You are on page 1of 5

1) Introdução

A refratometria se fundamenta no fenômeno de refração, no qual quando um feixe de luz incide num líquido, a velocidade da luz diminui e sua direção muda. A refratometria é utilizada para medir do desvio da luz ao penetrar em um novo meio. O índice de refração é definido com a razão entre a velocidade da luz no vácuo e na substância analisada: nA= c/v. Dependendo do ângulo que o raio incidente faz com a normal à superfice e do ângulo que o raio refratado faz com a normal à superfície : nisenθi= nisenθr (Lei de Snell-Descartes). E varia de acordo com a concentração da substância nos estados sólido, líquido ou gasoso. Sendo , por isso, útil para a caracterização e identificação de líquidos, ou para indicar a pureza deste líquido.

Diz-se que soluções líquidas ou sólidas apresentam comportamento ideal quando as moléculas das várias espécies são tão similares que a interação entre elas são idênticas àquelas dos componentes puros.Quando as interações entre as moléculas são significativamente distintas, quer seja quanto à natureza da interação e/ou quanto à ordem de grandeza, as soluções se afastam do comportamento ideal e são ditas soluções reais.

Em termodinâmica a lei de Raoult afirma que a pressão parcial de um componente de uma mistura ideal é igual à pressão de vapor do componente puro correspondente à temperatura da mistura líquida, multiplicada pela fracção molar do componente. Pi= xi piº
Refratômetros Três raios de radiação monocromática atravessam um meio de diferentes densidades. Dois são refratados e devem produzir luz no outro lado do meio. Porém o terceiro raio, e todos os outros raios com ângulo de incidência igual ou maior que o segundo, chamados de ‘raio crítico’, não são refratados, mas refletidos (Figura 1). E este ângulo é utilizado para medir o índice de refração de várias substâncias, pois o ângulo crítico é diferente para cada substância.

2) Objetivo
Diferenciar uma solução ideal de uma não ideal, através de suas curvas de índice de refração.

3) Resultados e discussão

369 1.367 1.Antes de iniciar-se a determinação dos índices de refração das soluções.5 0.2 0.9. Adaptou-se o telescópio até que as linhas cruzadas estivessem em foco.333 Gráfico 1: Curva de índice de refração em função da fração molar de uma solução de etanol em água .3 0. 0.8.6 0. Focalizou-se o espelho de maneira que a janela mais próxima do conjunto fosse bem iluminada. 0.1 0. e solução de hexano em heptano nas mesmas frações molares da solução de etanol em água.366 1. Limpou-se os prismas com o papel absorvente e repetiu-se todo o procedimento para o etanol absoluto.8 0.4 0. evitando-se tocar as superfícies com outros objetos. 0.352 1. Leu-se o índice de refração diretamente na escala duas vezes. solução de etanol em água com frações molares: 0. Melhorou-se a imagem da fronteira luz-escuro e eliminaram-se as cores girando o compensador. para hexano. etanol comercial. calibrou-se o refratômetro da seguinte forma: abriu-se o conjunto de prismas e limpou as superfícies de vidro com papel absorvente. 0.3.2.368 1.7 0. 0.359 1. 0.0.364 1.6.366 1.7.363 1.1. 0. também.366 1. e calculou-se uma média. Tabela 1: Índices de refração para diferentes frações molares de etanol em água Fração molar(x) Índice de refração(ne) 0.368 1.4. Giraram-se os prismas com o botão giratório até a fronteira luzescuro coincidir com a interseção das linhas cruzadas.9 Etanol concentrado Etanol comercial Água pura 1. E. Com a pipeta.5. heptano. colocaram-se algumas gotas de água destilada no prisma inferior e fecharam-se os prismas.

389 Gráfico 2: Curva de índice de refração em função da fração molar de uma solução de hexano em heptano .3 0.5 0.386 1.377 1.376 1.375 1.7 0.1 0.6 0.Tabela 2: : Índices de refração para diferentes frações molares de hexano em heptano Fração molar(x) 0.8 0.9 Hexano puro Heptano puro Índice de refração(ne) 1.380 1.384 1.378 1.2 0.388 1.383 1.4 0.384 1.

. observando-se que a curva desvia-se da idealidade.4) Conclusão Conclui-se que etanol e água possuem um comportamento ideal .

Refratometria Universidade Federal Fluminense .