A queda da monarquia e a 1º república _________________________________________ TESTE DE HISTÓRIA

1- Identifica as razões da crise da monarquia Entre 1890-1892, a Europa vivia uma grande crise económico-financeira, que também se refletiu em Portugal. Os sinais desta crise foram:  Os pobres estavam cada vez mais pobres (operários, agricultores)  A alta burguesia estava cada vez mais ric, com lucros do comércio, da indústria e da agricultura  O rei e a família real gastavam muito dinheiro no reino  Os sucessivos governos da monarquia não conseguiram melhorar as condições de vida do reino.

2- Explica a questão do ultimato inglês de 1890 e as suas consequências políticas Os países industrializados como a Inglaterra, a Alemanha, a França e a Bélgica começaram a explorar em Africa o algodão, os diamantes, ouro e café. Tornou-se necessário dividir os territórios africanos e em 1884-85 reuniram-se os países interessados em áfrica na conferência de Berlim. Neste tratado ficou decidido que os território africanos seriam dos países que as ocupassem efectivamente, não interessando quem as descobriu. Para defender os interesses de Portugal e salvaguardar as suas colónias, o governo português apresentou uma proposta que consistia em unir os territórios de angola e moçambique que ficou conhecido como o mapa cor-de-rosa. França e Alemanha aceitaram, mas a Inglaterra não e a 11 de janeiro de 1890 a Inglaterra apresentou ao rei D. Carlos um ultimato que obrigava Portugal a deslocar-se dos territórios entre angola e moçambique, se não Inglaterra declarava guerra a Portugal. Portugal fez o que Inglaterra pediu, o que gerou manifestações de descontentamento.

1

Nova moeda. 5. foi aclamado D. Na manhã de 5 de outubro de 1910 foi proclamada a republica em Portugal e terminou a monarquia.A queda da monarquia e a 1º república _________________________________________ 3.Descreve os acontecimentos relacionados com o regicídio e as suas consequências políticas A agitação política e as manifestações populares contra a monarquia continuaram e aumentaram ainda mais durante o governo chefiado por João Franco. Manuel II com 18 anos. Foi a primeira grande revolução portuguesa do século XX. O rei procurou o apoio de todos os partidos monárquicos.o escudo 2 . tendo morrido o rei D. Adaptou-se a bandeira. em lisboaocorreu um atentado contra a família real. 4. mas mesmo assim não conseguiu que os republicanos desistissem de acabar com a monarquia em Portugal. Luís Filipe (regicidio).Identifica os novos símbolos nacionais Os novos símbolos nacionais foram: O hino nacional. Carlos e o principe herdeiro D. Este governo preparou as eleições para a Assembleia Constituinte que vai elaborar a Constituição de 1911 – elege o primeiro Presidente da República constitucional Manuel de Arriaga.A portuguesa. Criou-se um governo provisório presidido por Teófilo Braga. No dia 1 de fevereiro de 1908. Com isto.Localiza no tempo e no espaço a revolução republicana A revolução republicana iniciou-se em lisboa. na madrugada de 4 de outubro de 1910.

-construíram novos liceus e escolas técnicas (escolas agrícolas.Identifica as principais medidas tomadas pelos republicanos na educação e trabalho Os republicanos tomaram um conjunto de medidas para desenvolver a educação e o trabalho.julgar quem não cumpre a lei (tribunais) 7. . .A queda da monarquia e a 1º república _________________________________________ 6.criaram escolas de ensino primário e “escolas normais” para a formação de professores.Explica os poderes do estado na constituição de 1911 Em 28 de maio de 1911 criou-se a 1º constituição que determinava que o parlamento era formado pelos deputados eleitos pela população que podia votar de 3 em 3 anos.criaram as universidades de lisboa e do porto.ensino primário obrigatório e gratuito. .Explica as diferenças entre a monarquia e a república 8. tais como: Reformas no ensino: . comerciais e industriais). Os poderes da constituição eram: Poder legislativo.fazer cumprir a lei (presidente da república e governo) Poder judicial.fazer leis (parlamento) Poder executivo.A liberdade de expressão levou à criação de novas revistas e jornais. . 3 . O parlamento era o órgão de soberania mais importante.criação e ensino infantil dos 4 aos 7 anos. -apoiaram associações recreativas e culturais.

impedindo que estes conseguissem implementar medidas importantes para desenvolver o país.Instabilidade governativa.Localizar no tempo e no espaço o acontecimento que pôs fim à 1ª república O acontecimento que pôs fim à 1º república foi o golpe militar de 28 de maio de 1926 em Braga. 10. falta de alimentos. onde morreram milhares de soldados portugueses.estbeleceu-se direito a um dia de descanso semanal . gerando assim desigualdades sociais.Identifica as razões que levaram ao fim da 1ª república A primeira república terminou devido a um conjunto de factores: -entrada de Portugal na 1º guerra mundial.Criação de um seguro Social obrigatóriocontra acidentes de trabalho 9. . com subidas de preços. em que ocorreu uma sucessão constante de governos. chefiado pelo general Gomes da Costa. -desorganização geral.direito à greve. . fazendo com que os mais pobres tivessem condições de vida miseráveis.A queda da monarquia e a 1º república _________________________________________ Reformas no trabalho: .8h de trabalho diário e 48h semanais . -aumentou o número de burgueses ricos. 4 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful