You are on page 1of 26

Seguindo o conceito da cromoterapia que se baseia na utilização de luzes e cores, a Cromopuntura segue o mesmo processo, utiliza-se de bastões de luzes

e cristais no mesmo processo da Acupuntura.
Geriatria e a Cromopuntura

A cromopuntura oferece muitos tratamentos para pessoas que se encontram na chamada terceira idade, e com o aumento da expectativa de vida que temos observado nas últimas décadas, para as pessoas da quarta idade também! Há tratamentos para a revitalização geral do organismo estimulando os principais centros de energia do corpo. Também para a convalescência, pessoas com problemas nos ossos, distúrbios do sono, depressão, alterações da pressão sangüínea, memória, concentração... entre outros problemas. O tratamento é agradável, relaxante e traz bem-estar logo nas primeiras sessões. Mas lembre-se: o melhor tratamento é o preventivo! Mantendo um ritmo saudável de tratamento ajuda a evitar muitas alterações futuras!

Duração de um tratamento

Segundo o antigo livro Nei Ching, o livro fundamental da medicina tradicional chinesa, diz em relação ao tratamento da acupuntura: "se o efeito for produzido, pare de se tratar, mas se o efeito não ocorrer, continue tratando sem perguntar sobre sua freqüência". Algumas pessoas procuram resolver apenas os sintomas de uma determinada doença e podem conseguir uma melhora rápida, após algumas sessões de cromopuntura. O ideal, contudo, é fazer um tratamento mais a longo prazo, em doses homeopáticas, para promover uma transformação profunda, atingindo áreas da psique profunda dando a chance de cicatrizar algumas feridas da alma. Neste sentido se consegue tratar realmente a causa da doença e não somente os sintomas. Para chegar neste nível do tratamento a pessoa precisa estar em sintonia com o seu próprio corpo, com a sua alma e sua mente. Ou pelo menos estar se esforçando para atingir esta sintonia, caso contrário irá desistir assim que reaparecerem os mesmos sintomas ou quando passar por uma etapa da terapia onde pode "agravar" os seu estado. Neste momento, importantíssimo para quem está se tratando, é necessário muita compreensão tanto do terapeuta quanto do paciente que está passando por uma "crise". A medicina esogética entende esta reação no sistema linfático como um "párachoque" ou seja os problemas psicológicos profundos do ser humano produzem suas reações dentro deste sistema como uma proteção, um sinal de limpeza. Na verdade podemos entender isto como uma manifestação da reação positiva, uma lição foi aprendida e precisa descarregar algo que não serve e jogar para fora. E isto se faz através do sistema linfático. Muitas vezes podem ocorrer reações como uma sensação de gripe passageira, irritabilidade, dor de cabeça, erupções na pele,

alterações intestinais, entre outras. É muito importante observar estes sintomas e relatar para o terapeuta para dar prosseguimento correto à terapia. E fique tranqüilo(a) você está reagindo muito bem!

Escrito por Ronaldo M Ramalho às 09h05 [ (0) Comente] [ envie esta mensagem ] [ link ]

29/03/2007
Qualidade do Ar em São Paulo Nestes dias a qualidade do ar em São Paulo está muito ruim para a saúde com altas temperaturas, por volta de 35 graus, e a baixa umidade do ar, por volta de 17% (considerado estado de alerta pela OMS). Além disto, o excesso de ozônio no ar pode causar irritação nos olhos, garganta, nariz e cansaço. Procure se hidratar adequadamente tomando muita água e não fazendo esforços excessivos.

Tratamento do Olho Seco
Como já visto no tópico sobre Olho Seco, o tratamento do ressecamento ocular é um tanto quanto complexo e deve ser individualizado de acordo com a gravidade do caso. São 3 objetivos no tratamento do olho seco: 1- Repor as lágrimas. 2- Conservar as lágrimas por mais tempo. 3- Aumentar a produção natural das lágrimas. Reposição de lágrimas É feita com colírios lubrificantes. Essas formulações apresentam propriedades químicas muito parecidas com a lagrima natural e não possuem medicamentos ativos sendo portanto praticamente sem efeitos colaterais. Os pacientes que usam esses colírios lubrificantes várias vezes ao dia devem dar preferência aos colírios com pouco ou nenhum conservante. O conservante é um produto químico usado na formulação dos medicamentos e quando usado varias vezes ao dia pode causar irritação no

É um medicamento muito eficaz e que deve ser usado por longo prazo mas que só é necessário em casos específicos.olho. Para saber como pingar os colírios de forma correta e eficiente.com/2010/10/como-pingarcolirios-de-forma-correta. Hoje em dia dispomos de oclusores do ponto lacrimal (chamados de plugs) que são fáceis de serem colocados e praticamente não incomodam em nada o paciente. Já existem vários desses colírios lubrificantes sem conservante no mercado.medicodeolhos. . Embora inicialmente eles melhorem a aparência dos olhos e diminuam a vermelhidão. eles não devem ser usados de forma rotineira pelos pacientes com olho seco. Conservação das lágrimas Ao invés de repor a lágrima natural com colírios de lágrima artificial. no centro cirúrgico ou no consultório. o médico pode tentar reter a lágrima do paciente por mais tempo no olho. Essa oclusão do ponto lacrimal pode ser feita de forma permanente ou temporária. Alguns colírios usados popularmente contém em sua fórmula vasoconstritores.05 (restasis®). leia esse texto abaixo http://www. preste atenção porque nem todo colírio pode ser usado sobre a lente de contato.html Se você usa lentes de contato. Além de desinflamar o olho pode aumentar a produção das lágrimas. Leia esse texto sobre esse assunto Para casos onde a inflamação da superfície ocular é muito grande e contribui com o olho seco podemos usar um antiinflamatório na forma de colírio chamado ciclosporina 0. Alguns medicamentos exigem que você retire a lente na hora de pingar e espere alguns minutos antes de colocalas novamente. O modo mais eficaz de fazer isso é ocluir o ponto lacrimal que é o local por onde a lágrima escoa do nosso olho.

Aumentar a produção natural das lágrimas Essa seria a melhor opção de tratamento mas no entanto não dispomos de muitas opções para aumentar a produção natural das nossas lágrimas. Estudos mostraram que se a pessoa ingerir pouca água ao longo do dia sua lágrima vai ser de qualidade ruime em pouca quantidade. Existem formulações disponíveis (cápsulas de Omega 3) em farmácias e lojas de produtos naturais.Evitar ingerir bebidas alcoólicas e as que contem cafeína pois essas substâncias podem diminuir a produção lacrimal .se você usa alguns dos medicamentos listados no tópico anterior que podem piorar o olho seco converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar por outro remédio. Medidas gerais para melhora da qualidade de vida do paciente com olho seco . A suplementação alimentar com ômega 3 pode aumentar e melhorar a qualidade da lágrima produzida por nosso olho. especialmente se seus sintomas pioram nessas situações.ao sair em ambientes com muito ventos. . use óculos escuros que protejam bem os olhos . como o peixes e óleos vegetais são ricos em Omega 3 e devem fazer parte da dieta alimentar. Alguns alimentos. .evitar ambientes com fumaça de cigarro e poluição .Beber bastante água.umidificadores de ar podem ajudar em casos de olho seco severo .

as medidas listadas acima não são suficientes. preste atenção nos sintomas e procure seguir o tratamento prescrito pelo seu oftalmologista. síndrome de Stevens Johnson. Se você é portador da Síndrome do Olho Seco conheça essa ONG que reúne pacientes com Olho Seco e promove diversas atividades e palestras sobre esse assunto APOS.Se você usa muito computador lembre-se de piscar várias vezes. Transplante de glândulas salivares: é uma cirurgia muito agressiva e reservada para casos extremos. Cirurgias para casos muito graves de Olho Seco Em pacientes com olho seco muito severo. Tarsorrafia ou blefarorrafia: É um procedimento em que a abertura entre as pálpebras é diminuida e com isso a lágrima evapora menos..Associação dos Portadores de Olho Seco http://www. seu oftalmologista poderá indicar lentes especificas para olho seco que te deixarão mais confortável.se você usa lentes e elas estão desconfortáveis devido ao olho seco. Nesses casos. O que pode acontecer se o olho seco não for tratado? Dependendo da gravidade do olho seco. como pacientes com artrite reumatóide.org. . a córnea e a conjuntiva podem ser muito prejudicadas. Por isso. opacidades de córnea e o resultado pode ser até mesmo a cegueira. A ceratite pode evoluir para úlceras. Pode ocorrer uma ceratite que é uma inflamação da córnea. podemos fazer algumas cirurgias para melhorar o quadro. ou vítimas de queimadura ocular.apos. Quando estamos no computador diminuimos a frequência do piscar e isso piora a lubrificação do olho. Retira-se parte das glândulas salivares da boca e transplanta-se para a parte interna das pálpebras.br/ . Isso aumenta a lubrificação do olho.

A cromopuntura se destaca das demais terapias holísticas por ser uma técnica simples. A prática da Cromopuntura consiste na utilização de luzes coloridas sobre pontos específicos da pele.com/2010/10/como-pingarcolirios-de-forma-correta.com/2010/06/tratamento-do-olhoseco. Psiconeuroimunoloia e Biofotônica.medicodeolhos.html Você sabe a maneira certa de pingar os colírios? Leia esse texto e evite desperdícios e obtenha um efeito melhor http://www. se comunicam entre si e respondem a irradiação de luz e suas freqüências. onde demonstra cientificamente que todas as células de um organismo vivo são luminosas. somado a novos meridianos horizontais e diagonais descobertos por Peter Mandel através de seus estudos de Diagnóstico Energético dos Pontos Terminais (DEPT)*. . tendo como base os meridianos verticais da Medicina Tradicional Chinesa. Demonstrou que cada célula emite uma partícula de luz chamada “quantum de luz” ou “biofótons”. Fritz Albert Popp escreveu um trabalho sobre a biologia da luz. O Dr. dentre as quais a Homotoxicologia. Medicina Psicossomática. Popp acredita ter achado a chave para o código elementar da vida. Por isso. indolor e sem efeitos colaterais quando aplicada corretamente.html#ixzz1TGwlaQFq Cromopuntura esogética segundo Peter Mandel Desenvolvida pelo Naturopata alemão Peter Mandel. E esta chave é simplesmente a luz. que pode explicar a comunicação entre todos as criaturas.Para saber mais sobre Olho Seco.html Read more: Tratamento do Olho Seco http://www. não invasiva.blogspot.com/2010/05/olho-seco-oque-e-causas-e-tratamento. suas causas e tipos leia esse texto: http://blogoftalmo. a Cromopuntura Esogética é um sistema terapêutico eficaz que associa os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa ao saber científico contemporâneo de várias áreas da saúde.medicodeolhos.

oferece seminários de Cromopuntura e de Diagnóstico Energético dos Pontos Terminais (DEPT) segundo Peter Mandel. Este estímulo gera um processo físico no qual impulsos elétricos são enviados ao longo de caminhos nervosos à área da hipófise e do hipotálamo. mas sim holística. portanto. Alemanha. portanto. A cromopuntura é a união da tradicional acupuntura chinesa com a cromoterapia. A ciência mostra que células produzem luz colorida como resultado de processos físicos e químicos em seu interior e fazem das cores seu sistema de comunicação. traz em si uma informação. Com a ajuda dos fótons e elétrons. 1998) Sendo assim. Baseia-se no princípio de que a luz colorida constitue uma mensagem energética qualitativa. outros azul e alguns violeta. a cromopuntura não é uma medicina sintomática. desenvolvido na Alemanha e introduzido no Brasil desde 91. quanto às freqüências inerentes à mesma. equilibra os sistemas emocional. por . nascida na Alemanha e formada em naturopatia. seguindo meridianos de acupuntura. Essa curiosa cena integra uma sessão de cromopuntura. A terapeuta responsável é Doris Wiegandt. Estas mudanças trazem uma evolução individual na própria vida do paciente e. Alemanha. ao transportar informações curativas às células. desta forma corrigindo perturbações funcionais. (PAGNAMENTA. conseqüentemente as doenças. Com um instrumento semelhante a uma lanterna. essa soma resultou num método novo. Portanto os impulsos eletromagnéticos das luzes são capazes de corrigir irregularidades celulares. ela presumivelmente reagirá uma vez que seus receptores são familiarizados tanto com a luz. Florais de Bach pela Mechthild Scheffer. Massagem Energética e Acupuntura no Brasil. físico e mental do paciente. na sua verdadeira cura. mais eficiente e rápido que os originais. Cromopuntura Partindo do pressuposto de que distúrbios emocionais interferem na comunicação luminosa entre as células e causam desequilíbrios energéticos e. o terapeuta aplica fachos de luz colorida sobre a pele do paciente em pontos predeterminados. o alemão Peter Mandel criou na década de 80 uma técnica terapêutica que associa cromoterapia e acupuntura. Atualmente participa dos grupos de estudos anuais com Peter Mandel. com sede em Itapecerica da Serra.Quando luzes coloridas entram em contato com a pele. via estrutura atômica das células à área do órgão em questão. portanto. mas também acontece uma profunda mudança nos pacientes que tomam ciência e percebem o significado do sintoma propriamente dito. Certos sistemas de células produzem vermelho. restabelecendo a saúde. Formada também em reflexologia podal pela Hanne Marquardt. A cor. cuja técnica consiste na aplicação de raios luminosos coloridos no organismo. Master em Cromopuntura e Diagnóstico Energético dos Pontos Terminais segundo Peter Mandel. Não só os sintomas se atenuam ou desaparecem. que controlam e regulam as funções vitais. uma medicina que considera e compreende o ser humano também na sua dimensão interior. Cada cor. um tratamento alternativo. o impulso então se difunde. As informações para o funcionamento de cada orgão (e de todo o organismo) são levadas de uma célula para outra através das cores. O Mandel Institut do Brasil. onde a reação endócrina se manifesta.

escolhida dentre as cores espectrais e cores novas desenvolvidas por Mandel. Desde tempos imemoráveis os raios de sol têm sido usados para doenças físicas e mentais.Método Peter Mandel História. Segundo a cromopuntura. Descoberta a causa. Esse sistema é basicamente um sistema de comunicação celular e. Cor é a fonte primária de vida e saúde. para saber qual tipo de cor se irá aplicar. que se comunicam entre si. O tratamento da cromopuntura se dá por meio da aplicação de focos concentrados de luz colorida em pontos do corpo aptos a absorver e a conduzir a mensagem curativa. os astecas e os chineses . . A cromopuntura vai além de outros métodos terapêuticos ao reiluminar esses locais liberando o fluxo energético e permitindo que as informações causadoras das doenças aflorem à consciência. escurecem algumas regiões do corpo interferindo na comunicação luminosa. Antes de iniciá-las. causando distúrbios energéticos. O uso da cor fundamenta-se na Cromoterapia e também princípios próprios da cromopuntura. Em Santos podemos encontrar o serviço de Cromopuntura sob a responsabilidade da Terapeuta Corporal Andrea Umbuzeiro . A união da Cromopuntura com outros métodos de tratamento (inclusive alopatia). testa-se os pontos com um bastão de metal. entendem. mas com o tempo foi desenvolvendo seu próprio sistema. Ou seja: nada de agulhas doloridas ou grandes focos de luz que causam calor e desconforto. tinha que ter os mesmos efeitos terapêuticos específicos. resultantes de uma alteração de luz e qualidade de cor. O poeta e pesquisador Johann Wolfgang von Goethe tinha a mesma opinião. A aplicação da cor desvenda as reais causas dos distúrbios. Desenvolvimento e Comprovação Científica Luz e Cores podem Curar Muitos dos sistemas de antigas culturas tinham por base o fato de que luz e cores curam. baseado nesse princípio.exemplo. Os gregos. A Cromopuntura da Medicina Esogética . Para isso o terapeuta usa uma espécie de lanterna (set de cromopuntura) com um forte jato de luz que flue através de pontas intercambiáveis de cristal colorido (fibra óptica). Cor é uma "língua" que as nossas células. inclusive no sentido diagonal do corpo. visto que problemas emocionais (até mesmo relativos à infância ou ligados à gestação) interferem na comunicação luminosa das células. Pensamentos negativos geralmente inconscientes. Uma conclusão lógica dos antigos era o fato que a cor. corrige as informações trocadas pelas células e reequilibra os sistemas orgânicos. tóxico e degenerativo. composto de relés-transmissores. os romanos. Mandel descobriu que a Cromopuntura pode inverter condicionamentos. Ele considerava a sua teoria sobre a qualidade e as propriedades das cores. a qual considera que qualquer distúrbio se manifesta em três sistemas básicos: endócrino. todas as doenças têm causas psíquicas. por exemplo. como parte da luz. a principal tarefa é impedir que tais vibrações desarmônicas se espalhem pelas áreas circunvizinhas.473. segundo Peter Mandel. revelando as informações por trás dos males. ao permitir que se escolha uma determinada cor para introduzí-la no organismo. Isso porque em cada célula desordenada passa a haver informações inadequadas. O paciente percebe sua aflição a partir de uma tomada de consciência. dor ou doença. os hindus. As aplicações duram cerca de 45 minutos. descobrindo pontos novos. reorganizar funções e eliminar conteúdos prejudiciais ao organismo humano. Os egípcios.todos eles consideravam o sol como fonte de luz e como uma divindade que podia curar. pode ser de fato necessária uma vez manifestada a doença. Ao criar a cromopuntura. Peter Mandel explorou os pontos tradicionais da acupuntura chinesa. Quando isso não ocorre. Aqui entra a cromopuntura que. elimina-se a raiz da desordem e o problema deixa de existir.CRT 21. erigiram templos de luz com aposentos de cores diferentes para curar determinadas patologias. devido a um desequilíbrio energético. o paciente irá sentir um aviso sob a forma de um mal-estar. Nesse caso. monitores e ainda.

mas ela prova efetivamente o seu valor terapêutico. O campo de biofótons é superior à matéria. Ele provou que este corpo energético consiste de fato de luz visível. Em tempos mais recentes devem ser mencionados Finsen (prémio Nobel em 1903 pelo seu trabalho sobre terapia com luz e cores) e Rollier."filhas da luz". Isto foi provado há alguns anos pelo físico e pesquisador de biofótons F. que têm uma maior "receptividade". As mais recentes descobertas levam a conclusão que o metabolismo celular por inteiro e a comunicação entre células e grupos de células seria simplesmente impensável sem luz. sendo que seu efeito é indiscutível. tanto do lado positivo como negativo. Dinshah afirma que todas as doenças têm origem na falta ou o excesso de cores no nosso corpo. se tomam efetivos no nosso corpo como informações. O balanceamento desta discrepância promove a cura.é-. De acordo com Popp. tendo como suas cores quentes . mas ela é também o receptor e conversor de todas as vibrações que nos cercam. a sua obra mais importante. amarelo e azul . A razão para isto é que as freqüências das vibrações eletromagnéticas. é a parte negativa. i. Por isso. o que até 20 anos atrás era geralmente limitado às aplicações de luzes infravermelhas e ultravioletas. Outro que tomou como base o postulado de Goethe para sua própria filosofia e terapias era Rudolf Steiner. mesmo em ínfimas quantidades.o vermelho. Também Dinshah Ghadiali atribuiu grande importância às cores. verde e violeta. Ele afirmou. Popp provou que as células de todas as criaturas vivas emitem biofótons. os pontos de acupuntura fazem parte destas áreas. Popp da Alemanha. energias.das quais todas as outras cores se originam. ao calor. As Cores na Medicina Esogética . Em cromoterapia isto acontece via pele (absorção celular). de acordo com as mais recentes pesquisas. elas nos afetam. mesmo na menor das partículas. representam nada mais de que as várias freqüências da luz visível. análogo à retina dos olhos que transmite impulsos coloridos ao cérebro (absorção psíquica). Os filósofos chineses atribuem o equilíbrio do corpo humano a uma força universal. Yin. Isto também se aplica para medicamentos e às várias substancias nos alimentos ou no ambiente. Para poder estimular a auto-regulação (p. O número de vibrações numa escala definida é chamado de freqüência. O positivo Yang é associado ao dia.ex: o nosso sistema imunológico). como vibração pura. Cores. o que hoje é aceito cientificamente. absorve impulsos luminosos e/ou coloridos. Há freqüências específicas. Os dois formaram a base do que é hoje a terapia com luz e cores. o terapeuta deve introduzir no corpo uma certa informação equilibradora. A. A noite. Em terapias naturais sabe se há bastante tempo que os impulsos mais sutis provocam os maiores impactos. que afetam o nosso corpo físico. estão em relação com este corpo energético. i. vibrações eletromagnéticas. A sua obra não somente oferece uma visão fascinante do mundo da cromopuntura. Em homeopatia as chamadas "potências altas" têm um efeito mais profundo e mais prolongado. Em física. o frio e o feminino. Estas vibrações provocam direta e indiretamente as mais diferentes reações no corpo. que existem somente três cores básicas . Esta bipolaridade de Yin e Yang pode ser comparada aos pólos negativos e positivos da eletricidade. a qual. com suas cores frias azul. o laranja e o amarelo. Popp já havia feito pesquisas por muitos anos sobre as propriedades dos biofótons. Esta radiação representa um campo de força em volta do organismo e exerce grande influência em todo nosso processo bioenergético. Para eles o homem é a conexão entre o céu e a terra. Independentemente das experiências realizadas por Peter Mandel com a cromopuntura. A pele não somente protege e cobre o corpo. sendo que os dois existem no corpo humano como antagonistas que se complementam. O Efeito Energético das Cores As últimas pesquisas em biofísica confirmaram o fato que o indivíduo humano não possui somente um corpo material. Isto se aplica particularmente a um número de pontos e áreas na superfície da pele. uma vibração harmoniosa é o movimento regular de trás para frente num ritmo certo. a energia da vida chamada "Chi". à luz e ao masculino. onde.é. O Chi é dividido em Yin e Yang. todas as influências que afetam o organismo humano. o Prof. Estas energias já foram mencionadas na medicina tradicional chinesa há milhares de anos. a terapia com luz e cores é de suma importância para tratamentos holísticos.vermelho. mas que ele possui também um corpo energético.. De acordo com as pesquisas de Peter Mandel.

para testar sistematicamente a ressonância entre as cores em determinadas zonas e o seu respectivo órgão ou sistema. azul com vermelho = violeta. Como a nossa mente e o nosso corpo formam um todo. Resumindo: as nossas células que emitem luz. todavia.. Se nós relacionarmos estas cores básicas e mais o verde com o quatro temperamentos. principalmente nos setores emocionais/mentais.laranja. Peter Mandel testou durante anos a receptividade de cada ponto de acupuntura ou de segmento da pele. segmentos e pontos superiores hierarquicamente. azul anil e violeta são cores frias. O Efeito das Cores Mesmo que o olho do homem pode distinguir cerca de 169 nuances de cores diferentes. ela é particularmente um meio útil para influenciar e equilibrar o nosso corpo energético. A base importante da cromoterapia é o princípio da ressonância. podemos influenciar diretamente problemas físicos e psicológicos. amarelo e azul -das quais todas as outras cores de originam. psicossomático. o melancólico na cor azul e o fleumático vibra na cor verde. Isto requer muito tempo e paciência. corpo. expondo-os a várias cores exatamente definidas. como também sua cor complementar. Cada uma destas três cores têm sua cor secundária. Cada freqüência vibracional contem uma informação. genuína que penetra tudo. Para que um tratamento tenha êxito. trabalhá-lo e até neutralizá-lo sem que seja . e as assim chamadas cores espirituais (turquesa claro. Os tratamentos psicoterápicos têm. mas é a cor mais importante na cura. existem. onde isto não é possível pela acupuntura ou por injeções. que formam as assim chamadas somatotopias ou campos reflexos. causa de nossas doenças. atualmente é possível aplicar e introduzir informações via pele. amarelo com azul = verde. não importa quão profundo o problema está no subconsciente. A cor verde tanto é fria como quente. A combinação de pontos e zonas com a escolha específica das cores têm um efeito regulador na exata área que causou o problema. Mais e mais pessoas começam se perguntar sobre o porque deles estarem doentes e começam a procurar a raiz. A aplicação destes estímulos segue certas regras. a origem de seu problema. Como seu nome sugere. ou seja. devido ao fato que a vibração da própria célula começa a entrar em ressonância com a vibração da cor que está sendo aplicada. somente 3 cores básicas . sendo que as freqüências de cada cor são medidas em Nanômetros. causa das nossas doenças. O uso correto da cromopuntura pode. Estes campos reflexos obedecem a uma certa ordem. laranja e amarelo são cores quentes.Luz e cores serão um fator importante na medicina do futuro. podem se auto-regular pela ressonância através da aplicação de luz ou cores na pele. mente e espírito. É a mente que comando o nosso corpo e é de suma importância encontrarmos a causa primária (mental/emocional/espiritual) de uma doença. Além das cores básicas do espectro cromático. Luz e cores. amarelo . A influência da absorção das cores pela retina acontece através do talamus opticus. podemos afirmar que 90% das queixas físicas têm a sua origem na mente. As cores complementares são: vermelho . a cromopuntura utiliza também frequências infravermelhas e ultravioletas. já que o indivíduo doente normalmente não é capaz de submergir ao seu subconsciente para trazer a tona a causa ao consciente. púrpura e rosa). ou seja. Esta área (tálamo) é ao mesmo tempo também responsável pela informação introduzida via pele. verde limão. Células luminosas em desarmonia com o todo. o temperamento sanguíneo vibra na cor amarela. é neutra. As cores secundárias são a mistura de: vermelho com amarelo = laranja. Esta absorção via pele levou Peter Mandel a se valer dos pontos de acupuntura e de segmentos e pontos novos encontrados por ele. Como a cromopuntura é pura energia vibracional. a desvantagem de o terapeuta ser uma pessoa humana. ou Yang e azul claro. é necessário que o nosso enfoque esteja na pessoa e não na doença.é.verde. i.vermelho. De fato. são informação pura. do mais denso ao mais sutil. incapaz às vezes de ser objetivo quando se trata de detectar problemas através da verbalização. temos: o temperamento colérico que corresponde à cor vermelha. vermelho. Cores são partículas individuais do espectro luminoso visível. Esta célula individual "aprende" como equilibrar desarmonias com a ajuda destes impulsos harmonizantes e ela volta a oscilar na sua própria freqüência. elas são usadas particularmente para atingir as causas subconscientes das doenças. em comparação. Estas pessoas compreenderam que podem se curar quando eles começam a entender que eles são um "todo". onde poderá ser tratado. Esta informação provoca um efeito específico no corpo. provavelmente. são passíveis de também receber luz reguladora. Por intermédio da aplicação de luz colorida em certos pontos de acupuntura ou zonas no corpo. azul . O resultado disto foi ter encontrado zonas. Elas também são divididas em cores frias e quentes.violeta.

