You are on page 1of 13

1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade

COLEGIADO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - COEP

RESOLUÇÃO COEP No008/2010 Aprova as Normas de relativas às atividades Estágio Curricular

Supervisionado.

Considerando a obrigatoriedade da realização de estágios curriculares supervisionados, estabelecida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, do Conselho Nacional de Educação, aprovada em 12 de dezembro de 2001, o COEP – Colegiado Especial de Curso de Engenharia de Produção/Campus João Monlevade da Universidade Federal de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais, resolve estabelecer as normas relativas ao Estágio Supervisionado, descritas a seguir:

DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Art 1º. A Atividade de Estágio Supervisionado constitui um procedimento de natureza pedagógica, inerente à estrutura curricular do Curso de Engenharia de Produção, podendo constituir-se em atividade de pesquisa e/ou extensão, no âmbito de uma estratégia de formação profissional, visando à relação teoria-prática, em termos de aperfeiçoamento técnico-científico e sócio-cultural. Art 2º. O Estágio Supervisionado é uma atividade desenvolvida junto a instituições públicas, empresas privadas ou organizações não governamentais, caracterizada pelo binômio educação-trabalho, sendo regida por normas legais e passível, portanto, de fiscalização.

Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37, nº 115 - Bairro Loanda - Caixa Postal 24 – CEP: 35.930970 - João Monlevade /MG – Brasil - Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage ; www.ufop.br - email: secretaria@decea.ufop.br

nº 115 . inerente à atividade da formação de mão-de-obra especializada para atender a demanda do mercado.2008. 48/76 do CFE. e alterado pela lei 11. onde o estudante estiver inserido. 4º.br . DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS Art. Oportunizar ao aluno o contato com a prática. Incentivar a ação voluntária. Cumprir a responsabilidade social.788. III. de 18. Promover a integração dos discentes do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto com a comunidade local e regional.930970 .ufop.82.76. e VI. o Estágio Curricular Supervisionado passou a constituir uma atividade curricular obrigatória.08. cujos objetivos precípuos podem ser assim enumerados: I. II. exige supervisão.04. oportunizando a execução de tarefas relacionadas com sua área de interesse. acompanhamento e avaliação por órgão responsável da Universidade. Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.ufop. instituído pela Resolução nº. de 25. não constitui atividade de produção ou isenta de demandas judiciais. de 27. O Estágio Supervisionado não é exercício profissional nem atividade pura e simples de treinamento ou iniciação. Contribuir na preparação do aluno para o início de suas atividades profissionais.João Monlevade /MG – Brasil .09. foi regulamentado pelo Decreto Presidencial nº. www.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .Caixa Postal 24 – CEP: 35.email: secretaria@decea. IV.br .497. A partir desta lei. O Estágio Curricular Supervisionado. V.2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade Art 3º. Complementar a formação do aluno através do desenvolvimento de habilidades relacionadas com o seu campo de atuação profissional. proporcionando-lhe uma oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas existentes e oferecendo-lhe oportunidades de executar tarefas relacionadas com sua área de interesse.Bairro Loanda . 87.

DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art 6º. a ser apresentado pelo aluno após o cumprimento da quantidade de horas mínimas de estágio especificada no Art 9º da presente resolução. formulário (Anexo I desta resolução) de preenchimento obrigatório pelo aluno no início do semestre. O estagiário no final de suas atividades entregará ao professor responsável. § 2º.3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade DA COORDENAÇÃO Art 5º. Cabe também ao professor responsável o deferimento do relatório descritivo breve em formulário próprio (Anexo II desta resolução).email: secretaria@decea. nº 115 . o formulário comprovante de realização da atividade de Estágio Curricular Supervisionado (anexo II) preenchido pelo orientador representante da empresa juntamente com o relatório final (anexo III) no prazo estabelecido pelo Art 7º. www. As atividades relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado serão acompanhadas por um professor responsável do Curso de Engenharia de Produção. O estagiário só poderá dar início às atividades de estágio após a assinatura do plano de estágio (Anexo I) pelo Professor Responsável.ufop. que enviará ao professor responsável uma lista contendo os estagiários registrados no semestre corrente. análise e adequação do Plano de Estágio.Caixa Postal 24 – CEP: 35. § 1º. § 1º.ufop.br . § 2º. A realização do estágio se dará mediante o termo preenchido e assinado pelas duas partes (representante da empresa e chefe do departamento do curso de Engenharia de Produção). e cadastrado na Seção de Ensino. indicado pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Produção e pelo Departamento de Engenharia de Produção/Campus João Monlevade. § 3º.João Monlevade /MG – Brasil . O aluno estará apto a iniciar o Estágio Curricular Supervisionado após o início do quinto período do Curso de Engenharia de Produção. e ter concluído no mínimo 1200 horas.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage . Compete ao Professor Responsável o recebimento.Bairro Loanda . em 3 (três) vias. Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.br .930970 .

João Monlevade /MG – Brasil .ufop. Somente será considerado válido o estágio cujo período de realização se inicie após a assinatura do termo de compromisso pelas partes sempre envolvidas: universidade. que deverá possuir conhecimento específico na área onde o estagiário esteja realizandos suas tarefas.As atividades do estágio. Parágrafo Único . segundo o calendário acadêmico.br . Art 8º.Bairro Loanda . assim como o ramo da empresa. deverão ser obrigatoriamente afins com as áreas relacionadas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). DA SUPERVISÃO E DA ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO ESTÁGIO Art 10º. com prazo final encerrando 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do período letivo. aluno e empresa.930970 . A carga horária das atividades de Estágio Supervisionado (somatório dos estágios realizados) nunca deverá ser inferior a 160 (cento e sessenta) horas.O aluno que não entregar dentro do prazo a documentação para efetivação do estágio fará o processo no início do próximo período. O período para cadastro do estágio do semestre corrente tem início na primeira semana de aula.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage . A supervisão das atividades inerentes ao estágio ficará a cargo do Professor Responsável e a orientação a cargo do profissional funcionário da empresa em que o aluno realiza o estágio.email: secretaria@decea.br . Art 9º. Parágrafo Único . de forma a caracterizar atividades de Engenharia de Produção.ufop. A entrega do formulário comprovante de realização da atividade de Estágio Curricular Supervisionado (anexo II) e o relatório final (anexo III) devem ser entregues no máximo até 15 (quinze) dias antes do término do período letivo.4 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade Art 7º.Caixa Postal 24 – CEP: 35. nº 115 . Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37. www.

iii. à Seção de Ensino. nº 115 . O aluno deverá entregar ao professor responsável. Art 14º. devidamente preenchido. com base na coerência das atividades desempenhadas pelo aluno em relação ao Plano de Estágio apresentado inicialmente e na avaliação do supervisor de estágio. O professor responsável encaminhará o formulário dos alunos aprovados e reprovados. A avaliação do Estágio Supervisionado será realizada pelo professor responsável.ufop.João Monlevade /MG – Brasil . será recomendado ao aluno a realização de um novo estágio. Art 13º. a documentação relativa à atividade de Estágio Curricular Supervisionado que constará de: i.email: secretaria@decea. ii. www. Anexo II (Relato das Atividades de Estágio Supervisionado) emitido pelo concedente do estágio.br . Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.Bairro Loanda .5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Art 11º. devidamente preenchido. Anexo I (Plano de Estágio Supervisionado) preenchido e autorizado pelo Professor Responsável com data anterior ao início do estágio.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .br . DA AVALIAÇÃO DO ALUNO Art 12º. dentro do prazo determinado pelo Art 7º.930970 . Relatório de Estágio Curricular Supervisionado conforme padrão (anexo III).Caixa Postal 24 – CEP: 35.ufop. nos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico. apresentado em 01 (uma) via. Em caso de indeferimento do Plano de Estágio ou do Relatório. O resultado da avaliação será o deferimento ou indeferimento da atividade.

Bairro Loanda . Esta Resolução entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Colegiado Especial de do Curso de Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção/Campus João Monlevade. nº 115 . Karine Araújo Ferreira Presidente do Colegiado de Curso de Graduação Engenharia de Produção Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.930970 .6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art 15º.João Monlevade /MG – Brasil .ufop. uma via original ficará arquivada no Colegiado de Curso de Engenharia de Produção.br . Os casos não previstos neste regulamento serão analisados e dirimidos pelo Colegiado de Curso de Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção do Campus João Monlevade. www. Da documentação referida no Art. Art 17º.br . 21 de Junho de 2010. 11º.Caixa Postal 24 – CEP: 35. Art 16º.ufop.email: secretaria@decea.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage . João Monlevade.

ufop.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage . Dados sobre o estágio Setor/Departamento em que atuou: Área da ABEPRO: Nome do Supervisor/Responsável: Telefone do Supervisor/Responsável e-mail do Supervisor/Responsável 5.João Monlevade /MG – Brasil .Bairro Loanda .Caixa Postal 24 – CEP: 35.930970 . Identificação da Empresa Nome: CNPJ: Área de Atuação/Competência: Endereço: Cidade: Estado: Local de realização do estágio (especificar abaixo se for diferente): 4. Dados do candidato ao estágio Nome: Período Cursado: Carga Horária Diária Pretendida: Extra Curricular Matrícula 3.email: secretaria@decea. Resumo das atividades (Listar as atividades a serem desempenhadas pelo estagiário) Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37. nº 115 .ufop. Modalidade do Estágio Curricular 2.7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade ANEXO I PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Engenharia de Produção 1.br .br . www.

