You are on page 1of 32

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO

PRTICAS EDUCATIVAS: MANEJO COMPORTAMENTAL E COMPORTAMENTOS PR-SOCIAIS


Autoria: Prof Dr Alessandra Turini Bolsoni-Silva

11

BAURU/2008

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Vice- Presidente Jos Alencar Gomes da Silva Ministro de Estado da Educao Fernando Haddad Secretria da Educao Especial Claudia Pereira Dutra Reitor da Universidade Estadual Paulista Jlio De Mesquita Filho Marcos Macari Vice-reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald Diretor da Faculdade de Cincias Henrique Luiz Monteiro Vice- Diretor Joo Pedro Albino Coordenadora do Curso: Prticas em Educao Especial e Inclusiva na rea da Deficincia Mental. Vera Lcia Messias Fialho Capellini DIVISO TCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAO UNESP Campus de Bauru
371.9 B677p Bolsoni-Silva, Alessandra Turini. Prticas educativas: manejo comportamental e comportamentos pr-sociais / Alessandra Turini Bolsoni-Silva In: Prticas em educao especial e inclusiva na rea da deficincia mental / Vera Lcia Messias Fialho Capellini (org.). Bauru : UNESP/FC, 2008. 12 v. : il. ISBN: 978-85-99703-41-0 1. Educao inclusiva. 2. Manejo comportamental. 3. Habilidade social. 4. Deficincia mental. I. Bolsoni-Silva, Alessandra Turini II. Capellini, Vera Lcia Messias Fialho. III. Ttulo.

Ficha catalogrfica elaborada por Maria Thereza Pillon Ribeiro CRB 3.869

Prezado professor ou profissional das reas afins

Este caderno parte do material didtico, produzido por uma equipe de especialistas em Educao Especial, para subsidiar o desenvolvimento do curso de aperfeioamento em Prticas em Educao Especial e Inclusiva na rea da Deficincia Mental. Esse material objetiva a veiculao de informaes sobre a educao da pessoa com deficincia mental e seus desdobramentos para a incluso social desta populao. Os cadernos que compem o material didtico so:

1. Educao a distncia: desafios atuais.


2. Educao especial: histria, etiologia, conceitos e legislao vigente. 3. Desenvolvimento humano e educao: diversidade e incluso. 4. tica profissional: (re) pensando conceitos e prticas. 5. Informtica aplicada educao especial.
6. Famlia-escola: discutindo finalidades, rupturas e desafios no processo educativo.

7. Sexualidade infantil e orientao sexual na escola. 8. Repensando a avaliao. 9. Prticas educativas: ensino colaborativo. 10. Prticas educativas: adaptaes curriculares. 11. Prticas educativas: manejo comportamental e comportamentos pr-sociais.

12. Prticas educativas: criatividade, ludicidade e jogos.


No curso, sero trabalhados temas gerais visando a possibilitar o acesso s informaes sobre as causas da deficincia mental, aspectos conceituais, histricos e legais da educao especial, alm de contedos especficos para auxiliar a sua prtica pedaggica voltada para a diversidade, de maneira que, se necessrio, voc utilize adequaes curriculares para garantir o aprendizado de todos os alunos. Esperamos que este material possa contribuir a todos os profissionais que participam da construo de uma sociedade mais justa, mais solidria e mais igualitria para todos.

Bom trabalho! Vera Lcia Messias Fialho Capellini Coordenadora do Curso

Sumrio Apresentao Unidade I: Problemas de comportamento Unidade II: Habilidades Sociais Unidade III: Habilidades Sociais Educativas: Comunicao Unidade IV: Habilidade Sociais Educativas: Expressividade Unidade V: Habilidades Sociais Educativas: Estabelecimento de Limites e Consistncia Referncias 3 4 7 10 14 18 29

Apresentao Ol professor(a), vamos para mais uma etapa deste curso de formao continuada. Neste caderno o presente trabalho desenvolvido a partir do referencial da Anlise do Comportamento e do campo terico-prtico do Treinamento de Habilidades Sociais (THS) no que diz respeito a habilidades sociais aplicveis s prticas educativas (Del Prette & Del Prette, 1999, Del Prette & Del Prette, 2001). Os contedos e as atividades esto organizadas em unidades de estudo assim distribudas: a primeira unidade trata do tema problemas de comportamento, no que se refere especialmente a definio de variveis relacionadas ao seu surgimento e manuteno; na unidade II so brevemente apresentados conceitos sobre Habilidades Sociais; as demais unidades tratam de habilidades sociais educativas, denominadas de comunicao, expressividade, estabelecimento de limites e consistncia (Bolsoni-Silva, 2003) de forma a instrumentalizar o leitor sobre possibilidades de interao em sala de aula para prevenir e/ou remediar problemas de comportamento de seus alunos. Como voc pode ver, o trabalho aqui proposto est estreitamente ligado ao seu trabalho pedaggico cotidiano de sala de aula. Durante o decorrer das unidades deste caderno o Sr. Social aparecer para mediar nossa comunicao.

Ol, sou o Sr. Social, muito prazer!

UnidadeI:ProblemasdeComportamento
Na unidade I Voc...

Vai conhecer um pouco sobre problemas de comportamento, definies e fatores que podem favorecer seu aparecimento, bem como indicaes de como evit-los. Definio O que observar? Como evit-los? Problemas de comportamento sempre incomodam o professor em sala de aula, os quais parecem ser multideterminados, isto , dificilmente ocorrero devido a uma nica varivel e parecem ocorrer com maior freqncia quanto mais fatores de risco estiverem combinados e/ou acumulados (Patterson, Reid, & Dishion, 2002), sendo um deles o manejo inefetivo dos professores. O termo problema de comportamento bastante ambguo e controverso, possuindo definies vagas, classificaes distintas, exaustivas e sem limites claros para alguns tipos de problemas de comportamento. Abaixo encontram-se algumas definies. Para o Ministrio da Educao e Cultura (Brasil, 1994, p. 13), problemas de comportamento so tidos como condutas tpicas, referentes :
Manifestaes de comportamentos tpicos de portadores de sndromes e quadros psicolgicos, neurolgicos ou psiquitricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuzos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.

J o DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) possui uma caracterizao mais especfica, tambm utilizando linguagem mdica. De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997) o DSM IV subdivide problema de comportamento em trs grupos: transtorno desafiador opositivo, transtorno da conduta e transtorno do comportamento disruptivo sem outra especificao. O transtorno desafiador opositivo refere-se a:
[...] um padro persistente de comportamentos negativistas, hostis e desafiadores [que resultam em] srias violaes de normas sociais ou direitos alheios, o qual deve estar presente durante, pelo menos, seis meses (Kaplan et al., 1997, p. 995).

Destas definies, possvel concluir que, para diagnosticar algum problema de comportamento, preciso haver um padro repetitivo e persistente de comportamento, o qual prejudica outras pessoas e viola seriamente regras sociais. 4

Segundo os autores acima, os critrios diagnsticos para o problema de comportamento, conforme o DSM IV so: crueldade com animais e pessoas, nveis excessivos de brigas ou intimidao, destruio grave de propriedades, roubo, mentiras repetidas, comportamento incendirio, cabular aula, fugir de casa, birras graves e freqentes, comportamento provocativo desafiador, desobedincia grave e persistente. Porm, atos isolados de um comportamento antisocial no justificam o transtorno, preciso um padro persistente. http://omundonaoevioleta.web logger.terra.com.br/img/desca belada.jpg Apesar da nfase dada aos comportamentos externalizantes (acima citados), preciso lembrar que comportamentos internalizantes, tais como timidez, medo, ansiedade, depresso, excesso de apego aos adultos, tristeza e outros dficits em interao social, tambm devem ser considerados como problemas de comportamento (Achenback & Edelbrock, 1979), pois prejudicam a interao social, podendo levar ao isolamento e a queixas escolares uma vez que dvidas no so retiradas com o professor, por exemplo.

Portanto, para avaliar se uma criana tem ou no problemas de comportamentos importante, alm de observar a ocorrncia dos comportamentos mencionados, verificar em quais condies eles ocorrem. Isto de fundamental importncia porque as pessoas emitem problemas de comportamento porque conseguem ganhos com eles, por exemplo, podem obter ateno dos adultos e/ou dos colegas e podem resolver problemas (obter o brinquedo que quer na hora que deseja). Desta forma, cabe ao educador ensinar comportamentos pr-sociais capazes de garantir a ateno e a resoluo de problemas e com isso as crianas e/ou adolescentes no precisaro recorrer a problemas de comportamento. Como ensinar nossos alunos a terem comportamentos pr-sociais? O campo terico prtico do treinamento de Habilidades Sociais pode ajudar, o que ser assunto da prxima unidade.

Atividade Agora que voc j conheceu um pouco sobre problemas de comportamento, vamos observar!! Retome as avaliaes que voc fez com trs alunos a pedido da disciplina de Avaliao diagnstica. Liste quais comportamentos externalizantes e quais internalizantes eles apresentam.

Lembre-se: Esta listagem muito importante, vai nortear nosso trabalho durante todo o curso!
No se esquea de postar sua atividade no Ambiente TELEDUC.

Se voc quiser saber mais sobre problemas de comportamento pode ler: Patterson, G., Reid, J., & Dishion, T. (2002). Antisocial boys. Comportamento antisocial. Santo Andr: ESETec Editores Associados.

Unidade II: Habilidades Sociais Habilidades sociais (HS) HS infantis Habilidades Sociais Educativas (HSE)

Esta unidade tratar da definio de habilidades sociais (HS), habilidades sociais infantis (HSI) e de habilidades sociais educativas (HSE).

HabilidadesSociais

O estudo do campo terico-prtico do treinamento de habilidades sociais (THS) importante, segundo Caballo (1997), porque os seres humanos passam a maior parte de seu tempo engajados em alguma forma de comunicao interpessoal e ao serem socialmente habilidosos so capazes de promoverem interaes sociais satisfatrias.
No h consenso quanto definio de habilidades sociais (HS), porm, o termo HS geralmente usado para designar um conjunto de comportamentos aprendidos que envolvem interaes sociais (Caballo, 1995; Del Prette & Del Prette, 1999). Del Prette e Del Prette (1999) esclarecem que as HS incluem a assertividade (expresso apropriada de sentimentos negativos e defesa dos prprios direitos) e tambm habilidades de comunicao, de resoluo de problemas interpessoais, de cooperao, de desempenhos interpessoais nas atividades profissionais, alm de expresso de sentimentos negativos e defesa dos prprios direitos. Alm dos componentes verbais das habilidades sociais (os apresentados nas taxonomias previamente apresentadas), h tambm, conforme Del Prette e Del Prette (1999), componentes no verbais da comunicao: olhar e contato visual, sorriso, expresso facial, gestualidade, postura corporal, movimentos com a cabea, contato fsico e distncia/proximidade.

Nas palavras de Del Prette e Del Prette (2001):


[...] defendemos a idia de que as pessoas socialmente competentes so as que contribuem na maximizao de ganhos e na minimizao de perdas para si e para aquelas com quem interagem [...] o desempenho socialmente competente aquele que expressa uma leitura adequada do ambiente social, que decodifica corretamente os desempenhos esperados, valorizados e efetivos para o indivduo em sua relao com os demais (p. 33).

Habilidadessociaisinfantis
possvel que comportamentos socialmente habilidosos possam promover o desenvolvimento e prevenir o surgimento de problemas de comportamento medida que possibilitam que as crianas interajam mais positivamente com colegas, professores e familiares, aumentando a chance de obter elogios e ateno, alm de conseguirem resolver problemas, sem, contudo, utilizarem a agressividade, por exemplo. Caldarella e Merrell (1997), que buscam estudar habilidades sociais em crianas, apontam, a partir de reviso de literatura, uma diversidade de habilidades sociais infantis: 1) habilidades de relacionamentos com pares (cumprimentar, elogiar, oferecer ajuda, convidar os colegas para brincar etc); 2) habilidades de auto-controle (controlar humor, negociar, lidar com crticas etc) ; 3) habilidades acadmicas (tirar dvidas, seguir as orientaes do professor, saber trabalhar de forma independente etc); 4) habilidades de ajustamento (seguir regras e instrues, usar tempo livre de forma apropriada, atender pedidos etc); 5) habilidades assertivas (iniciar conversao, aceitar convites, responder cumprimentos etc), entre outras. Mais recentemente, no que diz respeito a habilidades sociais infantis, Del Prette e Del Prette (2006) apontaram as seguintes habilidades como fundamentais para avaliar a competncia social de criana: autocontrolar-se, expressar-se emocionalmente, ter civilidade, ter empatia e assertividade, solucionar problemas interpessoais, fazer amigos e ter habilidades sociais acadmicas.

