You are on page 1of 6

Proposta de Teste Intermédio

GEOGRAFIA

9º ANO

Nome:
Data:

Lê atentamente o enunciado do teste e responde com certeza e rigor às perguntas apresentadas
Grupo I
Observa o mapa da Europa.

Seleciona a opção correta para cada um dos itens.
1. A Península Ibérica está assinalada no mapa com …
(A) A letra X

(B) A letra W

(C) A letra Y

(D) A letra Z

2. As principais ilhas europeias situadas no mar mediterrâeo são…
(A) Córsega, Grã-Bretanha e Irlanda

(B) Sicília, Sardenha, Creta, Chipre e Córsega

(C) Creta, Chipre, Irlanda e Islândia

(D) Grã-Bretanha, Islândia, Creta e Sicília

3. O limite oriental do continente europeu é…
(A) O Oceano Atlântico

(B) Os montes Urais

(C) O Oceano Glacial ártico

(D) O mar mediterrâneo

9GEO_13/12

O mar negro está assinalado no mapa com… (A) O número 1 (B) O número 2 (C) O número 3 (D) O número 4 Grupo II Observa o gráfico que representa a evolução da população entre 1995 e 2050 para dois consjuntos de países. 9GEO_13/12 . de 1995 para 2050. situando-se perto dos 6 mil milhões de pessoas (B) Viverá principalmente nos países desenvolvidos (C) A aproximar-se-á dos 10 mil milhões de pessoas (D) Irá aumentar para os 8. Em 2050. em resultado das elevadas taxas de mortalidade. Seleciona a opção correta para cada um dos itens. porque as taxas de mortalidade serão superiores às taxas de natalidade. fruto das medidas anti natalistas que os estados sentirão de aplicar (D) Diminuirá. em virtude das reduzidas taxas de natalidade (B) Aumentará significativamente. 1. a população mundial… (A) Irá decrescer. Nos países desenvolvidos.4.5 mil milhões de pessoas 2. (C) Aumentará significativamente. o número de habitantes… (A) Aumentará de forma pouco expressiva.

devido às taxas de mortalidade. nos países em desenvolvimento. porque as taxas de natalidade conhecerão um aumento considerável. 1.4. Figura 4 D. (B) A totalidade da população mundial (C) Aproximadamente 78% da população mundial (D) Cerca de 87% da população mundial 4. Em 2050. (D) Aumentará significativamente. fruto da redução drástica das taxas de mortalidade. Habitação 1. Estabelece a correspondência entre cada figura e a respetiva necessidade humana ilustrada… 1.1.3. Figura 2 B. Perigo 1. Cultura 9GEO_13/12 .3. a população dos países em desenvolvimento… (A) Verificará um decréscimo gradual.2. Alimentação 1. No período considerado. viverá… (A) Menos de metade da população mundial. (B) Aumentará. em resultado da diminuição das taxas de natalidade. Grupo III Observa as figuras que ilustram diferentes necessidades humanas. Figura 1 A. (C) Quase que duplicará. Figura 3 C.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 9GEO_13/12 . uma vida longa e saudável. O estado resultante da satisfação das necessidades humanas básicas. é designado por… (A) nível de vida (B) bem-estar (C) desenvolvimento económico (D) qualidade de vida 3. a liberdade e a preservação da natureza correspondem a diferentes dimensões do conceito de… (A) qualidade de vida (B) nível de vida (C) bem-estar (D) pobreza 4. O rendimento. em Portugal Continental. Grupo IV Observa as estatísticas relativas a incêndios ocorridos entre 1 de Janeiro e 15 de Outubro de 2010. para a menos básica. 1. Ordena as figuras da necessidade humana mais básica.Seleciona a opção correta para cada um dos itens 2. Indica os 5 distritos mais fustigados por incêndios florestais em 2010.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3.2. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 9GEO_13/12 . Relaciona os meses com maior número de ocorrência de incêndios em Portugal com as características climáticas. Aponta duas medidas que reduzam o risco de incêndios florestais.

9GEO_13/12 .