You are on page 1of 57

Fernanda Busanello Ferreira

AS DIVERSAS CONCEPES DA CIDADANIA: O ENFOQUE A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS

Monografia de Concluso de Curso

CRUZ ALTA - RS, 2003

Fernanda Busanello Ferreira

AS DIVERSAS CONCEPES DA CIDADANIA: O ENFOQUE A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS

Monografia apresentada ao Curso de Direito, da Universidade de Cruz Alta-RS, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Direito.

Orientador: Prof. M.Sc. Joo Martins Bertaso

CRUZ ALTA-RS, OUTUBRO 2003

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ CURSO DE DIREITO

A COMISSO EXAMINADORA, ABAIXO-ASSINADA, APROVA O TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

AS DIVERSAS CONCEPES DA CIDADANIA: O ENFOQUE A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS

Elaborado por

Fernanda Busanello Ferreira

Como requisito parcial para Obteno do Grau de Bacharel em Direito.

Comisso Examinadora:

Prof. M.Sc. Joo Martins Bertaso - Orientador _____________________ / UNICRUZ __________________________________________________________ / UNICRUZ __________________________________________________________ / UNICRUZ

Cruz Alta, RS, ________ de 2003

Dedico esse trabalho a minha famlia. A minha me pelo exemplo, a minha irm pelo companheirismo em todos os momentos, a meu pai pelo orgulho silencioso. Dedico tambm a meu orientador, pelo comprometimento, dedicao e apoio.

AGRADECIMENTOS
Chego ao final desta caminhada j sentindo saudade. Concluo que o tempo passa rpido e que este apenas o comeo. Todavia, jamais se chega sozinho a algum lugar. Por essa razo, agradeo queles que fizeram, querendo ou no, parte da construo desse trabalho. A meu orientador, pela sua sabedoria e calma, por ter transformado o curso de direito ao instituir um sentido humanista e inovador, ainda que nem sempre compreendido. Por ter se tornado amigo e principalmente pela dedicao com que me orientou. Pela ajuda em cima da hora, por me mostrar caminhos e fazer com que eu acreditasse mais em mim. A minha me, sempre prestativa, e especialmente paciente, por ter dedicado a mim o tempo que lhe faltava. A minha irm, pela preocupao, compreenso e pela angstia compartilhada. A meus colegas especiais. A Sabrina, por ter se revelado uma grande amiga. Ao Douglas e ao Christiano, por tornar a convivncia agradvel atravs de seus sensos-crticos. Em especial, querida Candice, com quem dividi minhas angstias e tambm meus sonhos, cuja amizade me fez crescer em valores. Rosane e ao Dill, pelo auxlio tcnico, pela compreenso e competncia. Com carinho especial ao Giuliano pelo apoio emocional, por torcer por mim e me valorizar como pessoa e namorada.

No, no tenho caminho novo o que tenho de novo o jeito de caminhar. Aprendi (o caminho me ensinou) como convm a mim e aos que vo comigo Pois j no vou mais sozinho.

(Thiago de Mello)

RESUMO

AS DIVERSAS CONCEPES DA CIDADANIA: O ENFOQUE A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS

Autora: Fernanda Busanello Ferreira Orientador: Prof. M.Sc. Joo Martins Bertaso

O trabalho trata dos direitos humanos e da articulao destes ao status de cidadania. Verifica-se, num primeiro momento, que os direitos humanos emergiram de lutas sociais e vo assim consolidando o instituto da cidadania, a qual abordada em sua idia na antiguidade e na modernidade, culminando no questionamento da cidadania num aspecto nacionalista. Num segundo momento, analisa-se a trajetria que os direitos humanos e suas garantias perpassam nas Constituies brasileiras, abordam-se tambm tpicos sobre a cidadania no pas, bem como se enfoca o papel da Constituio de 1988 para a concretizao da cidadania. Num ltimo momento, busca-se analisar as principais dimenses de cidadania: liberal, comunitria e republicana que contriburam para que se chegasse ao estgio atual. Dessa forma, pretende enfocar a perspectiva de realizao da cidadania de forma sustentvel na contemporaneidade. Para isso trabalha-se a idia de cidadania e direitos humanos, oxigenados pelo princpio da dignidade da pessoa humana e, por fim, verificam-se as tendncias que a idia de cidadania tem atingido na ps-modernidade.

PALAVRAS-CHAVE: Articulao. Constituio. Sustentvel. Tendncias.

SUMRIO

RESUMO....................................................................................................................06 INTRODUO ...........................................................................................................08 CAPTULO I - OS DIREITOS HUMANOS E AS CONCEPES DE CIDADANIA ....10 1.1 As Diversas Geraes dos Direitos Humanos......................................................10 1.2 A Idia de Cidadania: Na Antiguidade e na Modernidade ....................................15 1.2.1 A Idia de Cidadania Antiga ..............................................................................15 1.2.2 A Cidadania Moderna ........................................................................................18 1.3 A Cidadania e o Estado Nacional .........................................................................20 CAPTULO II - A QUESTO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL ....................24 2.1 Os Direitos e as Garantias nas Diversas Constituies Brasileiras ......................24 2.2 A Cidadania no Brasil ...........................................................................................30 2.3 A Cidadania na Constituio de 1988 ..................................................................33 CAPTULO III A IDIA CONTEMPORNEA DE CIDADANIA ................................39 3.1 As Dimenses de Cidadania: Liberal, Republicana e Comunitria ......................39 3.1.1 A Dimenso de Cidadania Liberal .....................................................................41 3.1.2 A Dimenso de Cidadania Comunitria.............................................................42 3.1.3 A Dimenso de Cidadania Republicana ............................................................42 3.2 Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos: os valores que permanecem ............43 3.3 As Concepes de Cidadania para o Sculo XXI (Devir Cidadania local/global) .49 CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................52 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ...........................................................................55

INTRODUO

O trabalho que se apresenta trata da evoluo dos direitos humanos, relacionando-os com a evoluo da cidadania. Pretende analisar a forma como surgiram os direitos em cada poca e verificar sua importncia histrica na concretizao da cidadania; aborda o modo pelo qual os direitos do cidado concretizaram-se no Brasil. Obedece trs momentos bsicos: a) uma abordagem do surgimento dos direitos humanos a partir das geraes de direito, passando pelas concepes de cidadania na antiguidade e na modernidade, chegando a relao entre cidadania e Estado Nacional; b) a histria dos direitos humanos e da cidadania no Brasil, especialmente aps o advento da Constituio de 1988; c) faz uma anlise das principais concepes de cidadania, evidenciando os direitos humanos, a cidadania e a dignidade da pessoa humana como valores que permanecem, at a concepo ps-moderna de cidadania (devir cidadania local/global). Basicamente, procura alinhavar a idia de direitos humanos e cidadania, buscando refletir sobre a possibilidade de se construir uma sociedade sustentvel. Enfoca, ainda, algumas questes pertinentes articulao da cidadania com os direitos humanos, como: em que medida os direitos humanos tm contribudo para a evoluo das concepes de cidadania? A relao entre cidadania e nacionalidade ainda atual? Quais os valores que guiaro os paradigmas sociais ps-modernos? Para onde caminha a cidadania na psmodernidade? Entre outros. Objetiva basicamente traar um paralelo entre a incorporao dos direitos humanos e a evoluo da cidadania, verificando dentre suas diversas concepes alguns avanos jurdicos e algumas garantias constitucionais alcanadas no decorrer da modernidade. No primeiro captulo, aborda-se o surgimento das geraes de direitos humanos, perpassando, de forma rpida, a evoluo da idia da cidadania desde a Antiguidade at a Modernidade, vindo a realizar, ao final, uma anlise sobre a cidadania e Estado Nacional.

No segundo captulo, procura-se analisar e discutir a situao dos direitos humanos no Brasil. Aborda a histria jurdica brasileira, enfocando a positivao dos direitos de cidadania nas diversas constituies do pas, at a consagrao da Constituio de 1988. No ltimo captulo, prope-se primeiramente a situar as dimenses de cidadania liberal, republicana e comunitria no contexto em que emergiram. Aps, avalia a cidadania, a dignidade e os direitos humanos, destacando o advento da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948. Por fim, procura estabelecer esboar a idia de cidadania que dever impulsionar o sculo XXI (Devir Cidadania local/global). Os tpicos abordados nesta monografia bibliogrfica constituem-se, assim, em importante questo a ser tratada pelos operadores jurdicos, a fim de que haja entendimento sobre a dinmica do processo de criao de direitos e realizao da cidadania, bem como para se evidenciar que a sustentabilidade das relaes sociais perpassa valores at ento desprezados nos currculos das universidades brasileiras.

10

CAPTULO I - OS DIREITOS HUMANOS E AS CONCEPES DE CIDADANIA

1.1 As Diversas Geraes dos Direitos Humanos

Este captulo objetiva traar um paralelo entre a evoluo histrica dos direitos humanos e as diversas concepes de cidadania. Partindo do surgimento das geraes de direitos humanos, perpassa a evoluo da idia da cidadania desde a Antiguidade at a Modernidade e procura fazer uma anlise sobre o sentido que a cidadania tomou quando esteve estritamente relacionada com o Estado Nacional. Para se compreender a trajetria dos direitos humanos e da cidadania, torna-se necessria uma reflexo a respeito do modo pelo qual cada um dos direitos humanos, tal como se apresentam hoje, surgiram em cada momento histrico. Tratase de verificar quais foram os caminhos que o direito percorreu para chegar ao status de sujeito de direitos. As vrias fases da histria dos direitos do homem foram descritas por Bobbio (1992, p. 2 e 5), segundo o qual:

[...] os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, so direitos histricos, ou seja, nascidos em certas circunstncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, no todos de uma vez e nem de uma vez por todas.

Dessa forma, Bobbio (1992, p. 32) traz tona o fato de que os direitos humanos podem ser mutveis, suscetveis de transformao e ampliao. Para o autor (1992, p. 32), o homem, ao lutar por sua emancipao, provoca transformaes em suas condies de vida e dessas lutas emergem gradualmente seus direitos. De fato, os direitos humanos surgiram na idade moderna, a partir das lutas contra o Estado Absoluto (BOBBIO, 1992), advindos das transformaes sociais

11

operadas no incio do sculo XVIII, pelo crescimento do capitalismo e culminaram na criao do Estado Moderno, o qual, segundo o Bobbio (1992, p. 3), foi formado num processo de inverso de perspectiva, sendo que [...] na relao entre Estados e cidados: passou-se da prioridade dos deveres dos sditos prioridade dos direitos do cidado [...]. Provocaram, portanto, uma transformao na representao da relao poltica, sendo que para o autor (1992, p. 1) os sditos se tornam cidados quando lhe so garantidos alguns direitos fundamentais. Baseado nas teorias jusnaturalistas, que sustentavam que o homem era titular de certos direitos fundamentais anteriores ao Estado e s instituies sociais, esse perodo foi marcado por reivindicaes a direitos meramente individuais, cujo objetivo era a limitao do poder estatal sobre os direitos do indivduo, passando a exigir para isso [...] uma parcela de liberdade em relao ao Estado (grifo do autor), conforme Bobbio (1992, p 32), todavia, implicando na proteo de direitos de liberdades negativas - proibindo qualquer interveno por parte do ente estatal. No por acaso, a reconhecimento e a conseqente positivao dos direitos civis ocorreram simultaneamente implementao do capitalismo, que passou a exigir uma liberdade ampla do indivduo para intervir no mercado. De acordo com Marshall (1967, p. 85) [...] os direitos civis eram, em sua origem, acentuadamente individuais, e esta a razo pela qual se harmonizaram com o perodo individualista do capitalismo. Conclui assim (1967, p. 79) que [...] o ncleo de cidadania, nesta fase, se compunha de direitos civis. E os direitos civis eram indispensveis a uma economia de mercado competitivo. Segundo esse autor, o sculo XVIII abrangeu o perodo formativo dos direitos civis, direitos de primeira gerao, e caracterizou-se pela gradativa adio de novos direitos a um status j existente. Dessa forma, refere ele (1967, p. 69) que tambm os direitos polticos foram propugnados no incio do sculo XIX [...] quando os direitos civis ligados ao status de liberdade j haviam conquistado substncia suficiente para justificar que se fale de um status geral de cidadania. Os direitos polticos, inicialmente, foram tratados como um produto secundrio dos direitos civis, consoante Marshall (1967, p. 69-70) [...] no sculo XIX a cidadania na forma de direitos civis era universal, os direitos polticos no estavam includos nos direitos da cidadania. Constitua o privilgio de uma classe econmica limitada [...].

12

Todavia, o autor assinala (1967) que no sculo XX passou-se a associar os direitos polticos, concebidos tambm como direitos de primeira gerao, diretamente cidadania como tal. Para ele, o advento dos direitos polticos constituintes da cidadania, ao contrrio dos direitos civis, refletia uma ameaa potencial ao sistema capitalista, conquanto aqueles que operaram a ampliao de tais direitos s classes menos favorecidas no pudessem ter plena conscincia disso. Mas independentemente dos direitos j conquistados, a trgica situao da classe operria refletia a imensa desigualdade social existente entre aquela e a classe dominante, implicando no aparecimento de demandas scio-econmicas, que exigiam mudanas na atuao positiva do Estado no plano coletivo. O desenvolvimento da economia industrial resultou no crescimento e amadurecimento do movimento dos trabalhadores assalariados, os quais para Bobbio (1992, p. 5) passaram a exigir [...] dos poderes pblicos no s o reconhecimento da liberdade pessoal e das liberdades negativas, mas tambm a proteo do trabalho contra o desemprego [...]. Os direitos sociais de segunda gerao que foram se constituindo abriram um novo estgio de conscincia sobre as necessidades do ser humano. Foram proclamados, na viso desse autor (1992, p. 33), para atender [...] novas exigncias [...] como os de bem-estar e da igualdade no apenas formal. Emergiram das presses sociais, que provocaram a passagem do modelo liberal para o Estado Social, caracterizado pelo abandono da atitude no-intervencioanista por uma posio intervencionista, cuja finalidade era a de propiciar meios de acesso aos bens sociais e a de distribuir e redistribuir a riqueza socialmente produzida. De fato, conforme Bobbio (1992, p. 33) os direitos sociais s puderam se realizar atravs ou por meio do Estado (grifo do autor). Para o autor (1992, p. 21):

Todas as declaraes recentes dos direitos do homem compreendem, alm dos direitos individuais tradicionais, que consistem em liberdades, tambm os chamados direitos sociais, que consistem em poderes. Os primeiros exigem da parte dos outros (includos aqui os rgos pblicos) obrigaes puramente negativas, que implicam a absteno de

determinados comportamentos; os segundos s podem ser realizados se for imposto a outros (includos aqui os rgos pblicos) um certo nmero de obrigaes positivas.

13

Foi a partir do incio do sculo XX e principalmente da segunda guerra mundial que surgiram as demandas por direitos sociais e a necessidade de interveno pblica. Refere Marshall (1967, p. 73) que [...] no foi seno no sculo XX que eles atingiram um plano de igualdade com os outros elementos da cidadania. Verificou ainda (1967) que a ampliao dos direitos sociais acabou no contribuindo para que houvesse uma significativa reduo das diferenas de renda entre as classes, mas admitiu ter havido uma modificao no padro total da desigualdade social. Para ele (1967, p. 94) o que interessa que haja um enriquecimento geral da substncia concreta da vida civilizada, uma reduo geral do risco e insegurana, uma igualao entre os mais e menos favorecidos em todos os nveis.[...]. Por fim, afirma (1967, p. 95) que: A igualdade de status mais importante do que a igualdade de renda. Conforme Bobbio (1992), foi justamente no mbito dos direitos sociais, mais do que no dos direitos de liberdade, que se deu o fenmeno da proliferao dos direitos do homem. Assim, coloca o autor (1992, p. 72) que:

[...] atravs do reconhecimento dos direitos sociais, surgiram - ao lado do homem abstrato ou genrico, do cidado sem outras qualificaes- novos personagens como sujeitos de direito, personagens antes desconhecidos nas Declaraes dos direitos de liberdade: a mulher e a criana, o velho e o muito velho, o doente e o demente, etc.

Para Bobbio (1992, p. 68), essa proliferao ocorreu de trs formas: porque houve um aumento na quantidade de bens que mereciam tutela; porque a titularidade de alguns direitos foi estendida a sujeitos diversos do homem; porque o homem passou a ser visto em sua especificidade. Desse modo, surgem ao lado dos direitos sociais, que foram chamados de direitos de segunda gerao, os chamados direitos de terceira gerao. Lafer (apud BOBBIO, 1992, p. 12) [...] fala dos direitos de terceira gerao como se tratando sobretudo de direitos cujos sujeitos no so os indivduos mas os grupos humanos, como a famlia, o povo, a nao e a prpria humanidade [...]. O contexto social em que emergem tais direitos foi marcado pelo surgimento de novas ameaas advindas do desenvolvimento de novas tecnologias,

especialmente ameaas ecolgicas. Trata-se uma sociedade ps-industrial, que

14

enfrenta os primeiros problemas decorrentes da industrializao: lixo, poluio ambiental, esgotamento dos recursos naturais, entre outros; e que passa a exigir que o poder intervenha nestas questes de modo protetor. Assinala Bobbio (1992, p. 6) que o mais importante dos direitos de terceira gerao [...] o reivindicado pelos movimentos ecolgicos: o direito de viver num ambiente no poludo. Rivera (apud BOBBIO, 1992, p.12) inclui entre os direitos de terceira gerao [...] os direitos de solidariedade, o direito ao desenvolvimento, paz internacional, a um ambiente protegido, comunicao. Assim, novas exigncias so apresentadas quando o avano das pesquisas biolgicas passa a permitir manipulaes do patrimnio gentico de cada indivduo. Para Bobbio (1992, p. 6), o surgimento de direitos para regular tais exigncias [...] s poderiam chamar-se de direitos de quarta gerao. So direitos que resultam do crescimento da biotecnologia e da bioengenharia, cincias novas que colocam a sociedade num novo dilema: a possibilidade de alterao ou deteriorao do genoma humano. E, ainda, passam a questionar a continuidade da vida e o direito vida das futuras geraes, buscando novos reconhecimentos e novas protees. Os direitos humanos de quarta-gerao emergem para tentar conciliar desenvolvimento tecnolgico e respeito aos direitos humanos. Remetem ao princpio da dignidade da pessoa humana em contraponto liberdade de pesquisa. Segundo Sarlet1 (2001, p. 55) [...] a quarta gerao, oferece a ntida vantagem de constituir, de fato, uma nova fase no reconhecimento dos direitos fundamentais [...]. Para autor (2001, p. 56), tais direitos acabam por revitalizar a existncia dos anteriores, num processo qualitativo. Verificou-se que as lutas travadas em prol dos direitos humanos fizeram-se contra poderes que excluam e oprimiam. Assim foi a luta da primeira gerao contra os abusos e privilgios dos monarcas; a segunda gerao lutou contra a opresso do proletariado, que estava margem dos donos do capital; a terceira gerao lutou e tem lutado contra os grandes poluidores e todos que degradam o meio-ambiente para obter lucro fcil; a quarta gerao de direitos tm lutado pela dignidade do ser humano contra grandes laboratrios que pretendem se apropriar dos mapas genticos e do corpo humano. As geraes de direitos humanos implicaram em avanos que emergiram na medida em que as exigncias sociais exigiram
1

Embora o autor prefira o uso da expresso dimenso ao invs de gerao, no pargrafo extrado fez uso do termo em referncia a Bonavides por ele citado.

15

transformao ou ampliao, isto , na medida em que se recepcionou um nmero cada vez mais amplo de sujeitos inclusos no status de cidado. Logicamente, muito ainda deve ser feito e a prpria evoluo da sociedade dir em que sentido seguir. Por fim, Bobbio (1992, p. 24) conclui que o problema fundamental em relao aos direitos do homem, hoje, no tanto o de justific-los, mas o de proteg-los (grifo do autor).

1.2 A Idia de Cidadania: Na Antiguidade e na Modernidade

1.2.1. A Idia de Cidadania Antiga

O homem passou por vrios estgios at chegar ao que hoje, foi nmade, formou as primeiras civilizaes e passou por uma srie de guerras para conquistar territrios. Todavia, foi na Grcia Antiga que se ouviu falar pela primeira vez na polis (cidade) e que se concebeu o cidado. Desde ento, cada povo, em cada perodo, internalizou um conceito de cidadania; cada cultura restringia ou dava acesso a cidados pr-estabelecidos. A dimenso da cidadania na antiguidade apresenta pontos diversos, mas tambm pontos comuns em relao cidadania na modernidade, sobretudo os excludos que tiveram nominaes diversas com o passar dos anos. Eram inicialmente tempos de luta para fixar territrios, a origem da polis (cidade) remete ocupao das terras conquistadas por invasores, que reduziam os vencidos escravido. A cidadania grega pertencia a um conjunto de reduzidos cidados ativos, excluindo-se o restante do dmos - termo atribudo a povo ou a territrio - considerados desqualificados. Conforme Bertaso (1998, p. 11):

Os gregos justificaram, por longo perodo, a igualdade de seus cidados nos privilgios que desfrutavam em relao a metecos, mulheres e escravos, em Atenas, e a hilotas e piriecos, em Esparta, estes, principalmente, na composio da estrutura social que construram, jamais tiveram acesso aos direitos de cidade.

16

Os cidados gregos constituam-se em uma minoria, que se separava dos demais desfrutando de privilgios, sustentados pelo regime escravocrata. Somente os cidados dispunham de todos os direitos. Na Grcia Antiga, a cidade era definida como uma instituio que assegurava a cidadania para uma minoria de indivduos que constituam a polis (o lugar do poltico). Emergiu numa sociedade que paradoxalmente ergueu-se baseada no escravismo e na excluso de mulheres, crianas e estrangeiros. De fato, para Bertaso (1998, p. 10) [...] na democracia grega, a cidadania somente era possibilitada graas aos no-cidados. Preceitua assim o referido autor (1998, p. 21):

A dimenso cvica da cidadania grega estava voltada manuteno da polis e da democracia, como condio dessa prpria cultura. Ao cidado cabia manter a defesa, a unidade e a concrdia interna a qualquer preo. A democracia grega no soube conviver com o conflito e a diversidade interna: o estranho, o outro", foi combatido permanentemente. A cidade tinha seu limite simbolizado por suas muralhas; em seu interior, somente os cidados possuam voto e vez. J em Roma, os cidados estiveram a servio do poder; basicamente, recorriam a seus benefcios. O dever cvico do soldado-cidado romano se constitua em defender e ampliar o Imprio.

A cidadania romana iniciava com o servio militar, tendo passado por perodos de avanos e recuos, no que tange ao nmero de includos e aos direitos que os cidados incorporavam, participando dos negcios pblicos. Em sua fase inicial, abrangeu um nmero restrito de pessoas, estando excludos, segundo Dal Ri Jnior, (2002, p. 30) [...] as mulheres, as crianas, os aptridas e os estrangeiros, sendo que, para o autor (2002, p. 36), O cidado romano tinha basicamente duas obrigaes em relao ao Estado: o pagamento dos tributos e o servio militar. Assim, quando a plebe passou a fazer parte do exrcito romano, adquiriu por conseqncia a cidadania. Diversamente dos gregos, que no se desvinculavam da polis, para Bertaso (1998, p. 24-25), [...] os romanos abriram a Repblica aos conquistados, desde que estes estivessem dispostos a fazer parte de seu exrcito de cidados e lutar em defesa de suas fronteiras e interesses [...], assim as foras do conquistado tornavam-se foras do Imprio. No entanto, apenas uma minoria beneficiou-se das

17

conquistas militares de Roma, o que culminou numa imensa crise social causada pela desigualdade social. Na Idade Mdia, a sociedade era tida como naturalmente estratificada, consolidando direitos para alguns e deveres para a grande maioria. No havia um cdigo de direitos uniforme para disciplinar as relaes entre nobres e sditos, entre homens livres e escravos, entre a baronagem e os prncipes. Todavia, consoante Bertaso (1998, p. 32), encontrava-se, nas cidades medievais, exemplos de cidadania restrita a localidades. Os direitos, nesse perodo, eram concedidos aos que detivessem vnculos com propriedades imobilirias ou assemelhados a estes hierarquicamente. No eram, portanto, privilgios O dos sditos ou era dos que eram por dependentes preconceitos

economicamente.

mundo

medieval

permeado

discriminatrios. Os regulamentos locais diziam quem deveria ocupar que funo e restringiam empregos aos habitantes da localidade, excluindo-se os demais. Seguiuse mantendo os privilgios de poucos s custas do sacrifcio de muitos, sempre submissos. Desde a Grcia at a era medieval, a dominao de quem possua direitos sobre o escravo, o sdito ou o vassalo era tida como natural. Segundo Bertaso (1998, p. 33):

Verifica-se que, desde seus primeiros momentos, a cidadania mostra-se ambivalente: ao mesmo tempo em que representa uma proposta de liberdade, igualdade e autonomia, fecha-se em privilgios, garantida por uma seletividade discriminatria, que viabiliza a relao escravocrata e de domnio de alguns sobre a maioria, atingindo a regulao social.

