You are on page 1of 28

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

A CIRCULAO DO SANGUE

Todas as clulas do nosso organismo tm necessidade, para manter-se em vida e desempenhar as suas funes, de receber oxignio e materiais nutritivos. A tarefa de transportar a elas esses elementos cabe ao sangue, o qual, por sua vez, recebe das clulas as substncias de rejeio. Para realizar esse refornecimento, o sangue tem necessidade de "circular" continuamente: os canais dentro dos quais o sangue circula so os vasos sanguneos, enquanto o corao a bomba que d ao sangue o seu impulso para circulao. Corao e vasos constituem, no seu conjunto, o aparelho circulatrio. 1
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

Tum, tum, tum, bate corao..." O corao bate mais forte quando a gente pula corda, joga futebol, brinca de pega-pega ou corre por a. Por qu? Quando nos movimentamos rapidamente, gastamos mais energia. Ento o sangue tem que circular depressinha, porque tem muita coisa para fazer: -alimentar cada clula -levar embora o "coco" da clula (aquilo que ela no aproveita do alimento) -trazer ar novo para os pulmes -expulsar o ar usado.

Ufa! O corao bate mais rpido, porque ele que faz o sangue circular. Assim como os carros circulam pelas ruas, o sangue circula pelo nosso corpo. As avenidas percorridas pelo sangue se chamam veias e artrias. Pelas veias, o sangue chega ao corao. As artrias levam-no embora. O sangue constitudo por glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas. O sistema circulatrio encarregado de transportar, por meio do sangue, substncias necessrias para a vida das clulas. Abastece as clulas de nutrientes e oxignio, leva as hormonas das glndulas endcrinas at os rgos onde elas actuam, e retira os resduos metablicos (bixido de carbono etc.) e outras substncias que as clulas eliminam. Actua tambm no equilbrio da temperatura. O sistema circulatrio formado por: -Uma bomba que impulsiona o sangue atravs do organismo: o corao. -Um sistema de vasos que inclui: artrias, arterolas, veias, vnulas e capilares. -O sangue.

O corao ocupa uma posio central na cavidade torcica, e tem o tamanho equivalente a uma mo fechada. Ele se divide em duas metades, direita e esquerda, por uma membrana. Cada lado tem duas cavidades: uma aurcula (cavidade receptora) e um ventrculo (cavidade de descarga). Estas duas cavidades se comunicam atravs de um orifcio auriculoventricular, e cada uma dotada de uma vlvula. O corao um rgo de natureza muscular que se contrai...

O sangue Os glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas so como as peas de um carro. Cada um tem uma funo definida. Os glbulos vermelhos levam oxignio. Os brancos combatem infeces, ou seja, vrus e bactrias que atacam o corpo e nos deixam doentes. E as plaquetas ficam responsveis por parar os sangramentos, como quando algum faz um corte na mo _ ou seja, a plaqueta ajuda na coagulao do sangue. Os trs esto misturados numa substncia lquida chamada plasma. Um homem tem em mdia 5 milhes de glbulos vermelhos por milmetro cbico de sangue. Em outras palavras: o glbulo um negcio muito, muito pequeno.

2
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O sangue no anda s por avenidas. Existem tambm as ruas, que so as vnulas e as arterolas _ veias e artrias menores. E ainda h ruazinhas chamadas de vasos capilares. Tudo isso porque o sangue tem que chegar em cada pequeno quarteiro do nosso corpo, na mais remota periferia. Olhe para sua mo: tem um monte de veias e artrias debaixo da pele. assim no seu corpo inteiro. Por isso, quando voc leva um corte _ no importa onde seja _ sempre sai sangue. Tudo bem, o sangue est por todo o corpo. Mas quanto sangue, exatamente? Depende do tamanho da pessoa. Um adulto tem cinco litros, em mdia.

Caractersticas dos Vasos As artrias: Sua funo transportar sangue oxigenado sob uma presso elevada aos tecidos, por esta razo as artrias tm paredes vasculares fortes e o sangue flui rapidamente nelas. As artrias so tubos expansveis que tm trs capas: Interna ou ntima: formada por tecido endotelial. Mdia: composta principalmente por fibras elsticas. Externa ou adventcia: composta principalmente por tecido fibroso. Pela presena do tecido elstico as artrias respondem de forma passiva presso do sangue contido. O tecido elstico perde a flexibilidade com a velhice e ento as artrias tendem a encolher-se, tornando-se tortas e endurecidas, o que faz com que a presso se modifique. As arterolas: So os ltimos galhos do sistema arteriolar. Sua estrutura similar s artrias, sendo a capa mdia principalmente muscular, pelo que se espera que haja mudanas ativas e no passivas em seu calibre. Portanto a quantidade de sangue que chega camada capilar pode aumentar ou diminuir em resposta s necessidades dos tecidos e, s vezes, em resposta atividade emocional. Por exemplo: a palidez provocada pelo medo, a frieza das mos devida apreenso ou o rubor facial ante a vergonha. Os capilares: Os capilares so compostos de uma s capa: o endotlio. Em mdia, no medem mais do que 1mm de comprimento e servem de conexo entre arterolas e vnulas. A funo dos capilares intercambiar lquidos, nutrientes, eletrlitos, hormnios e outras substncias entre o sangue e o lquido intersticial ou tissular. Para esta funo as paredes capilares so muito finas e permeveis s molculas pequenas. As vnulas e veias: As vnulas recolhem o sangue dos capilares. Estas se unem para formar veias. Possuem trs capas como as artrias, porm mais finas, especialmente a capa mdia. A presso nelas mais baixa em comparao com as artrias. As veias atuam como condutoras para o transporte do sangue dos tecidos at o corao mas, de forma igualmente importante, servem como reserva fundamental do sangue. As veias tm um calibre muito maior do que as artrias, sendo seu fluxo muito mais lento. Estas devolvem ao corao o sangue contra a gravidade e, por isso, tm vlvulas que fomentam o fluxo de retorno venoso ao corao. A congesto venosa que se sente nos ps quentes e cansados ao fim de um dia movimentado diminui colocandose os ps em posio mais alta do que o tronco.

