You are on page 1of 8

Manual Estagiário

do

Curso de Direito www.alvorada.com.b
r

auxílio alimentação e outros. que só poderão ser usados para o específico fim de cumprimento atividades de estágio em práticas das jurídicas. deverá observar as a regras: seguintes 1 – DAS REGRAS DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 1 – Matrícula regular. das quais 64 horas são relativas à prática jurídica d (cursada nas instalações do NPJC ou dos órgãos de justiça) e 68 real horas (cursada mediante a realização de audiências e atividades diversificadas). incluindo todos os valores como horas extras. O atendimento observará rendimentos do cliente. não podendo ser superiores a 3 (três) os salários mínimos. 01 . relativas à prática jurídica jurídicas externa. pessoa. issões. Distrito Federal. As pessoas que buscarem o de assistência jurídica deverão passar pela triagem inicial. Estão à disposição dos estagiários computadores com acesso à internet e códigos de legislação. com insalubridade. Se preenchidos os requisitos da assistência gratuita. 5 – Dos rendimentos do assistido. de Lei de lugar. o anexo.Os assistidos que auferirem renda superior a 3 (três) salários mínimos poderão ser atendidos excepcionalmente mediante a análise da coordenação do NPJC. Prestamos assistência cível e jurídica penal ao assitido desde que o autor ou o réu estejam abrangidos pela nº. O estagiário deverá estar inscrito no 9º ou no 10º regularmente semestre para cursar a disciplina de Prática Jurídica Real I u II. efetuada por serviço um professor-orientador. 4 – Atendimento aos assistidos. 1.1 .060/50 e a competência da ação (em razão da matéria. objetividade e iligência pelos estagiários d designados pelo professorconforme uxograma de atendimento orientador. o 2 – Integralização da carga horária.Faculdade Alvorada O estagiário do Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania do curso de da Faculdade Alvorada. 5. A carga horária mínima exigida é e 132 horas. jurídica deverão ser atendidos com urbanidade. objetivando o progresso do seu aprendizado e Direito oprimoramento das suas relações sociais. etc) seja em Brasília. respeito. 3 – Uso adequado dos equipamentos e livros.

em dia estabelecido a estagiário que confeccionou a peça. é proibido o uso de jeans.NPJC .Assinar todas as folhas da petição para atestar que tomou do que foi escrito. Nos dias de participação em audiências e visitas a e entidades públicas. 10 – Peça processual finalizada e corrida pelo professor. Às mulheres. 8 – Das atividades de rotina do NPJC. o cliente. roupas formais. juntamente com o respectivo de relatório. O estagiário deve ficar atento a todos os processuais em r elação à ação/processo de que seja prazos responsável. atividades serão repassadas aos estagiários. pelo para: .Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania 6 – Do vestuário. quanto aos prazos de prescrição e decadência para notadamente a ação. autorizarem outro prazo. dos 9 – Do prazo para conclusão da petição inicial e Recebida a distribuição. p e restar-lhe as orientações jurídicas cabíveis. ciência Assinar procuração ad judicia. sob orientação Algumas professores orientadores. ossistido será convocado para comparecer. O estagiário que entregar a inicial fora do prazo estipulado será penalizado quando da pontuação de sua avaliação. 02 . entidadesCaso não haja audiência e nem atendimento no NPJC. o estagiário das audiências como ouvinte e deverá apresentar as atas participará audiência com seu nome registrado. o estagiário contará com 01 semana para concluíressalvados os casos em que os professores orientadores estipularem ou la. São as seguintes atividades de r otina do estágio: atendim ento. sociais. terno sem grandes decotes. autorização do professor orientador. acompanham ento do andamento processual. termo de comparecimento e termo de ciência da hipossuficiência audiência. tênis e órgãos camiseta. Recomenda-se o uso pelos homens de completo (calça e paletó) e gravata. 7 – Dos prazos. Se promover o prazo para o ajuizamento da ação for exíguo. para a confecção da petição inicial. deverá dispensar mediante acompanhamento do professor orientador de estágio. consultoria jur as ídica. elaboração de realização de audiências e visitas a órgãos de justiça de mais peças. declaração de econômica. quando Somente a peça processual estiver pronta (corrigida pelo orientador).

12.Acompanh amento p rocessual. O aluno deverá marcar com o assistido oomparecimento deste ao NPJC. tendo em vista a necessidade de correção de determinados cada peça É terminantemente proibido aos alunos fazerem carga do elaborada. para fins de ciência do protocolo da ação c d e a data da audiência de conciliação ou outra data processual relevante. se a consulta do pela internet estiver indisponível.: O número completo de um processo se divide da seguinte forma: 2011 01 1 0 00000 Ano Localidade Tipo de Ação N° de Processo Dígito Verificador O número completo do processo deve ser informado em todas as peças! 13 . OBS. ao 11. d eve r obrigatoriamente. deixar os autos texto. como bem emprestá-los. Portanto. processo diretamente nas Secretárias dos Sem pr e Juizados. do processo dentro de veículo. da mesma forma. fazer carga destes com a secretária ou com o á. fora de sua vigilância. qu e o al un o l eva r o s au tos p ar a ca sa.Faculdade Alvorada -O assistido só poderá entregar a documentação pessoalmente estagiário que confeccionou a inicial. o estagiário deverá verificar o andamento secretaria do juizado na correspondente. A pelos autos também é do estagiário. o estagiário deverá acompanhar todos os andamentos for do processo e ainda informar ao cliente e aos orientadores acerca registrando-os na ficha/relatório.jus. Os prazos para os estagiários atuarem nos processos. destes.tjdft. Os andamentos poderão ser obtidos no portal do Tribunal de Justiça Distrito Federal e Territórios (www. além corresponderem aos prazos processuais. Depois que a petição protocolada. caneta ou marca Não deverão os estagiários.br). Todavia. também serão os de pelos orientadores.Da ciência ao assistido. São terminantemente proibidas marcações sua autos nos do processo. deve haver muito cuidado responsabilidade em guarda e manuseio. 03 . seja a lápis. em sala de aula. professor orientador.Posse dos processos e peças processuais.

sempre sob a supervisão do professor adequada. em datas a serem divulgadas pela no secretária. demonstrando-lhe respeito e e seriedade. O controle e avaliação de dos seu cumprim ento são realizados por m eio da assinatura do responsável ao lado de cada orientador Termo de encerramento da pasta para avaliação: todos os andamento. orientador. a causa de modo confidencial. horário e local das audiências que vierem a ser realizadas no a que esteja vinculado. para poder contatar suas testemunhas. O estagiário escalado para a atividade “audiências” participar das audiências em que NPJC estiver patrocinando a deverá causa. 04 . Demonstrar segurança para o cliente. Para deverá se preparar com antecedência para atuar de maneira isso. sempre que as . É importante que o assistido fique sabendo do dia processo da audiência o quanto antes. semanalmente. anexando atas com seu nome as Ficha/Relatório processual: os estagiários deverão consignado.NPJC . na ficha/relatório processual os feitos e os andamentos processos sob sua co-responsabilidade. eficiência urbanidade. discrição. independentemente de ser o autor da peça judicial ajuizada. Será de responsabilidade estagiário responsável pela causa a ciência ao assistido e à secretária do da data. que a testemunha não pode ser parente. Relatórios audiências: em relatórios todas as atividades ocorridasregistrar nas audiências. prestando-lhe somente Informações corretas. registrar. Os relatórios a serem elaborados pelos estagiários para avaliação e composição da nota deverão ser seguintes: os Relatórios os estagiários deverão registrar em relatórios todas asdiários: atividades desenvolvidas no dia do das os estagiários deverão estágio.Tratar recomendem circunstâncias .Atender aos assistidos com cortesia. 16-DA POSTURA DO ESTAGIÁRIO É dever do Estagiário: . estagiários deverão preencher dois relatórios das atividades realizadas NPJC. 15-Relatórios a serem elaborados.Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania 14-Da Audiência/Das Testemunhas. amigo ou inimigo de nenhuma Informar partes das e somente indicá-la se realmente presenciou os fatos narrados na inicial.

