You are on page 1of 27

Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

Mestranda em Lingstica Aplicada

Educao Especial para Surdos

Vale Verde Agosto de 2008


1

O que a surdez?
Surdez Surdo: se refere ao indivduo que apreende o mundo por meio de experincias visuais surdo-cegueira Deficiente Auditivo (D.A.) Surdo-mudo Mudo

Dados
Censo Demogrfico - 2000
Total c/surdez 5.750.805 Idade: 0 - 17 519.460 Idade: 18 -24 256.884

Censo Escolar 2003


Total Surdos matriculados Ensino Bsico Ensino Mdio Concludo 2.041

(MEC/INEP)
Ensino Superior

56.024

344

Total de crianas e jovens surdos (0 24) = 766.344; Total de Surdos matriculados = 56.024; Taxa de analfabetismo (7 14) => 28% = 15.686; Ensino Mdio Concludo => 3% = 2.041; Ensino Superior iniciado = 344; (90% na rede privada) Total de Surdos excludos do sistema escolar = 710.320 (723.230 populao de Macei) 3 55% das crianas surdas so pobres!!!

Comunidade e cultura surda


Comunidade surda aquela que rene pessoas usurias da LS: surdos, familiares de surdos, profissionais da rea da surdez (professores, fonoaudilogos, mdicos, psiclogos, pedagogos, etc); Cultura surda: conjunto de prticas referentes comunidade surda, como a produo de bens culturais especficos para os surdos, literatura surda, teatro, cinema, traduo e interpretao de programas televisivos; organizao de eventos esportivos adaptados;

ndios surdos
H cerca de 180 lnguas e dialetos indgenas no Brasil. O guarani, por exemplo, tem mais de 30 mil falantes, e outras, como o ianomami e o caingangue, contam com mais de 5 mil usurios. A nica lngua indgena de sinais reconhecida, porm, a da comunidade urubukaapor, no sul do Maranho. O povo dessa localidade remota na regio amaznica tem elevada incidncia de pessoas surdas (uma em cada 75) e desenvolveu uma forma prpria de comunicao por sinais; Toda a comunidade domina os gestos.

Literatura Surda
Literatura desenvolvida por e para surdos, com o objetivo de difundir e registrar a cultura e a comunidade surda, e a lngua de sinais; interessante veculo de alfabetizao e letramento dos surdos; sensibiliza os ouvintes para refletir sobre o tema.

Lnguas de sinais
lngua de modalidade visuo-espacial, com estrutura lingstica diferente da Lngua Portuguesa, sendo completa como qualquer lngua oral; a lngua natural das pessoas surdas. adquirida naturalmente a partir do contato com falantes dessa lngua; No universal, cada pas possui a sua lngua de sinais; Brasil >> LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais

A LS possui o alfabeto manual os sinais; Escrita de sinais; Intrprete: pessoa que interpreta da lngua oral para LS, ou da LS para lngua oral. Existem cursos especficos para formao de intrpretes, alm de provas constantes para verificar a fluncia do intrprete (PROLIBRAS).

Alfabeto

Instrutor: aquele que ensina a LS para surdos e/ou ouvintes. Existem cursos especficos para formao, e tambm deve prestar provas constantemente (PROLIBRAS). Pela legislao, os instrutores devem ser preferencialmente surdos.

Recursos
Sign Writing (Escrita de sinais) Torpedos, e-mails, chats, vdeos legendados e/ou com traduo em LIBRAS, programao televisiva com closed caption, dicionrio bilnge LIBRAS/LP

Escrita de Sinais

Legislao Lei n 10.436 24/04/2002

14

Abordagens educativas na educao dos surdos


Oralismo Comunicao Total Bilingismo Educao Inclusiva

Oralismo
Difundido em 1880, no Congresso de Milo, importante evento mundial sobre educao de surdos; os educadores passam a adotar, obrigatria e exclusivamente, o oralismo. imposio aos alunos surdos da necessidade de se aprender a falar. Utilizavam-se severos mtodos de fonoarticulao, treinamento de leitura labial e o acorrentamento das mos, para que fosse impedida qualquer tentativa de sinalizao por eles (o que prejudicaria o aprendizado da fala).

O grupo que defendia o oralismo, denominado oralista, acreditava que o mtodo ajudaria no desenvolvimento cognitivo e lingstico do surdo, fundamental para a aquisio de leitura e escrita alfabticas; apesar de insatisfatrio, durou cerca de 100 anos, e ainda hoje h quem defenda essa abordagem educativa.