3
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O APARELHO CIRCULATRIO

O aparelho circulatrio o sistema de transporte interno do organismo. Seu objetivo levar elementos nutritivos e oxignio a todos os tecidos do organismo, eliminar os produtos finais do metabolismo e levar os hormnios, desde as correspondentes glndulas endcrinas aos rgos sobre os quais atuam. Durante esse processo, regula a temperatura do corpo. O aparelho circulatrio compreende: Corao, vasos sanguneos, vasos linfticos, sangue, linfa, lquido falo-raqudiano e lquido intercelular.

4
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

Vasos sanguneos : existem trs tipos de vasos sanguneos: artrias, veias e capilares. Artrias: sua funo levar o sangue desde o corao at os tecidos. Trs capas formam suas paredes, a externa ou adventcia de tecido conjuntivo; a capa media de fibras musculares lisas, e a interna ou ntima formada por tecidos conectivos, e por dentro dela se encontra uma capa muito delgada de clulas que constituem o endotlio. Veias: devolvem o sangue dos tecidos ao corao. semelhana das artrias, suas paredes so formadas por trs capas, diferenciando-se das anteriores somente por sua menor espessura, sobretudo ao diminuir a capa media. As veias tm vlvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao corao ou seja, que levam a circulao centrpeta. Capilares: so vasos microscpicos situados nos tecidos, que servem de conexo entre as veias e as artrias; sua funo mais importante o intercmbio de materiais nutritivos, gases e desperdcios entre o sangue e os tecidos. Suas paredes se compem de uma s capa celular, o endotlio, que se prolonga com o mesmo tecido das veias e artrias em seus extremos. O sangue no se pe em contato direto com as clulas do organismo, se bem que estas so rodeadas por um lquido intersticial que as recobre; as substncias se difundem, desde o sangue pela parede de um capilar, por meio de poros que contm os mesmos e atravessa o espao ocupado por lquido intersticial para chegar s clulas. As artrias antes de se transformarem em capilares so um pouco menores e se chamam arterolas, e o capilar quando passa a ser veia novamente tem uma passagem intermediria nas que so veias menores chamadas vnulas; os esfncteres pr-capilares ramificam os canais principais, abrem ou fecham outras partes do leito capital para satisfazer as variadas necessidades do tecido. Dessa maneira, os esfncteres e o msculo liso de veias e artrias regulam o fornecimento do sangue aos rgos.

Vasos linfticos: so um sistema auxiliar para o retorno de lquido dos espaos tissulares. A circulao; o lquido intersticial entra nos capilares linfticos, transforma-se em linfa e logo levado unio com o sistema vascular sangneo e se mistura com o sangue. Os capilares linfticos se renem e formam os vasos linfticos, cada vez maiores, que tm vlvulas para evitar o reflexo igual ao das veias.

Bao: um rgo linftico, situado na parte esquerda da cavidade abdominal. Nele no se produz a contnua destruio dos glbulos vermelhos envelhecidos; sua principal funo est vinculada com a imunidade; como rgo linftico est encarregado de produzir linfcitos (que so um tipo de glbulos brancos) que se derramam no sangue circulante e toma parte nos fenmenos necessrios para a sntese de anticorpos. Apesar de todas estas funes, o bao no um rgo fundamental para a vida sua forma oval e com um peso de 150 gr o qual varia em situaes patolgicas. Macroscopicamente, se caracteriza pela alternncia entre estruturas linfides e vasculares, que formam respectivamente a polpa branca e a polpa vermelha. A artria esplnica entra no rgo e se subdivide em artrias traveculares, que penetram na polpa branca como artrias centrais e uma vez fora delas se dividem na polpa vermelha. A polpa branca formada por agregados linfocitrios formando corpsculos, atravessados por uma artria. A polpa vermelha formada por seios e cordes 5
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

estruturados por clulas endoteliais e reticulais formando um sistema filtrante e depurador capacitado para seqestrar os corpos estranhos de forma irregular e de certa dimenso. Em sntese as funes de bao so mltiplas; Intervm nos mecanismos de defesa do organismo, forma linfcitos e indiretamente anticorpos, destri os glbulos vermelhos envelhecidos e quando diminui a atividade hemocitopoitica da medula, capaz de reemprender rapidamente dita atividade. Por outro lado como contm grande quantidade de sangue, em estado de emergncia pode aumentar com sua contrao a quantidade de sangue circulante, lilberando toda aquela que contm.