massagens. No Brasil a Cromopuntura é ainda pouco conhecida. também com as cores. O número de vibrações numa escala definida é chamado de freqüência. a acupuntura ainda era considerada um método empírico. a luz se estendia por todo o meridiano em questão. energias. que apresentam uma maior afinidade como antenas. Ela é também a antena e transformadora de todas as vibrações que nos atingem e nos rodeiam. onde a informação para o organismo é transmitida através dos pontos dos meridianos pela inserção de agulhas. Estes cientistas injetaram um líquido radioativo em certos pontos de acupuntura e conseguiram demonstrar e fotograficamente os raios gama percorrendo o corpo exatamente pelos mesmo caminhos que já haviam sido descritos nos ensinamentos da acupuntura há milênios. foi capaz de provar. Isto não significa a eliminação rápida de sintomas. nos pontos de acupuntura. Ela reage ao toque. o Instituto para Terapia Experimental de Novosibirsk na Rússia. à temperatura e a vários outros estímulos. após anos de experimentação. o nosso maior órgão por assim dizer. consequentemente. A equipe deste Instituto comprovou que a condução de luz no corpo humano acontece somente ao longo dos meridianos da acupuntura. com seus pontos de entrada e de saída. ventosas.é. Em todos os casos a pele é a porta para o interior e todas estas terapias se utilizam da pele como meio para o tratamento da pessoa doente. como também como terapia complementar. Em física. para restabelecer a harmonia das células uma vez que elas se comunicam através de luz. É sabido que a pele. já está sendo aplicado em várias partes do mundo.. E os pontos de acupuntura que apresentam menor resistência elétrica tem uma relação especial a todo tipo de estímulo e. Este método. Em Cromopuntura esta informação é transmitida. Em resumo: Doença não é nada mais que a perda de habilidade das células de vibrar na sua própria frequência. Somente nas regiões do corpo onde existem pontos de acupuntura. Isto é especialmente relevante para algumas áreas da pele e pontos. mas temos que encontrar a causa da doença através de um diagnóstico preciso e a aplicação correta de cores. Também cientistas de Instituto Necker em Paris provaram que existem linhas de transmissão luminosas igual os meridianos descritos pela Medicina Tradicional Chinesa. sob a direção do professor Pankratow . sendo que ela é um meio ideal para a profilaxia. com pequenos feixes de luzes coloridas. É sempre através do estímulo da pele que se tenta obter uma reação no interior a partir do exterior. Contudo. A milenar Terapia Tradicional Chinesa usa a pele como arsenal terapêutico através da acupuntura. que afetam o nosso corpo físico. apesar de já existirem vários terapeutas que trabalham com este método.. que a luz. então. A cromopuntura pode tanto ser aplicada como terapia principal. Estas . há alguns anos.verbalizado. a prevenção de doenças. moxa e outras manipulações. Até há pouco tempo. A Cromopuntura A Cromopuntura tem por base a milenar acupuntura. uma vibração harmoniosa é o movimento regular de trás para frente num ritmo certo. Há freqüências específicas. comprovado há mais de 25 anos. É óbvio. seja usada como fonte primária. mantenedora da vida. não é só o invólucro e a proteção do nosso organismo. também via pele mas sem agulhas. i. que existem no corpo humano (também em animais e plantas) vias de luz (caminhos) que correspondem exatamente aos trajetos dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa. emitem luz e são passíveis de receber infomações através de luz.

a estrutura coerente de informações se torna distorcida. a energia da vida chamada "Chi". a pele é capaz de registrar pressão. pela vibração da luz e pelas cores. causando desarmonia em todo sistema. a mente e o espírito. Nas células alteradas patologicamente ocorre distúrbio das informações energéticas. o laranja e o amarelo. Como. isto é. fisiologicamente. o físico. que até hoje não são passíveis de detecção pela medicina ocidental. Isto significa que distúrbios. de que todas as nossas células emitem e recebem vibrações luminosas e que se comunicam entre si.energias já foram mencionadas na medicina tradicional chinesa há milhares de anos. Popp. Os filósofos chineses atribuem o equilíbrio do corpo humano a uma força universal. que contêm simplesmente a energia de uma flor ou planta. As informações alteradas podem se disseminar pelo meio tecidual. Para eles o homem é a conexão entre o céu e a terra. a doença não é um fenômeno isolado no corpo. A noite. podemos afirmar que as nossas células respondem à irradiação de luz e cores específicas. empregados corretamente. De acordo com a visão bioenergética. tanto para curar como para prevenir doenças. O positivo Yang é associado ao dia. provocam um maior efeito. principalmente no eixo hipotálamo/hipofisário que desempenha um papel importante no equilíbrio energético do organismo. As mais altas potências da homeopatia. Somente o equilíbrio eqüilateral da bio-energia garante um organismo sadio.. A partir desta comprovação chega-se à conclusão que os meridianos e pontos podem também ser influenciados. Daí acontece um processo de registro e análise de dados e são ativados os setores com distúrbios vibracionais através da ressonância. toque. tendo como suas cores quentes . E até os dias de hoje não existe uma explicação científica do efeito dos remédios florais do Dr. o frio e o feminino. resultando até mesmo na mudança de cor e do brilho da célula. mas as funções reguladoras do nosso sistema endócrino têm em geral o controle da situação. . portanto. ou seja. com suas cores frias azul. Tais ocorrências são freqüentes no corpo humano. Ela atinge o indivíduo como um todo. pelo conteúdo da informação inerente às mais diversas freqüências e vibrações. podem obter os maiores efeitos. e muito mais especificamente. A medicina naturalista sabe que os mais tênues estímulos. ela também registra e reage a vibrações e. Cada célula do nosso corpo está em comunicação com todas as outras células e cada célula carrega dentro de si toda a programação do organismo. verde e violeta. Considerando o exposto acima e mais o fato comprovado pela pesquisa dos biofótons pelo biofísico Fritz A. O Chi é dividido em Yin e Yang. Parece que uma energia vibracional pura seja o meio mais indicado para influenciar o nosso corpo energético. sendo que os dois existem no corpo humano como antagonistas. Devido a este fenômeno. Na medicina chinesa o excesso ou defici6encia de Yin ou Yang provoca as doenças. é a parte negativa. devem ser harmonizados por manipulação regulatória. a escuridão.o vermelho. Yin. ela é sensível à vibração das cores. pequenas oscilações provocam grandes efeitos. Bach. à luz e ao masculino. perturbando o ritmo normal das atividades. temperatura e dor. Segundo a teoria da Cromopuntura os receptores da pele reconhecem informações luminosas e as transmitem para o sistema endócrino através de impulsos nervosos. Esta bipolaridade de Yin e Yang pode ser comparada aos pólos negativos e positivos da eletricidade. que não contêm mais nenhuma matéria. ao calor. mantendo o organismo no equilíbrio necessário.

Vermelho é a cor da maior penetração e faz o sangue circular. Laranja desmancha bloqueios físicos e psíquicos e é bom para caibras e dores musculares. É a cor da alegria e do bemestar e é a cor mais energética. pode provocar insônia. Crianças com dificuldade de concentração para estudar devem fazer o dever de casa com uma iluminação laranja. depressões e medo (nos casos de medos alternar com a cor azul).é o símbolo do sol no zênite e é uma cor quente. ajuda a nos decidir melhor.A partir da explicação científica da luz e das cores e mais a teoria das células . antiespasmódico e antiraquítico Laranja aumenta o apetite e deve ser usado na subnutrição e anorexia. Ela é expansiva e extroverte. cerebral e coronárias. do ódio e da alegria. aumenta o intelecto e a vitalidade. os órgãos e as estruturas do corpo. da raiva. fortalece os nervos. devidamente direcionada. Amarelo . deixa a pessoa irritada. anemia e eczemas a cor vermelha é indicada. Vermelho é a cor do coração. À nível orgânico todas as escleroses. Aumenta o nosso intelecto. pode levar à confusão mental e à uma vida sem rumo. estimula a digestão e sua assimilação. O amarelo é muito eficiente na apatia e falta de interesse no presente. é colagogo e anti-helmíntico. rápida e emotiva. sobrecarrega o organismo.Luzes coloridas podem equilibrar o biosistema do corpo físico. alternar com azul. É a cor mais importante na melancolia. a terapia com cores e luz colorida é de suma importância. reagem bem à cor laranja. sendo indicado para problemas circulatórios e favorece a hemoglobina. Vermelho em excesso provoca: agressividade. Em terapia o amarelo é um estimulante motor. principalmente na insuficiência. Nos casos de feridas e inflamações sem infecção. do pulmão e dos músculos. Em resumo . Laranja é indicado no descontentamento. alegre e clara. as glândulas. Vermelho estimula a sexualidade e aumenta a energia em geral. a nossa coragem e ajuda na coordenação dos pensamentos e melhora a concentração. nas psicoses. Laranja em excesso aumenta o apetite. as células. do fogo. A vibração da luz (cores) estimula as células a proceder a uma autoregulagem para restituir a comunicação celular sem distúrbios ou bloqueios. Laranja deve ser aplicada em todas as doenças cardíacas. em problemas de pele. aumenta processos infecciosos purulentos e pode levar à vícios. combatividade.é a cor da vida. do sol incandescente. Em terapia é um estimulante respiratório. do amor. Estimula a criatividade. também o apetite sexual. Em casos de enfarte e angina peitoral. a comunicação e o intercâmbio. como artério-. Crianças lerdas e preguiçosas deveriam fazer seu dever de casa sob uma luz vermelha. Pessoas insatisfeitas mudam de expressão facial sob luz amarela. asma. aumenta a circulação . Vermelho deixa a pessoa mais ativa. pode harmonizar todo o sistema. alegre. As Principais Cores e suas Indicações Vermelho . garganta. já que as diversas cores são vibrações e freqüências específicas da luz branca fracionada e podem influenciar sistemas orgânicos através das células. Luz é informação e esta informação. intestino preso. Laranja . no pessimismo. estimulada. levando a pessoa a participar de novo ativamente da vida.é uma mistura do vermelho com o amarelo. mental e emocional. Aumenta também o desejo exagerado por bens materiais. tosse crônica. aumenta a auto-estima.

harmoniza a respiração irregular. É um adstringente e antiálgico por excelência para qualquer tipo de dor. É boa para cura e limpeza a nível corporal. Violeta . Acalma uma tiróide hiper-ativa. junto com o hipotálamo. Em terapia o azul é diaforético. Trabalhos delicados são melhor feitos sob uma luz verde. febrífugo. substituindo os tranqüilizantes químicos. emocional e psíquico.é a cor da natureza e é considerada cor neutra.é a cor mais fria. Amarelo fortalece o sistema glandular e é indicado em todas as doenças do fígado. aumentando a nossa defesa orgânica. equilibra o emocional e recolhe e harmoniza energias dispersas devido ao stress. furúnculos. Protege contra influências externas e neutraliza problemas psicossomáticos. harmoniza um pâncreas hiper-ativo e é depressor cardíaco. substituindo qualquer medicamento para relaxar ou dormir. Ajuda a concentrar-se e perceber a nossa voz interior e aumenta o fluxo de energia entre consciente. mais limpa e mais profunda e simboliza a fidelidade. que tenderão voltar sob outra forma. pode aumentar a hipervalorização material e pode agir no sentido de abafarmos (enterrar) problemas emocionais não resolvidos. aumentando o efeito da meditação. . Azul em demasia leva à perda da realidade e pode impedir o fluxo de pensamentos lógicos. Azul significa distanciamento. relaxante e sedante. Verde . trazendo força espiritual e revelações. a nossa glândula mais importante. É a penúltima freqüência do espectro visível das cores. com conseqüente cura mais rápida de feridas. Também é bom para a visão. rins e estômago. e é estimulante e harmonizante da hipófise (pituitária). acalma pruridos e irritações da pele. Estimula o equilíbrio (a sincronização) entre os dois hemisférios cerebrais e é um calmante. faz parar hemorragias nasais e ajuda na formação de fagócitos. Ela é considerada a cor da energia cósmica. É a cor da freqüência vibratória mais alta no espectro visível das cores. quistos e nas inflamações das juntas e em doenças crônicas. Amarelo em excesso aumenta as tendências para inveja e ciúmes e o desejo exagerado de reconhecimento. harmonizando o nosso corpo físico e aurico (eletromagnético). coqueluche. antiálgico. Azul . A hipófise é. favorece a musculatura. É a cor do supra-sensível. É a cor calmante por excelência. é calmante. Verde nos protege da influência de pensamentos indesejados. tumores. podendo também provocar pesadelos. Verde também é indicado na bronquite. Em terapia o verde é anti-séptico. Em terapia aumenta os leucócitos. subconsciente e supraconsciente. uma vez que ela regula todo o nosso sistema endócrino. O verde simboliza a esperança. Verde é a cor mais importante na cura. desintoxicante. Azul é adstringente. trazendo satisfação e paz.linfática e ajuda na desintoxicação do organismo. da inspiração e de experiências paranormais. da alma. análogo ao Crab Apple dos remédios florais de Bach. bactericida. Verde em excesso pode diminuir o sentimento amoroso altruístico. estimula o baço e o sistema linfático. abaixa a pressão sangüínea e diminui a produção exagerada de leite na amamentação.é a cor da alquimia e da magia e é conhecida desde a antigüidade como a cor do espírito. Ativa a epífise (pineal) aumentando a sua atividade. Ela age no subconsciente. bexiga. introversão e profundeza da alma. principalmente para os diabéticos. sendo considerada a cor da intuição.

Verde Claro . aumentando a agilidade mental. . à depressões e ao distanciamento da realidade. todos eles emitindo ondas eletromagnéticas. frigidez e menopausa. usando-a com perícia. Em terapia é um depressor mental. equilibrando desarmonias psíquicas. É usado em processos inflamatórios purulentos. É boa para quem não gosta de multidões e de barulho. Ela transforma as forças instintivas. tendões e tecidos. traumas. permitindo que reconheçamos rapidamente problemas e as suas causas.é uma combinação de amarelo e verde.Violeta em excesso pode levar à confusão mental e espiritual. inclusive dar mais amor a um parceiro. fazendo com que sejamos mais compreensivos e amorosos. paralisias. doenças renais e do aparelho digestivo. Outras indicações são: coqueluche. Melhora a nossa expressão verbal e não-verbal. À nível psíquico o verde limão dissolve bloqueios e ajuda a superar estagnações. neurites. Azul turquesa em excesso leva a distanciar-se da vida e a problemas de comunicação. À nível físico. laxativa.é a cor da calma. É ótimo para hemorróidas e verrugas. como pode ser comprovado com a fotografia Kirlian. em doenças cardíacas específicas. É considerada uma cor fria refrescante e relaxante. Regula também a contração muscular. nas dores em geral e na congestão sangüínea. No espiritual ela age na nossa emanação eletromagnética. Verde Claro aplicado na glândula do timo aumenta a resistência contra infeções. devido à dissolução acelerada de toxinas. junto com o branco. Esta cor é estimulante cerebral.é a combinação da pureza do branco com a força do vermelho. Crianças irrequietas deveriam fazer o seu dever de casa com uma iluminação de azul-turquesa. expectorante e é um agente de re-mineralização. Magenta deve ser usado com muita prudência. tanto físicas como psíquicas.são análogos. Cor de Rosa em demasia provoca romantismo e emoções exagerados.é a combinação do vermelho com o violeta e é tanto Yin (fria) como Yang (quente). Cor de Rosa . como desmaios. da eternidade da quietude e da reserva. Verde Claro em excesso pode sobrecarregar o organismo . físico e mental. assistem televisão por longas horas. ela pode ser considerada como a cor do pronto socorro em todas as deficiências de falta de energia. Estimula a criatividade e a comunicação e. Azul-turquesa atua nos testículos e ovários e é indicado na impotência. Magenta e a essência floral de Bach . menopausa. ou moram ou trabalham perto de estações de rádio ou de radar. devem se proteger abusando da cor azul-turquesa.Rescue . Pessoas que trabalham muito à frente do computador. emocional e até espiritual. Ela harmoniza o intelecto e os sentimentos. antiácida. colocando pelo menos um lenço desta cor no pescoço. Púrpura . acalmando pensamentos e nervosidade em demasia. É uma cor altamente eficiente. etc. simboliza a verdade. É a cor do amor pelo próximo. É a cor do amor e ajuda a expressar sentimentos. já que o excesso pode levar ao stress físico. a oitava maior do vermelho. Em todos os estados agudos o azul turquesa é indicado e é protetor da tiróide. hemorragias e insônia. À seguir algumas cores mistas e suas indicações: Turquesa . tanto à nível espiritual como à nível orgânico. fortalece o nosso sentido de intuição.

quando há grandes epidemias. Em primeiro lugar devemos estar conscientes que todas as influências e problemáticas do dia a dia afetam sempre o nosso sistema imunológico. Elas podem ter um surto febril muito rápido e alto. Infelizmente nos dias de hoje e principalmente no caso de crianças. por exemplo as alergias. claro. Este fenômeno não é nenhum indício de fraqueza. a conseqüência seria uma dependência medicamentosa constante e um sistema orgânico de defesa cada vez mais fraco. Em doentes com câncer aplicam-se. A este respeito devemos ter em conta que cada indivíduo tem o seu próprio equilíbrio interior no que diz respeito à saúde e doença e deve ser tratado de acordo. . por exemplo. Devido e somente depois do aparecimento da AIDS as pesquisas do sistema imunológico foram enormemente intensivadas. banhos quentes para aumentar a temperatura do corpo. sem. Nunca. principalmente em crianças. O fenômeno da febre alta explica isto muito bem. Mas. Considera-se uma reação patológica de um mecanismo de defesa quando acontecem febre. inflamações e eliminação em excesso. É sabido que a febre é um das melhores chances para superar uma fraqueza imunológica. algumas pessoas não ficam infectadas. mas. Isto leva à conclusão que não são os agentes infeciosos que nos deixam doentes. são muitas em todas as áreas da medicina.. Em outras palavras: a sensibilidade daquilo que nos deixa doentes é muito variada. Também a época é muito importante. A escolha é do médico nestes casos. é uma reação natural de defesa do corpo. mas tão rápido que a febre veio ela também desaparece. os antibióticos são prescritos ou auto-ministrados mais do que depressa em casos de febre e resfriados.O Sistema Imunológico As Causas e a Sintomática Este tema é extremamente importante. Naturalmente existem doenças que precisam da supervisão de um médico para tratar reações fortes e perigosas. expor um doente grave a perigo de vida. O sistema imunológico tenta permanentemente reconduzir o nosso organismo ao seu estado ideal. e na próxima oportunidade a febre volta. em todas as épocas o nosso sistema imunológico esteve tão fraco como o é atualmente. Às vezes somente pés molhados na chuva nos deixam doentes e em outras situações parecidas nada acontece. As conseqüências de uma deficiência por longos anos do sistema imunológico. A este respeito devemos repensar as ditas auto-agressões do organismo. Isto também explica porque. O método tradicional antigo de aplicar compressas frias e banhos mornos podem influenciar muito mais suavemente o decorrer da febre sem efeitos colaterais. Supondo que durante uma vida toda combatemos doenças com medicamentos. E isto nos prejudica ainda mais se já temos algum problema de saúde. Com isto estamos impedindo um curso natural de cura. mas é a nossa mente que permite que estes agentes nos prejudicam. deveriam ser a primeira escolha. que aumentem lentamente a defesa do próprio organismo. também aqui métodos naturais. ativando assim o sistema imunológico. sem dar ao corpo a chance de se auto-curar. Nenhum outro sistema é capaz de reagir e de interagir tanto quanto o nosso sistema imunológico. e não raro resultam em câncer. ao contrário.

também pelo fato que o doente não sente mesmo apetite . É sempre aconselhável jejuar durante uma fase infeciosa ou febril. A sintomática básica. Pela medicina natural temos excelentes oportunidades para isto. Durante esta lavagem devemos estar atentos para que o doente não sinta frio. somente uma alimentação leve em forma de mingaus ou frutas. Ele/ela não gosta de si. O problema maior do depressivo é que a vida para ele/ela não tem estímulo.Doenças infeciosas são passíveis de serem tratadas com métodos naturais. tem complexo de inferioridade e principalmente sentimento de culpa. ou seja. Para relembrar: o sistema imunológico nunca é a causa de uma doença. É recomendável administrar alguns chás que favorecem a transpiração. O tratamento pela cromopuntura (aplicação de pequenos feixes de luzes coloridas nos pontos de acupuntura e outras áreas) considera principalmente todos os bloqueios linfáticos. a digestão é difícil e a respiração é lenta e pesada. tanto mais rápido é a reação a esta lavagem com água fria. Se tiver fome. jejum e repouso na cama. Em casos de doenças infeciosas crônicas ou em pacientes muito fracos podemos lavá-los com água fria. Também é muito bom fazer uma lavagem intestinal para esvaziar o intestino grosso. é um problema de desequilíbrio do funcionamento das nossas glândulas cerebrais. 4. abrindo assim a porta para doenças graves e às vezes incuráveis. o que automaticamente provoca transpiração e vermelhidão da pele. Alguns dias de jejum não prejudicam se administramos sucos de frutas e vitaminas líquidas. Por exemplo. mas é um sinalizador de que algo não está funcionando a contento. Por isso a prevenção é tão importante. eliminando assim pelo suor as toxinas. para ajudar na desintoxicação do fígado e do intestino. Medo ou tristeza profunda Os pensamentos e as emoções estão bloqueados Processos mentais ou mentais/físicos estão em desequilíbrio A depressão provoca na maioria das vezes problemas físicos como: neurastenia. tentando eliminar inflamações e febre pela pele e pelas mucosas. 3. 2. muitas vezes não consegue enfrentar situações debilitantes. batimentos cardíacos lentos e hipotensão. Quanto mais o corpo necessita transpirar no seu processo de cura. apesar de poder ser muito individual. Para esta estimulação temos zonas específicas no corpo que. Não existem metas. O sono não é profundo. tanto para prevenção como no caso de infeção. não existe um método melhor. de sálvia e outros. Problemas do Sistema Endócrino Depressão Em psicologia a depressão pertence às doenças endócrinas. junto com a administração de muito líquido. de que fazer o paciente transpirar. . Há falta de apetite. desobstruindo as vias linfáticas fazendo a linfa fluir. cobrindo-o rapidamente muito bem. pode ser resumida como segue: 1. como chá de bétula. Um sistema imunológico enfraquecido pela administração de muitos medicamentos. são altamente eficientes e a reação é muito rápida. 5. pela experiência de muitos anos.

É necessário quebrar padrões rígidos e estimular o doente a se auto-analisar. tendo perdido a sua luz. Às vezes uma doença passageira e banal leva o indivíduo à depressão. ou se os pais eram excessivamente rigorosos exigindo perfeição. uma vez que agora estão no consciente e não mais no subconsciente. Organicamente é a Epífise (ou Pineal). também exclusivamente com a aplicação de luzes coloridas. . às vezes inconscientemente. invejosa. cujos fracassos podem levá-lo à depressão. A Epífise produz. provocando desequilíbrio hormonal em todo sistema. E é com luzes que tentamos tirar esta pessoa da escuridão para a claridade dos pensamentos positivos e da vida. sendo que por outro lado a pessoa deprimida não é capaz de dar amor. Se considerarmos que a estrutura celular do nosso cérebro é o nosso "hardware" e a nossa vida emocional. (esportiva. o que é outra forma da procura por amor e atenção. O Tratamento da depressão é bastante difícil em todas as áreas médicas. mental e espiritual o nosso "software". como parceiro. de uma infância infeliz. o qual controla os ritmos do estado de vigília e os do sono da noite. As queixas e reclamações do depressivo são uma grande arma para manipular os seus entes mais próximos. Como a Epífise faz parte das nossas glândulas mestres no cérebro. É necessário muita conversa e muita compreensão por parte do médico ou terapeuta. aconselhando-o a deixar de repetir padrões do passado e estabelecer metas e diretrizes para o futuro. além de uma gama de medicamentos fortes. como: a procura por amor e uma vontade insaciável por ser amado. ou ainda se os pais queriam resolver suas próprias frustrações obrigando a criança ou o adolescente a uma vida profissional. tanto o medo das crianças. neutralizar estes traumas e conflitos. junto com o fígado o hormônio chamado Melatonina. Podemos dizer que a pessoa deprimida vive na escuridão. 6 e 9 anos. Outro critério ou causa é que o depressivo queira se vingar. fases importantes na vida de uma criança. Pela aplicação de luzes coloridas em áreas específicas podemos provocar (não verbalmente) que o doente se lembre de quadros e acontecimentos há muito tempo vividas e esquecidas. Contudo. podemos concluir que no caso do doente depressivo as duas partes estão em desequilíbrio. que a longo prazo acabam intoxicando o organismo. ciumenta. a sua hiper ou hipo função afeta também as outras glândulas. o nosso relógio interno.) não condizente com a sua índole. À partir destas lembranças podemos. Este dilema o leva muitas vezes à autodepreciação. Outros problemas do Sistema Endócrino Um outro problema do sistema endócrino é o Medo.As causas da depressão são na maioria das vezes difíceis de detectar. Uma alternativa é a Cromopuntura O principal enfoque no tratamento pela Cromopuntura está no nosso "software" para regular um fluxo informativo harmonioso glandular. que está envolvida em processos depressivos. etc. familiares e amigos. insegura. Se a criança não se sentia amada e protegida. Muitas vezes a depressão tem como causa traumas da infância que podem ter acontecidos por volta de 3. psicológicas ou terapêuticas. alguns fatores característicos são idênticos nas pessoas deprimidas. isto pode acarretar que o indivíduo na vida adulta se torna uma pessoa agressiva.

daquilo que faz a nossa "máquina" funcionar. componentes emocionais. A enxaqueca é uma doença praticamente incurável pela nossa medicina oficial. do Prana dos hindus. é necessário que o doente tente eliminar certos vícios. muitos deles hoje ainda empíricos sem comprovação laboratorial. A Medicina Esogética considera cada indivíduo como único. com as últimas conquistas científicas e laboratoriais. Isto significa que é necessário que a pessoa entenda o seu processo. de mudança de estilo da vida e exercícios físicos relaxantes. dependendo do caso. E. da energia vital. para não recair sempre no mesmo estado patológico.Copyright 2001 By IAOL Medicina Esogética A palavra "Esogética" é a combinação das palavras Esotérico e Energética. um alívio das tensões diárias e conflitantes. tratando o sistema renal.mas principalmente o medo das pessoas pela sobrevivência. que faça uma auto-análise daquilo que pode ter originado a sua doença. A proposta da Medicina Esogética procura sempre e em primeiro lugar que a pessoa doente entenda qual é a origem.elmon@uol. Nestes casos um aconselhamento alimentar. mas sempre tendo em vista o sistema endócrino. os rins são os responsáveis pela nossa energia ancestral e. são os culpados pela sua doença. ajudando-o a sair deste seu estado patológico. e portanto ele deve entender a sua doença de acordo com . proporcionamos. o criador desta nova terminologia e método terapêutico. Mas. Isto é um empreendimento difícil para quem está doente. pelo bem estar material e da insegurança em geral. do Chi dos chineses." Texto de: Elisabeth Eva Monogios . enfim.com. também na acupuntura. através das supra-renais. Como. Peter Mandel. porque uma doença isoladamente não existe e não cai simplesmente do céu. além do tratamento orgânico e endócrino. A palavra "Energética". problemas. a palavra "Esotérico" significa o resgate da sabedoria e de filosofias tradicionais antigas e que tratam dos princípios energéticos de todos os processos vitais. por outro lado. tem por base as mais modernas conquistas da tecnologia científica atual. do Ki dos japoneses. etc. situações. uma vez entendido o processo. na maioria das vezes. O objetivo da Medicina Esogética é mostrar caminhos alternativos. O tratamento nestes casos é algo diferenciado. a Cromopuntura é extremamente válida e pode até cura-la definitivamente. No sentido mais amplo. como a enxaqueca tem muitos componentes emocionais. procura transmitir e conjugar conhecimentos tradicionais. são extremamente válidos e positivos.br © direitos reservados . principalmente da bioenergética. sem igual. comportamentos. ou seja. sob outras formas muitas vezes. tentando fazer o doente entender que é ele mesmo o responsável pela sua doença. etc. envolvendo o Sistema Endócrino. o simbolismo daquilo que o fez ficar doente. porque na maioria das vezes ele considera que fatores externos. Problemas cardíacos e do sistema circulatório têm também. O Medo se origina do mau funcionamento dos rins e é por onde começamos o tratamento.proibido a reprodução . Muitos fatores contribuíram para isto antes que uma doença física se manifestasse.

Daionety Aparecida Pereira foto: olhares. bem estar e contentamento e a doença classificamos como: dor. certamente tentaremos evitar este sofrimento numa próxima vez ao manipular algo quente. sua real natureza foi por muito tempo completamente desconhecida. Nenhum médico. As idéias de que luz é emitida por uma fonte e refletida por um objeto e então atinge o olho produz a sensação de visão foi idealizada por Epicurus. sofrimento. Na verdade a doença é simplesmente o fator externo de uma irrealidade interna. um matemático francês do século XVII.). que deduziu corretamente que o raio luminoso muda de direção quando penetra em um meio mais denso. Ângulos de refração foram medidos por Ptolomeu em Alexandria um astrônomo do século I). entendendo os nossos erros e desacertos. Aborrecimentos. Apesar da luz e da cor terem merecido a atenção desde a antiguidade. A proposta da Medicina Esogética é que o indivíduo seja capaz de reconhecer os fatores que o fizeram ficar doente. Ele somente pode nos ajudar a encontrar o caminho certo da cura e da saúde Aplicação da cromopuntura como forma de terapia alternativa por Dra. agressões ou stress são principalmente emoções que permitimos que se formem. As leis de reflexão e refração foram descobertas juntas por Pierre Fernet. má sorte. E é isto que o indivíduo precisa entender e mudar sua forma de enfrentar situações estressantes. para que possa prevenir futuros problemas de saúde. Mas é fato que todos estes sentimentos se formam dentro da própria pessoa. inércia. medo. mudando o nosso enfoque. Exemplificando: Se nós queimamos nosso dedo no forno ou numa chama.com A natureza da luz A compreensão das propriedades luz e da cor é fundamental para o entendimento da cromopuntura.seu modo de vida. A Medicina Esogética considera a doença como "o trilhar de uma caminho errado porque o caminho certo não foi identificado" . E por isso o auto-conhecimento e a auto-análise é muito importante para podermos reconhecer qual o caminho certo para não ficarmos doentes. um filosofo grego 300 a. que às vezes não é o caminho certo.C. suas verdades suas emoções e comportamentos. enfrentando situações desagradáveis com coragem e pensamentos positivos. terapeuta ou gurú pode nos curar. Todos nós consideramos que saúde significa harmonia. Temos e teremos sempre o livre arbítrio de escolher a nossa trilha. . temos a chance de evitar no futuro a repetição destas mesmas situações. se estamos dispostos a refletir sobre acontecimentos no passado. Consequentemente. A formulação de leis gerais e especulação sobre a teoria da luz originase na Grécia e Arábia. realizações e contentamento são sentimentos que só aparentemente vêm de fora. golpe do destino. Conseqüência disso é que mais cedo ou mais tarde estas emoções negativas levam à doença física. Alegria.

as quais são atualmente denominadas quanta. A teoria da emissão estimulada postula que sobre certas condições os átomos podem . A existência de uma conexão entre eletromagnetismo e a luz já tinha sido proposta por Michel Faraday. porque cada uma vibra em um comprimento de onda especifico. e que posteriormente muitos físicos demonstraram ser a velocidade da luz. mas Maxuell formulou as regras matemáticas que governam a radiação eletromagnética.5 Km/s). apesar de não rejeitar completamente a teoria ondulatória. Einstein publicou a teoria da relatividade. defendia a teoria ondulatória. Inicialmente acreditou-se que permaneceria. No mesmo ano. O termo radiação eletromagnética descreve a transferência de energia no espaço por campos elétricos e magnéticos. Albert Einstein mostrou que. defendia a teoria corpuscular. O maior desenvolvimento do mecanismo quântico se deu entre 1925 e 1935. a qual modificava o papel da física. O físico alemão Max Planck demonstrou que o calor radiante é emitido em quantidades finitas. Em 1873. Ele também estabeleceu uma técnica para determinar o comprimento de onda de cada cor. Esses achados mostram que a luz branca contém todas as cores. mas a teoria principal foi desenvolvida por Leonardo da Vinci. existiam duas teorias para explicar a natureza da luz: a teoria corpuscular e a teoria ondulatória. que observou a rotação do plano de polarização de um raio de luz por um campo magnético. e na Inglaterra. e dava um papel especial à constante de velocidade c.792. uma completa descrição das sombras dada pelo astrônomo dinamarquês Johannes Kepler em 1604. foi necessário ter uma teoria que predissesse quando e em que situação cada tipo de comportamento se manifesta. Newton estabelece a periodicidade (uma das idéias básicas da teoria ondulatória) em uma fórmula que antecipava a mecânica quântica. A luz de uma fonte comum é emitida por átomos não correlacionados. Euclides estava familiarizado com a idéia básica. Partindo dessa equação. a teoria de ondas eletromagnéticas para a luz livre no espaço e o uso do conceito de quantum somente em relação à interação entre radiação e matéria. em algumas situações s conduzir na forma de ondas e em outras como partículas. a luz é toda conduzida em concentrados de energia quântica. na Inglaterra. Newton também observou que a luz branca. cada cor “curva” em um ângulo diferente. Por causa da luz. pode ser separada em um espectro de diferentes cores reproduzindo um arco íris. sem modificação. um holandês. no efeito fotoelétrico.A idéia de propagação retilínea da luz foi aplicada há muito tempo atrás. Entretanto em 1905. Após penetrar no anteparo. Aproximadamente na metade do século XVII (1650). Christian Huygens. algumas vezes incluem classes que não são visíveis). A teoria de Maxwell é uma teoria de ondas em um meio contínuo. Maxwell hipotizou a existência de ondas eletromagnéticas transversais que tinham uma constante de aceleração c no vácuo (299. A luz é designada como uma classe de radiações eletromagnéticas visíveis pelo olho humano (apesar da definição. Isaac Newton. James Clerk Maxwell (nascido em Edimburgo em 1831) propôs a teoria eletromagnética da luz. partículas de energia agora denominadas fótons. então há uma irregularidade ou incoerência entre as ondas emitidas por diferentes átomos. após passar através de um anteparo de vidro ou prisma. sem transferência de matéria.

O índice de diversidade de comprimentos de ondas para essa quantidade de luz mede a pureza do espectro. O produto entre a freqüência (v) e o comprimento de onda é igual a constante c (v=c). mostram que essa luz nunca é inteiramente de um único comprimento de onda. O caminho pelo qual o sistema visual analisa a cor é totalmente diferente do caminho pelo qual instrumentos físicos formam o espectro. A realização prática dessa condição. Luz de determinado comprimento de onda pode estimular o sistema visual de tal forma que a sensação de uma cor é produzida. Newton mostrou que uma fenda é usada adequadamente para selecionar uma pequena região espectro. Ele é formado pela reflexão e refração da luz nas gotas de chuva. O arco íris é o mais notável deles. È mais conveniente especificar uma onda eletromagnética pela freqüência na qual ela oscila ou vibra do que pelo comprimento de onda. para falar corretamente. cor e comprimento de onda estão associados. Porque radiações eletromagnéticas de comprimento de onda mais curto estão na ordem de diâmetros atômicos. foi conseguida em 1960 – o Laser. Na luz monocromática. então uma radiação coerente pode ser mantida indefinidamente. dada pelo físico suíço Anders Jonas Ångström é igual a 10-10 metros. A luz visível tem uma variação de comprimentos de onda que vai de aproximadamente 4000 Å (violeta) a 7000 Å (vermelho). Espectrum Luminoso A luz branca pode ser dispersa dentro do espectro por refração. e não observou qualquer dispersão quando passou essa luz através de um segundo prisma. Os raios surgem das gotas e são propagados para fora delas. a luz que passa através fenda é muito mais homogênea que luz branca original. Entretanto. medidas especiais são empregadas para especificalas. neste as cores são invertidas. Métodos delicados de interferometria. O comprimento de onda é inversamente proporcional à freqüência (v). O espectro pode ser produzido na natureza de várias formas. Um arco íris pode ser considerado como um espectro do sol. tem um caráter ondulatório e é especificada pelo comprimento de onda que a caracteriza mais especificamente do que a cor. A unidade Angstron. Cor é uma sensação na mente humana. não são coloridos”. difração interferência.fazer uma radiação em fase. geralmente expressa o número de oscilações por segundos ou Hertz (Hz). como disse Newton “os raios. Freqüência (v). . O vermelho é sempre visto do lado de fora e o azul do lado de dentro da curvatura. Hoje a teoria da luz chegou a um ponto no qual todos os fenômenos terrestres estão incluídos em uma teoria lógica. entretanto o tamanho da fenda pode selecionar uma quantidade de comprimentos de ondas. Um arco íris mais fraco é formado pelos raios que foram refletidos duas vezes. bem como outras radiações eletromagnéticas. a velocidade das luz no vácuo. que previamente parecia impossível. mas para cada comprimento de onda há um ângulo mínimo de desvio e há concentração de energia nesse ângulo. Luz. simbolizada por Å. todavia.

