You are on page 1of 13

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL

PROGRAMAS PEDAGÓGICOS

Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Município: Natividade. Data: 30/03/2012. Série: 3º ano Turma: Única. Turno: Integral. Disciplina: Informática. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 02/09/16/23 de abril de 2012. Habilidades específicas: Desenvolver hábitos e competências para o uso dos códigos e linguagens relacionados a equipamentos vídeo-gráficos. Analisar de forma crítica a aplicação das tecnologias, de forma a usá-las com economia e propriedade, segundo a finalidade e/ou público alvo de sua ação. Desenvolver competências para o uso dos diversos equipamentos tecnológicos. Conteúdos conceituais: Conhecimento básico sobre os equipamentos manuseados. Socialização e entretenimento. Familiarização com o meio tecnológico. DIA: 02/04/2012 2ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Informática  Conteúdos: Aula prática, atividade para o treino das habilidades que envolvem a coordenação motora fina. Utilização do programa GCompris/lingando os pontos com o mouse.  Metodologias: Utilização do programa educacional GCompris, usar a ferramenta de utilização e treino com o mouse, no jogo de ligar os pontos para formar um desenho.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores.  Referências Bibliográficas: Programa educacional GCompris do Linux. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula.

AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.  Referências Bibliográficas: Programa educacional GCompris do Linux. DIA: 16/04/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina.AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Xérox. gravuras e recortes de revistas. PARA CASA: Não houve. no jogo de ligar os pontos para formar um desenho. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Informática  Conteúdo: Aula prática.  Referências Bibliográficas: Construindo e Aprendendo – projeto informática 1ºano. PARA CASA: Não houve. Continuação. . CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina.  Metodologias: Aula prática e explicativa onde serão distribuídas gravuras de revistas e xérox da atividade da página 03 do livro: Construindo e Aprendendo – projeto informática 1ºano. Utilização do programa GCompris/lingando os pontos com o mouse.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores. atividade para o treino das habilidades que envolvem a coordenação motora fina. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará sobre a aula. usar a ferramenta de utilização e treino com o mouse. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Informática  Conteúdos: Atividade avaliativa sobre recorte e colagem de figuras de locais onde podemos encontrar o computador. DIA: 09/04/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pala professora Enedina.  Metodologias: Utilização do programa educacional GCompris.

. Disciplina: Artes Cênicas. REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula.  Referências Bibliográficas: Programa GCompris do Linux.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGÓGICOS Planejamento Semana Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. DIA: 23/04/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Data: 30/03/2012. Série: 3ºano Turma: Única. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Turno: Integral.  Metodologia: Aula prática incentivando a utilização do teclado através da atividade do GCompris/jogo de lançar a bola para o Tux. Município: Natividade. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Informática  Conteúdos: Aula prática sobre a utilização do teclado (programa educacional GCompris/ jogo de lançar a bola para o Tux). Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. PARA CASA: Não houve. . PARA CASA: Não houve.

quando ele se distanciar. se não conseguir. Afinar a percepção sobre eles e sobre situações do cotidiano. O primeiro aluno faz o primeiro traço e passa a folha e o lápis para o companheiro de trás. Narrar fatos e representar por meio de ação dramática. Um aluno sai da sala. Professora Nilva. DIA: 10/04/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. batem palmas bem alto. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Artes Cênicas  Conteúdos: Aula prática envolvendo a ludicidade e percepção sensorial. Pg. ideias. Habilidades específicas: Promover oportunidades para que ao educandos conheçam. O primeiro aluno segura o lápis e o papel. folhas de papel. este faz outro traço e assim por diante. atitudes. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Toda vez que ele se aproximar do objeto escondido. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. Seus colegas o ajudam com palmas. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. o primeiro aluno faz um traço do desenho pedido pelo professor.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos. sentimentos. Atividade 2. Possibilitar a compartilha de descobertas. Quando retornar. PARA CASA: Não houve. Vence a equipe que mais agradar.Dias Letivos Previstos: 03/10/17/24 de abril de 2012. Conteúdos conceituais: Expressividade e mobilidade.Desenho surpresa Sentados em colunas. Estabelecer relações do indivíduo com o coletivo e desenvolvendo a socialização. batem palmas baixinho. outro será escolhido pelo professor. terá o direito de escolher o seu sucessor.  Metodologias: Atividade 1.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: lápis. O último se levanta e mostra o desenho. observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos operando com um modo coletivo de produção de arte. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. apagador. 19. seus colegas dizem qual foi o objeto escondido e ele começa procurar. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. DIA: 03/04/2012 3ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. Se o aluno encontrar o objeto. Por exemplo: o professor pede para desenhar uma flor. Ao sinal. Criatividade.Mãozinhas falantes Todos sentados. .

