You are on page 1of 7

3

I - INTRODUO

tica e moral so diferentes, coabitam a sociedade e o comportamento humano, definir uma das duas sem comparar com a outra sempre muito difcil, por isso vrios pensadores tanto dos tempos antigos quanto da era contempornea, assumiram a misso de elucidar essa questo. A tica vinda do ser humano, enquanto individuo, norteada por diversos fatores intrnsecos, que se formam ao longo da vida do mesmo, a tica um componente importante da ndole, j a moral ela ser norteada por fatores extrnsecos, a moral vai acompanhar o individuo, enquanto sociedade e enquanto membro de um grupo, a exemplo disso temos a moral que regida pelas normas profissionais que se adquam de acordo com a profisso exercida. Na enfermagem as normas que circundam a tica profissional envolvem no s a atuao do gestor, mas como tambm o relacionamento interpessoal, firmado um parmetro de atitudes convencionais e no convencionais, que vai fazer com que o profissional se comporte dentro do ambiente de trabalho. O gestor por sua vez o exemplo de toda a equipe, parte dele todas as aes que vo influenciar o bom funcionamento da equipe. Por isso importante que o gestor tenha discernimento da importncia de sua tica, a fim de zelar pela harmonia de sua equipe. Quando procuramos tica no dicionrio est a definio que encontramos: parte prtica da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relaes entre os diversos membros da sociedade Ou seja, ticas so as normas que padronizam a sociedade, normas que so usadas de base para classificar os comportamentos dos componentes de uma sociedade em: adequado e no adequado.

II - DESENVOLVIMENTO 2.1.1. TICA E MORAL Nos dias de hoje, muitos citam a palavra "tica", mas, quando perguntados, no conseguem explic-la nem defini-la. Por isso, o objetivo deste tpico colocar o conceito de tica em crise com a inteno de torn-lo mais radical e profundo. Num primeiro momento, tica lembra-nos norma e responsabilidade. Dessa forma, falar de tica significa falar de liberdade, pois no h sentido falar de norma ou de responsabilidade se no partirmos da suposio de que o ser humano realmente livre, ou pode s-lo. A norma diz-nos como devemos agir e, se devemos agir de tal modo, porque tambm podemos no agir deste modo. Isto , se devemos obedecer, porque podemos desobedecer ou somos capazes de desobedecer norma. Tambm no haveria sentido falar de responsabilidade, palavra que deriva de resposta, se o condicionamento ou o determinismo fosse to completo a ponto de considerar a resposta como mecnica ou automtica se afirmarmos que o determinismo total, no h o que falar de tica; pois a tica refere-se s aes humanas, e, se elas so totalmente determinadas de fora para dentro, no h espao para a liberdade, como autodeterminao e, consequentemente, no h espao para a tica. O extremo oposto ao determinismo, representado por uma concepo que acredita na liberdade total e absolutamente incondicionada, nega igualmente a tica, porque se resumiria apenas liberdade de pensamento, sem a possibilidade de se agir, na prtica, de acordo com os pensamentos. Seria, ento, uma liberdade abstrata, deixando que a liberdade real se resumisse a algo meramente interior. Desta forma, vamos abordar a questo da tica de acordo com a concepo original da reflexo grega, que no apenas terica, mas que efetivamente se manifesta na conduta do ser humano livre. Para a maioria das pessoas, tica e Moral tm o mesmo significado, mas, numa anlise mais rigorosa, podemos constatar que so conceitos diferentes. So palavras que diferem na origem e s se aproximam no significado, porque as condutas morais acabam expressando um determinado tipo de postura tica. O termo mos, do latim, d origem palavra moral, relacionada aos costumes e hbitos, enquanto o termo ethos, do grego, d origem palavra tica, relacionada ao modo de ser ou maneira pela qual algum se expressa. Portanto, servem para nomear duas disciplinas distintas, embora a primeira seja subordinada segunda. Os autores divergem, alguns afirmam que a tica nada mais do que a disciplina que estabelece regras de conduta para a sociedade por influncia de fatores de ordem religiosa, poltica, econmica, enfim, ideolgica.

