You are on page 1of 3

Cannabis, charro, chamon, haxixe

Tera-feira,31d

Acerca da sua histria Esta droga deriva de uma planta chamadaCannabis Sativa, que se cultiva em diversos lugares e que se adapta
tanto a climas quentes, como temperados, como secos, sempre que tenha a gua necessria. No incio do sculo passado esta planta era muito cultivada na Europa e sobretudo em Espanha. Actualmente os maiores produtores mundiais so os

Estados Unidos.

Trata-se de uma planta que se espalhou por

todo o mundo atravs da aco do ser humano e da cultura onde

era acolhida: frica, China (3.000 anos a.C.), ndia, Grcia Antiga, etc.

Na expanso do consumo da Cannabis, existem 3 acontecimentos importantes: Primeiro, a sua expanso no Mundo Islmico nos sculos XII e XIII, em parte devido ao movimento Ismaelita e em particular pela seita dos Haxixins; Segundo, a sua ligao ao estado Mameluco no Egipto, tolerante com a utilizao da cannabis como um sinal exterior de diferena entre os integrados e os excludos da sociedade, cuja descrio aparece nas "Mil e uma Noites"; Finalmente, a campanha de Napoleo no Oriente, que reintroduziu a cannabis nos crculos intelectuais europeus.

Acerca da sua apresentao


Existem trs formas de consumo: 1. "Marijuana ou Erva Preparada a partir das folhas secas, flores e pequenos troncos da planta; 2. "Haxixe" Prepara-se prensando a resina da planta fmea e se transforma numa barra de cor castanha, com o nome de "Chamom". O seu contedo em THC (at 20%) superior ao da Marijuana (de 5% a 10%), pelo que a sua toxicidade potencialmente maior. 3. "leo de Cannabis ou leo de Haxixe" Liquido concentrado que se obtm misturando a resina com um dissolvente, como a acetona, o lcool ou a gasolina. Este evapora-se em grande medida e d lugar a uma mistura viscosa, cujas quantidades em THC so muito elevadas (at 85%).

J que o

THC

no se dissolve na gua, as nicas formas de consumo para os seres humanos so a ingesto e a inalao.

Normalmente fuma-se misturada com tabaco em forma de cigarros feitos mo. O fumo da Cannabis alcana altas temperaturas, pelo que os seus utilizadores colocam no cigarro grandes filtros.

Outra forma de fumar a Cannabis em cachimbos feitos especialmente para esse fim. No entanto, em algumas culturas de frica ou do Caribe persiste a velha prtica de beber tisanas feitas com esta planta e gua. Apesar do seu sabor ser amargo, utilizado como ingrediente em doaria e rebuados.

Acerca de como actua no organismo


Os componentes qumicos da planta so muitos, sendo os mais conhecidos os Cannabinoides e, concretamente o Delta 9 tetrahidrocannabinol (THC), alcalide responsvel por quase todos os efeitos caractersticos destas substncias.

Os Cannabinoides so rapidamente absorvidos pelo pulmo ou pelo tubo digestivo. A sua durao mdia elevada, devido sua grandeliposolubilidade. Estes, so assimilados pelas gorduras do organismo, libertando-se depois lentamente no plasma, onde permanecem durante muito tempo. Por este motivo, pode ser detectado na urina dos grandes consumidores, mesmo

semanas depois de estes abandonarem o consumo.

Acerca dos seus efeitos


Os seus efeitos aparecem a curto prazo e variam em funo das doses, da potncia da cannabis utilizada, da maneira como fumada, do estado de nimo e das experincias anteriores.

Efeitos imediatos

Sintomas e sinais fsicos:


Aumento da frequncia cardaca; Aumento da presso arterial sistlica quando se est deitado e a sua diminuio quando se est de p. Congesto dos vasos conjuntivais (olhos vermelhos) Dilatao dos brnquios Diminuio da presso intra-ocular foto-fobia, Tosse, Diminuio do lacrimejo.

Sintomas psquicos:
Euforia, que aparece minutos depois do consumo. Sonolncia. Fragmentao dos pensamentos e podem surgir ideias paranides. Intensificao da conscincia sensorial, maior sensibilidade aos estmulos externos. Instabilidade no andar. Aco antiemtica. Alterao da memria imediata, assim como da capacidade para a realizao de tarefas que requeiram operaes mltiplas e variadas, juntando-se a isto reaces mais lentas e um dfice na aptido motora, que persistem at 12 horas aps o

consumo. Isto provoca uma considervel interferncia na capacidade de conduo de veculos e outras mquinas.

Nas pessoas com pouca experincia e que a ingerem em lugares desconhecidos, os efeitos negativos mais frequentes so sintomas de ansiedade e ataques de pnico. Tambm, depois da euforia inicial, podem surgir sintomas de depresso. Em pessoas vulnerveis ou consumidores de doses muito elevadas, pode provocar, em menor grau, um quadro psicticoalucinatrio-delirante agudo. Os transtornos so de breve durao e em geral no necessria uma assistncia especializada.

Efeitos a longo prazo Efeitos fsicos:


Nos fumadores produz bronquite e asma. O risco de contrair cancro do pulmo maior, devido ao fumo ser inalado de uma forma mais profunda. Os efeitos endcrinos mais destacados so a diminuio da testosterona, inibio reversvel da espermatognese no homem e uma supresso da LH plasmtica, que pode originar ciclos anovulatrios na mulher. Os filhos das mulheres consumidoras crnicas podem apresentar problemas de comportamento. Produz alteraes na resposta imunolgica, apesar da sua importncia clnica ser desconhecida.

Efeitos psquicos:
Nos fumadores crnicos, o consumo pode provocar um empobrecimento da personalidade (apatia, deteriorao dos hbitos pessoais, isolamento, passividade e tendncia para a distraco). Esta situao semelhante dos consumidores crnicos de outros depressores do Sistema nervoso Central. Alguns autores denominaram-na como "sndrome amotivacional". A existncia de uma psicose cannbica crnica controversa e actualmente admite-se que s apareceria em indivduos propensos a padecer de algum transtorno psicolgico.

You might also like