Durante toda a Antiguidade, havia o entendimento de que as desigualdades de classes sociais pertenciam condio humana, justificando-se assim a excluso de direitos de cidadania a diversos segmentos da sociedade. O cidado da antiguidade devia obedecer s leis da cidade e sua presena ensejou na radical separao entre os considerados cidados e os no-cidados: sditos, metecos, escravos, estrangeiros. Dessa forma, o cidado obedecia s leis da cidade, o nocidado obedecia a vontade daquele. A cidadania somente adquiriu novo significado

18

com o advento dos direitos humanos pelas lutas sociais da Revoluo Francesa, baseada em outro fundamento que no o direito natural.

1.2.2 A Cidadania Moderna

Com a passagem para a modernidade, emergiu a concepo de cidadania constituda no mbito dos direitos do homem, que teve como marco inicial a Declarao dos Direitos do Homem de 1789. O modelo de cidadania, baseado no envolvimento dos indivduos a seus pertences, expresso dos diferentes status, que vigorou at o perodo medieval, foi substitudo por aquele modelo individualista de liberdade subjetiva, que se consolidou a partir da ideologia liberal por ocasio de Revoluo Francesa. A partir desse evento, a idia de cidadania foi tomada como referencial democracia, consubstanciada nos valores de liberdade, igualdade e fraternidade: um modelo de cidadania tutelado pelo Estado Nacional, que reunia a capacidade de sua realizao a partir de um rol de direitos fundamentais. A modernidade foi marcada pelas lutas da classe burguesa contra a opresso dos monarcas. Os indivduos passaram a reivindicar para si o direito liberdade, concretizando-se, posteriormente, os direitos civis. Neste sentido, aduz Bertaso (2002, p.406) que a cidadania veio no bojo das lutas pela liberdade e igualdade, numa tensa relao tanto com os poderes do Estado quanto com os da sociedade. Assim, estabeleceu-se atravs da lei a igualdade formal dos sujeitos, que passaram a ter direitos e deveres. Para o autor (2002, p. 420), a cidadania se constitui a partir de um fator sociolgico:

[...] ocorreu o desancoramento da condio de cidado do patamar econmico, foi deslocado para o status pessoal, onde os direitos, civis amparados nas teorias do contrato, e os direitos polticos, desincorporados dos proprietrios de imveis, (Marshall, 1967) formam a primeira gerao de direitos.

A cidadania, ento, se afirmou, neste primeiro momento, pelo exerccio de direitos civis e polticos que as pessoas, constitudas como sujeitos de direitos, passaram a exercer no mbito do Estado Nacional. Nesta perspectiva, o Estado

19

surge como forma de organizao social, alicerado em sua soberania, e vincula a cidadania aos nacionais. Para Bonamigo (2000, p. 30) as concepes modernas de cidadania descrevem os direitos e deveres associados participao em uma unidade social e nacionalidade. A cidadania vinculada ao Estado-nao, que aparece como seu nico emissor. J, Vieira preceitua (2001, p. 27) que:

O Estado Moderno, com sua perspectiva espacial, priorizou a populao dentro de seu territrio nacional, dotando-a de uma identidade bsica e de uma poderosa ideologia, o nacionalismo. Aps sculos de lutas, a noo monrquica de sdito foi substituda pelo princpio democrtico da cidadania, com base nos direitos e deveres do cidado.

Assim, os direitos de cidadania emergem, estando intimamente relacionados com o surgimento do Estado-nao. Mais tarde, com o surgimento dos direitos sociais advindos das lutas do proletariado contra a opresso a que estavam submetidos, o exerccio da cidadania passa a ter tambm o sentido de minimizar a desigualdade social. Consoante Bertaso (2002, p.421) passaram a ser considerados como do indivduo, enquanto integrante do grupo social, os direitos sociais dos trabalhadores, os referentes educao, entre outros. Dessa forma, ampliou-se o status de sujeitos de direitos para sujeitos coletivos de direitos e passou-se a exigir um Estado interventor para se viabilizar a cidadania social. O Estado, ento, deveria intervir para implementar os direitos sociais e possibilitar o exerccio da cidadania. Seguiu-se a isso o deslocamento do sujeito universal e abstrato para o homem nas suas diversas maneiras de ser, dando lugar a sujeitos envolvidos concretamente em sociedade, como a criana, o velho, entre outros e estendeu-se a titularidade de direitos a grupos como o de proteo ao meio-ambiente. De acordo com Bobbio (1992, p. 69), [...] a passagem ocorreu do homem genrico - do homem enquanto homem - para o homem especfico, ou tomado na diversidade de seus diversos status sociais [...]. Neste sentido, coloca Bertaso que (2002, p.421) ocorreu o aumento de status a ser guarnecidos pelo Direito e ainda (2002, p 423) as novas demandas

20

sociais, os sujeitos coletivos e os novos direitos ampliam a participao, bem como a realizao da cidadania [...]. Embora os novos direitos tenham um carter universal, sua efetivao exigiu tambm a participao do Estado. Assim, a idia de cidadania na modernidade transitou da idia de indivduo para a de sujeito de direitos, passou pelo surgimento dos entes coletivos que transcenderam o indivduo at chegar aos novos sujeitos de direito para que ento a realizao da cidadania se tornasse mais ampla. Por sua trajetria, verifica-se que a dinmica da cidadania est estritamente ligada ao surgimento dos direitos humanos. Neste sentido, destaca Bertaso (2002, p. 423):

Em sua dinmica, e apesar da dicotomia, ainda afirmada entre direitos humanos e direitos do cidado, a concepo moderna de cidadania civil, poltica, social e solidria, vai tornando-se sinnimo do conjunto dos direitos humanos.

O cidado moderno emergiu sob a conscincia do Direito, como sujeito de direitos (BERTASO, 1998). Dessa forma, a possibilidade da cidadania foi instituda atravs da lei, a qual concedeu aos seus nacionais a cidadania como forma de participao na sociedade, regulada pelo Estado. Nesta perspectiva, a cidadania, enquanto possibilidade de exerccio de direitos, ficou restrita ao Estado Nacional, limitando-se ao mbito de seu territrio. A igualdade de direitos, nesse contexto, gerou um processo de discriminao e excluso dos no nacionais, aos quais a cidadania foi negada.

1.3 A Cidadania e o Estado Nacional

Desde a Revoluo Francesa, a cidadania tem seu exerccio intimamente ligado ao Estado Nacional. Passou-se a considerar que os indivduos teriam seus direitos cidadania assegurados, justamente por pertencerem ao territrio de um Estado-nao. Admitiu-se, pois, que todo cidado teria que ser um nacional e, desse modo, os direitos de cidadania somente exercer-se-iam no mbito interno do Estado Nacional. A relao entre cidadania e Estado Nacional alicerou-se no conceito tradicional da cidadania.

21

A idia de cidadania, como produto histrico, desenvolveu-se conjuntamente com a formao do Estado-nao, advindo da Revoluo Francesa de 1789. Desde ento, passou-se a identificar a cidadania com o conceito de nacionalidade, isto , como o fato de se pertencer a uma nao. A natureza poltica da cidadania surgiu e difundiu-se assim ligada constituio dos Estados nacionais. A identificao entre nacionalidade e cidadania era implcita para Ferreira (apud ANDRADE, 1993, p. 18), para o qual se a populao de um Estado compreende os estrangeiros, so estes excludos do conceito de povo, que se liga ao de cidadania. No mesmo sentido, se posiciona Dallari (apud ANDRADE, 1993, p. 19), para quem a cidadania expressa a situao jurdica de uma pessoa em relao a determinado Estado. Tambm para Andrade (1993, p.28), a cidadania, genericamente, , pois, um vnculo jurdico que liga o cidado ao Estado, delimitando o seu crculo de capacidade: o conjunto de direitos (polticos) e obrigaes perante o Estado. Os direitos de cidadania so, nesta perspectiva, direitos exercidos no interior de um Estado-Nao. Aponta Vieira (2001. p. 221) que tradicionalmente [...] o Estado nacional o lar da cidadania. A cidadania, nessa concepo, vincula-se idia de direitos individuais e de pertena a uma comunidade particular. Segue o autor (2001, p. 240-241) afirmando que a cidadania fundada na nacionalidade tornou-se um obstculo igualdade e liberdade de todos os indivduos. Assim, o potencial da cidadania no pode se realizar completamente, em prejuzo de sua dimenso de autonomia, na medida em que limitou a estrutura do poder poltico no espao estatal. Originariamente concebeu-se a idia de nao com a pretenso de unir-se pela cultura, territrio e histria de um povo, formando um vnculo jurdico-poltico com seus nacionais. Contudo, acabou a nao servindo a interesses de grupos pertencentes a elites dominantes, o que gerou, frustrao da cidadania. Ressalta Bertaso (2002, p. 240) que a cidadania clssica, baseada na nacionalidade, sempre excluiu os no-cidados dos direitos da cidadania, constituindo fator de desigualdade em relao a estrangeiros. De fato, neste perodo, a cidadania nacional era a nica capaz de conferir direitos e um status legal e os estrangeiros no encontravam a nem um espao para serem recepcionados de forma a poderem exercer direitos institudos aos cidados nacionais. Essa viso de exclusividade nacional exclua os estrangeiros e os imigrantes dos benefcios da cidadania.

22

Durante muito tempo, coube ao Estado-nao a proteo dos direitos bsicos dos indivduos e a promoo de funes econmicas e sociais, para isso o Estado possua soberania, a qual exclua outros atores, estatais ou comunidade internacional. No entanto, observa-se que a soberania nacional comea a perder fora. Verifica-se que o conceito de soberania nacional est esvaziando-se, abalado pela formao de instituies supranacionais. Este fato acarreta o enfraquecimento tambm da vinculao entre cidadania e Estado. A desvalorizao da cidadania clssica tem provocado uma ruptura do estreito vnculo entre Estado e nao. Um dos responsveis pelo enfraquecimento do Estado Nacional o processo de globalizao, cujos impactos transformadores atingem inclusive a autonomia decisria dos pases, restringindo-a. De acordo com Vieira (2001, p.236):

Alm disso, a importncia crescente da dimenso econmica e social na vida moderna vem enfraquecendo os laos polticos da cidadania. Os interesses econmicos materiais passam, em muitos casos, a prevalecer sobre os direitos cvicos do cidado.

O capital tem adquirido fora internacional, assim o fluxo rpido das negociaes na globalizao invoca uma concepo no-territorial e supranacional para a expanso do comrcio mundial, o que acarreta tambm um esvaziamento da cidadania enquanto restrita ao Estado nacional. Assim, o paradigma Estado-nao, baseado em laos territoriais, vem sendo abalado principalmente pela formao de instituies supranacionais, cujo exemplo mais evidente a Unio Europia. Em verdade, a cidadania nacional deixou de ser a nica forma de proteo aos direitos. Segundo Vieira (2001, p 240) a cidadania nacional no mais a nica a conferir direitos e um status legal: as instituies europias esto em processo de constituir uma nova cidadania, que se desprende do Estado-nao. O conceito de cidadania, na perspectiva de estatalidade e exclusividade, perde sua conotao histrica, indicando a necessidade de surgimento de uma concepo mais ampla. Vieira vislumbra a possibilidade do alargamento do conceito de cidadania, remetendo-se a momentos histricos anteriores. Para Vieira (2001, p. 240):

23 Assim como a cidadania foi historicamente estendida aos no-proprietrios, aos trabalhadores, s mulheres, aos jovens, no h razo para negar hoje sua extenso aos estrangeiros residentes no pas, e at mesmo sua extenso natureza e ao meio ambiente [...]

A cidadania, ento, dever se desvincular da nacionalidade, devendo ser estendida aos estrangeiros, oportunizando a estes proteo social e acesso aos servios pblicos, sob pena de provocar excluso social. Assim, a cidadania nacional dever ser transformada, abrindo-se para foras transnacionais rumo a uma sociedade global. Todavia, h que se observar, conforme Vieira (2001, p. 237) que passar do nacional para a comunidade internacional perder fora na defesa dos direitos [...]. Portanto, enquanto no forem criadas instituies internacionais capazes de proteger os direitos humanos na esfera internacional, acredita o autor, o Estadonao ainda ser o principal agente poltico na esfera internacional. A cidadania, no seu conceito, clssico fica ameaada enquanto se mantiver limitada ao espao territorial de uma nao. Tudo indica que se est caminhando para a dissoluo dos laos jurdicos e polticos que ligam os sujeitos de direito ao Estado, pois no se concebe mais na atualidade processos discriminatrios como o da cidadania subordinada nao. Para se garantir direitos plenos aos cidados globais, a nacionalidade no dever mais fundamentar o instituto da cidadania.

