You are on page 1of 55

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC

ALMÉRIO MELQUÍADES DE ARAÚJO Coordenador de Ensino Médio e Técnico

UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO

ORIENTAÇÕES GERAIS DO TCC

IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS pedagogic.supervisao@centropaulasouza.sp.gov.br

Sumário

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no Ensino Técnico Objetivos Descrição Orientação do TCC Características Fundamentais do TCC Avaliação do TCC Competências Gerais desenvolvidas no TCC Carga Horária Regulamento Geral – Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Proposta de Sistemática de Avaliação do TCC Componente Curricular – Planejamento do TCC Componente Curricular – Desenvolvimento do TCC Estrutura do TCC Apresentação Gráfica Como apresentar Referências Bibliográficas Bibliografia recomendada ao professor APÊNDICE - Cronogramas de Atividades Docentes

3 6 7 8 11 12 12 13 15 19 29 35 46 49 50 51 52

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC

2

O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

– TCC NO ENSINO TÉCNICO

Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei. Benjamim Franklin

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC configura-se em uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação profissional. Tal atividade, que representa o resultado de um estudo, revela conhecimento a respeito do tema escolhido, emanado do desenvolvimento dos diferentes Componentes Curriculares da Habilitação Profissional. A formação profissional em diferentes áreas tem sido sempre atrelada à formação teórica de uma forma cartesiana: a teoria desvinculada da prática e a prática como conseqüência de uma sólida formação teórica, Schön (2000). O TCC traz como proposta uma formação profissional pautada na interação da teoria com a prática, em um ensino reflexivo, baseado no processo de reflexãona-ação, ou seja, um ensino cujo aprender por meio do fazer seja privilegiado; um ensino cuja capacidade de refletir seja constantemente estimulada a partir da interação professor-aluno em diferentes situações práticas. A perspectiva de desenvolvimento do TCC no ensino técnico permitirá a formação de profissionais criativos, que poderão dar conta das diferentes demandas que a prática profissional lhes impõe. O TCC, uma vez tratado como promotor da reflexão-na-ação, oferecerá a possibilidade de introdução de um design renovador para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, torna-se necessária a vinculação do ensino oferecido no ambiente escolar com o mundo do trabalho e com a prática social do educando, de maneira a refletir a essência atribuída a todos os programas de formação profissional pela atual LDB. A articulação da escola com a comunidade torna-se imprescindível e deverá ser assumida pela Unidade de Ensino como premissa para o desenvolvimento de seu Projeto Pedagógico. A prática profissional necessária para formação de técnicos deve ser entendida como procedimento didático integrante ao Projeto Pedagógico da escola,
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 3

contemplando estratégias de implantação, desenvolvimento e avaliação, conforme os objetivos estabelecidos. A propriedade da educação profissional de nível técnico depende primordialmente da aferição simultânea das expectativas dos indivíduos, das demandas do mundo do trabalho e da sociedade, além das conjunturas socioeconômicas regionais, portanto, a aproximação da comunidade escolar aos diferentes segmentos da comunidade externa, seja na forma de oportunidades de estágio, seja na forma de parcerias para realização de projetos, permitirá a incorporação de novos conhecimentos e de novas metodologias. As atividades desenvolvidas em contexto real colocam o aluno diante de situações inusitadas, que exigem respostas criativas e viáveis sob o ponto de vista técnico e econômico e permitem a verificação da aplicabilidade imediata dos conceitos tratados na escola e, por conseguinte, permitem o desenvolvimento de competências profissionais valorizadas pelo mundo do trabalho. Do Parecer CNE/CEB nº 16, aprovado em 05/10/99, orientador das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, é possível extrair fundamentos para a inserção do TCC na Organização Curricular do Ensino Técnico:
A vinculação entre educação e trabalho, na perspectiva da laborabilidade, é uma referência fundamental para se entender o conceito de competência como capacidade pessoal de articular os saberes (saber, saber fazer, saber ser e conviver) inerentes a situações concretas de trabalho. O desempenho no trabalho pode ser utilizado para aferir e avaliar competências, entendidas como um saber operativo, dinâmico e flexível, capaz de guiar desempenhos no mundo do trabalho em constante mutação e permanente desenvolvimento. Este conceito de competência amplia a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos de educação profissional, na medida em que exige a inclusão, entre outros, de novos conteúdos, de novas formas de organização do trabalho, de incorporação dos conhecimentos que são adquiridos na prática, de metodologias que propiciem o desenvolvimento de capacidades para resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo e ter autonomia intelectual, num contexto de respeito às regras de convivência democrática. (...) um exercício profissional competente implica em um efetivo preparo para enfrentar situações esperadas e inesperadas, previsíveis e imprevisíveis, rotineiras e inusitadas, em condições de responder aos novos desafios profissionais, propostos diariamente ao cidadão trabalhador, de modo original e criativo, de forma inovadora, imaginativa, empreendedora, eficiente no processo e eficaz nos resultados, que demonstre senso de responsabilidade, espírito crítico, auto-estima compatível, autoconfiança, sociabilidade, firmeza e segurança nas decisões e ações, capacidade de

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC

4

autogerenciamento com autonomia e disposição honestidade e integridade ética (Opus citatum).

empreendedora,

A articulação e correlação dos diferentes componentes curriculares com as experiências cotidianas, vivências profissionais e avanços do setor produtivo permitem ratificar, retificar e / ou ampliar o campo de conhecimento.

Figura 1 - Articulação

ENSINO TÉCNICO

Aplicabilidade
(pesquisa e desenvolvimento de projetos)

MUNDO DO TRABALHO

SISTEMÁTICA DE ARTICULAÇÃO E CORRELAÇÃO DOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES COM AS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS, DENTRO E FORA DA ESCOLA, PARA RATIFICAR, RETIFICAR E/OU AMPLIAR O CAMPO DE CONHECIMENTO.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC

5

II. III. promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profissional. Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização de currículos. IV. VI. desenvolvendo valores inerentes à cultura do trabalho. permitindo a verificação do desempenho dos alunos.OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Promover a interação da teoria e da prática. Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos. Promover a efetiva interdisciplinaridade trabalho. Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social. no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 6 . segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso. Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico. V. Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos. do trabalho e da educação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS I. na própria escola ou nas instituições parceiras.

por meio de regulamento específico. que somada à pesquisa bibliográfica dará o embasamento prático e teórico necessário para o desenvolvimento do trabalho. que poderá ser realizada no local de estágio supervisionado. memórias de cálculos e demais reflexões de caráter teórico e metodológico pertinentes ao tema. Caso seja adotada a forma de proposta de projeto. desenvolvido mediante controle. permitirá aos alunos o conhecimento do campo de atuação profissional. devidamente acompanhados pelas respectivas especificações técnicas. podendo exprimir-se por meio de um trabalho escrito ou de uma proposta de projeto. orientação e avaliação docente. com suas peculiaridades. quando for o caso. conforme a natureza e o perfil de conclusão da habilitação profissional. A pesquisa empírica deverá contemplar uma coleta de dados. ou por meio de visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área. cuja temática a ser abordada deverá estar contida no âmbito das atribuições profissionais da categoria. O desenvolvimento do TCC pautar-se-á em pressupostos interdisciplinares. O TCC deverá envolver necessariamente uma pesquisa empírica. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 7 . memorial descritivo. Caberá a cada escola definir.DESCRIÇÃO A sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão. Ao considerar que o efetivo desenvolvimento de competências implica na adoção de sistemas de ensino que permitam a verificação da aplicabilidade dos conceitos tratados em sala de aula. atendendo as especificidades dos cursos que oferece. crie oportunidades para que os alunos construam e apresentem um produto final – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. os produtos poderão ser compostos por elementos gráficos e/ou volumétricos (maquetes ou protótipos) necessários à apresentação do trabalho. demandas e desafios. torna-se necessário que cada escola. as normas e orientações que nortearão a realização do Trabalho de Conclusão de Curso.

