You are on page 1of 24

Mito ou verdade?

A sabedoria popular indica diversos alimentos para o tratamento de doenas, mas nem sempre o que passado e boca a boca est correto. Esses mitos, de que certos alimentos curam alguma enfermidade surge porque algum comeu enquanto estava doente e depois saiu comentando que melhorou por causa daquele alimento... O UOL Cincia e Sade ouviu especialistas para descobrir quais so os mitos e verdades relacionados aos poderes de alguns alimentos.

ndice
Abacate ........................ 2 Acerola ......................... 3 Ameixa japonesa ...... 4 Ameixa preta.............. 5 Banana.......................... 6 Batata inglesa............. 7 Berinjela....................... 8 Beterraba..................... 9 Boldo............................. 10 Caju................................. 11 Cebola............................ 12 Cenoura........................ 13 Cereja............................. 14 Goiaba........................... 18 Laranja.......................... 15 Leite............................... 16 Limo............................. 15 Linhaa......................... 17 Ma............................... 18 Mamo.......................... 19 Manga............................ 20 Maracuj....................... 21 Milho (cabelo)............ 22 Pata de vaca................ 23 Tomate.......................... 24

Abacate

Abacate para tratar bronquite - MITO O abacate tem muitas funcionalidades que podem ajudar no tratamento de doenas, mas no h evidncias cientficas de que ele participe no tratamento da bronquite. Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE) recomenda, para quem sofre da doena, fazer um xarope de mel. s ferver mel, gengibre, abacaxi e agrio, pois esses alimentos so mucolticos, desinflamam e quebram o muco, explica ela. Abacate - leo para combater a caspa - MITO De acordo com a nutricionista Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE), a caspa caracterstica pela falta de zinco e o leo de abacate no uma fonte desse mineral. Nesse caso, outros alimentos so indicados, como gros integrais e frutos do mar, completa ela.

Acerola

Acerola para prevenir gripes - VERDADE A acerola a segunda maior fonte de vitamina C e aumenta a imunidade de quem a consome. A presena da vitamina importante, pois ela parte fundamental do mecanismo de proteo do nosso corpo e previne muitas gripes e resfriados, exemplifica Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE).

Ameixa japonesa

Ameixa japonesa para melhorar a artrite - VERDADE A fruta concentra substncias anti-inflamatrias, como o mega 3, que podem acarretar na melhora da artrite. No um alimento que previne a doena, pois existem questes genticas que determinam se a pessoa ir desenvolver essa patologia, mas por ter essas substncias ela pode sim contribuir para uma melhora do paciente, explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), que ainda destaca que, por mais que a fruta tenha boas propriedades, ela sozinha no capaz de tratar ningum.

Ameixa preta

Ameixa preta para acabar com a priso de ventre - VERDADE Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), explica que por ter maior concentrao de fibras e cidos orgnicos, a fruta estimula o intestino e melhora eventuais constipaes. As enzimas facilitam a expulso das fezes porque aceleram os movimentos intestinais, completa Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE).

Banana

Banana acaba com cimbras - VERDADE Rica em potssio e carboidrato, o consumo de banana ajuda a manter as contraes musculares equilibradas. O alimento tambm tem magnsio, que relaxa a musculatura e precisa estar em equilbrio com o clcio, que contrai o msculo. Por isso, para no ter cimbra, tambm preciso ter equilbrio entre as concentraes de clcio e magnsio, explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP).

Batata inglesa

Batata inglesa - suco de para curar lcera - MITO O suco de batata contm um fator antinutricional e no recomendado por Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE). Esse composto prejudicial sade porque inibe a absoro de vitaminas e minerais, alm de irritar a mucosa do intestino, conta ela. Quem sofre de lcera tambm deve evitar verduras e frutas cruas com casca, frituras, refrigerantes, bebidas alcolicas e leite de vaca. O ideal que a pessoa tambm no consuma nada muito quente nem muito gelado, pois a temperatura queima a mucosa do estmago, completa Vanderl.

