1 OBJETIVOS Observar experimentalmente algumas propriedades do ácido sulfúrico.

2 INTRODUÇÃO O Ácido Sulfúrico é um composto químico inorgânico, cuja fórmula é H 2SO4. É um líquido incolor, viscoso e oxidante, pouco volátil, seu Ponto de Ebulição é 338°C e densidade 1,84g/cm3. É extremamente solúvel em água, porém, isto deve ser feito com muita cautela, sempre despejando o ácido na água e não o contrário, pois se isto não for seguido, seus vapores são liberados agressivamente, podendo causar queimaduras graves no corpo do operador ou de alguém próximo. É um ácido corrosivo e tóxico, pode causar bastante irritação e queimaduras, além de ser nocivo caso haja inalação, contato com a pele ou ingestão. Pode-se dizer que o consumo per capita do ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país, pois este produto químico tem uma enorme importância na indústria de base, sendo o composto mais utilizado; ficando atrás apenas da água. Alguns dos seus principais usos são:      As baterias de chumbo-ácido presente em automóveis contêm ácido sulfúrico como eletrólito. Na fabricação de explosivos; No refino do petróleo, removendo impurezas da gasolina e de outros óleos; Na produção de outros ácidos, como o ácido fosfórico (H3PO4) e o ácido Nítrico (HNO3); Na indústria de fertilizantes. 1.1 Comportamento quanto à água Possui a propriedade de quando em concentrações elevadas, reagir violentamente com água e compostos orgânicos com desprendimento de calor. Uma característica peculiar ao ácido sulfúrico é quanto ao seu comportamento relacionado à concentração. Quando diluído (abaixo de concentrações molares de 90%), a solução assume caráter de ácido forte e não apresenta poder desidratante. Por outro lado, quando é concentrado (acima de 90%), deixa de ter caráter ácido e acentua-se o seu poder desidratante.

dando o ânion sulfato.. O ácido sulfúrico forma clusters com a água e a dissodiação da molécula de ácido sulfúrico é influenciada pela presença destes clusters e são evidenciados clusters contendo água e pares de íons bissulfato-hidrônio. Tal reação ocorre com a formação na mistura de íons hidrônio. é norma básica na sua manipulação nunca acrescentar água sobre ácido sulfúrico.842 15°/4 1. Chem. apresentando apresenta uma reação extremamente exotérmica de hidratação. estes podem se dissociar. e como um ácido fraco na segunda.H2O H2SO4.37 8. em condições isotérmicas e supersaturadas tem sido apresentados. Trabalhos sobre a taxa de nucleação binária de ácido sulfúrico e água e o efeito da temperatura nestas taxas. 1. e com técnica adequada.2H2O P.2 Corrosividade Possui propriedades altamente corrosivas a praticamente todos os materiais orgânicos e tecidos vivos. a não ser nos casos de acidentes. pela seguinte reação: .48 -38. Am. a temperatura poderá se elevar localmente a tal ponto que causará ebulição violenta e respingos da mistura.650 0°/4 Fonte: Rubin e Giaque. e sempre derramar lenta e cuidadosamente o ácido sobre um volume de água. The Heat Capacities and Entropies of Sulfuric Acid And Its Mono e Dihydrates from 15 to 300 K. 74.Tabela 1: Hidratos do Ácido Sulfúrico Fórmula Ácido Sulfúrico Fumegante "100%" Monoidrato Diidrato H2S2O7 H2SO4 H2SO4.F.9 20° 1. J.3 Reação com a água e desidratações Quanto aos seus átomos de hidrogênio. o ácido sulfúrico se comporta como um ácido forte em sua primeira dissolução. Soc. Por este motivo. Em água.800 (1952). dependendo da dissolução. A reatividade com metais e outros compostos é tratada em pontos específicos adiante. do contrário.834 18°/4 1. °C 35 10.57 Densidade 1. 1.

A constante dielétrica não é conhecida. que é imediatamente absorvida pelo ácido[5]: (C6H12O6)n → 6 C + 6 H2O 1. Sua afinidade por água é tão enérgica que o tomará átomos de hidrogênio e oxigênio proporcionais à moléculas de água de outros compostos. o ácido sulfúrico é considerado um excelente desidratante para inúmeros fins. no vídeo abaixo. Como exemplo da química destas reações de deslocamento. O ácido sulfúrico quando diluído com água ataca por esta reação o alumínio. em reação de simples deslocamento. [H3SO4+][HSO4-] = 2. com a formação de hidrogênio gasoso e sulfato do metal em reação. a interpretação da condutância e força eletromotriz é difícil.H2SO4 + H2O → H3O+ + HSO4Com a adicional: HSO4. o ferro.4 Reações com metais A maioria dos metais reage com o ácido sulfúrico. .+ H2O → H3O+ + SO42Sendo tal reação de hidratação uma reação favorável termodinamicamente (com ΔH = -880 kJ/mol). no caso do cobre e do estanho necessita-se de ácido concentrado aquecido. Mas como a outra dissociação do ácido sulfúrico: 2 H2SO4 ⇌ H3O+ + HS2O7Ocorre somente a uma menos levemente extensão. com amido ((C6H12O6)n). como por exemplo.4 x 10-4 a 25°C. o manganês. o ácido sulfúrico forma carbono elementar e água. para a maioria dos metais.5 Como solvente O ácido sulfúrico como um solvente apresenta um alto grau de autoprotólise. o níquel e o zinco. o qual. temos a reação com o ferro: Fe(s) + H2SO4 → FeSO4 + H2(g) ↑ É de se observar nesta reação o desprendimento de hidrogênio. é evidenciado e similarmente segue a reação: Zn(s) + H2SO4 → ZnSO4 + H2(g) ↑ 1. São inertes ao ácido sulfúrico o chumbo e o tungstênio.

3 MATERIAIS               Tubos de ensaio. Carbonato de Cálcio em pó. Solução Cloreto de Bário. sugerindo que reações tais como: R2O + H2SO4 → R2OH+ + HSO4Certas substâncias. Estante para tubos de ensaio. mas éteres e cetonas. resultam tanto na diminuição do ponto de fusão. Papel indicador universal. passam por reações mais complicadas que a transferência de prótons quando dissolvidas em ácido sulfúrico. . Cobre em aparas. o qual é o agente ativo na nitração aromática. Açúcar. Pedaços de papel. dá o íon nitrônio. Pipeta graduada com pêra. Zinco metálico. Ácido sulfúrico é tão fortemente protogênico que a maioria dos compostos de oxigênio e nitrogênio aceitam prótons e nitrogênio em alguma extensão. entretanto. A baixa volatilidade e a alta viscosidade também são consistentes com uma altaconstantedielétrica. Não somente aminas. Ácido nítrico. Papel de tornassol azul. Pedaços de madeira. e as forças interiônicas devem ser correspondentemente pequenas.mas é provavelmente alta. por exemplo. Becker. Ácido sulfúrico concentrado.

Adicionar ao terceiro tubo. A dissolução de ácido sulfúrico em água é extremamente exotérmica. 4. Adicionar ao primeiro tubo pedaços de zinco.40mL de água destilada num Becker de 200mL.4 PROCEDIMENTOS 4.1 Cuidados com o Ácido Sulfúrico. . Adicionar ao segundo tubo gotas de cloreto de bário. Deixar em repouso por alguns minutos e anotar o que acontece. 4. Deixar em repouso por alguns minutos e anotar o que acontece. Adicionar ao terceiro tubo uma pequena porção de açúcar. concentrado. Portanto. Medir o pH. uma ponta de espátula de carbonato de cálcio em pó. Adicionar ao primeiro e ao segundo tubo 3mL de ácido clorídrico. Nessa mesma solução mergulhar um papel indicador universal. Colocar 5mL da solução preparada em 3 tubos de ensaio.5mL de ácido sulfúrico concentrado. 4.2 Procedimento 1 – Agente desidratante     Colocar em 3 tubos de ensaio 3. Tomar cuidado ao vertê-lo de um recipiente para outro. Mergulhar nessa solução um papel de tornassol azul e observar a mudança de cor. Adicionar ao primeiro tubo pedaços de papel. Depois.5mL de ácido sulfúrico.3 Procedimento 2 – Agente Oxidante     Colocar em um tubo de ensaio 3.    Evitar contato com a pele e olhos porque o ácido sulfúrico é corrosivo.4 Procedimento 3 – Ácido forte e fixo.         Dissolver cuidadosamente 3mL de ácido sulfúrico concentrado em 30. aquecer o tubo cuidadosamente e anotar o que acontece. Adicionar algumas aparas de cobre. fazer sempre o contrário. nunca adicionar água sobre o ácido.

Possível Reação Nenhuma H2SO4(aq) + Cu(s) → CuSO4(aq) + H2(g) O cobre é um metal menos reativo. Tubo 1 2 3 Conteúdo Pedaços de papel + ácido sulfúrico Pedaços de madeira + ácido sulfúrico Açúcar + ácido sulfúrico Mudança visual A solução ficou amarela. .Agente desidratante Tabela 2 – Resultados para o procedimento 1. amido e celulose. O efeito observado se deve ao fato de o ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Um exemplo é a reação que ocorre com a sacarose (açúcar de cana): C12H22O11 + H2SO4 → 12 C + 11 H2O + H2SO4 Reação similar ocorre com a celulose. A solução apresentou coloração escura.2 Procedimento 2 – Agente Oxidante Tabela 3 – Resultados para o Procedimento 2. 5.1 Procedimento 1 . resultando em manchas pretas similares a queimado ou coloração escura. Por isso. Conteúdo Cobre + Ácido Sulfúrico Cobre + Ácido Sulfúrico com aquecimento. respectivamente. ele só reage com ácido sulfúrico se este for concentrado e aquecido. observável facilmente quando gotas de ácido sulfúrico atinge uma folha de papel ou ainda quando pedaços de papel ou algodão caem no ácido concentrado. Os pedaços de madeira ficaram pretos. A carbonização é devido à desidratação desses materiais.5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5. Assim. Mudança Visual Nenhuma Liberação de hidrogênio gasoso. ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares.

Possível Reação Zn (s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2(g) 2Zn + H2SO4 + 2HCl → ZnSO4 + ZnCl2 + 2H2 BaCl2(aq) + H2SO4(aq) → BaSO4(s) + 2HCl(aq) BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq) CaCO3 + H2SO4 → CaSO4 + H2O + CO2 No tubo 1 a reação ocorre porque o zinco é mais reativo que o hidrogênio.3 Procedimento 3 – Ácido forte e fixo Tabela 4 – Resultados para o Procedimento 3. a presença de ácido clorídrico aumenta a produção de hidrogênio gasoso. dando a impressão que a reação ocorre de forma mais intensa. devido a presença do sulfato de cálcio que é pouco solúvel. “leitosa”. Já no tubo 1a. (Sulfato de bário). No tubo 3 foi percebida formação de uma espuma. . No tubo 2 a reação é de dupla troca com a formação de um precipitado (sulfato de bário).5. Com a presença de HCl no tubo (2a). Tubo 1 Zn + H2SO4 + HCl 1a BaCl2 + H2SO4 2 BaCl2 + H2SO4 + HCl 2a 3 CaCO3 + H2SO4 Conteúdo Zn + H2SO4 Observações Há a liberação de hidrogênio gasoso. houve uma quase imperceptível redução na quantidade de precipitado. Liberação de gás carbônico.(Maior liberação de gás hidrogênio) Formação de um precipitado branco e fino. A reação é acelerada. a solução ficou branca. ocorrendo uma reação de simples troca. causada pela liberação de gás carbônico. Também. Houve redução da quantidade de precipitado.

pelo método . .reação do cobre com o ácido sulfúrico. 2. apresenta uma temperatura de ebulição constante. 3. sem reações.reação da celulose com o ácido sulfúrico: . Escrever todas as equações das reações ocorridas nas verificações experimentais das propriedades do ácido sulfúrico.reação do cobre com o ácido sulfúrico: não ocorre. apesar de ser uma mistura de dois ou mais elementos com diferentes temperaturas de ebulição. . O que é uma mistura azeotrópica? R: São misturas que se comportam como se fossem puras na sua temperatura de ebulição. ou seja. . Escrever as reações ocorridas no processo de obtenção do de contato.segunda reação: ocorre na terceira etapa do processo. aquecida: H2SO4 + Cu CuSO4 + H2 . no caso a segunda. na presença de catalisador. R: Ocorre em 4 etapas. ocorrendo somente um processo de purificação/limpeza.reação do zinco com o ácido sulfúrico: .reação da sacarose com o ácido sulfúrico: C12H22O11 + H2SO4 → 12 C + 11 H2O + H2SO4 .terceira reação: ocorre na quarta etapa do processo.quarta reação: ocorre também na quarta etapa do processo. . 3 com reações e uma.6 QUESTIONÁRIO 1.primeira reação: ocorre na primeira etapa do processo. R: . lavagem com água e secagem com o ácido sulfúrico. .

papel e em metalurgia. sendo cinco deles: produção de ácido fosfórico por via úmida.reação do cloreto de bário com o ácido sulfúrico na presença de ácido clorídrico: BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq) . na produção de sulfato de alumínio. que depois é utilizado para fazer o hidróxido de alumínio. como um catalisador da reação do isobutano com o isobutileno que tem como produto um composto que ajuda a melhorar a octanagem da gasolina. é utilizado como eletrólito de baterias recarregáveis chumbo-ácido presente em automóveis.reação do zinco com o ácido sulfúrico na presença de ácido clorídrico: 2Zn + H2SO4 HCl ZnSO4 + ZnCl2 + 2H2 . é usado como sal na fabricação de ácido clorídrico. usado em plantas de tratamento de água. que é utilizado em fertilizantes e até em detergentes. Por que o em contato com a pele produz queimaduras? R: Porque o ácido sulfúrico é um agente oxidante e desidratante e. portanto. 5. .Zn (s) + H2SO4(aq) ZnSO4(aq) + H2(g) . é usado também no refino do petróleo. tem ação corrosiva em tecidos orgânicos vivos. o ácido sulfúrico é utilizado em bebidas efervescentes.reação do cloreto de bário com o ácido sulfúrico: BaCl2(aq) + H2SO4(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq) . Além destas cinco utilizações. provocando queimaduras e formação de manchas pretas devido à carbonização.reação do carbonato de cálcio com o ácido sulfúrico: CaCO3 + H2SO4 CaSO4 + H2O + CO2 4. Pesquisar cinco aplicações do R: O ácido sulfúrico tem diversos usos dentro da indústria. para filtrar impurezas e melhorar o sabor da água.

que reage com metais.7 CONCLUSÃO A partir dos resultados obtidos nos procedimentos adotados percebe-se que o ácido sulfúrico é extremamente corrosivo e muito reativo. entende-se o porquê da sua grande aplicabilidade nos processos químicos industriais. com os experimentos pode-se afirmar que o ácido sulfúrico é fundamental para diversos processos. É um ácido forte. ao observar sua alta reatividade. No mesmo nível da importância. Portanto. deve-se lembrar dos cuidados com o manuseio com o ácido. Também. além da sua toxicidade se inalado ou ingerido. pois ele produz queimaduras na pele. . produtos orgânicos entre outros. sendo um forte desidratante.

brasilescola. FOGAÇA. 2011 .com/quimica/uso-Acido-sulfurico-pela-industria. Acesso em: 26 out. Acesso em: 26 out.com/k/%C3%A1cido-sulf%C3%BArico-propriedadesqu%C3%ADmicas#>. Disponível em: <http://www. Uso do ácido sulfúrico pela indústria. Jennifer. 2011.htm>.8 REFERÊNCIAS ÁCIDO Sulfúrico O mais útil dos produtos químicos Disponível em: <http://knol.google.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful