You are on page 1of 4

www. s i i i m e t d d . o .

r eprtsosuaocmb

Jornal Espiritismo Estudado

Setembro/2008

Espiritismo Estudado
Informativo do Centro Esprita Humberto de Campos - Votuporanga / SP - Publicao Bimestral - Distribuio Gratuita Ano I - Nmero 4 - Setembro / 2008 - On-line: www.espiritsmoestudado.com.br - E-mail: contato@espiritismoestudado.com.br

15 Encontro Regional de Mocidades Espritas do Centro Esprita Humberto de Campos


A Mocidade Esprita Humberto de Campos, pertencente ao Centro Esprita Humberto de Campos", de Votuporanga-SP, promover nos prximos dias 13 e 14 de setembro, o seu 15 ENCONTRO REGIONAL DE MOCIDADES ESPRITAS. A IMPRUDNCIA DO JOVEM COM A VIDA, ser o tema a ser desenvolvido no evento. No dia 13 (sbado) s 20 horas, a abertura estar a cargo do Grupo Projeto Msica da Escola, da Secretaria Municipal de Educao e Cultura de Votuporanga. Aps, acontecer a apresentao do Teatro da Mocidade Esprita Humberto de Campos, cujo tema vem sendo exaustivamente elaborado e ensaiado. No dia 14 (domingo),a abertura ser feita pelo Coral Juvenil Canarinhos, da Associao Beneficente Irmo Mariano Dias, Departamento Assistencial do Centro Esprita Humberto de Campos, s 8h45. E, s 9 horas, a senhora Cristina Fonseca, do Grupo Esprita Maria de Nazar, de Votuporanga, discorrer sobre o tema: A IMPRUDNCIA DO JOVEM COM A VIDA. Aps o programa do sbado (dia 13), os participantes desfrutaro de um lanche e no domingo (dia 14), ser servido caf da manh e depois da palestra, um almoo de confraternizao. NO HAVER COBRANA DE TAXA No Encontro no se estabelecer limite de idade e os interessados no pagaro nenhuma taxa, para que todos possam participar, sem qualquer impedimento. Maiores informaes atravs do site www.mocidadesespiritas.com.br, pelo e-mail mcuin@terra.com.br ou pelo telefone (17) 3422-4738.

Eduardo Batista de Oliveira - Juiz de Fora/MG

Juliana P. Caldeira Cuin - Votuporanga/SP

Tocar a orla da sua tnica


Contam-nos dois evangelistas que Jesus caminhava no meio da multido quando se sentiu levemente tocado. Tratava-se de uma mulher que, havia doze anos, sangrava sem parar e em vo gastara todos os seus haveres com diversos mdicos. Sabendo da fama do poder de cura de Jesus, ela se aproximou do Mestre por trs e tocou-lhe a orla da tnica. No mesmo instante, o sangramento estancou. Jesus notou o que tinha acontecido e perguntou a alguns de seus discpulos: Quem que me tocou? Ao que Pedro e os que estavam com ele responderam: Mestre, a multido te aperta e te oprime, e dizes: Quem que me tocou? Jesus esclareceu: Algum me tocou diferentemente, porque bem o percebi. Ento, sentindo que no poderia ocultar-se, a mulher prostrou-se diante dele e declarou que o havia tocado porque desejava curar-se. E ele lhe disse: Filha, a tua f te salvou. Em diversas passagens evanglicas, verifica-se que Jesus no atribua a seus poderes as curas (embora eles fossem indispensveis), preferindo sempre ressaltar o papel da f. Perguntado pelos discpulos por que eles no conseguiram a cura de um menino, Jesus respondeu: porque vocs no tm bastante f. Eu garanto a vocs: se tiverem a f do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: V daqui para l, e ela ir. E nada ser impossvel para vocs. Conceitualmente, f a confiana no poder divino, num poder supremo, no poder do Criador. Como conseqncia, quem tem f submete-se resignadamente a essa vontade divina. Todavia, a f no um atributo que se obtenha da noite para o dia. Ela deve ser conquistada aos poucos, fruto do longo processo de amadurecimento do Esprito. Logo, a f e a resignao perante os ditames divinos dependem, inicialmente, da certeza de uma vida espiritual. Quem no acredita no porvir no compreende e no consegue aceitar as provaes pelas quais precisa passar, porque no sabe que tudo resultou das prprias escolhas feitas em vidas passadas. A prece uma demonstrao de f. Atravs da orao, a criatura procura entrar em contato com o Criador, e isso gera um estado de receptividade ao auxlio divino. Jesus afirmava que tudo quanto for pedido, fazendo orao com f, ser conseguido. Para isso, a prece dever vir do interior, em forma de splica, louvor e agradecimento. De nada valem gestos ou palavras convencionais mecanicamente repetidos. Bem-aventurados, dizia o Mestre, aqueles que, para crer, no precisam de demonstraes. principalmente pela prece, portanto, que devemos praticar o necessrio exerccio da f. E no duvidemos do poder dessa f, que de fato capaz de remover montanhas. Ento, bom exerccio a todos!

