BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Grupo de Trabalho Concelhio (GTBVNF

)

1. Constituição do Grupo de Trabalho O Grupo de Trabalho Concelhio é constituído por: - Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal; - Bibliotecário Municipal; - Directora da Biblioteca Municipal; - Responsável pelo SEC; - Coordenador Local RBE; - Coordenadores das Bibliotecas Escolares integradas na RBE: Agrupamento de Escolas D. Maria II; Agrupamento de Escolas de Vale do Este; Agrupamento de Escolas Bernardino Machado; Agrupamento de Escolas de Pedome; Agrupamento de Escolas de Gondifelos; Agrupamento de Escolas Júlio Brandão; Agrupamento de Escolas do Território de Calendário; Agrupamento de Escolas de Ribeirão; Escola Secundária Camilo Castelo Branco; Escola Secundária D. Sancho; Escola Secundária Padre Benjamim Salgado; - Professores destacados para as BE do 1º Ciclo; - Coordenadoras das bibliotecas das escolas: Escola Cooperativa do Vale e Escola Didáxis de Riba d’Ave.

2. Objectivos 2.1 - Desenvolver uma cultura de participação e de trabalho colaborativo envolvendo as escolas agrupadas e não agrupadas integradas na rede, outros estabelecimentos de ensino concelhio, a Autarquia através da Biblioteca Municipal e outros parceiros tidos por convenientes (Associação de Pais e Encarregados de Educação, Centro de Formação de Professores). 2.2 – Contribuir: para o desenvolvimento do prazer de ler e para a aquisição de hábitos de leitura; para a utilização e rentabilização dos recursos da Biblioteca Escolar ao serviço do processo ensino/aprendizagem em estreita articulação com o currículo.

2.3 - Desenvolver nas escolas, em colaboração com a Biblioteca Municipal e as entidades formadoras, actividades de formação e autoformação nos domínios da biblioteconomia, animação, dinamização e promoção da leitura. 2.4 – Colaborar e estreitar a ligação com os órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino e outras estruturas de orientação pedagógica, as diferentes instâncias do Ministério da Educação, a Câmara Municipal/Biblioteca Municipal para a valorização das bibliotecas no processo de educação e formação para a cidadania. 2.5 - Fomentar a ligação inter escolas promovendo a troca de experiências entre os vários graus de ensino e potenciar recursos através da partilha e cooperação efectivas, no âmbito da organização, gestão, animação e dinamização das Bibliotecas Escolares / Centros de Recursos. 2.6 - Divulgar as actividades do Grupo de Trabalho, através da participação em encontros, seminários, acções de formação e publicações.

3. Estruturas organizativas 3.1 - O Grupo de Trabalho é constituído por todos as pessoas referidas no ponto 1 (um) deste Regulamento. 3.2 - Poderão ser constituídas Comissões de Trabalho em número e com as finalidades decididas pelo Grupo de Trabalho.

4. Competências do Grupo de trabalho Produzir, em conjunto, instrumentos de gestão, de apoio e orientação, de difusão e de recolha de dados, fundamentais ao bom funcionamento do serviço das Bibliotecas do Concelho. 4.1 - Decidir sobre as orientações gerais para as suas actividades.

4.2 - Criar Comissões de Trabalho em número e com as finalidades adequadas aos seus fins. 4.3 - Estabelecer a ligação entre as bibliotecas escolares e a biblioteca municipal; 4.4 - Articular as actividades das diferentes comissões de trabalho; 4.5- Levar à prática as decisões tomadas pelo Grupo de Trabalho; 5. Metodologia 5.1 - O Grupo de Trabalho reunirá ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que o desenvolvimento dos trabalhos o exija. 5.2- As reuniões serão convocadas pelo Coordenador Local RBE. 5.3 - De todas as reuniões deverão ser elaboradas actas minutas. 5.4 - As actas minutas do Grupo de Trabalho deverão ser enviadas para todas as escolas e delas deverá constar a lista de presenças na reunião. 5. Vigência O presente regulamento entra em vigor na data da sua assinatura e vigora pelo período de um ano lectivo, sendo renovável automática e sucessivamente, por igual período, salvo denúncia por qualquer das partes, comunicada por escrito, com a antecedência mínima de trinta dias em relação ao termo do seu seu período inicial de vigência ou de qualquer uma das suas renovações. Vila Nova de Famalicão, 5 de Janeiro de 2009 O Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ______________________________________________________ A Directora da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ______________________________________________________ O Bibliotecário Municipal ______________________________________________________

A Responsável pelo SEC ________________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado ________________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas D. Maria II ___________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas de Pedome ___________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas de Gondifelos ____________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas de Ribeirão _____________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão ______________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas do Território de Calendário _______________________________________________________ A Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas de Vale do Este _______________________________________________________ O Coordenador destacado para a BE do 1º Ciclo ________________________________________________________ O Coordenador destacado para a BE do 1º Ciclo _________________________________________________________ A Coordenadora da BE da Escola Secundária Camilo Castelo Branco ________________________________________________________ A Coordenadora da BE da Escola Secundária D. Sancho I _________________________________________________________ O Coordenador da BE da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado _________________________________________________________ A Coordenadora da BE da Escola Cooperativa do Vale _________________________________________________________ A Coordenadora da BE da Escola Didáxis de Riba D’ave __________________________________________________________ O Coordenador Local RBE ___________________________________________________________