Moral o conjunto de regras que se impem s pessoas por um impulso que move o grupo, numa ao coletiva que tende a agir de determinada maneira. a consolidao de prticas e costumes, observadas no geral pelo receio de uma reprovao social (a presso externa). Partindo desse pressuposto, todo ser humano moral ao cumprir ou deixar de cumprir as regras sociais, sem questionar. tica envolve reflexo, por isso no significa um conjunto qualquer de normas, mas sim, um conjunto de juzos valorativos, assumidos e manifestados na ao individual de cada um (a presso interna). Segundo (Autor desconhecido, 1994).

2.1.2. O QUE A TICA TEM HAVER COM A HUMANIZAO

As reflexes sobre a tarefa assistencial conduzem tambm ao campo tico. A questo tica surge quando algum se preocupa com as consequncias que sua conduta tem sobre o outro. Para que haja tica, preciso ver (perceber) o outro. E, se para a assistncia humanizada tambm preciso perceber o outro, conclui-se que assistncia humanizada e tica caminha junta. A humanizao prope a construo coletiva de valores que resgatem a dignidade humana na rea da sade e o exerccio da tica, aqui pensada como um princpio organizador da ao. O agir tico, neste ponto de vista, se refere reflexo crtica que cada um de ns, profissionais da sade, tem o dever de realizar, confrontando os princpios institucionais com os prprios valores, modo de ser e pensar e agir no sentido do bem claro que seria um ato de violncia se, em nome da humanizao, determinssemos quais os valores pessoais que cada um deve ter. Entretanto, na dimenso institucional, trata-se de valores fundamentais para balizar a atitude profissional de todos com diretrizes ticas que expressem o que, coletivamente, se considera bom e justo (Rios, 2009).

2.1.3. ESTUDO DE CASO - N.H.O, 25 anos, tc. de enfermagem, trabalha na unidade de nefrologia, de um hospital geral no interior da cidade de Godric Hollows, concursada e est na unidade 4 anos. J passava da metade do expediente, tnhamos tido uma reunio com os coordenadores do andar, parece que desta vez a ouvidoria no ficaria satisfeita somente em nos chamar a ateno, desta vez seria necessrio que atitudes fossem tomadas de forma efetiva, a fim de acabar com as reclamaes constantes que chegavam a eles. Ainda na parte

da tarde fomos avisados sobre a reunio que aconteceria na troca de turnos, reunio onde iriam ser tratadas as queixas da ouvidoria. Durante a troca de roupa no vestirio os comentrios sobre a reunio eram uma unanimidade, havia quem no fazia idia do que se tratava, havia quem sabia do que se tratava, porm apenas especulava sobre tal sem dar muita certeza, e existia aqueles que no sabiam e que apenas especulavam. A reunio comeou na presena do enfermeiro gestor e dos tcnicos e auxiliares, em um clima de mistrio, que no durou muito, logo o enfermeiro gestor se levantou e nos cumprimentou, explicou o motivo da reunio. As reclamaes vindas da ouvidoria eram todas registradas por clientes, que haviam tido parentes ou que ficaram internados durante algum tempo em nosso setor. Ao esclarecer melhor, ele resolveu por detalhar as situaes ocorridas e por nomear o profissional envolvido. Ao olhar ao redor percebi que o profissional em questo no estava presente e optei por me retirar da reunio. Quando fui questionada por tal atitude, respondi: No podemos falar sobre as atitudes de uma pessoa que no est aqui para justific-las, nem complementar com a sua verso dos fatos. Percebi que automaticamente todos se questionaram sobre o que estava acontecendo ali, alguns discordaram e manifestaram o interesse por se manter na reunio, alguns ficaram indecisos e outros decidiram se retirar junto a mim.