24

CAPTULO II - A QUESTO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

2.1 Os Direitos e as Garantias nas Diversas Constituies Brasileiras

Este captulo se prope analisar e discutir a situao dos direitos humanos no Brasil. Desse modo, procura adentrar a histria jurdica brasileira, especialmente no que diz respeito positivao dos direitos de cidadania, desde o estabelecimento da Constituio de 1824 at a atual Constituio de 1988. Esta ltima mereceu especial destaque pelo avano que representou para o pas, no sentido de elencar um maior nmero de direitos e garantias fundamentais, ainda que no tenha sido ainda completamente efetivada. Pretende-se atingir uma dimenso da realidade, abordando o estudo da cidadania e dos direitos humanos tambm sobre um prisma nacional. Morais (2002, p. 65), ao verificar que o constitucionalismo representou e representa uma forma de assegurar parmetros mnimos de vida digna, pontua que [...] se pode/deve fazer, ainda hoje mesmo diante do fenmeno de des (re)construo da idia moderna de Estado, a conexo entre o tema dos direitos humanos e o instrumento jurdico que lhe d forma: a Constituio (grifo do autor). Assim, destaca o papel que a constitucionalizao dos direitos humanos representou para sua proteo e eficcia. Consoante Pilau (2003, p. 103), a primeira Constituio do Brasil, a Constituio Imperial de 1824, foi outorgada por D. Pedro I e no que diz respeito positivao dos direitos humanos [...] pode-se verificar que a construo das geraes de direitos humanos destaca nesse texto constitucional uma gama de direitos de primeira gerao [...]. Dessa forma, refere ele (2003, p. 103) que os direitos civis e polticos estavam elencados no [...] ttulo I, art. 5, no ttulo VI, art. 157, e no ttulo VIII, do art. 173 ao 179. No entanto, no preceituava ainda, informa o autor (2003, p. 108), o [...] habeas corpus, que o principal instrumento pelo qual se garante a liberdade diante dos Estados opressores.

25

A Constituio de 1824 consagrou direitos e garantias individuais como a igualdade (art. 179, XIII), a livre manifestao do pensamento (art. 179, IV), entre outros, conforme estudo de Moraes (2002). Constituram-se, assim, em importantes direitos para os cidados brasileiros. Lafer (1988, p. 163) destaca que a Constituio do Imprio admitia a perda da nacionalidade como pena [...] para o banido por sentena (art. 7, 3). Segue afirmando que tal punio foi abolida com o advento da Constituio de 1891. Em 1891, entra em vigor a Constituio Republicana, de acordo com Moraes (2002, p. 32) consagrando os [...] tradicionais direitos e garantias individuais, ampliando alguns direitos como o direito de associao (art. 72, 8). Quanto sua disposio no texto constitucional, segundo Pilau (2003, p. 110) encontram-se formalizados da seguinte forma: [...] das condies da nacionalidade, ttulo IV, art.69; direitos polticos, art. 70; direitos civis, art. 72 a 78. Preceitua ele (2003, p. 112) que o maior avano deu-se pela concesso do habeas corpus, o qual, ao ser positivado (art. 72, 22), passou a garantir o [...] direito de ir e vir dos cidados. Instituiu-se, assim, o primeiro instrumento de defesa dos cidados contra os abusos governamentais. Todavia, nem todos os direitos outrora consagrados permaneceram na Constituio de 1891 e exatamente estes avanos e retrocessos marcaram o processo de positivao dos direitos humanos nas constituies brasileiras. Promulgou-se a Constituio de 1934 para adequ-la ao Estado social de direito; buscando, para tal, fundamentos na Constituio Mexicana de 1917 e na Constituio de Weimar de 1919. Conforme Pilau (2003, p. 117):

Na Constituio de 1934 ocorreu a positivao dos direitos humanos de primeira e segunda geraes. O ttulo III trata da declarao de direitos. Os direitos civis e polticos (direitos de primeira gerao) so dispostos no texto constitucional nos seguintes dispositivos: das condies da nacionalidade que levam cidadania, art. 106 e 107; dos direitos polticos, art. 108 a 112; dos direitos e garantias civis, art. 113 e 114.

Seguindo os paradigmas das constituies do sculo XX, a Constituio de 1934 consagrou, como principal inovao a positivao de direitos sociais de segunda gerao, com amparo aos trabalhadores (art. 121 e pargrafos). Com

26

relao aos direitos e garantias individuais, acrescentou outros direitos, como o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada (art. 113, n. 3), e ainda passou a no admitir tribunais de exceo (art. 113, n. 25), bem como extinguiu a priso por dvidas (art. 113, n. 30), como bem apontou Moraes (2002, p. 33) no [...] extenso rol de direitos humanos fundamentais [...]: a impossibilidade de priso por dvidas, multas ou custas [...] (grifo do autor). Destacou-se ainda, nesta constituio, o papel dos sindicatos (art. 120) e o surgimento do mandado de segurana como direito constitucionalizado (art. 113, n. 33), mantendo-se o instituto do habeas corpus (art. 113, n. 23), viabilizando-se assim garantias aos direitos positivados. A Constituio que se seguiu foi outorgada em 1937 e tambm positivou direitos de primeira e de segunda gerao, contudo Pilau (2003, p. 122) afirma que ela se caracteriza [...] pela perda dramtica de direitos. Ocorre, nessa Constituio, supresso de vrios direitos como a limitao do direito de manifestao de pensamento, desaparecendo tambm o princpio da legalidade, entre outros. Como avano, instituiu-se uma remunerao maior para o trabalho noturno (art. 137) e manteve-se o instituto do habeas corpus (art. 122, n. 16), todavia suprimiu-se o mandado de segurana e a ao popular. J para Moraes (2002, p. 33) a Constituio de 10-11-1937 [...] trouxe como novidades constitucionais os seguintes preceitos: impossibilidade de aplicao de penas perptuas; maior possibilidade de aplicao da pena de morte [...] (grifo do autor). Ditatorial em contedo, tal Constituio deixou de positivar uma srie de direitos at ento consagrados; em sua aplicao cometeu diversos abusos desrespeitou os direitos humanos - vindo a ser substituda pela Constituio de 1946. Em 1946, a edio de nova Constituio acompanhou o caminho de redemocratizao pelo qual o pas estava passando. Resgatou os direitos individuais, no moldes das Constituies de 1891 e de 1934, e positivaram, assim, consoante Pilau (2003), os direitos de primeira e de segunda gerao. Mereceu destaque a volta do mandado de segurana (art. 141, 24) e da ao popular (art. 141, 38), estabelecendo ainda a possibilidade de se impetrar habeas corpus (art. 141, 23) num sentido mais amplo. No plano social, o direito greve (art. 158) consubstanciou-se, concedendose tambm assistncia aos desempregados (art. 157, XV). Ressalta Moraes (2003, p. 33) que a Constituio de 18-9-1946 [...] estabeleceu em seu art. 157 diversos

27

direitos sociais relativos ao trabalhadores e empregados seguindo, pois, uma tendncia da poca (grifo do autor). No entanto, o regime democrtico foi abalado pelo golpe militar de 1964. A partir de ento, o pas se defrontou com a Constituio de 1967, promulgada na vigncia do regime militar que tomou o poder a partir de 1964. O habeas corpus (art. 150, 20), o mandado de segurana (art. 150, 21) e a ao popular (art. 150, 31) foram recepcionados pela Carta Constitucional de 67. Estabeleceu-se ainda a possibilidade de se decretar estado de stio (art. 152 a 156), elencou-se a funo social da propriedade (art. 157) e instituiu-se a represso ao trfico de entorpecentes (art. 8). Todavia, regeu-se o pas mais por intermdio de emendas e atos institucionais. Atravs disso os ditadores militares governaram estando legitimados a desrespeitar direitos humanos. Neste sentido Pilau (2003, p. 134) coloca:

[...] a Constituio de 1967 trouxe em seu texto avanos no campo dos direitos humanos, porm no se pode comemorar essa evoluo, tendo em vista que o pas estava sob o domnio de uma revoluo que violava todos os preceitos constitucionais, sem processos ou julgamentos.

Dessa forma, embora a Constituio de 1967 preceituasse direitos de primeira e de segunda geraes, inclusive aumentando a proteo quanto a esses ltimos - criou-se o salrio-famlia (art. 158, II), a estabilidade (art. 158, XIII) e a participao nos lucros (art. 158, V) - instituiu-se tambm uma srie de excees que permitiam, em nome da ordem social, transgredirem-se direitos humanos, principalmente em relao aos direitos polticos (art. 144). Neste sentido, preceituou Moraes (2002, p.33) a Constituio de 24-1-1967 igualmente previa um captulo de direitos e garantias individuais e um artigo (158) prevendo direitos sociais aos trabalhadores, visando melhoria de sua condio social. Os preceitos da Constituio de 1967 foram alterados pela emenda constitucional de 19692. De acordo com Pilau (2003, p. 135):

Para Jos Afonso da Silva, em seu Curso de direito constitucional positivo, 1997, p. 88, Terica e tecnicamente, no se tratou de emenda, mas de nova constituio. Todavia para Uadi Lammgo Bulos, em Constituio Federal Anotada, 2002, p. 30, Para ns no se tratou de nova constituio. O que ocorreu foi uma mudana formal de grande extenso...

28 Para romper com o paradigma do perodo militar, que nega os direitos humanos pela forma governamental de desrespeitar e suspender os preceitos da Constituio de 1967 e sua nova redao, determinada pela emenda constitucional n 1 de 1969, importa destacar uma emenda constitucional que levaria Constituio de 1988: de n 26, de 27 de novembro de 1985 [...].

Dessa forma, as inmeras e profundas alteraes que da decorreram no texto constitucional, para Moraes (2002, p. 34) [...] no trouxe nenhuma substancial alterao formal na enumerao dos direitos humanos fundamentais (grifo do autor). Assim, convocou-se a Assemblia Nacional Constituinte em 1985 e deram-se os primeiros passos no sentido do retorno da democracia, a fim de se perpetuar o respeito aos direitos humanos positivados. A Constituio Cidad, como tambm ficou conhecida a Constituio de 1988, foi promulgada devido necessidade do pas de ser guiado por um expoente mais democrtico. De acordo com Pilau (2003, p. 137):

[...] positivam um grande leque de liberdades individuais, direitos sociais, econmicos e culturais e direitos de solidariedade, constituindo um paradigma de modernidade cujo objetivo se traduz na construo do Estado democrtico de direito, que passa pelo caminho da cidadania.

Assim, foi promulgada a Constituio de 88, positivaram-se direitos de primeira e segunda gerao como anteriormente, por vezes, at mesmo ampliando o rol desses direitos e inovou-se ao contemplar tambm direitos de terceira gerao. Verifica-se conforme o autor que nos artigos 5, 12, 14 a 16 e tambm no art. 17 positivaram-se os direitos civis e polticos, direitos de primeira gerao. Nesse mbito, muitos direitos anteriormente no constitucionalizados passaram ao patamar de direitos constitucionais, aumentando, de forma sem precedentes, o elenco dos direitos protegidos. J Sarlet (2001, p. 67), ao fazer referncia existncia de inovaes significativas na Constituio de 1988, em relao aos direitos fundamentais, afirma que [...] pela primeira vez na histria do constitucionalismo ptrio, a matria foi tratada com a merecida relevncia. Estabeleceu, o autor (2001, p. 185), como

29

exemplos de garantias institucionais na Constituio de 88 [...] a garantia de propriedade (art. 5, XXII), do direito de herana (art.5, XXXVIII), da lngua nacional portuguesa (art. 13), dos partidos polticos e de sua autonomia (art. 17, caput, e 1) (grifo do autor). Ademais, as garantias constitucionais ampliaram-se, alm das garantias j institudas, positivou-se o mandado de segurana coletivo (art. LXX), concedeu-se o mandado de injuno (art. LXXI), admitiu-se o habeas-data e estipulou-se a gratuidade para essa e tambm para a ao de habeas corpus (art. LXXVII), por fim, estabeleceram-se todas as normas do artigo 5 como de aplicao imediata, munindo os cidados contra os abusos do poder. Afirma, neste sentido, Morais (2002, p. 72) que [...] surgiram diversos instrumentos, dentre eles ressaltamos a ao direta de inconstitucionalidade por omisso e o mandado de injuno, por paradigmticos, que, com perfis prprios, tm o objetivo comum de tornar praticvel a Constituio em todo seu espectro. No mbito dos direitos de segunda gerao muito tambm se acrescentou, garantido um carter social s normas enunciadas, como exemplo o artigo 6, destacando-se a proteo infncia, educao, sade, entre outros. Consubstanciou-se assim um arsenal de direitos sociais, os quais somados aos direitos anteriormente positivados, tornaram a Constituio de 1988 um dos expoentes mais expressivos na garantia de direitos de segunda gerao. Neste sentido, aduz Sarlet (2001, p.71) que [...] o art. 7 consagra, em seus 34 incisos, um amplo rol de direitos sociais dos trabalhadores. No entanto, a maior inovao deu-se no sentido da positivao dos direitos de terceira gerao3, conforme o autor (2001, p. 72):

Certo que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225 da CF) pode ser enquadrado nesta categoria (direito de terceira dimenso) [...]. Poder-se-ia cogitar tambm do art. 5, inc. XXXII (prev a defesa do consumidor), e do art. 5, inc. XXXIII (direito a informaes prestadas pelos rgos pblicos).

