aulas de 13 e 14 de Fevereiro de 2013

Linguística Portuguesa III (Semântica) Responsável: Pedro Santos Apresentação Depois da frequência desta unidade curricular, os alunos deverão: - ter adquirido um domínio mínimo da bibliografia básica. - ter a consciência do lugar da investigação em semântica no contexto da investigação em Ciências da Linguagem - ser capazes de contextualizar as propostas de análise semântica com que contactaram em função dos fenómenos que elas procuram explicar - estar sensibilizados para as especificidades dos fenómenos semânticos relativamente aos sintácticos e pragmáticos mas também aos pontos comuns e às "interfaces" com essas outras áreas das Ciências da Linguagem - ter adquirido destreza mínima na produção de pequenos ensaios ou monografias sobre tópicos concretos na área. Elementos de avaliação: a) um exercício escrito individual presencial (60 %) b) um ensaio individual não presencial OU dois pequenos exercícios não presenciais sobre tópicos do programa (40%)

Semântica – estudo de um tipo de significado linguístico (por contraste com significado pragmático) pragmático)

Exemplos de significado pragmático: 1. - Eles são amigos? - Conhecem-se (não são amigos) (não amigos)

(3) *A Luísa obrigou a porta a abrir-se. a competência 3: semântica dos falantes consiste no domínio de princípios/regras. O João jantou ontem com uma mulher (não é a mulher dele) (não dele) 3.dependente de factores contextuais . tal como no caso da sintaxe. Podes calar-te? (peço-te/ordeno-te que te cales) (peço-te/ordeno-te cales) 4. não o seu significado. Não me falas assim outra vez (proibo-te de me falares assim outra vez) vez) (prevejo que não me falas assim outra vez) vez) Nestes casos. ERRADO Resposta 2: Sim. CORRECTO Resposta 3: Sim. a distinção 2: gramatical/agramatical está presente na semântica. pois os princípios gramaticais regem apenas as estruturas 1: da língua.não relativo ao conteúdo literal das próprias frases .implícito Por isso. (4) *A Luísa comprou a história da irmã. é consensualmente não semântico Semântica e gramática É a semântica parte da gramática? gramática? Resposta 1: Não. uma vez que. o significado da sequência em itálico é: é: . uma vez que. (2) *O Rui desmaiou a Ana.aulas de 13 e 14 de Fevereiro de 2013 2. tal como no caso da sintaxe. CORRECTO Consequência: A distinção gramatical/agramatical existe também em semântica Agramaticalidade semântica vs sintáctica (1) *Ele ontem nevou no Alentejo. .

3.: a) Agramaticalidade semântica ≠ contradição (5) A minha mãe (biológica) não teve filhos. A frase “O Rui pediu para sair no mês passado” é ambígua. é contraditória. possuindo um significado parafraseável e sendo portanto semanticamente gramaticais). Temos um caso de agramaticalidade semântica quando uma certa frase infringe uma regra semântica. b) Agramaticalidade semântica ≠ anomalia/falha pressuposcional (6) A mulher do Papa obrigou-o a resignar. 2. distinga as semânticas das sintácticas e das pragmáticas: pragmáticas: 1.aulas de 13 e 14 de Fevereiro de 2013 N. As frases interrogativas têm frequentemente uma ordem de palavras diferente da das frases declarativas. Muitas vezes as pessoas querem dizer o oposto daquilo que dizem. mas não agramatical contraditória. 4. A frase “O João gosta de exercer o poder que tem” tem três sujeitos. A frase “O Cavaco é um mestre-escola na Presidência” tem uma interpretação metafórica . Os verbos “crer” e “acreditar” são sinónimos. 6. (em ambos os casos as frases são compreensíveis. 5. Exercício 1 Na seguinte lista de afirmações. o que não se verifica nem em (5) nem em (6) semântica.B.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful