You are on page 1of 2

DIREITO E MORAL A vida em sociedade exige a observncia de outras normas alm das jurdicas.

As pessoas devem pautar a sua conduta pela tica, de contedo mais abrangente do que o direito, porque ela compreende as normas jurdicas e as normas morais. Para desenvolver a espiritualidade e cultuar as santidades, as pessoas devem obedecer aos princpios religiosos. Para gozar de boa sade, devem seguir os preceitos higinicos. Para bem se relacionar e desfrutar de prestgio social devem observar as regras de etiqueta e urbanidade. As normas jurdicas e morais tm em comum o fato de constiturem regras de comportamento. Distino: Sano (que no direito imposta pelo Estado, para constranger os indivduos observncia da norma, e na moral somente pela conscincia do homem, traduzida pelo remorso, pelo arrependimento, porm sem coero). Pelo campo de ao, que na moral mais amplo.

DIREITO POSITIVO E NATURAL Direito positivo o ordenamento jurdico em vigor em determinado pas e em determinado perodo. Este pode ser escrito ou no escrito, de elaborao sistemtica ou de formao jurisprudencial. Compreende toda a disciplina da conduta, abrangendo as leis votadas pelo poder competente, os regulamentos, as disposies normativas. Direito natural a ideia abstrata do direito, o ordenamento ideal, correspondente a uma justia superior e suprema. Para o direito positivo, por exemplo, no exigvel o pagamento de dvida prescrita e de dvida de jogo (arts. 814 e 882). Mas, para o direito natural, esse pagamento obrigatrio. Na poca moderna, o direito natural desenvolve-se sob o nome de jusnaturalismo, sendo visto como expresso de princpios superiores ligados natureza racional e social do homem.

DIREITO OBJETIVO E SUBJETIVO Direito objetivo o conjunto de normas impostas pelo Estado, de carter geral, a cuja observncia os indivduos podem ser compelidos mediante coero. Direito subjetivo a faculdade individual de agir de acordo com o direito objetivo, de invocar a sua proteo.

DIREITO PBLICO E PRIVADO Direito pblico: se relaciona s coisas do Estado Direito privado: pertence utilidade das pessoas.

CONCEITO DE DIREITO CIVIL Direito civil o direito comum, que rege as relaes entre os particulares. Disciplina a vida das pessoas desde a concepo e mesmo antes dela, quando permite que se contemple a prole eventual (CC, art. 1.799, I) at a morte, e ainda depois dela, reconhecendo a eficcia post mortem do testamento (CC, art. 1.857) e exigindo respeito memria dos mortos (CC, art. 12, pargrafo nico). Costuma-se dizer que o Cdigo Civil a onstituio do homem comum, por reger as relaes mais simples da vida cotidiana, os direitos e deveres das pessoas, na sua qualidade de esposo ou esposa, pai ou filho, credor ou devedor, alienante ou adquirente, proprietrio ou possuidor, condmino ou vizinho, testador ou herdeiro etc. Toda a vida social, como se nota, est impregnada do direito civil, que regula as ocorrncias do dia a dia. No direito civil estudam-se as relaes puramente pessoais, bem como as patrimoniais. No campo das relaes puramente pessoais, encontram-se importantes institutos, como o poder familiar; no das relaes patrimoniais, esto todas as que apresentam um interesse econmico e visam utilizao de determinados bens. Devido complexidade e ao enorme desenvolvimento das relaes da vida civil que o legislador chamado a disciplinar, no mais possvel enfeixar o direito civil no respectivo Cdigo. Muitos direitos e obrigaes concernentes s pessoas, aos bens e suas relaes encontram-se regulados em leis extravagantes, que no deixam de pertencer ao direito civil, bem como prpria Constituio Federal.

You might also like