You are on page 1of 55

Módulo VI

:

11- Introdução à Panorâmica Bíblica

12 - O Caráter de Cristo

COMUNIDADE BATISTA DA PAZ

COMUNIDADE BATISTA DA PAZ
NOSSA VISÃO
Comunidade Batista da Paz é uma igreja em células. Nossa visão eclesiástica segue o modelo bíblico de ser uma comunidade evangélica, com o encargo de edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um líder e cada casa, uma célula. Conquistando assim, a nossa geração para Cristo.

A NOSSA MISSÃO
Servir os povos com nossos talentos, recursos e amizade. Transmitir-lhes o amor de Deus e influenciá-los na busca de seu desenvolvimento pessoal, social e espiritual. Fazê-los discípulos de Cristo, comprometidos com a conquista dos perdidos, através da multiplicação anual das células.

PRINCÍPIOS QUE DIRECIONAM A VISÃO
Todo crente é chamado para ser um vencedor, um conquistador de vidas. Isso implica em tornar cada membro um ministro, a fim de que todos se disponham a liderar uma célula multiplicando-a uma vez no ano. A igreja é uma comunidade de servos que tem como propósito maior, servir e honrar a Deus em casa, na escola, no trabalho, nos relacionamentos, e na vida social. Entendemos que cada crente é chamado para o serviço. A igreja que Cristo edifica é composta de discípulos. Não recrutamos membros, mas fazemos discípulos que serão agentes de transformação e de conquista da nossa geração para Deus. Onde eles estiverem, ali estará uma igreja atuando e cumprindo o propósito de expansão do Reino de Deus. Através das células, os crentes funcionam como um grande exército que, usando os seus dons, conquistará a nossa geração para o Senhor.

www.comunidadepaz.org.br

NOSSOS VALORES

1 – Valorizamos a igreja local como instrumento de Deus para o avanço do Reino na terra. 2 – Valorizamos a grande comissão e o grande mandamento (Mt 28:18-19) e (Mc 12:30-31) como o maior compromisso da igreja com Cristo, em função do qual, deverá nortear a sua visão e prática. 3 – Valorizamos o Ensino Bíblico integral da igreja local como instrumento efetivo e insubstituível para o aperfeiçoamento e a capacitação dos crentes para a vida e para o ministério; 4 – Valorizamos os relacionamentos direcionados pelo princípio da aliança e do amor, porque cremos que isto faz parte do caráter de Deus. 5 – Valorizamos a autoridade do pastor como o condutor da igreja local que irá prestar contas diante de Deus pelo exercício da sua autoridade. 6 – Valorizamos as células como uma estratégia dada por Deus, para conquistarmos a nossa geração. 7 – Valorizamos a prestação do serviço a Deus com qualidade e excelência em tudo que fizermos, porque entendemos que Ele é Deus excelente. 8 – Valorizamos a família como a célula básica e estabilidade espiritual na igreja e na sociedade. 9 – Valorizamos o compromisso do membro com a igreja local. 10 – Valorizamos as cidades como alvo de Deus a ser conquistado e influenciado pelo evangelho, através de cada discípulo que ele escolheu. 11 – Valorizamos os dons e a unção do Espírito Santo como a capacitação sobrenatural de Deus necessária para cumprir a sua missão. 12 – Valorizamos a cura física, a cura interior, a quebra de maldições e a prosperidade, como doutrina Bíblica do mesmo valor, que a salvação eterna.

TRILHO DE CRESCIMENTO DA PAZ - 1 etapa
140 120 100 80 60 40 20 0

PASSOS PARA SER MEMBRO ATIVO 1 2 3 Conversão Bem Vindo a Família Curso Nova Criatura (CNC) Ser membro fiel na célula Ser fiel no Culto de celebração 4 Pré, o Encontro e o Pós Fazer a entrevista pré Batismo 5 6 Curso de Membresia Batismo Nas águas por imerssão ou ser transferido oficialmente. PASSOS PARA SER MEMBRO RESPONSAVEL DA FAMÍLIA 7 8 9 Discipulado Pessoal É Dizimista fiel a pelo menos seis meses? Curso de Maturidade Cristã (CMC) Encontro de Discipuladores Estar praticando o “Projeto Natanael” Começar a discipular duas pessoas Crer, concordar e praticar os ensinos de romance real Cada crente é acompanhado pelo seu líder Sua decisão por Cristo Estudo na sua casa, ministrado pelo Consolidador Na igreja Reuniões nas casas dos irmãos da igreja Culto de domingo a noite na igreja Retiro espiritual de três dias

Retiro de fim de semana Orando por 3 pessoas e convidando para a igreja e ser fiel em encontrar com seus discípulos semanalmente Material específico para adolescentes Jovens e Pais

PASSOS PARA SER LÍDER DE CÉLULA 10 Líderar um Grupo de Evangelismo (GE) Freqüentar o TADEL fielmente por mais de dois meses Ganhar duas pessoas para Cristo e integrálas na célula Curso de Treinamento de Líder (TLC) Está sendo um bom exemplo de cristão? Livro discipulado Nível II Fazer os dez itens do Treinamento Prático Entrevista com o líder de rede Abrir sua primeira célula Uma pessoa que participa de uma célula abre um GE em sua casa com não crentes. Um GE tem a duração de dois meses. Caso atinja o número de sete pessoas, se transforma em uma célula.

11 12

Caráter, honestidade, pureza, finanças, Trabalho, família Estudar livro juntamente com seu discipulador

13

com a aprovação e bênção dos Pastores

CMC
Curso de Maturidade Cristã

INTRODUÇÃO À PANORÂMICA BÍBLICA
Comunidade Batista da Paz

C. Assim a Bíblia é tanto divina e humana da mesma maneira como Jesus Cristo uma vez foi os dois: divino e humano. A NATUREZA DA BÍBLIA.Humano: É a Palavra de Deus que vem através de palavras de homens que viveram na história ( II . INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA DA BÍBLIA.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica INTRODUÇÃO À PANORÂMICA BÍBLICA I.Timóteo 3:14-15) Que Bíblia Timóteo tinha a qual Paulo se refere aqui? 1. O PROPÓSITO DESTE CURSO É DUPLO. Para instruir para toda boa obra. A palavra “Cânon” é a palavra hebraica “kaneh” que significa “uma vara de medir ou uma regra.C. 2º. Para fazer sábio para a Salvação através da Fé em Cristo. com o mesmo tema e propósito.d. porém. II . Comunidade Batista da Paz – www. para a repreensão. B. Revelação Redentiva Foi canonizada aproximadamente no ano 144. D. o qual vai servir como base fundamental para nosso estudo inteiro. O PROPÓSITO DA BÍBLIA.Divino: É a Palavra de Deus ( II . para a correção e para a instrução na justiça.” Sendo traduzida na palavra grega kanon e é usada de tal forma em II Cor 10:1316 2º. quanto mais no Novo Testamento onde Jesus é o foco. 1º. a Verdade. 1º. para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (II .Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino.C. A Bíblia foi escrita em um período de 1500 anos por 38 homens distintos. O Velho Testamento. o qual é a verdade espiritual e a redenção do homem.21). Se o Velho Testamento pode fazer alguém sábio para a Salvação. Dá respaldo ao aluno no panorama da bíblia. • Porque a Bíblia foi escrita? A. A Bíblia significando livros é a Palavra de Deus. Ajuda no desenvolvimento de uma disciplina de estudo. • Bíblia é um Livro exclusivo que vem de Deus. B.Timóteo 3:16-17. A. é a verdade em toda instância quando comparada com qualquer outra ciência.br 2 .Timóteo 3:16a) B.org. 3º.Pedro 1:20. Porque Ele é a Palavra Viva. porém.Curso de Maturidade Cristã .comunidadepaz.INTRODUÇÃO: A. No concílio de Cartage. cientifico ou qualquer outro. oficialmente aceito em 419 d. É um livro espiritual e não apenas histórico. O qual vai servir para todo o seu ministério.

A Bíblia é a vontade revelada do Criador de toda a humanidade. o registro das experiências humanas na busca por Deus que levaram ao aperfeiçoamento gradativo das concepções a respeito dele com base nas experiências das gerações precedentes. pois Deus não falou de fato. Repreendendo-nos quando estamos errados. na realidade. 3.comunidadepaz. era o que imaginavam o que Deus poderia dizer.br 3 . Ao contrário. mas como obra humana que finge ser obra de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. 2. as idéias a respeito de como seus livros chegaram à forma atual. 2. Há uma diferença entre a Bíblia e todos os demais livros. as pessoas expressaram suas idéias na linguagem religiosa que pretendia ser a linguagem de Deus. sendo ela. 1. 4.Cristo é o coração. é lógico. Tampouco sabemos exatamente como Deus mandou que esses autores escrevessem.Bíblia é a Palavra de Deus. segundo essa teoria. Corrigindo-nos e nos mostrando como fazer as coisas certas. transmitida às suas criaturas pelo próprio Criador para lhes servir de instrução e direção nos caminhos da vida. que os inúmeros trechos da Bíblia segundo os quais Deus falou na verdade empregam meras figura de linguagem. e Deus realmente os ajuda e orienta. Rejeitamos totalmente essa teoria. Isso significaria.Curso de Maturidade Cristã . portanto. no desdobramento da revelação que fez de si mesmo à espécie humana. Não se pode duvidar que os livros da Bíblia foram compostos por autores humanos: nem sequer podemos identificar alguns deles.se simplesmente admitirmos que a Bíblia é exatamente o que se apresenta e estudarmos seus 66 livros para lhes conhecer o conteúdo. Mas cremos e sabemos que Deus os dirigiu de fato e que esses livros. Treinando-nos no relacionamento correto. I. o grau de prejuízo do texto bíblico nas mãos de redatores e escribas ao ser transmitido. verificaremos nela uma unidade de pensamento a revelar que uma única Mente inspirou a redação e a compilação de todos os livros. Observamos que ela traz em si o sinete de seu Autor. a questão de quanto deve ser interpretado ao pé da letra e quanto deve ser aceito com sentido figurado ou qual parte da Bíblia é história e qual é poesia . Sem considerar as teorias sobre a inspiração da Bíblia. mas sim a narrativa do esforço de Deus por revelar-se à humanidade é o registro do próprio Deus quanto ao seu trato com os homens. de modo inigualável. O CORAÇÃO DA BÍBLIA Este livro baseia-se em duas convicções fundamentais: 1. o centro da Bíblia.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica C. e com repulsa! Cremos que a Bíblia não é o relato do homem sobre esforços para encontrar a Deus. quando. Ensinando-nos o que é a verdade. Há escritores que oram.org. Muitos sustentam que a Bíblia é uma compilação de antigas histórias sobre o esforço do homem para encontrar a Deus. pedindo a ajuda e a orientação de Deus. Apresentam-na não como o livro divino. a Palavra de Deus. são exatamente o que Deus quis que fossem. A Bíblia. é rebaixada ao nível outros livros. Existem muitos livros Comunidade Batista da Paz – www. Como que isto acontece? 1.

Mas nem mesmo os autores mais piedosos teriam a presunção de alegar a favor de seus livros que Deus os escreveu. não naquela empregada nos tempos antigos. Multidões cansadas. A Bíblia é a Palavra de Deus num sentido que não se aplica a nenhum outro livro do mundo. Operava milagres maravilhosos para alimentar os famintos. O AT é a história de uma nação: Israel. esquecia-se de alimentar-se a si mesmo. o Filho de Deus. e assim o povo de Deus. no decurso de milhares de anos. paciente e compassivo que já existiu. Sua permanência na terra é o acontecimento central de toda a história: O AT serve de palco para ela. definida e palpável a respeito de que tipo de pessoa devemos ter em mente ao pensar em Deus: Deus é tal qual Jesus. Jesus dá à humanidade a idéia concreta. E até ao fim dos tempos o "velho e querido Livro" permanecerá sendo a única e exclusiva resposta às indagações da humanidade na busca por Deus. A Bíblia consiste em duas partes: o Antigo Testamento (AT) e o Novo Testamento (NT). A nação foi fundada e sustentada por Deus para trazer o homem ao mundo. Além disso. o centro da Bíblia. Entretanto. é essa a afirmação que a Bíblia faz sobre si mesma. Deus em forma humana.Curso de Maturidade Cristã . meigo. Amava as pessoas. Na pessoa de Jesus. se todas as obras de bondade por ele praticadas fossem registradas. Jesus Cristo (o Messias) teve a vida mais memorável e bela que já se conheceu. foi dito que. Deleitava-se em ajudar. Gostava muito de perdoar. A tarefa exclusiva do púlpito é ensinar com clareza a Palavra de Deus. Cristo é o coração. Na condição de homem. de tal modo que o que foi escrito é composição de Deus. o NT detalha-a. Hoje expressaríamos essas mesmas idéias de forma diferente e em linguagem moderna. Todos devem ser leitores assíduos da Bíblia. acossadas pelas dores e angustiadas vinham a ele e recebiam cura e alívio. o próprio Deus tornou-se homem a fim de fornecer os meios para a redenção da humanidade. o mundo inteiro não poderia conter todos os livros resultantes. expressando na linguagem de hoje as verdades que na Bíblia estão expressas em formas antigas de pensamento e de linguagem. O NT é a história de um homem: Jesus. O próprio Deus supervisionou e dirigiu a redação dos livros da Bíblia.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica bons neste mundo que deixam a impressão inconfundível de que Deus ajudou os autores a escrevê-los.br 4 . Ao aliviar os que sofriam. Nasceu de uma virgem e viveu sem pecar. Mas ainda assim a Bíblia encerra precisamente o que Deus quer que a humanidade saiba da forma exata pela qual ele quer que o conheçamos. Detestava vê-las passando por aflições.org. Muitas declarações da Bíblia estão expressas em formas antigas de pensamento e de linguagem. terno. A respeito dele. Jesus era Deus encarnado. foi o mais bondoso. e de nenhum outro. Todos devem esforçar-se por viver segundo os ensinamentos da Bíblia. 2. Comunidade Batista da Paz – www. Todos devem amar a Bíblia. A Bíblia deve ocupar o lugar central na vida e nos trabalhos de toda igreja e de todo púlpito.comunidadepaz. tem aprendido compreendido e asseverado.

