You are on page 1of 11

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA MM. 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE TAUBATÉ.

Processo nº 1.919/00.

NOME, qualificado nos autos do processo acima epigrafado, referente à EXECUÇÃO DE ALIMENTOS proposta por NOME, pelo Procurador do Estado infraassinado, no mister de defensor público, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar JUSTIFICATIVA dos valores indevidamente cobrados a título de alimentos, nos seguintes termos.

Hipótese em que as partes anteriormente acordaram sobre a incidência das verbas . décimo terceiro salário inclusive.FGTS . não podem os valores exigidos embasar execução de alimentos. Não se tratando de rendimentos líqüidos. 2ª Vara Cível da Comarca de Taubaté. Foi estabelecida a exclusão da base de cálculo das prestações alimentícias.Pensão . Ocorre Excelência. contraprestação pelo serviço com vínculo empregatício. não contendo natureza jurídica retributiva. sempre de caráter pessoal. que as verbas rescisórias solicitadas nesta demanda também não integram a base de cálculo das prestações alimentícias. A jurisprudência é unânime quanto à exclusão das verbas rescisórias do débito alimentar: ALIMENTOS . as verbas decorrentes de horas extraordinárias e dos prêmios.Rescisão contratual do trabalho do alimentante . expressamente. pois correspondem a verba indenizatória. que fixou as prestações alimentícias em montante equivalente a 30% (trinta por cento) dos rendimentos líqüidos mensais.Admissibilidade .O título judicial exarado pelo douto Juízo da MM. referia-se aos rendimentos salariais do Executado.

94) ALIMENTOS .CCIV 3 . 236.Fixação .Recurso provido. (Agravo de Instrumento n.Inadmissibilidade .Recurso provido.23.U.Inadmissibilidade Exclusão das verbas de cunho personalíssimo e de caráter indenizatório . (Relator: Olavo Silveira .Agravo de Instrumento n.514-1 .Relator: ALFREDO MIGLIORE .Fixação .Percentual das verbas devido Recurso provido Normalmente.Verbas excepcionais que exigem menção expressa no acordo -Sentença que referiu-se somente a salário líquido .727-1 .Verbas que têm por finalidade o amparo ao trabalhador .04. ademais. não pactuado no ajuste alimentar . não poderá quem a presta ser coagido a proceder a descontos da mesma.Extensão somente ao aviso prévio e às férias indenizadas .Incidência sobre verbas rescisórias de contrato de trabalho .CCIV 2 . não se sujeitam aos descontos referentes à pensão alimentícia.Inadmissibilidade Retribuições que não estão efetivamente incorporadas ao patrimônio funcional do alimentante . verbas relativas ao aviso prévio e FGTS. (Relator: José Osório Agravo de Instrumento n. 252. .11. 250.U.342-1 . . 204.Incidência sobre horas extras. e segundo o pensamento dominante em doutrina e jurisprudência.V.Incidência sobre verbas rescisórias de contrato de trabalho .Base de cálculo .rescisórias na pensão alimentícia .04.Inclusão de verbas rescisórias de contrato de trabalho .V. uma vez que a pensão alimentícia é devida no seu vencimento e não antecipadamente. saldo de FGTS e verbas rescisórias do contrato de trabalho . ROBERTO BEDRAN . (Agravo de Instrumento n.Verba que não constitui salário Não inclusão para dedução de percentual da pensão . a título de alimentos devidos pelo empregado demitido.95) ALIMENTOS .Osasco 15.94) ALIMENTOS . A obrigação de alimentar não faz o alimentário participar de indenização por despedida injusta do alimentante.12.02.São Paulo .Exclusão determinada. A indenização trabalhista não constitui salário.São José do Rio Preto Relator: J. Assim sendo.São Paulo .589-1 . 18. férias indenizadas. pela sua natureza indenizatória.95) ALIMENTOS . terço constitucional.Recurso parcialmente provido para esse fim.Inadmissibilidade .Desconto.

SOB PENA DE FRACIONA-LOS .FIXAÇÃO . Et cetera.INADM .RNP. O título não contempla hipótese de inexistência do rescindido vínculo. e ressalvados prêmios e horas extras. sem grande esforço. A lei é clara e basta a simples leitura do artigo 586 do Código de Processo Civil para atingir estas jurídicas conclusões.Relator: Ênio Zuliani . inclusive décimo terceiro salário. 264.INSTITUTO DE CARÁTER INDENIZATÓRIO QUE DIZ RESPEITO COM VERBAS RESCISÓRIAS DIREITO PESSOAL.FIXAÇÃO Recurso: AI 173002 1 Origem: SJ CAMPOS Orgão: CCIV 3 Relator: TOLEDO CESAR Data: 02/06/92 Decisão: . tratar-se de hipótese de existência de vínculo empregatício.U. Quanto a exigência no período de desemprego o título é ilíquido.Mauá .95 .Recurso parcialmente provido.mantido o percentual fixado . NÃO PODENDO FAZER FRENTE A DÉBITOS ALIMENTARES.173-1 . Infere-se. (Apelação Cível n.ALIMENTOS .) ALIMENTOS ..EXECUÇÃO INCIDÊNCIA SOBRE O FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO .10.V. não havendo critério determinativo do valor devido.. não pode haver qualquer incidência do preceituado no título perante o desemprego do devedor. . Espancada a cobrança das verbas rescisórias.03. Os alimentos incidiriam sobre os rendimentos líqüidos. cabe elucidar a imprestabilidade do título para fundar exigências de montantes posteriores à anunciada rescisão contratual de emprego.3ª Câmara Civil . TOTALMENTE DIFERENTE DAS VERBAS SALARIAIS. COM CARÁTER RETRIBUTÓRIO. portanto.

"Não se revestindo o título de liquidez. 586 (RT 717/187).se o título [4a]-[4b] executivo não for líquido. Da referida iliquidez do título decorre a nulidade do pedido executivo e do processo judicial. 737. nos casos do art. [5]-[5a]-[5b] certo e exigível (art.se o devedor não for regularmente citado. Art. 618: 3. ao credor é lícito promover simultaneamente a execução daquela e a liquidação desta.se instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrido o termo. proceder-se-á primeiro à sua liquidação. A nulidade da execução pode ser alegada a todo tempo. como vício fundamental. desde que ausentes os requisitos do art. 586. constitui-se em nulidade. Sua argüição não requer segurança do juízo (v. É nula a execução: [1 a 4] I . trazendo lúcida jurisprudência. 572. 618. [7] Art. [6] III .Art. independentemente de embargos do devedor. certo e exigível. condições basilares exigidas no processo de execução. art. como demonstra Theotonio Negrão. in “Código de Processo Civil”. 586). Editora Saraiva. certeza e exigibilidade. A execução para cobrança de crédito. que contenha condenação genérica. a inexistência desses pressupostos formais contemplados na lei processual civil" (RSTJ 40/447). § 2º Quando na sentença há uma parte líquida e outra ilíquida. 4ª edição em CD-Rom. assim como pode e cumpre ao juiz declarar. de ofício. fundar-se-á sempre em título líquido. § 1º Quando o título executivo for sentença. Art. No mesmo sentido: RJ 205/81. nota 4). II . 618: 2. nem exige a apresentação de embargos à execução . podendo a parte argüi-la.

198/92 . RJTAMG 18/111).Título judicial ilíquido e incerto .93.Apelação Cível n. j. aponta o Executado apenas os acórdãos abaixo transcritos. 233. Deve ser decretada de ofício (STJRT 671/187. maioria. rel. Muitos outros julgados poderiam servir para elucidar a questão. executá-lo" (RSTJ 47/348).337). ICMS . (Relator: Pinheiro Franco . STJ-RT 671/187.04. JTA 97/278). v.São José dos Campos .Ocorrência - .5. p. STJ. 16. maioria. DJU 17. DJU 27.28. rel.661-8-MG.Ausência de conta de liquidação homologada por sentença . Ruy Rosado de Aguiar. deve o próprio título fornecer todos os elementos para que se possa aferir a certeza e liquidez do débito" (STJ-3ª Turma.. não determinável. Cabe.94. JTA 95/128. Lex-JTA 619/315. p. para excluir parcelas já pagas ou incluir verbas acessórias.RT 733/175.875-9-SP. j. deram provimento. apure e inclua parcelas não computadas no montante postulado. 107/230.Título executivo ilíquido Execução fiscal extinta . 8. RT 596/146.5. Min.93. O contrato que exija simples cálculos aritméticos para aferição do 'quantum debeatur' não pode ser considerado título ilíquido.Isenção quanto ao fornecimento de alimentação que não pôde ser individualizada . 618: 5.(RSTJ 85/256 .Artigo 3º da Lei n.94) EXECUÇÃO . Eduardo Ribeiro. "Em princípio. REsp 32. 9.94. 30. previstas na lei ou no contrato" (STJ-4ª Turma. contudo. REsp 29. todavia.5. v.Alimentação e bebidas .u. Art. Min. não conheceram.Recurso provido para esse fim. com base no contrato que se executa. 4.u.Certidão da dívida ativa que não fez distinção entre alimentação e bebidas . ao exeqüente efetuar referidos cálculos para. 158/181. "O 'quantum' reclamado na execução há que ser determinado.. JTJ 157/214.984).564-2 .6. chegando a valor certo e determinado. Mas: "Não perde a liquidez a dívida cuja definição depende de cálculos aritméticos. razão pela qual intolerável conter a inicial pedido de remessa dos autos ao contador para que.

