You are on page 1of 6

Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano – FT nº11 Data: ___ / 11/ 2011

Assunto: Tipos de simetrias; rosáceas, frisos e padrões Lição nº ____ e ____

SIMETRIA: Quando a imagem de uma figura, através de uma isometria diferente da identidade, coincide com a figura original, então a figura tem simetria.

Existem quatro tipos de simetrias de uma figura plana:
Simetria de Reflexão; Simetria de Rotação; Simetria de translação; Simetria de Reflexão deslizante.

SIMETRIA DE REFLEXÃO: Uma figura tem simetria de reflexão se a sua transformada por uma reflexão é a própria figura.

1. Observa as figuras ao lado:

1.1. Quantos eixos de
simetria tem cada uma das figuras?

1.2. Quantas simetrias de
reflexão tem cada uma das figuras?

SIMETRIA DE ROTAÇÃO: Uma figura tem uma simetria de rotação se a sua transformada por uma rotação, distinta da própria identidade, é a própria figura.

2. Considera as figuras.

2.1. Decalca a primeira figura em papel transparente. Coloca o decalque por cima da figura e põe a ponta do
lápis no ponto assinalado. Gira o decalque sempre no mesmo sentido e verifica que, ao dar uma volta completa, o decalque coincide com a figura original uma vez: após ter rodado meia volta (ângulo de rotação de 180º).

2.2. Procede de modo idêntico para verificar que as outras duas figuras também têm uma simetria de
rotação.

A figura seguinte é formada por um conjunto de cinco quadrados e três quadrados isolados. uma simetria de reflexão mas não tenha simetria de rotação.2. Quantas simetrias de rotação tem cada uma das figuras seguintes? Uma figura tem simetria de rotação se existir uma rotação em torno de um ponto fixo. diz-se que a figura não tem simetria de rotação. 5. com uma amplitude superior a 0º e inferior a 360º que faz com que a figura coincida com ela própria. .3. Se a única rotação que torna a figura globalmente invariante é a correspondente a uma volta completa (rotação de 360º). Esta figura não simetria de rotação. tem 5. uma simetria de rotação. Junta os três quadrados isolados de modo que a figura resultante tenha: 5. deixando-a globalmente invariante.1. Ao ponto fixo chama-se centro de simetria de rotação. Usa papel vegetal para descobrires quantas simetrias de rotação tem cada uma das figuras seguintes. 4.

7. 7. Quantas simetrias de reflexão e quantas simetrias de rotação podes observar nas seguintes figuras? 9. Observa a figura onde num referencial cartesiano estão desenhados os triângulos A. simétrico do triângulo C relativamente ao eixo Oy .1. (B) Todas as figuras têm simetria de reflexão.3. 7. O triângulo B é o transformado de A por uma reflexão.2. Qual das seguintes afirmações é verdadeira? (A) Todas as figuras têm simetria de rotação. 7.1. Escreve as coordenadas dos vértices do triângulo D. Na figura em baixo está representado um triângulo ABC e os pontos e C’.6. B e C. Descreve a transformação geométrica que transforma o triângulo A no C. . (D) Duas das figuras têm ums simetria de rotação. A’ 9. (C) Uma figura tem simetria de reflexão mas não tem simetria de rotação. Escreve as coordenadas de dois pontos do eixo de reflexão. 8. Desenha no teu caderno a imagem do triângulo ABC por uma rotação que transforma A em A’ e C em C’.

. uma vez que possui uma infinidade de eixos de simetria.2. ROSÁCEAS Uma rosácea é uma figura plana com as seguintes caraterísticas: .Todas as rotações que deixam a figura invariante estão centradas num ponto O.1. Alguma destas figuras pode ser considerada uma rosácea? Porquê? 10.SIMETRIA DE TRANSLAÇÃO: Uma figura tem uma simetria de translação associada ao vetor u se a sua transformada pela translação associada ao vetor u . Exemplo: SIMETRIA DE REFLEXÃO DESLIZANTE: Uma figura tem uma simetria de reflexão deslizante. Quantas simetrias de reflexão e quantas simetrias de rotação se pode observar num polígono regular com n lados? . se a sua transformada pela reflexão deslizante é a própria figura.Possui um número finito de simetrias de rotação e de reflexão.Todas as simetrias de reflexão estão associadas a uma reta que contém o ponto O. Nota: Uma circunferência não é uma rosácea. distinta da própria identidade. é a própria figura. . Quantas simetrias de reflexão e rotação podes observar num: Quadrado Pentágono regular Hexágono regular 10. 10.

em graus.5. entre outros elementos geométricos: ♦ O hexágono regular ABCDEF. em calçada portuguesa. Qual é o eixo de simetria da reflexão que transforma o ponto D no ponto B? 11. Indica a imagem do segmento de reta OF por uma translação associada ED . o triângulo ABO. Na tua justificação. Apresenta um valor da amplitude. refere as amplitudes possíveis para essas rotações centradas no ponto O. de centro O. A figura seguinte ilustra esquematicamente a proposta apresentada para a repavimentação do centro da praça. Na figura estão representados. As obras de remodelação incluem a repavimentação do centro da praça. 11. 12. Justifica que a figura apresentada tem simetria rotacional. A praça principal de uma determinada localidade vai ser remodelada.4. .11. 11. Os vetores associados a essas translações possuem todos a mesma direção e são múltiplos inteiros de um dado vetor u não nulo. Qual é a imagem do triângulo DOC por uma reflexão com eixo de reflexão EB? E por eixo de reflexão DA? 11. A B C D FRISO Um friso é uma figura plana que possui uma infinidade de simetrias de translação.2. Através de uma rotação de centro no ponto O pode obter-se.1. ♦ A circunferência inscrita no hexágono. utilizando pedra branca e pedra cinzenta. Para cada uma das seguintes rosáceas identifica as simetrias que podes observar. a partir do triângulo EFO.3. dessa rotação. 11.

14. Observa o friso seguinte: 13. simetrias de reflexão de eixo vertical. Para cada um dos seguintes padrões identifica as simetrias que podes observar: A B C . 13. Nota: Para além de translações um padrão pode ser invariante por reflexões.3. Identifica e reproduz no teu caderno um elemento mínimo gerador do friso. 14. 14. rotações e reflexões dslizantes. 14.4.2.2. simetrias de translação e simetrias de reflexão deslizante. Que tipos de simetrias identificas no friso? 13. simetrias de translação e de rotação.PADRÃO Um friso é uma figura plana que possui uma infinidade de simetrias de translação em mais do que uma direção.1. 15. Constrói um friso em que identifiques: 14. simetrias de translação e simetrias de reflexão de eixo horizontal. Desenha um triângulo isósceles retângulo.1.