brilho. ouvindo sermões. Contém as soluções para a vida. bem como mediante a leitura de livros evangélicos. Proporciona à vida sentido. revistas. Não há dúvida de que podemos. que conta a seu respeito? Todos devem amar a Bíblia.e na verdade sentiriam vergonha de ser vistos lendo a Bíblia. precisamos também pensar correto. até certo ponto. Haverá o Dia do Juízo. de modo geral. que dedicava seus dias e noites a ministrar aos sofredores. a morrer pelo pecado dos homens e a prometer a segurança da salvação e da felicidade eterna a todos os que quisessem chegar até ele. O contato pessoal e direto com a Palavra de Deus é o principal meio de crescimento do cristão. romances e livros de todos os tipos. Todos devem lê-la. que de alguma forma se compare à narração singela a respeito do homem da Galiléia. Feliz aquele que. E o inferno existe. é simplesmente chocante como as igrejas e respectivos membros em geral negligenciam a Bíblia. Todos os líderes na história do cristianismo que demonstraram ter poder espiritual foram leitores dedicados da Bíblia. O HÁBITO DA LEITURA BÍBLICA TODOS DEVEM amar a Bíblia.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica II. E uma porcentagem alarmante dos líderes da igreja não parece. bondoso e fiel que já palmilhou esta terra. A leitura bíblica é o meio de aprendermos as idéias que moldam nossa vida. Somos inteligentes no tocante a todas as demais coisas. A maioria das pessoas. Sem dúvida. escutamos o rádio e assistimos à televisão horas a fio. louvamos e exaltamos. Deus existe. destino e glória não encontrados em nenhum outro livro. para que sejamos transformados na imagem do próprio Deus. Que vergonha para nós! Pior ainda. Entretanto. E como ficaremos então? Pois bem. vitória. Por mais que queiramos deixar o assunto de lado com um riso de desdém. de modo geral.br 5 . a defendemos.comunidadepaz. Com toda certeza! Mas muitos membros de igreja raras vezes chegam mesmo a olhar o interior de uma Bíblia . que poderia facilmente remediar a situação. em condições de termos comunhão eterna com nosso Criador.org. O céu existe. para que os seus pensamentos passem a ser os nossos pensamentos. a maior parte de nós nem sequer sabe o nome dos livros da Bíblia. Ela é a Palavra de Deus. Entretanto. fizer as pazes com o Cristo da Bíblia e se preparar para essa partida final. nem na literatura. Como pode uma pessoa sensata impedir que seu coração sinta caloroso amor por Cristo e pela Bíblia. a ensinar a bondade humana. Existe o Salvador. transmitem-nos a verdade de Deus em segunda mão. Devemos ler a Bíblia com freqüência e regularidade para que os pensamentos de Deus nos ocupem a mente com freqüência e regularidade. diluída por canais humanos e consideravelmente encoberta pelas idéias e tradições humanas. Para vivermos de modo correto. absorver verdades cristãs freqüentando cultos. conversamos a respeito da Bíblia. o púlpito. alegria. em seus momentos mais difíceis. Deveríamos ser igualmente inteligentes no tocante à nossa espiritualidade. mantendo-as sempre nova na mente. estar se esforçando com afinco para fazer de seus membros leitores da Bíblia. É a mais bela história já contada. Conta a respeito do melhor amigo que a humanidade já teve o homem mais nobre. E uma resposta inequívoca.Curso de Maturidade Cristã . Lemos jornais. não raro dá a impressão de não se importar e. todos. Todos. É o melhor guia para a conduta humana que já se conheceu. A Bíblia é o livro pelo qual pautamos nossa vida. virá mesmo esse dia final. já nesta vida. Nada existe na história. Embora essas coisas sejam boas e úteis. não recomenda devidamente a leitura bíblica individual. Comunidade Batista da Paz – www. forçosamente tem alguma dúvida a respeito de como ficará sua situação quando chegar o fim. Todos. é a Bíblia que detém a resposta. lições bíblicas e testemunhos.

não deixam de ter sua utilidade. para expressar de forma mais correta. com isso. pois existe a possibilidade de lermos a Bíblia sem aplicar seus ensinamentos à nossa vida. a leitura bíblica. Não basta escutar os outros falarem. Não servem. que o hábito da leitura da Bíblia seja uma virtude por si só. talvez nos dispuséssemos a tratar a questão com mais seriedade. de modo algum. esperança e vida diretamente na Palavra de Deus. Ser cristão é sublime. São. a Bíblia é o melhor livro devocional. A Bíblia é o livro que nos conta a respeito de Cristo e de seu amor imensurável por nós. hoje em dia publicados em tanta abundância. Todo cristão. exceções. contudo. A Bíblia ensina a fazer isso! Além do mais.Curso de Maturidade Cristã . sabemos que não deveríamos por motivo algum ofendê-lo ou magoá-lo voluntariamente. E. que em seus orfanatos em Bristol. por causa de nossa fraqueza. dia após dia . Cada um de nós precisa se manter em contato direto com a Palavra de Deus.org.é o poder mais eficaz que a humanidade conhece quanto à formação do caráter. E. Ele é o nosso Pai. deve ser leitor fiel da Bíblia. Por que o Criador de todas as coisas se importaria comigo? No mais íntimo do coração.a fim de servir a ele. acomodar -se com indiferença à sua Palavra? É possível tal coisa? Cada um de nós tem de fazer escolhas. Ler a Bíblia é ato de consagração espiritual. amamos com ternura e dedicação o livro que provém dele e diz respeito a ele.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica Nenhuma dessas coisas pode. Não queremos dizer. Sempre tive o hábito de ler a Bíblia. A Leitura da Bíblia é o hábito fundamental do cristão Não queremos dizer. por mais que tropecemos. perversos e nada cristãos. É o poder de Deus em nosso coração. Por que magoaríamos aquele que nos ama e a quem amamos? Seria total falta de consideração nossa.br 6 . Esse relacionamento que cada um de nós tem com Cristo é uma das coisas mais íntimas da vida. na Inglaterra. nossa frivolidade. A Bíblia é a própria Palavra de Deus. em vez de dependermos do que as pessoas dizem a respeito da Palavra de Deus. Ou. como amamos nosso Deus e Salvador. de capa a capa. e não falamos muito a respeito disso provavelmente porque muitas vezes nos consideramos vergonhosamente indignos de levar seu nome. com a oração e a fé uma das obras mais notáveis da história do cristianismo. gostamos muito de ler a respeito dela. quando realizada com a atitude certa. atribuía seu sucesso (humanamente falando) a seu amor pela Bíblia. e isso em Comunidade Batista da Paz – www. E até mesmo existem alguns que lêem a Bíblia sem deixar de serem maus. Disse ele: Creio que a razão principal por que tenho sido conservado no serviço cristão alegre e útil é que sempre amei as Sagradas Escrituras. É possível amar a Cristo e. ensinarem e pregarem a respeito da Bíblia. dar passos infantis e incertos ao lado dele sem nunca lhe largar a mão. Nossa atitude para com a Bíblia é indício bastante seguro de nossa atitude para com Cristo. George Müller. e nenhum outro livro pode tomar seu lugar. é o hábito do qual brotam todas as virtudes cristãs . a necessidade que temos dele pesa mais na balança que nosso amor a qualquer coisa deste mundo. não é verdade? Se ao menos pudéssemos nos persuadir a pensar em nossa leitura bíblica como ato de consagração a Cristo. substituir nossa leitura da Bíblia nem a fundamentação de nossa fé. como substitutos da Bíblia. nosso mundanismo. Mas certamente adoramos a Deus e ao Salvador de quem a Bíblia trata. realizou. A Palavra de Deus é a arma que o Espírito de Deus usa para a redenção e para o aperfeiçoamento da alma humana. porém. quando refletimos com seriedade.comunidadepaz. em nossos momentos de maior lucidez. De modo geral. ao mesmo tempo. O mais alto privilégio que qualquer mortal pode ter é caminhar pela vida afora de mãos dadas com Cristo como Salvador e Guia. Os livros e livretes de leitura devocional diária. nosso egoísmo e nossos pecados. tampouco. quatro vezes por ano. porém. e não ao mundo. sabemos que. Se amamos uma pessoa. que devemos adorar a Bíblia como um fetiche. por mais jovem ou idoso que seja.

) Aceite a Bíblia como ela é exatamente como ela mesma declara ser. ler muito a Bíblia. a Bíblia bem marcada terá muito valor para nós. é prática excelente marcar os textos bíblicos que chamam a atenção e. Leia a Bíblia com a mente aberta. Procure. sem enganos. seja qual for o plano de leitura que seguirmos. Não tente encaixar todos os trechos bíblicos no molde de algumas poucas doutrinas prediletas.Curso de Maturidade Cristã . Ao ler a Bíblia. No entanto. seus ensinos principais são tão claros que uma criança consegue compreender.org. devendo estar sempre à procura de lições aplicáveis à nossa vida. encontrar. Confie em seus ensinos e seja feliz para sempre. Tenha fé total na Bíblia. Nossa vida interior. 831]. Dessa forma. Assim. à medida que se aproxima o dia em que nos encontraremos com seu Autor. de modo nenhum. porém. Ela nunca irá decepcioná-lo. sincera e honestamente. A leitura habitual e sistemática da Bíblia é o que conta. assim como nosso corpo físico. se lhe dermos oportunidade. p. folheando as páginas. Subsídios para o estudo da Bíblia A Bíblia é um livro grande ou. Ao longo da leitura. feita com coração e mente abertos. tenho sido um homem feliz. Não faltam dificuldades na Bíblia. Tampouco procure impor aos textos idéias que na verdade não se acham presentes ali. depois de voltarmos do serviço. deverão substituir a leitura pura e simples da Bíblia. nos surpreende ver quanto ela interpreta a si mesma. deve ser reservado para isso. precisa de alimento diário. para envidar os melhores esforços a fim de entender o máximo que pudermos. Seria excelente ser a leitura a primeira coisa que fazemos pela manhã. precisamos de todo o auxílio que possamos obter em nosso esforço para compreendê-la. no fim da tarde. Tenha sempre um lápis à mão. Não se preocupe com as teorias dos críticos. De outra forma. Se não tivermos algum tipo de sistema a ser seguido e mantido com resolução firme. sem nos preocupar em demasia com o que não compreendemos. caso nossa rotina de trabalho assim permita. algumas das quais ultrapassam a compreensão dos mais doutos.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica espírito de oração. sim. Com o tempo. Leia a Bíblia com toda a atenção. pois a Bíblia tem a plena capacidade de cuidar de si mesma. a fim de impedir que nossos pensamentos vagueiem e assim tornem nossa leitura superficial e sem sentido. Durante 69 anos. quando conhecemos o conteúdo da Bíblia. Devemos ter a resoluta determinação de concentrar a atenção no que estamos lendo. Nunca. você encontrará sugestões de obras que serão úteis para o estudo da Bíblia [v. Um período determinado de cada dia. reler os textos marcados. o mais provável é que não conseguiremos. chegaremos a crer no que devemos crer. a fim de aplicá-la ao meu coração e praticar o que aprendo ali. (No fim deste livro.br 7 . Ela é a Palavra de Deus. Para nós. a própria Bíblia perdurará até o fim da história. Sairão de moda as tentativas engenhosas da crítica moderna de subverter a fidedignidade histórica da Bíblia. como luz da humanidade. Apesar disso. o mais provável será negligenciarmos nossa leitura bíblica ou até mesmo nos esquecermos dela. seres humanos é a rocha eterna. devemos nos vigiar com muito cuidado. Não obstante. Comunidade Batista da Paz – www. o âmago da Bíblia. de vez em quando. A leitura esporádica ou intermitente não faz muito sentido. a bem da verdade. uma biblioteca de livros provenientes do passado muito distante.comunidadepaz. os principais ensinos e lições de cada passagem.

existem pessoas que questionam se a Bíblia é a Palavra de Deus. um período no meio do dia pode ser mais apropriado. li no capítulo 10 de Romanos: "A fé vem por se ouvir a mensagem. ] Já li cem vezes a Bíblia inteira. 87 eram seguidores da Bíblia. Declarações notáveis a respeito da Bíblia. Quando consulto a Bíblia. Grande tem sido a bênção recebida de seu estudo consecutivo.comunidadepaz. separado para as coisas do Senhor. O importante é escolhermos o período que melhor se encaixe a nosso horário de tarefas diárias. uma vez ou outra. em primeiro lugar. de Bristol: O vigor de nossa vida espiritual estará na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos. Abraham Lincoln: Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Poderíamos pôr em dia boa parte de nossa leitura bíblica no domingo. Declaro isso tendo por base a experiência de 54 anos [ . Ou talvez tanto de manhã quanto à noite. porém. nossa vida inteira será transformada para assemelhar-se à imagem divina.org.. Billy Graham: Em nossa geração. Para alguns. Antes. e sempre com maior deleite. a rotina for interrompida por causas imprevistas.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica é possível que nos sintamos mais livres das tensões da pressa. É um dos melhores auxílios espirituais de que podemos dispor. saber quais são esses livros. A Bíblia é composta de 66 livros. sem. e.l George Müller. E abro-a para lê-la todos os dias. O ponto de partida para desenvolver qualquer conceito inteligente da Bíblia é. em que ordem estão dispostos e. ou à noite. Parecia. D. É por meio desse livro que nos é comunicado todo o bem da parte do Salvador do mundo.. Cada um desses livros diz respeito a alguma coisa. pedindo fé. e a distância imensurável a separa de quaisquer Comunidade Batista da Paz – www. Fazer passar freqüentemente os pensamentos de Deus pela nossa mente fará com que ela cresça e se torne mais semelhante à mente de Deus. Memorize-os na íntegra e repita-os mentalmente com freqüência quando você estiver sozinho. 17). porém. Memorize o nome dos livros da Bíblia. para ajudá-lo a adormecer nos braços eternos. Passei então a abrir minha Bíblia e a estudá-la. a Bíblia é a Palavra de Deus. de modo geral. Gladstone: Conheci 95 dos grandes homens do mundo que viveram no meu tempo. entretanto. procurando nos manter fiéis a ele. Moody: Eu orava pedindo fé e imaginava que algum dia a fé cairia e me atingiria como um raio. inspirada pelo Espírito Santo. L. sei que estou lendo a verdade. que a fé não vinha. e minha fé vem crescendo continuamente desde aquele momento.br 8 . É com esses versículos que nos alimentamos e vivemos.Curso de Maturidade Cristã . Certo dia. por ser este o dia do Senhor. A Bíblia leva em si as marcas de sua origem especial. Memorize versículos prediletos. desanimar se. de que trata cada um deles. Considero perdido o dia em que não passei um período proveitoso com a Palavra de Deus. Do começo ao fim. Não importa muito qual seja o horário específico em cada dia. Faça isso logo de início. eu tinha fechado minha Bíblia e orado. e. diligente e diário. W.E. à medida que nossa mente se conformar assim à mente de Deus. Cada vez ela se me apresenta como um livro novo. e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (v. destes.

