REINALDO DE SOUZA TEIXEIRA – CABO FRIO/RJ – 22/08/10 ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DA GESTÃO DE PESSOAS MACÊDO, Ivanildo Izaias de.

RODRIGUES, Denise Ferreira. JOHANN, Maria Elizabeth. CUNHA, Neisa Maria Martins da. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. CAPÍTULO 1 – MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS 1. As diferenças perceptuais podem influenciar os relacionamentos interpessoais? Sim, porque cada indivíduo tem uma percepção única e subjetiva, através da qual forma impressões das outras pessoas, na esperança de compreendê-las para um melhor relacionamento (p.23); 2. Quem investe no autoconhecimento aumenta suas chances de sucesso. Você concorda com essa afirmação? Por que? Sim. Porque poderá aperfeiçoar sua personalidade e inteligência emocional (p.17), e conhecer e lidar com suas próprias emoções, motivar-se e reconhecer as emoções no outro, e saber relacionar-se (p.27); 3. Como o feedback do líder pode influenciar o comportamento de sua equipe? Com o autoconhecimento do líder, podem-se formar equipes autogerenciáveis, através do desenvolvimento da capacidade de fazer e receber críticas construtivas, a fim de corrigir os desvios de condutas individuais (p.29). CAPÍTULO 2 - APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS. 1. Quais as principais características do processo de aprendizagem? Mudança de comportamento; Aprendizagem decorre da prática; A mudança produzida é quase permanente; O processo não é diretamente observável. 2. Que relação tem as idéias de Paulo Freire com o papel do líder como educador? “Ensinar é promover a construção do conhecimento, ensinar é pensar certo, ensinar é escutar” Deve-se promover condições para que os conhecimentos sejam construídos pelo aprendiz. Propor desafios, acompanhar a realização da tarefa, avaliar criticamente o desempenho e exercitá-lo a fim de adquirir perícia. O líder deve partir do nível de conhecimento em que se encontra o liderado, sabendo que este tem capacidade para criticar o conteúdo ensinado e chegar a conclusões por si mesmo. Logo, pensar certo envolve a reflexão crítica sobre nossas práticas. Quem tem algo a dizer deve incentivar quem escuta a participar do processo de aprendizado com seu saber [único e indispensável à construção do saber coletivo, tornando-se também agente desse saber.

2. Do assédio moral e suas repercussões? Qualquer indivíduo pode vir a se tornar um agressor. Na sua experiência profissional você considera que predominam os comportamentos burocráticos ou os comportamentos inovadores? Por que? No marketing. 2. Também é primordial seguir os valores de veracidade. enquanto as organizações contemporâneas incentivam a partilha. 4. Da importância de uma postura ética organizacional? A organização deve criar um clima transparente. para atuar correta e adequadamente.3. a confiança e a autoridade fundamentada no conhecimento. e se manifesta em diferentes situações. CAPÍTULO 4 – COMUNICAÇÃO 1. eticamente obtidos. De que modo as falhas no processo de comunicação podem prejudicar a organização? A informação ou idéia inicial chegará distorcida ao seu destino final. isolamento. Quais são as principais diferenças comportamentais entre o modelo burocrático de gestão e os das organizações contemporâneas? O modelo burocrático de gestão tem seus aspectos centrais no formalismo. de confiança e respeito mútuo. integridade. indução ao erro. assédio sexual. 3. que produzirá um efeito positivo sobre suas relações com as partes interessadas. fazendo-o crer que todos estão contra ele. gerando credibilidade interna e externa. recusa à comunicação direta. principalmente em empresas onde a gestão ainda é centralizadora. na impessoalidade e no profissionalismo. para poder acusá-lo em seguida. CAPÍTULO 3 – ÉTICA APLICADA ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO Após a leitura deste capítulo. equidade e igualdade. Também é fundamental obedecer ao princípio do bem comum. confiando-lhe tarefas inúteis. afronta. via peças publicitárias. a colaboração. Na solução de problemas deve-se estar a par dos dados. mas na prática. que reflexões você faria a respeito: 1. ainda há uma miscelânea entre os comportamentos. onde a inovação é o sustentáculo principal da sobrevivência organizacional. Da utilidade da ética em sua vida profissional? A ética nos ensina a formar um juízo sobre qualquer situação. respeitando os limites da lei e preservando o interesse da comunidade. para identificar as causas. descrédito por meio de insinuações sobre sua competência. predominam os comportamentos inovadores. Por que é importante o líder saber “ler” os aspectos não-verbais da comunicação dos seus colaboradores? . ou nem chegará. fazendo com que o cumprimento dos objetivos não seja alcançado. tais como: desqualificação da pessoa por meio de comunicação não-verbal.

2. 3. 2. 2. desde que lhe sejam fornecidas ferramentas de aprendizagem. mas nos resultados. com comunicação remota. . Os novos gerentes não têm conhecimento suficiente para esclarecer as dúvidas e resolver problemas. e na fanática.MOTIVAÇÃO 1. “Na consciência ingênua há uma busca de compromisso. podendo superar as expectativas. instituições e processos. uma entrega irracional”. na crítica. Quais as principais barreiras de comunicação existentes em sua organização? A comunicação entre a diretoria e os funcionários da base da pirâmide. sem muito empenho. qual será o resultado? A motivação suscita comportamentos proativos. assim como os objetivos mais difíceis conduzem a um melhor desempenho. CAPÍTULO 5 . em toda parte (p. passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. tom de voz etc. e com a relação entre líder-liderados baseando-se na confiança e não no controle do indivíduo. o trabalhador se esforçará ao máximo para cumprir a tarefa. Quais são aas principais características da liderança conectiva e em que ela se distingue das demais? Induzem e exploram interconexões entre pessoas. CAPÍTULO 6 – LIDERANÇA COMO ESSÊNCIA DA GESTÃO 1. que é uma reunião de pessoas com um ou mais objetivos comuns e que se percebem como seus integrantes. Portanto. porém talentoso? Provavelmente cumprirá sua tarefa na medida. mas não tiver as habilidades necessárias para a tarefa que lhe confiaram. Como você explica a formação de um grupo e sua transformação em equipe? Quando o grupo. Especialistas de várias áreas x Autonomia para contratar pessoas e utilizar recursos Desenvolver atividade específica (projetos) x Autonomia para decisões visando melhores resultados e para decisões rápida. expressões faciais. Se um trabalhador for uma pessoa esforçada e motivada. CAPÍTULO 7 – FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES 1.Para obter um feedback através das “pistas” dadas através dos gestos.116). Como será o trabalho de um colaborador desmotivado. Como você vê a atuação do líder no universo do teletrabalho? Descentralizada. há um compromisso. Estabeleça um paralelo entre uma equipe autogerenciada e uma multifuncional.