You are on page 1of 15

Caractersticas do Jornalismo Alternativo dos Movimentos Sociais na Web

Larcio Torres de Ges1 UFBA

Resumo: O jornalismo alternativo da mdia dos movimentos sociais na Web diferencia-se da mdia tradicional, principalmente, pela seleo das notcias, fontes e enquadramento (framing). Este artigo defende que, destes elementos jornalsticos diferenciadores, o enquadramento se destaca. Ao analisar durante uma semana duas agncias de notcias alternativas na Internet (Agncia Carta Maior e IPS) e uma tradicional (Reuters), evidencia-se que a agenda das notcias e a aplicao da teoria do framing ajudam estabelecer contrastes e definies entre os dois tipos de mdias. Esta forma de pesquisa permite identificar na atuao dos meios de comunicao como privilegiam certos temas e certos enquadramentos na produo de notcias.

Abstract: The alternative journalism of the media of the social movements in the Web is differentiated of the traditional media, mainly, for the news selection, sources and framing. This article defends that, of these journalistic elements differentiators, the framing if detaches. When analyzing during one week two alternative news agencies in the Internet (Agncia Carta Maior and IPS) and a traditional one (Reuters), is proven that the news agenda and the application of the theory of framing help to establish contrasts and definitions between the two types of medias. This form of research allows to identify in the performance of the medias as they privilege certain subjects and certain framings in the production of news.

Palavras-chave: Jornalismo Alternativo; Agncias de Notcias; Framing

Keywords: Alternative Journalism; News Agencies; Framing

Graduado em Jornalismo pela UFBA (1994). Especializou-se em tica e Cidadania pela Escola Superior de Teologia (2003). Atualmente mestrando no Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura Contempornea da UFBA e membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line. Autor do livro O Mito Cristo no Cinema (Edufba/Edusc). Email: laerciogoes@gmail.com. Tel.: (71) 32617714. End.: Rua Antnio Passos 27 Federao Salvador BA.

Ciberlegenda

out/2007

2 1. Introduo

H uma grande dificuldade para se definir mdia alternativa pela amplitude e generalizao do seu significado, pois incorpora diferentes definies em termos de organizao de notcias, operao de contedo produzido e relao e interao com a sociedade como um todo (RENDEIRO, 2003). Platon e Deuze (2003) identificaram semelhanas entre a prtica jornalstica dos meios de comunicao alternativos e a imprensa tradicional, ao pesquisar o Indymedia (IMC). As empresas jornalsticas buscam tambm novas formas de relacionar-se com o pblico, compartilha dos mesmos princpios jornalsticos (verdade, tica e transparncia) e um restrito grupo controla aquilo que pode ou no ser publicado, evitando contedos preconceituosos e discriminatrios. Sendo assim, o Indymedia seria uma forma de jornalismo radical de compartilhar e selecionar notcias, mas no muito diferente de formas estabelecidas de jornalismo no tipo de problemas e discusses editoriais enfrentadas na prtica da publicao diria (PLATON e DEUZE, 2003).

Mas a proposta de mdia alternativa defendida neste artigo um modelo que privilegia o seu potencial transformador como instrumentos reflexivos de prticas de comunicao em redes sociais. Segundo Atton (2005) e outros autores, a relao entre a mdia alternativa e os movimentos sociais direciona um processo de comunicao alternativa. Para Downing (2002) a mdia radical privilegia os movimentos sociais sobre as instituies. Seu interesse considerar como mdia alternativa aquela que explicitamente forma a conscincia poltica atravs do esforo coletivo.

Porm ser apenas a mdia dos movimentos sociais no define a mdia alternativa como alternativa. necessrio haver diferenciao na prtica jornalstica, forma e contedo dos meios de comunicao tradicionais. Entre os elementos jornalsticos da mdia alternativa dos movimentos sociais, destacam-se a seleo das notcias, as fontes e, principalmente, o enquadramento (framing). Nas pesquisas sobre o papel da mdia em processos polticos, a teoria do framing tem encontrado proeminncia e popularidade, apesar do paradigma encontrar-se em estgio embrionrio. Suas aplicaes tm dinamizado o campo da comunicao poltica, oferecendo uma nova perspectiva para entender papel da mdia (PORTO, 2004). Na anlise da relao entre os movimentos sociais, a mdia alternativa e os meios de comunicao tradicionais no so diferentes. A aplicao da teoria do framing ajuda estabelecer contrastes e definies entre a mdia alternativa e tradicional.