O artigo 4 da Constituio de 88, que consagra o princpio de


3

Para se referir s geraes de direitos Sarlet utiliza a expresso dimenso, como o fez na citao que se segue.

30

autodeterminao dos povos e da defesa da paz, entre outros, tambm se caracteriza em exemplo tpico de direito de terceira gerao4. Tais direitos, nunca antes sequer mencionados em constituies anteriores, demonstram a evoluo que a Constituio de 1988 representou no sentido de estabelecer direitos e garantias para a proteo aos direitos humanos. Nesta perspectiva, vale relembrar o posicionamento de Sarlet (2001, p.74), para o qual [...] os direitos fundamentais esto vivenciando o seu melhor momento na histria do constitucionalismo ptrio [...]. Verificando-se a trajetria da positivao dos direitos humanos nas Constituies brasileiras, no h a menor dvida disso.

2.2 A Cidadania no Brasil

A cidadania no Brasil no se desenvolveu de modo igual ao da Europa Ocidental, no caso o modelo desenvolvido na Frana e na Inglaterra, dado que nossa cultura jurdico-poltica sofreu forte influncia de Portugal. A cidadania no Brasil no atingiu a mesma evoluo dos pases europeus por estar nossa base cultural ligada a uma tradio escravocrata, passando, assim, a cidadania por momentos alternados de conquista e retrocesso. Percorrer os caminhos da cidadania no Brasil no se consubstancia em tarefa fcil. Pode-se falar na existncia formal de cidados brasileiros desde a primeira Constituio do Brasil. Todavia, nesse perodo, a situao do povo brasileiro era muito precria: havia escravido, altos ndices de analfabetismo e as mulheres eram excludas da participao social. Neste sentido, preceitua Leal (1997, p. 154) que [...] a despeito de alguns direitos fundamentais terem sido recepcionados pela regra jurdica constitucional, isto no foi suficiente para que os respeitassem [...]. A Constituio de 1824 formalmente tornou cidados um nmero reduzido de brasileiros, e manteve a degradao social. Pouco adiantou a positivao daquelas garantias constitucionais. A situao permaneceu assim mesmo com o advento da Repblica. Para Carvalho (2002, p. 17) do ponto de vista do progresso da cidadania, a nica alterao importante que houve nesse perodo foi abolio da escravido, em 1888. Segue o autor afirmando que a abolio incorporou os ex4

Como se viu no Captulo 1.1 do presente trabalho.

31

escravos aos direitos civis. Mesmo assim, a incorporao foi mais formal do que real. Define o autor (2002, p. 83) tal atitude passiva que acometia todos os ditos cidados como uma cidadania em negativo. Em relao aos direitos civis, entende o referido jurista (2002, p. 88) que eles [...] progrediram lentamente. No deixaram de figurar nas trs constituies do perodo, inclusive na ditatorial de 1937. Mas sua garantia real continuou precria para a grande maioria dos cidados. Ao contrrio, para Carvalho (2002, p. 87) [...] a mudana mais espetacular verificou-se no avano dos direitos sociais. De fato, a Revoluo de 1930 teve papel decisivo na histria da cidadania brasileira, momento em que as reivindicaes dos trabalhadores em prol de direitos coletivos para a classe acabaram sendo atendidas pelo Estado. No entanto, pontua Leal (1997, p. 164) que no Brasil, onde sequer os direitos individuais e as liberdades pblicas primrias so garantidas cidadania, os direitos sociais ou coletivos so reduzidos e extremamente insignificantes. Complementa o autor seu ponto de vista (1997, p. 145):

[...] tem-se visto que as instituies jurdico-polticas do regime brasileiro no so garantias suficientes da efetividade dos direitos estabelecidos, se no vm acompanhadas por uma tomada de conscincia e uma ao concreta em defesa dos mesmos, por parte dos seus beneficirios diretos, sejam estes cidados, classes, categorias, ou grupos particulares.

Assim, para ele, as questes da cidadania e do respeito aos Direitos Humanos no passavam de um lugar meramente formal no mbito dos poderes institudos. A experincia democrtica que o Brasil vivenciou com o advento da Constituio de 1946 segundo Carvalho (2002, p. 127), [...] manteve as conquistas sociais do perodo anterior e garantiu os tradicionais direitos civis e polticos. Nesse perodo que se deu a implementao dos direitos polticos antes suprimidos pela ditadura Vargas. A experincia do Brasil em relao aos direitos de cidadania, resume-se assim para o autor (2002, p. 219):

32 A cronologia e a lgica da seqncia descrita por Marshall foram invertidas no Brasil. Aqui, primeiro vieram os direitos sociais, implantados em perodo de supresso dos direitos polticos e de reduo dos direitos civis por um ditador que se tornou popular. Depois vieram os direitos polticos, de maneira tambm bizarra. Finalmente, ainda hoje muitos direitos civis, a base da seqncia de Marshall, continuam inacessveis maioria da populao.

Se at ento a trajetria dos direitos humanos e da cidadania no Brasil era precria, por certo no seria a retomada de um longo perodo de ditadura que daria outro sentido ao pas. Ao contrrio, denunciou Leal (1997, p. 124) que [...] no auge da represso, um universo de quase 8.000 (oito mil) pessoas foi diretamente atingido e violentado em seus direitos mnimos de cidadania [...]. Consoante Carvalho (2002, p. 193) os avanos nos direitos sociais e a retomada dos direitos polticos no resultaram, no entanto, em avano dos direitos civis. Pelo contrrio, foram eles os que mais sofreram durante os governos militares. Assim, configurou-se a Ditadura Militar de 64 como um perodo obscuro para o Brasil e para seus cidados. Somente com o advento da democracia que foi materializada atravs da Constituio de 88, o pas avanou num outro rumo. Ao realizar estudo sobre os direitos humanos no Brasil, Dimenstein (1996, p. 7), em sua anlise, contemplou o surgimento da Constituio de 88. Introduziu o debate sobre este aspecto, afirmando que [...] a Constituio de 1988 foi promulgada, com a carta de direitos mais precisa e abrangente em toda a histria poltica do pas. Todavia, entende o autor (1996, p. 11) que tanto no regime autoritrio (1964-85) quanto no regime constitucional de 1988, [...] dada a ausncia de rupturas significativas na rea da cidadania, foram expresses diferenciadas de uma mesma estrutura de dominao fundada na hierarquia, discriminao, impunidade e excluso social. Para Dimenstein (1996, p. 9):

Apesar dessas mudanas positivas dos quadros polticos e legal [...] Essa falncia em implementar a lei enfraquece a vigncia das garantias constitucionais, perpetua o crculo ilegal da violncia e dificulta o fortalecimento da legitimidade do governo democrtico como promotor da cidadania.

33

Finaliza o autor (1996, p. 17) referindo que o Brasil vive sob o paradoxo de uma definio estrita de garantias constitucionais e uma cidadania muito fraca. Assim, embora o significativo progresso no que diz respeito positivao ampla de direitos que possibilitam a cidadania, necessita-se ainda da transformao qualitativa do cidado passivo para um cidado socialmente ativo.

2.3 A Cidadania na Constituio de 1988

Os direitos de cidadania tiveram maior relevo com o advento da Constituio de 1988. Nesse momento, o catlogo dos direitos fundamentais foi

significativamente ampliado. Nunca na histria do constitucionalismo ptrio atribuiuse tanta relevncia a direitos de cidadania positivados. A cidadania emergiu na Constituio de 1988 com significado social, dimensionada de forma sem precedentes. A partir da leitura do texto constitucional de 88 pode-se vislumbrar aspectos inovadores, bem como verificar as implicaes advindas do aumento expressivo no elenco dos direitos chamados fundamentais. Leal (1997, p. 131), ao afirmar que a Carta de 1988, como referencial jurdico, ampliou de forma significativa a abrangncia dos direitos e garantias fundamentais, preceituou que a referida Constituio:

[...] desde o seu prembulo, prev a edificao de um Estado Democrtico de Direito no pas, com o objetivo de assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

Percebe-se

que

nos

primeiros

artigos

do

texto

constitucional

estabeleceram-se os princpios que fundamentam a Repblica Federativa do Brasil, enquanto Estado Democrtico de Direito. Destaca-se, nesse contexto, o art. 1, inciso II, que refere entre esses princpios a cidadania. Assim, o fato de nos artigos introdutrios da Constituio de 1988 estar elencada a cidadania como um princpio fundamental demonstra a relevncia com que foi tratada a questo.

34

J no que diz respeito s inovaes ocorridas no corpo constitucional, entende Sarlet (2001, p.71) que [...] assume destaque a situao topogrfica dos direitos fundamentais, positivados no incio da Constituio, logo aps o prembulo e os princpios fundamentais [...]. Alm disso, refere o autor (2001, p. 71) que [...] a prpria utilizao da terminologia direitos e garantias fundamentais constitui novidade, j que nas Constituies anteriores costumava utilizar-se a denominao direitos e garantias individuais [...]. De fato, a partir do art. 5, a Constituio estabelece os direitos e as garantias fundamentais do cidado brasileiro. Pilau (2003), em aprofundado estudo sobre a matria, realizou a comparao entre as diversas Constituies brasileiras referente positivao de direitos. Verificou assim quais direitos foram positivados pela primeira vez no constitucionalismo ptrio. Segundo o jurista (2003, p. 139):

O art. 5, III, dispe pela primeira vez nos textos constitucionais sobre a garantia de que ningum ser submetido a tortura ou tratamento desumano ou degradante. No inciso V est assegurado o direito de resposta, que dever ser proporcional ao agravo, alm de estabelecer indenizao por dano material, moral ou imagem [...] O inciso XXX garante o direito de herana.

Verifica-se ainda a positivao no art. 5, I, da igualdade em direitos e obrigaes entre homens e mulheres, preceito nunca antes estabelecido, que derrogou vrias leis do cdigo civil de 1916 e que foi acolhido quando se implementou as mudanas do referido cdigo em 2002. Muitos outros direitos emergiram positivados nesse contexto. Destaca Leal (1997, p. 135) que:

A Constituio brasileira de 1988 se preocupa em proteger estes direitos, inscrevendo-os em diversas oportunidades, entre elas: no art. 5 e seus incisos, quando diz que so inviolveis a intimidade, a vida privada, [...]; a casa asilo inviolvel do indivduo (XI); livre a locomoo no territrio nacional (XV); todos podem reunir-se pacificamente (XVI); garantido garantido o direito de propriedade (XXII); [...].

35

O autor (1997, p. 135) ressalta ainda que na Constituio de 1988 [...] so asseguradas diversas prerrogativas liberdade de ir e vir das pessoas, principalmente com o habeas corpus, habeas data, Mandado de Segurana, etc. Referindo assim que foram consolidados os direitos civis e polticos na referida Constituio, como forma de proteo aos cidados que podem invoc-los a qualquer momento. Pilau (2003, p.139), por sua vez, acrescenta ainda que o inciso XVII determina talvez o que seja, no nosso entender, o maior avano no respeito aos direitos humanos, quando assevera que o racismo crime inafianvel e imprescritvel. Neste sentido, preceitua ainda que imperioso destacar que, nos incisos XXII e XXIII do art. 5 da Constituio de 1988, est garantido o direito propriedade, condicionando-o ao atendimento de sua funo social. Dessa forma, os direitos de primeira gerao, civis e polticos, foram abrangidos em diversos incisos do art. 5, representando, conseqentemente, avanos no campo da cidadania. O vasto rol de direitos que foram recepcionados pelo texto constitucional em questo tambm sofreu ampliaes no que diz respeito a direitos de segunda gerao, ou seja, direitos sociais. Conforme Sarlet (2001, p. 71):

A acolhida dos direitos fundamentais sociais em captulo prprio no catlogo dos direitos fundamentais ressalta, por sua vez, de forma incontestvel sua condio de autnticos direitos fundamentais, j que nas Cartas anteriores os direitos sociais se encontravam positivados no captulo da ordem econmica e social, sendo-lhes, ao menos em princpio e ressalvadas algumas excees, reconhecido carter meramente programtico, enquadrando-se na categoria das normas de eficcia limitada.

Assim, o Captulo II da CF de 1988 destinado para elencar os direitos sociais. Coloca o referido jurista (2001, p. 178) que os [...] direitos de cidadania [...] Na Constituio ptria [...] foram contemplados no captulo dos direitos individuais e coletivos. Os direitos sociais, como direitos de cidadania, foram tambm positivados com um rol muito maior do que o das constituies brasileiras passadas. Pilau (2003, p. 140) considera que no campo da positivao dos direitos de

36

segunda gerao, podem ser destacados os direitos educao, sade, ao trabalho, ao lazer, segurana, previdncia social [...], como preceitua o art. 6 do texto constitucional vigente. Refere o autor (2003, p. 140) ainda que diante dos muitos avanos dos direitos humanos de segunda gerao, neste texto, atribui-se destaque para algumas novidades positivadas. Neste sentido, ele indica o art. 7, I e II, que dispe, respectivamente, sobre a proteo da relao de emprego contra despedida arbitrria e sobre o seguro-desemprego como destaques novos trazidos pelo texto constitucional de 1988. Outras questes, como irredutibilidade do salrio (art. 5, VI); garantia de salrio mnimo (art. 5, VII); dcimo terceiro salrio (art. 5, VIII); remunerao do servio extraordinrio (art. 5, XVI); frias anuais remuneradas (art. 5, XVII); licena paternidade (art. 5, XIX); aviso prvio proporcional (art. 5, XXI), bem como o artigo 8 e 9 que asseguram a defesa dos direitos da categoria pelo sindicato e o direito de grave, respectivamente, constituram-se em direitos que inovadoramente foram includos na Constituio Federal de 1988. Os direitos de terceira gerao so tambm includos no texto constitucional vigente. De acordo com Leal (1997, p. 138), a contemplao de tal gerao de direitos [...] emerge da reflexo sobre o direito autodeterminao dos povos, o direito ao desenvolvimento, paz, ao meio ambiente sadio e ao patrimnio comum da humanidade. Assim, para o autor (1997, p. 138-139), seguindo a tendncia dos povos economicamente desenvolvidos, tambm o Brasil frtil em legislaes protetoras do meio ambiente, do consumidor, do patrimnio histrico e paisagstico, do patrimnio pblico em geral, etc. No entanto, conclui o renomado jurista que:

[...] tem-se visto que as instituies jurdico-polticas do regime brasileiro no so garantias suficientes da efetividade dos direitos estabelecidos, se no vm acompanhadas por uma tomada de conscincia e uma ao concreta em defesa dos mesmos, por parte dos seus beneficirios diretos, sejam estes cidados, classes, categorias ou grupos particulares.

Dessa forma, parece bvio que os direitos de cidadania encontram na Constituio de 1988 possibilidades de efetivao sem precedentes no ordenamento jurdico nacional. Mas, como preceitua Sarlet (2001, p. 74) para que este momento continue a ingressar o nosso presente e no se torne mais outra mera lembrana,

37

com sabor de iluso, torna-se indispensvel o concurso da vontade por parte de todos os agentes polticos e de toda a sociedade. Embora se reconhea o avano decorrente do novo texto constitucional de 88, ponderam grande parte dos juristas que, na prtica, muito falta ainda para se garantir a efetividade dos direitos elencados. Nesta perspectiva, Pinheiro (apud LEAL, 1997, p. 128) declara que os direitos [...] dos cidados no podem continuar recebendo o tratamento formalista da tradio brasileira, limitado referncia retrica, mero disfarce para uma hegemonia das classes dominantes sempre escoradas na violncia aberta. Em verdade, neste sentido, refletiu Leal (1997, p. 128) que:

Numa sociedade em que h brutal concentrao de renda e terras, analfabetismo generalizado, condies inumanas de salrio e habitao, desemprego, inflao galopante, mortalidade em todas as faixas etrias em razo da desnutrio, etc., as mudanas e reformas precisam ser estruturais e de conjunto, no bastando eleger a Constituio como panacia salvadora.

Encontram-se os direitos de cidadania no dilema de realizarem-se numa sociedade altamente desintegrada, como o caso do Brasil. Faz-se necessrio deixar o formalismo poltico e jurdico para passar-se ao efetiva, isto significa fazer com que os direitos de cidadania, alm das prerrogativas civis e polticas individuais, de acordo com Leal (1997, p. 155) [...] tambm atendam as demandas de massas marginalizadas, aplacando injustias e oportunizando a construo de um espao de reforma das estruturas socioeconmicas vigentes. Encontra o autor (1997, p. 166) esperana no futuro do pas, desde que se construa uma nova conscincia social, dessa forma preceitua:

Em busca de novos paradigmas e pautas de ao poltica, talvez os direitos humanos de todas as geraes possveis e imaginveis, entre eles o direito de um meio ambiente e de uma cidade sadia e justa, sirvam como um novo paradigma constituio de um pacto associativo que preserve e revele valores como a democracia, o pluralismo jurdico, a igualdade e a justia social.

38

Para realizar-se a cidadania no Brasil, nesta perspectiva, dever-se- instituir novos valores sociais, capazes de conciliar, na viso de Leal (1997, p. 167):

[...] os diversos aspectos do processo de desenvolvimento social, econmico, poltico, tecnolgico, cultural e ambiental e recuperar a possibilidade de renascer no indivduo/cidado a diferena para, a partir dela, constituir uma nova pauta de princpios e valores a servir de fundamento discusso de um novo espao pblico estatal e no-estatal.

Embora a previso constitucional em 1988 tenha representado evoluo para os direitos de cidadania, verifica-se que ainda h um grande abismo que separa estes de sua proteo efetiva. Conclui, dessa forma, o jurista (1997, p. 228), que [...] a cultura do consumo dificulta o desatamento de n que torna to lenta a marcha da cidadania entre ns [...]. Assim, percebe-se que os direitos de cidadania, enquanto garantias constitucionais, esto satisfatoriamente previstas, no

significando que no devero evoluir ainda mais; contudo, faz-se necessrio educar os cidados para que saibam utiliz-los em proveito prprio e de toda a coletividade.

39

CAPTULO III A IDIA CONTEMPORNEA DE CIDADANIA

3.1 As Dimenses de Cidadania: Liberal, Republicana e Comunitria

Nos captulos anteriores, pretendeu-se situar historicamente a questo da cidadania e dos direitos humanos a partir da anlise do trajeto que percorreram na Europa Ocidental e tambm no Brasil, objetivando verificar suas implicaes e conseqncias, bem como as mutaes que vieram sofrendo com o passar dos anos. Verificou-se que as lutas que culminaram no reconhecimento tanto dos direitos humanos quanto da cidadania tiveram origem no Ocidente, cujo marco foi a Revoluo Francesa de 1789. As idias que da irradiaram transformaram os paradigmas existentes e possibilitaram a articulao dos sujeitos em busca de novas demandas. Este captulo se prope primeiramente a situar as dimenses de cidadania liberal, republicana e comunitria no contexto em que emergiram. Pretende, tambm, avaliar a cidadania, a dignidade e os direitos humanos como valores que permanecem, fundamentando os paradigmas sociais. Por fim, pretende explicar as concepes de cidadania que devero impulsionar o sculo XXI (Devir Cidadania local/global).

3.1.1 A Dimenso de Cidadania Liberal

O Estado advindo da Revoluo Francesa estruturou-se consoante o iderio da poca como um Estado capitalista - liberal. Atendendo ao anseio da classe burguesa comerciante, abriu espao para o capitalismo sem, todavia, intervir na liberdade individual. Nesta perspectiva, emergiu a dimenso de cidadania liberal baseada nos direitos civis, cujo discurso estava intimamente relacionado com os acontecimentos da poca.

40

Ao abordar o discurso da cidadania luz da matriz poltico-ideolgica liberal, Andrade (1993, p. 95) afirmou ser [...] fundamental constatar o individualismo que o discurso da cidadania comporta, pois a partir da crena no indivduo - de sua valorizao e defesa - que se articula, no mbito da matriz liberal - e da sociedade capitalista - o discurso da cidadania. Aduz a jurista (1993, p. 111) que [...] o liberalismo revela uma concepo de cidadania individual, construda na defensiva contra o poder, quer do Estado, quer dos indivduos, na sociedade. Assim, refere a autora (1993, p. 98) que o individualismo-liberal evoca um discurso em que a liberdade essencialmente a ausncia de restries ou no-impedimento ao, e tanto maior ser a liberdade do indivduo, quanto maior for o mbito no qual possa mover-se sem encontrar obstculos. A cidadania liberal concebeu, portanto, uma concepo negativa de liberdade. J Vieira (2001, p. 37) preceitua que o liberalismo a teoria dominante nos pases industrializados, especialmente, anglo-saxes [...]. Para ele, o liberalismo tem nfase no indivduo, estando, portanto, a maioria dos direitos envoltos em liberdades inerentes a cada e toda pessoa. Dessa forma, conclui o jurista que:

[...] o cidado concebido, pela teoria liberal, como um indivduo dotado de liberdade e responsvel pelo exerccio de seus direitos. A cidadania encontra-se, assim, estreitamente relacionada imagem pblica do indivduo como cidado livre e igual [...].

O cidado foi, ento, nessa dimenso, considerado o nico agente responsvel pelo seu progresso individual. Neste contexto, esclarece o autor (2001, p. 71) que para o liberalismo, a participao poltica ativa incompatvel com a idia moderna de liberdade. A liberdade individual s pode ser compreendida de forma negativa como ausncia de coero. A cidadania, em sua dimenso liberal, serviu, dessa forma, pelo seu carter individualista, para a implementao do domnio do mercado capitalista. O discurso liberal de cidadania tornou-se hegemnico, universalizando-se. No entanto, admitiu Andrade (1993, p. 121) que [...] a cidadania liberal no pode ser dogmatizada como a nica realizao possvel da cidadania.

41

3.1.2 A Dimenso de Cidadania Comunitria

A cidadania em sua dimenso comunitria, por sua vez, diferencia-se do liberalismo por apoiar-se em valores comunitrios, consoante Vieira (2001, p. 39):

Assumindo posio oposta ao liberalismo, o comunitarismo prioriza a comunidade, sociedade ou nao, invocando a solidariedade e o senso de um destino comum como pedra de toque da coeso social. Na perspectiva comunitarista, a sociedade sustenta-se pela ao e apoio dos grupos, contrariamente s decises atomistas do indivduo no mbito liberal. Seu principal objetivo consiste em construir uma comunidade baseada em valores centrais, como identidade comum, solidariedade, participao e integrao.

Esta concepo emerge fundamentando que o declnio da solidariedade entre os cidados e a ausncia do senso de destino nico estariam na raiz dos grandes males da modernidade, conforme estudo do jurista (2001, p. 40). Dessa forma, a viso comunitarista refutou o individualismo acentuado pela dimenso liberal. Consoante ainda Vieira (2001, p. 40) na viso comunitarista, os indivduos so membros de unidades maiores que si mesmo [...]. Dessa forma, segue o autor referindo que na perspectiva comunitarista a cidadania deve ser vista como uma atividade ou uma prtica, e no - como sustentam os liberais - simplesmente como um status de pertena (grifo do autor). De acordo com o referido autor (2001, p. 231):

A viso comunitarista [...] enfatiza a cultura e o grupo social que confere identidade aos indivduos atomizados pelas tendncias desenraizadoras da sociedade liberal. O indivduo no anterior sociedade, construdo por fins que no escolhe, mas que descobre em funo de sua vida em contextos culturais compartilhados na sociedade.

Assim, em relao s perspectivas liberal e comunitria, entende Vieira (2001, p 231) que a comunidade poltica, para os liberais, instrumental em relao

42

aos esforos dos indivduos em dar sentido a suas vidas. Para os comunitaristas, instrumental em relao aos esforos das comunidades para elaborar uma identidade coletiva. Para ele (2001, p 231) o modelo liberal de contrato entre participantes de um mercado substitudo pela busca do consenso, pelo dilogo, entre participantes de uma ao comunicativa intersubjetiva. Conclui por fim o autor (2001, p. 232) que:

Assim, ultrapassando a viso liberal de comunidade poltica a servio da identidade individual, bem como a viso comunitarista de comunidade poltica a servio da identidade comunal, chegaramos a uma concepo de comunidade poltica como expresso republicana de uma identidade cvica, em que a participao poltica nos negcios pblicos elemento central na conceituao de cidadania.

Passou-se, ento da dimenso comunitarista, que limita a cidadania comunidade, para a dimenso republicana de cidadania, a qual criou uma identidade poltica coletiva.

3.1.3 A Dimenso de Cidadania Republicana

A cidadania em sua dimenso republicana se constitui em uma verso da cidadania liberal. Porm, decorre da vontade geral, em que os interesses privados esto subordinados idia de bem comum. Assim, a cidadania republicana desenvolveu-se num plano muito mais coletivo do que individual. Vieira (2001, p. 71), ao estabelecer uma ponte entre a dimenso liberal de cidadania e a cidadania em sua dimenso republicana, afirma que:

inegvel que o liberalismo contribuiu de forma significativa para a formulao da idia de uma cidadania universal, baseada na concepo de que todos os indivduos nascem livres e iguais. Por outro lado, porm reduziu a cidadania a um mero status legal, estabelecendo os direitos que os indivduos possuem contra o Estado.