A necessidade da reencarnao
Ningum pode ver o reino de Deus se no nascer de novo... Quando Jesus profetizou esta mxima, pouco foi compreendido. O povo de sua poca tinha pouco esclarecimento e discernimento para entender to grandioso ensinamento. At mesmo Nicodemos, que era doutor da lei, em passagem narrada pelo apstolo Joo, em contato com o Cristo, apresentou suas dvidas. Devido incredulidade, imaturidade e ignorncia as pessoas no tinham percepes a respeito da Reencarnao. Ainda hoje, muitas doutrinas e igrejas interpretam equivocadamente tal assertiva, como sendo ressurreio, mas a cincia demonstra ser materialmente impossvel voltar a vida num corpo morto. O Espiritismo esclarece nitidamente a diferena entre a ressurreio e a reencarnao. Como sabemos, a reencarnao a volta do esprito vida corprea, mas num outro corpo, novamente constitudo, e que nada tem a ver com o antigo. o mesmo esprito tendo outra existncia, porm em um novo corpo, e com novas possibilidades. Uma vez que fomos criados simples e ignorantes, Deus que soberanamente justo e bom, concede a todos o mesmo ponto de partida, as mesmas obrigaes e direitos, dentro da liberdade de ao. Se obtivermos xito diante de alguma prova, por mrito do nosso esforo e da convico em trabalhar para progredir. Mas, se fracassarmos ou sucumbirmos, adiamos a conquista da felicidade. O livre arbtrio oferece a oportunidade de seguirmos escolhendo o caminho, que muitas vezes penoso, sendo deciso nossa deliberar sobre a melhor maneira de trilh-lo, no protelando as provas que nos so traadas, cuidando para evitarmos s paixes, preguia e vcios terrenos. O chamamento da vida material muito sedutor, porm perigoso. Deus, nosso Pai, que soberanamente justo e bom, oferece possibilidades idnticas a todos, pois se assim no fosse, seus princpios seria um contra-senso.Todo privilgio seria uma preferncia e toda preferncia uma injustia. A Reencarnao um estado transitrio para o esprito, a primeira prova que Deus apresenta no princpio de nossa existncia, onde faremos uso do nosso livre arbtrio. E a cada reencarnao enfrentamos muitos percalos, principalmente nas relaes familiares e no convvio social. Mas, saibamos, estes que esto unidos em nosso grupo familiar h muito lutam conosco rumo ao progresso comum. A vivncia de relacionamento com algum familiar difcil, antiptico e estranho, ocorre por vezes, com a finalidade de provas para uns e meio de progresso para outros. Estes laos de famlia so fortalecidos, pois os espritos formam grupos ou famlias unidas pela afeio, simpatia e semelhantes inclinaes. A unio e afeio entre parentes, essa verdadeira afetividade espiritual, que sobrevive ao corpo, indica simpatia anterior que os aproximou. atravs da base espiritual que os laos de famlia se aliceram e se aprimoram, apoiados nos princpios de solidariedade, fraternidade e igualdade comum, sempre rumo senda do progresso.

www. s i i i m e t d d . o . r eprtsosuaocmb

Jornal Espiritismo Estudado

Setembro/2008

Jder Sampaio - Belo Horizonte/MG

Waldenir Cuin - Votuporanga/SP

Uma criana assistida


Existem crticas direcionadas atividade assistencial esprita, de ordinrio so feitas pelos que a conhecem a distncia, de oitiva, ou que j estiveram temporariamente em uma ou duas casas espritas, experincia que julgam significativa para a emisso de juzo. "A assistncia social esprita paternalista!", dizem uns. "O trabalho com o pobre o transforma em um cordeiro amansado", alegam outros. Sempre que ouo o discurso "politicide", recordo-me de um garoto que conheci h alguns anos... Quando conheci o Edinho (1), tinha trs anos. Chamou-me a ateno uma possvel deficincia auditiva de que era portador. Nunca falava. Tornei-me mais ntimo dele quando foi necessria uma troca de salas de aula e ele se recusava a sair de onde estava. Resolvi "dar-lhe uma carona" e senti na pele a raiva "energtica" que lhe tonificava os msculos. Edinho distribuiu tapas no rosto, pontaps e cusparadas generosamente, debatendo-se o quanto podia, cenho franzido e resoluo absoluta. Ao chegarmos sua nova salinha de aula, aps um bom pedao percorrido, a evangelizadora percebeu sua situao, juntou- se a ns e lhe disse pacientemente: "Edinho, no se usa a mozinha para bater, mas para fazer carinho". Tomou-lhe a mozinha e f-lo acarinhar-me o rosto e o seu prprio. Desde este dia vi surgirem s mudanas. Meses depois aquele menino falava um vocabulrio razovel e adquiriu um hbito muito curioso. Assim que nos via, achegava-se e puxava a barra da cala dizendo: "Tio, abrao!" Foi nesta poca que fiquei sabendo que ele seria afastado da atividade porque os pais se negavam a participar das reunies. O trabalho que participava tinha por premissa o atendimento familiar. Se os prprios pais se negam a participar do atendimento ao filho, recusamse a refletir sobre sua vida e sua conduta, certamente a assistncia criana seria apenas parcial. Edinho foi afastado. Passadas algumas semanas o garotinho voltava rotina diria da instituio. Fiquei sabendo que o pai procurou o servio de assistncia social para assumir por completo o compromisso h muito esquecido. Explicou: "Meu filho no me deixava em paz. Exigiu-me diariamente a hora da aulinha. Perguntou-me sobre a professora e os colegas. Chorou muito. Eu acabei ficando cansado disso tudo e, como no houvesse castigo que curasse o menino, resolvi participar das reunies de pais. Na era do consumismo, em que as "babs eletrnicas" condicionam crianas insaciedade da posse, o trabalho esprita, travestido em caridade maior, transformou o violentado mudo em um reivindicante do amor. Em favor da educao integral luz do evangelho, o caso em questo nos ilustra uma reflexo. Clinicar corpos doentes, sem olvidar o homem que reside neles. Mitigar a fome, alimentando tambm a mente faminta de aprendizagem. Vestir a nudez, mas aquecer tambm ao corao do homem-de-afetos. Combater os vcios da higiene, mas empreender o trabalho transformador das condies precrias de vida. Edinho, pessoa, o reivindicante contumaz de seu pai. Edinho, idia, o aguilho imperioso do criticismo inerte, gerador de imobilismo estril. Suas lgrimas so o olhar duro de uma maioria dos habitantes do nosso planeta, que vislumbram perplexos uma minoria intelectualizada, capaz de voltar seu pensamento do tomo s galxias, economia, histria e matemtica, mas no ser capaz de oferecer cinco minutos de ateno s pessoas. Seu carinho, porm, a evidncia das idias crists, a estatstica infalvel da sua relevncia para a sociedade moderna, o fruto indiscutvel da rvore da caridade. Vem, pequenino, puxar a barra da cala dos tericos alheios e pedir-lhes o abrao-envolvimento, vem oscular-lhes a face para aquecer-lhes o corao, vem brincar de infncia para que o homem sinta a presena do Cristo nas lides da Terra.

Filhos: instru-los e educ-los


- O Esprito dos pais no exerce influncia sobre o do filho, aps o nascimento? - Exerce, e muito, pois como j dissemos, os Espritos devem concorrer para o progresso recproco. Pois bem: o Esprito dos pais tem a misso de desenvolver o dos filhos pela educao: isso para eles uma tarefa? Se nela falhar, ser culpado. (Questo 208, de O Livro dos Espritos - Allan Kardec). Uma das imagens mais bonitas, ternas e sensveis que podemos vislumbrar na face da Terra a figura dos pais, ostentando nos braos, os filho pequeninos. , sem dvida, a expresso legtima e insofismvel da confiana de Deus na criatura humana, pois que entrega aos cuidados dos genitores crianas tenras, indefesas e dependentes. E, a providncia divina apenas espera que esses pequenos sejam devidamente educados, para que no contexto da vida terrena dem sua cota de contribuio para o progresso geral, atuando como verdadeiros homens de bem. Assim, a paternidade uma incontestvel misso, sendo que os pais exercem grande e notvel influencia sobre os filhos. Tanto influenciam de forma positiva como negativa, obviamente, tudo vai depender dos exemplos que passam prole. E, educar e instruir no so a mesma coisa. Instruir significa oferecer a algum recursos de aprendizado, enriquecendo o intelecto. J educar formar carter. Uma criatura pode ser instruda e no ser educada, enquanto quem educado tem instruo tambm. Assim, procuremos encaminhar nossos filhos para as melhores escolas, melhores cursos, adequando-os para os desafios da vida, na Terra, mas no olvidemos a imprescindvel necessidade de educ-los, e , essa tarefa atribuio da famlia e no dos rgos sociais. Em realidade, a nossa sociedade composta pelos elementos formados nas famlias, portanto, se a violncia campeia solta, se o indiferena est presente, se a desonestidade e a corrupo causam tantos males, se a mentira e a falsidade fazem originar tantos prejuzos, se os vcios txicos se alastram, a origem de tais desajustes, sem sombra de dvida, est nos agrupamentos familiares. Ento, mais importante que gritar pedindo paz no mundo ser preciso verificar se os desequilbrios que condenamos no esto nascendo dentro dos nossos lares. muito cmodo exigir padres de decencia e dignidade nos outros, esquecendo os nossos deveres e compromissos visando edificar uma sociedade mais justa e fraterna. Que exemplos estamos oferecendo aos nossos filhos ou aos pequenos que nos observam? Somos trabalhadores? Agimos com honestidade nos negcios? Dentro do lar respeitamos os familiares? A dignidade e a moralidade esto presentes em nossos atos? Temos calma e pacincia para resolver nossos problemas e desafios que a vida apresenta? Somos perseverantes, determinados e destemidos ante os problemas naturais da existncia? Carregamos otimismo e alegria no corao? Temos ideal na vida? Somos desprendidos, fraternos e solidrios para com aqueles que esto em condies inferiores nossa? Conseguimos perdoar quem nos ofende? Fazemos ao prximo o que gostaramos que ele nos fizesse? Nossos filhos, atentos como so, observam a nossa conduta e se convencem pelos exemplos que damos, muito mais do que pelas palavras e discursos que proferimos. O assunto serio e profundo, carecendo longa meditao quanto a responsabilidade em conduzir nossas crianas. Os pais exercem infindveis influncias sobre elas, positivas ou negativas. Todo cuidado pouco. Nossos filhos refletiro na sociedade aquilo que a eles ensinamos. E, se o meio social, no momento, expressa os conflitos que conhecemos que tais desequilbrios vem das famlias. O que estamos ensinando s nossas crianas?

Waldenir Cuin entrevista Divaldo Pereira Franco

Jos Raul Teixeira - Niteri/RJ

Sexo Amor ?
W.A.Cuin: Divaldo, nunca se buscou tanto sexo como na atualidade. So jovens na constante troca de parceiros e so os casais na infidelidade conjugal. Perguntamos: O ser humano necessita tanto assim de amor? O sexo realmente amor? D.P.Franco: No, o sexo um fenmeno biolgico de atrao magntica, porque os animais o praticam e no se amam. O amor um sentimento, o sexo um veculo de sensaes. Quando irrigado pelas superiores emoes do amor ele luariza a alma e sem o condimento santificante desta emoo ele atormenta o ser. No creio que jovens sejam responsveis por isto, mas sobretudo muitos adultos e muitos idosos que mantiveram o conceito sexual enganoso e o envolveram na indumentria do pecado, aqueles que pertencem ainda hoje, a mentalidade Vitoriana, em que o erro o povo tomar conhecimento e no praticar s ocultas. Todo fenmeno de revoluo passa por um pice, para depois chegar normalidade. Ocorre que as grandes indstrias do sexo, a grande mdia, estimula as sensaes mais primitivas para poder vender prazer em detrimento de conduzir as expresses superiores da vida. Mas natural, em dias que no esto distantes, o homem saturado das sensaes, buscar encontrase consigo, atravs das emoes superiores, nas quais o sexo tem um papel importante a desempenhar: a permuta de hormnios e o equilbrio da vida. C l b r d r s d s a e i : Amrico Domingos oaoaoe et do Nunes Filho, Cristian Macedo, Eduardo Batista de Oliveira, Gerson Simes Monteiro, Jder Sampaio, Jos Raul Teixeira, Juliana P. Caldeira Cuin, Richard Simonetti. St: www.espiritismoestudado.com.br ie Emi: contato@espiritismoestudado.com.br -al R a i a : Centro Esprita Humberto de Campos elzo Rua Acre, 4034 - Vila Paes - Votuporanga - SP CNPJ: 49.109.796/0001-04

Jogos, Bingos e Rifas na Casa Esprita


Correio Esprita - O que voc tem a dizer sobre os jogos, bingos e rifas nas casas espritas? Raul Teixeira - A casa esprita, sendo educandrio bsico da mente popular, no comporta nenhum tipo de jogo de azar nem de sorte. Ela deve ser o espao para que seja feito aquilo que a Doutrina Esprita prope. No dia em que a casa esprita se converter num espao de jogos de qualquer teor, ainda que sob a justificativas as mais piedosas, em nome da caridade, ter se convertido num clube, numa rea que no serve mais causa de Cristo, mas aos interesses imediatistas dos indivduos. Os jogos so eminentemente do mundo e, obviamente, no se ajustam proposta da casa esprita e muito menos Doutrina Esprita. Com todo respeito queles que usam o espao do centro esprita para fazer o que lhes d na mente, o que lhes vem cabea, temos que dizer que eles esto ignorando a seriedade do compromisso esprita, atraioando a confiana com que os generosos Mentores do mundo os convidou para o trabalho na fulgurante Seara Esprita. Que a casa esprita tenha necessidade de recursos materiais para atender aos seus trabalhos materiais, no resta dvida. Contudo, deveremos procurar operar no campo das coisas dignas, que no comprometam os princpios espritas nem enxovalhem o nome de tantas almas que sofreram e choraram, que deram suas vidas e suas mortes, a fim de que hoje encontrssemos essa liberdade de ser espritas, de afirmar alto e em bom som a nossa f, em toda a parte. Extrado do site Correio Esprita www.correioespirita.org.br

EXPEDIENTE
J r a : Espiritismo Estudado onl P r o i i a e Bimestral Distribuio Gratuita eidcdd: T r g m 2500 exemplares iae: C o d n d r d r d o Waldenir Aparecido Cuin oreao e ea: Jrait Rsosvl onlsa epne: Juliana P. Caldeira Cuin MTb. 46.288/SP S t e D a r m o Marcelo Martins Cuin ie igaa:

www. s i i i m e t d d . o . r eprtsosuaocmb

Jornal Espiritismo Estudado

Setembro/2008

Richard Simonetti - Bauru/SP

Cristian Macedo - Porto Alegre/RS

Eutansia
1 A mdia vem abrindo grande espao para o debate sobre a eutansia. Nota-se que hoje encarada com alguma simpatia por muita gente. Como explicar essa mudana? lamentvel. Embora condenada por todas as religies, a chamada morte branda ganha espao justamente porque as pessoas no esto levando a srio os princpios religiosos. Pensa-se muito em termos de imediatismo, sem cogitaes quanto s implicaes espirituais. Pases que no a legalizam no tm grandes preocupaes no sentido de evit-la. Uma dose mais forte de anestsico e o paciente morre por falncia mltipla dos rgos, um eufemismo comum para esse assassinato consentido em nome da piedade. 2 Quais as conseqncias para o Esprito? Enfrentando uma morte que no tem nada de branda, porque um ato de violncia, o Esprito situa-se geralmente em estado de torpor no plano espiritual, com maior dificuldade de adaptao. Por outro lado, estar interrompendo o cumprimento de seu carma, j que no por acaso que enfrenta uma agonia prolongada. 3 H dois termos que entram hoje no debate sobre a eutansia. O primeiro a distansia. Poderia falar algo a respeito? Trata-se da morte lenta, com grande sofrimento. usado hoje para caracterizar a utilizao de aparelhos que suprem deficincias orgnicas. Discute-se se seria lcito deslig-los, quando se trata de um paciente terminal, algum com cncer disseminado por exemplo, sem nenhuma possibilidade de recuperao. 4 No seria uma maneira de ajudar o paciente a cumprir o seu carma? comum vermos a famlia ao redor do leito do moribundo, orando, vibrando, torcendo para ele no morrer, a sustentar artificialmente o corpo, apenas prolongando a agonia. Algo semelhante fazem os aparelhos, retardando o embarque de algum com a passagem marcada para o retorno. 5 E quanto ortotansia? Seria a morte sem sofrimento. Obviamente, se Deus colocou no mundo medicamentos para aliviar a dor, eles devem ser usados no paciente terminal, de maneira que possa morrer de forma mais tranqila, sem tormentos para ele e para os familiares. 6 E como fica o carma, o pagamento das dvidas? Dizem os mentores espirituais que todos os sofrimentos decretados pela justia divina so amenizados pela divina misericrdia, quando nos apresentamos para o resgate. Isso explica a presena de medicamentos para a dor no Mundo. 7 Os efeitos colaterais de drogas potentes contra a dor podem apressar a morte. No teramos aqui uma eutansia? Sim. Por isso mesmo tanto a famlia quanto os mdicos assistentes devem o cuidado extremo de usar medicamentos e doses que aliviem os padecimentos, sem efeitos colaterais passveis de provocar a falncia dos rgos. 8 Essas questes podem ser extremamente complicadas. No seria razovel deixar nas mos dos mdicos? De forma alguma! E se eles forem favorveis eutansia? Evitando generalizaes, j que cada caso tem suas particularidades, compete famlia dialogar com os mdicos, enfatizando que no se use excesso de medicao, capaz de provocar a morte do paciente ou de recursos tecnolgicos que apenas prolonguem sua agonia. E, obviamente, entregar nas mos de Deus, cultivando confiana e resignao, formando um ambiente que favorea a assistncia dos mentores espirituais, a definirem quando e como se dar o desenlace.

Inimigos de Allan Kardec


Este artigo na realidade uma resenha que objetiva relembrar um texto presente no livro "Viagem Esprita em 1862". Sempre bom reler este livro, pois ele apresenta orientaes interessantes, dadas por Allan Kardec aos espritas da poca. O texto em questo tem como ttulo: "Discurso pronunciado nas reunies gerais dos espritas de Lyon e Bordeaux". Neste discurso tomamos conhecimento de inimigos de Allan Kardec. O Codificador tinha inimigos. No que ele desejasse. Mas natural t-los em um mundo como o nosso. Allan Kardec, falando sobre os seus inimigos, apresenta uma situao curiosa: havia inimigos seus entre os prprios espritas. Mas quem seriam esses inimigos? Quais suas motivaes? Kardec responde: 1. Os que exploram economicamente a mediunidade, que fazem com ela especulao material. 2. Os que fazem com a mediunidade uma especulao moral, "a satisfao do orgulho, do amor-prprio. o caso dos que acreditam, sem interesse pecunirio, ser possvel fazer do Espiritismo um pedestal honorfico para se colocarem em evidncia. (...) Este o segundo grupo que, igualmente, no me pode apreciar. Nele se encontram os portadores das ambies frustradas e dos amores-pr-prios melindrados". 3. Os ciumentos e invejosos. "... Pessoas que no me perdoam o fato de ter sido bem-sucedido, para as quais o sucesso de minhas obras uma causa de desgosto, que perdem o sono quando assistem aos testemunhos de simpatia que, espontaneamente, so-me dispensados. a faixa do cime, reforada por todos aqueles que, por temperamento, no toleram ver um homem erguer um pouco a cabea sem tentar um movimento de faz-lo submergir." 4. Mdiuns com obsesso. "Por orgulho esto de tal forma persuadidos de que tudo quanto recebem sublime e s pode vir dos Espritos Superiores, que se irritam com a me-nor observao crtica, a ponto de se malquistarem com seus amigos quando estes tm a inabilidade de no admirar o que lhes parece absurdo." 5. Os que so dotados de uma susceptibilidade levada ao excesso. "Agastam-se com as mnimas coisas, mesmo com o lugar que lhes destinado em uma reunio, se este no de bastante evidncia (...). Alguns aborrecem-se quando no so convidados, com bastante insistncia, a dar o seu concurso, outros se agastam porque a ordem dos trabalhos no invertida, de modo a favorecer suas convenincias. H os que gostariam de se considerar mdiuns titulares de um grupo ou de uma sociedade, serem a senhores de barao e cutelo, pretendendo que seus Espritos guias sejam tomados por rbitros infalveis de todas as questes, etc... etc..." 6. As pessoas que jamais esto contentes. "Algumas acham que procedo com certa lentido, outros com abusiva celeridade." 7. " ainda preciso, entretanto, mencionar as pessoas que so postas, relativamente a mim, em posies falsas, ridculas e comprometedoras e que procuram se justificar, em ltima instncia, recorrendo a pequenas calnias: os que esperavam seduzir-me pelos elogios, crendo poder levar-me a servir aos seus desgnios e que reconheceram a inutilidade de suas manobras para atrair minha ateno; aqueles que no elogiei nem incensei e que isso esperavam de mim; aqueles, enfim, que no me perdoam por ter adivinhado suas intenes e que so como a serpente sobre a qual se pisa." Eram outros tempos, certamente. E se Allan Kardec reencarnasse para continuar sua tarefa no Movimento Esprita no mais encontraria estes estranhos tipos. Mas vale a pena estudar estas questes para conhecer algumas das dificuldades vividas pelo Codificador para mais valorizarmos sua tarefa, nada fcil, de trazer a luz a um mundo to complicado como a Terra.

Gerson Simes Monteiro - Rio de Janeiro/RJ

A plula do dia seguinte abortiva


Segundo o mdium Chico Xavier, a plula anticoncepcional um recurso que nos foi concedido na Terra pela Divina Providncia para que a delinqncia do aborto seja sustada, uma vez que a criatura humana, por necessidade de revitalizao de suas prprias foras orgnicas, naturalmente precisar do relacionamento sexual, entre os parceiros que esto compromissados no assunto, mas usaro esse agente anticoncepcional para que o crime do aborto seja devidamente evitado em qualquer parte do mundo. J a plula do dia seguinte abortiva, pois, segundo a Doutrina Esprita, desde a concepo o Esprito que vai reencarnar une-se ao embrio do futuro corpo por um lao fludico, extenso do seu perisprito. Este lao vai se apertando at o instante em que a criana v a luz. Assim, do ponto de vista da Espiritualidade, o crime do aborto se configura pelo fato da plula do dia seguinte expulsar do tero da me o embrio j ligado alma, impedindo o Esprito reencarnante de vivenciar, na Terra, as provas necessrias ao seu progresso espiritual. Vale esclarecer que a existncia de um princpio espiritual ligado ao corpo desde o momento da concepo j no mero artigo de f, e sim evidncia cientfica comprovada atravs do mtodo da observao. Relatos de pessoas em estado de hipnose ou em lembranas espontneas da poca em que o feto ainda se encontrava no ventre materno, e mesmo de crianas que se lembram de passagens de outras encarnaes, revelam uma conscincia existente antes da formao do corpo. Tais evidncias foram estudadas por diversos cientistas, como o Dr. Ian Stevenson, diretor do Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade da Virgnia, nos Estados Unidos. Agora, s em caso extremo, para salvar a vida da gestante, que a Doutrina Esprita admite o aborto teraputico, pelo fato da me, continuando viva, poder engravidar de novo do mesmo Esprito que teve sua vida interrompida. Portanto, os Espritas, defensores do direito inalienvel da vida humana, no aprovam o uso da plula do dia seguinte, mesmo em caso de estupro, por ser a vida um dom sagrado concedido por Deus a todos os seres do Universo!

Chico Xavier responde:


Fernando Worm: Haver maior frio na alma que a indiferena dos nossos semelhantes? Chico Xavier: Pode haver indiferena dos nossos semelhantes para conosco, entretanto de ns para com os outros isso no deveria acontecer. Cremos que se Jesus houvesse levado em conta nossa incapacidade para assimilar-lhe de pronto o desvelado e intenso amor, o Cristianismo no estaria brilhando, e brilhando cada vez mais na Terra. (Livro: Lies de Sabedoria Marlene S. Nobre) Ana Maria Farias: Chico, como que voc v a onda de violncia que aumenta a cada dia? Chico Xavier: A violncia qual se fosse a nossa agressividade exagerada trazida ao nosso consciente, quando estamos em carncia de amor. Ela lava, por isso, o desamor coletivo da atualidade. Se doarmos mais um tanto, se repartirmos um tanto mais, se houver um entendimento maior, estaremos contribuindo para a diminuio desta onda crescente de agressividade. medida que a riqueza material aumenta, o conforto e a aquisio de bens tambm cresce, com isso retornaremos autodefesa exagerada, isolando-nos das criaturas humanas. A vacina o amor de uns pelos outros, programa que Jesus nos deixou h dois mil anos. (Livro: Lies de Sabedoria Marlene S. Nobre) Fernando Worm: O pensamento pode reformular a vida de uma pessoa? Chico Xavier: Sem dvida. Os benfeitores espirituais so unnimes em asseverar que toda renovao do esprito, em qualquer circunstncia, comea na fora mental. O pensamento a fora criadora nas menores manifestaes. (Jornal O Esprita Mineiro fev/abril 1977) Fernando Worm: Qual o caminho para nos sintonizarmos com os inesgotveis mananciais de energia do Universo? Chico Xavier: Dizem os amigos espirituais que a iniciao da verdadeira felicidade est em fazer os outros felizes. Ao doar alegria e paz, bom nimo e segurana ao prximo, encontramos a fonte de energia que nos far constantemente motivados para a sustentao da felicidade para ns mesmos. (Jornal O Esprita Mineiro fev/abril 1977).

TOCA das LINHAS


Aviamentos - Artesanatos - Telas - Curso de Arraiolo

Fone: 3421-5652
Rua Amazonas, 4343 - P. Velho - Votuporanga / SP Fones: (17) 3421-9459 - 3422-8525
Rua Sergipe, 3260 (anexo Casa de Sade) - Votuporanga / SP

www. s i i i m e t d d . o . r eprtsosuaocmb

Jornal Espiritismo Estudado

Setembro/2008

Amrico Domingos Nunes Filho - Rio de Janeiro/RJ

Expiaes Coletivas
Diante das leis divinas todos os homens so iguais. A diversidade dos instintos e das aptides intelectuais e morais inatas observadas resultam das vivncias, das experincias e habilidades conquistadas ao longo do tempo atravs de inumerveis reencarnaes. Quando usamos mal o livrearbtrio, suprimindo a liberdade dos nossos semelhantes, impondo com violncia as nossas idias, prejudicando sobremaneira o nosso prximo, nos situamos contrrios s leis naturais, sendo catalogados pelas Leis Divinas como rus confessos, trazendo inscritas as sentenas em nossas conscincias, vivenciando intenso sofrimento interior. Nos domnios espirituais, o remorso nos assenhoreia, o sofrimento tem a aparncia de tempo indeterminado, de algo que jamais ter fim; sem paz, ansiamos pela esperana, consubstanciada na misericrdia divina, permitindo a reparao das faltas. Urge, ento, empenharmo-nos na tarefa do resgate de nossos dbitos. O apstolo dos gentios, Paulo, disse que o homem, na carne (existncia fsica), tendo semeado a corrupo, ter a chance de ceif-la, erradicando-a de si (Glatas 6:7-8). O amor incomensurvel de Deus nos permite a experincia do retorno estrada no mesmo ponto em que dela nos afastamos (a sementeira livre, a colheita obrigatria). O Salmo 28 de Davi igualmente contm esse ensinamento, assim manifestado: Paga-lhes segundo as suas obras, segundo a malcia dos seus atos; d-lhes conforme a obra de suas mos, retribui-lhes o que merecem. Tudo isso confirmado pelo Mestre: ... a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 22:12). Cometendo a transgresso, somos conduzidos ao tribunal da nossa prpria conscincia, penetrando no mundo espiritual como algozes. Com a chance da retificao expiatria na carne, retornamos pelo portal da morte como vtimas, sem mais a presena desagradvel da culpa a nos consumir. O suplcio tornou-se temporrio, conforme ensinamento de Jesus: Em verdade te digo que no sairs da priso enquanto no pagares o ltimo centavo (Mateus 5:26). A ao do resgate pode acontecer, correlacionando-a com o tipo de infrao. Se o mal foi praticado coletivamente, isto , em conluio lastimvel junto a um grupo de verdugos (Ai daqueles por quem vem o escndalo - Mateus 18:7), a liquidao dos dbitos acontecer com a presena de todos os protagonistas envolvidos, processo conhecido, na Doutrina Esprita, como expiao coletiva. suficientes e convincentes. Em Obras Pstumas, no cap. intitulado Questes e Problemas, h uma abordagem especial de Kardec e dos Espritos a respeito das expiaes coletivas, comprovando a entidade Clelie Duplantier que faltas coletivas devem ser expiadas coletivamente pelos que, juntos, a praticaram. Disse que todas as faltas, quer do indivduo, quer de famlias e naes, seja qual for o carter, so expiadas em cumprimento da mesma lei. Assim como existe a expiao individual, o mesmo sucede quando se trata de crimes cometidos solidariamente por mais de uma pessoa. A propsito, o Codificador, em A Gnese, no captulo 18, item 9, chama-nos a ateno de que a humanidade um ser coletivo no qual acontecem as mesmas revolues morais que em cada ser individual. Duplantier afirma tambm que, graas ao Espiritismo, a justia das provaes agora compreendida e no decorre dos atos da vida presente, porque corresponde ao resgate das dvidas do passado. Depois afirma que haveria de ser assim com relao s provas coletivas, que so expiadas coletivamente pelos indivduos que para elas concorreram, os quais se reencontram para sofrerem juntos a pena de Talio. 860). Portanto, o acaso no tem participao nas determinaes divinas. O Pai nos ama incondicionalmente e nos proporciona a oportunidade da redeno espiritual, dando-nos a chance bendita de resgatarmos as infraes do passado contrrias s Suas Leis, de vrias formas, inclusive coletivamente. As expiaes coletivas, segundo O Livro dos Espritos, questo 737, oferecem o ensejo de progredirmos mais depressa no rumo evolutivo, realizando-se em alguns anos o que necessitaria de muitos sculos. cumprimento de prova ou expiao, como descrito na Q. 470 de OLE: a nenhum Esprito dada a misso de praticar o mal. Aquele que o faz f-lo por conta prpria, sujeitando-se, portanto, s conseqncias.

Pressentimento
O naufrgio do Titanic foi pressentido por algumas pessoas, como, dentre elas, o empresrio ingls Middleton Muitas pessoas que possuem habilidades no campo da precognio ou premonio conseguem prever tragdias futuras. Citamos o irlands Zak Martin, descrevendo um avio colidindo num arranha-cu e explodindo em chamas. Seis dias aps, dois avies comerciais foram lanados contra as torres gmeas, em Nova York. O terrvel naufrgio do Titanic foi pressentido por algumas pessoas como o empresrio ingls Middleton que sonhou durante duas noites seguidas com um navio de quilha para o ar, cercado de pessoas e bagagens boiando. Resolveu, ento, cancelar sua viagem e a de seus familiares. Um marinheiro recusou a funo de subchefe de mquinas por causa de uma premonio de desastre. A sensitiva americana Sylvia Browne, em outubro de 2004, disse em pleno programa de TV que os turistas deveriam evitar viajar para a ndia. Dois meses depois parte do pas mencionado foi atingido pelo tsunami. Na literatura subsidiria esprita temos algumas fontes de consulta a respeito do assunto em tela: 1- Em 17 de dezembro de 1961, em Niteri (RJ), aconteceu a trgica tragdia num circo, relacionado, segundo o Esprito Humberto de Campos, como expiao coletiva, envolvendo romanos que assassinaram dezenas de cristos, em um circo armado em Lio, no ano de 177 ("Cartas e Crnicas, cap. 6, FEB);2- O incndio do Edifcio Joelma (foto), em So Paulo, com muitas vtimas, foi explicado como dvidas reportadas ao tempo das guerras das Cruzadas (Dilogo dos Vivos", cap. 26); 3- Emmanuel, atravs da psicografia de Chico Xavier, na questo 250 do livro O Consolador, esclarece-nos: na provao coletiva verifica-se a convocao dos Espritos encarnados, participantes do mesmo dbito, com referncia ao passado delituoso e obscuro. O mecanismo da justia, na lei das compensaes, funciona ento espontaneamente, atravs dos prepostos do Cristo, que convocam os comparsas na dvida do pretrito para os resgates em comum, razo por que, muitas vezes, intitulais doloroso acaso - s circunstncias que renem as criaturas mais dspares no mesmo acidente, que lhes ocasiona a morte do corpo fsico ou as mais variadas mutilaes, no quadro dos seus compromissos individuais e Andr Luiz, no captulo 18, do livro Ao e Reao, psicografado por Chico Xavier, descreve as palavras do benfeitor espiritual Druso, a respeito de um acidente ocorrido com uma aeronave, na qual pereceram 14 pessoas. Ressaltamos a informao de que milhares de delinqentes que praticaram crimes hediondos em rebeldia contra a Lei Divina encontram-se, ainda, sem terem os dbitos acertados. Que tenhamos a certeza de que o amor de Deus incomensurvel e existe uma razo espiritual para as tragdias que deixam aterrorizadas as criaturas terrenas. Tudo tem uma finalidade, a casualidade no existe. O Pai nos proporciona a todos ns, seus filhos, herdeiros e viajores do Cosmo, a sua Eterna Misericrdia.

Influncia dos Espritos


Os Espritos, dizem os imortais, influem em nossos pensamentos e em nossos atos muito mais do que imaginamos Como se processa a convocao dos encarnados para o evento da desencarnao coletiva? Qual a explicao espiritual para o fato de muitas pessoas sarem ilesas das catstrofes, algumas at mesmo perdendo o embarque do meio de transporte a ser acidentado? As respostas so baseadas nas premissas de que o acaso no pode reger fenmenos inteligentes e na certeza da infalibilidade da Lei Divina, agindo por conta de Espritos prepostos, sob a subordinao das entidades superioras. Na Q. 459 de OLE, A.K., perguntando se os Espritos influem em nossos pensamentos e em nossos atos, obteve a seguinte resposta: Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinrio, so eles que vos dirigem. Portanto, h influncia marcante, embora oculta, dos Espritos em nossos atos, sugerindo pensamentos, dando a impresso de que algum nos fala (Q. 461). Recebemos uma sugesto mental, funcionando a nossa mente como um aparelho emissor-receptor, de acordo com a nossa sintonia. As questes 526, 527 e 528 de OLE so importantssimas para esse entendimento, desde que os Espritos, na execuo dos desgnios divinos, atuem sobre a matria para cumprimento das Leis da Providncia, nunca as derrogando. Na produo de fatos voluntrios, as entidades valem-se das circunstncias naturais para gerar os acontecimentos. Se soar o momento de algum desencarnar e era destino dele perecer por conta de um acidente, pode a espiritualidade lhe inspirar para subir em uma escada podre que no resista ao seu peso. A escada no foi quebrada pelos Espritos. Em outro exemplo, um homem tem que morrer eletrocutado por um raio. Os Espritos lhe inspiraram a idia de se abrigar debaixo de uma rvore sobre a qual cairia a descarga eltrica. As entidades no provocaram a produo do raio, mas sabiam qual a rvore a ser atingida. Em outro ensinamento bem prtico, se algum no tem que perecer e uma pessoa mal-intencionada dispara sobre ele um projtil de fogo, os Espritos no atuam desviando a trajetria da bala, j que o projtil tem que seguir o seu curso de acordo com as leis da matria; entretanto, a espiritualidade lhe sugere a idia de se desviar ou atrapalhar a quem est empunhando a arma. Importante esse ensinamento, j que muitas pessoas moram e circulam em locais bem perigosos, principalmente nas grandes cidades brasileiras, e somente perecero por balas perdidas se estiverem subordinadas a essa programao. muito importante o ensinamento de que o mal no programado, isto , ningum nasce para ser agente de

Acontecimentos previstos por Deus


Somente os acontecimentos importantes e capazes de influir na nossa evoluo moral so previstos por Deus. As tragdias, levando s desencarnaes coletivas, no so frutos do acaso. Na questo 258, de OLE, A.K. pergunta se, antes de reencarnar, o Esprito tem conscincia ou previso do que lhe suceder no curso da vida terrena. A resposta: "Ele prprio escolhe o gnero de provas por que h de passar e nisto consiste o seu livre-arbtrio. A desencarnao, o momento certo da morte, realmente predeterminado, assim como est documentado em OLE, Q. 853, dizendo que o instante da morte fatal, no verdadeiro sentido da palavra, e, chegado esse momento, de uma forma ou de outra, a ele no podemos furtar. A questo 853(a) frisa que, quando chegado o momento do nosso retorno para a Dimenso Espiritual, nada nos livrar e tambm relata que j sabemos o gnero de morte pelo qual partiremos daqui, pois isso nos foi revelado quando fizemos a escolha desta ou daquela existncia. Importante, igualmente, o comentrio de A.K., na Q. 738, dizendo que venha por um flagelo a morte, ou por uma causa comum, ningum deixa por isso de morrer, desde que haja soado a hora da partida. Na Q. 859, os Espritos dizem a A.K. que a fatalidade, verdadeiramente, s existe quanto ao momento em que devemos aparecer e desaparecer deste mundo. Na Q. 872, A.K. enfatiza: no que concerne morte que o homem se acha submetido, em absoluto, inexorvel lei da fatalidade, por isso que no pode escapar sentena que lhe marca o termo da existncia, nem ao gnero de morte que haja de cortar a esta o fio. Devemos destacar que somente os acontecimentos importantes e capazes de influir na nossa evoluo moral so previstos por Deus, porque so teis nossa purificao e nossa instruo (O LE, Q. 859a). Entretanto, o amor que cobre multido de erros, em sintonia com a Lei de Ao e Reao e com o livre-arbtrio, pode evitar acontecimentos que deveriam realizar-se, como igualmente permitir outros que no estavam previstos (OLE, Q.

Faltas Coletivas
Clelie Duplantier diz que faltas coletivas devem ser expiadas coletivamente pelos que, juntos, as praticaram As desgraas sociais envolvendo muitas vtimas so relacionadas a fatores casuais pelos materialistas e espiritualistas menos avisados, o que caracteriza uma hiptese por demais simplria, no merecendo considerao, desde que a prpria harmonia e ordem do universo, como igualmente a grandeza matemtica e estrutural das galxias, apontam para uma causa inteligente. Alis, a frase lapidar de Tefilo Gautier sempre lembrada: O acaso talvez o pseudnimo de Deus quando Ele no quer assinar o seu prprio nome. O estudo profundo do Espiritismo nos leva ao entendimento dos fatores causais das calamidades, opondo-se aos que pem a causa de lado, por falta de explicaes

DROGASUL
DROGARIA E PERFUMARIA
Descontos Especiais - Entregas e Aplicaes a Domiclio Fone: 3421-2095
Rua So Paulo, 3314 - Centro - Votuporanga - SP

ESCRITRIO UNIDOS
Assessoria Contabil e Fiscal Fone: (17) 3421-3176
Rua Mato Grosoo, 3631 - Votuporanga - SP

You might also like