de atividades diversificadas realizadas / Número de atividades propostas X 10 diversificadas = nota final 2. participação nos projetos desenvolvidos de em unida des e e scolas. 8 peças processuais. Número s. no próprio recinto de estágio. zelando pela q ordem boa e organização. instalações. e participar de. serão considerados. + peça processual) = nota 3 b) Atividades diversificadas: visitas. em conjunto. no mínimo. pelo patrimônio. aqueles em que deverá comparecer às máxime . valores dinheiro. O deverá aluno elaborar.É proibido cobrar.Zelar r eecursos técnicos e computacionais e pelo acervo bibliográfico à do NPJC. bom nome do assistido e do NPJC nas audiências a ue deva comparecer. equipamentos.ou bens de clientes assistidos por intermédio do NPJC. c) A média final será composta pela NF 1 + NF 2 + NF 3/ 3. deba te com fóruns e apresentações.Comparecer ao NPJC com trajes compatíveis e pontualidade nos dias designados ao cumprimento da carga com horária.Zelar pelo audiências. horária Na avaliação do estagiário. sendo vedado tratar-se aí de assuntos estranhos atividades dos às estágios. O aluno será submetido às seguintes avaliações: a) Ava liação con tínu a das pe ças elabo rada s. atendimentos e consultoria jurídica. . incluindo termos de conciliação e mediação.Faculdade Alvorada . boa ordem . participação em audiências e acompanhamentos processuais.A avaliação tem por objetivo qualificar o desempenho do estagiário no semestre e apurar n oúmero de horas de estágio praticadas em relação à carga estabelecida para as disciplinas de Prática Forense Simulada I a IV. no mínimo 16 audiências A nota será composta da seguinte reais. os constantes em ato normativo próprio expedido pela Coordenação critérios do estágio supervisionado. 05 . aceitar ou receber. a qualquer título. pa rtici paçã o em pale stras. con cili açõe s. participação no curso Conciliação e Mediação. forma: Nota das PEÇAS E TERMOS elaborados / 8 = nota Nota dos relatórios das AUDIÊNCIAS/ 16 = nota 1 2 ota 1 + Nota 2 /2 = nota final 1 N Nota da avaliação escrita (questões sub.DA AVALIAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS . disposição 17 .

2 . os dias das visitas e da realização das atividades diversificadas. ultrapassado este lapso.3: Os arquivos gravados nos computadores serão semanalmente.A pasta de cada aluno conter deverá todas as peças originalmente form uladas. de OBS. A redação do referido termo em dia posterior. 18. relatórios diários e cópia da das processual. 18. OBS. OBS.DAS PASTAS DOS ALUNOS . desta forma. tudo ficha/relatório devidamente organizado. e nota Não estão computados nos 16 encontros proporcionados.0 (sete pontos). de segunda a quinta-feira. A pon tual ida de e a ssid uid ade p ar c aumprimento da jornada de estágio também participarão do critério avaliação. sua presença não será co nsign ada p ela se cr etár ia . o termo de encerramento da pasta para avaliação deverá ser feito até s aemana da véspera da avaliação. onde constem as eventuais correções feitas pelo professor orientador.2: O estagiário só poderá realizar quaisquer atividades no após o registro de sua presença na folha de NPJ freqüência.Horário de funcionamento do NPJC: Das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.NPJC . mesmo dentro da semana de avaliação.1 . Para viabilizar a avaliação. (10) 18 . somente salve seus arquivos em pendrive deletados outro ou meio adequado! 06 . exercícios.Freqüência mínima para aprovação: 16 encontr presenciais e a realização de 4 atividades diversificadas totalizando 20 os dias final 7. implica em desconto atraso pelo na sua nota.1: o estagiário contará com a tolerância máxima de 15 minutos (quinze) de atraso. atas audiências que participou.Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania Do resultado de cada avaliação caberá recurso no prazo de dez dias.

Ed.CEP 70770-520 (61) 3425-6500 .DF .SEPN W3.br .www.com.alvorada. bloco "E". Carlton Center Asa Norte .Brasilia .