6
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

Dinmica da circulao: o batimento do corao iniciado e regulado pelo ndulo sinosal que se encontra na parte superior da aurcula direita e do nascimento automtico deste ndulo passa o estmulo para o resto do corao pelo tecido de Purkinge. Quando o ndulo sinosal por qualquer doena no produz o batimento automtico, as outras zonas que constituem a rede ou o tecido de Purkinje podem bater com ritmos de freqncias inferiores. A aurcula direita recebe o sangue por intermdio de duas importantes veias . A veia cava superior (sangue da cabea, braos e parte superior do corpo) e a veia cava inferior ( sangue de membros inferiores e parte inferior do corpo). A aurcula direita se contrai abrindo a vlvula tricspide ( que a que separa a aurcula do ventrculo direito) que, permite a entrada do sangue ao ventrculo direito. A contrao do ventrculo direito fecha a vlvula tricspide e abre a vlvula pulmonar semilunar desse lado impulsionando o sangue pela artria pulmonar em direo aos pulmes. Dos pulmes o sangue volta para a aurcula esquerda pelas veias pulmonares. Este o ltimo caso no qual uma veia leva sangue oxigenado, j que normalmente o sangue oxigenado vai pelo sistema arterial e o sangue com desperdcios, com menor contedo de oxignio, vai pela rede venosa. Mesmo assim, neste caso existe uma exceo quando a artria pulmonar, que sai do ventrculo direito, leva sangue no oxigenado ou resduos para os pulmes, e dos pulmes voltam s veias pulmonares com o sangue oxigenado para a parte do corao esquerdo; a aurcula esquerda se contrai abrindo a vlvula mitral (que a que separa a aurcula do ventrculo esquerdo). A contrao do ventrculo esquerdo fecha esta vlvula, abre a vlvula aorta semilunar e envia o sangue atravs da aorta a todo o sistema, menos aos pulmes. Toda a poro de sangue que entra na aurcula direita deve dirigir-se para a circulao pulmonar antes de alcanar o ventrculo esquerdo e da ser enviada aos tecidos. O tecido nodal regula o batimento cardaco que consta de uma contrao ou sstole, seguida de relaxamento ou distole. As aurculas e ventrculos no se contraem simultaneamente; a sstole auricular aparece primeiro, com durao aproximada de 0,15' seguida da sstole ventricular, com durao aproximada de 0,30'. Durante a frao restante de 0,40', todas as cavidades se encontram num estado de relaxamento isovolumtrica (situao onde no h mudana de volumes em nenhuma das quatro cmaras do corao). Ciclo cardaco: A funo impulsora de sangue do corao segue uma sucesso cclica cujas faces, a partir da sstole auricular, so as seguintes: a) Sstole auricular: a onda de contrao se propaga ao longo de ambas as aurculas estimuladas pelo nodo ou ndulo sinosal ou sinoauricular. O corao tem a direo automtica eltrica mas por outro lado as vlvulas e as cmaras se abrem e fecham conforme as diferenas de presso que o sangue tem em cada uma delas. O ventrculo tem sangue em seu interior que provem da diferena de presso, enquanto que h muito sangue nas aurculas e pouco nos ventrculos, e isso faz com que as vlvulas se abram e passem o sangue das aurculas aos ventrculos, logo ao final, para ajudar o pouco sangue que restou nas aurculas a passar ao ventrculo, produzindo a chamada sstole auricular. b) Sstole ventricular : comea a contrair-se o ventrculo, com aumento rpido de sua presso; nesse momento fecham-se as vlvulas tricspide e mitral, para que o sangue no volte a fluir para as aurculas e o aumento de presso que sobrevem at que se abram as vlvulas semilunares, aurticas e pulmonares e que passe o sangue rumo aorta e tambm artria pulmonar, produzindo-se o primeiro som dos rudos cardacos.

7
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

c) Aumento da presso dos ventrculos: as vlvulas semilunares se mantm fechadas at que a presso dos ventrculos se equilibra com a das artrias. d) Quando a presso intraventricular ultrapassa a das artrias, abrem-se as vlvulas semilunares e o sangue se dirige pelas artrias aorta e pulmonar. e) Distole ventricular: os ventrculos entram em relaxamento, sua presso interna inferior arterial por isso as vlvulas semilunares se fecham, produzindo o segundo rudo cardaco. f) Diminuio da presso com relaxamento das paredes ventriculares, as vlvulas tricspide e mitral continuam fechadas (a presso ventricular maior que a auricular) pelo que no sai nem entra sangue nos ventrculos; embora penetre sangue nas aurculas ao mesmo tempo. g) A presso intraventricular inferior auricular , porque a aurcula vai se enchendo de sangue, o que produz uma diferena de presso com a qual se abrem novamente as vlvulas tricspides e mitral e recomea o ciclo. Batimento cardaco: o corao de uma pessoa em repouso impulsiona aproximadamente 5000 ml de sangue por minuto, que eqivalem a 75 ml por batida. Isso significa que a cada minuto passa pelo corao um volume de sangue equivalente a todo aquele que o organismo humano contem. Durante um exerccio fsico intenso o gasto cardaco (volume de sangue impulsado pelo corao) pode chegar at 30 l por minuto (30.000 ml/min). Presso arterial ou presso sangnea: a fora da contrao cardaca, o volume de sangue no sistema circulatrio e a resistncia perifrica (que a resistncia que opem as artrias e veias, j que estas tambm se contraem, porque tm uma capa media que produz essa contrao com o relaxamento) determinam a presso arterial. Esta presso aumenta com a energia contrtil, com o maior volume de sangue e, com a energia da constrio e relaxamento dos ventrculos aumenta e diminui a presso. A presso sistlica a mais elevada e corresponde sstole ventricular. E a presso distlica menor e corresponde a distole ventricular. A diferena entre as presses sistlica e diastlica se chama presso diferencial.

O APARELHO CIRCULATRIO Cabea

8
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O APARELHO CIRCULATRIO - Vista posterior ( seccionada )

O APARELHO CIRCULATRIO Abdominal

O APARELHO CIRCULATRIO Antebrao

9
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O APARELHO CIRCULATRIO Brao

O APARELHO CIRCULATRIO Mos

10
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O APARELHO CIRCULATRIO Pernas

11
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O APARELHO CIRCULATRIO Ps

O CORAO

O corao o rgo central da circulao. um msculo oco cuja funo recolher o sangue proveniente das veias e lan-lo nas artrias. O corao est envolvido por uma tnica que se chama pericrdio, enquanto as suas cavidades internas esto forradas por uma membrana delgada: o endocrdio. A parte muscular do corao se chama miocrdio. A forma do corao aproximadamente a de um cone. A sua ponta corresponde ao quinto espao intercostal da esquerda. A cor de um vermelho mais ou menos escuro, mas a uniformidade dessa cor interrompida por estrias amareladas, devidas s formaes de tecido adiposo. O volume do corao varia nos diversos indivduos. As suas dimenses mdias, em um homem adulto, so as seguintes: -comprimento, 98 milmetros; -largura, 105 milmetros ; -circunferncia, 230 milmetros. O peso de cerca de 275 gramas. O corao da mulher tem dimenses inferiores de 5 a 10 milmetros, e pesa 5 a 10 gramas a menos

12
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

Est localizado na cavidade torcica, diretamente atrs do esterno, deslocado em direo ao lado esquerdo. Suas paredes de tecidos muscular so reforadas por bandas de tecido conjuntivo e todo o rgo est coberto pelo tecido conjuntivo chamado pericrdio. Tanto o corao como todo os vasos esto revestidos por uma capa de clulas planas, chamada endotlio que evita que o sangue se coagule. O corao se divide em quatro cavidades: duas aurculas e dois ventrculos. As aurculas recebem o sangue do interior do organismo e o impulsiona aos ventrculos, estes propulsam o sangue que recebem a todo o corpo (no h comunicao interauricular nem interventricular) por sua funo de bombeamento o corao est provido de vlvulas (aurcula e ventrculo) que, ao fechar hermeticamente, evitam o retrocesso do sangue: vlvula tricspide, entre as duas cavidades direitas (aurcula e ventrculo); Vlvula bicspide ou mitral, entre as duas cavidades esquerdas; e vlvulas semilunares, na origem das artrias aorta e pulmonar que partem dos ventrculos.