 Recursos pedagógicos e tecnológicos: Barco de papel. conforme o combinado). DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Artes Cênicas  Conteúdos: Introdução à peça teatral para o dia das mães.CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. animais. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve.  Referências Bibliográficas: Arquivo pessoal.  Metodologia: Atividade 1. a partir das atividades de estímulo à criatividade.. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. DIA: 17/04/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. PARA CASA: Não houve.  Referências Bibliográficas: Arquivo pessoal.  Metodologias: Montar juntamente com os alunos uma minipeça teatral sobre a homenagem ao dia das mães com a participação de todos os alunos.  Conteúdo: Elaboração de historinha contada pelos próprios alunos. O professor os irá conduzi-los a se imaginarem numa situação de lazer. temporariamente. O professor inicia o jogo passando a barquinha dizendo: lá vai a barquinha carregada de. Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva. Pg. 19. Quem repetir ou não responder será eliminado.Lá vai a barquinha Sentados. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.. etc. (diz o nome. .  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadro/pincel. Atividade 2 – Historinha bem contada Todos sentados em circulo. Então o professor começará contar uma história do dia-a-dia. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Artes Cênicas. mas acrescentando personagens de desenho animado e estimular os alunos de um a um continuarem a história e ao final da história todos terão dado sua contribuição para a montagem da história. frutas. A criança que recebe a barquinha continua a brincadeira. combinar com a professora (que segura o barco de papel) qual será a carga da barquinha: flores.

Será ensaiada a peça teatral: Mamãe. Turno: Integral. 66. 3. . Será montado um coro falado baseada no fundo musical escolhido. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. onde todos os alunos participarão. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. Vol. aparelho de som. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula. Pg. Momentos festivos na escola fevereiro a dezembro. Série: 3º Turma: Única. PARA CASA: Não houve. Data: 30/03/2012. PARA CASA: Não houve. DIA: 24/04/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina.  Referências bibliográficas: Educação física no cotidiano escolar. Município: Natividade.  Metodologia: Aula prática. Disciplina: Educação Física.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: CD. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Artes Cênicas.AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Dias Letivos Previstos: 02/03/09/10/16/17/23/24 de abril de 2012.  Conteúdos: Atividade avaliativa relativa ao ensaio da peça sobre o dia das mães. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGÓGICOS Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva.

saltar. os participantes saem pulando num pé só até a linha de chegada. Música e atividades que envolvam as datas comemorativas do mês de abril. Torres. DIA: 02/04/2012 2ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. Pg. PARA CASA: Não houve. Vivenciar atividades rítmicas. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática recreativa envolvendo os movimentos locomotores: correr. . minhoquinha). Atividade 2. cadeiras. percussão. As crianças ficam atrás da linha de partida. andar.Coelhinho na toca As crianças formarão um grande círculo. da S. quicar e chutar. DIA: 03/04/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. representando o coelhinho. escalar e galopar.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. não locomotores e os movimentos de manipulação. uma ao lado da outra. divididos em trios. Professora Nilva A. Atividade 1. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. Caberá a vitória aos quatro primeiros jogadores a transpor a linha de chegada. alguns metros à frente. Dado o sinal. dois ficam de mãos dadas (a toca) e a terceira fica no meio. Dado o sinal.Corrida dos sacis Marcar uma linha de partida e. Manifestar corporalmente os movimentos locomotores. jogos rítmicos. Os que ficarem sem toca irão para o centro. No centro do círculo ficam duas ou mais crianças que serão os coelhinhos sem toca. Movimentos não locomotores: bater. marcar a linha de chegada. correr.Habilidades específicas: Ser capaz de se locomover utilizando as habilidades motoras. todos os coelhos mudam de toca. Atividades rítmicas: brinquedos cantados. saltar. 20 a 30 garrafas pet. 05. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. e as crianças que estão no centro da roda tentam ocupar um dos lugares vagos. Conteúdos conceituais: Movimentos locomotores: andar. músicas regionais.  Metodologias: Iniciar a aula com alongamentos lúdicos (formiguinha.

De lá. Torres. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdo: Aula prática envolvendo movimentos locomotores: saltar. PARA CASA: Não houve. de onde deverá recolher a pedra para voltar ao “mar”. da S. Vence a equipe que terminar primeiro o percurso. o colega que ficar por último fará a mesma trajetória de forma que todos saltem ao lado de sua coluna e no final sentamse. giz. Pg. o aluno retorna saltando até a casa dois e três. Atividade 1. Saltará do “mar” para a casa dois e três. dispostos em duas colunas formarão duas equipes. posicionar-se na frente do primeiro colega da coluna e sentar-se na sua frente.Corrida num pé só De pé. pedra.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. Depois pula num pé só para a casa quatro e assim por diante até chegar na “terra”. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos. ou em qualquer risca da amarelinha. Professora Nilva A. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática envolvendo atividades de alongamento e aquecimento trabalhando as habilidades locomotoras.Amarelinha Desenhar no chão a amarelinha. Atividade 2.CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. DIA: 09/04/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.  Metodologia: Alongamento de MMSS e MMII. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. ela perde a vez. passando do lado de sua coluna. colocando um pé em cada quadrado. . onde ele não poderá pisar. As dificuldades aumentam na medida em que o participante tem de acertar com a pedra nas casas mais distantes. 08 e 17. que deverá saltar num pé só. Todos os demais participantes devem fazer o mesmo. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. Se a criança não conseguir lançar a pedra na casa certa ou se pisar na casa com pedra. Um dos participantes joga uma pedra na casa um. Começar com o último da coluna. Vence o jogo o primeiro que conseguir retirar a pedra na décima casa e chegar a “terra”.

a fileira que está de costas vira-se e imediatamente todos devem correr de encontro ao seu par. Vencerá a equipe cujo jogador inicial retornar. DIA: 10/04/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. o primeiro jogador de cada grupo passa a bola por entre as pernas. Ao sinal do professor. um atrás do outro. se o fizer será excluído. Atividade 2. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. vindo sempre para a frente o útimo jogador da coluna. pedir para uma das fileiras ficarem de costas (não poderão olhar) e enquanto isso. PARA CASA: Não houve. uma parte será a terra e a outra o mar. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Atividade 2. com as pernas afastadas. Formam duas fileiras uma de frente para a outra formando pares (a certa distância). CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. pagará prenda (a dupla). DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática envolvendo atividades de alongamento e aquecimento trabalhando as habilidades locomotoras. Quando o último jogador estiver de posse da bola. Metodologias: Alongamento lúdico. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. A um sinal combinado.Achar o par Dois grupos de números iguais de participantes. 03.Terra e mar Dividir a quadra ou pátio em duas metades.  Referências Bibliográficas: Apostila de Recreação. giz (para marcar o chão). Atividade 1.Bola ao túnel Formar duas colunas. em primeiro lugar. todos mudam rápido e silenciosamente de lugar. repetindo a ação do primeiro jogador. na outra. Depois de alguns segundos. com o mesmo número de elementos. Pedir para as crianças que prestem bastante atenção e memorizem quem é seu par. Atividade 1.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. entregando-a ao colega que estiver atrás e assim por diante. sai correndo e vai ocupar o lugar á frente da coluna. Pg.  Metodologia: Efetuar alongamentos de MMSS e MMII sempre usando a ludicidade.Bola ao ar . O jogo consiste em saltar da terra para o mar e vice-versa. à posição inicial. entrega-se uma bola ao primeiro de cada coluna. Depois se trocam as funções. que deverão permanecer em pé. O último a formar o ‘par’. O jogo continua. sem equivocar-se. Continuação.

AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. marcar a linha de chegada. As crianças ficam atrás da linha de partida. A professora pode pedir quantos elementos quiser e assim por diante. Os jogadores procuram um par e continuam andando de mãos dadas. PARA CASA: Não houve. uma ao lado da outra. Pg. DIA: 17/04/2012 3ª FEIRA . 04 e 05. 05. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. PARA CASA: Não houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática envolvendo brincadeiras recreativas para o desenvolvimento da cooperação. os participantes saem pulando num pé só até a linha de chegada. quadra ou pátio. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. Dado o sinal. REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Duas bolas. Serão vencedores quem conseguir se agrupar até o final do jogo.Jogo de formar grupos Andando ou correndo pela quadra ou pátio.  Referências Bibliográficas: Apostila de recreação. só que a bola é passada sobre a cabeça dos participantes. Caberá a vitória aos quatro primeiros jogadores a transpor a linha de chegada.Corrida dos sacis Marcar uma linha de partida e. dado o sinal a professora diz por exemplo: grupo de 2. DIA: 16/04/2012 2ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina.  Referências Bibliográficas: Apostila de Recreação. Os que não conseguirem se agrupar a cada comando dado pela professora vão sendo eliminados.  Metodologias: Alongamento lúdico incentivando a importância do mesmo Atividade 1. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. Atividade 2. alguns metros à frente.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. Pg.Procede-se como no jogo anterior. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.

CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. ao receber o sinal. Dado o sinal de início. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Os jogadores ficam em pé. e assim por diante até o último elemento da fileira que. Vence a equipe que terminar primeiro. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. isto é. em ziguezague. Torres. cadeiras. que deverá andar num pé só. sendo que cada coluna de cadeiras será uma equipe. Atividade 2. este bate com a palma da mão na carteira do companheiro de trás. da S. que faz o mesmo. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física .Jogo do ziguezague Formar dois círculos.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física. minhoquinha).Sentados nas cadeiras. senta-se e assim por diante. pelo corredor formado pelas cadeiras. Atividade 1.Corrida num pé só Formação. deixando um espaço entre si. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula. Pg. DIA: 23/04/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. Vence a equipe que terminar primeiro.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos. cada círculo formará uma equipe. contornando-os até chegar ao lado do número dois.  Conteúdo: Aula prática sobre jogos recreativos e cooperativos. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. quando os jogadores ocuparem novamente suas carteiras de origem. 06 e 09. sentar-se na primeira que deverá estar vazia. PARA CASA: Não houve. Começar com o último jogador da fileira. levanta-se e anda num pé só até a primeira cadeira e assim por diante. Professora Nilva A. o jogador número um de cada círculo começa correr entre seus companheiros.  Metodologias: Iniciar a aula com alongamentos lúdicos (formiguinha. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina.ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina.

de onde deverá recolher a pedra para voltar ao “mar”. Dado o sinal. da S. colocar 2 ou 3 objetos afastados uns dos outros. Atividade 2. colocando um pé em cada quadrado.Corrida de obstáculos Formar duas equipes. 06 e 17. Pg. O primeiro jogador década coluna sai correndo segurando a bola. retornar e dar a caixa ao seu companheiro. Todos os demais participantes devem fazer o mesmo. o primeiro jogador da equipe sai caminhando o mais rápido possível. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. Entrega a bola ao jogador seguinte e vai para o final da fila e assim por diante. Vence o jogo o primeiro que conseguir retirar a pedra na décima casa e chegar a “terra”. Vence a equipe que terminar primeiro. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática envolvendo equilíbrio. sem deixar a caixa cair. As dificuldades aumentam na medida em que o participante tem de acertar a pedra nas casas mais distantes. De lá. Conteúdo: Aula prática.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos.  Metodologias: Alongamento lúdico incentivando a importância do mesmo Atividade 1. Torres.Amarelinha Desenhar no chão a amarelinha. onde ele não poderá pisar. ou em qualquer risca da amarelinha. pedra. PARA CASA: Não houve. Atividade 1. giz.  Metodologia: Alongamento de MMSS e MMII. duas caixinhas. o aluno retorna saltando até a casa dois e três. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. O primeiro de cada equipe com uma caixa de fósforos ou qualquer objeto semelhante. a frente de cada uma. ela perde a vez. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Caso isso aconteça o jogador deverá parar. DIA: 24/04/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. Depois pula num pé só para a casa quatro e assim por diante até chegar na “terra”.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. Brincadeiras envolvendo equilíbrio e destreza. Se a criança não conseguir lançar a pedra na casa certa ou se pisar na casa com pedra. Um dos participantes joga uma pedra na casa um. Vence a equipe que terminar primeiro. recolocar a caixa e continuar contornando a linha final. Professora Nilva A. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. Saltará do “mar” para a casa dois e três. Atividade 2.Transformar em pedras .Corrida do equilibrista Formar duas equipes. salta os objetos à sua frente e volta saltando os mesmos.

PARA CASA: Não houve. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Três cones. REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula. os transformam em pedras.Alunos dispostos à vontade. Dois serão pegadores. ao tocar os participantes.  Referências Bibliográficas: Apostila de recreação. Aqueles que forem transformados em pedra ficam abaixados sem se mover. Pg. quadra ou pátio. . Dado sinal. 06. os jogadores fogem dos pegadores que. Vence quem ficar por último.