justamente porque não dispersam quase nada de calor. Utilização da luz como terapia É importante compreender a relação entre cor. Portanto. mas estas cores da faixa do violeta já terão misturado algumas radiações ionizantes. denominados estado de energia ou estado estacionário. as luzes na faixa do azul violeta contêm mais energia do que as da faixa do vermelho. Mas as luzes azul e violeta (maiores freqüências) são mais energéticas e penetrantes que as luzes laranja e vermelho. Sob condições normais. As luzes da faixa do vermelho são menos penetrantes que as da faixa do violeta. capaz de alterar os tecidos. que nada mais é do que um indicador externo. emitido a uma determinada freqüência (v). chamada linha espectral. comprimento de onda. é geralmente baixa se comparada à luz decomposta por um prisma e selecionada por uma fenda (laser). o que determina o modo de atuação física da luz no organismo é a quantidade de energia gerada por sua fonte. produzir radiações ionizantes que são radiações muito penetrantes. O verde que se encontra no centro do espectro se equilibra entre os dois extremos. apesar das aparências contrarias (por causa da sensação de calor e frio). do tipo e da quantidade de energia que estamos usando. tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos. Ondas longas possuem menos energia. voltando ao seu estado de menor energia. ou ao redor desse estado. e a medida de energia desse átomo será o resultado de um dos valores característicos desse átomo. portanto. fácil de ver. calor e ionização porque dependendo dessas variáveis uma cor irá exercer efeitos físicos diferentes. Isso explica. portanto aparece uma luz de um comprimento de onda distinta. Desta forma. portanto. um átomo está sempre no seu menor estado possível de energia. que são transparentes somente para uma específica classe de comprimentos de ondas.Luzes de diferentes cores também podem ser selecionadas por filtros. A energia emitida por um átomo é geralmente carregada por um photon. portanto. Radiações de alta energia como RX e Rd (freqüências com amplitudes de 1015 a 1021 Hz). Quanto maior a energia do photon maior é a freqüência da onda eletromagnética (ondas curtas). e então. A energia do photon (E) é igual a uma constante multiplicada pela freqüência (E=hv) onde h é a constante de Planck (6. A luz visível (4-7 x 1014 Hz) não é ionizante e é. A pureza da luz colorida obtida.amarelo. a qual determinará a cor produzida. Essa energia extra é freqüentemente emitida como radiação eletromagnética. menos penetrante. penetram menos nos tecidos do que as ondas curtas e produzem mais calor local. Uma cor da faixa do vermelho (maior comprimento de onda) vai ser acompanhada por uma produção de calor bem maior do que as cores da faixa do violeta. o nível de profundidade diferente em que um organismo pode ser lesado pela exposição excessiva ao calor ou aos raios X. Luz e Átomo Um átomo isolado pode existir como estrutura estável somente em certos estados distintos. Se um átomo está em estado neutro e lhe é dada uma quantidade de energia. ele passará a um estado excitado e liberará essa energia extra espontaneamente. por exemplo.6256x 10-34 jaule/segundo). .

toxinas e células mortas. VERDE – Ocupa exatamente o centro do espectro eqüidistante dos dois pólos. È utilizada para promover a cura e a cicatrização de lesões diversas especialmente em órgão e tecidos sensíveis. cálculos renais e biliares. hipertensão e neurite. Por ter comprimento de onda intermediário (5200 Å). estimula a digestão. A luz vermelha é indicada na insuficiência cardíaca e aporte insuficiente de sangue. É indicada nas deficiências do estomago. Contra indicações – febre. Impulsiona a atividade celular favorecendo a cicatrização. pâncreas e vesícula biliar. o que resulta em maior aporte sangüíneo. Contra indicações – febre. feridas não supuradas. È propicia para a digestão e metabolismo alimentar. bronquite. asma. sendo a diferença entre elas apenas de intensidade. anemia. vasodilatação e aumento da freqüência cardíaca. aumenta a pulsação sem aumentar a pressão. sem excitar como o vermelho. inflamações e processos degenerativos. Todas as suas características físicas o colocam como a cor mais semelhante ao branco. È vasodilatadora e estimula a atividade celular. É quente. asma. inflamações. É usado em ferimentos. A luz verde é indicada nas tosses. hipertensão e neurite. anemias. aumenta o apetite. paralisias e doenças musculares atróficas. ainda as terminações nervosas e aumenta a sensibilidade.VERMELHO – A luz vermelha é a de maior comprimento de onda (7600 Å). é a que penetra menos nos tecidos produz mais calor. hipertensão. AMARELO – Tem a metade da força estimulante do vermelho e metade da capacidade reparadora do verde. vermelho e violeta. maior aporte de nutrientes de células de defesa. inflamação aguda e diarréia. aumenta fertilidade e fecundidade. acelerando o combate às infecções e a recuperação dos tecidos lesados. penetra mais nos tecidos que o vermelho e reduz a reação inflamatória nos órgãos. ativa a digestão. tumores. tosse crônica. função renal. Acelera o processo de cura estimulando a proliferação celular e substituição dos tecidos degenerados. facilitando a regeneração de tecidos desvitalizados. LARANJA – Não se distingue nitidamente das cores que a formam (vermelho e amarelo). fígado. È indicada para todos os tipos de esclerose. Desta forma há a estimulação da circulação. Sua função básica é auxiliar o órgão ou célula a selecionar o que lhe é benéfico e eliminar o que lhe é inútil ou nocivo. Estimula. fortifica o sistema endócrino e agudiza processos crônicos. inflamações . laringites. Acelera também remoção de detritos. Contra indicações – febre. mas não tanto quanto o vermelho. onde o vermelho poderia ser prejudicial. como antiespamódico.

hemorragia. é depressor respiratório. É indicada no controle de infecções. a mais penetrante. denominado bastão cromático. dilatações brônquicas e doenças oculares. fria e adstringente. . Contra indicações – hipotensão. contrações musculares e reumatismo. ÍNDIGO – É uma luz elétrica. tem efeito bactericida e elimina toxinas e detritos resultantes da infecção. Contra indicações – hipotensão. paralisia e contrações musculares. hemorragias e patologias de garganta. lesões de ligamentos e regula a contração muscular. composto por uma fonte de luz branca uma fenda onde é colocado o filtro de luz desejado. Aumenta o metabolismo. VIOLETA – Ocupa o extremo frio do espectro de cores. controla todos os sentidos. tem efeito descongestionante e promove o crescimento. Contra indicações – hipertensão. paralisia e contrações musculares. Para isso utilizamos um aparelho elétrico. dor. portanto. É indicada nas alterações dos órgãos do sentido. congestão. nas alterações neurológicas com convulsões. tônico muscular e anestésico. hipertensão. paralisia e contrações musculares. cistos. Estimula o sistema linfático. AZUL – Luz fria. Indicada nas supurações. taquicardia. é a luz visível de menor comprimento de onda (4000 Å) e. Cromopuntura A cromopuntura consiste na aplicação de luz colorida em pontos de acupuntura para o tratamento de doenças ou alterações fisiológicas. Contra indicações – hipotensão.articulares. com efeito relaxante e analgésico. podendo atingir estruturas orgânicas em maior profundidade que as outras cores. e um cristal de quartzo branco por onde a luz é projetada. Tem propriedade anti-séptica e promove a contração de artérias e veias. a produção óssea e a regeneração dos tecidos. induz a produção de fagócitos. febre. na cicatrização de feridas e no alívio da dor. Estimula a circulação periférica e o sistema imunológico. paralisia.

e diretamente sobre os tecidos e órgãos afetados.BASTÃO CROMÁTICO: APARELHO UTILIZADO PARA SELEÇÃO E APLICAÇÃO DE LUZ COLORIDA. agudas ou crônicas. nas doenças articulares. o que permite uma potencialização dos dois tipos de terapias. Dra.05 . nas faringites e traqueites.FIG. nos processos de coluna. Com esse recurso temos obtido muito sucesso na desobstrução uretral de gatos com DTUIF idiopática. ou seja. As aplicações podem ser feitas em pontos de acupuntura específicos para as varias patologias. além da estimulação dos pontos de acupuntura estamos utilizando também os efeitos da cromoterapia nos tecidos onde o foco de luz incide. Daionety Aparecida Pereira Médica Veterinária . em todos os casos de doenças inflamatórias. A escolha da cor se faz de acordo com as características de cada uma delas e da doença a ser tratada e o tempo de exposição à luz vai de 30 segundos a 4 minutos de acordo com a intensidade dos sintomas. Quando usamos a cromopuntura.