You are on page 1of 3

Tratamento com Permanganato de Potássio – PP

Este paper tem o objetivo de relatar uma opção a mais, um procedimento antigo, que eu particularmente utilizo há muito tempo em peixes com bastante sucesso. Trata-se do Permanganato de Potássio, ou PP, uma química sanitizante. O permanganato de potássio, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−), KMnO 4, é um oxi-redutor que reage com toda a matéria orgânica que entra em contato, incluindo desde plantas, bactérias, peixes, e sedimentos orgânicos. Pode ser comprado em farmácias em cartelas de dez comprimidos de 100 mg, ou em pó e possui baixo custo. Atualmente, uma cartela em Brasília custa menos de dois reais. Possui uma coloração violeta quando dissolvido em água. Eu o utilizo há muitos anos com sucesso para limpar plantas e tratar ectoparasitas, como parasitas das guelras e pequenas infecções bacterianas externas. Alguns autores citam sua eficácia no tratamento de Aeromonas, Argulose (piolho de peixe), Chilodonella (quilodonelose), Chondrococcus columnaris (limo dos Peixes), Costiose, Dactilogirose (flukes), Girodactilose, Ictio (doença dos pontos brancos), Lerneose (verme âncora), Pseudomonas, Saprolegniose (mofo dos peixes), Tricodiníase.

O tratamento deve ser feito em aquário "pelado" com apenas: aerador, termômetro e termostato. Não utilize em seu sistema biológico, pois irá destruí-lo. A dosagem inicial, mais fraca, para tratar ictio é de 1 ppm ou 1 mg/L. Eu particularmente utilizo mais a dosagem de 2 ppm em 12 horas (banho longo) para a maioria dos casos, mas pode-se aplicar 10 ppm em banhos curtos de cerca de 1 hora. Quando a solução ficar marrom, indicará que o PP perdeu sua funcionalidade. Mas atenção, o PP pode ser fatal se você exceder a dosagem recomendada ou em banhos curtos exceder o tempo limite. Antes de iniciar sua aplicação faça uma TPA de pelo menos 80%, para reduzir a carga orgânica.Cuidado especial com discos pequenos (menores de 10cm) ou aqueles que tiverem com as guelras comprometidas. Neste caso eu prefiro o tratamento com sal grosso. Na Ásia há um famoso criador e juiz internacional chamado Andrew Soh que recomenda o seguinte tratamento para “limpar” um casal que irá iniciar a reprodução: 1) Selecione os pares e coloque-os nos tanques. Neste momento, você não tem nenhuma ideia de quando irão reproduzir ... dias ou meses. 2) Faça então 3 x 24 tratamentos profiláticos com permanganato de potássio a uma dosagem de 2mg/L. Os 3 tratamentos devem ser executados em 7 dias:..... no dia 1, no dia 4, e no dia 7....com TPA no dia 8.

3) Durante o tratamento de 8 dias, continue a alimentar seu disco, mas a alimentação deve ser incorporada metronidazol 1.0gm /100gm da alimentação ou se você preferir 1.5gm/100gm da alimentação. 4) Após a TPA e após o terceiro tratamento dos PP, continue com alimentação com metronidazol por outros 5 dias e trate igualmente com 1.5 gm de metronidazol para 100 litros de água. Faça uma TPA caso necessário, mas assegure-se de redosar após a troca. 5) Se o seu disco ou criação têm a tendência produzir nadadeiras rachadas, deformadas ou prole de Kyphoscoliosis e frequentemente escurecimento do corpo, um tratamento com antibiótico de 12 dias na água e na alimentação será necessário e deverá começar logo depois que o tratamento do metronidazol terminar. Use um antibiótico do largo-espectro..... ex: eritromicina. Durante o tratamento e até o fim, é melhor manter o pH6 ou abaixo….exemplo pH5.5 se possível. Após ter feito o tratamento acima, suas criações estão prontas para produzir discos perto do perfeito e saudável.

Exemplo de tratamento: Disco: Selvagem Sintoma: disco se coçando, pequenas disparadas,respirando com apenas um opérculo. Setup do tanque: 100L, aquecedor de 150W, aerador.

Iniciando o tratamento em uma solução de 2ppm. Perceba a cor da solução.

Terminando o tratamento e realizando tpa de 80% e ligando o gotejamento. Note a cor amarronzada da solução indicando que o PP reagiu com a matéria orgânica.

O resultado, um disco saúdável de cor vibrante;

Espero que as informações acima os ajude.

Sucesso.

Mauricio Bittencourt Henrique Silva