Neste artigo desenvolvo preliminarmente a pesquisa sobre a organizao dos contedos das agncias de notcias alternativas no ciberespao. Foram analisadas e comparadas, durante uma semana, duas agncias de notcias alternativas na Internet (Agncia Carta Maior e IPS) e uma Ciberlegenda out/2007

3 tradicional (Reuters), observando as diferenas e semelhanas dos elementos jornalsticos, tais como seleo de notcias e enquadramento. As primeiras observaes demonstram que os contedos das agncias de notcias digitais alternativas so organizados segundo valores sociais, econmicos, polticos e culturais dos movimentos antiglobalizao (direitos humanos, ecologia, educao, direitos das minorias, justia social, movimentos sociais, cultura popular, tolerncia religiosa etc.).

2. Caractersticas do jornalismo alternativo

2.1. Enquadramento

A primeira sistematizao terica do framing foi feita por Erving Goffman (1986) em seu livro Frame Analysis. Goffman define enquadramentos como os princpios de organizao que orientam os eventos sociais, a construo de como as pessoas organizam a experincia. So marcos interpretativos mais gerais, construdos socialmente, que permitem s pessoas dar sentido aos eventos e s situaes (PORTO, 2004). No desenvolvimento do conceito realizado por Entman (1993 apud SCHEUFELE, 1999), enquadramento consiste em selecionar alguns aspectos de uma realidade percebida e destac-los em um texto comunicativo, de tal forma que promova uma particular definio de problema, interpretao de causa, avaliao moral e/ou recomendao de tratamento. O enquadramento guia como as pessoas entendem o mundo e, assim, formam julgamentos (BREWER, GRAF e WILLNAT, 2003).

Segundo pesquisas, ao menos cinco fatores podem potencialmente influenciar como jornalistas enquadram uma questo: normas sociais e valores, presses e constrangimentos organizacionais, presses de interesses de grupos, rotinas jornalsticas e orientaes polticas e ideolgicas dos jornalistas (SHOEMAKER e REESE, 1996; TUCHMAN, 1978 apud SCHEUFELE, 1999). Deste modo, a formao do enquadramento pode ser explicada pela interao de normas e prticas jornalsticas e a influncia de grupos de interesses (GAMSON e MODIGLIANI, 1987 apud SCHEUFELE, 1999). Certos tipos de interesses, incluindo fontes governamentais, so provavelmente os mais influentes na seleo da agenda e do enquadramento das questes. Mas a influncia na construo da agenda da mdia e do processo de enquadramento atenuando em parte pelas preferncias dos jornalistas por narrativas dramticas e pela interveno do jornalista no lugar onde as notcias ocorrem (PESTALARDO, 2006).

Ciberlegenda

out/2007

4 Alguns estudos tm classificado o framing da mdia em alguns esquemas estruturais ou enquadramentos genricos, que se concentram mais no contedo: conflito, interesse humano e conseqncias econmicas (KOENING, 2006). O enquadramento de conflito descreve o conflito entre indivduos, grupos ou instituies; interesse humano enfatiza histrias de vida humana e emotiva; e de conseqncias econmicas destacam as conseqncias que as questes traro sobre o indivduo, grupo, instituio, regio ou pas em termos econmicos (SEMETKO e VALKENBURG, 2000 apud KOENING, 2006). Os enquadramentos dos contedos tambm tm sido chamados de enquadramentos-mestre, classificados como enquadramento tnico-nacionalista, baseado em critrios religiosos, culturais e relaes de sangue; de cidadania liberal-individualista, que postula a liberdade do indivduo e a igualdade de todos os seres humanos frente ao Estado; e de harmonia com a natureza, que assume a existncia de diferentes realidades de cultura e natureza e atributos ao valor intrnseco da natureza (KOENING, 2006).

Em geral a perspectiva do enquadramento tem feito importantes contribuies no campo dos movimentos sociais e fornecido o entendimento de como os atores coletivos constroem um esquema interpretativo que fundamenta a mobilizao e sustenta a ao. Alm disso, elabora um sentido de injustia e de identidades coletivas para os protagonistas e seus alvos, oferecendo um diagnstico e prognstico de um problema e uma chamada ao para resolv-lo (BENFORD, 1997; STEINBERG, 1998). O elemento central do enquadramento a relao com a concepo de injustia que serve como base para articular ressentimentos e imaginar uma ordem social alternativa (CARROLL, 1996). Dentre as categorias genricas de quadros utilizados pelos movimentos sociais esto: injustia, oposio, hegemnico, igualdade de oportunidade e de direitos (BENFORD, 1997).

O processo de enquadramento deve ser analisado dentro do contexto de distribuio do poder poltico e social. Alguns estudiosos tm combinado os conceitos de enquadramento e hegemonia, estabelecendo relao entre a mdia e a mudana poltica. O enquadramento hegemnico mostrado pelos grandes meios de comunicao domina o discurso de tal maneira que aceito como senso comum ou neutras descries da realidade, no como interpretaes. Os movimentos sociais esto entre os primeiros desafiadores dos valores hegemnicos. Sua habilidade para desafiar a hegemonia est ligada diretamente ao processo de enquadramento e sua eficcia em influenciar os discursos noticiosos. Grupos marginalizados buscam influenciar a mdia para destacar seus interesses, mobilizar apoio e validar sua existncia como atores polticos. Constroem significados atravs do enquadramento e desafiam a ideologia hegemnica. Conseqentemente, o framing representa a ao dos movimentos sociais engajados na poltica contra-hegemnica (CARRAGEE e ROEFS, 2004).

Ciberlegenda

out/2007

5 2.2. Seleo de notcias

Os jornalistas so porteiros (gatekeeper) ou vigias das notcias, responsveis por selecionar dentre a grande quantidade de acontecimentos dirios em todo o mundo aqueles que chegaro ao conhecimento dos leitores. Os processos de seleo de notcias podem ocorrer em diversos nveis e vrias vezes, quer seja pelo reprter, pelo editor ou pelo empresrio. A seleo equivale a restringir o volume de informaes a assuntos que algum acha que merecem ser publicados. Os porteiros decidem quais acontecimentos sero divulgados e quais no sero, contribuindo para moldar a imagem que o leitor tem da sociedade e do mundo (KUNCZIC, 2002).

A escolha feita por critrios pessoais, processos organizacionais e padres e condies estruturais (SERRA, 2004). Um dos principais fatores no processo de seleo no a avaliao das notcias, mas a compulso para produzir um jornal, sendo assim fatores como a presso do tempo e a falta de espao influenciam tambm no comportamento dos seletores de notcias. Mas, em ltima anlise, os valores informativos nada mais so que as suposies intuitivas dos jornalistas com referncia quilo que interessa a um publico determinado, quilo que chama sua ateno (KUNCZIC, 2002).

A mdia alternativa divulga temas que a imprensa tradicional geralmente ignora, evita ou oculta. So assuntos emergentes que so cobertos antes de alcanarem a mdia ou a esfera pblica tradicional. A idia dar voz a outros que geralmente no so ouvidos (ATTON, 2005). Como observou Silva Jr. (2003), em sua pesquisa sobre as agncias de notcias brasileiras on-line (Agncia Estado, Folha Online e Jornal ltimo Segundo), h a presena dos mesmos assuntos na pauta diria das trs agncias, enquanto outros so parciais ou totalmente silenciados, tais como dinmicas de minorias (negros ou questo tnica, gays, presidirios, desabrigados, etc.); questes pblicas (saneamento, sade pblica, trabalhos de ONGs); cultura alternativa (msica alternativa, filmes, religies afro-brasileiras, cultura underground).

Por causa das relaes com o poder poltico e social, o sistema miditico trata o consumismo, o mercado, a desigualdade de classe e o individualismo como natural ou de forma freqentemente benevolente, enquanto a atividade poltica, os valores cvicos e as atividades antimercado tendem ser marginalizados ou condenados (MCCHESNEY, 2000 apud HARCUP, 2003). Enquanto a mdia tradicional tem uma tendncia de privilegiar o poder, a mdia alternativa privilegia o fraco e o marginal, oferece a perspectiva de baixo e fala o no-falado (HARCUP, 2003). A pauta desprezada ou esquecida dos grandes meios de comunicao. Mas observa-se atualmente que as agendas alternativas e tradicionais coincidem, pelos menos em alguns temas, como o dos alimentos Ciberlegenda out/2007

6 geneticamente modificados, aquecimento global, direitos das minorias, mas diferenciam-se, talvez, pelo enquadramento dado.

2.3. Fontes

Estudos sugerem que a cobertura das notcias predominantemente determinada pela disponibilidade das fontes, que determinam a natureza bsica das notcias e as diferenas de enquadramento (FAHMY, 2005). Na teoria do jornalismo, as fontes so classificadas em oficiais, oficiosas e independentes. As fontes oficiais so mantidas pelo estado, por empresas e organizaes como sindicatos ou associaes. As oficiosas so aquelas relacionadas de forma direta com uma instituio ou personalidade, mas sem poder formal de representao. J as independentes so aquelas sem vnculos diretos com o evento tratado (MACHADO, 2003).