Para o sangue circular, levando os glbulos vermelhos (com oxignio), glbulos brancos (que combatem infeces) e as plaquetas (que ajudam a coagulao), algum tem que empurrar e puxar. o corao que faz esse trabalho. A prova de que ele importante? Basta dizer que quando o corao pra, a vida acaba. E danado de rpido esse corao: mais rpido que o segundo. A cada minuto, ele bate 80 vezes, em mdia. Ou seja, mais de uma vez por segundo. E passa de 100 por minuto quando a gente pula corda! Os lugares mais fceis de sentir a nossa pulsao: 13
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

- no pulso, onde passa a artria radial - no pescoo, onde passa a veia jugular Tum, tum, bate corao: j reparou que o corao tem duas batidas? Uma mais forte, outra mais fraca. Uma puxa o sangue, a outra empurra. Sstole (contrao), distole (dilatao), sstole, distole, sstole, distole. O tempo todo, desde a hora em que a vida comea at quando ela acaba. O corao um msculo em constante atividade. Dentro dele a maior movimentao. um entra-e-sai que no tem fim. Nessa verdadeira casa da me Joana, existem vrias salas: -aurcula direita: recepciona o sangue que vem das veias; -aurcula esquerda: por aqui entra o sangue que vem dos pulmes, tambm por veias; daqui ele passa para os dois ventrculos; -ventrculo direito: manda o sangue para os pulmes, por artrias; -ventrculo esquerdo: empurra o sangue para o corpo, pela artria aorta (uma das principais vias de circulao do sangue). O servio de lavanderia impecvel: o sangue vai pelas artrias, limpinho, para todo o corpo; e o sangue volta pelas veias, sujo, para o corao mand-lo para o pulmo, que vai limpar a sujeira.

O CORAO - CONFORMAO INTERNA

A cavidade do corao est dividida em duas partes, uma direita e outra esquerda, separadas por um septo muscular . 14
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

Seja do lado direito, seja do esquerdo, encontramos duas cavidades: uma superior, a aurcula (ou trio) e outra inferior, o ventrculo. Aurcula e ventrculo esto em comunicao por meio de um orifcio, o orifcio aurculo-ventricular. Ao todo, o corao est, assim, dividido em quatro cavidades: a aurcula e o ventrculo da direita, e a aurcula e o ventrculo da esquerda. Mas, enquanto a aurcula e o ventrculo do mesmo lado se comunicam entre si. no h nenhuma comunicao com as cavidades do outro lado: o sangue da metade esquerda no se mistura com o sangue da metade direita. Examinemos agora, resumida e separadamente, as quatro cavidades do corao. Aurcula direita: Recebe a veia cava superior e a veia cava inferior, que trazem ao corao o sangue proveniente da cabea e dos braos (cava superior) e da parte inferior do corpo (cava inferior). A aurcula direita est em comunicao com o ventrculo direito pelo orifcio aurculo-ventricular, ao nvel do qual existe uma vlvula: a vlvula aurculoventricular direita, dita tambm tricspide porque formada de trs peas valvulares. A funo desta vlvula permitir a passagem do sangue da aurcula para o ventrculo e de impedir o refluxo do ventrculo para a aurcula. Ventrculo direito: Recebe o sangue da aurcula direita pelo orifcio aurculo-ventricular e a vlvula tricspide. No ventrculo direito tem incio a artria pulmonar que leva o sangue aos pulmes. O orifcio de sada da artria pulmonar vem a ser fechado pelas vlvulas sigmides, as quais impedem que o sangue volte da artria pulmonar ao ventrculo. Aurcula esquerda: Recebe o sangue das quatro veias pulmonares e comunica com o ventrculo subjacente pelo orifcio aurculo ventricular esquerdo, ao nvel do qual existe uma vlvula: a vlvula bicspide. Na verdade, contrariamente vlvula anloga da direita, ela formada somente por duas peas. chamada tambm mitral porque tem a forma de uma mitra de bispo invertida. Ventrculo esquerdo: Recebe o sangue da aurcula esquerda atravs da sua vlvula mitral, e nele se inicia a maior artria do organismo: a artria aorta. Tambm a artria aorta, no seu incio no ventrculo, dotada de vlvulas sigmides, as quais tm a mesma funo das vlvulas sigmides da pulmonar, isto , impedir a volta do sangue da artria para o ventrculo.

Agora podemos entender como circula o sangue no corao e qual a funo deste rgo. O sangue venoso de todo organismo, carregado de produtos de rejeio das clulas, se rene em duas grandes veias: a veia cava inferior e a veia cava superior. Ambas essas veias desembocam, separadamente, na aurcula direita. Da aurcula direita o sangue passa para o ventrculo direito e lanado na artria pulmonar que o leva aos pulmes. Nos pulmes, o sangue abandona o anidrido carbnico e se carrega de oxignio: de venoso torna-se arterial. Volta ao corao pelas veias pulmonares, e, precisamente, na aurcula esquerda, de onde passa para o ventrculo esquerdo. Da, pela aorta, chega a todo organismo, abandonando ento o oxignio e as substncias nutritivas e carregando-se

15
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

de produtos de rejeio e de anidrido carbnico. Volta de novo ao corao sob a forma de sangue venoso pelas j citadas veias cavas; e, ento, o ciclo recomea.

O CORAO - ESTRUTURA DO CORAO

O corao constitudo por tecido muscular que tem uma caracterstica particular: formado de fibras estriadas e pluricelulares. As fibras musculares estriadas so caractersticas dos msculos que se contraem sob a ao da vontade: por exemplo, so estriados os msculos dos braos e das pernas que o homem move vontade. Os msculos no sujeitos vontade (como aqueles das vsceras) so, ao contrrio, lisos. O msculo cardaco apresenta, pois, uma exceo, porque, no estando o corao sujeito nossa vontade, todavia formado de fibras estriadas musculares que se unem umas s outras, perdendo a sua individualidade. Temos assim a impresso de que o corao um msculo nico e no um conjunto de fibras independentes, como acontece com todos os outros msculos. O msculo cardaco, toma o nome de miocrdio. No interior do msculo se acham quatro anis fibrosos que representam o esqueleto fibroso do corao. Como temos j acentuado, o msculo cardaco envolvido por uma tnica fibrosa, o pericrdio.. que um verdadeiro revestimento do corao, ao qual porm no adere intimamente. Entre este e o msculo cardaco fica um espao ou cavidade pericrdica, forrado por uma membrana que constitui o pericrdio verdadeiro; deste distinguimos um folheto visceral, que adere ao msculo cardaco, e um folheto parietal que reveste a parede interna do pericrdio fibroso. A cavidade pericrdica permite ao msculo cardaco dilatar-se e contrair-se livremente. As cavidades cardacas so, tambm elas, forradas por uma membrana delgada: o endocrdio. o endocrdio que, entre a aurcula e o ventrculo, se dobra sobre si mesmo formando as vlvulas aurculo-ventriculares. Do

16
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

mesmo modo, na passagem dos ventrculos para as artrias (pulmonar e aorta) o endocrdio se dobra para formar as vlvulas sigmides.

Vasos do corao At o prprio corao tem necessidade de ser convenientemente nutrido. O sangue que circula no corao no o nutre, passa simplesmente pelas suas cavidades. A sua nutrio ser, ao contrrio, dedicado um complexo de artrias e de veias particulares: as coronrias ( direita e esquerda). Provm elas da aorta. Apenas sada do ventrculo esquerdo, a aorta d origem as artrias coronrias que reentram imediatamente no corao ramificandose no msculo cardaco em numerosas subdivises. O sangue que nutriu e oxigenou o msculo cardaco coletado pela grande veia coronria, a qual desemboca diretamente na aurcula direita. O corao , pois, provido de uma pequena circulao independente.

Nervos do corao O corao um rgo relativamente autnomo. Como possui uma circulao autnoma, tambm pulsa "por si s". O estmulo que faz bater o corao nasce; na verdade, no ntimo do msculo cardaco. Isto , o corao est em condies de bater sem a interveno do sistema nervoso. No entanto, ao corao chegam nervos que provm do nervo vago e do sistema simptico. Estes nervos regulam as batidas cardacas: o simptico o acelera, enquanto o vago o torna vagaroso.

O CORAO - COMO FUNCIONA O CORAO

O corao, para desempenhar a sua funo de bomba, deve dilatar as suas cavidades, de modo que se encham de sangue, e, em seguida, comprimi-las, de modo que o sangue seja lanado nas artrias. Esta alternncia de dilataes e de contraes se chama revoluo cardaca. A contrao chama-se sstole e a dilatao distole. Contraes e dilataes no tm lugar, porm, simultaneamente em todas as partes do corao. Vejamos como se sucedem as diversas fases. A aurcula direita recebe o sangue das veias cavas, e a aurcula esquerda recebe o sangue das veias pulmonares: as aurculas se contraem (sstole auricular) e o sangue assim lanado nos ventrculos. A durao da sstole auricular breve, apenas 1/ 10 de segundo. O sangue lanado pela contrao auricular ocasiona, na passagem, a abertura das vlvulas aurculo ventriculares, as quais se fecham quando a contrao auricular terminou. Neste momento se contraem os ventrculos. O sangue assim lanado nas artrias (pulmonar do ventrculo direito, aorta do ventrculo Esquerdo) determinando, na passagem, a abertura das vlvulas sigmides. Condio indispensvel desta fase a

17
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

ocluso das vlvulas aurculo-ventriculares, de outro modo o sangue refluiria para as aurculas. A durao da contrao (sstole ventricular) de 3/ 10 de segundo. Terminada a sstole ventricular, as vlvulas sigmides se fecham para impedir ao sangue de refluir nos ventrculos. Entramos, assim, na terceira fase, aquela de pausa, que uma fase de recuperao, durante a qual o corao est em repouso. A sua durao de 4/10 de segundo. Em um minuto tm lugar, em mdia, cerca de 80 revolues. sabido, contudo, que certas pessoas tm o pulso menos freqente (as batidas que sentimos no pulso no so outra coisa do que a expresso das contraes cardacas), enquanto em certas molstias, nos estados febris, nas crianas, a freqncia do pulso maior. Durante a sstole auricular, os ventrculos esto em distole, e vice-versa. Em outras palavras, o corao se contrai na metade superior (aurculas) e se dilata naquela inferior (ventrculos): isto tem lugar na primeira fase, quando o sangue passa das aurculas para os ventrculos. Sucessivamente (segunda fase: o sangue passa nas artrias e o vestbulo recebe novo sangue) tem lugar o contrrio: a parte inferior se contrai, isto , os ventrculos, e se dilata a parte superior, isto , as aurculas

