You are on page 1of 13

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL

PROGRAMAS PEDAGÓGICOS

Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Município: Natividade. Data: 24/02/2012. Série: 3º Turma: Única. Turno: Integral. Disciplina: Informática. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 05/12/19/26 de março de 2012. Habilidades específicas: Desenvolver hábitos e competências para o uso dos códigos e linguagens relacionados a equipamentos vídeográficos. Analisar de forma crítica a aplicação das tecnologias, de forma a usá-las com economia e propriedade, segundo a finalidade e/ou público alvo de sua ação. Desenvolver competências para o uso dos diversos equipamentos tecnológicos. Conteúdos conceituais: Conhecimento básico sobre os equipamentos manuseados. Socialização e entretenimento. Familiarização com o meio tecnológico. DIA: 05/03/2012 2ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Darlene. CURTINDO AS LEITURAS: feita pela professora Darlene. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Informática  Conteúdos: Aula explicativa e prática sobre elaboração de desenhos no Tux Paint.  Metodologias: Utilização do programa educacional Tux Paint, usar as ferramentas: “carimbo” e “texto” para a elaboração de um cartão para o seu melhor amigo.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores.  Referências Bibliográficas: Programa educacional Tux Paint do Linux. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula.

 Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. “pincel” e “carimbo”. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DIA: 19/03/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Darlene.AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Darlene. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Informática  Conteúdo: Elaboração de desenhos livres utilizando o programa Tux Paint.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Darlene. PARA CASA: Não houve.  Metodologias: Aula prática e explicativa onde os alunos utilizarão o rato (mouse) para efetuar as atividades propostas do programa educativo GCompris do Linux. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula. DIA: 12/03/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Darlene.  Referências Bibliográficas: Programa educacional Tux Paint do Linux. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Informática  Conteúdos: Atividades com o rato utilizando o programa GCompris do Linux.  Metodologia: Realização de desenhos livres através do Tux Paint utilizando as ferramentas: “mágicas”. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: Não houve. .

REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Referências Bibliográficas: Programa GCompris do Linux. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGÓGICOS Planejamento Mensal . PARA CASA: Não houve. PARA CASA: Não houve. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula.  Referências Bibliográficas: Programa GCompris do Linux. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Informática  Conteúdos: Atividade de coordenação motora fina com a utilização do rato através do programa GCompris na ferramenta: “pescaria”. DIA: 26/03/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Darlene.  Metodologia: Aula explicativa e prática incentivando a utilização do rato nas atividades do GCompris/ferramenta “pescaria”. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Darlene.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Computadores.

PARA CASA: Não houve. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. Afinar a percepção sobre eles e sobre situações do cotidiano. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. atitudes. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Artes Cênicas  Conteúdos: Aula explicativa lúdica sobre a encenação da historinha de Joãozinho e Maria. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. Criatividade. Dias Letivos Previstos: 06/13/20/27 de março de 2012. sentimentos. Data: 24/02/2012. Município: Natividade.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadro/pincel. Estabelecer relações do indivíduo com o coletivo e desenvolvendo a socialização.Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Habilidades específicas: Promover oportunidades para que ao educandos conheçam. Série: 3ºano Turma: Única. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. . Narrar fatos e representar por meio de ação dramática. DIA: 06/03/2012 3ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. Possibilitar a compartilha de descobertas. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. ideias. observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos operando com um modo coletivo de produção de arte. Turno: Integral.  Metodologias: A professora encenará a história de Joãozinho e Maria adaptada na versão criada pela própria professora.  Referências Bibliográficas: Arquivo pessoal. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Disciplina: Artes Cênicas. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. onde irá contar e dramatizar os personagens da história para os alunos desenhando no quadro. Conteúdos conceituais: Expressividade e mobilidade. DIA: 13/03/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina.

 Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadro/pincel. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. DIA: 27/03/2012 3ª FEIRA . PARA CASA: Não houve.  Referências Bibliográficas: Arquivo pessoal REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula.  Referências Bibliográficas: Arquivo pessoal. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Artes Cênicas. lápis de cor.  Conteúdo: Elaboração de desenhos sobre a historinha de João e Maria contada na aula anterior. DIA: 20/03/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. canetinhas coloridas. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. PARA CASA: Não houve. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.  Metodologia: Realização de desenhos incentivados pela professora de modo a desenvolver a criatividade individual e coletiva dos alunos envolvendo a história contada na aula anterior. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula. lugar espaçoso.  Metodologias: Montar juntamente com os alunos uma minipeça teatral sobre a história de Chapeuzinho Vermelho com a participação de todos os alunos com auxílio da professora.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Folha chamex. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Artes Cênicas  Conteúdos: Apresentação teatral dos alunos em sala sobre: Chapeuzinho Vermelho.

Habilidades específicas: . Município: Natividade. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 05/06/12/13/19/20/26/27 de março de 2012. Série: 3º Turma: Única. PARA CASA: Não houve. lápis de cor. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. canetinhas coloridas.  Metodologia: Aula prática de pintura.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Xérox.ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. Disciplina: Educação Física. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Artes Cênicas. Será distribuída xérox para cada aluno de personagens de contos infantis. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGÓGICOS Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Turno: Integral. Data: 24/02/2012.  Referências Bibliográficas: REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula. Os alunos pintarão com lápis de cor os desenhos de forma que eles usem a imaginação para escolherem as cores de cada personagem.  Conteúdos: Aula prática de pintura desenvolvimento da coordenação motora fina.

 Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. e assim por diante até o último elemento da fileira que. sentar-se na primeira que deverá estar vazia. último e seu curso regular: lento. seguinte. distância. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. dentro/fora e ao redor de). DIA: 06/03/2012 3ª FEIRA . Pg. depois. alto/ baixo. voltam ao seu lugar.Sentados nas cadeiras. até que todos tenham retirado a garrafa. PARA CASA: Não houve. Perceber diferentes distâncias e posições. Começar com o último jogador da fileira. até que todas as garrafas da equipe estejam no círculo. durante. cadeiras. Identificar diferentes momentos do tempo envolvendo duração. Professora Nilva A. levanta-se e anda num pé só até a primeira cadeira e assim por diante. Sai. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. A equipe que desocupar o círculo em primeiro lugar será a vencedora. primeiro. bem como sua aplicabilidade. posições. que faz o mesmo. da S. mudança de velocidade. Torres. de cada equipe. Vence a equipe que terminar primeiro. sobre/ sob. ao receber o sinal. longe e curto. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. 20 a 30 garrafas pet.Levar e trazer Traçar um círculo na frente de cada equipe (a certa distância). Jogos de construção. sendo que cada coluna de cadeiras será uma equipe. secessão e o curso regular do tempo. 08 e 09. Jogos com bola.Ser capaz de orientar-se no espaço e tempo envolvendo direção. saem correndo e depositam a garrafa peti no círculo. minhoquinha). Atividade 2.Corrida num pé só Formação. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática de oriental de espaço-tempo. . Discriminar direção. que deverá andar num pé só.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos. Brinquedos cantados. isto é. por cima/ por baixo e frente/ atrás). DIA: 05/03/2012 2ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. este bate com a palma da mão na carteira do companheiro de trás. os primeiros alunos. rápido. Diferentes momentos do tempo: antes. Atividade 1. Ao sinal do professor. Noção de diversas posições e distâncias ( perto/ longe. Noção de direção (esquerda/ direita. então o primeiro para retirar uma garrafa e voltar ao seu lugar e assim por diante. Conteúdos conceituais: Orientação espaço-temporal. quando os jogadores ocuparem novamente suas carteiras de origem. Cada jogador da equipe terá uma garrafa peti. pelo corredor formado pelas cadeiras.  Metodologias: Iniciar a aula com alongamentos lúdicos (formiguinha. batendo na mão do segundo.

CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina.ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. Se a criança não conseguir lançar a pedra na casa certa ou se pisar na casa com pedra. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. alunos com as mãos no chão.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. Professora Nilva A. Um dos participantes joga uma pedra na casa um. etc. giz. os leopardos viram-se e correm até a linha marcada. uma de frente para a outra. Saltará do “mar” para a casa dois e três. conta-se quantos foram pegos. As dificuldades aumentam na medida em que o participante tem de acertar a pedra nas casas mais distantes. . Depois pula num pé só para a casa quatro e assim por diante até chegar na “terra”.Leãozinhos e leopardos Formar duas fileiras. os leãozinho é que correm. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. de onde deverá recolher a pedra para voltar ao “mar”. ao dizer leopardos. CORREÇÃO DO PARA CASA: não houve.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. Estados e Capitais. ela perde a vez. De lá. ou em qualquer risca da amarelinha. Pg. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática trabalhando a noção espacial. No final verifica-se quem pegou mais crianças.Amarelinha Desenhar no chão a amarelinha.17. Todos os demais participantes devem fazer o mesmo. Atividade 1.  Metodologia: Alongamento de MMSS e MMII. da S. Variação. Atividade 2. onde ele não poderá pisar. equilíbrio e a percepção. PARA CASA: Não houve. Torres. Quando o professor disser por exemplo: leãozinho. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdo: Aula prática envolvendo exercícios voltados para a noção de distância e tempo. DIA: 12/03/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. o aluno retorna saltando até a casa dois e três. Vence o jogo o primeiro que conseguir retirar a pedra na décima casa e chegar a “terra”. colocando um pé em cada quadrado. as equipes podem ser: números pares e números ímpares. pedra.

 Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. Pg. A professora venda os olhos de um dos alunos de uma das equipes e lhe entrega um objeto.Terra e mar Dividir a quadra ou pátio em duas metades. Atividade 2. Vence a equipe que no final. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. uma parte será a terra e a outra o mar. Atividade 2. uma venda (feita de TNT). Atividade 1. DIA: 13/03/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina.Descobrir o objeto Todos os alunos sentados. Se acertar. lançando a bola de volta para a professora. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática desenvolvendo a percepção sensorial (tato) e a flexibilidade.  Metodologia: Efetuar alongamentos de MMSS e MMII sempre usando a ludicidade.“Terra”. O jogo consiste em saltar da terra para o mar e vice-versa. Preste bem atenção quando o gato miar. sem equivocar-se. Metodologias: Alongamento lúdico. em seguida a professora coloca a venda no aluno da outra equipe e assim por diante. / CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. uma das crianças miará. quando o gato miou.  Referências Bibliográficas: Apostila de Recreação. o senhor se enganou. Se acertar marca um ponto para a sua equipe. 19. PARA CASA: Não houve. se errar após três tentativas. fizer o maior número de pontos.Terra. . não vá se enganar.Senhor caçador Em círculo de mãos dadas. divididos em duas equipes. no meio um aluno com os olhos vendados. A professora lança a bola para um aluno e diz. água e ar Sentados dividi-los em duas equipes. por exemplo: . O aluno pega a bola e diz o nome de um animal que vive na terra. Ao final. Ele deverá descobrir qual é o objeto. através do tato. sua equipe ganha um ponto e assim por diante. Não prestou atenção. se o fizer será excluído. todas cantarão: Senhor caçador. Atividade 1. CURTINDO AS LEITURAS: feita pela professora Enedina. O círculo gira enquanto cantam: Senhor caçador. será substituído. Vence a equipe que fizer o maior números de pontos. a criança do centro deverá adivinhar qual o colega que imitou o gato. a professora segura uma bola. se errar. se acertar a criança que miou irá para o centro. Outra criança deverá miar.

Pg. bola. as crianças de olhos fechados. quadra ou pátio. REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula. REVISÃO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. várias vendas (de TNT). . CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. agilidade e percepção sensorial (visão). aquela assim indicada sairá silenciosamente para esconder-se. Quando o nome acertar Em círculo.  Referências Bibliográficas: Apostila de Recreação. 21 e 22. a um sinal. DIA: 19/03/2012 2ª FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. Recursos pedagógicos e tecnológicos: Objetos de várias formas. dirá: “veneno” e volta-se para o círculo aquele que estiver com o objeto nas mãos (o veneno) sairá do jogo e substituirá a professora. quadra ou pátio. aguardarão um toque do professor na cabeça de uma delas. as demais. abrirão os olhos e procurarão adivinhar quem faltava no círculo. num determinado momento. A professora dará um objeto. Quem será? Vem falar E serás aplaudido.  Metodologias: Alongamento lúdico incentivando a importância do mesmo Atividade 1.Um de nós foi-se embora Um de nós foi-se embora. PARA CASA: Não houve.  Referências Bibliográficas: Apostila de recreação.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Um objeto qualquer. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos.Veneno Sentados ou de pé em círculo. PARA CASA: Não houve. que passará de mão em mão. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. 24. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática envolvendo brincadeiras recreativas para o desenvolvimento da destreza motora. Atividade 2. Pg. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. A professora de costas.

este bate com a palma da mão na carteira do companheiro de trás.  Conteúdo: Aula prática envolvendo a orientação de espaço-tempo. AVALIAÇÃO: Contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. Vence a equipe que terminar primeiro. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física. que faz o mesmo. da S. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES . Atividade 2. pelo corredor formado pelas cadeiras. Professora Nilva A. voltam ao seu lugar.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos.20 a 30 garrafas peti. Começar com o último jogador da fileira. Cada jogador da equipe terá uma garrafa pet. A equipe que desocupar o círculo em primeiro lugar será a vencedora. os primeiros alunos. cadeiras. PARA CASA: Não houve.DIA: 20/03/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. DIA: 26/03/2012 2ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. quando os jogadores ocuparem novamente suas carteiras de origem. 08 e 09.Levar e trazer Traçar um círculo na frente de cada equipe (a certa distância).Corrida num pé só Formação.  Metodologias: Iniciar a aula com alongamentos lúdicos (formiguinha. de cada equipe.Sentados nas cadeiras. batendo na mão do segundo. Pg. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. até que todas as garrafas da equipe estejam no círculo. levanta-se e anda num pé só até a primeira cadeira e assim por diante. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. minhoquinha). Torres. Atividade 1. Ao sinal do professor. que deverá andar num pé só. até que todos tenham retirado a garrafa. Sai. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. saem correndo e depositam a garrafa pet no círculo. sendo que cada coluna de cadeiras será uma equipe. isto é. sentar-se na primeira que deverá estar vazia. e assim por diante até o último elemento da fileira que. ao receber o sinal. então o primeiro para retirar uma garrafa e voltar ao seu lugar e assim por diante. REVISÃO DO DIA: Será feito um sorteio e o aluno escolhido comentará s obre a aula.

Todos os demais participantes devem fazer o mesmo. Estados e Capitais. Atividade 1. As dificuldades aumentam na medida em que o participante tem de acertar a pedra nas casas mais distantes. onde ele não poderá pisar. contam-se quantos foram pegos. De lá. giz. Variação. Saltará do “mar” para a casa dois e três. Se a criança não conseguir lançar a pedra na casa certa ou se pisar na casa com pedra. da S. CORREÇÃO DO PARA CASA: Não houve. pedra. ou em qualquer risca da amarelinha.Leãozinhos e leopardos Formar duas fileiras. Atividade 2. Pg. uma de frente para a outra. REVISÃO DO DIA: Através da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. PARA CASA: Não houve. Torres. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. o aluno retorna saltando até a casa dois e três.  Metodologia: Alongamento de MMSS e MMII. Quando o professor disser. de onde deverá recolher a pedra para voltar ao “mar”. colocando um pé em cada quadrado. os leãozinho é que correm. etc. ela perde a vez.Veneno . alunos com as mãos no chão. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina.  Metodologias: Alongamento lúdico incentivando a importância do mesmo Atividade 1.  Referências Bibliográficas: Apostila de Jogos Recreativos.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Quadra ou pátio. No final verifica-se quem pegou mais crianças. os leopardos viram-se e correm até a linha marcada.17. Vence o jogo o primeiro que conseguir retirar a pedra na décima casa e chegar a “terra”. ao dizer leopardos. por exemplo: leãozinho.Amarelinha Desenhar no chão a amarelinha. agilidade e percepção sensorial (visão). DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  Disciplina: Educação Física  Conteúdos: Aula prática envolvendo brincadeiras recreativas para o desenvolvimento da destreza motora. DIA: 27/03/2012 3ª FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. Professora Nilva A. Um dos participantes joga uma pedra na casa um. Depois pula num pé só para a casa quatro e assim por diante até chegar na “terra”. as equipes podem ser: números pares e números ímpares. Disciplina: Educação Física  Conteúdo: Aula prática envolvendo exercícios voltados para a noção de distância e tempo.

24. AVALIAÇÃO: contínua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. Pg.Sentados ou de pé em círculo. as demais. abrirão os olhos e procurarão adivinhar quem faltava no círculo. A professora dará um objeto. aquela assim indicada sairá silenciosamente para esconder-se. aguardarão um toque do professor na cabeça de uma delas. as crianças de olhos fechados. Atividade 2. a um sinal. num determinado momento. A professora de costas. . Quando o nome acertar Em círculo. Quem será? Vem falar E serás aplaudido.  Referências Bibliográficas: Apostila de recreação. que passará de mão em mão.  Recursos pedagógicos e tecnológicos: Um objeto qualquer. várias vendas (de TNT).Um de nós foi-se embora Um de nós foi-se embora. REVISÃO DO DIA: Através de um sorteio um dos alunos dirá sua opinião sobre a aula. dirá: “veneno” e volta-se para o círculo aquele que estiver com o objeto nas mãos (o veneno) sairá do jogo e substituirá a professora. quadra ou pátio. PARA CASA: Não houve.