A tendncia do jornalismo tradicional tratar as fontes oficiais como mais confiveis, mesmo sabendo de sua parcialidade e interesses. As fontes oficiais predominam nas redaes dos meios de comunicao tradicionais, defendendo interesses particulares como se fossem a vontade coletiva. Os jornalistas cultivam contatos com pessoas de influncia porque mais provvel que tomem parte em eventos notveis e suas opinies e aes interessem a outros indivduos, ou seja, aos receptores. Alm disso, h uma disposio de adotar os pontos de vistas de suas fontes ao se emitir a informao que delas se obteve (KUNCZIC, 2002). Pesquisas nos Estados Unidos demonstram que o uso de fontes oficiais governamentais predomina. Um relatrio sobre uma rede de notcias sobre a primeira guerra do Golfo revelou que 50% das reportagens foram originrias diretamente de portavozes oficiais (IYENGAR e SIMON, 1993 apud HORVIT, 2006). No jornalismo alternativo, dada voz aos que no tm voz, que denunciam as injustias, reivindicam direitos, combatem o status quo. Os porta-vozes dos movimentos sociais.

3. Agncias de Notcias

3.1. Agncias de Notcias Tradicionais

Entre as primeiras empresas transnacionais ou multinacionais de mdia, que desempenham um papel importante na difuso de notcias no processo de globalizao, esto as agncias de notcias. So organizaes que atuam e operam globalmente na produo, venda e distribuio de material jornalstico. Um pequeno grupo que funciona como cartel e responsvel pela seleo e Ciberlegenda out/2007

7 organizao das informaes para os meios de comunicao (jornais, rdio, redes de televiso e provedores online), instituies financeiras, governos e indivduos ao redor do mundo. As grandes agncias desempenham o papel, de certo modo, de selecionador (gatekeeper) de notcias mundial.

As agncias de notcias de mbito nacional, que restringem a cobertura jornalstica a seus pases, atuam globalmente na gerao e troca de informaes dentro de um sistema mundial de mdia que era controlado por quatro grandes agncias privadas ocidentais (Big-Four): Agence France-Presse (AFP), Associated Press (AP), United Press International (UPI) e Reuters - e pelas duas principais agncias estatais - Itar-Tass (Rssia) e Xinhua (China). Mas atualmente os conglomerados multimdia globais Associated Press e Reuters dominam o fluxo de notcias internacional, alcanando tambm a Internet. Uma das causas desta concentrao a homogeneizao dos contedos, pouca diversidade nas informaes e agendas semelhantes nos grandes portais de notcias no ciberespao (PATERSON, 2006). As grandes agncias tm sido tambm algumas vezes pioneiras no uso das novas tecnologias de comunicao. A Reuters, entre outras, foi rpida no uso do telgrafo, cabo telefnico, rdio, fotos, comunicao via satlite e computador. Atualmente, so organizaes multimdia complexas, que usam satlites para entregarem imagens, sons e textos noticiosos e servios de notcias online. Utilizam-se das facilidades da comunicao e so as maiores clientes das redes de telecomunicaes privadas e estatais, tambm investem em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias de comunicao, como o monitor de servios da Reuters que, na dcada de 80, possibilitou uma maior agilidade nas operaes do mercado financeiro (BOYD-BARRETT, 1998).

A Reuters possui aproximadamente 500.000 usurios, conecta-se com mais de 250.000 profissionais de finanas por meio do seu servio de mensagem instantnea (Reuters Messaging) e possui 2.400 jornalistas, fotgrafos e operadores de cmera em 197 redaes em 130 pases, alm de 16.000 funcionrios em 220 cidades de 94 pases2. O volume de notcias gerado mundialmente para o mercado de mdia gira em torno de 30 mil pginas por dia, sendo produzido em 19 diferentes lnguas. Ao mercado financeiro, a Reuters oferece acesso em tempo real a cerca de 5 milhes de registros de finanas e comrcio. O seu site visitado por cerca de 80 milhes de usurios/ms. Suas reas de atuao so de mdia (fornecimento de informao para jornais, revistas, TVs, rdios portais e sites da Internet) e de no-mdia (direcionada ao fornecimento de informaes para corretoras, agentes de bolsa de valores, bancos, empresas, rgos governamentais, etc.) (SILVA JR., 2006). Seus contedos no site em portugus so organizados por Manchetes, Mundo, Negcios, Esportes, Cultura, Brasil, Internet, Cotaes e ndices.
2

Reuters: www.about.reuters.com

Ciberlegenda

out/2007

3.2. Agncias de Notcias Alternativas: IPS e Carta Maior

Com a crena de que os meios de comunicao tradicionais e hegemnicos contribuem para o recrudescimento dos problemas sociais causados pela globalizao, difundindo e defendendo as idias neoliberais e o discurso da inevitabilidade do fenmeno, vrias formas de mdia alternativa surgiram no ciberespao, algumas seguindo o modelo das agncias de notcias e inspiradas pelos movimentos antiglobalizao, como o Frum Social Mundial. Exemplos deste tipo de mdia

alternativa digital so as agncias de notcias IPS (Inter Press Service) e Agncia Carta Maior, que praticam um jornalismo comprometido em defender valores dos movimentos antiglobalizao.