comunidadepaz. Daniel Webster: Se existe algo em meus pensamentos ou em meu estilo que se possa elogiar.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica possíveis concorrentes. tanto mais apoiará e ilustrará as páginas da Palavra Sagrada. Todo esforço por depreciá-la é um crime contra a humanidade. Charles A. Dana: O esplendoroso e velho Livro ainda permanece de pé. cada vez mais fortemente. William Herschel: Todas as descobertas humanas parecem ter sido feitas com o propósito único de confirmar. Immanuel Kant: A existência da Bíblia como livro para o povo é o maior benefício que a raça humana já experimentou. de longe. Isaac Newton: Existem mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história não-cristã. Há muitos anos adoto o costume de ler a Bíblia do começo ao fim. A raça humana não tem condições de passar sem ela. John Quincy Adams: Tão grande é minha veneração pela Bíblia. Horace Greeley: É impossível escravizar mental ou socialmente o povo que lê a Bíblia. devo-o aos meus pais. ninguém poderá imaginar. Grant: A Bíblia é a âncora de nossas liberdades. Se formos fiéis aos princípios ensinados na Bíblia. o amor pelas Escrituras. as verdades contidas nas Sagradas Escrituras. Andrew Jackson: Este livro. uma vez por ano. cavalheiro. que.br 9 . U. quanto mais suas folhas forem reviradas e analisadas. Os princípios bíblicos são os alicerces da liberdade humana. S. e esta velha terra.Curso de Maturidade Cristã . a Bíblia nunca deixou de me fornecer luz e vigor. S. é a rocha em que se firma nossa república. Lee: Em todas as minhas perplexidades e angústias. educação. Thomas Huxley: A Bíblia tem sido a Carta Magna dos pobres e oprimidos. quanto mais cedo meus fIlhos começarem a lê-Ia. George Washington: É impossível governar corretamente o mundo sem Deus e sem a Bíblia. Lorde Tennyson: A leitura da Bíblia já é. tanto mais confiante será minha esperança de que demonstrarão ser cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade. Comunidade Batista da Paz – www. nosso país continuará prosperando sempre. Mas. Charles Dickens: O Novo Testamento é. em si mesma. desde a infância. Patrick Henry: A Bíblia vale a soma total de todos os demais livros que já foram publicados. Grant: A Bíblia é a âncora de nossas liberdades.org. Robert E. o melhor livro que o mundo já conheceu ou virá a conhecer. se nós e nossa posteridade negligenciarmos suas instruções e sua autoridade. que instilaram em mim. U.

OS LIVROS do ANTIGO TESTEMENTO 1.br 10 . a Bíblia hebraica era a única Bíblia que os cristãos possuíam. Comunidade Batista da Paz – www. é que não irão. O NT diz respeito à nova aliança que Deus fez com todas as pessoas por meio de Jesus Cristo.Curso de Maturidade Cristã . o AT antevê a vinda de Jesus. Foi escrito em sua maior parte em hebraico. durante as primeiras décadas depois da morte e da ressurreição de Jesus. visto que esses livros contêm as leis que Deus deu a Moisés). COMO A BÍBLIA ESTÁ ORGANIZADA À PRIMEIRA VISTA. que nos salvou dos nossos pecados e estabeleceu o Reino de Deus. cerca de um quarto. quando o NT já passara a existir. Portanto. executando-se sua divisão principal em duas partes: O Antigo Testamento com 39 livros. O povo judeu chamava (e ainda chama) os cinco primeiros livros históricos de Torá (palavra hebraica que significa "lei". conforme ele resplandece nos evangelhos. Os dois Testamentos. que a Bíblia hebraica foi chamada "AT". o Messias (ou Cristo). Especialmente o livro de Salmos. para além da sublimidade e da cultura moral do cristianismo. Livros poéticos Entre os livros históricos e os proféticos do AT existem cinco livros poéticos que contêm alguns dos mais belos poemas já escritos. Livros históricos O AT contém 17 livros históricos. por mais que progridam as ciências naturais na sua extensão e profundidade. 2.org. A Bíblia hebraica fala da aliança que Deus fez com Abraão. o patriarca do povo judeu. O AT ocupa aproximadamente três quartos da Bíblia.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica Goethe: Por mais que continue avançando a cultura intelectual. O NT conta a história de Jesus e contém escritos de seus primeiros seguidores. a Bíblia é uma coletânea de escritos longos e breves sem nenhuma organização aparente. Três Grupos de livros em cada Testamento Cada Testamento começa com um grupo de livros históricos e termina com livros proféticos (o NT tem um só livro predominantemente profético: o Apocalipse).comunidadepaz. Entre os livros históricos e os proféticos estão: Os livros poéticos (AT) e As cartas ou epístolas (NT). “aliança (acordo ou contrato solene que estabelece um relacionamento formal com obrigações mútuas)”“. por mais que a mente humana queira se expandir. tem sido uma fonte de consolo e inspiração para judeus e cristãos durante 3 mil anos. Nos primeiros dias da igreja. alicerçado na justiça e na misericórdia. O Novo Testamento com 27 livros. dispostos em ordem cronológica. e continua a ser a Bíblia do povo judeu. e o NT. O livro de Salmos fica aproximadamente no meio da Bíblia. Foi só mais tarde. que expressa toda a gama das emoções humanas. nesse caso. a língua do povo judeu. O AT foi escrito antes da época de Cristo. desde a depressão até a jubilosa confiança em Deus. Esses cinco livros também são chamados Pentateuco (que em grego significa "cinco livros"). A palavra “testamento significa.

o segundo livro dos Profetas maiores. Os cinco primeiros desses livros são chamados Profetas maiores.org. Livros proféticos O AI contém 17 livros proféticos. OS LIVROS DO NOVO TESTEMANTO 1. que relatam a vida de Cristo. principalmente com respeito à obra do apóstolo Paulo. que também escreveu o livro de Jeremias. desde a mais longa (Romanos) até a mais breve (Filemom). e o livro de Atos. Cartas ou epístolas O NT contém 21 cartas ou epístolas. (Lamentações é um livro pequeno que foi incluído entre os Profetas maiores por ter sido escrito pelo profeta Jeremias.br 11 . O NT contém cinco livros históricos: os quatro evangelhos. Todas as cartas foram escritas nas primeiras décadas da igreja. Outras foram escritas pelo apóstolo João (três cartas).Curso de Maturidade Cristã . Comunidade Batista da Paz – www. Pedra (duas cartas) e Tiago e Judas (uma carta cada). não é possível saber com certeza quem escreveu a carta de Hebreus. 2. Livros históricos Entre o final do AT e o início do NT há um período de cerca de quatrocentos anos. que conta a história da igreja primitiva. LIVROS HISTÓRICOS 01 GÊNESIS 02 ÊXODO 03 LEVÍTICO 04 NÚMEROS 05 DEUTERONÔMIO 06 JOSUÉ 07 JUÍES 08 RUTE 09 I SAMUEL 10 II SAMUEL 11 I REIS 12 II REIS 13 I CRÔNICAS 14 II CRÔNICAS 15 ESDRAS 16 NEEMIAS 17 ESTER LIVROS POÉTICOS JÓ SALMOS PROVÉRBIOS ECLESIÁSTES CANTARES LIVROS PROFÉTICOS ISAÍAS JEREMIAS LAMENTAÇÕES EZEQUIEL DANIEL OZÉIAS JOEL AMÓS OBADIAS JONAS MIQUÉIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS.comunidadepaz. As 13 primeiras foram escritas pelo apóstolo Paulo. chamados Profetas menores. estão dispostas por ordem de tamanho. Tomamos conhecimento de muitas coisas a respeito desses "anos silenciosos" lendo outros livros que não fazem parte do AT nem do NT.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 3. por serem muito mais longos que os outros 12.) ANTIGO TESTAMENTO N.

Não é propósito do autor de Gênesis dar um relato detalhado da criação. etc. da raça hebraica.C O LIVRO DAS ORIGENS É um registro da origem do nosso Universo. sob o título “seleções escolhidas”. LIVROS HISTÓRICOS 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 MATEUS MARCOS LUCAS JOÃO ATOS CARTAS ROMANOS I CORÍNTIOS II CORÍNTIOS GÁLATAS EFÉSIOS FILIPENSES COLOSSENSES I TESSALONICENSES II TESSALONICENSES I TIMÓTEO II TIMÓTEO TITO FILEMOM HEBREUS TIAGO I PEDRO II PEDRO I JOÃO II JOÃO III JOÃO JUDAS LIVROS PROFÉTICOS APOCALÍPSE II .AUTOR. a idéia principal do livro e trazer à tona seu significado espiritual mais profundo. Ele dedica somente um capítulo a esse tema (só um esboço contendo alguns fatos fundamentais). da corrupção da sociedade. GÊNESIS 1.DATA.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica NOVO TESTAMENTO N. da vida em família. Moisés. 2. tanto quanto possível. 1. das nações. Comunidade Batista da Paz – www. enquanto dedica trinta e oito capítulos à história do povo escolhido. do pecado. a ocasião histórica do texto.Curso de Maturidade Cristã . Ressaltamos a autoria. e outros pontos de interesse especial. o tema principal.br 12 . dos diferentes idiomas. Em muitos casos chamamos a atenção do leitor para passagens significativas do livro.700 a. do gênero humano. O objetivo é captar.comunidadepaz. da redenção.org.INTRODUÇÃO DO PANORAMA DO VELHO TESTAMENTO As páginas seguintes apresentam uma análise de cada livro do Antigo e do Novo Testamento.

VERSÍCULO CHAVE.VERSÍCULO CHAVE. 3.TEMA PRINCIPAL. Como pode um pecador aproximar-se de um Deus santo? A palavra santo ocorre mais de oitenta vezes no livro. 4. LEVÍTICO 1. 5. Comunidade Batista da Paz – www. Começo.TEMA PRINCIPAL. o seu nome é SENHOR. cuja história primitiva ali se descreve.AUTOR E PERSONAGEM CENTRAL. O Sumo Sacerdote. mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida. e a comunidade inteira aproximaram-se e ficou em pé perante o SENHOR. 1. 4. O pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção. A história de Israel desde a morte de José até a construção do tabernáculo. Aprendendo no deserto.comunidadepaz. para que a glória do SENHOR apareça a vocês”. 15: 3 -O SENHOR é guerreiro. AUTOR. Derivado do nome da tribo de Levi.VERSÍCULO CHAVE.PALAVRA CRAVE. 2.DATA.400 a. Moisés. Acesso e santidade.Levaram então tudo o que Moisés tinha determinado para frente da Tenda do Encontro. 1. Moisés. Um compêndio das leis divinas. Disse-lhes Moisés: “Foi isso que o SENHOR ordenou que façam. Redenção. 1. 5. PALAVRAS-CHAVE. AUTOR. 5:1 ÊXODO. 9:5-6 . 2.TEMA CENTRAL.C 3.PERSONAGEM CENTRAL. Moisés. 4.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 3.br 13 . Conteúdo. NOME.org.Curso de Maturidade Cristã . NÚMEROS O livro das peregrinações de Israel.

nem desanime. Hebreus 3:15-19 Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz. que a lei fosse repetida e exposta à nova geração antes que esta entrasse na Terra Prometida. DEUTERONÔMIO 1. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore. E agora.Como prometi a Moisés. Era importante. São a sua vida. OCASIÃO HISTÓRICA.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 2. Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram. 32:46-47. senão que tema o SENHOR. então.TEMA PRINCIPAL.br 14 . que ande em todos os seus caminhos. 2. A incredulidade impede a entrada à vida abundante. o seu Deus. Como ter êxito nas lutas.Curso de Maturidade Cristã . Josué. AUTOR. lhe pede. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão”. que é que o SENHOR. JS 1:8-9. A igreja no deserto. que o ame e que sirva ao SENHOR. alistando todos os homens. 1:2 “Façam um recenseamento de toda a comunidade de Israel. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. pois o SENHOR. ó Israel. 2. DT 10: 12-13. que por causa da incredulidade não puderam entrar. 5.org. 3. VERSÍCULO CHAVE. cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes? Vemos. assim. PENSAMENTO CHAVE. para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei. Elas não são palavras inúteis. VERSÍCULO CHAVE. não endureçam o coração. TEMA PRINCIPAL.PENSAMENTO CHAVE. o seu Deus. 4. estará com você por onde você andar”. pelos seus clãs e famílias.comunidadepaz. de todo o seu coração e de toda a sua alma. JOSUÉ 1.AUTOR.Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite. o seu Deus. todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. 3. “A conquista e a divisão de’”. Canaã. o seu Deus.como na rebelião”. Comunidade Batista da Paz – www.disse-lhes: “Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente. 1:3 . TEMA CENTRAL. pelo nome. Vivendo no Reino 4. A geração passada de Israel havia perecido no deserto.VERSÍCULO CHAVE. O requisito divino da Obediência. Moisés. 3. um a um.

Aprendendo no reino.TEMA PRINCIPAL. uma judia que se casou com um rei não-judeu.DATA. 4. o elemento dominante na vida de Samuel. Samuel. se outra coisa que não a morte me separar de ti!” PRIMEIRO e SEGUNDO SAMUEL 1.075 a.015 a. 1.AUTOR. cada um fazia o que lhe parecia certo. O livro descreve uma série de quedas do povo de Deus na idolatria. Desconhecido. De transição-finda o tempo dos juízes e se estabelece o reino. Que o SENHOR me castigue com todo o rigor.PROPÓSITO. 5. O período imediatamente após a morte de Josué.C. Israel Unido. Um estudo das datas parece mostrar que o povo manteve uma lealdade exterior ao Senhor durante um período de tempo maior do que poderia indicar uma leitura casual do livro.375 a.org. 2. É um dos dois livros da Bíblia em que uma mulher é a personagem principal. 3. A época dos juizes.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica JUÍZES 1. Religião feita por homem.AUTOR.VERSÍCULO CHAVE.Naquela época não havia rei em Israel. 2. respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. uma moabita que se casou com um hebreu.VERSÍCULO CHAVE.VERSÍCULO CHAVE. e Ester.TEMA. 1. porém. 3. Comunidade Batista da Paz – www. 1.Rute. 21:25.TEMA PRINCIPAL.DATA. 1:16-17. 2. Aonde fores irei. Completamente Remido. 4.DATA. 3.C 1. Samuel.175 a.Curso de Maturidade Cristã . e ali serei sepultada. Tendo como centro a personalidade dos juizes levantados como libertadores de Israel.comunidadepaz. a narrativa ressalta especialmente o lado obscuro do panorama.C 4.Rute.br 15 . seguidas por invasões da Terra Prometida e servidões a seus inimigos.AUTOR.C 1. A oração. onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei. RUTE A bela história de Rute é considerada uma gema literária.

