You are on page 1of 18

Realizado por

:
•Carlos Ramos nº7 •Joana Remísio nº12 •Mariana Arrais nº17 •Tanya Dias nº24

Área de Projecto

Introdução O que são drogas? O que é a toxicodependência? Distensões de… Para que servem os CAT? Fases d o tratamento de dependência Tipos de drogas Efeitos de drogas… 9. Conclusão . 6. 8.Índice 1. 7. Bibliografia 14. 3. Imagens de drogas * Depressoras * Estimulantes * Perturbadoras 10. Efeitos do uso habitual da droga 11. Intoxicação 13. 2. 4. Mais sobre algumas drogas 12. 5.

os efeitos da droga e os tipos de drogas. a toxicodependência. .Introdução Este trabalho foi realizado. para podermos saber o que são drogas. uma vez que nos foi sugerido pela disciplina de área de projecto.

O que são drogas? Droga ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos e que podem ser classificadas como: •Naturais •Semi-sintéticas •Sintéticas .

.O que é a toxicodependência? Refere-se a um estado de dependência psicológica e/ou física originado pelo consumo repetido de uma substância por vezes descontrolado.

. Drogas pesadas – o efeito destas drogas consumidas em grande ou pouca quantidade pode ser bastante perigoso.Distinção de … Drogas leves – são drogas cujo efeito não é muito grande.São drogas permitidas por lei. Drogas legais . Drogas ilegais – São drogas cuja a lei proíbe e o seu consumo e tráfico pode levar à prisão.

Para que servem os centros de Toxicodependência? Centros de Atendimento de Toxicodependentes (CAT). As equipas que integram os CAT são constituídas por médicos. Nos últimos seis anos 583. num total de 45 unidades. psicólogos.020 pessoas deixaram de consumir drogas. enfermeiros. Estes Centros existem em todos os distritos. individualmente ou em grupo. técnicos de serviço social e técnicos psicossociais. são unidades de tratamento em que se presta cuidados globais a toxicodependentes. .

entretanto a validade deverá ser confirmada pelos profissionais escolhidos. Há muito progresso no campo medicamentoso terapêutico. medicamentos específicos.Os especialistas estão mais capacitados a utilizar. se necessário. Novidades surgem a toda hora. Fases do tratamento de abuso e dependência de drogas 1-Desintoxicação ou Promoção da abstinência 2-Reabilitação 3-Cuidados continuados 4-Prevenção de recaídas .

ecstasy.aumentam a frequência cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. cafeína. heroína. diminuem a fadiga. Estimulantes .produzem aumento da actividade pulmonar. haxixe. etc. crack. Perturbadoras – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: álcool. chá de cogumelo. etc. . Exemplos: cogumelos. etc. maconha. anfetaminas. Exemplos: cocaína.Tipos de Drogas Depressoras .

Assim a pessoa sente-se mais à vontade em situações dolorosas. que as alucinações são sintomas similares a de distúrbios mentais graves.se mais corajoso para competir e buscar posições de destaque. . porém. tornar . um meio de entrar em contato com o sobrenatural e ter compreensão dos mistérios do universo. pois dão às pessoas a impressão de ser mais fortes. O uso dessas drogas deixa a pessoa relaxada. Um dos efeitos é desligar-se dos problemas. Sabe-se. render no trabalho. …estimulantes Drogas deste tipo estão na moda na nossa sociedade. por alguns.Efeitos de drogas… …depressoras As drogas depressoras diminuem a actividade geral do cérebro. …perturbadoras A distorção de formas e cores é.

Algumas drogas depressoras: Special K Anti-depressivo Inalantes Morfina Heroína Álcool .

Algumas Drogas Estimulantes: Chá Santo Daime Ecstasy Cogumelo Haxixe Maconha .

Algumas Drogas Perturbadoras: Anfetaminas Cigarro Crack Cocaína .

e assim acaba por ser usado em maiores quantidades. A heroína é uma substância depressora que actua no Sistema Nervoso Central sendo capaz de alterar as sensações de prazer e dor. A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. . o seu efeito dura menos tempo. o que torna o vício muito caro. é encontrada como um pó branco facilmente solúvel em água. A Cocaína é um produto extraído das folhas de uma planta chamada Erythroxilon. O crack provoca dependência física e leva à morte. A Heroína é derivada da morfina e codeína. Esta droga é encontrada principalmente em países da América do Sul e Central.Mais sobre algumas drogas O Crack é mais barato que a cocaína mas. actua sobre o sistema nervoso central e cardíaco. Na sua forma pura. Atinge rapidamente o cérebro.

apatia. . fobias. Disporia crescente: ânimo deprimido.Os efeitos do uso habitual da droga Estado de ânimo: diminuição da tolerância ao efeito eufórico. irritabilidade. Rendimento: diminuição Estado vigília: reduz a sensação de fadiga durante a noite. da memória e da capacidade de concentração.

Intoxicação Psicose paranóide: alucinações auditivas e visuais. coma. náuseas. Síndrome disautonómico: Pele pálida. ansiedade. actos homicidas. agressividade. delírios. choque cardiovascular. vómitos. Acidentes cerebrovasculares: hemorragia cerebral. .

Bibliografia www.cercimor.idt.srcoronado.com www.org .pt www.weblusa.

os vários tipos de drogas e as consequências do uso da mesma. para que servem os Centros de toxicodependência.Conclusão Neste trabalho podemos ficar a saber mais sobre o que são drogas. .