A IPS precursora das agncias de notcias alternativas. Surgiu em 1964, fundada pelo jornalista talo-argentino Roberto Svio, com o objetivo de fazer um jornalismo de representao igualitria de gnero, diversidade tnica e distribuio geogrfica e promover a participao democrtica na vida econmica, social e poltica. uma associao internacional sem fins lucrativos de jornalistas e de outros profissionais no campo das comunicaes. Tem o status consultivo de ONG (Organizao No-Governamental) no Conselho Econmico e Social (ECOSOC) da Organizao das Naes Unidas. Conta com uma rede de jornalistas em cerca de 120 pases na sia, frica e Amrica Latina e possui como clientes 3.000 meios de comunicao e milhares de grupos da sociedade civil, acadmicos e outros usurios. O servio mundial da IPS chega aos seus clientes via satlite e Internet disponvel em vrios idiomas.

Mas a nfase na globalizao a fase mais recente na atuao da agncia. Com a Guerra Fria e o crescimento do movimento dos pases no-alinhados, ampliou seu foco nos problemas e prioridades das regies desenvolvidas e promoveu a circulao de informaes Sul-Sul para incentivar a integrao regional e o desenvolvimento econmico, poltico e social (BOYD-BARRETT e RANTANEN, 1998). uma agncia de notcias especializada nas notcias do Terceiro Mundo, que sobrevive por oferecer uma agenda de notcias distintamente diferente das agncias internacionais ocidentais, com nfase no desenvolvimento, direitos humanos, democratizao, meio ambiente, sade, educao, cultura e gnero. Nos seus objetivos incluem a promoo do fluxo de informao entre as naes em desenvolvimento e a distribuio de notcias sobre o Sul aos clientes nas naes industrializadas do Norte (HORVIT, 2006; GIFFARD, 1999; RAUCH, 2003).

A Carta Maior foi lanada em fevereiro de 2001, durante o Frum Social Mundial em Porto Alegre. hoje constituda por uma equipe de nove jornalistas fixos (cinco em So Paulo, dois na sucursal Ciberlegenda out/2007

9 de Braslia, um na sucursal do Rio de Janeiro e um na sucursal do Rio Grande do Sul), alm de uma equipe tcnica e administrativa de 12 profissionais responsveis pelo desenho, programao e manuteno da pgina da agncia na internet. Conta ainda com um time de mais de 20 colaboradores fixos e mais de uma centena de flutuantes, que se revezam na cobertura de pautas sociais, polticas, econmicas e culturais. O objetivo declarado participar do esforo pela reconstruo de uma imprensa ligada transformao social no pas. A agncia dirigida ao pblico em geral e s publicaes de imprensa interessada numa linha editorial antiglobalizao. Mantm acordos e intercmbios com outras agncias independentes do exterior, que permitem a cobertura de eventos internacionais, como os Fruns Sociais Mundiais.

Na IPS (em portugus), os contedos so organizados pelas editorias/canais Amrica Latina, frica, Mundo, Economia, Direitos Humanos, Sade, Ambiente, Globalizao, Arte e Cultura, Energia, Poltica, Desenvolvimento e Colunistas. J na Carta Maior, so distribudos nos Canais: Colunistas, Anlise & Opinio, Arte & Cultura, Direitos Humanos, Economia, Educao, Humor, Internacional, Meio Ambiente, Movimentos Sociais e Poltica. Os contedos dessas agncias de notcias so organizados segundo valores sociais, econmicos, polticos e culturais dos movimentos antiglobalizao (direitos humanos, ecologia, educao, direitos das minorias, justia social, movimentos sociais, cultura popular, tolerncia religiosa etc.). Evidencia-se um arranjo formal (editorias) condicionado socialmente, que visa orientar o modelo de explorao do leitor segundo uma ordem de problemas relativos ao ambiente urbano e mundial em que est imerso (SILVA JR., 2002).