43

Dessa forma, Vieira (2001, p. 71) compreende que na dimenso liberal os indivduos objetivavam a prosperidade individual, sendo livres para exercerem direitos, desde que no violassem a lei ou interferissem na liberdade dos outros, preceitua que a viso republicana, por outro lado, enfatiza o valor da participao poltica e atribui papel central insero do indivduo em uma comunidade poltica. Na concepo republicana, a liberdade ainda que negativa inclui a participao poltica e a virtude cvica, conforme explica Vieira (2001, p. 72) a liberdade individual somente pode ser garantida em uma comunidade cujos membros participam ativamente do governo, como cidados de um Estado livre, para o jurista (2001, p. 72) a prtica da cidadania depende de fato da reativao da esfera pblica, em que os indivduos podem agir coletivamente e se empenhar em deliberaes comuns sobre todos os assuntos que afetam a comunidade poltica. A dimenso republicana assim constituiu-se numa cidadania participativa, inserindo o indivduo na comunidade poltica. Dessa forma, evidencia-se que na dimenso liberal enfatizou-se o individualismo, levando a no construo de uma solidariedade social, por sua vez no comunitarismo os laos tnicos e culturais limitaram a cidadania comunidade, j a dimenso republicana surgida do pacto social e fundamentada na vontade geral criou uma identidade poltica coletiva, mas limitou a participao dos cidados vontade da maioria, ou seja, privilegiou o corpo poltico em detrimento da autonomia da vontade individual.

3.2 Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos: os valores que permanecem

A modernidade deixou ao homem um legado de dvidas e angstias quanto ao futuro. O mundo ainda hoje vivencia as conseqncias dos mal-estares da modernidade5, e ainda soobra perante os novos mal-estares que advm do mundo ps-moderno. Em meio a isso, procura-se sadas e rumos a se tomar. Encontra-se
5

Em relao aos mal-estares ver Bauman, em O Mal-Estar da Ps-Modernidade, para o qual (p.

1998, p. 10) Os mal-estares da modernidade provinham de uma espcie de segurana que tolerava uma liberdade pequena demais na busca da felicidade individual. Os mal-estares da psmodernidade provm de uma espcie de liberdade de procura do prazer que tolera uma segurana individual pequena demais.

44

como resposta o resgate de valores como cidadania, dignidade da pessoa humana e direitos humanos, os quais apontam como base para que se construa um convvio sustentvel e se possa verificar chances do futuro se realizar de forma satisfatria para a humanidade. Assim, tais valores emergiram para permanecer como condio para o desenvolvimento de uma sociedade sustentvel. A adoo pela Assemblia Geral das Naes Unidas da Declarao Universal de Direitos Humanos, em 1948, constituiu o principal marco no desenvolvimento da idia contempornea de direitos humanos. Os direitos inscritos nesta Declarao estabeleceram obrigaes jurdicas concretas aos Estados e asseguraram um rol indissocivel e interdependente de direitos humanos, sem os quais a dignidade da pessoa humana no se realizaria. A Declarao Universal dos Direitos Humanos emergiu no Ps-Guerra como resposta s atrocidades cometidas durante a 2 Guerra Mundial - cuja barbrie significou uma ruptura com o valor dos direitos humanos -, significando sua reconstruo. Transformou-se, ento, nesta ltima metade de sculo, numa fonte de inspirao para a elaborao de diversas cartas constitucionais e tratados internacionais voltados proteo dos direitos humanos. A Declarao de 1948 nasceu amparada na reconstruo do valor da dignidade humana, afirmando que a dignidade inerente a toda e qualquer pessoa, como tambm reforando a concepo de que os direitos humanos compem uma unidade invisvel, inter-relacionada e interdependente. Introduz, deste modo, a concepo contempornea de direitos humanos, que passa a iluminar todo o desenvolvimento e proteo social, fundada na primazia da pessoa. A passagem da noo tradicional de honra para a noo de dignidade do cidado, intrnseca aos seres humanos, foi explicada por Vieira (2001, p. 234) para o qual devido influncia da Revoluo Francesa, as idias de igualdade e individualidade praticamente impediam que as diferenas fossem aceitas. Refere assim ele (2001, p. 234) que hoje, a Declarao dos Direitos Humanos das Naes Unidas fala em dignidade do ser humano. Antes, apenas a igualdade e a liberdade eram consideradas (grifo do autor). Para o autor (2001, p. 234):

Depois de 1948, a noo de dignidade da pessoa humana tornou-se importante, e crimes contra a dignidade do ser humano passaram a ser

45 definidos. Dizer que a dignidade humana inviolvel tambm uma questo normativa, pois significa dizer que ela no deve ser violada.

Nesta perspectiva, aduz Sarlet (2001, p. 101) em criterioso estudo sobre o princpio da dignidade da pessoa humana que:

Apenas neste sculo e, ressalvada uma ou outra exceo, to-somente a partir da Segunda Guerra Mundial, o valor fundamental da dignidade da pessoa humana passou a ser reconhecido expressamente nas

Constituies, de modo especial aps ter sido consagrado pela Declarao Universal da ONU de 1948.

Na experincia brasileira, somente a partir da Constituio Federal de 1988 marco jurdico da transio democrtica e da institucionalizao dos direitos humanos no pas - que o Brasil ratificou os principais tratados de direitos humanos. Preceituou o referido jurista (2001, p. 102) em relao ao acolhimento da dignidade da pessoa humana como valor fundamental do ordenamento jurdico brasileiro que:

Com o reconhecimento expresso, no ttulo dos princpios fundamentais, da dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do nosso Estado democrtico (e social) de Direito (art. 1, inc. III, da CF), o Constituinte de 1987/88, alm de ter tomado uma deciso fundamental a respeito do sentido, da finalidade e da justificao do exerccio do poder estatal e do prprio Estado, reconheceu expressamente que o Estado que existe em funo da pessoa humana, e no o contrrio, j que o homem constitui a finalidade precpua, e no meio da atividade estatal.

Enquanto princpio fundamental, a dignidade da pessoa humana representa inegvel valor como norte das aes estatais, notadamente no que tange atuao do Estado em uma perspectiva social. De fato, as aes do Estado devem estar fundamentadas na incessante busca de viabilizar os direitos bsicos dos cidados, preservando a dignidade existente ou criando mecanismos para a sua

garantia. Neste sentido, para Sarlet (2001, p. 107-108):

46 [...] assume particular relevncia a constatao de que a dignidade da pessoa humana simultaneamente limite de tarefa dos poderes estatais. Na condio de limite da atividade dos poderes pblicos, a dignidade necessariamente algo que pertence a cada um e que no pode ser perdido ou alienado, porquanto, deixando de existir, no haveria mais limite a ser respeitado (considerado o elemento fixo e imutvel da dignidade).

Portanto, nesta perspectiva, os direitos referentes s condies bsicas de vida para o homem e sua famlia (moradia, alimentao, educao), os direitos de liberdade e igualdade, entre outros, correspondem diretamente s exigncias mais elementares da dignidade da pessoa humana. Assim, afirma o autor (2001, p. 107) que:

O que se percebe em ltima anlise, que onde no houver respeito pela vida e pela integridade fsica do ser humano, onde as condies mnimas para uma existncia digna no forem asseguradas, onde a intimidade e identidade do indivduo forem objeto de ingerncias indevidas, onde sua igualdade relativamente aos demais no for garantida, bem como onde no houver limitao do poder, no haver espao para a dignidade da pessoa humana, e esta no passar de mero objeto de arbtrio e injustias. A concepo do homem-objeto, como visto, constitui justamente a anttese da noo da dignidade da pessoa humana.

Verifica-se, pois que o respeito aos direitos humanos implica na concretizao da dignidade da pessoa humana. Dessa forma, tambm a idia de cidadania redefine-se inspirada na primazia da pessoa. Contemporaneamente, a idia de cidadania e direitos humanos praticamente se confunde, sendo oxigenada pelo princpio da dignidade da pessoa humana. Bertaso (1998) ao fazer uma re-leitura da cidadania, toma-a como um processo dinmico, capaz de incorporar avanos sociais, e mais do que isto, uma forma de responsabilidade individual e coletiva que cria e pe em funcionamento instituies que respeitem os direitos humanos, apresentando-se como resistncia aos centros de poderes que oprimem e excluem. Dessa forma, preceitua o autor (1998, p. 2) que a cidadania contemporaneamente, confunde-se com o conjunto dos Direitos Humanos, vindo a materializar-se pelo sistema de garantias sociais.

47

No mesmo sentido, entende Warat (2000, p. 59) que: [...] Direitos Humanos e cidadania so expresses que vo adquirindo, dia-a-dia, significados fortemente equivalentes. Termos com os quais se termina dizendo o mesmo. Dessa forma, preceitua ainda o autor (2000, p. 59) que:

O direito ao direito da cidadania adquire, uma importncia maior devido intensa quantidade de atos que, em nome de uma idia distorcida de cidadania, exercitam o preconceito contra o estrangeiro, condenam as diferenas e impem a excluso social de um outro vivido como ameaa. Por isso, muito importante ecologizar o conceito de cidadania, romper com a esteriotipao de sua concepo liberal, moderna. A idia moderna de cidadania gerou um sentido negativo que necessrio questionar, do contrrio, nunca conseguiremos chegar a um estado de cidadania.

Assim, o autor refere que uma convivncia sustentvel deve se realizar atravs do respeito aos Direitos Humanos e da construo de um paradigma ecolgico, instaurando condies de possibilidade do futuro. Nesta perspectiva, a ecocidadania (como paradigma ecolgico) seria a possibilidade de recompor permanentemente a sociedade numa resposta

emancipatria sustentvel, conforme o nobre pesquisador (2000, p. 51):

ecocidadania

como

uma

necessidade

de

compreender

as

transformaes, as resistncias e as transgresses que precisam ser efetuadas para garantir o nosso direito ao futuro, para comprometer o homem na preservao da existncia em todas suas modalidades e a supresso de uma forma de sociedade que acelera a invisvel atuao das tendncias destrutivas (pulso de morte).

A ecocidadania, no entendimento do filsofo do direito, como um direito do amanh que compromete o homem na preservao da existncia, resultaria de revolues do sistema de valores existenciais, buscando formas de aceitao da alteridade e dos vnculos, atravs da instaurao de valores no derivados do lucro ou do consumo. A ecocidadania, segundo Warat (2000, p. 52) como potncia de vida, transformadora das condies de existncia e construtora da realidade. A ecologia como cuidado da vida, [...] a cidadania como cuidado frente aos poderes

48

que tem fundamentam a explorao e a alienao, refere o jurista (2000, p. 54). Resume o autor (2000, p. 55) [...] podemos estabelecer algumas garantias para a continuidade da vida, aprendendo a no ser maltratados, num paradigma transmoderno de possibilidades positivas de superao dos efeitos negativos da modernidade. Deve-se estabelecer, segundo Warat (2000, p. 8), um paradigma ecolgico sustentado pelo [...] compromisso de solidariedade com o amanh: uma forma de solidariedade com as geraes que nos seguiro, para que possam viver em condies dignas de liberdade, sade e existncia material. Em uma perspectiva ecolgica, conclui o jurista (2000, p. 8), o Direito do amanh [...] deve ser tica e legalmente protegido como direito fundamental das geraes vindouras. Consoante Warat (2000, p. 55), a cidadania deve ser vista como um paradigma solidrio, a cidadania como um reclamo tico-esttico-poltico por uma melhor qualidade de vida social; a possibilidade de algo mais digno para o conjunto de uma sociedade. Dessa forma, verifica-se que para se garantir a possibilidade de futuro far-se- necessria a construo de novos paradigmas, tendo a cidadania, a dignidade e os direitos humanos como alicerces. J para Bertaso (1998), o cidado, enquanto inserido no processo democrtico, dever participar atravs de movimentos sociais, assumindo o papel de gerenciador das demandas polticas e dessa forma sendo responsvel por monitorar a representao poltica. Para ele (1998, p. 78):

As aes para reverter as causas que proporcionam a destruio da natureza e a degradao da condio da vida seriam pautadas por um projeto global de transformao social e em cada pas e em escala planetria. Visar-se-ia romper com as fronteiras existentes entre a ecologia e a poltica. A cidadania cvica abriria espao para a ecologia poltica: cidadania, ecologia, e democracia estariam juntas nesse movimento.

Assim, para resistir cultura do mercado e banalizao da vida social e de seus valores, a cidadania deve ser entendida como uma maneira de recuperar a dimenso dos avanos conquistados pelos direitos humanos, para o autor (1998, p. 86):

49 As bases que deram origem s mais variadas aes na defesa da vida no planeta, atravs dos movimentos ecolgicos, vindo a concorrer para a democratizao dos espaos mundiais e a universalizao dos direitos humanos, foram demarcadas pelos princpios ensejados, inicialmente, a partir do encontro sobre o Desenvolvimento Sustentvel. A solidariedade emergente nessas propostas abriram novas reas de cooperao regulao do capital mundializado: o direito ao desenvolvimento deve estar direcionado s necessidades atuais, da mesma forma, no devendo estar dissociado do direitos das geraes futuras.

Dessa forma, a cidadania se realizaria numa concepo ecolgica de preservao da vida, contra a ao capitalista predatria que aniquila os direitos humanos. Evidencia-se, nessa perspectiva, que somente atravs da instaurao de valores como o da cidadania, identificada com os direitos humanos e alicerada na dignidade da pessoa humana, poder-se- cogitar a viabilizao da solidariedade e a sustentabilidade da vida, atravs da humanizao social.

3.3 As Concepes de Cidadania para o Sculo XXI (Devir Cidadania local/global)

As concepes de cidadania vm se transformando, em razo das mudanas histricas que provocam na sociedade o desejo por novas demandas, acarretando a instaurao de novos valores sociais. Dessa forma, o sculo XXI inicia-se apontando para o desenvolvimento de uma nova concepo de cidadania que abarcaria as dimenses locais e globais, uma articulao com os valores das localidades com aqueles universais. Assim, a viso da cidadania nacional que se consagrou historicamente na modernidade vai se esgotando, na medida em que vai se consolidando o devir cidadania global na ps-modernidade. Embora os direitos de cidadania exeram-se tradicionalmente, na

modernidade, no interior de um Estado-Nao, preceitua Vieira (2001, p. 221):

Alguns elementos recentes parecem enfraquecer essa relao entre cidadania e Estado nacional, entre os duais, poderamos citar (a) os Direitos Humanos Internacionais os direitos do indivduo no so mais

50 protegidos apenas pelo Estado-nao; (b) as migraes em massa, que mudam a composio da populao, que deixa de ser homognea; (c) a globalizao - a informao e a comunicao no esto mais confinadas s fronteiras nacionais.

Assim, o autor (2001, p. 221) observa que [...] a intensificao e a acelerao das interconexes globais e regionais em curso geram conseqncias transformadoras na democracia poltica e na cidadania democrtica de base territorial. Nessa perspectiva, o Estado-nao como ente privilegiado na proteo dos cidados comea a sofrer interferncias internacionais. Consoante o referido jurista (2001, p. 221-222) [...] a soberania nacional comea a perder fora. Um bom exemplo a Unio Europia, onde existe a possibilidade de apelar ao Conselho Europeu, por cima dos Estados. Quebra-se, ento a idia que se tinha de que s o Estado teria jurisdio sobre os cidados, pois [...] a integrao europia comea a apontar na direo de uma cidadania europia supranacional. O estreito vnculo entre Estado e nao comea a romper-se, refere Vieira (2001, p. 222). Mas Bertaso (1998, p. 169) coloca da seguinte forma: a globalizao que vai se configurando a partir dos princpios (ideais) neoliberais enseja a ruptura na relao cidado-Estado Nacional, e admite a articulao de uma cidadania local e global, simultaneamente. Dessa forma, para o autor (1998, p. 150):

A participao do cidado na preservao da vida e dos recursos para as geraes futuras, remete a uma espcie de cidadania voltada para a defesa de todas as formas de vida, ou seja, o gozo e o exerccio dos direitos implicaria no dever cvico de devolver o meio ambiente e a vida preservados s geraes futuras. A cidadania partiria dos vnculos, no necessariamente com o Estado e com a Norma, mas com princpios (plurais culturais mnimos), que, embora partindo de aes localizadas, conectar-se-iam com a defesa cvica de um sistema produo e com a preservao da vida em nvel planetrio.

A cidadania, ento, dimensionar-se-ia tambm para se realizar num plano global, vindo a ocorrer a democratizao dos espaos mundiais e a universalizao dos direitos humanos.

51

Assim, preceitua Vieira (2001, p. 222) que a globalizao econmicafinanceira, social e cultural enfraquece de tal modo o Estado que este no pode mais defender direitos e deixa de ser o lugar bsico da cidadania. Todavia destaca o jurista (2001, p. 222) que [...] no se pode esquecer que a cidadania enfatiza a idia de igualdade contra a desigualdade econmica e social. Nesse sentido, o padro da cidadania ainda o Estado-nao. Muito embora sinalize o autor (2001, p. 249) que Tudo indica que a construo do futuro tende a transformar a cidadania nacional, surgida com os Estados territoriais modernos do Ocidente, em foras sociais transnacionais, abrindo caminho para a criao de uma sociedade civil emergente. Conclui assim Vieira (2001, 253):

A cidadania global repousa, assim, na noo de sustentabilidade, fundada na solidariedade, na diversidade, na democracia e nos direitos humanos, em escala planetria. Com razes locais e conscincia global, as organizaes transnacionais da sociedade civil emergem no cenrio internacional como novos atores polticos, atuando, em nome do interesse pblico e da cidadania mundial, no sentido de construir uma esfera pblica transnacional fertilizada pelos valores da democracia cosmopolita.

Verifica-se, nesta perspectiva, que o devir cidadania global partir da reconstruo do modo pelo qual se tem efetuado aes no plano mundial. Ento, os cidados, alm de realizar a cidadania em nvel local, tambm teriam representatividade e responsabilidade na esfera global. Trata-se assim, consoante Linklater apud Vieira (2001, p. 260) de [...] conhecer formas de participao e representao em estruturas supranacionais e, simultaneamente, formas mais reduzidas em escala, com incremento de poder em comunidades locais [...]. Vista sob esse prisma, o devir cidadania global pode ser considerado um plus aos cidados locais, acentuando sua participao num mbito acima dos Estados nacionais, os quais, com o advento da globalizao, perderam poder diante da esfera internacional que cada vez mais tem direcionado os rumos da vida. Assim, o cidado local dever agir localmente, agindo contudo com respeito esfera global, inviabilizando-se desse modo todas as formas de atuao que atentem contra a conscincia ecolgica da vida e em desrespeito aos direitos humanos.

52

CONSIDERAES FINAIS

Ao final deste estudo monogrfico, no se pretende construir ou refutar teorias jurdicas, mas to somente apresentar pontos obtidos pela articulao entre os tpicos abordados em cada captulo. No se busca ainda concluir ou encerrar o assunto, objetivando apenas resgatar alguns aspectos desenvolvidos ao longo do texto e que, neste momento, fazem-se importantes como referncia. Quanto aos direitos humanos, em seu surgimento, podem ser divididos em pelo menos quatro geraes de direitos emergidas em momentos histricos distintos. A primeira gerao de direitos compreende os direitos civis e polticos e representam a luta dos indivduos contra o Estado Absoluto. Implica em direitos de liberdades negativas, os quais tm o Estado como garantidor, ficando, todavia, este proibido de intervir nas relaes da esfera das liberdades civis. Seguiram-se queles os direitos de segunda gerao, os quais tm origem a partir da Revoluo Industrial, dada a articulao de movimentos, como o dos trabalhadores, que passaram a exigir demandas de proteo social, e no apenas direitos individuais, passando assim o Estado a desempenhar uma funo positiva, intervindo para assegurar direitos. O desenvolvimento desenfreado da sociedade capitalista, pelo desempenho de aes predatrias ao meio-ambiente, fez emergir novas demandas solidrias de proteo vida, o que refletiu no advento dos direitos de terceira gerao. Por fim, o avano das pesquisas genticas despertou a sociedade para questes ticas. As descobertas cientficas encontraram nos direitos de quarta gerao um limite para que no se coloque em risco a segurana de toda a sociedade. Em relao cidadania, na antiguidade, encontram-se trs momentos que merecem referncia: a cidadania grega, a cidadania romana e a cidadania medieval. Na Grcia, consideravam-se cidados um nmero reduzido de indivduos que constituam a polis, assim poucos privilegiados tinham capacidade para exercer direitos. Em Roma, a situao no foi muito diferente, todavia, para ampliar o Imprio, concedeu-se cidadania romana a um nmero maior de indivduos. Houve

53

ainda muitos excludos dos privilgios dos cidados. Na era medieval, a cidadania continuou servindo como meio de dominao social, concedendo direitos a poucos indivduos, submetendo o restante ao sistema de vassalagem. Na modernidade, momento em que teve incio o processo de incorporao de direitos humanos, as lutas sociais culminaram na consagrao do sujeito de direitos, estendendo-se a dimenso da cidadania a um aspecto nacionalista. Dessa forma, a partir da Revoluo Francesa, momento em que nasceu o Estado Moderno, a idia de cidadania comeou a ampliar-se, encontrando respaldo para sua realizao nos limites territoriais do Estado a partir de um rol de direitos fundamentais. No Brasil, a trajetria dos direitos humanos e suas garantias perpassaram vrias constituies formalistas, at chegar a Constituio Cidad de 1988, em que se consagrou direitos de primeira, segunda e terceira geraes. Da mesma forma, a cidadania no pas passou a ter uma conotao efetiva e includente a partir da positivao dos direitos humanos no texto constitucional de 1988, momento em que o tema foi tratado com a relevncia merecida. Todavia, verifica-se que muito ainda h que se fazer para tornar cidados uma grande parcela da populao brasileira que vive marginalizada, excluda de qualquer forma de interao social. Das principais dimenses de cidadania, a dimenso liberal contribuiu para fortalecer as liberdades individuais, j a dimenso republicana assegurou a participao popular e o incremento da democracia, atravs dos debates pblicos das questes sociais ou coletivas. Ambas as concepes, cada qual a seu modo, deixaram marcadas na cidadania tanto a dimenso jurdica das garantias individuais quanto aquelas polticas de cunho popular e coletivo, dando a este instituto o patamar de qualidade que possui. Assim, na contemporaneidade, a idia de cidadania e direitos humanos praticamente fundiu-se, oxigenados pelo princpio da dignidade da pessoa humana. Nesta perspectiva, busca-se construir a cidadania, tendo por base um paradigma ecolgico, capaz de servir preservao da vida. O resgate dos valores da cidadania, dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana tornaram-se indispensveis nesse contexto. No entanto, a cidadania, limitada ao territrio nacional, vem perdendo fora com o advento de poderes supranacionais, como o caso dos blocos de Estados que vo se constituindo e criando novos espaos para os cidados exercerem seus

54

direitos, ou seja, os novos poderes supranacionais, no caso da Unio Europia, instituram um novo status de cidadania distinto do status de cidado nacional, dando a este instituto um novo impulso quanto s liberdades coletivas. Por isso, a cidadania encontra no sculo XXI uma tendncia a dimensionar-se num plano global, vindo contribuir para a universalizao dos direitos humanos, articulando a cidadania local com uma cidadania global ou cosmopolita.

55

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Cidadania: do direito aos direitos humanos. So Paulo: Ed. Acadmica, 1993. BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar na ps-modernidade. Trad. Mauro Gama et alli. Rio de janeiro: Zahar, 1998. BERTASO, Joo Martins. Devir-Cidadania: as (im)possibilidades na leitura freudiana. Dissertao (Mestrado em Direito), Florianpolis: UFSC, 1998. ______. A cidadania moderna: a leitura de uma transformao. In.: Cidadania e nacionalidade: efeitos e perspectives: nacionais regionais-globais. Junior; Odete Maria de Oliveira (org.). Iju: UNIJU, 2002. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campos, 1992. BRASIL, Constituio (1988). Repblica Federativa do Brasil. Porto Alegre: Ordem dos Advogados do Brasil, 1988. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. DAL RI JUNIOR, Arno. Evoluo histria e fundamentos polticos - jurdicos da cidadania. In.: Cidadania e nacionalidade: efeitos e perspectives: nacionais regionais-globais. Arno Dal Ri Junior; Odete Maria de Oliveira (org.). Iju: UNIJU, 2002. DIMENSTEIN, Gilberto. Democracia em pedaos: direitos humanos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. LAFER, Celso. A reconstruo dos direitos humanos: um dilogo como pensamento de Hannah Arendt. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. LEAL, Rogrio Gesta. Direitos humanos no Brasil: desafios democracia. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral, Arno Dal Ri

comentrios aos arts. 1 a 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudncia. So Paulo: Atlas, 2002.

56

PILAU, Teoria constitucional moderno-contempornea e a positivao dos direitos humanos nas constituies brasileiras. Passo Fundo: UPF, 2003. SARLET, Ingo Wolfgang. A eficacia dos directos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalizao. Rio de janeiro: Record, 2001. WARAT, Luis Alberto. Por quem cantam as sereias. Porto Alegre: Sntese, 2000.

You might also like