C . A historia dos reino de Israel e Judá. buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos. que se chama pelo meu nome. (1) Samuel. ESDRAS 1.TEMA PRINCIPAL. 4. 2. 1 e 2 Reis aparecem como um só livro.AUTOR. Esdras.TEMA PRINCIPAL.DATA. No texto hebraico.VERSÍCULO CHAVE.DATA. e teus filhos não andam em teus caminhos. 1. PRIMEIRA E SEGUNDA CRÔNICAS 1.C 3.br 16 . (3) Davi. O livro pode ser dividido em duas partes. Desconhecido. A história gira ao redor de três pessoas. O regresso dos judeus do cativeiro na Babilônia.se o meu povo. SINOPSE.Autor. Esdras. perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. II CRO 7:14 . 3. escolhe agora um rei para que nos lidere.015 a. o rei modelo de Israel. Provavelmente tenha sido escrito durante ou logo após o cativeiro. 2. dos céus o ouvirei.587 a.TÍTULO.comunidadepaz. A divisão pode ter sido feita para conveniência dos leitores gregos. A graça de Deus e a apostasia do homem. o último dos juizes. 4.450 a.C .Curso de Maturidade Cristã . que o seu Deus Comunidade Batista da Paz – www. se humilhar e orar. O começo da Vida espiritual.org. A reconstrução do Templo de Jerusalém.TEMA PRINCIPAL. A Historia de Judá.C 3. o primeiro rei de Israel. 2. 1:3-5 Qualquer do seu povo que esteja entre vocês.E disseram-lhe: “Tu já estás idoso. 4. (2) Saul.DATA. 535 a.VERSÍCULO CHAVE.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica I SM 8:5. à semelhança das outras nações”. PRIMEIRO E SEGUNDO REIS 1.AUTOR.

como também os sacerdotes e os levitas. Então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês? ESTER 1. ouro. ainda assim esperarei nele.org.DATA. Os limites da Vida cristã. bens. 3. seja qual for o lugar em que esteja vivendo. animais e ofertas voluntárias para o templo de Deus em Jerusalém.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica esteja com ele. 2.DATA.br 17 .C 3. se você ficar calada nesta hora. 4. dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do SENHOR.Pois. receba dos que ali vivem prata. A vida espiritual bem sucedida.400 a.VERSÍCULOS CHAVE. e que vá a Jerusalém de Judá reconstruir o templo do SENHOR. 4. 4. 2.comunidadepaz. E se encheram de coragem para a realização desse bom projeto.Embora ele me mate. 3.Curso de Maturidade Cristã .VERSÍCULO CHAVE. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? JÓ 1.TEMA PRINCIPAL. E que todo sobrevivente. Antes da lei de Moisés.AUTOR.TEMA PRINCIPAL. 2:18 -Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito.C . A preeminência da Fé e Paciência.TEMA PRINCIPAL. certo é que defenderei os meus caminhos diante dele. Desconhecido.AUTOR. A libertação dos judeus por meio da rainha Ester. Desconhecido. mas você e a família do seu pai morrerão. Neemias. o Deus de Israel. 4:14. 6:3 Por isso enviei-lhes mensagei-ros com esta resposta: Estou executando um grande projeto e não posso descer. NEEMIAS 1. Comunidade Batista da Paz – www. o Deus que em Jerusalém tem a sua morada. Eles responderam: Sim. 13:1.VERSÍCULO CHAVE. 450 a. 2.DATA. vamos começar a reconstrução. A reconstrução do muros de Jerusalém.AUTOR. socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus. Entre os tempos de Esdras e Neemias. todos aqueles cujo coração Deus despertou.

Salomão. Autor: Salomão. SL 90 01 escrito por Hema. SL 72 e 127 11 escrito por Core. SL 89 02 escrito por Salomão.Para tudo há uma ocasião certa.org. Dar instrução moral. 9:10. e 31:10-30 Agur.Curso de Maturidade Cristã .AUTORES. 124. 11-32. 133. 3.AUTORES. 51-65. O Tema . 103. 108-110. Adoração e Oração a Deus. e o conhecimento do Santo é entendimento. verei a Deus. 3.O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. 4. Cap. 31:1-9 2. Versículo Chave: 3: 1.Tudo é vaidade. ECLESIASTES: 1.comunidadepaz.PROPÓSITO. Principalmente aos jovens.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 19:25-26 -Eu sei que o meu Redentor vive. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne.29. 34-41. 3.br 18 . Versículo Chave: 103:1 PROVÉRBIOS 1. 122. 131.TEMA PRINCIPAL. SL 3-9. 101.VERSÍCULO CHAVE. Cap. 2. há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: CANTARES OU O CÂNTICO DOS CÂNTICOS: Comunidade Batista da Paz – www. e 138-145. e que no fim se levantará sobre a terra. SL 88 01 escrito por Etã. 68-70. 30 Lemuel. 84-85. 1 . SL 50 e 73-83 73 escrito por Davi. Cap. A sabedoria e o Temor do Senhor. 2. 44-49. SALMOS 1. Louvor. 50 São desconhecidos.TEMA PRINCIPAL. 87-88 12 escrito por Asafe. SL 42. 01 escrito por Moisés. 86.

assim são vocês nas minhas mãos. ISAÍAS. Data: 700 a.005 cânticos. santo.a terra inteira está cheia da sua glória. e eu sou dele. Autor: Salomão. I Reis 4:32. Versículo Chave: 2:16. 2.E proclamavam uns aos outros: Santo. O Tempo dos Profetas: 1. ele pastoreia entre os lírios.C.comunidadepaz.O amor é inextinguível. ó comunidade de Israel. Versículo Chave: 6:3. “Como barro nas mãos do oleiro. despedaçado e arruinado.C.O SANTO DE ISRAEL.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 1. 3. santo é o Senhor dos Exércitos. JEREMIAS: 1. Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado. 2. será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”.O meu amado é meu.Curso de Maturidade Cristã . (26 vezes nos 66 capítulos) 4. 3." Os profetas que escreveram livros não foram os únicos profetas que Deus enviou ao mundo. e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade. Comunidade Batista da Paz – www."Os Maiores" e "Os Menores.org. Há 17 livros com 16 autores diferentes postos em duas coleções . Tema .) O Tema . então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. 2.br 19 .A graça de Deus de renovar a aliança.C. pergunta o Senhor. a 586 a. 5. 2. 3. Começa os profetas maiores 1. Autor: Isaías. (Mais amado dos 1. Autor: Jeremias Data: 625 a. Tema .Ó comunidade de Israel. Versículo Chave: 18:6-8.

3. serviu como profeta 6 anos antes da queda de Jerusalém. para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer. eu os reunirei em sua própria terra. 4. Escatologia é a marca fundamental deste livro. "Salvação" 2. embora os tenha enviado para o exílio entre as nações.C. Com mão erguida eu lhes disse: Eu sou o SENHOR.Curso de Maturidade Cristã . 2. Renovam-se cada manhã. 39:28 -Então eles saberão que eu sou o SENHOR. DANIEL. Tema . Autor: Jeremias. ele tinha 30 anos de idade. Autor: Ezequiel.E diga-lhes: Assim diz o Soberano. Data: 780-721 a. 4. pois. esteve com Daniel na Babilônia por 9 anos e continuou mais 16 anos no Exílio.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica LAMENTAÇÕES: 1.C. Autor: Oséias. Autor: Daniel 2.A decisão é anunciada por sentinelas. Data: 592 a.comunidadepaz. Comunidade Batista da Paz – www. 1. o seu Deus.org. os anjos declaram o veredicto.br 20 . Tema . (62 vezes).Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos.pois as suas misericórdias são inesgotáveis. jurei com mão erguida aos descendentes da família de Jacó e me revelei a eles no Egito. 3.Eles conhecerão que EU SOU Deus. o seu Deus. 4.Soberania de Deus (Senhorio de Jesus) a. grande é a sua fidelidade! EZEQUIEL: 1. Versículo Chave: 4:17. 2.As lamentações pelo sofrimento de Jerusalém.. Data: Começa no ano 607 a.C. o SENHOR: No dia em que escolhi Israel. 1. e põe no poder o mais simples dos homens. Começa os profetas menores. Tema . sem deixar um único deles para trás. Versículos Chave: 20:5. Versículo Chave: 3:22-23. OSÉIAS.

3.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica a.O amor de Deus.Falta de conhecimento. Profeta para Israel e um contemporâneo com Isaías em Judá.O verdadeiro arrependimento. 6:1. Tema .C.Curso de Maturidade Cristã .Julgamento. os jovens terão visões.Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração. Autor: Joel.Oráculo contra Edom.e. ou seja as dez tribos do norte. (Menor livro do Velho Testamento).O amor de Deus para os pecadores. Autor: Obadias.E. OBADIAS: 1. depois disso. 3.comunidadepaz. JOEL: 1. 4. 4.C. porque eu farei isto com você. Pensamentos chaves: 1 .C. prepare-se para encontrar-se com o seu Deus. ainda o castigarei. Tema . Autor: Amós. Tema. 2. 3.Pecado. os velhos terão sonhos. 2 . vocês. derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.br 21 . (O dia do Senhor) Versículo Chave: 2:28-29.Ai de vocês que vivem tranqüilos em Sião. Versículo Chave: 14:4. sendo de Judá) Mensagem: Ai dos que andam a vontade em Sião.org. e que se sentem seguros no monte de Samaria. 4. ó Israel. ó Israel. homens notáveis da primeira entre as nações. AMÓS: 1. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão. 5 . 5. (Foi enviado a Israel. Comunidade Batista da Paz – www.Julgamento e restauração. aos quais o povo de Israel recorre! Versículo Chave: 4:12. "Suportador de Peso" Data: 790-750 a. Data: 841 a.Por isso. pois a minha ira desviou-se deles. "Adorador de Jeová" 2. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. 3. 3 . Data: 830-780 a. 4 . "Jeová é Deus" 2.

Versículo Chave: 1:15 -Pois o dia do Senhor está próximo para todas as nações. Versículo Chave: 7:18-19 Quem é comparável a ti.Integridade. 3 . "Pomba.Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. De novo terás compaixão de nós." 2. mas tens prazer em mostrar amor. 4. 1:2 O Senhor é Deus zeloso e vingador! O Senhor é vingador! Seu furor é terrível! O Senhor executa vingança contra os seus adversários. Tema . 4." 2.Nossa redenção.A vingança é minha. Capítulo 3: Correndo na frente da vontade de Deus. que não permaneces irado para sempre. diz o Senhor.comunidadepaz. Autor: Miquéias. Comunidade Batista da Paz – www. NAUM: 1. ó Deus. Capítulo 1-2: Correndo da vontade de Deus. Data: 741-697 a. Autor: Jonas. c. A maldade que você praticou recairá sobre você. Autor: Naum.C. MIQUÉIAS: 1.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 4.A vontade de Deus. Tema . 3. Tema . Versículo Chave: 3:10.VERSÍCULO CHAVE. Como você fez. JONAS: 1.C. Data: 673-607 a. 4. Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. 4. 3.br 22 . b.O Cativeiro e restauração de Judá Pensamentos chaves: 1. que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu.C. 2 .Curso de Maturidade Cristã .org. Capítulo 4: Correndo junto com Deus em Sua vontade. "Aquele que é como Jeová" 2. 3. pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. assim lhe será feito. a. Data: 749-709 a. "Conforto.O Remanescente. e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.A natureza de Deus.

Autor: Malaquias.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica HABACUQUE: 1.Versículo Chave.Versículo Chave.C. consagrou seus convidados. "Abraço" 2. Autor: Zacarias. AGEU: 1.C.C. Autor: Ageu. "Escondido por Jeová" 2. fiquem atônitos e pasmem. 3. Tema . que cria a sua própria justiça e promove a sua própria honra. O Senhor preparou um sacrifício. enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa. Autor: Sofonias. Tema . E por que o fiz? Pergunta o SENHOR dos Exércitos.C. Tema . um jumentinho.Vocês esperavam muito. Tema: O Messias está vindo 4.O dia do Senhor. Data: 520-515 a. 3. mas. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro.Restauração do Templo 4. Data: 625-606 a.Alegre-se muito. pois o dia do Senhor está próximo. 3. É uma nação apavorante e temível. cidade de Sião! Exulte. eis que veio pouco. Autor: Habacuque. cria de jumenta. Temas: Comunidade Batista da Paz – www. MALAQUIAS: 1. Versículo Chave: 1:5-7.Diálogo entre o profeta e Deus 4. 3. 9:9. 4. Estou trazendo os babilônios. nação cruel e impetuosa. Data: 639-608 a.comunidadepaz.Olhem as nações e contemplem-nas. Versículo Chave: 1:7-Calem-se diante do Soberano.Curso de Maturidade Cristã . "Lembrado por Jeová" 2. Por causa do meu templo. 1:9 .org.C. "Festivo" 2. humilde e montado num jumento. "Meu Mensageiro" 2. que ainda está destruído.br 23 .pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam se lhes fosse contado. SOFONIAS: 1. Data: 450-400 a. o Senhor. ZACARIAS: 1. Data: 520-516 a. 3. justo e vitorioso. Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você.que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem.

INTRODUÇÃO DO PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. Na eterna Aliança de Deus Ele prometeu três coisas: 1. A. Se eu sou pai. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. aliança que ele está fazendo com Comunidade Batista da Paz – www.INTRODUÇÃO Como é que Deus se revela a Si mesmo? Deus revela-se a Si mesmo como qualquer um de nós. para o Norte e para o Sul. Através da sua Aliança e Mandamentos Ele revela o Seu compromisso de amor e o requisito da justiça.Eu serei o seu Deus . Gênesis 28: 13-14 Ao lado dele estava o SENHOR. 2. "testamento" significa aliança.O FUNDAMENTO DO NOVO TESTAMENTO • A palavra.Vocês serão o meu povo . III . A mensagem final para um povo desobediente e que não ouve. onde está o temor que me devem?. o seu Deus. Ele também revela a Sua misericórdia através da Salvação.br 24 . Prestação de contas financeiras com Deus.org. Na Palavra de Deus. o seu senhor. ou acordo entre o homem e Deus. Jesus Cristo. para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.comunidadepaz. onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor.Versículo Chave. e o servo. d. O novo acordo é baseado no velho acordo. Elias vem primeiro.O filho honra seu pai.Relacionamento Divino Deuteronômio 29:12-13 Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o SENHOR. 4. O Deus da Bíblia revela-se a Si mesmo através da palavra e das obras. e se espalharão para o Oeste e para o Leste. c. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. 14 Seus descendentes serão como o pó da terra. que lhe disse: “Eu Sou o SENHOR. Nós iremos ver isso no Novo Testamento o qual é focalizado no Seu Filho.Autoridade Divina Gênesis 17: 7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes. Existe o velho e o novo acordo.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica a. nós temos registrado o que Deus disse e fez. Prestação de contas matrimoniais com Deus. 1:6. o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque.Curso de Maturidade Cristã . b. I . Através da criação e consciência Ele revela o Seu Poderoso Poder e a divina soberania. II .

Os homens vaguearão de um mar a outro. quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Deus não estava libertando o Seu povo. o seu Deus. • Houve uma fome profética durante 400 anos. apesar de eu ser o Senhor deles. Deus grande e temível. Virão Comunidade Batista da Paz – www. declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações.A Aliança violada.Uma nova aliança antecipada. o meu Deus. OS ANTECEDENTES DO NOVO TESTAMENTO A. em que enviarei fome a toda esta terra.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica vocês hoje. Saberão que eu sou o SENHOR. seu rei. A rebelião contínua do homem 1. Abraão. B. do Norte ao Oriente. 3. selando-a sob juramento. e Davi. Entre o Velho e o Novo Testamento. os profetas. Isaque e Jacó. porque quebraram a minha aliança. diz o Senhor. sem colete sacerdotal e sem ídolos de família. sem sacrifício e sem colunas sagradas. aos nossos líderes e aos nossos antepassados.org. 2. buscando a palavra do SENHOR. mas não a encontrarão. 2. declara o SENHOR. Não demos ouvido aos teus servos. o Soberano. III. Daniel 9:4-6 Orei ao SENHOR. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito.br 25 . Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o SENHOR. Temos sido ímpios e rebeldes. mas fome e sede de ouvir as palavras do SENHOR. Deus não estava falando com o Seu povo. e confessei:Ó Senhor. Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”. para hoje confirmá-los como seu povo. Oséias 3:4-5 -Pois os israelitas viverão muitos dias sem rei e sem líder.Divina comunhão Êxodo 29:45-46 E habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus. e eles serão o meu povo. declara o Senhor. Jeremias 31:31-33 Estão chegando os dias”. conforme lhes prometeu e jurou aos seus antepassados. o seu Deus.Eu habitarei no seu meio . que os tirou do Egito para habitar no meio deles. nós temos cometido pecado e somos culpados. Amós 8:11-12 -Estão chegando os dias.comunidadepaz. 1. Eu sou o SENHOR. e a todo o teu povo. não fome de comida nem sede de água.Curso de Maturidade Cristã . o seu Deus. que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. que falaram em teu nome aos nossos reis. para que ele seja o seu Deus. Serei o Deus deles. e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

B. Teófilo.Livros Proféticos: O Apocalipse (A Nova Aliança consumada). quando chegou a plenitude do tempo.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica tremendo atrás do SENHOR e das suas bênçãos. A. INTRODUÇÃO A história de Jesus Cristo aconteceu em uma pequena cidade em Israel e estrategicamente localizada onde antigas rotas de negociantes ligavam três continentes. • Por legalismo e adoração no Templo. mas nós o veremos face a face. O Messias de Deus nasceu na "Plenitude dos Tempos Gálatas 4:4. Comunidade Batista da Paz – www. Paz mundial b.Religiosamente: preparação no mundo Judeu. 1. para nós quando conhecermos Ele como o nosso Deus em plenitude. 2. eternamente. Religião Judia legalizada.Politicamente: no mundo Romano a.Curso de Maturidade Cristã . 3. Deus enviou seu Filho. UM EVANGELHO • É uma história a respeito de Jesus Cristo e que tem a ver com o que Ele disse e com o que' Ele fez. 3.Livros Históricos: Os quatros Evangelhos e Atos (A Nova Aliança começa) 2.comunidadepaz. B. • O evangelho de Jesus estava sendo proclamado durante anos antes que algum relato fosse escrito. África e Europa. Foi ali que Deus escolheu para mandar o Seu Filho para começar a nova aliança e revelar o Seu plano de salvação para toda a humanidade. • Isto é somente o início e preparação do que Deus tem em mente. 1. nos últimos dias. um discípulo Judeu. IV . Ásia.Livros de Ensinamentos: As 21 cartas (A Nova Aliança ilustrada).OS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO. As palavras de Jesus. nascido debaixo da Lei. Nós não somente viveremos com Ele.br 26 . escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar. Culturalmente: no mundo Grego. um médico Gentio e um pescador Galileu. As obras de Jesus. I. nascido de mulher. • Nós seremos o Seu povo em perfeição.Mas. Esta maravilhosa história de "uma vida solitária" que mudou o curso da história é encontrada nos quatro evangelhos escritos por um Judeu Romano cobrador de impostos. Atos 1:1 Em meu livro anterior. Bons Caminhos c. • Um idioma.org.

segundo as Escrituras. II-TRES RETRATOS 1º-Uma história seletiva. como compreendemos uma história que foi escrita a respeito da vida de uma pessoa.Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido. João 20:31 -Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo. Alguns têm chamado os evangelhos de uma longa introdução da história da morte de Jesus. 3. e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Se cada Uma delas fosse escrita. 3º-Uma ênfase especial. III-DOIS GRUPOS A. o Filho de Deus e. a maioria dos quais ainda vive. como a um que nasceu fora de tempo. embora alguns já tenham adormecido. Cada escritor dos quatro evangelhos parece ter a mesma ênfase especial. Depois apareceu a Tiago e. 2.Curso de Maturidade Cristã . mas um retrato. Eles não são biografias. 1.Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez.br 27 . tenham vida em seu nome. Marcos 10: 45. penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos. João 20: 30 -Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos. Evangelho Sinóptico: 1.comunidadepaz.Jesus fez também muitas outras coisas. depois destes apareceu também a mim. Da Sua infância. Do nascimento de Cristo. Nós iremos aprender alguma coisa a respeito: 1. que não estão registrados neste livro. Isto não é uma biografia. crendo. então. 2º-Um propósito específico.org. 2. a todos os apóstolos. foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia. Eles focalizaram na morte de Jesus.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica I Coríntios 15:3-8. mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Comunidade Batista da Paz – www. Mateus. Por quê? A intenção do autor determina o que ele quer selecionar e o que ele não quer incluir. João 21:25 . segundo as Escrituras. E os Seus últimos três anos. Marcos e Lucas.

Curso de Maturidade Cristã . mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.Evangelho do Servo.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 2. Águia .br 28 . Propósito: Testificar que Jesus é Deus Encarnado. 2. 21:5-6 .C. 2. 4. Autor: João.comunidadepaz. num jumentinho.No princípio era aquele que é a Palavra.Evangelho do Rei 5. 3. Autor: João Marcos. LUCAS 1. 3. e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá. 26 vezes aparece a frase. Ele estava com Deus. 2. Efraím . Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. Data: 50 d. filho de Maria e sobrinho de Barnabé.Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém. Data: 90 d. 2. MARCOS 1.org. Comunidade Batista da Paz – www.C. B. cria de jumenta. Data: 63 d. 3. filho de Zebedeu e o discípulo mais novo. 5.Evangelho da Humanidade de Jesus 5.Versículo Chave. Data: 60 d. e era Deus.Dã . humilde e montado num jumento. 1:1. Homem . um médico gentio que trabalhou com Paulo.C.Digam à cidade de Sião: Eis que o seu rei vem a você. Autor: Mateus. Autor: Lucas.Boi .Evangelho da Divindade de Jesus 5.Versículo Chave. 4. O quarto Evangelho contém 92% de material único com mais interpretação. 10:45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido. 4. 18:31. Judá . Propósito: Historicamente escrito mostrando Jesus como o Filho do Homem. 3. MATEUS 1. Propósito: Escrito aos gentios que Jesus é o Servo-Mestre. 4.Rubem .Leão . filho do homem. JOÃO 1.C. (também chamado Levi) o discípulo e ex-publicano. Eles contêm o mesmo esboço da vida de Jesus.Versículo Chave.Versículo Chave. Propósito: Escrito aos Judeus que Jesus é seu Rei.

3. Data: 56 d. porque pela prática da Lei ninguém será justificado.Versículos chave. E Acontecerá que. 2. 2.br 29 . GÁLATAS 1. no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo. eles serão chamados filhos do Deus vivo.C. E Isaías diz ousadamente: Fui achado por aqueles que não me procuravam. 11:11. 3.C. Autor: Lucas. mas mediante a fé em Jesus Cristo. 4. nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo. 2. Tema: A Constituição do Cristianismo. veio salvação para os gentios. para provocar ciúme em Israel. 4. Data: 56 d. por causa da transgressão deles. Propósito: A história da igreja primitiva. 3.Versículo Chave. Data: 56 d. eu os provocarei à ira por meio de um povo sem entendimento. Assim.C.Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário. o médico. 9:25-26.org.Curso de Maturidade Cristã .Como ele diz em Oséias: Chamarei meu povo a quem não é meu povo. ROMANOS 1. e chamarei minha amada a quem não é minha amada. Autor: O Apóstolo Paulo.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica ATOS 1. 2. 2:16 Sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei.C. Autor: Paulo.comunidadepaz. Autor: Paulo. 10:19-20. revelei-me àqueles que não perguntavam por mim. Moisés disse: Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo. 2. Tema: Epístola de correção para uma nova igreja. I CORÍNTIOS 1. II CORÍNTIOS 1. Data: 55 d. 3. Comunidade Batista da Paz – www.Novamente pergunto: Será que Israel não entendeu? Em primeiro lugar. e não pela prática da Lei. Tema: Encorajamento para a igreja.C: Tema: Justificação pela fé para a vida abundante. 3. Autor: Paulo. Data: 63 d.

Autor: Paulo. Tema: A unidade e ordem do Espírito Santo. 2. 2. Data: 62 d.Alegrem-se sempre no Senhor. 3. 2. FILIPENSES 1. Tema: A Vinda de Cristo. Novamente direi: Alegrem-se! COLOSSENSES 1.C.br . Autor: Paulo.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica EFÉSIOS 1. I TIMÓTEO 1. Há um só corpo e um só Espírito. que vocês estão servindo. I TESSALONICENSES 1. 2. Data: 52 d.comunidadepaz. 3. É a Cristo.Tudo o que fizerem. uma só fé. façam de todo o coração. e não para os homens. Autor: Paulo. como para o Senhor. 4. Data: 62 d. Autor: Paulo. 2. 3.C.Curso de Maturidade Cristã . Data: 67 d. por meio de todos e em todos.Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Autor: Paulo. assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só. Tema: A Vinda de Cristo. 30 Comunidade Batista da Paz – www. 3: 23-24. Tema: O Senhorio de Jesus Cristo. 2.Versículo chave.Versículo Chave.C. o Senhor. 4. um só Deus e Pai de todos. 3. 4:4. um só batismo. 4:3-6.C. há um só Senhor. Data: 53 d. Tema: Nossa alegria em Jesus Cristo. Autor: Paulo.org. sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. 4.C. 3.C. Data: 62 d. II TESSALONICENSES 1.Versículo Chave. que é sobre todos.

C.Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia. Data: 68 d. Autor: Tiago. Autor: Paulo. Tema: Fraternidade Cristã. 3. 2. I PEDRO 1. por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Data: 62 d. 2. II TIMÓTEO 1. Data: 65 d. FILEMOM 1.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica 3. Autor: Paulo.br 31 . Tema: A nova vida da aliança de fé. 3.Curso de Maturidade Cristã . ele nos regenerou para uma esperança viva. 2. Tema: A vida cristã vitoriosa. para uma herança que jamais poderá perecer macular-se ou perder o seu valor. 3. 3.C.org. Autor: Paulo. Tema: Deveres ministeriais e boas obras. TITO 1.Versículo Chave. são protegidos pelo poder de Deus até chegar à salvação prestes a ser revelada no último tempo.C. TIAGO 1. HEBREUS 1. irmão de Jesus. 4. Tema: Aconselhamento Ministerial. Comunidade Batista da Paz – www. Tema: 54 mandamentos para um viver espiritual prático. 2. Herança guardada nos céus para vocês que. 2.C. mediante a fé.C. 2. Data: 68 d. 1:3-5 . Autor: Paulo. 3. Data: 67 d. 3. Autor: Pedro. Data: 62 d.comunidadepaz. Tema: Encorajamento Ministerial.C.

Autor: João. 4.Versículo Chave 2: 1 No passado surgiram falsos profetas no meio do povo. chegando a negar o Soberano que os resgatou. 2. Estes são ímpios. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras. Data: 100 d. 3.org.C. Autor: Judas. Data: 75 d. como também surgirão entre vocês falsos mestres. e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo.Versículo Chave. porque o tempo está próximo. Data: 98 d. senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.comunidadepaz. 4. Autor: Pedro. Tema: Conheça aqueles que ministram com você. 1:3-4.Amados. 1: 3 -Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam ao que nela está escrito.C. 3.CMC Introdução à Panorâmica Bíblica II PEDRO 1. Pois certos homens. trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Comunidade Batista da Paz – www. 3. 2. o Apóstolo. Tema: O amor ágape. Data: 66 d.Curso de Maturidade Cristã . II E III JOÃO 1.br 32 . JUDAS 1. Autor: João. 3. infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. irmão de Jesus. I. Versículo chave. nosso único Soberano e Senhor. o Apóstolo. 4.C. embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos. Tema: Aviso acerca dos falsos mestres. Tema: Escatologia. 2. 2.C. APOCALIPSE 1. cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo.

CMC Curso de Maturidade Cristã O CARÁTER DE CRISTO Comunidade Batista da Paz .

Três elementos que compõem o nosso caráter: a. Valores . 2. O caráter é a imagem que refletimos como resultado da soma de todas as influências que recebemos em nossa história de vida. c. c. O caráter pode ser mudado. É o conjunto de aspectos que caracterizam o ego. b. Melancólico e Fleumático. personalidade e temperamento. A Definição de Caráter a. 3. proibido. de andar. princípios ou padrões de vida que você segue. Atitudes . e. essa influências são assimiladas e com o tempo passam a fazer parte do caráter. 4. comportamento. ou seja. Cada um de nós que veio a existir tem uma origem única e peculiar . O temperamento é a expressão da nossa personalidade. Caráter no grego significa imagem. b. errado. Colérico. A personalidade é o que veio a existência através do nascimento humano e não pode ser mudada. Ações – procedimento.Seu jeito de ser. e moldado através de vários fatores.CMC O Caráter de Cristo O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS 1ª AULA 1. permitido ou proibido. todo ser humano a partir do seu nascimento começa receber influência do meio ambiente onde se encontra. que é importante pra você. 5. A forma de pensar de uma pessoa é percebida pela maneira como ela constrói a sua escala de valores. Existe uma diferença entre caráter. O caráter é formado pela aprendizagem. a.Maneira de ser e agir em relação a determinadas pessoas e situações. Motivações – seus motivos. de falar. A pessoa é um produto do meio em que vive. d. e assim por diante. então se pode dizer que o meu caráter é defeituoso: um mau caráter. Forma de pensar – Filipenses 4:8. Caráter é como uma marca impressa que distingue a pessoa. Comunidade Batista da Paz – www.Curso de Maturidade Cristã . Qual é sua escala de valores? O que a pessoa considera certo ou errado. aprendidas na vida de uma pessoa. permitido.org. a causa ou razão que determinam sua conduta. d.são as normas. Se eu aprovo aquilo que é definitivamente errado.comunidadepaz.br 34 . O meu caráter é determinado em primeiro lugar pelo aspecto moral. A formação do caráter a. O caráter se manifesta através de: a. Caráter é o identificador da natureza de qualquer ser ou coisa. Precisamos renovar as nossas mentes conforme a palavra de Deus. e. c. Caráter é a soma total de todas as influências positivas ou negativas. b. Todo mundo é uma combinação ou outra desses quatro: Sangüíneo. O temperamento é dividido em quatro tipos básicos. Sentimentos – a música da alma. aquilo que eu considero correto.

para sermos santos e irrepreensíveis perante ele. nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade. Alvos . pelo seu divino poder. Hábitos . Conduta Todo o nosso crescimento espiritual é demonstrado pelo nosso caráter. culto doméstico..” Aristóteles Nosso caráter é composto basicamente pelos hábitos que desenvolvemos.. para que experimenteis qual seja a boa. Deus está profundamente interessado na nossa conduta. b. Estilo de vida O estilo de vida de uma pessoa é determinado pelos seus alvos. agradável e perfeita vontade de Deus”.comunidadepaz. Devemos crescer em todos os três aspectos de nosso caráter: forma de pensar. por quem de novo sinto as dores de parto. a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.” II Timóteo 3:17. mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. esperamos e desejamos. sentimos.” Efésios 1:4.Curso de Maturidade Cristã .a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. que está nos céus. mas não demonstramos nenhuma mudança no caráter. Comunidade Batista da Paz – www. Dar presente para os membros da família no aniversário.São algumas boas tradições: reunir a família no Natal.” II Coríntios 13:9. “A excelência... mas um hábito. colha um caráter” Costumes . ter um dia da família. isso mostra que o conhecimento foi em vão. sair uma vez por semana com esposa. quando vós estais fortes. “Visto como. “Porquanto aos que de antemão conheceu. “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo. até que Cristo seja formado em vós.” II Pedro 1:3.br 35 .CMC O Caráter de Cristo Romanos 12:2. portanto. O alvo é que o próprio caráter de Cristo seja formado em nós. perfeitos. A conduta se manifesta na relação com outras pessoas. também os predestinou para serem conformes à imagem (caráter) de seu Filho. “Sede vós. Gálatas 4:19. hábitos e costumes. c. pois. Mateus 5:48.. “Porque nos regozijamos de estar fracos. Hábitos baseados nos princípios da Palavra nos tornam iguais a Jesus.” Romanos 8:29. “. “Plante um hábito. Se com o passar do tempo acumulamos muito conhecimento.. e o que desejamos é a vossa perfeição”. não é um feito.. falamos. como é perfeito o vosso Pai. estilo de vida e conduta. pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude..“Somos o que repetidamente fazemos”. “E não vos conformeis com este mundo.. “Meus filhinhos. Conduta é tudo aquilo que fazemos.org.Precisamos ter alvos e metas bem definidos. O meu comportamento diante de outras pessoas manifesta o meu caráter.

Quantas vezes até pra escolher um líder de célula. etc. Existe uma distorção que tem assolado a igreja do Senhor durante os séculos: a valorização dos dons em detrimento do caráter. incapaz e desqualificado. menos utilidade terá para Deus. O Caráter e os Dons.Curso de Maturidade Cristã . Dons naturais: inteligência. escolhemos alguém que fala bem. Os dons tanto naturais quanto espirituais devem passar pela cruz antes de serem úteis. O motivo porque existem tantos escândalos é que muitas vezes priorizamos mais os dons do que o caráter. Deus não vai enviar ninguém sem antes tratar com o seu caráter. O ministério é edificado sobre o caráter e não sobre os dons. tanto naturais quanto espirituais. capacidade musical. apesar do seu dom. O critério de Deus sempre é escolher o que se acha frágil. Do ponto de vista natural Moisés já estava pronto aos quarenta anos quando matou o egípcio. e tem uma admirável capacidade de memorização. Temos aqui um exemplo clássico de alguém que priorizou os dons. São aqueles com os quais nascemos. ora bem. era um homem excepcionalmente talentoso. Para chegar a esse ponto nós vamos precisar passar pelo deserto. Se essa pessoa não tiver vida de Deus e não passou pelo processo da cruz não será útil para Deus. Nunca devemos chegar ao ponto em que valorizamos os dons. Moisés foi o homem que Deus escolheu para cumprir o seu propósito. Às vezes podemos achar que um determinado irmão que é muito inteligente ou é muito carismático ou extrovertido.br 36 . mas do ponto de vista de Deus precisou outros quarenta anos até a ponto de não mais confiar na sua força ou nos seus talentos. ele vai ser um bom líder”. astúcia.org. mas o caráter atrai a Deus! Israel não foi liberto por um homem talentoso (Moisés). O que é um dom? É uma dádiva ou talento que Deus concede a todos. memória. mas são secundários. Os dons podem ser naturais ou espirituais. Os dons atraem os homens. A igreja de Deus não é edificada com essas coisas. mas nunca devem ser a base para edificação da igreja. Ou pensar que um irmão por ter o dom de cura ou discernimento de espíritos virá a ser uma coluna na casa de Deus. Fica evidente que é Deus que está fazendo e não é apenas um uso de talentos especiais. capacidade atlética.CMC O Caráter de Cristo 6. Dons espirituais: São aqueles que nos são concedidos pelo Espírito Santo como instrumentos na sua obra. Ler Êxodo 3:10-11 Deus foi mais firme com Moisés quando ele confiou nele mesmo do que quando ele se achou tão incapaz que até estava se recusando a ir. Comunidade Batista da Paz – www. vai ser um pastor. Os dons são úteis. indistintamente. A Bíblia diz que o povo de Israel estava sendo escravizado por Faraó. A glória de Deus se manifesta quando uma pessoa que não dávamos nenhum valor se levanta com poder e autoridade. mas por um homem depois de quarenta anos de tratamento! Êxodo 2:11-15 e 3:10. Isso não passa de uma mentalidade mundana. Ele recebeu a educação como um Faraó receberia. mas isso também é um engano. Efésios 4:11 e I Coríntios 12: 7-10 Os dons são muito úteis. em detrimento do caráter. Deus coloca em primeiro lugar a vida e o caráter.comunidadepaz. tem eloqüência. Já vi até pessoas falarem: “Fulano fala bem. Quanto mais uma pessoa confiar em si mesma e nos seus talentos naturais. Moisés foi criado no palácio de Faraó e recebeu a melhor instrução da época.

Curso de Maturidade Cristã . que andava no jardim pela viração do dia.Todo cristão precisa lembrar que o propósito do tratamento de Deus é revelar o que está no coração do cristão para que ele não caia. pecados que estão sendo alimentados sem arrependimento. precisamos vencê-la passo a passo. precisamos decidir sermos semelhantes a Jesus. esconderam-se da presença do SENHOR Deus. nem os nossos ministérios. Há exemplos de homens que começaram bem e terminaram em tragédia por não terem entendido o propósito do tratamento de Deus em suas vidas. O propósito do tratamento a. A Formação do Caráter através dos Tratamentos de Deus: É a graça de Deus que me capacita a fazer as coisas certas diante de Deus. A confissão traz prosperidade e tem o poder de cura. mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Se você tem qualquer pecado não confessado procure rápido seu discipulador. II Pedro 1:1-11 As promessas de Deus e o seu poder é a nossa garantia de que ele realizará em nós as mudanças necessárias. “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus.org. Gênesis. por que humanamente a tendência é cobrir suas próprias falhas e fraquezas.” Comunidade Batista da Paz – www.16 Provérbios 28:13. O cristão necessita do tratamento de Deus em sua vida por que possui áreas escondidas em sua vida que devem ser reveladas. 2. pecados não confessados. A responsabilidade de Deus é prover a todo crente a própria natureza divina. 3:8. A responsabilidade do homem é aplicar e cumprir essa responsabilidade em sua vida. Somente através de um atitude diligente podemos alcançar o aperfeiçoamento do nosso caráter. cada degrau corresponde a um novo nível alcançado. Revelar o que está no coração . Alguém pode até começar bem. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará. Para que isto aconteça o cristão precisa da graça de Deus. Deus deseja revelar estas áreas escondidas de pecados em nós para que renunciemos a elas e para nos ajudar a crescer. através do arrependimento e da fé em Jesus. o homem e sua mulher. essa pessoa está destruindo a si mesma e ao seu ministério.br 37 . por entre as árvores do jardim.comunidadepaz. Veremos que toda forma de tratamento é dolorosa. Tiago 5. mas se tiver pecados ocultos na sua vida. Deus tem nos dado por direito tudo que é necessário para uma vida santa: Autoridade e poder. A vida cristã é um processo.CMC O Caráter de Cristo A FORMAÇÃO DO CARÁTER E OS TRATAMENTOS DE DEUS 2ª AULA 1. Nós aprendemos através dos sofrimentos ou tratamentos. E é um processo duradouro. nova vitória em determinada área. Deus revela os nossos pecados ocultos para que possamos nos arrepender deles e não sejamos destruídos.

Lucas. de glória em glória. mais ele batia). c. então tem alguma coisa errada. não der fruto.. “Todo ramo que. batendo com um bastão enorme com dentes de ferro que serviam para extrair a sujeira dos panos. “. suas atitudes. se a mudança na vida dela não é evidente. significa: Mudança completa de um formato em outro. e. A lagarta muda de um formato para outro completamente diferente. redunde em louvor. João 15:2. uma vez confirmado o valor da vossa fé. “E todos nós. tendo . a glória do Senhor. Tirar toda a escória. Limpar toda sujeira Deus está constantemente levando seu povo através dos seus tratamentos. I Pedro 1:7.. O tratamento pelo fogo. Deus quer limpar a nossa veste O tratamento pela lavagem. na sua própria imagem..CMC O Caráter de Cristo b. ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.” Malaquias 3: 1-3 diz que Jesus é como “o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros” O lavandeiro era um artesão que limpava as fibras de um pano.comunidadepaz. sua forma de pensar. mudar pelo calor. A palavra "purgar" significa refinar. O povo de Deus é como o metal preparado para o uso.. Isaías 1:25. mas não passou por essa “ metamorfose espiritual”. d. próximo a um riacho. o Espírito”. Aqueles que desejarem mais frutos serão mais podados. A palavra "transformar'' aqui.O cristão também precisa passar por uma metamorfose. “para que. seus hábitos. mesmo apurado por fogo. Transformar-nos à imagem de Jesus Cristo O tratamento pela transformação.org. contemplando.br 38 . Comunidade Batista da Paz – www. À medida que o crente responde positivamente tem mais e mais seu caráter transformado à imagem de Jesus. se seu estilo de vida. Não nos deixa com dúvidas será que é uma lagarta ou será que é uma borboleta? A não ser que ela esteja no processo. estando em mim.”. (quanto mais o sujo demorava pra sair. Mateus. “Porque ele é como o fogo do ourives. no Grego” metamorphos". Malaquias 3:2. somos transformados. Deus irá podar e limpar os galhos para darem mais frutos.. para que a santificasse. para que produza mais fruto ainda. É muito óbvio quando uma lagarta se transforma. com o rosto desvendado. e até sua forma de vestir não mudou. o calor está ordenado por Deus. 3:16.. II Coríntios 3:18. para purgar seu povo. Ou no seu próprio caráter. muito mais preciosa do que o ouro perecível.. como por espelho. glória e honra na revelação de Jesus Cristo”. Após a limpeza esse material estava pronto para ser usado na confecção de lindos trajes.. tornar puro. ele o corta. É a raiz da palavra científica usada para descrever o processo de transformação de uma lagarta em borboleta. Mas os que dão frutos são podados para dar mais frutos ainda.Curso de Maturidade Cristã .” Os galhos que não dão frutos são cortados. 3:12. Este processo leva tempo e gasta energia. e todo o que dá fruto limpa. Efésios 5:26.a purificado por meio da lavagem de água pela palavra. Ezequiel 22:18-20. como pelo Senhor. Deus quer produzir frutos em nossas vidas O tratamento através de ser podado. Se uma pessoa diz que recebeu Jesus. “.

Alguns. Assim. Os galhos mortos são cortados.. Mateus 7:8. Em Isaías. Nosso ministério II Coríntios 10:15-16. Preparar os vasos para servi-lo O tratamento do oleiro. Isso leva tempo. com forte clamor e lágrimas. pergunte a qualquer adolescente ou jovem! Mas Deus quer que cresçamos! Na musculação você estica os músculos para levá-los ao crescimento. tendo sido aperfeiçoado. são todas partes vitais na preparação do vaso. o que busca encontra. e. Deus quer alargar: Nossa visão. para honra. “Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem”. Devemos aprender buscar a Deus em tempos difíceis.” Comunidade Batista da Paz – www. tendo oferecido. nos dias da sua carne. Deus quer através do tratamento em nossas vidas nos levar a uma busca intensa de Sua pessoa O Senhor colocará as pressões e o calor sobre seus filhos em períodos específicos. para motivá-los a buscá-lo. será utensílio para honra. Isaías 60:5 II Coríntios 6:11.Curso de Maturidade Cristã . O propósito de Deus é fazer de você um vaso de honra. a quem bate. “Ele. Figuradamente isso significa que Deus quer ampliar a capacidade daqueles que estão se preparando para liderar sua casa. orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade. outros. Gênesis 13: 14-17. Nossas fronteiras – esfera de ação Êxodo 34:24. aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e. para não extrair a seiva necessária dos galhos vivos e os galhos que dão frutos são podados para produzir mais frutos. Deus quer trazer crescimento às nossas vidas. a fim de que recebam mais do Senhor. se alguém a si mesmo se purificar destes erros. disciplina.” A roda do oleiro. assim como o nosso caráter. O tratamento através do crescimento. II Samuel 22:37. Nossos corações. Passa por todo um processo de formação para se tornar um vaso útil.br 39 . também é um processo doloroso. Nosso caminho. tanto quanto as mãos do oleiro. pois. porém. 54:2 o profeta proclama: “amplia o espaço de tua tenda”. para desonra. Nossa habitação Isaías 54:2. Deus também quer esticar ou ampliar os nossos músculos espirituais. há também de madeira e de barro. Deus deseja expandir nosso ministério e nossa função no corpo. A pressão é para colocá-los na direção de Deus.comunidadepaz. Crescimento. II Timóteo 2:20-21. abrirse-lhe –á. Hebreus 5:7-9.. Jesus.CMC O Caráter de Cristo Para podar a vinha. santificado e útil ao seu possuidor. estando preparado para toda boa obra. “Ora. o forno. para que possamos ajudar outros a fazer o mesmo. tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. f.org. g. numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata. Salmo 118:8. “Pois todo o que pede recebe. embora sendo Filho. O propósito do nosso Oleiro é expor o mais rápido nossas falhas e curá-las para nos usar para uma tarefa ou uma missão específica. h. esforço e causa dor. o agricultor precisa usar a tesoura de podar. Jeremias 18: 1-6.

aos humildes concede a sua graça”. como sempre obedecestes.. no processo do seu preparo as uvas eram trazidas para um grande tonel de pedra. O Caráter tem valor eterno. desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor. nosso ego. acima de toda comparação”. pois. Deus quer mais do seu espírito fluindo em nossas vidas O tratamento através de ser pisado ou humilhado. Paulo enfoca essa realidade. mas pensar no fruto eterno que será em nós. Deus quer nos dar uma nova visão. acima de toda comparação. “.. nosso espírito. I Pedro 5:5.CMC O Caráter de Cristo i. pisadas pelos pisadores.Curso de Maturidade Cristã . Todas as pressões. e através de nós. onde eram esmagadas.”. Ele pisa as uvas.comunidadepaz. Não devemos olhar somente para o presente. mas nunca esmaga a semente... na vida de outros. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. Observe o contraste: Leve – peso Momentânea – eterno Tribulação . II Coríntios 4:17. mas o Caráter é desenvolvido. O vinho nas Escrituras é indicativo do espírito de regozijo. na minha ausência.. Às vezes nós precisamos ser humilhados para crucificarmos o ego e liberar o vinho do Espírito em nossas vidas. porém. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Comunidade Batista da Paz – www. são para operar algo eterno. Filipenses. “.. irá conosco para a Eternidade I Coríntios 13:8 e 13. Anotações Pessoais: 1.glória As provas e tribulações são para produzir glória. mas necessário para a extração do suco. muito mais agora. contudo. 2:12.org. amados meus. porque Deus resiste aos soberbos.. “. não só na minha presença. Deus é o pisador das uvas que somos nós. Esse é um processo duro.br 40 . Através dos tratamentos de Deus. j. Ele deseja que o vinho novo do seu Espírito flua em nossas vidas e ministério. Assim. aflições e provas que vem sobre nós agora.. Dons são dados.

Não há na bíblia nenhum homem que teve um ministério próspero e reconhecido. porém quando as pressões do deserto vêm. cai à vista de todos. Somente o Espírito Santo pode formar um conceito sobre nós mesmos digno de crédito. ao usar o deserto é para que sejamos completamente aprovados em nossas atitudes. E só o deserto traz essa pressão que manifesta quem realmente somos para as outras pessoas.Curso de Maturidade Cristã . nas motivações do nosso coração e. por que normalmente o deserto vem para golpeá-los. Comunidade Batista da Paz – www. O que é o deserto? Os desertos são fases em nossas vidas determinadas por Deus para nos amadurecer e aprofundar no relacionamento com ele. nossa unção e reconhecimento dos homens. uma aparência de espiritualidade. Nossa capacidade de suportar as pressões vai aumentando ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade. Deserto Todos os grandes nomes mencionados na bíblia foram de homens que antes de realizarem qualquer coisa. toda a nossa carnalidade fica exposta. E todos que tentaram assumir posições. é quando mais ele demonstra seu amor por nós. O deserto nós torna fortes e calejados para as pressões. que sejamos a expressão de Cristo para as pessoas no seu quebrantamento. brandura.org. O alvo de Deus para nossas vidas. sem ter passado pelo deserto. amor e brandura. passaram pelo deserto. Somente a pressão mostra o que realmente somos. Ilustração do copo de água ou de lama Há muitos irmãos que se esforçam para manter uma máscara.comunidadepaz. b. sem a devida formação foram lançados por terra. Não é possível Deus confiar nada a nós. tudo desmorona e o que realmente somos vem à tona. antes de passarmos pelo deserto. a. Esta fase em nossa vida visa transformar pessoas fracas e vacilantes em pessoas fortes e corajosas. Mas é exatamente o contrário. pureza e profundidade no conhecimento de Deus. todos foram colocados à prova debaixo de forte pressão. relacionada ao seu ministério. pois o alvo de Deus era formar um caráter solidificado.CMC O Caráter de Cristo TIPOS DE TRATAMENTOS 3ª AULA 1. tentam vender uma imagem que não corresponde com a realidade. pois são frutos da auto-análise e introspecção. Deserto é tempo de pressão Só somos totalmente conhecidos quando estamos debaixo de pressão. O que fingimos ser. paciência. O nosso auto-conceito é totalmente falho. normalmente nos entristecemos achando que Deus não nos ama. É um tempo difícil para a carne e para o ego. Quando estamos no deserto.br 41 . não nos ouve é que nos rejeitou.

pastores e discipuladores. até não haver mais força. Ele que é a fonte. Passamos a ter como única alternativa o Senhor. só calor e exaustão.org. sem sentimentos.comunidadepaz. stress quer dizer que findaram todas as energias da alma. Mas quando sentimos esgotamento. nossa tendência era murmurar. Bendito deserto! 2. pois. não tem vida. A Bíblia chama isso de andar na carne. jogar tudo pro alto. estafa. Deserto é lugar do esgotamento da alma No deserto não tem água. sem novidade. nenhum ânimo. O deserto. nossas energias naturais vão se esgotando pouco a pouco. quando desfrutamos da presença dEle. não tem descanso. para destruir toda autoconfiança. Não vamos achar nas pessoas o que Deus quer nos dar. Na solidão do deserto parece que não há mais ninguém com quem podemos contar. Se uma pessoa é grandemente preocupada com a opinião dos outros a seu respeito e com a sua reputação.Curso de Maturidade Cristã . sem cor. ou entrar em depressão e ficar se lamentando da sorte. c. mas não podemos contar com eles. Muitas vezes vamos achar que as pessoas estão sendo insensíveis e negligentes conosco.CMC O Caráter de Cristo Antes de passarmos por essa fase na nossa vida quando as pressões vinham. Isso é bom para nós porque vamos colocar nossa confiança unicamente no Senhor. Fazemos tudo no entusiasmo da alma. ele quer se tornar nosso amigo mais íntimo. Comunidade Batista da Paz – www. d. essas circunstâncias certamente virão para tratar-nos nas áreas onde temos mais dificuldade. para aprendermos a não depender da vida natural e do ego. Muitas vezes quando mais desejamos a presença de amigos. vem para nos acabar. O alvo de Deus é nos livrar da dependência da nossa vida natural e nos capacitar a depender inteiramente do seu Espírito. todas as pessoas parecem não nos compreender. mas é Deus tratando conosco na solidão do deserto. Circunstâncias Além do deserto. Andar na carne não é só cometer pecados grosseiros de Gálatas 5:19-21. nenhum entusiasmo. Acabaram-se nossas próprias forças e nos exaurimos completamente. Por exemplo: Se o nosso coração é extremamente apegado à bens materiais. muitas vezes essa pessoa irá sofrer vexame após vexame até sua reputação ir para o brejo. Enquanto temos estímulos de todas as formas não precisamos depender de Deus. Andar na carne é não depender de Deus. E Deus vai cooperar para que isso venha o mais rápido possível. podemos passar por circunstâncias de prejuízos e perdas. Deserto é lugar de solidão. Deus cria circunstâncias para nos aperfeiçoar. não confiar em Deus.br 42 . que são fases nas quais passamos uma ou mais vezes. O tempo no deserto é sem sabor. e muitas vezes buscamos no canal. Isso é obra de Deus. Somente as pressões nos ajudam a suportar novas pressões. é Deus permitindo que toda expectativa e esperança que depositamos em homens sejam frustradas pra nos ensinar a dependermos exclusivamente Dele.

desmaiando em vossa alma. para que não vos fatigueis. Nossas atitudes ou reações diante das circunstâncias que Deus usa para tratar conosco definem nossa aceitação ou não do tratamento. “Considerai. Alguns Líderes aprenderam a dar resposta a Deus como Cristo.” b. Regozijai-vos e exultai. ao invés de cobrar. “Tu és Simão.Salmo 51:17. NOSSAS RESPOSTAS DIANTE DOS TRATAMENTOS DE DEUS 4ª AULA Termos o caráter de Cristo.CMC O Caráter de Cristo Se uma pessoa é do tipo que ama os primeiros lugares. “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado.74:21.comunidadepaz. f. Perseverança – Mateus 10:22. pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.12. louvem o teu nome o aflito e o necessitado. Estas duas atitudes se contradizem. Contrição . esta é. “Bem-aventurados sois quando. dar amor. porque é grande o vosso galardão nos céus. e você? Como reage aos tratamentos de Deus como um verme ou como uma serpente? Comunidade Batista da Paz – www. 2. e. Reflexão – Hebreus 12:3. que perseverar até ao fim. é muito mais importante do que as aflições que passamos nesta vida. disse: Já não te chamarás Jacó. Essas circunstâncias virão. atentamente. jamais o receberá. “Então.” João 1:42. Regozijo – Mateus 5:11. atenção e respeito aos outros.Curso de Maturidade Cristã . Se for uma pessoa que cobra muito o amor das pessoas. Suportar essas aflições e responder como Deus espera é a garantia de que o caráter de Cristo será desenvolvido e forjado em nós.br 43 . disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. “Não fique envergonhado o oprimido.” Gênesis 32:28. Algumas respostas que devemos dar quando passamos por tratamentos de Deus: a. até que o caráter de Cristo seja formado em nós.” g. Diante do tratamento de Deus podemos ter duas atitudes: Podemos ter a atitude de Cristo que se humilhou cedeu e foi a cruz ou ainda resistir e ter a atitude da serpente. porém.” d. e sim Israel. mentindo. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado. tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. desenvolvido a semelhança do de Jesus Cristo. esse será salvo. até que se disponha. pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. não o desprezarás. outros como a serpente. Louvor – Salmo . aquele. vos injuriarem. o filho de João. “Então. pois. lhe será reservado aqueles lugares desprestigiados e ignorados. ó Deus”. 1. c. coração compungido e contrito.org. “Sereis odiados de todos por causa do meu nome. não morrerás. aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo.” e. e vos perseguirem. “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. por minha causa. disserem todo mal contra vós. Oração – Tiago 5:13. arrogante e se defende em tudo e acaba por se rebelar contra Deus. Disposição para Mudança II Samuel 12:13.

pois justamente aquilo que mais nos incomodou era a mão de Deus nos tratando. Não percebemos que ao impormos. D Uma Serpente Ataca quando pisada Luta e revida todos os golpes até morrer Astuta e venenosa evemos aceitar o tratamento de Deus em nossa vida. a mão do oleiro se revela muitas vezes justamente naquilo que você mais detesta. críticas.org. O tempo que passamos no deserto é determinado pelas respostas que damos e por nossa própria maleabilidade nas mãos do Espírito Santo. Quanto mais resistimos em nossa obstinação e dureza. lá na frente passaremos pelo mesmo teste. tornam-se pessoas amargas.br 44 . Um Verme Indefeso quando é pisado Contorce-se. exigimos. vêem falha em tudo e em todos. quando injustiçado vamos a fora. mas o que é isso? É sermos maleável. Na escola de Deus ninguém pula cartilha.Conforme o próprio Jacó foi comparado Isaías 41:14-16 e até mesmo Jesus Salmo 22:6. estamos perdendo a chance de amadurecer e crescer em Deus.CMC O Caráter de Cristo a. Anotações Pessoais: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Comunidade Batista da Paz – www. Isso se repetirá até darmos respostas de quebrantamento e mudanças que Deus espera de nós. criticamos. dos amigos. Alguns líderes respondem a Deus como um verme outros como uma serpente. ou então. crendo que “todas as coisas cooperam para o nosso bem . dos líderes da igreja. Nos defendemos. Estas duas atitudes se contradizem. A de serpente . mas com facilidade entrega a vida. 8:28. não conseguindo usufruir da sua graça e benção na sua vida. Simples e inofensivo c. A de verme . 3. aquele líder na igreja. Ceda! Seja maleável. aquela pessoa que é mais difícil de submeter. amar e aceitar é justamente esse que está sendo usado por Deus para nos aperfeiçoar. Muitos infelizmente passam a vida toda no deserto resistindo a Deus e sendo resistido por Ele. Triste é ver pessoas sendo tratadas por Deus e ao invés de se humilharem fortalecem as antigas posições. se somos reprovados. e não endurecermos ante aquilo que Deus vem golpeando.Representando Satanás. mude responda a Deus.Curso de Maturidade Cristã . aquele chefe no trabalho.Rm. reivindicamos. visando um fim proveitoso: O aperfeiçoamento do nosso Caráter”.comunidadepaz. não são sensíveis para perceber que aquilo de negativo que está acontecendo é Deus desejando falar e nos mudar. mais tempo passamos no deserto. usamos as nossas forças para estabelecer nossa própria vontade. agredimos. estão sempre cheias de auto–piedade e cobrança dos pais. Nada na vida dessas pessoas funciona. E quanto mais o tempo passa mais duro vai se tornando o deserto. Deus sempre espera uma atitude responsiva no deserto. b.

do seu “ego” e oferecer-se inteiramente ao Senhor. O quebrantamento é o tratamento de Deus que capacita o homem a ser útil diante de Deus. O espírito embrulhado numa casca dura não pode facilmente sair de lá. assim como vestimos roupas. Se ela não for quebrantada ou quebrada pelo Senhor. O homem interior é o espírito regenerado pela vida de Deus e mesclado com o Espírito Santo. As pessoas qualificadas para o trabalho de Deus são aquelas que sabem liberar o espírito através da alma e do corpo. Só depois que nossa alma é tratada. À medida que nos voltamos ao nosso espírito ele passa a permear e saturar a nossa alma ou nossa mente. enfim. emoções e vontade. nosso homem interior veste uma alma. Por exemplo: Se lermos a Bíblia procurando apoio para nossas idéias pré-concebidas.br 45 . Para entendermos melhor. o homem interior não poderá se manifestar. A casca da alma deve ser esmagada por Deus. a vida e o poder de Deus entram em nosso espírito que chamamos de homem interior.CMC O Caráter de Cristo O QUEBRANTAMENTO E O CARÁTER DE CRISTO 5ª AULA Qualquer pessoa que serve a Deus descobrirá mais cedo ou mais tarde. provada. Fora desse homem interior está a alma e o corpo que é o homem exterior. mas sim ela mesma. O Homem exterior. b. Do mesmo modo. O próprio Espírito se manifesta através dela e nós só podemos perceber e receber revelação se a lermos com o espírito. 1. O que é quebrantamento? Quebrantamento é o processo de ver o homem exterior ou natural quebrado para que o homem interior ou espiritual possa fluir com liberalidade aos outros. O Homem interior. o corpo é a veste do espírito e da alma. o Espírito. O homem interior (o Espírito Santo amalgamado com o espírito humano) precisa ser liberado através do homem exterior (nossa alma e corpo). Comunidade Batista da Paz – www. A Bíblia é mais do que palavras. Nada atrapalha tanto quanto esta alma. que o grande impedimento para sermos úteis na sua obra não são os outros. Nossa dificuldade básica é deixar o nosso homem interior fluir. Só quando nosso espírito pode sair e tocar no espírito da Bíblia é que podemos entender o que ela está dizendo. podemos e deixamos o espírito emergir. mais está em nós mesmos. A Bíblia divide o homem em duas partes: a. Se não aprendermos a liberar o nosso espírito por meio da alma. seus conhecimentos e capacidades naturais. Abrindo mão dos seus conceitos e direitos. É render-se totalmente a ele. não poderemos servir a Deus de forma eficaz. 2. nós não vamos entrar no espírito da bíblia porque estamos lendo com a alma. idéias ou pensamentos.org.Curso de Maturidade Cristã .comunidadepaz. passar pela alma. O perfume de Deus só pode fluir de um vaso quebrado. Quando Deus vem habitar em nós. Quebrantar-se é se entregar totalmente sem reservas ao Senhor e aos tratamentos dele na nossa vida. Por isso que a principal dificuldade que enfrentamos não está nos outros. O alvo do deserto e dos tratamentos de Deus é nos levar ao quebrantamento.

nem dos irmãos é a mão de Deus. ouvem a palavra com a mente e não com seu espírito.CMC O Caráter de Cristo Muitas pessoas não têm revelação porque a lêem com a mente." Efésios 3:16. Muitos não vêm a mão de Deus. É o ego sendo tratado! 4. tenho prazer na lei de Deus . de se expressar.. Quando somos facilmente feridos e magoados. as pessoas que têm apenas uma experiência emocional permanecem. " Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa. no tocante ao homem interior. Impedimentos para o quebrantamento de Deus a. somos nós mesmos. " Porque. Um exemplo: as pessoas que fizeram uma decisão por que foram convencidas pela doutrina ou foram emocionalmente comovidas pela mensagem não permanecem. não é mão humana. Tanto os crentes como os descrentes são abençoados quando o nosso espírito é liberado. por que não foram tocados no espírito. etc. Por isso muitos que fazem decisão pra Jesus não permanecem. Comunidade Batista da Paz – www. Deus quer que você se renda. por exemplo. dureza e aspereza são as marcas registradas de uma pessoa não quebrantada.org. Falta de percepção de que Deus está usando as circunstâncias para nos levar a um quebrantamento mais profundo. mediante o seu Espírito no homem interior” II Coríntios 4:16. reconhece e confessa prontamente seus pecados. Ficam pensando que as circunstâncias estão erradas e que as pessoas são as responsáveis. sabe receber instruções. mais Deus vai permitir situações para nos aperfeiçoar. Espírito Abordável ou Ensinável Uma pessoa abordável facilmente vê. Romanos 7:22. E lembre-se que quanto mais precisarmos de quebrantamento. Uma pessoa meiga é mansa e o temor de Deus no seu coração se expressa através de suas palavras e de sua forma de tratar os outros. quando o poder e a vida de Deus podem fluir de nós. que você aprenda a perdoar. mas somente o nosso espírito é que vai tocar o espírito de quem ouve. b. Muitos não reconhecem que é Ele que está operando. O amor próprio ou o ego impede de nos entregarmos. O amor-próprio ou o amor de si mesmo.Curso de Maturidade Cristã ..comunidadepaz. Tudo que acontece conosco é o Senhor que permite. nem da família. A salvação acontece no espírito. que você se entregue. Temos que reconhecer que é a mão de Deus. contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia " 3. Meiguice ou Mansidão Teimosia. Deus quer quebrar nossa alma para que o homem interior tenha uma via de saída. não é resistente e pode ser edificado em todas as coisas. de falar. a. aprenda a viver pelo espírito e não pela alma ou pelas emoções. que sejais fortalecidos com poder. Qualidades produzidas no quebrantamento.. No encontro.br 46 . A razão para tanta irritação e descontentamento na nossa vida. É aberto a opinião dos outros. não Quando ensinamos ou pregamos com a mente vamos tocar a mente.. b. com as emoções vão tocar as emoções. " .

Ela se fecha assim pela parede da sua mente e não pode ser edificada. gosta de estar junto. se ela está interpretando o texto de maneira certa. Fazem de tudo para ter paz com todos (Rm 12: 18). É Facilmente Edificado Precisamos estar abertos para receber qualquer ajuda espiritual de qualquer parte do corpo.Curso de Maturidade Cristã . Uma pessoa que não dá importância a isso é como uma mão artificial que não tem sensação. É sensível aos outros .CMC O Caráter de Cristo Existem pessoas que. Uma pessoa quebrantada derrama lágrimas facilmente quando é convencida pelo Espírito de Deus por algum pecado. Seja atento como uma criança ao que os outros dizem. Sempre que faz alguma coisa errada. e. ela vai analisar os pensamentos da pessoa. correremos o risco de perder sua amiizade. se não tiver o espírito liberado ela não pode ser ajudada. Ela despreza o ensino das pessoas que estão abaixo de sua capacidade ou habilidade. etc.br 47 . Anotações Pessoais: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Comunidade Batista da Paz – www. Não de chorar por estar ferida ou magoada.Não magoa os outros com falta de consideração. Altamente sensível ao Espírito Santo e aos outros É sensível a direção do Espírito Santo. Gostam de participar da vida do corpo. Espírito verdadeiro de unidade do Corpo Promovem a unidade do corpo. é sensível ao pecado. imediatamente sentimos Como Davi. se estão certo ou errado. de ter comunhão com outros irmãos. c.org.comunidadepaz. Mas por ser sensível a presença de Deus e ao seu Espírito. de conversar. de ouvir. d. as palavras que ela está usando. Uma pessoa quebrantada se comove com facilidade diante de situações tristes de outras pessoas. Eles sempre têm algo a nos ensinar. se ela está pronunciando as palavras de forma correta. Por exemplo: Uma pessoa muito inteligente e que tem muito conhecimento. Uma característica de uma pessoa quebrantada é que ela é uma pessoa “chorona”. se nós abordarmos por algum motivo. Por que a sua mente e conhecimentos muitas vezes não permitirão que ela seja tocada no espírito.

c. (O Senhor Jesus). reconhecido em figura humana. “Ora.br 48 . Humildade de espírito aponta para a completa ausência de orgulho pessoal. Diligência em seu trabalho.comunidadepaz. pois. mas Cristo vive em mim. Um espírito humilde. pois ele.” João 8:28. “Todo homem. tardio para falar. 2. Mateus 25: 24-30.. Parábola dos talentos. sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo. ele o admitiu.. Não quer dizer que deveríamos ser tímidos e fracalhões. I Pedro 4:1.CMC O Caráter de Cristo OS TRAÇOS DO CARÁTER DE CRISTO 6ª AULA Filipenses 2:5-8. subsistindo em forma de Deus. assim. e nem significa que deveríamos ser retraídos. Um espírito ensinável. mas falo como o Pai me ensinou.. a si mesmo se esvaziou. já não sou eu quem vive. Mateus 3:14-15. assumindo a forma de servo. não julgou como usurpação o ser igual a Deus. e. Então.” Imagine: Jesus sendo batizado por João! Ter um coração ensinável é estar aberto para aprender com quem quer que seja. tendo Cristo sofrido na carne. Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem.Curso de Maturidade Cristã . porque. nos convém cumprir toda a justiça. “logo. Comunidade Batista da Paz – www. Ser alguém "humilde de espírito" não exige a supressão da personalidade. tornando-se semelhança de homens.org. Gálatas 2:20. “Disse-lhes. Dependência total no seu dono. o dissuadia. Marcos 10:45. 1:19. “. “Ele. então. armai-vos também vós do mesmo pensamento. pois. fracos ou acovardados. Disposição para sofrer. a. Uma atitude de servo. para a completa ausência de segurança própria e auto dependência. a si mesmo se humilhou. tardio para se irar”. Os "humildes de espírito" não são aqueles indivíduos que já nasceram assim. Disposição para ouvir Tiago. antes. e.. e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto. embora sendo Filho.” d. dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti. Ninguém se diminua por ouvir e aprender algo com quem sabe menos. pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado”. mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. b. “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido. 1. mesmo que isso muitas vezes seja extremamente constrangedor. porém. Hebreus 5:8. seja pronto para ouvir. tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.

Curso de Maturidade Cristã . Exige justiça quando se sente alvo de falta de consideração . Um momento em que mais nos tornamos desleais é quando criticamos as características físicas ou morais de uma pessoa. com que vos queixais contra ele..comunidadepaz. sabe que tem muito que aprender ainda.CMC O Caráter de Cristo a.. Lealdade Completa Lealdade é um termo que expressa uma pessoa franca.br 49 . aceita ensino.pede perdão e admite sempre seu erro. Não murmurar. Não criticar. Nossas melhores atitudes para com aqueles. Se exaspera e busca justificar-se quando corrigido. Não abandonar em momentos difíceis. sincera. Tendência de exigir dos outros que o tratem de maneira especial. Comunidade Batista da Paz – www. em tempos de dificuldades são: Ficar em silêncio. Alguns Princípios de Lealdade: Dar às pessoas o que lhes pertence. ainda que os outros falem mal. As evidências da falta de humildade Preocupação excessiva com a reputação. Continue leal mesmo após a morte ou na ausência da pessoa.” que expressou verdadeira lealdade. Continue leal no meio de problemas e conflitos. não são contra nós. e junto a ela o discípulo amado. honesta.. “Portanto o Senhor ouviu as vossas murmurações. mesmo que isso implique em dano. com os quais temos aliança.org. ou alguém que é fiel aos seus compromissos até o fim.não tem nada a esconder. honra onde honra é merecida.. João 19:26. “Vendo Jesus a sua mãe. permanecendo com Jesus até o fim.é uma pessoa corrigível.16:8. Judas expressou através do seu ato de traição que não conhecia lealdade. É ensinável . pratica o aprendido. 3. Tem uma vida secreta que ninguém sabe ou conhece: Duas faces. O que os outros vão pensar de mim? Busca dos melhores lugares e de estar em evidência – Lc14:7. a. “Fazei tudo sem murmurações nem contendas. b. e sim contra o Senhor.. Reservado em elogiar outros e pronto para receber glória para si mesmo. Demora a pedir perdão e perdoar ofensas recebidas...9.” Ex. É transparente . Compreensivo com as debilidades das outras pessoas. Não faça comentários desagradáveis. Filipenses2:14. Não usar de traição. As evidências de humildade Aceita repreensão ..está crescendo. Não aceita definitivamente: " Quem ele pensa que é? . Está sempre disposto a dar glória a Deus e honrar os outros.Rm 12:3. Ama sem esperar receber algo em troca. b. pois que somos nós? As vossas murmurações. Confessa suas falhas . Eu só aceito se ele. Sempre fale bem do seu líder.

CMC O Caráter de Cristo Não divulgar segredos de outrem...” Não descobrir as falhas do líder ou de quem quer que seja. filho de Noé foi amaldiçoado por essa atitude terrível de infidelidade. Gênesis 9:20-27. “E não descubras o segredo de outrem”. Uma Comparação das Características de CRISTO Humilde quebrantado simples abordável acessível ensinável servo crucificado Manso submisso obediente sujeito Paciente tolerante sofredor longânimo Domínio Próprio temperado sóbrio comedido moderado calmo tranqüilo aprazível SERPENTE Orgulhoso altivo soberbo vaidoso arrogante jactancioso envaidecido auto-suficiente Explosivo rebelde desobediente indômito Impaciente intolerante apressado Descontrolado intempestivo colérico iracundo exaltado violento leviano injuriador caçoador murmurador caluniador Sem Misericórdia inclemente indiferente rancoroso irreconciliável encrenqueiro maldoso Desrespeitoso indecoroso grosseiro insolente CRISTO Trabalhador esforçado laborioso abnegado diligente constante Responsável ordenado confiável pontual Convicto firme estável valente confiante fiel corajoso Alegre regozijante animado contente Justo reto imparcial santo puro Honesto honrado sincero verdadeiro transparente íntegro Sábio prudente sensato Decoroso digno polido decente SERPENTE Preguiçoso comodista aproveitador negligente vadio inconstante Irresponsável Não confiável desordenado relaxado Instável frouxo covarde titubeante temeroso inseguro infiel Oprimido triste melancólico desanimado Injusto parcial abusador oportunista impuro Enganador desonesto fingido falso dissimulado hipócrita Insensato tolo imprudente Indecente indecoroso imoral irreverente sacrílego Misericordioso clemente piedoso compassivo perdoador reconciliador pacificador conciliador Respeitador cortês cavalheiro reverente Cristo e da Serpente Comunidade Batista da Paz – www.. Não há líderes perfeitos.” Provérbios 17:9.20:19.o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.br 50 .Curso de Maturidade Cristã .comunidadepaz. Pv. “. Provérbios. Cão..25:9. portanto não te metas com quem muito abre os teus lábios.org. “O mexeriqueiro revela o segredo.

MG WWW.ORG.BR .COMUNIDADEPAZ.COMUNIDADE BATISTA DA PAZ Viçosa .