4. Metodologia

Para verificar as diferentes caractersticas entre as agncias de notcias tradicionais e as alternativas, foram pesquisados e comparados os temas e os enquadramentos, atravs da anlise de contedo, das notcias veiculadas nos sites da Reuters, Agncia Carta Maior e IPS, no perodo de uma semana (1o a 07 de julho de 2007). Para anlise dos temas, foi levado em conta se as notcias realmente so organizadas e pautadas segundos valores antiglobalizao dos movimentos sociais. J para os enquadramentos, foi escolhida a cobertura feita pelas agncias do VII Frum Social Mundial (FSM), que aconteceu em Nairbi no Qunia, de 20 a 25 de janeiro de 2007. O Frum Social, pela sua influncia e importncia para os movimentos sociais antiglobalizao, um estudo de caso esclarecedor para estabelecer diferenas de vises entre a mdia alternativa e tradicional.

Ciberlegenda

out/2007

10 O FSM foi realizado pela primeira vez em 2001 em Porto Alegre, onde aconteceu at 2004, quando teve por sede a cidade indiana de Mumbai. Em 2005, voltou capital do Rio Grande do Sul e em 2006 aconteceu como frum policntrico, em trs cidades: Bamako (19 a 23 de janeiro), Caracas (24 a 29 de janeiro) e Carachi (de 24 a 29 de maro). Criado como alternativa ao Frum Econmico Mundial, a reunio anual na localidade sua de Davos que atrai a elite empresarial e poltica do mundo, o FSM rene uma srie de grupos e indivduos, principalmente da sociedade civil, que se opem globalizao em seu modelo atual. O FSM de Nairbi foi o primeiro realizado em um pas africano.

Os resultados da pesquisa foram classificados por categorias da seguinte forma: temas - segundo canais/editorias dos sites das agncias de notcias; enquadramentos noticiosos ou interpretativos por palavras-chaves e pela avaliao positiva, negativa e neutra da cobertura do Frum Social Mundial. Os artigos noticiosos foram pesquisados nos arquivos disponveis nos prprios sites das agncias. J as matrias sobre o Frum Social Mundial foram encontradas atravs do instrumento de busca de suas homepages tambm. As matrias da Reuters sobre o Frum Social foram pesquisadas no site em ingls, pois no esto disponveis em portugus. Por ser uma pesquisa preliminar, no foram analisadas e comparadas as fontes utilizados nos artigos.

5. Resultados

Conforme os resultados da pesquisa (Tabela 1), a seleo de notcias e a organizao dos contedos das agncias de notcias alternativas Carta Maior e IPS so diferentes da agncia tradicional Reuters. Alm de seus contedos serem organizados segundo alguns valores dos movimentos sociais antiglobalizao, dos quais se declaram porta-vozes, a seleo de notcias indica realmente que buscam divulgar temas poucos tratados nas agncias tradicionais, como Direitos Humanos (Carta Maior - 41,1%; IPS 17,3%; Reuters 0%), Meio Ambiente (Carta Maior 11,7%; IPS 17,9%; Reuters 2,3%) e Movimentos Sociais (Carta Maior 23,5%; IPS 4,3%; Reuters 0%). Em contrapartida, a Reuters enfatiza as notcias de Economia (14,2%), Poltica (17,4%) e Internacional (52,3%). A IPS, por ser uma agncia que focaliza os pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento na sia, frica e Amrica Latina, tem uma taxa alta de cobertura das notcias internacionais (47,8%). Vale observar que a maior quantidade de matrias da Reuters se deve a sua estrutura profissional de grande empresa de comunicao do mundo.
Tabela 1 - Temas publicados

Ciberlegenda

out/2007

11
Temas Categoria Educao Sade Economia Poltica Direitos Humanos Meio Ambiente Arte e Cultura Internacional Movimentos Sociais Esportes Total Reuters 2 18 22 3 10 66 5 126 Carta Maior 1 7 2 2 1 4 17 IPS 3 4 4 11 1 23 Reuters 0,0 1,5 14,2 17,4 0,0 2,3 7,9 52,3 0,0 3,9 100 % Carta Maior 0,0 0,0 5,8 0,0 41,1 11,7 11,7 5,8 23,5 0,0 100 IPS 0,0 0,0 13,0 0,0 17,3 17,9 0,0 47,8 4,3 0,0 100

Sobre a pesquisa de enquadramento, revela-se vlido a aplicao da teoria do framing para estabelecer diferenas entre a mdia alternativa e a tradicional. Mesmo quando h uma coincidncia de pauta ou agenda, o enquadramento dado pelo jornalismo alternativo diferente do chamado jornalismo tradicional. A Reuters, apesar de fazer uma cobertura neutra do VII Frum Social Mundial, enquadra o evento segundo valores das naes desenvolvidas ou do capital, selecionando e destacando aspectos econmicos, comerciais e das relaes internacionais. Sobre as caractersticas do Frum em si, destaca as falas de protestos, o clima festivo e o antiamericanismo. Em comparao s outras agncias, a cobertura da Reuters foi pequena, com apenas trs matrias.