O CORAO - EXAME DA FUNO CARDACA

As contraes cardacas podem-se pr em evidncia de diversos modos. Observando-se a regio do corao, em correspondncia com o quinto espao intercostal, pode-se notar, em certos indivduos, que a parede torcica se levanta. Tal levantamento trabalho do corao mesmo, que bate contra a parede. sabido, alm disso, que as batidas do corao se podem perceber pondo a mo na regio cardaca. Auscultando as batidas com aparelhos 18
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

apropriados, como o estetoscpio e o fonendoscpio, se percebem as bulhas que so os rumores produzidos pelo abrir-se e o fechar-se das vlvulas. As bulhas so duas: primeira bulha e segunda bulha, separadas uma da outra por um pequeno intervalo. Uma pausa mais longa separa, contrariamente, a segunda bulha da primeira. A primeira bulha corresponde ao fechamento das vlvulas aurculo-ventriculares (tricspide e mitral e abertura das vlvulas sigmides: percebe-se durante a sstole ventricular. A segunda bulha corresponde, agora, abertura das vlvulas aurculo-ventriculares e ocluso das vlvulas sigmides: ela percebida durante a distole ventricular. Quando as vlvulas do corao funcionam imperfeitamente, porque so apertadas (estenose) ou porque perderam a sua capacidade (insuficincia), s bulhas normais se ajuntam rumores patolgicos ou sopros. O corao, contraindo-se, determina fenmenos eltricos, que podem ser registrados. Obtm-se assim o eletrocardiograma, que formado por uma srie de ondas, cada uma das quais a traduo grfica inicial da atividade de uma parte do corao. Neste grfico se distingue uma onda P que corresponde contrao das aurculas, e um consecutivo complexo QRS determinado pela contrao dos ventrculos. Conclui o ciclo uma onda T. Muitas alteraes cardacas determinam uma modificao da onda eletrocardiogrfica normal, de modo que o eletrocardiograma representa um precioso meio de diagnstico.

O PULSO A contrao do ventrculo esquerdo determina, com a passagem repentina do sangue na aorta, uma brusca dilatao dessa artria. A dilatao se transmite ao longo das paredes da aorta (e de todas as artrias que se originam dela) como uma onda. A transmisso muito rpida (9 metros por segundo) e a onda pode ser percebida no pulso, do lado do polegar, onde a artria radial mais facilmente perceptvel. O pulso radial se percebe quase no mesmo instante em que tem lugar a contrao cardaca; esta pulsao, porm, no corresponde chegada do sangue, que caminha muito mais lentamente do que a onda (50 centmetros por segundo). Dos caracteres do pulso se pode deduzir o procedimento do corao. Do pulso se aprecia a freqncia (nmero de batidas por minuto), o ritmo (regularidade das batidas), a amplitude (grau de distenso da artria), a celeridade (tempo empregado pela artria para atingir a dilatao mxima).

Os vasos, a pequena circulao e a grande circulao

19
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

Esquema da circulao sangnea: 1 - Corao; 2 - Circulao cerebral; 3 - Circulao pulmonar; 4 - Circulao heptica; 5 - Circulao gstrica; 6 - Bao; 7 - Circulao renal; 8 - Circulao intestinal; 9 - Circulao nos membros inferiores

OS VASOS Para alcanar todas as regies do nosso organismo, o sangue percorre canais apropriados que se chamam vasos. Os vasos que partem do corao e vo periferia se chamam artrias; aqueles que seguem o percurso inverso, isto , que da periferia se dirigem ao corao, se chamam veias. Em linhas gerais, nas artrias corre um sangue rico em oxignio e em substncias nutritivas, que ele leva aos vrios tecidos do organismo; nas veias, contrariamente, que trazem o sangue da periferia para o corao, corre um sangue rico em anidrido carbnico e substncias de rejeio. As substncias de rejeio sero depois eliminadas pelos rins, que tm justamente a tarefa de filtrar o sangue. As trocas gasosas, ao contrrio, ou seja, a eliminao de anidrido carbnico e a absoro de oxignio, tm lugar nos pulmes, por efeito da respirao. As artrias, chegando periferia do corpo humano, isto , nos msculos, na pele, em todos os rgos, se dividem em artrias sempre menores (arterolas) at que o seu calibre se torna microscpico: a este nvel que tm lugar as trocas entre sangue e clulas. Estes vasos microscpicos chamam-se capilares e formam nos rgos e nos tecidos uma vasta rede. Os capilares confluem para pequenas veias (vnulas) que aos poucos se vo unindo umas com outras, tornam-se veias verdadeiras e trazem de volta o sangue ao corao. Do corao partem duas grandes artrias: a artria pulmonar e a artria aorta. A artria pulmonar tem a tarefa de levar o sangue aos pulmes. Depois de ter cedido o anidrido carbnico e de se ter carregado de oxignio, o sangue volta ao corao pelas veias pulmonares. Todo esse conjunto constitui a pequena circulao. A artria aorta leva o sangue ao resto do organismo e os seus numerosos ramos acabam formando a rede capilar de todos os rgos. O sangue trazido de volta ao corao pelas veias, que se renem,

20
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

enfim, em dois grossos troncos: as veias cavas, que chegam aurcula direita. Todo esse conjunto constitui a grande circulao.

A PEQUENA CIRCULAO A artria pulmonar parte do ventrculo direito e se bifurca logo em artria pulmonar direita e artria pulmonar esquerda, que vo aos respectivos pulmes. Uma vez entradas nos pulmes, ambas se dividem em tantos ramos quantos so os lobos pulmonares; depois uma ulterior subdiviso ao nvel dos lbulos pulmonares, estes se resolvem na rede pulmonar. As paredes dos capilares so delgadssimas e os gases respiratrios podem atravess-las facilmente: o oxignio do ar pode assim passar dos cinos pulmonares para o sangue; ao contrrio, o anidrido carbnico abandona o sangue e entra nos cinos pulmonares, para ser depois lanado para fora. Aos capilares fazem seguimento as vnulas que se renem entre si at formarem as veias pulmonares. Estas seguem o percurso das artrias e se lanam na aurcula esquerda. A artria pulmonar contm sangue escuro, sobrecarregado de anidrido carbnico (sangue venoso). As veias pulmonares contm, contrariamente, sangue que abandonou o anidrido carbnico e se carregou de oxignio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).

A GRANDE CIRCULAO A aorta, ponto de incio da grande circulao, parte do ventrculo esquerdo. Forma um grande arco, que se dirige para trs e para a esquerda (croa da aorta), segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artrias ilacas, que vo aos membros inferiores. Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a vrias regies do organismo. Da croa da aorta partem as artrias subclvias que vo aos membros superiores e as artrias cartidas que levam o sangue cabea. Da aorta torcica partem as artrias bronquiais, que vo aos brnquios e aos pulmes, as artrias do esfago e as artrias intercostais. Da aorta abdominal se destacam os seguintes ramos: -o tronco celaco, que se divide depois em artria heptica (que vai ao fgado), artria esplnica (que vai ao bao) e artria coronria do estmago," -as artrias mesentricas, que vo ao intestino; -as artrias renais, que se distribuem nos rins; -as artrias genitais, destinadas aos rgos genitais; As artrias genitais so chamadas mais propriamente artrias espermticas no homem e artrias teroovricas na mulher. A aorta se divide, enfim, em dois ramos: as artrias ilacas, as quais saem do abdome e percorrem a perna at o p.

OS CAPILARES e AS VEIAS 21
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

O sistema circulatrio compreende compreende uns 97.000 quilometros de canais que transportam o sangue para todas as partes do corpo. Sua caracterstica mais impressionante a maneira pela qual mantm o sangue em circulao, fluindo do corao para as artrias e das veias para o corao, apesar da fora da gravidade e de milhes de rotas alternativas. A bomba do corao d ao fluxo sua fora, enviando o sangue recm- oxigenado que jorra da aorta ( a maior artria do corpo ), para as artrias menores e at para a parte superior da cabea. As artrias bifurcam em outras menores, que por sua vez, que dividem em milhes de capilares. Esses capilares acabam se unindo para formar as vnulas, as quais de unem para formar veias, vasos da parede delgada com vvulas interiores que impedem o sangue de voltar atrs.

O principal orgo o corao, pois funciona como uma bomba contrtil-propulsora. Ele se divide um quatro cmaras; dois atrios e dois ventriculo. No atrio direito desembocam a veia cava superior e inferior, no atrio esquerdo desembocam as veias pulmonares em numero de quatro. No ventriculo direito sai o tronco pulmonar, que aps um curto trajeto bifurca-se em artrias pulomonares direita e esquerda, do ventriculo esquerdo sai a artria aorta.

DANGELO, J., FATTINI. Sistema Esqueltico. In: Anatomia humana sistmica e segmentar, 2. ed., RJ, Ed. Atheneu. 1988.

Os capilares

22
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

representam a ltima terminao das artrias. O calibre dos capilares pequenssimo, varia de 4 a 16 milsimos de milmetro, e comparvel ao de um cabelo. O sangue circula muito lentamente nos capilares (0,8 de milmetro por segundo). As paredes dos capilares so extremamente delgadas, de 1 a 2 milsimos de milmetro; por esta razo o sangue pode ceder s clulas substncias nutritivas e delas receber substncias de rejeio

As veias

tm a tarefa de trazer de volta o sangue da periferia para o corao. Seguem o mesmo trajeto que as artrias, mas so geralmente duplas, isto , para uma artria h duas veias. A artria pulmonar acompanhada por duas veias pulmonares (de modo que na aurcula esquerda desembocam quatro veias: duas correspondentes artria pulmonar direita e duas correspondentes artria pulmonar esquerda). Por fim o sangue que chegou periferia por meio da aorta e das suas ulteriores subdivises, volta ao corao transportado por duas grandes veias: a veia cava

superior e a veia cava inferior.


A veia cava superior recolhe o sangue de toda parte do corpo que est acima do diafragma, isto , do trax, dos membros superiores, da cabea e do pescoo. As veias do trax so representadas pelo sistema da zigos; as veias da cabea e do pescoo so representadas pelas jugulares, enfim, as veias dos membros superiores, depois de terem formado na mo, no antebrao e no brao um sistema venoso superficial e um sistema venoso profundo, terminam nas veias subclvias. Todo este complexo sistema venoso se rene enfim em um grosso nico vaso, a veia cava superior, que desemboca na aurcula direita.

A veia cava inferior recolhe o sangue de toda a parte do corpo que est abaixo do diafragma, isto , do abdome e dos membros inferiores. As veias ilacas, que acompanham as artrias do mesmo nome, reunindo-se, do origem veia cava inferior. Nas veias ilacas se recolhe todo o sangue proveniente do p, da perna, da coxa. Tambm no membro inferior se distingue um sistema venoso profundo e um sistema venoso superficial. Este se recolhe em duas veias que so a grande e a pequena safena. Alm do sangue proveniente dos membros inferiores, a veia cava inferior recebe afluentes das paredes abdominais, dos rins (veias renais), dos rgos genitais (veias espermticas e tero-ovricas ). Tambm o sangue proveniente do intestino se lana na veia cava inferior, mas depois de ter passado pelo fgado ao qual conduzido pela veia porta. Recolhido todo esse complexo venoso, a veia cava inferior atravessa o diafragma, penetra no trax, correndo paralelamente aorta, que se dirige, contudo, para baixo, e se lana na aurcula direita, pouco abaixo do ponto em que se abre a veia cava superior. A veia porta um grosso tronco venoso formado pela confluncia das veias que vm do intestino (veias

mesentricas) e do bao (veia esplnica). O sangue que vem pelas veias mesentricas rico em substncias
nutritivas, que passaram para o sangue depois de terem sido digeridas pelo intestino. Antes de entrar na veia cava e, portanto, no corao, conduzido ao fgado pela veia porta. No fgado, as eventuais substncias txicas so eliminadas, enquanto as substncias nutritivas sofrem uma importante transformao qumica. Antes de entrar no 23
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

fgado, a veia porta se divide em dois ramos, direito e esquerdo, os quais, por sua vez, se tornam a subdividir em numerosos vasos e enfim se resolve em uma rica rede de capilares. Convenientemente transformado, o sangue sai do fgado pelas veias sub-hepticas que desembocam na veia cava inferior.

ESTRUTURA E FUNO DOS VASOS

As artrias e as veias no so canais rigidos: so dotadas de determinadas propriedades, tais: a extensibilidade, a elasticidade e a contractibilidade. Tais caracteres so mais acentuados nas artrias, as quais recebem a onda sangunea que o corao lana nelas a cada sstole ventricular. O choque da onda sangunea contra as paredes arteriais tanto mais forte quanto mais a artria est prxima do corao. As paredes das artrias so constitudas de trs tnicas, concentricamente dispostas, que, de dentro para fora, so: -a tnica interna, constituda pelo endotdio, em direto contacto com o sangue circulante; -a tnica mdia, formada por numerosas fibras musculares e elsticas que conferem artria a sua propriedade de alargar-se ou estreitar-se, de acordo com a necessidade; -a tnica externa ou adventcia, que tem a estrutura conjuntiva; na sua espessura se distribuem as terminaes nervosas as quais trazem 24
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

s artrias os estmulos que as fazem estreitar-se (nervos vaso-constritores) ou as fazem dilatar ( nervos vaso-

dilatadores).
Tambm as veias tm uma estrutura anloga, mas a sua parede muito mais delgada; alm disso possuem elas poucas fibras musculares e elsticas. Isto se explica com a diferente funo que tm as veias em relao s artrias. As artrias recebem a onda sangunea e tm de dilatar-se bastante, e imediatamente contrair-se (devem ser, em uma palavra, muito elsticas) para lanar a onda de sangue at a extrema periferia do corpo. As veias, ao contrrio, recebem o sangue depois que este percorreu os capilares. A velocidade do sangue que era notvel nas artrias, diminui muito nos capilares e nas veias. A onda sangunea perdeu a sua fora e as veias, na verdade, no pulsam. A velocidade do sangue nas artrias maior durante as pulsaes do que no intervalo entre uma pulsao e outra. O sangue corre nas artrias com a velocidade de 50 centmetros por segundo. Nos capilares, a velocidade fica reduzida a poucos milmetros por segundo e assim tambm nas veias. Como ento possvel que o sangue volte ao corao, particularmente devendo caminhar de baixo para cima? A velocidade que possui seria insuficiente para vencer a gravidade. Intervm, ento, outros fatores. Antes de tudo, as veias esto providas de vlvulas, chamadas, pela sua forma caracterstica, de vlvulas em "ninho de andorinha". A presena dessas vlvulas e a sua disposio permitem corrente de sangue progredir em um s sentido, impedindo-o de tornar para trs. Alm disso, as veias so comprimidas pelos msculos entre os quais correm. O sangue recebe ento, um decisivo impulso para o corao. A influncia das contrae musculares sobre a circulao venosa muito evidente quando, ao fazer uma injeo endovenosa, o mdico ordena ao paciente que aperte o punho: v-se, ento, a veia inturgescer-se, enquanto, se o paciente no apertasse o punho, o inturgescimento da veia dependeria exclusivamente do obstculo constitudo pelo garrote, por isso, menor. A volta do sangue venoso ao corao tambm favorecida pela respirao. Quando ns dilatamos o trax e fazemos entrar ar nos pulmes (inspirao), a presso no interior do trax diminui. O corao que se acha justamente no trax vem a sofrer uma presso menor do que aquela que age perifericamente sobre as veias. O sangue venoso vem a ser, assim, de certo modo "aspirado" para o corao. No entanto no seria exato dizer que o corao uma bomba aspirante premente, no: o sangue chega ao corao porque ainda tem uma fora que o impele.

25
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

A presso O sangue O plasma Os glbulos As plaquetas As funes do sangue Grupos sangineo Coagulao do sangue Circulao linftica O bao

O BAO I

26
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

um rgo linftico, situado na parte esquerda da cavidade abdominal. Nele se produz a contnua destruio dos glbulos vermelhos. Como rgo linftico encarregado de produzir linfcitos que so derramados no sangue circulante, tomando parte nos fenmenos necessrios para a sntese de anticorpos. Apesar de todas esta funes o bao no um rgo fundamental para a vida. Sua forma oval, com um peso de 150 gr, o qual varia em situaes patolgicas. Macroscopicamente, se caracteriza pela alternncia entre estruturas linfides e vasculares, que formam respectivamente a polpa branca e a polpa vermelha. A artria esplnica entra no rgo e se subdivide em artrias traveculares, que penetram na polpa branca como artrias centrais e , uma vez fora delas, se dividem na polpa vermelha. A polpa branca formada por agregados linfocitrios formando corpsculos, os quais so atravessados por uma artria. A polpa vermelha formada por seios e cordes estruturados por clulas endoteliais e reticulais, formando um sistema filtrante e depurador capacitado para seqestrar os corpos estranhos de forma irregular e de certa dimenso. Em sntese, as funes do bao so mltiplas. Ele intervm nos mecanismos de defesa do organismo, forma linfcitos e indiretamente anticorpos, destri os glbulos vermelhos envelhecidos e, quando diminui a atividade hemocitopotica da medula, capaz de renov-la rapidamente. Por outro lado, como contm grande quantidade de sangue, em estado de emergncia pode, contraindo-se, aumentar a quantidade de sangue circulante, liberando toda aquela que contm.

O BAO II

rgo linfide situado no hipocndrio esquerdo, abaixo do diafragma, atrs do estmago. Pesa em mdia 200 g, e tem cor vermelho-escuro. Tem forma ovide alongada. Cabe na palma da mo, tem 12 cm de comprimento e 8 cm de largura. Devido ao seu tecido linfide, ou polpa branca, e ao seu tecido vascular, ou polpa vermelha, ele tem funo hematopotica at o ltimo ms da vida fetal e funo hemoltico-fisiolgica, que se torna s vezes patolgica. O bao influi na composio do sangue que irriga nosso corpo, e ele controla a quantidade desse lquido vital em nossas veias e artrias.

27
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

O Corpo Humano Sistema Circulatrio

A atividade do bao est relacionada com o aparelho circulatrio. Acha-se envolvido por uma cpsula fibrosa, que o divide em lbulos, por meio de tabiques - os septos conectivos -, que formam uma estrutura de sustentao, e nos quais existem fibras musculares lisas, responsveis pela contrao e pela disteno do rgo.

28
www.corpohumano.hpg.ig.com.br

You might also like