Ocorrência . 604.Pedreira .23.Embargos acolhidos (1º TACivSP . [4] .10. o credor [1 a 3a] procederá à sua execução na forma do art.Contrato de participação .Agravo de Instrumento n. Além de remanescer dúvida no tocante à legitimação ad causam.Recurso provido. 214.Exceção de pré-executividade Ausência dos pressupostos de constituição e desenvolvimento válido do processo .Execução .) RT 608/128 Não havendo parâmetro imposto judicialmente para o cálculo da prestação alimentar. o Exeqüente não pode suprir exigência legal. (Relator: Barbosa Pereira . A jurisprudência exige o memorial do histórico de atualização do débito para fundamentar o pedido executivo e possibilitar o direito de defesa e contraditório. 652 e seguintes.95 V.) CONSÓRCIO .Dúvida quanto a legitimação ad causam. (Agravo de Instrumento n.Ement. Art.25.Execução por meio de carta de sentença .482-1 . o quantum postulado pela exeqüente não se mostra apto a justificar sua exigibilidade.7ª Câmara Civil . de apresentação de memória discriminada do débito.Título ilíquido . como demonstra o preclaro autor acima mencionado. ademais. Quando a determinação do valor da condenação depender apenas de cálculo aritmético.Prestações a serem determinadas em função do preço vigente ao consumidor no dia do pagamento . 270. fundante do devido processo legal. bem como no tocante a liquidez do crédito .12.Relator: Leite Cintra .Título judicial . condicionante do processo executivo.Impossibilidade Extinção sem julgamento do mérito .U.Carência . sendo ilíquido e incerto.93) EXECUÇÃO .130-1 Pedreira .Recurso provido.Valores da indenização que foram estabelecidos unilateralmente . restando sua exatidão pendente de elementos ainda não demonstrados.

constante do seu memorial. No mesmo sentido: Bol. Do texto decorre que o devedor não é mais intimado para dizer sobre a conta elaborada pelo vencedor.898/94. o pedido de execução deva ser sempre acolhido. tão distanciado da realidade que a própria instalação do processo de execução. constituiria indevida ofensa. deve ser proposta diretamente a ação de execução. REsp 135. não conheceram. 741-V). "Por se tratar de exigência da lei processual. pode ser absurdo. v. Min. AASP 1. Fica. a relação. ressalvada ao devedor a possibilidade de alegar excesso de execução. 604 do CPC.e. Neste sentido: Lex-JTA 157/279. a . 604: 3a.991/60j.10. Nesse caso. uma vez que.. antes do julgamento da exceção apresentada pela devedora" (STJ-4ª Turma. para verificar a adequação do pedido. 604: 4. 604 do CPC. Art. nos casos do art. com a penhora. procedendo-se desde logo à citação do réu para pagar ou nomear bens à penhora. com a alteração trazida pela Lei 8. instruída a inicial com memória de cálculo e sem passar por qualquer estágio intermediário. 168/408. Em certas circunstâncias.124-RJ. independente do valor indicado. prudente é a decisão que ordena a remessa dos autos ao contador. 21. 604: 10. Ruy Rosado. art.instruindo o pedido com a memória [5] discriminada e atualizada do cálculo.12.97. j. no prazo de embargos (art. com intimação das partes para dizer sobre a conta e subseqüente sentença homologatória. depois de garantido o juízo com a penhora. cf. "Não parece correto que. o resultado indicado no cálculo feito pelo credor. Art. Não sendo observados tais requisitos. nem deve esta ser homologada pelo juiz.. a contratação de contador para apresentação da memória discriminada e atualizada de cálculo deve ser incluída na satisfação dos ônus da sucumbência" (RT 737/236). i. 67. rel.507). Art. deixou de existir no ordenamento jurídico positivo pátrio o procedimento prévio de cálculo do contador. [6 a 11] Art. devendo o mandado conter a "memória" (isto é.u. o qual somente poderia ser impugnado através de embargos do devedor. porém. Após obtido o título executivo no processo de conhecimento.97. Aurélio) "discriminada e atualizada do cálculo". 604: 3. p. DJU 19.

614. Inconstitucionalidade rejeitada" (RT 723/490). 614: 4a. mas também produzir provas para propiciar a correção de qualquer erro aritmético ou para reduzir a execução aos limites da condenação ou da obrigação. [6]-[7]-[8] Art. quando se tratar de execução por quantia certa. Art. pede deferimento.com o título executivo. devendo a execução ter início em consonância com os ditames legais" (RT 737/303). Nestes termos. No mesmo sentido. quanto à nulidade da sentença: RT 738/327. No mesmo sentido: RJTAMG 63/265. ou ocorreu o termo (art. II . com fundamento nas alegações acima mencionadas. ao requerer a execução.com a prova de que se verificou a condição. [5] III . 584). [3 a 4] salvo se ela se fundar em sentença (art. são assegurados o contraditório e a oportunidade de ampla defesa. . "Na liquidação por cálculo do exeqüente. JTJ 174/151. colacionando importante jurisprudência.com o demonstrativo do débito [4a] atualizado até a data da propositura da ação. Diante de todo o exposto.sentença homologatória do cálculo de liquidação deverá ser anulada. pedir a citação do devedor [1 a 2b] e instruir a petição inicial: I . O executado poderá na ação incidental de embargos não apenas impugnar 'a memória discriminada e atualizada do débito'. O jurista suso indicado continua a lição no mesmo sentido. Cumpre ao credor. embutida na fase inicial da execução por quantia certa. o Executado pugna o acolhimento da presente JUSTIFICATIVA devido a nulidade da execução e inexigibilidade das verbas rescisórias pretendidas. 572).

28 de junho de 2001. Fabiano Brandão Majorana Procurador do Estado OAB/SP nº 128.Taubaté.357 .

X .