As agncias Carta Maior e IPS realizam enquadramentos quase coincidentes, sempre levando em conta os valores e os interesses dos movimentos sociais antiglobalizao. A Carta Maior, por ter realizado uma cobertura mais ampla e variada (30 matrias), realizam outros enquadramentos, como concentrao da mdia, neocolonizao, precarizao do trabalho, religiosidade etc.. Aps sete anos de realizaes do Frum Social Mundial, despertou entre alguns de seus participantes uma autocrtica sobre os rumos dos movimentos e seus objetivos. Tanto a IPS quando a Carta Maior divulgaram esses questionamentos, resultando em algumas matrias de abordagem negativa (Carta Maior 13,3%; IPS 30%). Mas prevalece uma abordagem positiva do evento pelas agncias alternativas, por ser uma oportunidade de debates, reivindicaes e protestos daqueles considerados sem voz no mundo.

Ciberlegenda

out/2007

12
Tabela 2 - Enquadramento: VII Frum Social Mundial
Enquadramentos Agncias de Notcias Principais e secundrios Economia; Comrcio Exterior; Protestos; Combate Reuters Pobreza; Relaes Internacionais; Clima festivo; Lideranas internacionais; Antiamericanismo. Desigualdade social; Movimentos sociais; Autocrtica; Mudanas nos organismos internacionais; Governos de esquerda; Questo de Gnero; Relao entre Governos, partidos polticos e movimentos sociais; Concentrao da Carta Maior mdia; Dvidas dos pases pobres; Luta contra as multinacionais; Precarizao do trabalho; Protesto antiglobalizao; Imigrao dos pobres; Globalizao; Questo africana; Interesses americanos; Combate Aids; Neocolonialismo; Poltica de esquerda; Celebrao; Religiosidade; Depoimento pessoal. Combate pobreza; Desigualdade social; Celebrao; Combate Aids; Questo africana; Globalizao; IPS Cooperao entre pases subdesenvolvidos; Mudanas nos organismos internacionais; Multiculturalismo; Questo de gnero; Dvidas dos pases pobres; Autocrtica; Movimentos sociais. 60 30 10 10 86,6 13,3 0,0 30 0,0 0,0 100,0 3 Positiva Abordagem % Negativa Neutra Total

6. Concluso

No h mais iluses sobre a imparcialidade ou neutralidade da mdia, pois no possvel pressupor a possibilidade de uma comunicao imparcial, de contedos objetivos independentes do mundo exterior (HACKETT, 1993 apud PORTO, 2004). Para Robert Hackett, o contedo da mdia pode desempenhar um papel poltico e ideolgico importante no apenas quando existe ou falta objetividade e/ou imparcialidade, mas tambm quando este contedo produzido a partir de uma matriz ideolgica limitada, composta por um conjunto de regras e conceitos que so ativados pelos jornalistas, nem sempre de forma consciente e sem necessariamente existir uma inteno deliberada de iludir ou manipular. Exatamente o enquadramento, segundo Hackett, oferece um instrumento para examinar empiricamente o papel da mdia na construo da hegemonia, no sentido gramsciano de uma direo intelectual e moral da sociedade civil.

Preliminarmente, esta pesquisa indica que possvel aplicar a teoria do framing na anlise da mdia alternativa como rgo de imprensa ou porta-voz dos movimentos sociais. Tanto o enquadramento como a seleo de notcias so elementos do jornalismo que estabelecem diferenas e colaboram na definio da mdia alternativa. Fica evidente que o jornalismo alternativo dos movimentos sociais

Ciberlegenda

out/2007

13 um jornalismo engajado, que defende valores e interesses dos menos favorecidos e busca conscientizar e arregimentar aliados para sua causa.

Na anlise realizada foram levados em conta os dois tipos principais de enquadramentos: noticiosos e interpretativos. Os noticiosos so padres de apresentao, seleo e destaque utilizados por jornalistas em seus relatos, o ngulo da notcia. J os interpretativos so padres de interpretao que promovem uma avaliao particular de temas e/ou eventos (PORTO, 2004). No desenvolvimento da pesquisa, para resultados mais precisos, se faz necessria uma anlise mais sistemtica de contedo, diferenciando o enquadramento noticioso e o interpretativo, somada a uma anlise de contedo tambm quantitativa.