Berinjela

Berinjela para diminuir o colesterol - VERDADE Por ter alta concentrao de fibras e presena de substncias bioativas, como a antocianidinas, o consumo da berinjela importante para quem quer diminuir os nveis de LDL, colesterol ruim, no sangue. Por ter muitas fibras solveis, ela carrega a gordura para o intestino, que a elimina com as fezes, dessa maneira ajuda a diminuir a absoro de colesterol e gordura, explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas.

Beterraba

Beterraba - suco para curar anemia - MITO Por ser vermelho, muitas pessoas acreditam que o vegetal tem ferro e que por isso teria a capacidade de acabar com a anemia. Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), explica que o ferro contido no vegetal pouco e que para que ele possa ser absorvido pelo organismo precisa estar aliado a outro alimento que contenha vitamina C. O ideal para quem est com anemia comer lentilha e feijo que tem maior quantidade de ferro, destaca ela.

Boldo

Boldo - ch para tratar o fgado - VERDADE Segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Farmacognosia, o ch de boldo rapidamente absorvido, instala-se no fgado e ajuda a evitar o acmulo de gordura. Quem bebe frequentemente e em grandes quantidades acumula gordura no fgado e isso faz mal para o organismo, explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP). A nutricionista, entretanto afirma que no adianta tomar muitas xcaras da bebida para curar a ressaca. O ideal tomar no mximo duas xcaras, ensina ela.

10

Caju

Caju para curar frieiras - MITO No h comprovao cientfica de que a fruta ajuda a combater a doena e nenhuma dos especialistas ouvidos pelo UOL Cincia e Sade relacionaria a cura da frieira com algum alimento especfico.

11

Cebola

Cebola para prevenir o cncer de mama - VERDADE Em pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Besanon, na Frana, 345 pacientes que foram diagnosticadas com cncer de mama realizaram um questionrio sobre a frequncia com que consumiam alguns alimentos, alm de escrever um dirio com tudo o que comeram por seis dias. A pesquisa revelou que os riscos de desenvolver a doena eram menores para quem consumia cebola. O alimento tem substncias bioflavanides que atuam junto com a vitamina C e tem ao antioxidante, isto , combate os radicais livres que envelhecem as clulas e previnem uma srie de doenas, explica Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato de Nutricionistas.

12

Cenoura

Cenoura para bronzeamento - VERDADE Por conter betacaroteno, uma substncia que a ajuda a sintetizar a melanina que d a cor a nossa pele, comer cenoura ajuda no bronzeamento. Se uma pessoa consome regularmente o vegetal e depois de um tempo passa a tomar mais sol, a sntese aumenta e isso faz com que a pessoa consiga absorver os raios solares na pele. A cenoura tambm ajuda a fixar o bronzeado, destaca Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP).

13

Cereja

Cereja para combater o reumatismo - MITO A associao entre a fruta e a doena no comprovada cientificamente. Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE), d a dica de outros alimentos que podem ajudar quem sofre da doena. Por ser uma inflamao, o ideal consumir elementos com mega 3 elevado, como os gro de chia, a linhaa e peixes, principalmente a sardinha, conta ela que tambm indica o uso do gengibre como tempero nos alimentos para quem est com a doena.

14

Laranja e limo

Laranja e limo cortam a gripe - MITO Ainda que ambas as frutas sejam ricas em vitamina C, no possvel dizer que acabem com a gripe. A gripe virtica, no tem como usar a laranja ou o limo para matar esse vrus. O consumo peridico dessas frutas aumenta a imunidade pelo conjunto de vitaminas que elas tm, portanto s ajudam a prevenir futuras doenas, explica Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE) Karime Xavier/Folhapress.

15

Leite
Leite fermentado para combater a diarreia VERDADE O leite fermentado tem lactobacilos responsveis por repovoar o intestino de micro-organismos que fazem bem para o funcionamento da flora intestinal. Quando se toma um antibitico, por exemplo, ele no destri s o microrganismo que causa a doena, ele tambm acaba com alguns que so bons, portanto o leite fermentado ajuda a manter esse equilbrio, explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP). Ela indica o uso contnuo da bebida, pois mantm a parede intestinal mais saudvel.

Leite para eliminar veneno - MITO O consumo de leite aps ingesto de alguns tipos de veneno poderia, inclusive, formar compostos txicos no organismo. De acordo com Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE), o fgado seria o rgo mais afetado, pois nele que ocorre o metabolismo de pesticidas e venenos. A nutricionista indica apenas o consumo de ch cardo mariano para ajudar na recuperao. No existe um alimento que sequestre o veneno do corpo depois de ingerido, mas esse ch ajuda a regenerar as clulas do fgado e melhora a desintoxicao do corpo, comenta ela. 16

Linhaa

Linhaa para combater o reumatismo - VERDADE O alimento fonte de mega 3 e outras substncias anti-inflamatrias muito importantes para combater a doena. Mas Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), acrescenta, No adianta o alimento ter todas as propriedades anti-inflamatrias que podem ajudar no tratamento da doena se a pessoa no tiver alimentao e hbito.

17

Ma e goiaba

Ma e goiaba prendem o intestino - VERDADE As frutas reduzem o trnsito intestinal e retardam o esvaziamento do rgo. Como elas tem fitoqumicos que retardam o esvaziamento intestinal so muito recomendadas em caso de diarreia. Mas elas no reduzem a formao de fezes, apenas tornam o movimento intestinal mais demorado, explica Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao.

18

Mamo

Mamo para a tratar gastrite - MITO O mamo rico em papana, uma enzima digestiva que auxilia no processo, mas no cura a inflamao sozinha. A polpa do mamo conta com essa enzima que digere melhor protenas e gorduras e indicado para quem tem sintomas de m digesto. O indicado consumir uma fatia grande de mamo formosa ou meia unidade de papaia, explica Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE). A nutricionista indica para gastrite o consumo de banana cozida, pois um alimento que ajuda na recuperao da doena e de fcil digesto

19

Manga

Manga - folhas para curar a gengivite - MITO No h comprovao cientfica de que o uso das folhas da fruta ajuda na cura da inflamao. Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE), destaca o ch verde como um possvel alimento auxiliar para a doena. Como a bebida bactericida ela mata bactrias e reduz inflamaes em geral. Dessa maneira a incidncia da doena menor em quem o consome, afirma ela.

20

Maracuj

Maracuj como calmante - VERDADE Os efeitos calmantes do consumo da polpa de maracuj ou ch, na forma de infuso de folhas, j so conhecidos pela cincia. Entretanto, o consumo deve ser moderado, sem doses exageradas, e no indicado para quem tem presso sangunea baixa. Alm de ser calmante, a fruta diurtica, rica em vitamina C e sua casca tambm pode ajudar no tratamento de outras doenas. A casca pode ser seca e torrada para depois ser acrescentada na alimentao, pois as fibras ajudam a diminuir nveis de glicose e colesterol no sangue, explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP)

21

Milho

Milho - Ch de cabelo para tratar o rim - VERDADE Por possuir um conjunto de fitoqumicos que estimulam a funo renal, ele diurtico e bom para o rim. Tomar duas xcaras desse ch por dia j faz a diferena para quem est com algum problema no rgo, explica Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva.

22

Pata de vaca

Pata de vaca - ch para abaixar a glicemia - VERDADE De acordo com a Revista Eletrnica de Farmcias, a folha da planta Bauhinia Forficata se mostrou eficiente como terapia complementar aos diabticos em diversos estudos, pois abaixa a glicemia. Seu uso indicado especialmente para os diabticos tipo 2, que no tomam insulina. Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE), adverte que o consumo do ch no deve ser consumido sem orientao especializada, pois em combinao com os remdios antidiabticos e a insulina pode causar hipoglicemia.

23

Tomate

Tomate para prevenir cncer prstata - VERDADE Alimentos ricos em caroteno, como o tomate (que possui licopeno), so associados a um risco menor de desenvolver cncer de prstata. Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), destaca que como o caroteno uma provitamina A lipossolvel (solvel em gordura) deve ser consumido com uma fonte de gordura, como o azeite de oliva extra virgem, para melhorar a absoro do composto pelo corpo. Vanderl Marchiori, nutricionista e secretria geral da Associao Brasileira de Nutrio Esportiva (ABNE), recomenda triturar o tomate orgnico, ferv-lo por dez minutos e beber 50 ml todos os dias

24

You might also like