é esperada uma nova postura para condução do processo de ensino-aprendizagem. discutem resultados e constroem produtos educacionais. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 8 . Dessa forma. atuantes e construtivos. integrar teoria e prática como momentos indissociáveis do processo de ensino-aprendizagem. à investigação. à análise e à resolução de problemas. desenvolver competências e habilidades relativas ao diagnóstico. promover o amadurecimento de instrumentos teórico-metodológicos específicos que contribuam na produção de conhecimentos. Caberá ao professor conduzir o processo de ensino-aprendizagem dentro dos seguintes propósitos (PARECER CNE/CEB n. Demo (1991) diz que o que se espera do professor vai além do formato expositivo das aulas. na formação de sujeitos críticos e autocríticos. criando oportunidades para ele busque o conhecimento em diferentes fontes e apliqueo em situações reais. assim. direcionando e articulando as reflexões entre os alunos. no qual professor e alunos desenvolvem o processo de investigação de problemas extraídos do contexto real da área profissional. Para tanto. um dos fundamentos principais do método a ser adotado no desenvolvimento do TCC é ensinar o aluno a aprender. da retórica e da aparência externa. Nota-se. 35/2003): • • • • possibilitar a compreensão dos aspectos sociais. que assume o papel de mediador. O professor precisa focar-se na competência incentivadora da pesquisa. que o conhecimento não deverá estar centrado unicamente na figura do professor. conjuntamente. dos professores. técnicos e culturais de uma situação real de trabalho.ORIENTAÇÃO DO TCC A orientação do desenvolvimento do TCC ficará por conta do professor com aulas atribuídas nos componentes curriculares Planejamento do TCC e Desenvolvimento do TCC. A orientação do trabalho deverá ser realizada dentro de um ambiente cooperativo.

com base nos conteúdos de cada disciplina. A avaliação do aluno é baseada no resultado apresentado nas tarefas de conteúdo específico. As atividades são desenvolvidas de atividades isoladamente. e de transcrevem. memorizam reproduzem conteúdos finalidade desempenho nas avaliações. A avaliação é contínua e busca captar. além do domínio do conteúdo específico. a capacidade do aluno de integrar outros saberes e ampliar o cabedal de conhecimentos. com base nas competências a serem desenvolvidas. O planejamento do trabalho docente é feito individualmente. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 9 . obter bom Os alunos constroem o conhecimento na medida soluções em que realizam para pesquisas e elaboram trabalhos pautados na busca de viáveis problemas reais extraídos do contexto da área profissional. Os com alunos a absorvem. facilitador ou orientador da aprendizagem. Os alunos são tratados como meros receptores passivos de informação. com base no contexto da disciplina. O conhecimento prévio dos alunos valorizado e estes pela passando a assumem responsabilidade aprendizagem.Quadro 1 – Características do processo de ensino-aprendizagem Processo de ensinoaprendizagem tradicional Os docentes assumem o papel de especialistas ou autoridades formais. maneira interdisciplinar. Os docentes organizam os conteúdos de forma cartesiana. Os docentes desenvolvem suas Novo processo de ensinoaprendizagem O professor assume o papel de mediador. é a própria buscar parcerias com colegas e professores para construção do conhecimento. A ambiente de aprendizagem estimula o individualismo e a competição. com inclusão de problemas e questões de interesse da comunidade e do setor produtivo. associando-os ao currículo de cada curso. O planejamento do trabalho docente é feito de forma coletiva. A equipe docente cria roteiros para as aulas. O ambiente de aprendizagem estimula o trabalho coletivo e a cooperação.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 10 . exigir amplitude e profundidade de conhecimentos específicos de conceitos centrais previstos no conjunto de bases tecnológicas da habilitação. O trabalho não deve se limitar à reprodução de conteúdos prontos ou à discussão pautada em situações simuladas. ainda.CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO TCC • Autenticidade A temática do TCC deve ser extraída do contexto real da área de formação. conferindo significado às aprendizagens do ambiente acadêmico. • Aprendizagem Aplicada A busca de soluções para um problema extraído do contexto real da categoria deverá articular e integrar novos saberes à base de conhecimento já existente. • Exploração Ativa O trabalho deverá promover a mobilização de habilidades de autogestão no processo de pesquisa e desenvolvimento das atividades individuais e em equipe. • Rigor Acadêmico A questão orientadora do trabalho deve estabelecer uma relação direta com as competências definidas no Plano de Curso da habilitação profissional. O trabalho deverá. • Contextualização O estudo deve ser pautado na exploração de situações reais do contexto profissional.

Agregar valor às atividades desenvolvidas. . COMPETÊNCIAS GERAIS DESENVOLVIDAS NO TCC Competências pessoais / atitudinais • • • • Tomar decisões com crescentes graus de autonomia intelectual.Cumprimento do cronograma proposto. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 11 . Identificar soluções alternativas para diferentes problemas Associar conhecimentos e métodos científicos com a tecnologia do sistema produtivo e dos serviços. Comunicar idéias de forma clara e objetiva todos os Componentes Competências cognitivas e laborais • • • • • • Analisar uma situação-problema e sistematizar informações relevantes para sua solução. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar.Viabilidade técnica e econômica da proposta. Formular hipóteses e prever resultados. no trato com cliente/comunidade e com outros profissionais da equipe de trabalho. baseada em princípios éticos.AVALIAÇÃO DO TCC A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso deverá considerar.Formatação do trabalho. . Trabalhar em equipe no desenvolvimento de projetos. . basicamente. potencializando os resultados de maneira inovadora e criativa.Pertinência e atualidade do tema. O aluno será considerado concluinte do curso técnico quando cumprir todas as etapas supracitadas e obtiver aprovação em Curriculares. Adotar postura adequada. os seguintes aspectos: .

com 40 horas-aula e Desenvolvimento do TCC. 120 horas certificadas no Histórico Escolar referentes à realização do TCC. 2) 120 horas relativas ao desenvolvimento extraclasse do TCC. acompanhamento e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Portanto. ainda. 3) Caso o aluno realize estágio supervisionado. por envolver necessariamente uma dedicação extraclasse. com 60 horas-aula. no Histórico Escolar do aluno será certificada a seguinte carga horária: 1) somatória da carga horária de todos os Componentes Curriculares. distribuídas nos dois últimos módulos: Planejamento do TCC.CARGA HORÁRIA Para orientação. O aluno terá. será lançada a carga horária total das horas estagiadas. cada habilitação contará com 100 horas-aula. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 12 .

especificações etc. os Componentes Curriculares do TCC serão desenvolvidos no 3º e 4º Módulos Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 13 1 .) TCC Pesquisa Empírica (entrevistas.) Trabalho Escrito (obrigatório) Apresentação – Banca de validação (opcional) Nas Habilitações com 4 Módulos. normas técnicas. visitas técnicas. visitas técnicas. eventos) Estágio Supervisionado 3º Módulo Pesquisa Bibliográfica (referenciais teóricos. especificações etc.Quadro 2 – Curso Técnico – TCC e Estágio CURSO TÉCNICO (exceto Enfermagem) ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 (Obrigatórias) ATIVIDADES SUPLEMENTARES (Opcionais) 1º Módulo Estágio Supervisionado TCC 2º Módulo Pesquisa Empírica (entrevistas. normas técnicas. eventos) Estágio Supervisionado Pesquisa Bibliográfica (referenciais teóricos.

§5º . devendo ser concluído no final do 3º módulo.A apresentação escrita do trabalho é obrigatória para todas as habilitações e deverá prezar pela organização. controle e avaliação docente.REGULAMENTO GERAL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC CAPÍTULO I . os produtos que poderão compor o TCC. por meio de regulamento específico. Contextualizar os currículos. §3º . 2) Maquete com Memorial Descritivo.Preferencialmente. III. com referencial teórico adequado. Para os cursos com 4 módulos. dentro e fora da escola.Conforme a natureza e o perfil do técnico que pretende formar. §2º .Entende-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e interrelacionam os componentes curriculares com as experiências cotidianas. §4º . II.São objetivos do TCC: I. Art. §1º .Conceituação e Objetivos Art. desenvolvida mediante orientação. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 14 . 2º . cada Habilitação Profissional definirá. o TCC terá início no 3º módulo.TCC constitui-se numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão. clareza e domínio na abordagem do tema. do trabalho e da educação.O processo de elaboração do TCC terá início no 2º módulo. Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento do trabalho. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso . devendo ser concluído no 4º módulo. 3) Outros. o TCC deverá ser elaborado e desenvolvido em equipe. cuja exigência é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico. quais sejam: 1) Protótipo com Manual Técnico. Promover a interação da teoria e da prática. possibilitando o aprimoramento de competências e habilidades do aluno relacionadas à atividade profissional a que se refere.

III. IV. CAPÍTULO II . Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico. Normas para desenvolvimento do TCC.. CAPÍTULO III – Da Organização Administrativa e Didática Art. V.Da Regulamentação Art. 4º . V.Compete ao Coordenador Pedagógico: I. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 15 . Articular-se com a Direção da U. Coordenadores de Área e responsáveis pelos departamentos envolvidos para compatibilizar diretrizes.E.O Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da U. §1º . Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social. atendidas as disposições da Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC. VI. §1º . Normas para definição do cronograma de apresentação dos trabalhos. na própria escola ou nas instituições parceiras. segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso. Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos. VII. Critérios de avaliação. controle e avaliação dos trabalhos. promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profissional. que lhe facultem o ingresso na atividade profissional relacionada à habilitação. desenvolvendo valores inerentes à cultura do trabalho. aprovado pelo Conselho de Escola.O Coordenador Pedagógico será responsável pela qualificação da ação do coletivo da escola.Os Trabalhos de Conclusão de Curso serão regidos por regulamento próprio da U.. permitindo a verificação do desempenho dos alunos.E. Instrumentos para orientação. Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos. Modalidades de trabalhos e objetivos. II.IV. prazos para entrega dos trabalhos e para divulgação da composição das Bancas de Validação e outros. Possibilitar o aprimoramento de competências e habilidades do aluno. deverá fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola e definir basicamente: I. vinculando e articulando o trabalho ao Projeto Político Pedagógico. organização e desenvolvimento dos trabalhos. VIII.E. 3º .

Promover parcerias com empresas e instituições da área profissional para o enriquecimento tecnológico dos trabalhos dos alunos. Definir a estrutura do TCC. §1º . Orientar especificamente o desenvolvimento de cada trabalho. os docentes e os Coordenadores de Área para discutir questões relativas à organização. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. II.Compete ao Coordenador de Área: I. no que se refere à problematização. Delimitar as áreas de conhecimento do TCC em conjunto com os professores da habilitação. Acompanhar o processo de constituição da Banca de Validação e de definição do cronograma de apresentação dos trabalhos a cada período letivo. regulamentações específicas complementares do TCC da Habilitação Profissional.II. III. Informar aos alunos sobre as normas. 6º . Art.A orientação dos trabalhos. CAPÍTULO IV – Da Orientação Art.Os docentes do Componente Curricular específico do TCC terão como principais atribuições: I. desenvolvimento e avaliação do TCC. planejamento. segundo cronograma estabelecido. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 16 . será responsabilidade dos professores com aulas atribuídas nos componentes curriculares específicos do TCC. identificação de recursos etc. V. III. Convocar. III.. II. delimitação do tema. cronograma de atividades. 5º . procedimentos e critérios de avaliação. IV.O Coordenador de Área será responsável pela operacionalização e permanente avaliação das atividades docentes. fontes de pesquisa. sempre que necessário. segundo orientações da Unidade de Ensino Médio e Técnico. Avaliar o TCC em suas diferentes etapas (avaliação parcial e final). §1º . em conjunto com a equipe escolar. entendida como processo de acompanhamento didático-pedagógico. construção de referenciais teóricos. de forma articulada e integrada aos demais componentes curriculares da habilitação. Atualizar. Preencher a Ficha de Avaliação do TCC de cada aluno de sua turma para composição do prontuário. VI.

Caso a equipe escolar opte pela realização da Banca de Validação. A equipe escolar poderá decidir pela submissão ou não dos trabalhos à Banca de Validação. cada trabalho.A critério da Coordenação de Área. Encaminhar os trabalhos aprovados à Banca de Validação (opcional). Art.Os critérios para composição da Banca de Validação dos trabalhos serão definidos no regulamento específico de cada Habilitação Profissional. como seu presidente. III. respectivos temas dos trabalhos e composição da Banca de Validação. por meio de documentos internos datados e assinados. esta terá como composição básica o Professor Responsável pelo Componente Curricular Desenvolvimento do TCC. aos docentes dos Componentes Curriculares do TCC: a. 9º . Caso seja feita opção pela Banca de Validação. Organizar o processo de constituição da Banca de Validação e definir o cronograma de apresentação de trabalhos. do desenvolvimento do TCC. ainda. c. quando for o caso. Divulgar. devidamente assinada por todos os integrantes. d. para composição do prontuário do aluno. §2 º. da demonstração do produto e/ou materiais resultantes do trabalho realizado. 23 de fevereiro de 2011. b. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 17 .VII. São Paulo. 7º – A avaliação do TCC envolve a apreciação: I. a relação de alunos. 10º. do trabalho escrito. caberá. Elaborar a ata da Banca de Validação. Presidir a Banca de Validação dos trabalhos da sua turma. CAPÍTULO VI – Da Banca de Validação Art. Art. e mais dois professores da U.E. integrar a Banca de Validação docente de outra instituição de ensino ou profissional do setor produtivo considerado autoridade na temática do TCC a ser apreciado.Os casos omissos serão resolvidos pela Direção da U. 8º . §1 º . poderá.E. constando os pareceres emitidos sobre CAPÍTULO V – Da Avaliação Art. ainda.A Banca de Validação não é obrigatória. II.

PROPOSTA DE SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DO TCC A avaliação do TCC contará. uma etapa referente à avaliação do trabalho completo I.  Os  alunos  conciliam  a  pesquisa  na  própria  escola  (biblioteca  e  internet)  com  as  atividades  “de  campo”  (entrevistas  com especialistas. no mínimo. visitas em locais de  trabalho).  Os alunos utilizam habilidades de autogestão para definir  diretrizes  e  melhorar  o  processo  de  produção/elaboração  do  trabalho.   Levantamento  de  dados  e  informações  realizado  diretamente no ambiente de trabalho. pesquisas junto às empresas.  articulando‐os  com  novos  saberes  para  a  resolução  de  problemas  e efetivo desenvolvimento  do trabalho.   Pesquisa realizada em base de dados confiável  O trabalho é de autoria dos alunos e contempla aspectos  inovadores. com: • • três etapas de acompanhamento. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TCC      Critérios de Avaliação  AUTENTICIDADE  Evidência de Desempenho  Tema extraído do contexto real da área profissional.  RIGOR ACADÊMICO  Aprendizagem  Aplicada  EXPLORAÇÃO ATIVA  A  questão  orientadora  estabelece  relação  com  o  conjunto  de  competências  previsto  no  Plano  de  Curso  da  habilitação e promove o seu desenvolvimento   O projeto exige conhecimento de conceitos centrais dos  Componentes Curriculares da habilitação  Os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos no curso  para  o  desenvolvimento  do  trabalho.  Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 18 . obedecendo ao cronograma estabelecido pela equipe escolar.

 COMO AVALIAR UMA APRESENTAÇÃO ORAL    Aspectos a serem  avaliados    ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO  Evidência de Desempenho  Média  Introdução formal.  As ideias principais  foram apresentadas  dentro de uma  sequência lógica. gráficos etc)  Conclusão / Considerações Finais  EXPRESSÃO VOCAL  Dinâmica e volume da fala  Dicção e linguagem  Média  Facilidade de audição. para o desenvolvimento do trabalho. clara. não monocórdica.      I.  natural.  Dicção correta.  não monocórdica.CONEXÕES  COM  A  São  utilizadas  situações  reais.  permitindo a  compreensão da  apresentação  Dicção correta.  permitindo o entendimento da  complexidade do trabalho e a  evolução das abordagens. fotos.  19 Introdução  Ideias principais  Materiais de apoio   (dados.1. O  apresentador fez uso de  expressão e ênfase.  As ideias principais  contaram com apoio  suficiente de  referências e dados.  base de dados atuais e recursos  iconográficos. objetiva e  elucidativa.  Uso adequado de termos  técnicos. com apresentação  dos tópicos a serem discutidos. pausada.  As discussões estabelecidas  sintetizaram as ideias principais.  retomando os objetivos  inicialmente  definidos.  Os alunos estabelecem contato com o ambiente externo  (empresas /setor produtivo) para identificação do tema do trabalho  e para o seu desenvolvimento.  com apresentação dos  tópicos a serem  discutidos. dentro de  uma análise crítica do processo e  dos resultados obtidos  Plena  Facilidade de audição.  despertando o interesse pelo  trabalho. natural.  Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC .  Ideias encadeadas dentro de uma  proposta lógica e objetiva.    As discussões  estabelecidas  sintetizaram as ideias  apresentadas   Plena  Introdução formal.  Uso de termos  técnicos.   As ideias principais contaram com  referencial teórico consistente.  extraídas  do  contexto  ÁREA PROFISSIONAL  profissional.

  al    publicado  pelo  Buck  Institute  for  Education (2008).  teoricamente seu  Fundamentação teórica e prática  utilizando exemplos de aplicação  trabalho. atenção e permanente  contato visual com a platéia  Traje apropriado para a  apresentação do tema  Plena  O apresentador discorreu sobre o  tema com segurança. utilizando  adequados. Contato  visual com a platéia em  momentos alternados  Traje aceitável para o  tipo de apresentação  Média  O apresentador  discorreu sobre o tema  com segurança.CARACTERÍSTICAS DO APRESENTADOR  Postura  Média  Postura compenetrada  e segura.                            Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 20 .  Fonte:  Baseado  no  Roteiro  de  Apresentação  Oral  II  de  Markhan  et.  o entendimento  da explanação.  aplicação.  Recursos audio‐visuais  permitindo o  tornando a apresentação  acompanhamento  da  dinâmica e interessante.  RECURSOS DE MULTIMÍDIA  Média  Plena  Os recursos  contribuíram para a  Os recursos utilizados facilitaram  apresentação. O apresentador demonstrou  interesse.  Traje  CONTEÚDO  Domínio de conteúdo  O apresentador  O apresentador referenciou  referenciou  teoricamente seu trabalho.  objetividade e boa  argumentação.  Plena  Postura  compenetrada e  segura  .  explanação. elucidativos e  alguns exemplos de  contextualizados.

  A questão é abordada sob várias perspectivas. tabelas.  Pesquisa  e nível de abrangência  suficientes        Demonstra compreensão geral do tema.   Utiliza termos técnicos adequadamente. embasadas em aspectos  extraídos do contexto real.   Utiliza termos técnicos adequadamente.  Baseado  no  Roteiro  de  Apresentação  Oral  II  de  Markhan  et. facilitando a  localização dos assuntos. acompanhadas de exemplos.  relevantes e pertinentes.2. quadros.   . atuais.  al    publicado  pelo  Buck  Institute  for  Education (2008)                    I.  Apresenta todos os elementos necessários.  figuras ou fotos devidamente identificados  e referenciados.    Apresenta coerência e consistência  teórico‐metodológica    Ideias apresentadas com clareza e  objetividade. tabelas.I.  Texto grafado corretamente. figuras  ou fotos devidamente identificados e  referenciados.    A abordagem permite a interpretação e  análise do material.  Gráficos. diagramas.  Apresentação de exemplos e possibilidades de  aplicação na área profissional. oportunos e elucidativos.  Trabalho bem organizado. diagramas.  com interpretação e análise crítica do material. COMO AVALIAR  O TRABALHO ESCRITO  Aspectos a serem   avaliados  Conteúdo    Evidência de Desempenho  Média  Apresenta informações básicas.  Gráficos.   Demonstra compreensão das questões em  discussão.  Elementos visuais bem selecionados.  Apresenta todos os elementos  necessários.  Texto grafado corretamente. completo e dentro  das normas estabelecidas para a formatação  do trabalho.  Apresenta coerência e consistência  teórico‐metodológica    Ideias apresentadas com clareza e  objetividade.3 COMO AVALIAR O PORTFÓLIO           Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 21 Ilustração    Os elementos visuais oferecem  sustentação ao trabalho. mediante argumentação e reflexão  criteriosas e abrangentes.  originalidade e aplicabilidade)  Argumentação    Organização e  linguagem    Atende às normas estabelecidas para a  formatação do trabalho.  Excelente nível de abrangência (profundidade.   Pesquisa extensa e cuidadosa.  pertinentes.  com encadeamento de ideias. quadros.  pertinentes e atuais. que dão  sustentação às ideias principais.  Plena  Fornece informações completas.

  A organização do trabalho permite a  A organização do trabalho facilita a  consulta dos registros e documentos. conjuntos de dados e resultados  obtidos.  O conteúdo elaborado reflete o interesse.  inventário das principais experiências  O material elaborado constitui um  adquiridas  inventário de experiências adquiridas e  permite identificar relações entre idéias  iniciais.  O conteúdo iconográfico é pertinente e  elucidativo.  resgatar aspectos da trajetória de pesquisa.  O conteúdo iconográfico é pertinente e  elucidativo. devidamente identificados  (glossário)  Média  Conteúdos atuais.   cronograma estabelecido.  O conteúdo elaborado reflete o interesse. ampliando as possibilidades  de estudo.  O conteúdo textual é diversificado.  O conteúdo textual é vasto e abrangente. pertinentes e  relevantes. ilustrando o  As atividades documentadas permitem  cumprimento das etapas do trabalho.  Os registros apresentam sintonia com o    Os registros apresentam sintonia com o  cronograma estabelecido.Aspectos a serem   avaliados  Seleção de  Conteúdo    Evidência de Desempenho  Plena  Conteúdos atuais.  Linguagem adequada e com uso de termos  Linguagem adequada e com uso correto de  técnicos  termos técnicos.  abrangente e apresenta diferentes  perspectivas.  O conteúdo estabelece consonância com a  temática do trabalho.  problemas.  al    publicado  pelo  Buck  Institute  for  Education (2008)                  I.  Produções  Discentes  Organização e  linguagem    Baseado  no  Roteiro  de  Apresentação  Oral  II  de  Markhan  et. princípios  e/ou habilidades na resolução de  e/ou habilidades na resolução de  problemas.4‐ AUTOAVALIAÇÃO   Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 22 .   resgatar aspectos da trajetória de  As atividades documentadas permitem  pesquisa. princípios  capacidade de aplicar teorias. aprendizagem e produção.   consulta dos registros e documentos. a  a dedicação e o progresso dos alunos. referenciando a  aprendizagem.   O material elaborado  demonstra  O material elaborado demonstra plena  capacidade de aplicar teorias.  aprendizagem e produção. pertinentes e relevantes.  O material elaborado constitui um  dedicação e o progresso dos alunos.

  Participei de todas  as atividades  desenvolvidas. por  meio de estudo. definindo  controlando o  atribuições.  Aprendizagem      Não adquiri novos  conhecimentos.  sem opinar. buscando  pressupostos teóricos  auxílio dentro e  e práticos.  encontradas.  Dediquei‐me com  afinco ao  desenvolvimento das  atividades.   Superação das  dificuldades  Não busquei  maneiras para  superar as  dificuldades  encontradas.  Superei  parcialmente as  dificuldades  encontradas.  Os atrasos que  ocorreram não  chegaram a  prejudicar o  resultado do  trabalho.  Liderança  Segui as  determinações  definidas pela equipe.  a qualidade dos  resultados obtidos.  Tive dificuldades no  cumprimento dos  prazos.  Autoavaliação  Empenho    Poderia ter me  dedicado mais.  Minha participação  foi decisiva para a  obtenção dos bons  resultados do  trabalho.  buscando o  estabelecendo  consenso da  diretrizes baseadas  equipe e  nas decisões de  consenso.   Cumpri todos os  prazos estabelecidos.        I.  Adquiri novos  Adquiri novos  conhecimentos  conhecimentos  relativos à temática  relativos à temática  do trabalho.  Não houve avanço  significativo na  aquisição de novos  conhecimentos. mas  contribui com  sugestões.  discutindo  fora da escola.  Superei as  Superei as  dificuldades  dificuldades  encontradas.  Participação  Não participei do  desenvolvimento das  atividades.  do trabalho e de  áreas correlatas.  Minha participação  foi irrelevante.Sugestão de roteiro para autoavaliação   Aspectos a serem  avaliados    Não dediquei o  esforço que o  trabalho exigia.  pesquisa e reflexão.  discutindo com a  analisando  equipe.  com a equipe e  buscando auxílio  dentro e fora da  escola.   cumprimento dos  controlando  prazos e  prazos.  Não assumi a  condução das  atividades.  Assumi com  Assumi efetivamente  freqüência a  a condução do  condução das  desenvolvimento do  atividades.5  META‐AVALIAÇÃO  Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 23 .  trabalho.  Pontualidade  Cumpri  parcialmente os  prazos  estabelecidos.     Sempre atendi às  demandas do  trabalho.

 ou seja.  Veja no quadro “Sistemática da avaliação” os critérios que devem ser utilizados para realizar o que  se chama de Meta‐avaliação.  Os alunos receberam retorno frequente e oportuno do professor sobre o desenvolvimento do trabalho.A  própria  sistemática  de  avaliação  adotada  nos  componentes  curriculares  relativos  ao  TCC  deverá  ser  avaliada.   Sistemática da avaliação – Práticas de Avaliação  Evidência de Desempenho Plena    A avaliação não contemplou somente a entrega final do trabalho escrito e/ou apresentação oral. o  que permitiu o seu aprimoramento.      Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 24 . Os  múltiplos produtos gerados em diferentes estágios de desenvolvimento do trabalho também foram  considerados como importantes instrumentos de avaliação. avaliação da avaliação.

atendeu as exigências estabelecidas no Plano de Curso da Habilitação Profissional.FICHA DE AVALIAÇÃO DO TCC (arquivada no prontuário do aluno) AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC . ______________________________ Assinatura e carimbo da Direção ______________. Assinatura do Professor Responsável: ________________________________ Data: ___/___/___ De acordo. submetido à avaliação docente. ___ de ______________ de 20__ VALIDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC – ANO 200_ Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 25 . correspondendo à carga horária suplementar de 120 horas a serem certificadas no Histórico Escolar.ANO 200_ ETEC: Aluno(a): Módulo: Turma: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Professor Responsável: Tema do Trabalho: Trabalho Escrito (obrigatório) Análise (Considerando os critérios adotados): O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Exposição oral PARECERES DA BANCA DE VALIDAÇÃO: 1) Nome: ___________________________________ Instituição: ____________________________ Cargo/Função: _______________________________ Considerações: Assinatura: __________________________________________________ Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 26 .APRESENTAÇÃO ORAL (opcional) ETEC: Aluno(a): Módulo: Turma: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em . Aplicabilidade no mercado atual e futuro IV... Atendimento às justificativas III. Tema II... Grau de inovação / originalidade V.. Professor Responsável: Tema do Trabalho: Data da apresentação: ______ /____ / _____ Horário: __________ Itens a serem considerados na apreciação da exposição I. Domínio de conteúdo VI... Embasamento teórico/científico VII.

2) Nome: ___________________________________ Instituição: ____________________________ Cargo / Função: _______________________________ Considerações: Assinatura: __________________________________________________ 3) Nome: ___________________________________ Instituição: ____________________________ Cargo / Função: _______________________________ Considerações: Assinatura: __________________________________________________ Assinatura do Professor Responsável ________________________________ Data: ___/___/___ Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 27 .

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 28 . ESTRUTURA DO TRABALHO – 1ª PARTE • • • • Tema Problema Objetivos Justificativa TEMA / PROBLEMA Delimitação do problema – trazer o problema no seu escopo mais circunscrito. de outro. aplicá-lo a situações particulares.PLANEJAMENTO DO TCC 1. atingir o objetivo geral e. abrangente Objetivos Específicos – caráter mais concreto que permite. de um lado.COMPONENTE CURRICULAR . •JUSTIFICATIVA SOCIAL •RAZÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA OBJETIVOS • • Objetivo Geral – visão global.

b) estabelecer correlação do tema com o ambiente profissional da habilitação. ESCOLHA DO TEMA Escolher o tema significa: a) selecionar um assunto com base no interesse dos pesquisadores (alunos que desenvolverão o trabalho). revistas especializadas.2. associações de 3. Inovações do setor (processo e produtos). Estudo sobre o ciclo de vida do setor . mercado. participação na economia nacional. principais avanços e dificuldades etc. • Visita técnica (parque industrial. Levantamento de indicadores . associação de classe etc). c) identificar um assunto que mereça ser abordado. Identificação e classificação dos diferentes segmentos que compõem o setor Sugestão de atividades: • Trabalho de pesquisa sobre o setor: estágio da tecnologia. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 29 . incubadoras. feiras tecnológicas e empresas da região) com entrega de relatório individual ou em equipe. ESTUDO DO CENÁRIO DA ÁREA PROFISSIONAL . classe etc) • Palestra (profissional ou empresa do setor. sites. e que tenha condições de ser formulado. estudo de tendências. delimitado e desenvolvido com os recursos disponíveis. . (FONTE: jornais. com entrega de relatório individual ou em equipe. por conta de sua relevância.

• Recursos O fator econômico deve ser ponderado. o empenho. naturalmente. relação direta com o currículo da habilitação etc. o tempo deve ser um fator a ser considerado. enquanto que assuntos de caráter científico exigem correspondentes conhecimentos básicos e específicos. é preciso ter aptidão. ser capaz de desenvolvê-lo. a perseverança e a decisão para superar obstáculos dependem. • Tempo Na escolha do tema. neste caso. a dedicação. uma vez que o desenvolvimento de determinadas pesquisas exige a realização de viagens e/ou a aquisição de alguns materiais/equipamentos. • Aptidão Não basta gostar do tema.Para escolha do tema. Temas de caráter filosófico exigem aptidão ou capacidade para abstração. do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. poderá ser entendida como base cultural e científica adequada (experiência na área de conhecimento. preferências pessoais e profissionais O trabalho a ser desenvolvido deverá permitir o alcance do objetivo curricular e o aprimoramento da formação profissional. O tempo disponível para realização do trabalho deve ser compatível com o nível de dificuldade (complexidade) do tema selecionado. O entusiasmo. Aptidão. analisar a facilidade de acesso às fontes de pesquisa e a existência ou não de material bibliográfico disponível e atual. ainda. É preciso. • Relevância Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 30 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC . É preciso definir o custo e identificar possíveis provedores (patrocinadores). fomentando a qualificação do aluno para o mundo do trabalho. A observância deste aspecto impulsionará sobremaneira o desenvolvimento do trabalho. os critérios abaixo deverão ser considerados: • Tendências.).

pode facilitar a construção da hipótese central (possível solução). A formulação de um problema de maneira clara e concisa. evitando eventuais desvios no desenvolvimento do trabalho. Deverá contemplar certo grau de inovação. p. claro. seja na abordagem.O tema deve ser escolhido de maneira que o estudo realizado possa trazer uma contribuição efetiva na solução de algum problema. antes de ser considerado apropriado. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA O tema tem a dimensão ou uma área de interesse mais abrangente para a investigação científica. com os devidos recortes e refinamentos. compreensível e operacional. pois pontua uma questão. originário do tema. deve ser submetido à análise dos seguintes aspectos: a) Viabilidade b) Relevância c) Novidade d) Exequibilidade e) Oportunidade Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 31 . uma inquietação. O problema. uma indagação para um projeto de pesquisa. A apresentação do problema na forma interrogativa confere maior clareza sobre o objeto a ser pesquisado e facilita a busca de soluções / respostas. enquanto o problema. 4.35) Para definir um problema é preciso especificá-lo com exatidão e objetividade. (DYNIEWIC. 2007. é mais específico. seja no produto final.

REFINANDO A QUESTÃO ORIENTADORA Exemplo 1. COMO A ROBÓTICA E A AUTOMAÇÃO PODERIAM MUDAR NOSSA CIDADE E SEU FUNCIONAMENTO NO PRÓXIMO SÉCULO? 4. COMO A ROBÓTICA E A AUTOMAÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA MELHORAR AS QUESTÕES DE SEGURANÇA NOS MUNICÍPIOS? 2. o que facilitará a pesquisa e a tomada de decisão. delimitando o problema a ser tratado. COMO A ROBÓTICA E A AUTOMAÇÃO MUDARAM NOSSA SOCIEDADE NO SÉCULO QUE PASSOU? 3. COMO A ROBÓTICA E A AUTOMAÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DA NOSSA ESCOLA? Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 32 .O refinamento da questão orientadora do trabalho permitirá trazer o tema para um escopo mais circunscrito.

__________________ ______________________ ____________________? 4. objetivos.___________________________ _____________________________ ___________________________? 2. A partir de um tema de interesse. apresentando o trabalho realizado até o momento. Entrega da 1ª etapa do TCC (em equipe): trabalho escrito – Tema e Introdução (problema. justificativa._____________________ _______________________ __________________ ? 2. resultados e conclusão. seguindo os passos apresentados no exemplo anterior. 1. desenvolver o processo de refinamento da questão orientadora . objetivos. ___________________ _____________________________ _______________________? 3. Seminário para a turma da própria classe. dissertação ou TCC e identificar os elementos da estrutura do trabalho: tema. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 33 . (O professor poderá fazer uma seleção prévia do material a ser estudado pelos alunos) 3. justificativa) 4. metodologia. problema.Sugestões de atividade: 1. Selecionar um artigo científico.

identificar as obras b. isto é.COMPONENTE CURRICULAR . permite a ordenação do assunto e a seleção constante da documentação. de maneira a construir um lastro teórico consistente. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 34 . alguém ou um grupo já deve ter pesquisado algo similar ou mesmo complementar em determinados aspectos. hoje em dia. REFERENCIAL TEÓRICO Pesquisa alguma parte. constituirá a base teórica necessária para o desenvolvimento do trabalho. As fichas permitem: a. Junte-se a este material. fazer citações d. • Fichamento de Pesquisas Bibliográficas Ao considerar que o material bibliográfico nem sempre pertence ao pesquisador. analisar o material e. sendo de fácil manipulação.DESENVOLVIMENTO DO TCC 1. o fichamento do material selecionado permite resgatar as informações a qualquer momento. as normas técnicas e conceitos relativos à temática. • • • • ESTRUTURA DO TRABALHO – 2ª PARTE Referencial Teórico Metodologia Resultados Conclusão 2. A busca de tais fontes. conhecer seu conteúdo c. elaborar críticas A ficha. da “estaca zero”. que permita a agregação de novos saberes. de avaliação de uma situação concreta desconhecida. documentais ou bibliográficas. em um dado local. Mesmo que exploratória.

manual.Modelo de estrutura: Tipo: (livro. jornal.) Assunto / tema: Referência bibliográfica: (conforme Norma ABNT) Resumo / conteúdo de interesse: Citações: 1 2 3 Considerações do pesquisador (aluno): Página: Indicação da obra: (indicar qual a finalidade ou o público que a obra se destina) Local: (indicar o local onde a obra encontra-se disponível. site etc. caso haja necessidade de realizar nova consulta) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 35 . revista.

fotos. É solidário. Apresenta a caracterização física do Planalto Nodeste Paulista. os laços de parentesco e a educação dos filhos.Exemplo: Tipo: LIVRO Assunto / tema: Ocupações Marginais no Nordeste Paulista Referência bibliográfica: (conforme Norma ABNT) MARCONI. colhidos os dados por meio de formulários. de higiene e de vestuário. desde os tempos coloniais. Esclarece aspectos econômicos e sócio-culturais da atividade de mineração de diamantes na região rural de maior número de garimpeiros no Nordeste Paulista. assim como a atividade exercida e as ferramentas empregadas em cada fase do trabalho. Examina a escolaridade e a modalidade profissional entre gerações. como agente de integração nacional. 152p. como um elemento pioneiro. Resumo / conteúdo de interesse: Insere-se no campo da Antropologia Cultural. desbravador e. A obra apresenta gráficos. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas. embora em processo de aculturação. Analisa a organização econômica do planalto. Citações: 1 “ Entre os diversos tipos humanos característicos existentes no Brasil. Apresenta as formas de lazer. mapas e desenhos. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. descrevendo o aspecto legal do sistema de trabalho e das formas de contrato. Descreve o tipo de família. Exerce o nomadismo. Marina de Andrade. Utiliza documentação indireta de fontes secundárias e diretas. por homens. em geral. Registra os tipos de equipamentos das habitações e examina o nível de vida das famílias. o garimpeiro apresenta-se. sua composição.” 2 “Os trabalhos no garimpo são feitos. os hábitos alimentares. Conclui que o garimpeiro ainda conserva a cultura do campo. aparecendo a mulher muito raramente e apenas no serviço de 26 Página: 7 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 36 . sob certa forma. 1978.

solicitar aos alunos o fichamento das pesquisas bibliográficas.” 3 “A característica fundamental no comportamento do garimpeiro (. Acompanhar os alunos até a biblioteca da escola e pedir a eles para realizarem o fichamento de uma ou duas obras (livros. por serem mais suaves do que o de desmonte. revistas etc.178) (sugere-se que seja aplicado no início do Módulo Desenvolvimento do TCC.. Local: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade. sobretudo nos aspectos sócio-culturais. Indicação da obra: Indicado para estudantes de Ciências Sociais e para as disciplinas de Antropologia Cultural e Social. 130 Sugestões de atividades 1. Escreva a inicial ou as iniciais em cada fase. por ser restrito ao garimpo de diamantes em Patrocínio Paulista.) com conteúdo relativo ao tema do trabalho.” Considerações do pesquisador: Os dados. obtidos por levantamento próprio. Abaixo está uma relação de setenças que compõem um projeto. com a finalidade de recordar a estrutura do trabalho) Um projeto de pesquisa é uma sequência de passos a serem seguidos pelo pesquisador para responder a uma questão/ problema de pesquisa.lavação ou escolha do cascalho. 2007. 2.. porém não permite uma generalização. 3. É um trabalho detalhado. p. com o emprego do formulário e entrevistas. indicando a inicial: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 37 . Exercício: DESCOBRINDO OS PASSOS DE UMA PESQUISA (DYNIEWICZ. Faça a correspondência.) é a liberdade. Uma vez definido o tema do trabalho. caracterizam sua originalidade.

_____ Responde: como o estudo foi realizado? Respostas 1–J 6–R 11 – O 16 – C 2–O 7–J 12 – J 17 . 16. _____ Sequência detalhada de estratégias. _____ Apresentação de conceitos centrais que contextualizam um tema. _____ O que eu quero._____ Delimita bem a questão. _____ Situação problema. 10. 7. 13. 8. C 10 – RT 15 – M Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 38 ._____ Explica razões. 11._____ Suporte teórico com fontes confiáveis. _____ O estudo foi válido. 15. _____ Capacidade de persuasão._____ Discorre sobre resultados obtidos da pesquisa. 5. _____ Apresenta e discorre sobre os efeitos das técnicas aplicadas. 12. _____ Objetivos atingidos totalmente ou em parte._____ Conjunto de métodos e de técnicas. 3._____ E o futuro? 17._____ Comunica uma intenção específica. _____ Destacando argumentos.M 3–I 8–C 13 – R 4–M 9 – RT 14 – O 5 – R.I – Introdução O – Objetivos J – Justificativa RT . 2. 14.Referencial Teórico M – Metodologia R – Resultados C – Conclusão 1. 9. 4. 6.