Este tipo de pesquisa alm de estabelecer a diferenciao entre a mdia alternativa e a mdia tradicional, permite identificar na atuao dos meios de comunicao como privilegiam certos temas e certos enquadramentos na produo de notcias. As agncias de notcias tradicionais ao desempenharem um papel importante na difuso de contedos, operando globalmente na produo, venda e distribuio de material jornalstico, atuando como selecionadores (gatekeeper) de notcias mundiais, termina por impor de certa forma uma agenda nica e homognea e, o que pior, a hegemonia de certos enquadramentos, mesmo no ciberespao. J que o discurso sobre os eventos internacionais dentro da esfera pblica global substancialmente determinado pelas prticas de produo e prioridades institucionais de dois servios de informaes: Reuters e Associated Press (PATERSON, 2006). As agncias de notcias alternativas, por sua vez, serve como contraponto a esta concentrao, oferecendo uma agenda e interpretao da realidade diferentes, mesmo com o seu minsculo poder de influncia.

7. Referncias

ATTON, Chris. Alternative Media. London: Sage Publications, 2005.

BOYD-BARRETT, Oliver e RANTANEN, Terhi (org). The Globalization of News. Londres: Sage Publications, 1998.

BREWER, Paul R.; GRAF, Joseph; e WILLNAT, Lars. Priming or Framing: Media Influence on Attitudes Toward Foreign Countries. Gazette, Volume 65, no 6 , pp. 493-508, 2003.

Ciberlegenda

out/2007

14 CARRAGEE, Kevin M. e ROEFS, Wim. The Neglect of Power in Recent Framing Research. Journal of Communication, Volume 54, no 2, pp. 214-233, 2004.

DOWNING, John. Mdia Radical. So Paulo: Senac, 2002.

FAHMY, Shahira. Emerging or Traditional News Gates: Which News Sources Were Used to Picture the 9/11 Attack and Afghan War?. International Communication Gazette. London: Sage Publications, 2005.

GIFFARD, C. Anthony. The Beijing Conference on Women as Seen by Three International News Agencies. International Communication Gazette. London: Sage Publications, 1999.

GOFFMAN, Erving. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. Boston: University of Califrnia Press, 1986.

HARCUP, Tony. The unspoken - said` - The journalism of alternative media. London: Sage Publications, Vol. 4, pp.356-376, 2003.

HORVIT, Beverly. International News Agencies and War Debate of 2003. International Communication Gazette. London: Sage Publications, 2006.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo Norte e Sul. So Paulo: Edusp, 2002.

MACHADO, Elias. O Ciberespao como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.

PESTALARDO, Maria. War on The Media: The News Framing of the Iraqi War in the United States, Europe and Latin Amrica. Johnson City: East Tennessee State University, 2006.

PLATON, Sara e DEUZE, Mark. Indymedia journalism: a radical way of making, selecting and sharing news?. In: Journalism. Londres: Sage Publications, 2003. p. 331-355.

PORTO, Mauro. Enquadramentos da Mdia e Poltica. In Comunicao e Poltica Conceitos e abordagens. Salvador: Edufba/Unesp, 2004, pp. 74-104.

Ciberlegenda

out/2007

15 RAUCH, Jennifer. Rooted in Nations, Blossoming in Globalization? A Cultural Perspective on the content os a Northern Mainstream and a Southern Alternative News Agency. Journal of Communication Inquiry. London: Sage Publications, 2003.

RENDEIRO, Mark Fonseca. Defining Alternativess: The Meaning Alternative Journalists give to their work. Amsterdam; Universiteit van Amsterdam, 2003.

SCHEUFELE, D. A. Framing as a theory of media effects. Journal of Communication, Vol. 49, pp. 101120, 1999.

SERRA,

Sonia.

Relendo

gatekeeper:

notas

sobre

condicionantes

do

jornalismo.

Contempornea, Vol.2, no 1, p.93-113, jan-jun 2004.

SILVA JR., Jos Afonso. A relao das interfaces enquanto mediadoras de contedo do jornalismo contemporneo: agncias de notcias como estudo de caso. Recife: 2002.

___________________. Dja-vu onipresente: repetio, previsibilidade e homogeneidade nas agncias de notcias on-line brasileiras. In Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Calandra, 2003.

__________________. Uma Trajetria em Redes: Modelos e Caractersticas Operacionais das Agncias de Notcias, das Origens s Redes Digitais, com Trs estudos de Caso. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006.

Sites

Carta Maior http://www.cartamaior.com.br/

IPS http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/index.php

Reuters

http://br.today.reuters.com/news/default.aspx Ciberlegenda out/2007

You might also like