposto ao nome propriamente dito, acompanhado ou no de conectivo: rio (de) So Francisco, rio (das) Amazonas. s vezes o elemento genrico est elptico ou apenas pressuposto, sobretudo no que diz respeito aos aglomerados humanos: por isso, no necessrio dizer mais que o nome do municpio; em caso de homonmia, o genrico entra como elemento para evitar ambigidades: assim, temos o estado do Rio de Janeiro em oposio cidade.
http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm Pgina 4 de 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

Outras lnguas, contudo, podero apresentar estrutura aglutinante, como o caso das lnguas indgenas brasileiras. O mesmo fenmeno relatado em algumas composies de nomes norte-americanos. Apresentados alguns elementos referentes estrutura do topnimo, podemos agora referir-nos aos j anteriormente mencionados fenmenos em sua substncia semntica. Em funo de topnimo, o signo pode apresentar alguns fenmenos, entre eles o esvaziamento que conduz opacidade (fenmeno comum aos antropnimos) e, mais especificamente, a fossilizao ou cristalizao do nome.

Principais fenmenos do signo toponmico: fossilizao; esvaziamento semntico, nomes opacos Cada lngua, pois, apresenta particularidades com o que diz respeito aos fenmenos aqui mencionados. Em pases jovens como o Brasil, existem muito mais nomes de lugar transparentes, isto , cujo significado ainda est ativo no lxico comum, que nomes opacos. A opacidade ocorre por dois motivos principais: o primeiro, mais bvio, por desconhecimento da lngua em questo, o que leva no decodificao ou no complementao do percurso decodificao daquele nome. No segundo motivo, o tempo e a sobreposio de camadas lingsticas concorrem para a opacidade do nome: no caso da Europa, por exemplo, existem registros de topnimos pr-romanos, ou classificados pelos especialistas como pr-romanos. Caractersticas morfemticas, muitas vezes, so elementos preciosos de recuperao lingstica, como explicamos adiante com exemplos de toponmia portuguesa. Poder-se-ia dizes, portanto, que sob a casca oca do significante restam vestgios (semas) que, devidamente tratados, podem completar o percurso de decodificao. O termo fossilizao, aplicado lingstica, foi proposto por Jean Brunhes, no seguinte contexto: nom de lieu est tout fait comparable, comme document, un fossile, une mdaille, une monnaie.[6] Ele se referia ao fato de o signo em funo de topnimo estabilizar-se e no mais mudar no nos referimos substituio, mas sim manuteno do mesmo topnimo. Neste caso, h uma cristalizao, e o nome de lugar vai conservar exatamente os mesmos elementos lingsticos do tempo de sua estabilizao: no haver, por exemplo, mudanas morfolgicas. Semanticamente, poder haver esvaziamento, e mesmo que haja adaptaes fonolgicas de acordo com a passagem do tempo, traos fonticos podem permanecer intactos no topnimo. Podemos mencionar, exemplificativamente, o que ocorre com alguns topnimos portugueses que sofreram esvaziamento semntico e ficaram parcial ou completamente opacos, seja porque sufixos latinos que lhes foram agregados no mais se usam em portugus, seja porque sua acomodao na toponmia criou uma similaridade a outros sufixos, conduzindo a falsas interpretaes. Em ambos os casos mencionados podemos elencar topnimos referentes a antigos genitivos de posse, tanto na forma sufixal ini (variante ina), presente em topnimos como Afonsim e Aboim (concelho[7] de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real) - como nos topnimos em anis (Ansies, villa Ansilanis, freguesia do concelho de Amarante) e onis (Tellionis, atualmente Teles, tambm freguesia do concelho de Amarante, e Mides, antes villa Midonis, do freguesia concelho de Tbua, distrito de Coimbra). Todos os casos, apresentados por Vasconcelos, remetem a antigas quintas ou vilas que, na idade mdia[8], tinham sua especificao com a adjuno do nome do possuidor em genitivo, por exemplo: villa Eirici, Vila Ninanis, Villa Regaulfi, donde hoje Eiriz, Nines, Regoufe. (1931:359). Observe-se que um nome pode ser opaco, hoje, pela sobreposio de camadas lingsticas, no sentido de vrias etapas evolutivas de uma mesma lngua como o caso de topnimos europeus, aqui exemplificados ou, a opacidade se pode dar justamente pelo desconhecimento da lngua, como o caso das lnguas indgenas americanas. Este fator conduz, como j foi estudado tanto por Dick, no Brasil, quanto por vrios outros autores canadenses e americanos, sobreposio de um novo elemento genrico. Vale dizer, portanto, que uma lngua indgena por ser aglutinante possui (no que identificamos como uma nica lexia) vrias lexias na lngua original, entre elas, a que corresponde ao elemento genrico. O desconhecimento da lngua leva adoo de um novo elemento genrico j na estrutura da lngua dominante: no Brasil, por exemplo, os nomes indgenas que incorporam o elemento gua, como Ipiranga (SP; y-piranga, gua vermelha), recebem um novo genrico: riacho do Ipiranga.

CONSIDERAES FINAIS
Longe de esgotar o assunto, que j tem sido abordado sob vrios pontos de vista, consideramos que este breve estudo contribuir para que se reflita o nome com a devida ateno, seja ele aplicado ao lugar ou pessoa, com a devida ateno e como objeto de pesquisas srias. Para fins didticos, buscou-se evidenciar as relaes existentes entre toponmia e antroponmia, dado o conceito inicial de onoma; explorar brevemente a estrutura do signo em funo toponmica; e, por fim, enumerar alguns dos fenmenos que podem dificultar a decodificao do topnimo na sincronia, conduzindo o pesquisador
http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm Pgina 5 de 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

diacronia, a fim de resgatar o percurso gerativo do nome: seu denominador, seu motivo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRAL, M. Ensaio de semntica. Trad. Ada Ferrs et al. So Paulo: EDUC-Pontes, 1992. BRUNHES, J. La Geographie Humaine. Paris, 1925. DICK, M. V. P. A. Toponmia e Antroponmia no Brasil. Coletnea de Estudos. 2 ed. So Paulo: 1990. . Mtodos e questes terminolgicas na onomstica. Estudo de caso: o Atlas Toponmico do Estado de So Paulo. Investigaes. Lingstica e teoria literria, vol. 9. Recife: Programa de ps-graduao em letras e lingstica da UFPE, maro de 1999, p. 120-143. GURIOS, R.F.M. Dicionrio etimolgico de nomes e sobrenomes. 4 ed. rev.. So Paulo: Ave-Maria Edies, 1994. LYONS, J. Introduo lingstica terica. So Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979. PULGRAM, E .Theory of names. Berkeley: American name society, 1954. STUART MILL, J. A system of logic, ratiocinative and inductive. New York: Harper & Brothers Publishers, 1846. ULLMANN, S. Semntica. Uma introduo cincia do significado. Trad. Mateus, J. A. Osorio. 2 ed. Lisboa: CalousteGulbenkian, 1967. VASCONCELOS, J. Leite de. Antroponmia portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional, 1928.

[1] Tendo em vista os limites deste trabalho, nos ateremos ao sistema onomstico brasileiro, apenas referindo-nos exemplificativa e pontualmente a outras culturas. [2] No Brasil, usamos o termo Onomstica para referir-nos parte de Lingstica que se dedica ao estudo dos nomes prprios. Leite de Vasconcelos (1928: 2) prope a seguinte terminologia, baseada em sua prpria definio das subreas (toponmia e antroponmia), proposta em 1887: Temos (...) muitas espcies de nomes prprios. A seco de Glotologia que trata deles (origem, razo de emprego, forma, evoluo, etc.), convieram os fillogos a designar por Onomatologia, que, de acordo com aquelas espcies, dever decompor-se em trs disciplinas secundrias: 1. Estudo dos nomes locais, ou Toponmia, na qual se inclui igualmente o elemento liquido (rios, lagos, etc.), e outros produtos da natureza, como rvores, penedos, que do frequentemente nomes a stios (a Toponmia pois Onomatologia geogrfica). 2. Estudo dos nomes de pessoas, ou Antroponmia (...). 3. Estudo de vrios outros nomes prprios, isto , d astros, ventos, animais, seres sobrenaturais, navios, coisas: Panteonmia (...) . (grifos do autor) [3] Lyons (1979: 4), ao recuperar a gramtica tradicional quando reconta a histria da Lingustica, retrata os conceitos mencionados por ns, naturalismo e convencionalismo. Segundo o autor, havia uma discusso entre os filsofos gregos se era a natureza ou a conveno que regia a lngua, ou seja, dentro da especulao filosfica dizer que algo era natural significava dizer que se originava em princpios eternos e imutveis fora do prprio homem, e era por isso inviolvel; dizer que era convencional equivalia a dizer que ela era o mero resultado do costume e da tradio, isto , de algum acordo tcito, ou "contrato social", entre os membros da comunidade "contrato" que, por ter sido feito pelos homens, podia ser pelos homens violado. [4] Nomes prprios no so conotativos; eles denotam os indivduos por eles designados, mas no indicam ou implicam quaisquer atributos como pertencentes aos mesmos indivduos. Quando se nomeia uma criana Mary ou um co Csar, estes nomes so simples marcas usadas para habilitar os indivduos a serem sujeitos do discurso. Pode-se dizer, certamente, que precisamos ter alguma razo para dar lhes estes nomes ao invs de outros: e isto verdade, mas o nome, uma vez atribudo, torna-se independente do motivo. Um homem pode ter sido denominado John por este ser o nome de seu pai; uma cidade pode ter sido denominada Darthmouth (boca; foz do Darth) porque se situa na foz do rio Darth. (...) Nomes prprios se unem aos objetos, sendo independentes da continuidade de algum atributo dos objetos. (...) Os nicos nomes de objetos que nada conotam so os nomes prprios: estes possuem, estritamente falando, nenhuma significao. Traduo das autoras. [5] Poder-se-ia alegar que grande parte dos pais consulta dicionrios etimolgicos ao escolher nomes para os filhos. Isto correto, mas no invalida a concepo de nome como etiqueta, pois a juno do significado ao significante no ocorre. Por exemplo, entre os povos germnicos era normal dar aos filhos nomes que remetessem a animais, sobretudo o lobo por metfora, os atributos de lobo (audcia, fora, impetuosidade), a fim de que os atributos do animal fossem conferidos, atravs do nome, criana. Gurios cita, nessa linha de pensamento, os nomes de origem teutnica terminados em - olfo (de ulf, lobo): Astolfo (impetuoso, violento como o lobo), Adolfo (como Atalfo, do visigtico Athaulf: lobo (ulf) nobre (atha)); e, no metaforicamente, os nomes diretamente relacionados guerra, como Aguinaldo (germ. Aginald: que governa (wald) com a espada (agin)), entre tantos outros. Neste caso, os nomes eram transparentes, e no opacos.
http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm Pgina 6 de 7

DESVIOS COMETIDOS NA INTERAO

12/08/25 15:48

eram transparentes, e no opacos. [6] BRUNHES, J. La Geographie Humaine, Paris, 1925. [7] Concelhos, freguesias e distritos so divises administrativas portuguesas. Os distritos se dividem em concelhos, que por sua vez se dividem em freguesias. [8] O autor apresenta, ao longo do texto, referncias a documentos dos sculos IX a XI.

http://www.filologia.org.br/xicnlf/2/09.htm

Pgina 7 de 7

You might also like