You are on page 1of 6

2013

Utilização pedagógica de algumas ferramentas da Web 2.0: o Voicethread

Raquel Ramos RBE 26-02-2013

Utilização pedagógica de algumas ferramentas da Web 2.0: o Voicethread

2013

A. O que é o Voicethread?

O Voicethread é uma aplicação online gratuita, que permite desenvolver conversas colaborativas de forma assíncrona, à volta de uma imagem, de um documento, de um vídeo ou da combinação destes três formatos, sem ser necessário instalar nenhum software. Permite 5 tipos de interações: a) b) c) d) e) Voz (com microfone ou telefone) Texto Ficheiros áudio Vídeos (via webcam) Partilha

O Voicethread permite, portanto, desenvolver conversas em grupo, alojadas e partilhadas a partir de um só sítio, com utilizadores em qualquer parte do mundo.

B. Como se faz o registo no Voicethread?
1. Aceda ao endereço

https://voicethread.com

2. Para se inscrever pela primeira vez, deve selecionar register e preencher o formulário. Nas próximas vezes, faça sign in, utilizando o seu email e

palavra passe. 3. Dentro do Voicethread (My Voice) encontra voicethreads que explicam muito bem como funciona esta aplicação.

Rede de Bibliotecas Escolares

Página 2

Utilização pedagógica de algumas ferramentas da Web 2.0: o Voicethread

2013

C. Como começar a fazer um Voicethread?
1. Pense naquilo que pretende que seja comentado: uma fotografia, um conjunto de imagens, um vídeo, um PowerPoint ou outros textos transformados em pdf. Para criar o seu voicethread, deve descarregar o ficheiro ou ficheiros (do computador, da Webcam, etc.).

2. De seguida, dê um título ao voicethread e guarde as alterações. Na página My Voice consegue visualizar os voicethreads que lhe pertencem, clicando em owned by me. A qualquer momento pode editar, selecionando menu.

3. A opção menu permite-lhe não só editar, mas também fazer opções em relação ao tipo de publicação que pretende e copiar o código para o voicethread poder ser visualizado noutra ferramenta (blogue, por exemplo).

Rede de Bibliotecas Escolares

Página 3

Utilização pedagógica de algumas ferramentas da Web 2.0: o Voicethread

2013

D. Os comentários
1. Para fazer comentários, basta selecionar comentários por baixo da imagem. Cada comentador deverá inserir uma fotografia para poder ser identificado, substituindo a forma de um peão.

Pode

gravar

um

comentário, utilizando o microfone, um já

descarregar comentário

gravado noutro sítio ou escrever texto. um Os

pequeno

comentários poderão ser mediados ou

apagados pelo autor.

2. Uma mesma imagem, vídeo, ou outro documento pode ser comentado por diversas pessoas, como se pode ver na imagem:

Rede de Bibliotecas Escolares

Página 4

Utilização pedagógica de algumas ferramentas da Web 2.0: o Voicethread E. Como inserir um Voicethread noutra aplicação?

2013

1. Selecione o sítio (blogue, site, wiki, etc. ) onde quer colocar o voicethread; 2. Selecione edit this page; 3. Escreva um pequeno sumário do voicethread; 4. Clique em HTML; 5. Aceda à funcionalidade embed do seu voicethread e copie o código HTML para a versão mais pequena do voicethread. Cole este código HTML na página que pretende; 6. Torne o seu voicethread “público”, caso pretenda que outros comentem o seu projeto.

F. Utilizar voicethreads em contexto de ensino-aprendizagem
O Voicethread pode ser utilizado para: 1. Fazer apresentações, entrevistas, debates, para a produção colaborativa de uma história, como portefólio digital, etc. 2. Colocar um grupo de alunos a partilhar opiniões sobre um quadro ou um livro. Ver o exemplo do Clube de Leitura Ler o Mundo, da Escola Básica António Correia de Oliveira:

Rede de Bibliotecas Escolares

Página 5

Utilização pedagógica de algumas ferramentas da Web 2.0: o Voicethread

2013

http://ebacoclubeleitura.blogspot.pt/2011/04/5-sessao-artes-plasticaspintura_26.html 3. Criar fóruns multimédia sobre uma determinada temática; 4. Visualizar e comentar factos, contextos e obras de arte associadas a narrativas digitais (nas disciplinas de artes visuais, literatura, história e geografia). 5. E em muitas outras situações, dependendo da criatividade de alunos e professores.

Referências bibliográficas: CARVALHO, A. A. (Org.) (2009). Atas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd.

VERMEERSCH, J. (2009). TACCLE. Apoio a professores para a criação de conteúdos em ambientes de aprendizagem. Disponível em: http://www.crie.minedu.pt/files/@crie/1283778458_TACCLEportugees.pdf. Acedido a 25.02.13

Rede de Bibliotecas Escolares

Página 6