Pergunta 1- Nesta situao como gestor, qual seria imagem que voc passaria a ter aps o fato? Na condio de gestor, reconheceria que foi um erro ter marcado a reunio sem a presena da citada. A comunicao visa, provocar mudanas no comportamento dos indivduos, atravs de atitudes positivas que esto relacionadas ao seu desempenho, e que termina com a satisfao do profissional. Podemos dizer que a comunicao est no ncleo da liderana, uma vez que a liderana est voltada ao relacionamento interpessoal, no qual os lderes encantam e influenciam pessoas para mudana atravs processo de comunicao. (MARQUIS,1999)

2- Qual a forma mais tica de resolver esse impasse? A forma mais tica seria antes de convocar uma reunio com a equipe conversar a ss com o tcnico que estava trazendo os transtornos. vetado prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam;( Cdigo de tica do Funcionalismo Pblico; Seo III Inciso XV)

3- A tc. N.H.O deve ser advertida, por conduta de insubordinao? Justifique sua resposta. No achamos que lhe caiba advertncia. A falta de tica partiu do gestor.

4- Como gestor que proposta voc faria a sua equipe, a fim de melhorar a imagem dela? Como gestor tomaria atitudes para melhorar a minha imagem diante de minha equipe, pois o gestor teve uma atitude no justificvel quando resolveu fazer a reunio sem conversar com sua funcionria antes e sem a mesma estar presente.

O alicerce da liderana est na capacidade de se comunicar. Desta maneira a comunicao a mola mestra para o exerccio da influncia, coordenao das atividades grupais e, por conseguinte, para a efetivao do processo de liderana. Ento vejamos, a Liderana a capacidade que um ser humano tem de influenciar um grupo ou de uma equipe de trabalho, com a finalidade de atingir objetivos e metas especficas , e para isso preciso fazer valer o processo da comunicao. (TREVIZAN, 1993).

III CONCLUSO

Percebemos um crescente interesse por parte de muitas organizaes sobre tica, valores e qualidade de vida com objetivo de melhorar o desempenho de lderes e favorecer uma cultura organizacional mais sustentvel. Consideramos essa tendncia muito positiva e de uma importncia que vai alm dos interesses da empresa, pois as organizaes atuais possuem um papel fundamental para ajudar na evoluo das pessoas, refinando a cultura e o modo de pensar da sociedade.

Qualquer organizao (famlia, empresa, cidade, pas, planeta) um aglomerado de indivduos e cada um co-responsvel pelo seu xito ou fracasso. Entender isto seria suficiente para nos mobilizar a refletir sobre que tipo de resultados nossas aes individuais esto gerando para ns mesmos, para o nosso prximo e para as geraes futuras? Para falar sobre liderana e valores no contexto organizacional necessrio consideraramos essas questes. Considero a base de qualquer liderana a qualidade que a pessoa busca ser, pois somos seres inacabados, estamos evoluindo o tempo todo (fsica e intelectualmente). Temos de nos comprometer a melhorar a qualidade do que somos antes de melhorar a organizao onde atuamos. Antes de melhorar a organizao qual pertence, melhore a organizao que voc . Se liderana a capacidade de influenciar pessoas, qual a qualidade da influncia que voc tem sobre si mesmo, seus prprios pensamentos e atitudes? Como vou lidar com o outro se no consigo lidar adequadamente comigo mesmo? Falamos com muita eloquncia sobre as relaes que devemos construir com os outros, no poder da influncia que o lder tem de ter sobre os outros, mas falamos pouco sobre a intimidade que devemos ter conosco. A mudana sustentvel na organizao comea pelo indivduo, no h outro caminho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao: edio compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. LAXE Celi Cortenes; COUTINHO, Vnia Monteiro. Guia para elaborar estrutura e apresentar monografias, dissertaes e teses. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2005.

MARTINS,

Maria

Cezira.

Humanizao

na

Sade.

Disponvel

em:

<http://www.portalhumaniza.org.br/ph/texto.asp?id=57>. Acesso em: 28 mai.2011.

RIOS, Izabel Cristina. Humanizao: a Essncia da Ao Tcnica e tica nas Prticas de Sade. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n2/13.pdf>>. Acesso em: 28 mai.2011.

htpp://Michaelis.uol.com.br/modern/portugus/ndex.php?lingua=portugusportugues&palavra=%E9tica Dicionrio Michaelis, 31-05 (Dicionrio Online)

You might also like