Aprenda a usar o Orbit Download

Tutorial: Muito rápido e simples, este é um dos melhores (free)aceleradores de dowloads. O Orbit é um dos mais eficientes e simples aceleradores de download. Veja através deste guia como é simples usar este ótimo acelerador. Instalação Lembre-se de fechar qualquer navegador que você esteja utilizando durante todo o processo de instalação. Primeiro, você pode definir algumas configurações. Você pode criar um atalho para o programa em sua área de trabalho, além de adicionar um link na barra de inicialização rápida. Também é possível definir que o programa seja inicializado automaticamente com o Windows, adicionar o software como exceção no firewall do sistema operacional e alterar a página home de seu navegador. O Orbit pode ser integrado a vários navegadores. Porém durante a instalação, é necessário especificar o navegador que você usa, caso ele não seja o Internet Explorer. Então aproveite a instalação para integrar o Orbit ao Firefox, Opera, Maxthon e Netscape.

Em seguida, você tem a opção de ativar a ferramenta Grab Pro, uma tecnologia especializada no Internet Explorer, utilizada para download em sites de redes sociais e conteúdos de mídia.

A instalação será executada e, para concluir, você pode, além de executar o programa, visualizar o arquivo que lhe informa sobre as últimas modificações dele e saber mais sobre a tecnologia Grab Pro. Começando a usar Se você deseja utilizar o Orbit em português, basta acessar o menu "View"-"Language" clicar sobre a opção "Português (Brazil)". Ao executar o Orbit, você verá uma tela com disposição semelhante à do Windows Explorer. À esquerda, em menus com estrutura em árvore, você navega pelas duas janelas principais do programa: “Baixando” (que exibe os arquivos baixados no momento) e “Completo” (uma espécie de arquivo com todos os arquivos baixados). Esta última área é dividida em categorias: filmes, softwares, músicas e outros. Depois de instalado, o Orbit já entra em ação. Quando ele fica reduzido à barra de sistema (a barra do relógio), ele monitora seus navegadores e, quando identifica um download, prontifica-se a executá-lo. No Internet Explorer, é exibida uma tela do Orbit, onde você visualiza o link do arquivo e escolhe uma pasta de destino. Clique em “Ok” para começar o download pelo Orbit ou então clique em “Cancel” para fazer o download normalmente pelo navegador.

No Firefox, este diálogo é um pouco diferente. Você terá as opções de baixar o arquivo pelo Orbit ou pelo Firefox, bastando escolher uma delas. Escolhendo o Orbit, aí sim você verá a caixa de diálogo do programa.

O arquivo baixado é exibido pelo Orbit na área “Downloading”. Na parte de cima, você vê nome, tamanho, concluído (em tamanho e porcentagem), tempo decorrente, tempo restante, velocidade e status (se o arquivo está sendo baixado no momento ou se há algum problema).

Na parte de baixo, você tem uma série de informações sobre o download em execução. Em “Log”, você obtém informações de links criados, conexões feitas e outras. Em “Progresso”, você visualiza graficamente o progresso do download. Em “Properties”, você vê uma série de informações complementares. Controlando downloads e executando-os manualmente É possível pausar e cancelar um download em execução de diferentes maneiras. Clique em “Pause” ou “Delete”, na barra de botões, ou então clique com o botão direito sobre o arquivo e clique nas opções “Pause” ou “Delete download”. Para reiniciar um download pausado, basta clicar em “Start” ou então clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e clicar em “Start”.

Quando um download termina, você é notificado através de um aviso que aparece acima da barra de sistema. Neste aviso, você pode abrir o arquivo ou abrir o diretório onde ele se encontra.

Este é o princípio básico para baixar arquivos no Orbit. Porém, o programa oferece outras possibilidades. Um exemplo é a inserção de links manualmente. Para iniciar um download sem sequer passar pelo navegador, clique no botão “New” ou então acesse o menu “File”“Enter New URL to Download”.

A tela exibida é a mesma de quando o Orbit identifica um arquivo via navegador. Porém, agora, você deve digitar ou colar o endereço do arquivo que você deseja baixar. Agendando tudo Um recurso ótimo para controle de banda é o agendador de downloads. Clicando em “Agendador”, você determina um horário de funcionamento do Orbit. Determine a hora em que o programa pode começar a fazer os downloads e a freqüência deles, além de determinar a hora de parar também.

As preferências e configurações do Orbit são muitas. Clicando em “Preferences”, você tem uma típica tela de configuração, com as categorias separadas à esquerda e as opções à direita. Determine notificações, localização de downloads, detalhes de conexão e muitos outros.

Ainda na tela principal do Orbit, você pode dar o pontapé inicial em uma pesquisa pela internet. No canto superior direito, você digita o termo desejado e escolhe a fonte de pesquisa, que pode ser o Ask.com ou o Softonic por padrão. A pesquisa pelo primeiro deles pode ser direcionada a vídeos, imagens e blogs.

Downloads em lote Quem faz downloads com freqüência já se deparou com uma seqüência de arquivos a serem baixados. Por exemplo

“download_part1.zip”. Com o Orbit, você pode baixar até cinco arquivos deste tipo de uma só vez. Para isso, acesse o menu “File”“Create Batch Download”. No campo URL, digite o link do arquivo, substituindo o número de sua parte por “(*)”. Por exemplo: “download_part(*).zip”. Logo abaixo, especifique se a ordem dos arquivos é por números ou por letras e indique a quantidade total de arquivos (lembre-se que o máximo são cinco por vez). Depois que você fizer isso, perceberá mais abaixo a seqüência de arquivos a serem baixados. Indique a pasta para salvá-los e clique em “Ok” para começar o download.

Uma outra maneira de baixar arquivos por lote são os metalinks. Estes são arquivos que contém todas as informações necessárias. Ou seja, ao invés de você inserir os links e indicar os números da ordem, basta indicar o arquivo metalink para o Orbit. Para isso, acesse o menu “File”-“Add Metalink”. Basta indicar o arquivo e começar o download. Baixando mídias Com o recurso Grab++ ativo, é muito fácil baixar arquivos de vídeos e música que você vê e ouve na internet. Para ativar este recurso, acesse o menu “Ferramentas”-“Grab++”. A partir daí, todo conteúdo de mídia será monitorado. Enquanto a janela do Grab++ estiver aberta, o programa irá detectar os links de qualquer conteúdo de mídia.

Passe o mouse sobre um vídeo, por exemplo, e veja a janela do Grab++. Você verá informações sobre o arquivo que você pode achar. É normal de aparecer mais de um link na janela, uma vez que qualquer movimento pode detectar um conteúdo deste tipo. Identifique o arquivo do conteúdo que você quer e clique em “Download”.

Assim que você fechar a janela do Grab++, o recurso será desativado. Também no menu “Ferramentas”, você pode ativar as opções de desligar o computador, desconectar ou fechar o Orbit quando terminar um download.

Copiado do site www.baixaki.com.