You are on page 1of 9

FOCOS POPULACIONAIS

ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL (MAIOR “FORMIGUEIRO HUMANO”) Inclui as populações do Bangladesh, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Filipinas,

Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Tailândia,Sri Lanka e o Vietname (perfazem mais de
metade da população mundial)

Fatores que justificam as elevadas densidades populacionais:

Existência de um clima tropical húmido com estação das chuvas abundantes
(Monções); Fertilidade do solo, em particular ao longo dos grandes rios como o Ganges na Índia e o Amarelo na China;

Agricultura baseada na cultura do arroz (rizicultura)
praticada de forma intensiva e tradicional exigindo, por isso, muita mão de obra; Elevadas taxas de crescimento natural.

caminhos de ferro..FOCOS POPULACIONAIS EUROPA OCIDENTAL E CENTRAL No continente europeu vive cerca de 15% da população mundial. Existência de abundantes recursos minerais e energéticos. com excepção da Europa do Sul e da Escandinávia.). . Dinâmica económica. estradas. nomeadamente o desenvolvimento agrícola e industrial (Revolução Industrial). Existência de boas vias de comunicação (rios navegáveis.. Relevo de um modo geral pouco acidentado (Planície Europeia. é um dos continentes mais densamente povoados. favorável para a prática agrícola). Fatores que justificam as elevadas densidades populacionais: Clima temperado com temperaturas amenas e precipitações mais ou menos bem distribuídas (favorável para a prática agrícola).

com temperaturas amenas e precipitações mais ou menos bem distribuídas. Fertilidade do solo. Existência de recursos minerais e energéticos.FOCOS POPULACIONAIS NORDESTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E SUDESTE DO CANADÁ Fatores que justificam as elevadas densidades populacionais: Clima temperado. Grande desenvolvimento agrícola e industrial. Boas vias de comunicação e transporte. os primeiros colonos europeus fixaram-se nas planícies litorais junto do Atlântico. . Antecedentes históricos.

VAZIOS HUMANOS DESERTOS QUENTES Fatores que justificam a quase ausência de população: Elevadas temperaturas médias mensais (> 20 ºC). Violência dos ventos. Reduzida precipitação. . Grandes amplitudes térmicas diurnas. Pobreza do solo (arenoso) que inviabiliza a prática da agricultura.

na maior parte dos meses do ano. que está praticamente sempre gelado. . a qual ocorre sobretudo sob a forma de neve. Pobreza do solo.VAZIOS HUMANOS DESERTOS FRIOS / REGIÕES POLARES Fatores que justificam a quase ausência de população: Temperaturas negativas que se fazem sentir. Reduzida precipitação.

tonturas e dores de cabeça. à pouca vegetação e ao facto de estarem frequentemente cobertos de gelo.VAZIOS HUMANOS REGIÕES MONTANHOSAS Fatores que justificam a quase ausência de população nas áreas de altitude superior a 3000 m: Rarefação do ar. Baixas temperaturas. Morfologia da superfície que dificulta a prática da agricultura. a acessibilidade por ser difícil a construção de vias de comunicação. devido ao seu decréscimo com a altitude (gradiente térmico vertical). que provoca dificuldades de respiração. Pobreza do solo (finos ou inexistentes) devido ao declive do terreno. . vómitos.

VAZIOS HUMANOS FLORESTAS EQUATORIAIS (DENSAS) Fatores que justificam a quase ausência de população: Altas temperaturas registadas ao longo de todo o ano. Elevados valores de precipitação. que dificulta a circulação do Homem e inviabiliza a prática da agricultura. . que originam a lixiviação dos solos. Grande densidade florestal.

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO EM PORTUGAL Distribuição da população por NUT III .

sobretudo nas grandes áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. e em particular no Alentejo. Elevada concentração de atividades económicas (indústria. as densidades populacionais são muito reduzidas. em alguns casos inferiores a 20 hab. Maior densidade de vias de comunicação. Fatores que justificam a elevada densidade populacional no litoral: Melhores condições para a prática agrícola e pecuária. Existência de emprego.DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO EM PORTUGAL A densidade populacional em Portugal ronda 114 hab. e na orla algarvia. comércio e serviços). as maiores densidades populacionais encontram-se na faixa litoral. entre Viana do Castelo e Setúbal. enquanto no interior. Solos mais férteis./km2. LITORALIZAÇÃO E BIPOLARIZAÇÃO DESERTIFICAÇÃO DO INTERIOR ./km2 A população não se distribui de forma homogénea pelo território nacional.