You are on page 1of 4

Frações

http://www.exatas.mat.br/fracoes.htm

"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro"

Início

Contato

Quem sou?

Assine o Livro de visitas Frações

Concursos Públicos

Livros recomendados
Submarino
Dicionário Houaiss O dicionário mais completo da Língua Portuguesa na atualidade Matemática Básica: Teoria e Mais de 800 Questões Excelente guia para o estudo da metemática básica. Ao final de cada capítulo, há inúmeros exercícios exigidos nos principais concursos públicos. Raciocínio Lógico e Matemática para Concursos Nesta nova edição foram incluídos exercícios mais recentes que fizeram parte das provas de Concursos Públicos de 2004, 2005, 2006 e 2007, de órgãos como Petrobras, STJ e PRF Português para Concursos: Teoria e 900 Questões Este livro mostra, de forma simples e objetiva, os fatos gramaticais cobrados em diferentes concursos. Completa o material uma bateria de 900 testes que garante a assimilação do conteúdo. Fundamentos de Matemática Elementar Adquira uma formação consistente em matemática, para enfrentar todos os vestibulares do país sem dificuldades. Altamente recomendado! Como Passar em Provas e Concursos De leitura simples e direta, este livro se respalda num rígido esquema de desenvolvimento lógico, planejamento, raciocínio e articulação de respostas. Matemática no Vestibular Matemática no Vestibular faz parte de uma série voltada para o preparo na admissão às universidades. São mais de 900 páginas de conceitos, prática e exercícios !

--------------------------Operações Elementares Frações Conj. Numéricos Cálculo Algébrico Produtos Notáveis Fatoração Frações Algébricas Eq. do 1º grau Sistemas de equações Problemas I Raízes e Radicais Potenciação Racionalização Eq. do 2º grau Problemas II Função do 1º grau Função do 2º grau Logaritmos Porcentagem Regra de três --------------------------Concursos Públicos Curiosidades Desafios Dicas de estudo Dúvidas Exercícios História-linha do tempo Livros recomendados Links de Universidades Pensata Simulado Sites recomendados Teste o seu raciocínio Vestibulares --------------------------Contato Livro de visitas Ler o livro de visitas Prêmios Quem sou --------------------------Desde Dez/2000

O que é uma fração? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro partes iguais, cada parte representará uma fração da pizza.

Uma pizza inteira 1

Quatro pedaços de pizza 4 x 1/4

Qual o significado de uma fração? Uma fração significa dividir algo em partes iguais. Assim:

indica a : b , sendo a e b números naturais e b diferente de 0. a representa o numerador e b, o denominador. Leitura de frações:

Metade Um terço Dois quartos Três quintos Um sexto Quatro sétimos Sete oitavos Dois nonos Um décimo Dois onze avos Cinco doze avos ... ...

Suas compras em até 10x sem juros !!! Segurança, variedade, rapidez e várias formas de pagamento. Só no Submarino

1 of 4

21/9/2011 21:25

Numa fração imprópria temos o seguinte: Ao dividirmos 12 por 7.Frações http://www. é uma fração irredutível. devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número inteiro. a) b) Outros exemplos: a) b) Não é possível a simplificação.mat. Ex: ( 7<9 ) . Tipos de fração: . temos 1 inteiro. como o próprio nome já diz.br/fracoes.Fração imprópria: é aquela que o numerador é maior ou igual ao denominador.exatas.htm Um centésimo Um milésimo Frações equivalentes: são frações que representam a mesma parte de um todo.Fração própria: é aquela que o numerador é menor que o denominador. Exs: . e sobram 5 sétimos. por isso. Simplificação de frações: Para simplificarmos uma fração. Vejam que 7x1+5=12 Outros exemplos: a) b) 2 of 4 21/9/2011 21:25 . Observem comparando com os quadradinhos acima. são equivalentes.

qual é o menor divisor de 4 e 6 simultaneamente? Vejam que 12:3=4. a) O mmc de 6 e 3 é igual a 6.C (Mínimo múltiplo comum) Não há a necessidade de explicar o que é mmc. Se forem iguais. e em 3 of 4 21/9/2011 21:25 . Vejam os exemplos: 12 30 60 24 a) b) c) 2) Caso os denominadores sejam diferentes.br/fracoes. simplifiquem. Vamos transformar frações equivalentes de mesmo denominador 12. se possível.htm M.Frações http://www. devemos encontrar o mmc e transformar em frações de mesmo denominador para depois efetuarmos as operações. pois as frações possuem o mesmo denominador. pois o próprio nome já diz que é o mínimo múltiplo comum. basta somar ou subtrair o numerador. numa fração Podemos agora somar. o mmc é 12. Vamos treinar? m. Transformemos equivalente de denominador 6.M. assim como 12:2=6.exatas. Mas o que isso significa? Vejamos: Qual o mmc de 4 e 6? Ou seja. b) O mmc de 6 e 4 é igual a 12.m.c 3e4 5 e 30 12 e 15 8e6 Adição e subtração de frações: 1) Verificar se os denominadores são iguais. Após a soma.mat. Portanto.

mat.htm Assim: Multiplicação de frações: Multiplicar numerador com numerador e denominador com denominador. Se necessário. a) b) c) d) e) [ Seção de exerícios ] | Quem sou | Contato | Sugestões | Assine o livro de visitas | Ler o livro de visitas | Prêmios | Divulgue-nos | Adicione o site Exatas aos seus favoritos clicando aqui .É proibida a reprodução do conteúdo desta página sem autorização 4 of 4 21/9/2011 21:25 . vamos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.Melhor visualizado na resolução 800x600 Exatas . simplifique.Todos os direitos reservados .exatas. simplifique o produto. Se necessário. a) b) c) Divisão de frações: Na divisão de frações.Frações http://www.br/fracoes.