www.ufop. tenho ciência do objetivo deste plano de estágio e comprometo-me a garantir ao estagiário.__________________________________________.ufop.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .Bairro Loanda . podendo oferecer também outras atividades correlacionadas. Cronograma (Apresentar a estimativa de duração em horas ou dias de cada atividade listada no item 4.br . no mínimo.João Monlevade /MG – Brasil . Ex: Atv01 – 40h ou Atv02 – 10 dias) Termo de Ciência Eu. as atividades acima enumeradas. Local:_________________________ Data: _____/____/_____ _______________________________ Assinatura do Supervisor (Empresa) Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37. responsável pelo acompanhamento de _________________________________________________. nº 115 .Caixa Postal 24 – CEP: 35.email: secretaria@decea.930970 . conforme andamento da atividade de estágio.br .8 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade 6.

João Monlevade /MG – Brasil . Destaque pontos positivos e negativos observados 4.br .email: secretaria@decea.ufop. Dados do candidato ao estágio Nome: Período Cursado: Período do estágio: a Horas/Dias: Matrícula 2. nº 115 . www. Parecer do Supervisor (Empresa) O desempenho do estagiário foi: ( ) Excelente ( ) Bom ( ) Regular Qualidades do estagiário: ( ) Insuficiente Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.930970 . Descrição das atividades desenvolvidas (descreva objetivamente as atividades realizadas) 3.br .Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .Caixa Postal 24 – CEP: 35.9 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade ANEXO II RELATO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Engenharia de Produção 1.ufop.Bairro Loanda .

br .Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .ufop.930970 .1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade Deficiências do estagiário: Local:_________________________ Data: _____/____/_____ ________________________________ Assinatura do Supervisor (Empresa) 5.João Monlevade /MG – Brasil .ufop.br . nº 115 . www.Caixa Postal 24 – CEP: 35.Bairro Loanda . Parecer do professor responsável pela atividade de estágio no Curso de Engenharia de Produção Local:_________________________ Data: _____/____/_____ _________________________________ Responsável do curso de Engenharia de Produção Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.email: secretaria@decea.

João Monlevade /MG – Brasil .email: secretaria@decea. a 2 cm da borda superior. nº 115 . Títulos das sub-seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos.930970 . alinhado à esquerda. I. referências. VI. branco. devem ser centralizados. IX. sumário. Títulos. 3. VII.br .br . anexo(s) e índice(s)). IV. www. lista de símbolos. agradecimentos. III. VII. tamanho 12. II. ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. em algarismos arábicos. Fonte: Arial. V. VIII.5. no canto superior direito da folha. em tamanho menor.1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade ANEXO III RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO Formatação: Alinhamento: justificado espaçamento um e meio.0 cm. Numeração das páginas é colocada a partir da primeira folha textual. Margens: Superior e à esquerda. à direita e inferior. apêndice(s). V. Capa Folha de Rosto Introdução Objetivos (geral e específicos) Perfil da empresa Desenvolvimento Conclusão Referências Bibliográficas Anexo II Segue anexo Modelo de Capa e Contra Capa: Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.0 cm. resumos. 2. IV. espaço 1. separado por um espaço de caractere.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .Caixa Postal 24 – CEP: 35. glossários. III.ufop. sem indicativo numérico (errata. Papel: Formato A4.ufop. VII. Indicativo numérico de uma seção precede seu título. O relatório de estágio curricular é dividido e apresentado na ordem: I. II. VI.Bairro Loanda .

Bairro Loanda . nº 115 .Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage .Caixa Postal 24 – CEP: 35.br . www.João Monlevade /MG – Brasil .ufop. Junho de 2010 Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.930970 .email: secretaria@decea.br .ufop.1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome do aluno João Monlevade.

João Monlevade.João Monlevade /MG – Brasil .br . Professor orientador: ou Supervisor do estágio na empresa (ou ambos) João Monlevade.Telefax: (0xx31) 3852-8709 Homepage . www. nº 115 .email: secretaria@decea.br .Caixa Postal 24 – CEP: 35. Junho de 2010 Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DECEA Rua 37.930970 .1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Colegiado do Curso de Engenharia de Produção Campus João Monlevade UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome do aluno Relatório das atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia de Produção.ufop.ufop.Bairro Loanda .