Comunicao Total
Surge a partir do questionamento da eficcia do oralismo; apesar da proibio dos usos de sinais, os aprendizes surdos seguiam comunicando-se assim nos intervalos das aulas, escondidos dos professores em seus grupos, onde criavam seu prprio sistema de sinais. Dcada de 60 nos EUA, pesquisadores comeam a investigar as LS e a legitim-las; Dcada de 70 o oralismo cede lugar comunicao total; prope fazer uso de todo e qualquer mtodo de comunicao (sinais naturais e artificiais, palavras, smbolos, mmicas...) para permitir que a criana surda adquirisse uma linguagem.

Essa metodologia resultou na criao de sistemas de sinais que tm como caracterstica mais importante o fato de que a ordem de produo dos sinais sempre segue a ordem da produo das palavras da lngua falada da comunidade ouvinte, produzida simultaneamente (artificiais). Pontos positivos (+): as crianas surdas comeam a participar das conversas

com seus professores e familiares de um modo que jamais havia sido visto desde a adoo do oralismo estrito Pontos negativos (-): confuso; exigia esforo muito grande do aprendiz; as habilidades de escrita dos alunos continuava muito abaixo do esperado.

Bilingismo
[...] entre tantas possveis definies, pode ser considerado: o uso que as pessoas fazem de diferentes lnguas (duas ou mais) em diferentes contextos sociais (Quadros, 2005)

A abordagem bilnge busca remover a ateno da fala e concentrar-se no sinal; sinal O objetivo principal que o surdo compreenda e sinalize fluentemente em sua LS, e domine a escrita e LS leitura do idioma da cultura em que est inserido. A limitao fsica no uma deficincia, mas uma diferena.

Educao Inclusiva
Consiste na incluso de alunos surdos em uma escola regular de ouvintes O aluno ouvinte tem como recurso a leitura labial, porm, em mdia, apenas 25% do que se diz pode ser identicado pelos melhores leitores labiais do mundo, segundo Fine (1977). Por mais que o professor se esforce, em muitas atividades o aluno surdo ser prejudicado, como em uma leitura oral de um texto, ou, por exemplo, nas conversas, dilogos e debates em sala de aula; A presena de um intrprete de LS em sala de aula nem sempre a soluo: a grande maioria de intrpretes no tem a formao necessria, alm da grande diferena entre LS e lngua oral.
21

Como se comunicar com uma pessoa surda?


Olhe para a pessoa enquanto estiver falando; fale com movimentos labiais bem definidos, para que ela possa compreendlo; fale naturalmente, sem alterar o tom de voz ou exceder nas articulaes; evite falar de costas, de lado ou com a cabea baixa;

seja expressivo, pois a expresso fisionmica auxilia na comunicao; caso queira chamar a ateno, sinalize as mos movimentando-as no campo visual da pessoa surda ou toque gentilmente em seu brao; se voc tiver dificuldades em entendla, seja sincero e diga que voc no compreendeu. Pea a ela para repetir, e se ainda assim no entender, pealhe que escreva.

Materiais sobre surdez


Filmes: O milagre de Livros
Vendo Vozes (Oliver Sacks) O vo da Gaivota (Emanuelle Laborit) Estudos Surdos (Org. Ronice Mller) O que ser surdo? (Vera Stardnov) Educao e Surdez (Maura Corcini)

Anne Sulivan Filhos do silncio Querido Frank Sangue Negro Madagascar

Sites
Site Endereo
www.surdobilingue.org/bilingue www.editora-arara-azul.com.br www.acessobrasil.com.br/libras www.jonas.com.br www.feneis.org.br Blogvendovozes.blogspot.com

Bilinge.Org Ed. Arara Azul Dicionrio Libras Surdo.Org FENEIS Blog Vendo Vozes

Aos sete anos, eu falava, mas sem saber o que dizia. Com os sinais [...] tive acesso a informaes importantes: os conceitos, a reflexo; a escritura tornou-se mais simples, e a leitura tambm.[...] Posso reconhecer a cara de uma palavra! E desenh-la no espao! E escrev-la! E pronunci-la! E ser bilnge!
Emanuelle Laborit (1994)

Referncias
Blog Vendo Vozes:
http://blogvendovozes.blogspot.com

27

You might also like