Desta forma cabe ao professor, enquanto agente educativo, ajudar seus alunos a desenvolver comportamentos habilidosos, para tanto o prprio professor precisa ter tais comportamentos.

HabilidadesSociaisEducativas
Del Prette e Del Prette (2001) descrevem que as Habilidades Sociais Educativas (HSE) so aquelas intencionalmente voltadas para a promoo do 8

desenvolvimento e da aprendizagem do outro, em situao formal ou informal. Os prximos mdulos foram elaborados a partir dos autores Caballo (1987), Del Prette e Del Prette (1999) e Bolsoni-Silva e Marturano (2002). Se voc quiser saber mais sobre habilidades pode acessar o site: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/comportamento/0 30203-assertivo_wellington.shtm Voc pode ler tambm: Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e educao. Petrpolis: Vozes. Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Psicologia das habilidades sociais na infncia. Petrpolis: Vozes.

Atividade Agora que voc j conheceu um pouco sobre habilidades sociais, vamos observar!! Retome as avaliaes que voc fez com trs alunos a pedido da disciplina de Avaliao diagnstica. Liste quais comportamentos habilidosos seus alunos apresentam. Lembre-se: Esta listagem muito importante, vai nortear nosso trabalho durante todo o curso!!!

No se esquea de postar seu trabalho no Ambiente TelEduc. Voc pode entrar na sala de bate papo para discutir esse assunto.

UnidadeIII:HabilidadesSociaisEducativasdoprofessor: Comunicao
Conversar Fazer Perguntas

Nesta unidade voc vai conhecer sobre a importncia de conversar e de fazer perguntas aos seus alunos, bem como de permitir que eles tambm possam se comportar assim em sala de aula. O tema Comunicao parece estar relacionado a atividades fceis de realizar, cotidianas; contudo, em muitos momentos sentimos dificuldades em conversar com nossos alunos. Garantir a existncia do dilogo pode ser uma tarefa difcil, que pode estar relacionada a fatores como: local, momento em que ocorre a conversa, estado de humor e disponibilidade de tempo. Por exemplo: quando vocs esto atarefados ou com alguma dificuldade para resolver, por vezes difcil manter a calma com eles. Para iniciar conversaes importante atentar para o contexto, a situao em questo. Por exemplo: falase sobre brincadeiras em certas ocasies, como, por exemplo, no recreio; conversa-se sobre as tarefas escolares especialmente na sala de aula.

Maneiras de iniciar conversao: fazer uma pergunta ou comentrio sobre a situao em questo. Ex: O que voc est fazendo?, ou um comentrio: Voc terminou sua tarefa, que bom, assim voc pode brincar sem se preocupar; fazer cumprimentos sobre algum aspecto do comportamento ou aparncia. Ex: Nossa, voc me ajudou direitinho a apagar a lousa, que bom ou Que bom que voc arrumou sua mesa e seu material (sem tom de ironia); ou ainda Que bom que voc j sabe fazer isso sozinho; 10

fazer uma observao ou pergunta casual sobre o que ele est fazendo. Ex: O que voc est fazendo? ou Voc est fazendo a tarefa?; perguntar a seu aluno se voc pode ficar junto enquanto ele realiza uma tarefa difcil. Ex: Posso ficar sentado(a) aqui, vendo voc desenhar?; pedir ajuda, conselho, opinio ou informao. Ex: Voc pode me ajudar a apagar a lousa?; fazer algo pelo seu aluno. Ex: Hoje eu trouxe um brinquedo novo para utilizarmos na aula; compartilhar com seus alunos experincias, sentimentos e opinies pessoais. Ex: Eu sei que voc tem dificuldade com a matemtica, mas quando eu tinha sua idade eu tambm tinha, porm logo eu no tive mais problema, estudando bastante; saudar. Ex: Oi, voc est bem?. Para que este dilogo seja efetivo deve-se prestar ateno no s ao que falamos, mas tambm em como est nossa postura frente ao aluno no momento da conversa. Por exemplo: necessrio olhar para ele enquanto est falando, mostrar-se interessado, manter-se prximo e inclinado em sua direo e sorrir. Agora, para manter o dilogo, podem-se abordar os seguintes temas: discutir sentimentos, suposies ou impresses; compartilhar pensamentos e opinies sobre certo tema; compartilhar informao objetiva sobre um tema; compartilhar fantasias, sonhos, metas, desejos; compartilhar atividades recentes; compartilhar atividades passadas; compartilhar acontecimentos engraados, contar divertidas, rir de si mesmo.

histrias

11

importante compartilhar esses temas, mantendo uma interao com o aluno no sentido de ao mesmo tempo ensinar e aprender; permitir que se coloque, d sua opinio, para ento termos mais chance de ensin-lo o que se acha correto sem brigas ou discusses. Fazer com que ele se torne seu amigo, com o sentimento de que pode contar quando precisar, por exemplo, quando encontrar dificuldades em alguma matria.

Existem algumas dicas para manter um dilogo: fazer perguntas abertas ou fechadas. As perguntas fechadas proporcionam respostas mais especficas, por ex.: Vocs entenderam esse assunto?; j as perguntas abertas permitem conversas mais longas, por ex: Por que voc fez o exerccio desta forma? ... Qual foi seu raciocnio?. prosseguir assuntos abordados. Por ex.: durante uma conversa, o aluno pode comentar sobre um site da Internet, ou um brinquedo que lanaram recentemente, voc pode comear a falar sobre esse assunto, mesmo que vocs no estivessem falando sobre isto antes. expressar sentimentos. Isto pode ocorrer de maneira verbal, por exemplo, ressaltando caractersticas positivas; ou no-verbal, por exemplo, fazendo um afago, dando um abrao, sorrindo. O importante a demonstrao mtua de sentimentos. Este tema ser aprofundado posteriormente em outros encontros. escutar de maneira ativa: isto ocorre quando uma das pessoas d a entender, atravs de certas aes, que est prestando ateno ao que a outra pessoa est falando. Estas aes seriam: sorrir, inclinar-se em direo ao falante, verbalizar a compreenso dizendo ah ah, sim. Dicas gerais: durante um dilogo haver momentos em que acontecero interrupes; nestas situaes podem ser introduzidos novos temas; voc pode introduzi-los dizendo a propsito de... ou ainda dizendo simplesmente que gostaria de falar sobre outro assunto. O importante que as duas pessoas estejam interessadas no assunto. quando acontecer alguma conversa agradvel com seu aluno, indique a ele sua satisfao, por exemplo dizendo: foi bom conversar com voc; isto aumenta as chances deste mesmo momento acontecer mais vezes. quando estamos conversando com nossos alunos e precisamos parar a conversa para fazer outra coisa, importante que indicar e explicar a 12

situao, dizendo, por exemplo: desculpe, mas eu preciso voltar a explicar o ponto, mais tarde a gente conversa, t bom?; neste caso no se esqueam de procurar o aluno depois.

Atividade Sua tarefa aqui fazer um ensaio com a aplicao destas habilidades de comunicao diante das seguintes situaes hipotticas: Situao 1: A me de um aluno a procura na escola para criticar uma nota que voc deu ao aluno, o que voc faria? Situao 2: Voc est expondo um contedo a seus alunos, o que voc faria para utilizar o que foi aprendido aqui hoje? Situao 3: Voc colocou os alunos para realizarem uma atividade em grupo, como voc utilizaria as habilidades que discutimos hoje? No se esquea de postar no Ambiente TelEduc. Voc pode entrar na sala de bate papo para discutir esse assunto.

13

Unidade IV: Habilidade Sociais Educativas do professor: Expressividade Neste mdulo voc vai conhecer sobre a importncia de se expressar aos seus alunos, seja sentimentos, seja opinies. Sentimentos positivos Elogios Opinies Vimos no mdulo anterior importncia de criar um ambiente de confiana, agradvel, na escola, para que os alunos se sintam acolhidas e para aumentar a probabilidade de contato e comunicao entre alunos e professoras.

Sentimentospositivos
Muitas vezes difcil criar este ambiente agradvel, pois h momentos de briga e de desobedincia em que sentimos raiva de nossos alunos, e este sentimento natural porque o que sentimos est relacionado ao que ocorre no ambiente, s mudanas que ocorrem nele. Contudo possvel construir tal ambiente favorvel, atravs da expresso de amor e afeto. Os professores podem comear esta tarefa e dar modelos para os alunos, uma vez que eles aprendem tambm vendo os adultos se comportarem. s vezes, h dificuldade em dizer que sentimos amor ou agrado por algum. Por exemplo, quando as pessoas nos tratam mal, nos castigam, diminui a probabilidade da expresso de amor e acaba havendo um distanciamento; difcil sentir amor ou agrado por algum que no gostamos. Sendo assim, tratando bem os alunos eles vo se sentir vontade de dizer que gostam dos professores, porque realmente vo gostar deles. Para muitas pessoas o ouvir ou receber essas expresses positivas sinceras leva a uma interao muito agradvel e significativa e, ao mesmo tempo, fortalece e torna profunda a relao entre as pessoas. Os professores querem que sua relao com os alunos seja ntima e forte, por isso, eles devem expressar os seus sentimentos. Muitas vezes ns no expressamos os sentimentos, pois acreditamos que o aluno j sabe por 14

princpio que gostamos dele, uma vez que nossos atos j expressariam o sentimento. Porm, aes e palavras juntas transmitem muito mais. Quando no se expressa verbalmente carinho corre-se o risco de a outra pessoa se sentir esquecida ou no apreciada, o que pode prejudicar a relao. Por vezes no conseguimos nos expressar porque na nossa educao tambm no recebemos e, assim, no fomos capazes de aprender, mas nunca tarde para comear se entendermos que vale a pena. Deve-se ressaltar que muitas vezes, quando os professores dizem s crianas que gostam deles e estes no respondem ao carinho recebido da maneira com que se esperava, isto acaba frustrando e desanimando. Porm toda relao pode ser transformada e melhorada; possvel aumentar as chances de que os alunos, aos poucos, se expressem, da maneira deles, o seu carinho, correspondendo assim s expectativas dos professores. Elogios O elogio entendido como qualquer comentrio positivo em direo a e sobre outra pessoa ou a alguma coisa feita por ela.

bp0.blogger.com/.../s320/morehead046%5 B1%5D.gif

Em nossa sociedade, o elogio costuma ser avaliado positivamente, quando percebido como sincero e pertinente, mas negativamente, quando objetiva a manipulao ou a bajulao. Por isso mesmo, a competncia em fazer elogio implica coerncia entre o pensar, o sentir e o agir e depende de uma acurada discriminao sobre o que, a quem, como e quando elogiar. Reagir a elogios e cumprimentos uma habilidade aparentemente simples, que envolve apenas aceitar e agradecer. Apesar disso, muitas pessoas, principalmente as tmidas, tm dificuldades em responder a elogios recebidos, devido a vrios fatores, entre os quais: baixa auto-estima, ansiedade social e reaes fisiolgicas (rubor, taquicardia e sudorese). Quando os professores elogiam os comportamentos das crianas, concomitantemente, trazem ganhos a ambos e esta atitude aumenta as chances de ocorrer futuramente e trazer ganhos novamente. Alm disso, o elogio aumenta a auto-estima do aluno, deixando-o seguro para realizar outros comportamentos adequados e se relacionar com as pessoas. importante tambm dizer aos alunos porque determinado comportamento foi elogiado, descrevendo o que h de bom, por exemplo,

15

parabns, voc fez toda a tarefa com cuidado, atentando para as pontuaes; a essa habilidade d-se o nome de feedback positivo. Opinies Vamos parar um pouco para pensar em algumas situaes que j vivenciamos e que no conseguimos expressar nossa opinio, ou que verbalizamos algo e o nosso interlocutor no compreendeu!

Expressar opinies uma habilidade muito importante, pois, atravs dela construmos relaes de confiana, honestas e saudveis, o que seria bom se consegussemos com nossos alunos, pois tal relacionamento ajuda a diminuir comportamentos problemas e tambm a melhorar a aprendizagem.

Expressar opinies envolve tanto concordar quanto discordar das idias expressas por outras pessoas. Algumas situaes so mais desafiadoras para o exerccio dessa habilidade, como os contextos de grupo e de relao com pessoas de autoridade. Ns somos autoridades em relao aos nossos alunos e como ser que estamos nos relacionando em relao a isso? Uma forma de pensar tentar identificar se nossos alunos expressam as suas opinies e, nesses casos, o que fazemos. Podemos discordar de muitas coisas, desde valores e filosofia de vida at de coisas que so fatos, mas que no temos conhecimento. Em cada caso, a forma da discordncia assume caractersticas especficas. Quando discordamos de alguns valores, crenas, viso de mundo, se no ficar bem claro do que que se est falando, o que se est discutindo, podem ocorrer longas discusses que no levam a nada. Por exemplo, se estamos discutindo com um amigo sobre religio, sendo que cada um tem uma concepo diferente, provvel que cada um defenda religio que segue para argumentar; no h verdade absoluta.

16

Por isso no h problemas em mudar de opinio, no estaremos nos ferindo, pois as verdades so de fato relativas e construdas na nossa histria, em outras palavras, algumas coisas podem ser verdades para mim e no ser para outras pessoas. Para expressarmos discordncia, necessrio ouvir a opinio do outro, prestar ateno ao contedo da fala do interlocutor, identificar quais so os pontos em que pensamos diferente, assim como identificar quais so os pontos em que pensamos de maneira semelhante. Essas dicas aumentam a chance do outro aceitar nossas opinies. Quando achamos que o nosso aluno no deve fazer determinada coisa e mencionamos apenas NO, esta resposta no ser efetiva para ele, pois no estaremos expressando nossa opinio, mas impondo nossa vontade. Alm do NO, precisamos argumentar o porqu desta resposta. necessrio lidar com as divergncias sem deixar de lado os princpios do direito liberdade de expresso e do respeito s diferentes opinies. No se trata de convencer o outro ou desqualific-lo, mas de apresentar as idias sustentando-as, sempre que possvel, com fatos, acontecimentos e referncias, dando a ele a oportunidade de fazer o mesmo.

Atividade A sua tarefa recorrer a lista que voc fez na Unidade II desta disciplina (pgina 9), sobre comportamentos habilidosos dos seus alunos e agora listar o que voc faz quando seus alunos agem desta forma. Aponte em seguida como voc poderia mudar o comportamento a partir do que estudamos nesta unidade. A tabela abaixo pode te auxiliar nesta atividade. Comportamento habilidoso O que voc faz? O que melhorar? poderia

No se esquea de postar seu texto no Ambiente TelEduc na opo Portiflio individual.

17

Unidade V: Habilidades Sociais Educativas do professor: Estabelecimento de Limites e Consistncia

Para estabelecer limites voc pode agir preventivamente ou ento diante da situao problema. o que vamos ver neste mdulo.

Fazer pedidos Recusar pedidos Lidar com crticas Admitir erros Pedir desculpas Estabelecer regras Ter consistncia

Agir preventivamente Em primeiro lugar ao fazer o que aprendemos nos mdulos 2, 3 e 4 voc j est prevenindo problemas de comportamento e promovendo comportamentos pr-sociais em seus alunos, porque voc estar sendo socialmente habilidoso ao agir desta forma, dando modelos, e incentivando seus alunos a tambm agirem desta forma. No entanto, possvel pensar em outras habilidades sociais educativas, discutidas a seguir.

Fazerpedidos
Voc pode fazer pedidos ao seu aluno, de forma a deixar claro o que espera dele, por exemplo pessoal ao terminarem a tarefa com giz de cera, por favor, guardem tudo na caixa. Importante: no se esqueam de ELOGIAR e AGRADECER se seus alunos fizerem o que voc pediu.

18

Pode acontecer dele no entender o pedido feito, neste caso, preciso REPETIR o pedido uma ou mais vezes, de forma clara, para que ele possa entender. Caso ele RECUSE, no devemos apelar fazendo insultos, ameaas, pois assim, seu aluno no estaria atendendo ao pedido de boa vontade e sim porque se sentiu obrigado a faz-lo, o que pode prejudicar a interao entre alunos e professores. possvel negociar nessas situaes. Recomendaes para a habilidade de fazer pedidos: a) ser direto, b) no se desculpar e sim justificar; c) no tem que dar uma resposta negativa de forma pessoal, d) estar preparado para ouvir tanto um no como um sim e respeitar o direito da outra pessoa diz-lo.

Recusarpedido
Recusar pedidos significa dizer no a nossos alunos quando necessrio, de forma a no se sentir mal por diz-lo. No se deve esquecer de dar justificativas verdadeiras para a recusa. Isto no significa dizer NO para tudo que seus alunos faam, eles precisam ser estimulados a se comportarem, o que ajuda promover o desenvolvimento social e acadmico. importante dizer no para comportamentos que podem colocar em risco a sade de seus alunos, como brincar com objetos cortantes por exemplo e tambm para aqueles que trazem prejuzos interpessoais, como os comportamentos externalizantes que vimos no mdulo 1. As recusas apropriadas devem ser acompanhadas de razes e nunca de desculpas. Por exemplo: No posso conversar com voc agora porque hora da tarefa, no intervalo poderemos conversar, uma forma de dizer no acompanhada de razes. Recusar pedidos acompanhados de desculpas seria, por exemplo: No posso conversar com voc agora porque no lugar de conversar, basta estudar. No se deve mentir para a criana, inventando desculpas: sempre diga a verdade, pois assim ela compreender melhor a recusa e no ficar com raiva de voc. Quando nos fazem pedidos abusivos, preciso ainda mais firmeza no dizer no, pois, caso contrrio, pode-se sentir explorado e o aluno pode achar que pode fazer tudo, at o que abusivo. Isto no bom para a relao entre professor e aluno, pois nenhum dos dois deve se sentir explorado, a interao deve ser igualitria e recproca.

Lidarcomcrticas
Outra habilidade no menos importante a de lidar com crticas (fazer e receber), pois podemos ser criticados por nossos alunos. Ela se fundamenta nos seguintes critrios: a) veracidade (trata-se de um fato ou de percepo sobre um fato?); b) forma (a crtica foi feita de maneira apropriada?); c) ocasio (o momento foi o melhor?); d) objetivo (trata-se de um desabafo ou de uma tentativa de produzir uma mudana?). 19

A resposta a uma crtica pode ocorrer no sentido de aceit-la, rejeit-la ou, simplesmente, ignor-la, mas para tanto precisamos primeiro ouvir e analisar conforme os critrios acima.

http://www.trern.gov.br/nova/inicial/links_especiais/assejern/ Fotos/campanhas/lar_feliz/images/LAR%20F ELIZ%20-%208-4-06%20(1).jpg

Crtica verdadeira Se a crtica atende a todos os critrios acima, ela deve ser aceita como uma tentativa de ajuda por parte da outra pessoa. Em relao crtica adequada, a melhor maneira de lidar com ela OUVI-LA atentamente, refletindo sobre sua utilidade para modificarmos nosso comportamento. Se ela for verdadeira, mas no for adequada quanto forma, ocasio ou objetivo, pode-se aceitar seu contedo, esclarecendo ao aluno quanto sua inadequao nos demais aspectos. Tambm deve ser ouvida atentamente; porm, se possvel, solicitando-se mudana de comportamento em relao aos aspectos inadequados por exemplo: concordo com suas observaes, mas peo-lhe que fale baixo (mudana na forma); estou de acordo com suas ponderaes sobre meu comportamento, mas podemos conversar sobre isso em particular? (mudana na ocasio); voc est correto apenas em parte em seu julgamento, pois no sempre que eu me comporto desse jeito (mudana no objetivo).

OS PROFESSORES AO AGIREM ASSIM COM SEUS ALUNOS ESTARO SENDO BONS MODELOS PARA AJUD-LOS A APRENDER A SOLUCIONAR PROBLEMAS.

20

Crticanoverdadeira
Se ela no for verdadeira, ela deve ser rejeitada, esclarecendo-se o interlocutor. As retaliaes do tipo mas voc tambm fez isso e aquilo... embora muito comuns, na maioria das vezes no surtem efeito pretendido e podem at incentivar o interlocutor a mencionar outras coisas desagradveis, alimentando uma discusso intil e s vezes desrespeitosa de ambos os lados. Ao invs de retaliar, deve-se discordar firmemente do interlocutor e dar exemplos de seus equvocos, esperando que este modifique sua posio. Lidar com crticas falsas tambm envolve a habilidade de expressar desacordo atravs do olhar desaprovador e a expresso facial de desagrado. Admitir erros e pedir desculpas Para lembrar admitir erros e pedir desculpas no sinal de fraqueza ou de inferioridade, pelo contrrio, desfazer mal-entendidos, diminuir ressentimentos e superar as dificuldades em um relacionamento ou situao social. Essa habilidade define-se pelo ato simples de desculpar-se. Por exemplo: Peo-lhe desculpas pelo que fiz, ou Espero que voc me desculpe pelo que eu disse ontem. No necessariamente inclui uma justificativa do erro. Por ex.: Fiz isso porque voc tambm havia feito tal coisa. Muitas vezes tambm no recomendvel a promessa de mudana, como: Desculpe-me, nunca mais farei isso. Melhor do que prometer em palavras demonstrar em atos aquilo que voc deseja mudar. ATENO: Tudo o que vimos discutindo pode ser utilizado em todas as situaes sociais no apenas com nossos alunos. Treinar a alma do negcio

Estabelecerregras
Ns devemos dar regras curtas e claras, isto , devemos falar com os alunos usando palavras que entendam. Devemos dar uma regra de cada vez, com frases curtas. Devemos dar regras que eles sejam capazes de cumprir, dizendo de forma calma, no autoritria, e elogiando, agradando, agradecendo cada vez que eles fazem o que pedimos, pois assim eles se sentiro recompensados por estarem cumprindo as regras.

21

MAS NO SE ESQUEAM DE GARANTIR SEMPRE OS DIREITOS DOS ALUNOS. NO DEVEMOS UTILIZAR ESSAS INFORMAES PARA MANIPULAR

Porque ser que os alunos no seguem regras? Bem, poderamos pensar em algumas alternativas: a) A linguagem poderia ser muito complicada. Ns precisamos adequar nossa fala, de forma que o aluno seja capaz de entender, afinal a gente no fala com a criana, com o adolescente ou com o adulto da mesma forma; b) Podemos dar muitas regras juntas e o aluno, quando muito, se lembrar de apenas uma; c) Por vezes no valorizamos quando ele obedece, achando que sua obrigao ... Essas so apenas algumas hipteses, mas preciso ficar atento a elas. Ao colocar regras, os professores precisam pedir tarefas que os alunos sejam capazes de cumprir conforme suas idades e habilidades. Com o tempo as regras podem ser mais freqentes e em maior nmero. Se a regra no for cumprida, podemos conversar e verificar o porqu do no cumprimento, repetindo a regra quando necessrio. Assim, podemos comear com uma regra, por exemplo, guardar o material e, ento, sempre elogiar quando o aluno fizer. Caso ele no obedea, voc pode conversar, perguntando o que aconteceu, se tem alguma dificuldade. s vezes importante inclusive mostrar como se faz e pedir ento que ele faa, elogi-lo e mostrar como ficou bonito depois que fez. Quando j realizar esta tarefa como parte da rotina, voc pode estabelecer uma nova regra e tudo se repete novamente. De preferncia estas regras devem ser estabelecidas a partir de dilogo e negociao com o aluno; para tanto, precisamos tambm ouvir as opinies deles e ceder quando necessrio. E lembrem-se, precisamos ser consistentes quanto a esta regra. PARA LEMBRAR

Comoestabelecerregras
as regras devem ser curtas, enunciadas positivamente, e fceis de serem lembradas. as regras devem especificar um comportamento e uma conseqncia.

22

as regras devem ser enunciadas de modo que possam ser facilmente cumpridas. certifique-se de que a regra pode ser ensinada a seu filho.

Comousarregras
estabelea novas regras, uma de cada vez. quando uma regra for desobedecida, pea criana que diga a regra que desobedeceu. quando uma regra for desobedecida, faa com que, se possvel, o comportamento seja repetido de maneira correta. use lembretes para ensinar as regras e depois os retire pouco a pouco. ignore protestos sobre as regras quando estiver certo de que elas so justas.

ATENO!!! O termo regra aqui entendido, como vocs puderam notar pelas descries, como comportamentos do professor que garantam a negociao com seus alunos e o estabelecimento de limites necessrios para a conduo de atividades e a promoo do desenvolvimento.

Consistncia
Temos que ser consistentes em nossos comportamentos, isto , tem que estar claro quais comportamentos precisam de limites, quais so as regras estabelecidas e ento sempre agir da mesma forma. Por exemplo, se a regra guardar o material aps o uso, sempre precisar ser exigido o cumprimento da regra, caso contrrio o aluno pode deixar de segui-la.

23

Agir diante do comportamento problema

Por melhor que sejam os relacionamentos certamente nossos alunos vo fazer coisas que no gostamos, o que fazer nestas horas? o que vamos ver a seguir.

Feedback negativo e sentimentos negativos


Feedback negativo Sentimentos negativos Solicitar mudana de comportamento Fazer crticas

Assim como o feedback positivo, o negativo uma descrio verbal ou escrita sobre o desempenho de uma pessoa, porm haver alterao no contedo da descrio. Imagine que seu aluno tenha feito algo que te aborreceu muito. A forma de express-los pode ocorrer de vrios modos. Podemos brigar, gritar ou dizer que no gostamos de algo. Para tanto importante se perguntar o que ou no errado no comportamento da criana. errado todo comportamento que pode prejudicar o desenvolvimento social ou acadmico da criana (revejam os comportamentos problema no mdulo 1). Por exemplo se nossos alunos expressam uma opinio contrria a nossa, talvez identifiquemos tal comportamento como errado e que precise de limite, mas pelo o que estudamos at o momento, vamos verificar que expressar opinies muito importante para o desenvolvimento saudvel.

Solicitarmudanadecomportamento
Ento, preciso identificar qual esse comportamento que nos desagradou. Devemos tambm identificar quais os sentimentos negativos que esse comportamento nos causou. Quando esses dois aspectos so identificados (o comportamento inadequado e os sentimentos negativos), aumentam as chances de que haja menos descontrole emocional e que consigamos expressar nossos sentimentos atravs de conversas adequadas e no brigando ou gritando. 24

Para que haja uma expresso de sentimentos negativos de forma adequada, preciso saber, tambm, quais mudanas gostaramos que acontecessem no comportamento da outra pessoa e quais seriam as possveis conseqncias positivas e negativas dessas mudanas. Depois de considerados os aspectos citados acima, devemos seguir os quatro passos abaixo: Passo 1. Descrever objetivamente o comportamento que nos desagradou, dizendo o que o aluno fez ou disse, o momento e lugar em que isso aconteceu e a freqncia com que esse comportamento tem ocorrido. Alguns comeos de frases tpicos desse passo so: Quando voc..., Quando eu.... Exemplo: Quando voc no copia a lio...

Os professores devem dizer que determinados comportamentos dos alunos no os agradam, mas precisam tomar cuidado para no dizerem, indiretamente, que no gostam deles.

Ao invs de dizer Voc uma criana m..., devem dizer, por exemplo, Nome do aluno, o que voc fez foi ruim... e ento explicar porque, sempre atentando para o que realmente pode prejudicar o aprendizado e/ou a interao social da criana, isto , o desenvolvimento social, acadmico, fsico etc. Voc pode dizer ao seu aluno que no gostou do que ele fez, mas precisa procurar no atacar a personalidade da criana e falar de forma tranqila, controlando suas emoes. Passo 2. Expressar de forma positiva os sentimentos ou pensamentos que o comportamento inadequado do seu aluno gerou em voc. Para isso, podemos comear as frases dizendo, Me sinto..., Penso..., entre outras. Por exemplo: Me sinto mal..., Fico triste porque..., ao invs de No gosto..., No me sinto bem..., etc. Passo 3. Especificar, de forma concreta, o que quer que seu aluno mude em seu comportamento. Pea, cada vez, um ou dois comportamentos que no sejam muito grandes. Voc deve considerar se o seu aluno no vai sofrer grandes perdas por fazer o que voc quer que ele faa. importante perguntar se ele est de acordo e especificar, se for necessrio, qual comportamento ele est disposto a mudar para chegar a um acordo. Alguns comeos de frases tpicos para este passo so: Preferiria..., Queria..., Eu gostaria.... Por exemplo: Eu gostaria que a gente chegasse a 25

um acordo, de forma que tanto eu como voc ficssemos bem. Se voc quer brincar no ptio, tudo bem, mas eu gostaria que voc, ao terminar a lio viesse me ajudar ao invs de conversar com seus colegas. Fazendo isso estaremos negociando e negociar implica em ambos cederem em algo. Passo 4. Dizer as conseqncias positivas que ocorrero caso o seu aluno realmente mude de comportamento. Por exemplo: ...desta forma ns ficamos bem, porque eu no vou me aborrecer por voc prejudicar a tarefa dos seus colegas e ainda consigo sua ajuda para apagar a lousa, por exemplo, e por outro lado voc tambm fica contente porque estar me ajudando e logo depois no intervalo voc poder conversar, brincar com seus amigos. No caso de ser necessrio (e apenas nesse caso), diga a ele quais conseqncias negativas ocorrero se ele no mudar. Exemplo da aplicao de todos os passos: Passo 1(Descrever o comportamento que o desagrada): Quando voc no copia a lio... Passo 2(Expressar os sentimentos negativos): Me sinto mal, fico triste porque agindo assim eu sei que voc vai ter dificuldade em aprender ... Passo 3 (Especificar o que voc gostaria que mudasse): Eu gostaria que a gente chegasse a um acordo, de forma que tanto eu como voc ficssemos bem. Se voc est com dificuldades na tarefa me diga o que voc no est entendendo, eu posso ajud-lo, mas eu realmente ficarei muito contente se voc fizer a tarefa ... Passo 4 (Conseqncias da mudana do comportamento): Desta forma ns ficamos bem porque voc vai aprender vrias coisas e eu ficarei contente porque estarei ajudando-o a aprender. Fazer crticas Fazer crticas de maneira adequada uma habilidade bastante difcil de ser exercitada e no se confunde com o desabafo, a ofensa, a retaliao e a acusao. Trata-se de uma habilidade que requer alguns cuidados, tais como: a) dirigir-se diretamente pessoa, excluindo aquelas no diretamente envolvidas com a situao; b) referir-se ao comportamento e no pessoa em si (O que voc fez assim, assim reprovvel..., ao invs de Voc uma pessoa reprovvel e m!); c) controlar a emoo excessiva, evitando o tom de desabafo; d) adequar-se situao e s condies do receptor (fazer a crtica em particular e com o cuidado de no provocar excessivo desconforto). Uma estratgia adequada para fazer crtica tem sido denominada de tcnica do sanduche que consiste, resumidamente, em iniciar a crtica apontando alguma coisa positiva do comportamento do aluno, em seguida, referir-se a algo negativo e encerrar com nova referncia positiva. Por exemplo: voc fez a tarefa hoje, fico contente, mas nessa lio voc parece ter tido dificuldade, vou ajud-lo e da prxima vez voc conseguir fazer tudo!, ou este resumo est muito bom, poderia ser um pouco mais curto, mas est muito bom. No queremos com isso parecer bajuladores ou falsos, a idia prestar ateno tambm s coisas boas que os nossos alunos fazem e fazer meno a isso, pois em geral somos timos em identificar o que est ruim e no prestamos muita ateno aos aspectos positivos. 26

Essa tcnica reduz o excesso de defensividade que se caracteriza pela negao (No fui eu!), projeo (Voc tambm agiu assim...), ironia ou agressividade (Voc um santinho, n...), apelar para sentimentos de lealdade (No esperava isso de sua parte!), manifestar autopiedade (Eu sou assim mesmo; Tenho vergonha de mim). Ignorar comportamentos Alguns comportamentos de menor importncia podem ser IGNORADOS, por exemplo birras. Claro que s vezes a gente tem dificuldade de ignorar os comportamentos perturbadores, mas se no for possvel ignorar ento devemos sempre manter a calma e dizer aos alunos, de forma HABILIDOSA, que queremos que eles MUDEM DE COMPORTAMENTO.

Atividade 1. A primeira tarefa recorrer a lista que voc fez na Unidade I desta disciplina (pgina 6) sobre comportamentos no habilidosos dos seus alunos, portanto os indicativos de problemas de comportamento e agora listar o que voc faz quando seus alunos agem desta forma. Aponte em seguida como voc poderia mudar o comportamento a partir do que estudamos nesta Unidade. A tabela abaixo pode te auxiliar na atividade. Comportamento habilidoso no O que voc faz? O que melhorar? poderia

Lembra-se do instrumento que respondeu na Unidade IV da disciplina Repensando a avaliao (Questionrio De Habilidades Sociais Educativas Para Professores Verso Auto-Aplicada, nas pginas de 33 a 36)? Agora hora de preencher novamente e verificar o quanto voc e seus alunos j melhoraram suas interaes sociais. No se esquea de tambm preecher o Inventrio (Unidade IV - Avaliao de Repertrios que interferem na aprendizagem escolar, nas pginas de 37 a 39 ao responder ao Inventrio de Comportamentos Pr-Sociais). 27

No se esquea de postar suas avaliaes no Ambiente TelEduc opo Portiflio individual. 2. Faa uma narrativa de aproximadamente 10 a 15 linhas sobre o que discutimos nessa disciplina. No se esquea de postar seu texto no Ambiente TelEduc opo Portiflio individual. Entre na sala de bate papo para discutir a tarefa 1, acima mencionada, com seu tutor. Consideraes Finais As informaes contidas neste caderno podem ser utilizadas na interao com os alunos, mas tambm podem ser aplicadas, com alguma adaptao, a outras interaes. Por vezes torna-se difcil aplicar todos esses conceitos nas interaes sociais, mas persistindo e os adaptando sua prpria vida que resultados podero ser atingidos e mantidos ao longo do tempo. Lembre-se: reveja sempre que necessrio os temas e no desista, ainda que seja difcil aplicar e ainda que voc no consiga todos os seus objetivos na primeira tentativa. Espero que tenham gostado do curso!!!

28

Referncias Achenbach, T. M., & Edelbrock, C. S. (1979). The child behavior profile: II. Boys aged 12-16 and girls aged 6-11 and 12-16. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 47 (2), 223-233. Bolsoni-Silva, A. T. (2003). Habilidades Sociais Educativas, variveis contextuais e problemas de comportamento: comparando pais e mes de pr-escolares.Tese de Doutorado. Ribeiro Preto: Universidade de So Paulo. Bolsoni-Silva, A. T.; & Marturano, E. M. (2002). Prticas educativas e problemas de comportamento: Uma anlise luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, 7(2), 227-235. Bolsoni-Silva, A. T., Del Prette, A. (2003). Problemas de comportamento: Um panorama da rea. Revista brasileira de terapia comportamental e cognitiva,.5, 91 - 103. Brasil (1994). Poltica Nacional de Educao Especial. Braslia: Ministrio da Educao e do Desporto (MEC). Caballo, V. E. (1987). Teoria, evaluacin e entrenamiento de las habilidades sociales. Valncia: Promolivros. Caballo, V. E. (1997). El papel de las habilidades sociales en el desarrollo de las relaciones interpersonales. Em D. R. Zamignani (Org.), Sobre comportamento e cognio (pp. 229-233). So Paulo: ARBytes Editora, 3o. Vol. Caldarella, P., & Merrell, K. W. (1997). Common dimensions of social skills of children and adolescents: A taxonomy of positive behaviors. School Psychology Review, 26 (2), 264-278. Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e educao. Petrpolis: Vozes. Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001a). Psicologia das relaes interpessoais. Vivncias para o trabalho em grupo. Petrpolis: Vozes. Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Psicologia das habilidades sociais na infncia. Petrpolis: Vozes. Goldiamond, I. (2002). Toward a constructional aproach to social problems: Ethical and constitutional issues raised by applied behavioral analysis Behavior and Social Issues II p.108-197 (originalmente publicado em 1974). Kaplan, H. I., Sadock, B. J., & Grebb, J. A. (1997). Compndio de psiquiatria: Cincias do comportamento e psiquiatria clnica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 7 edio. Patterson, G., Reid, J., & Dishion, T. (2002). Antisocial boys. Comportamento anti-social. Santo Andr: ESETec Editores Associados.

29

30

You might also like