You are on page 1of 5

O QUE SÃO ARTRÓPODES: Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulações, o podes

, que significa pés patas. Os artrópodes tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto, formada por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de cálcio.

Artropodes: Os insetos são os únicos artrópodes que podem voar. • Os aracnídeos possuem quatro patas, e seu corpo se divide em: Cefalotórax e abdome •

CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODES: Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas. ARTRÓPODES Nª de patas Classe Exemplos 6 Insetos Barata, mosquito 8 Aracnídeos Aranha, escorpião 10 Crustáceos Camarão, siri 1 par por seg. Quilópodes Lacraia 2 par por seg. Diplópodes Piolho de cobra INSETOS: São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax. Nas maioria das espécies, há dois pares de asas, mas há espécies com apenas um par e outros sem asas. Reprodução dos insetos: Os insetos são animais de sexos separados e ovíparos. Depois que os ovos são botados pelas fêmeas, eles se desenvolvem e forma um novo inseto. Classificação dos insetos: Existem aproximadamente 800 mil espécies de insetos, distribuídas por mais de 30 ordens. Existem vários critérios para classificação dos insetos como a forma das asas por exemplo.

Os decápode: São crustáceos de dez patas. É fácil distinguir um aracnídeo de um inseto. É um exemplo uma aranha jovem e uma adulta. podes= patas. Outra característica importante dos aracnídeos é que eles têm a cabeça e o tórax numa peça só. Ele forma a crosta. com base no aspecto externo do corpo: Ordem Corpo Araneídeos cefalotórax e abdômen Escorpinídeos cefalotórax. as 2 patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas como adaptação à preenção de alimentos. que deu nome aos crustáceos. Todos eles possuem um par de quelíceras e quatro pares de patas locomotoras. conhecido por tatuí.ARACNÍDEOS: Os aracnídeos são representados pelas aranhas. todos com 5 pares de patas. pelo exame externo do corpo. Dentre os artrópodes. chamada cefalotórax. Classificação dos aracnídeos: Os Aracnídeos podem ser distribuídas por 3 ordens. Na maioria dos decápodes. situados na parte anterior da cabeça.os caranguejos e os siris.Todos os aracnídeos não sofrem metamorfose. Os isópodes são crustáceos que possuem numerosas patas. as lagostas. São. todas semelhantes. abdome e pósabdômen Acarinos cefalotórax fundido com abdômen Exemplos aranhas escorpiões carrapato CRUSTÁCEOS: Crustáceos são os artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo. pés). os crustáceos são os que possuem exoesqueleto mais volumoso e mais desenvolvido. Os principais representantes dessa classe são os camarões. pelos escorpiões e pelos carrapatos. tatuíra ou tatuzinho de de praia. As quelíceras são apêndices em forma de pinças. Seus corpos têm a mesma forma. Classificação dos crustáceos: O número de patas é um bom critério. portanto. O exemplo mais conhecido é um isópodes encontrado em toda a costa litorânea do Brasil. que permite dividir a classe dos crustáceos em duas ordens: Decápodes e Isópodes. . decápodes( deca= dez.

. e os resíduos alimentares. Quilópodes: Principal exemplo: centopéia (lacraia.1 par de patas em cada segmento . o tipo de respiração varia. Digestão Vários artrópodes são carnívoros. . Diplópodes: Principal exemplo: piolho-de-cobra (embuá).e que reveste e protege o corpo desses animais.corpo dividido em três regiões: cabeça. que se alimentam de diferentes partes das plantas. isto é. Principais características: . e de respiração branquial. escolopendra). Quilópodes e Diplópodes: Tem como principal característica a divisão de corpo em vários segmentos. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases. mas há também os herbívoros. as fezes. apenas os nutrientes. tórax e abdômen. cabeça e tronco. O sistema digestório dos artrópodes é completo. o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos. não possuindo olhos compostos.2 pares de patas em cada segmento. Essa crosta é constituída por quitina e carbonato de cálcio. na sua maioria animais aquáticos. Os quilópodes e os diplópodes possuem um par de antenas e olhos simples. onde se prendem as patas. Principais características: . Circulação A circulação dos artrópodes é aberta.corpo dividido em 2 regiões. mas banha espaços do corpo do animal. isto é. Respiração Nas diversas classes de artrópodes. Os crustáceos são. são eliminados pelos ânus.

O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. isto é. No desenvolvimento indireto. e portanto esses animais não passam por metamorfose. como os crustáceos. o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea. como é o caso de muitos aracnídeos. Os artrópodes aquáticos. podem ter respiração branquial. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea. isto é. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Reprodução Na maioria dos artrópodes. respiram pela pele. como os insetos.Muitos artrópodes são terrestres. como ocorre com grande parte dos insetos. o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta. . e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias. o sexo são separados e a fecundação é interna. A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia. diplópodes e quilópodes.

por exemplo.isso ocorre. o animal passa pelas fases de larva. com as baratas e os gafanhotos. nas borboletas e moscas. por exemplo. pupa e adulto . Na metamorfose completa.é o que ocorre. . não há a fase de larva ou a de pupa .A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose incompleta.