é preciso definir como será desenvolvido o trabalho. O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama. A definição do método parte. do tipo de pesquisa que será realizada. ainda. METODOLOGIA Uma vez bem caracterizada a natureza do problema a ser tratado. em que são definidas e detalhadas minuciosamente as Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 39 . a construção de um cronograma de atividades será de extrema valia no gerenciamento do desenvolvimento do trabalho. necessário enunciar como estas serão intercaladas e articuladas. enquanto técnicas são procedimentos mais restritos que operacionalizam os métodos. ainda.3. com novo dimensionamento das atividades. • Cronograma Ao considerar que o TCC tem um prazo definido para ser realizado. avaliar o trabalho. então. Consiste em explicitar se será realizado por meio de pesquisa empírica. definição de etapas e distribuição destas no tempo. Por ser um instrumento essenccial de gestão. de pesquisa teórica ou de pesquisa histórica. O trabalho poderá. Portanto. de forma compatibilizada com os objetivos cumprimento ou não de cada etapa dentro do prazo estipulado oferece aos alunos e ao professor informações importantes sobre o andamento do projeto e sobre a necessidade ou não de replanejamento. o cronograma precisa ser elaborado com bastante critério. de laboratório ou oficina. P. mediante emprego de instrumentos adequados (SEVERINO. Entende-se por métodos os procedimentos mais amplos de raciocínio. 1996.130). necessariamente. Deve ser criado a partir das principais atividades específicos. a construção de um cronograma facilitará o gerenciamento do projeto. combinar as várias formas. com trabalho de campo. sendo. O cronograma permite. A verificação do do projeto. O bom andamento do trabalho depende de um planejamento de atividades.

atividades a serem executadas durante um período estimado. Para o nível gerencial. Elaboração do Relatório Final 6. (nome dos alunos) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1. um cronograma é um artefato de controle importante para levantamento dos custos de um projeto e o estudo da viabilidade de execução. Permite verificar o tempo que cada atividade vai consumir e a concomitância das atividades. Tratamento dos dados 5. Montagem do Projeto 3. Exemplo: Períodos em quinzenas Atividades Respons. Revisão do texto Entrega do trabalho X X X X X X X X X X X X X X Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 40 . Coleta de dados 4. Levantamento de literatura 2.

quer na fase de prospecção. quer na de planejamento. c) Estabelece nos dois casos acima a ordem do processo. na medida em que apresenta o conjunto de atividades e suas respectivas interfaces e dependências. d) Permite identificar e suprimir os movimentos inúteis de um elemento qualquer. evitando-se retrabalho ou descontinuidade. 2 . O fluxograma auxilia o trabalho de organização. representa a situação de relacionamento entre elas e as tarefas realizadas. isto é. Gráfico que representa o curso do trabalho realizado em cada unidade. b) Possibilita identificar as etapas que podem ser eliminadas ou que devem ser alteradas. permitindo um estudo acurado dos métodos. Em cada etapa é possível verificar o tratamento que cada unidade vai dispensando ao trabalho. O fluxograma permite o rápido entendimento do processo. rotinas e a identificação de recursos necessários para cada uma das etapas. pois: a) Permite compreender ou estabelecer com clareza e facilidade as relações por vezes intrincadas e emaranhadas entre as unidades simples ou complexas de trabalho.• Fluxograma O fluxograma tem como principal finalidade representar de maneira simplificada e racional o trabalho a ser executado. Possibilidades de uso do fluxograma: 1. processos.Gráfico que representa o processo com suas principais etapas. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 41 .

A simbologia básica (suficiente e necessária) para representar as etapas de um processo qualquer é constituída por: OPERAÇÃO (retângulo): representação de uma fase ou etapa do processo que registra tanto a etapa quanto o responsável pela sua execução. Losango SENTIDO DO FLUXO (linha dirigida): Representa o sentido e a ordem entre as fases do processo. Registra-se a decisão na forma de pergunta.SIMBOLOGIA DO FLUXOGRAMA O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos. de maneira que a resposta seja Sim ou Não. Linha dirigida LIMITES (Oblongo): Representa o início e o final do processo. Oblongo Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 42 . Retângulo DECISÃO (losango): Representa o ponto em que uma decisão tem que ser tomada.

Exemplo: Fluxo de um pedido de compra de peça de reposição Início Pedido de compra preenchido em 3 vias pelo Supervisor Pedido entregue ao Departamento de Compras Pedido examinado e aprovado? Pedido de compra remetido para o Escritório Central Fim Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 43 .

Construção do cronograma de atividades 2. CONCLUSÃO • Confrontação dos resultados obtidos com a hipótese e os objetivos do projeto.3. • Entrega do TCC digitado. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 44 . RESULTADO • • • • Tabulação dos resultados Organização do material coletado Elaboração de planilhas. Apresentação do trabalho completo para a classe (seminário) BANCA DE VALIDAÇÃO: opcional. impresso e gravado emCD/DVD Sugestões de atividade: 1. desenhos e relatórios Fotos 4. • Considerações sobre os resultados obtidos e sinalização das possibilidades de continuidade do projeto. Construção do fluxograma do processo 3. gráficos. aprofundando determinados aspectos.

4) PARTE REFERENCIAL – Anexos. Hipótese. 9) Sumário (obrigatório). Resultados. 1) Introdução (obrigatório. Justificativa. justificativa e métodos. das palavras representativas do conteúdo do trabalho. 4) Dedicatória (opcional). 5) Agradecimento (opcional). Objetivos. fornecendo informações sobre sua natureza. seguido.(opcional). 6) Epígrafe . conforme a NBR 6028. ELEMENTOS TEXTUAIS Parte do trabalho em que é exposto o conteúdo do trabalho.ESTRUTURA DO TCC 2) PARTE PRÉ-TEXTUAL – Identificação e Resumo 3) PARTE TEXTUAL – Introdução. Discussões e Considerações Finais (conclusão). Epígrafe é um título ou frase curta. Apêndices e Bibliografia I. É a apresentação sucinta e objetiva do trabalho. Elemento obrigatório. 8) Resumo em Língua Estrangeira (opcional). ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1) Capa (obrigatório. isto é. Problema. logo abaixo. hipótese. Metodologia. Recursos necessários. II. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 45 . sua importância e sobre como foi elaborado: problema. não ultrapassando 500 palavras. 2) Contra-capa (opcional). palavras-chave e/ou descritores. 7) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório). 3) Folha de Aprovação (obrigatório. Cronograma / Fluxograma. objetivos. que se apresenta no início de uma obra. constituído por um único parágrafo conciso e objetivo.

mas que. Parte principal do texto. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 46 .2) Desenvolvimento (obrigatório). ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS São os elementos que estabelecem relação com o texto. que fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. 4) Conclusão / Considerações Finais (obrigatório). Confrontação dos resultados obtidos com os objetivos estabelecidos. Dentre os elementos pós-textuais tem-se a bibliografia. 2) Anexo (opcional). costumam ser apresentados após a parte textual. Conjunto padronizado de elementos descritivos. o apêndice e o glossário. Fluxograma do processo e cronograma de atividades. Sinalização de possível continuidade da pesquisa. É a síntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. sugerindo novas abordagens a serem consideradas em trabalhos semelhantes. retirados de documentos. para torná-lo menos denso e não prejudicá-lo. As referências bibliográficas do TCC devem seguir o padrão NBR 6023. 3) Resultados obtidos (obrigatório). O autor poderá manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos. 1) Bibliografia (obrigatório). o anexo. o autor deve apresentar os resultados mais importantes e sua contribuição ao tema. aos objetivos e à hipótese apresentada. Na conclusão. de forma e permitir sua identificação individual. III. bem como sobre o seu alcance. descrevendo com detalhes as etapas do trabalho.

um certificado de qualidade. Por exemplo: uma norma técnica. 3) Apêndice (opcional). um roteiro de entrevista. com respectivos significados. um desenho etc.É um texto/ documento não elaborado pelo autor. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 47 . que serve de fundamentação. Por exemplo: um questionário. um documento de garantia etc. comprovação e ilustração para o trabalho. 4) Glossário (opcional): Relação de termos técnicos utilizados no trabalho. um relatório. que serve de fundamentação. É um texto/ documento elaborado pelo autor. comprovação e ilustração para o trabalho. uma correspondência.

notas de rodapé. Com relação às margens. 2. e de 2cm à direita e na parte inferior.5. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 48 . Espacejamento Todo o texto deve ser digitado com espaço 1. deverá ser utilizado espaço simples. em uma só face da folha. Para as citações diretas separadas do texto (quando com mais de três linhas). a utilização de fonte Arial.APRESENTAÇÃO GRÁFICA 1. a folha deve apresentar margem de 3cm à esquerda e na parte superior. notas de rodapé e referências no final do trabalho. Recomenda-se. paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Formato e margens Os trabalhos devem ser digitados em papel branco A4 (210 mm x 297 mm). para digitação. tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas.

3. dissertações e teses: (NBR 14724/2002). Disponível em: <http://www1. Renata Ribeiro. Disponível em: Acesso http://www. 2002. Rio de Janeiro. Maringá: Dental Press. Apresentação de trabalhos acadêmicos. p. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. Rio de Janeiro. Normas Técnicas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. 2.1. CRUZ. CURTY. Odontologia preventiva especializada. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Jus Navigandi. 1. ______. Waiting for the Future in Sunshine City. Computer-Mediated Communication Magazine. MENDES. 2008. set. 52. . Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 49 . n. 2001. Rio de Janeiro. n. Marlene Gonçalves.html. em: 8 dez. 2002. Artigo de revista: GURGEL.com. Artigo e/ou matéria de revista. Norberto. São Paulo: Ícone. a. v. Reforma do Estado e segurança pública. STORINO. 18h30. em meio eletrônico MARQUES. Acesso em: 20 set. 2000. Sérgio Pimentel.3. 15-21.com/cmc/mag/1994/oct/sunshine.br/doutrina/texto. nov. p. 2002. Política e Administração. 1995. Oct.1994. ______. J. n. Maria Tereza Reis. Aspectos do comércio eletrônico aplicados ao Direito Brasileiro. Rio de janeiro.december. C.asp?id=2467>. 1997.COMO APRESENTAR REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Livros: BOBBIO.jus.6. 3. v. 6. Artigos da Internet RATLIFF.1 Livro Os modelos de referências estão exemplificados na NBR 6023. Rio de Janeiro: Cultura Médica. 1994. ed. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Teresina. 2003. boletim etc. Anamaria da Costa.

ed. Eduardo F. 2. PERRENOUD. Trabalhos Acadêmicos: Recomendações Práticas. Apresentação Científicos. 1. Pedro. 2000. MALERBO. Ribeirão Preto: Holos. 2007. Donald A. DYNIEWICZ.. José.BIE. Eva. ed. MOURA. 2003. ed. FIGUEIREDO. 5. DEMO. SCHÖN. 2008. C. SP: Difusão Editora. São Paulo: Atlas. 2007. Ph. RJ: Vozes. Porto Alegre: Artmed. ed. 2. R. 2003. Marina de Andrade. M. Nébia M. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. N. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes – São Caetano do Sul. Ana Maria. São Caetano do Sul: Yendis Editora. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. – Petrópolis. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Almeida. Trabalhando com Projetos. – São Paulo: Atlas. BARBOSA. Escrita de Trabalhos de MARCONI. São Paulo: Centro Paula Souza / Copidart. Porto Alegre: Artmed.2007. 1991. 2003.BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA AO PROFESSOR BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION . 2007. OLIVEIRA. Dácio G. Pesquisa: princípios científicos e educativos. 2002. Fundamentos Metodologia Científica. ESPÍNDOLA. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. LAKATOS. Método e Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Cortez. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 50 . As competências para ensinar no século XXI.. Maria Bernadete. MATIAS – PEREIRA.

III. PLANEJAMENTO DO TCC – 1º SEMESTRE PLANEJAMENTO DO TCC – 2º SEMESTRE DESENVOLVIMENTO DO TCC – 1º SEMESTRE DESENVOLVIMENTO DO TCC – 2º SEMESTRE Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 51 .CRONOGRAMAS I. IV.APÊNDICE . II.

Apresentação do Cronograma de Atividades do Componente Curricular 3. demandas e tendências futuras. Justificativa 12 . Apresentação do Componente Curricular 2. 5.Relação de Equipes e respectivos temas Julho . Estudo do cenário da área profissional / setor produtivo (micro e macro regiões) Avanços tecnológicos. Identificação de possíveis temas para desenvolvimento do TCC.Plano de Trabalho Docente Maio . Definição da estrutura do trabalho 4. Problematização. Ciclo de Vida do Setor.Entrega da ANP 3. 6.Planejamento do TCC ETAPAS 1.Status dos trabalhos / Envio de um trabalho por turma . 7.Entrega da ANP 2 . 9. Identificação de lacunas / situações-problema do setor.I . Definição dos temas e das equipes 8. Apresentação e validação do Trabalho (1ª parte) LEGENDA 1º sem março abril maio junho julho fevereiro Atividades desenvolvidas com os alunos Março – ANP 1 . Objetivos (Geral e Específicos) 11. Construção de Hipóteses (possíveis soluções) 10.

Entrega da ANP 2 .Status dos trabalhos / Envio de um trabalho por turma Atividades desenvolvidas com os alunos Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 53 .Planejamento do TCC ETAPAS 1.Plano de Trabalho Docente Outubro. Objetivos (Geral e Específicos) 11. Apresentação do Cronograma de Atividades do Componente Curricular 3.Relação de Equipes e respectivos temas Dezembro . Definição dos temas e das equipes 8. Ciclo de Vida do Setor. 9. Definição da estrutura do trabalho 4.Entrega da ANP 3. Construção de Hipóteses (possíveis soluções) 10. 7. Identificação de possíveis temas para desenvolvimento do TCC. Identificação de lacunas / situações-problema do setor. Apresentação e validação do Trabalho (1ª parte) LEGENDA 2º sem Setembro Outubro Novembro Dez Jul Agosto Agosto – ANP 1 . Problematização. 6.II . demandas e tendências futuras. Justificativa 12 . Apresentação do Componente Curricular 2. 5. Estudo do cenário da área profissional / setor produtivo (micro e macro regiões) Avanços tecnológicos.

construção de protótipos. Desenvolvimento (aplicação da pesquisa. Revisão da formatação do trabalho 10. Construção do cronograma de atividades do trabalho 4. Conclusão / Considerações finais 9. Revisão da proposta de trabalho (reformulação. construção do fluxograma do processo. se necessário) 2. 6.Relatório Final e envio de um trabalho completo por turma.Entrega da ANP 2. normas técnicas. em CD Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 54 . Construção dos referenciais teóricos (bibliografia. Definição da Metodologia 3. Apresentação e análise dos resultados 8.Entrega da ANP 1 – Relatório Parcial (Status dos trabalhos) Julho .III – Desenvolvimento do TCC ETAPAS 1. Identificação dos recursos necessários e possíveis provedores. legislação etc) 5. elaboração de desenhos etc) 7. Apresentação e validação do TCC LEGENDA 1º sem / Março Abril Maio Junho Julho Fevereiro Atividades desenvolvidas com os alunos Maio .

Entrega da ANP 2.Entrega da ANP 1. Apresentação e validação do TCC LEGENDA 2º sem Setembro Outubro Novembro Dez Jul Agosto Atividades desenvolvidas com os alunos Outubro. construção de protótipos. Desenvolvimento (aplicação da pesquisa. Revisão da proposta de trabalho (reformulação. Construção do cronograma de atividades do trabalho 4.IV .Desenvolvimento do TCC ETAPAS 1. Apresentação e análise dos resultados 8. legislação etc) 5. Conclusão / Considerações finais 9. Revisão da formatação do trabalho 10.Relatório Final e envio de um trabalho completo por turma. se necessário) 2. construção do fluxograma do processo.Relatório Parcial (status dos trabalhos) Dezembro . Construção dos referenciais teóricos (bibliografia. Definição da Metodologia 3. elaboração de desenhos etc) 7. Identificação dos recursos necessários e possíveis provedores. 6. em CD Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Unidade de Ensino Médio e Técnico – CETEC 55 . normas técnicas.