You are on page 1of 4

The American Party System: Origins and Development

Os partidos polticos nos Estados Unidos surgiram por volta de 1970 e 1800, devido a uma profunda controvrsia poltica e intensos conflitos entre as elites, apesar da maioria ser contra um sistema partidrio. Algumas figuras de liderana se destacavam enquanto tentavam conseguir apoio para eleger um ou outro candidato cargos pblicos, porm no havia ainda um grupo organizado na forma de um partido, e a participao popular na verdade era composta de 5% a 8% dos homens brancos, no existindo ainda estruturas de mobilizao de massas. A primeira controvrsia que gerou diferentes opinies e bastante debate ocorreu em 1790 em relao a algumas propostas econmicas, o que causou tenso e criou uma oposio no congresso. A partir deste ano tambm, comearam a ocorrer uma variedade de atividades tpicas de um partido, como por exemplo o aparecimento de uma imprensa de oposio (National Gazette em 1791) e a fundao de sociedades locais Democrticas e Republicanas. Mas na opinio de muitos acadmicos, estes acontecimentos ainda no caracterizavam uma estrutura partidria nacional. A vitria da oposio Republicana na eleio congressista de 1794 foi devido a esforos individuais e de algumas sociedades locais, e no de um partido, porm, com o passar do tempo, o estabelecimento de duas estruturas polticas a nvel nacional foi se intensificando. O voto do Jay Treaty e a Eleio do presidente Adams, ambos por uma margem muito pequena de votos (48 a 51 no primeiro e 71 a 68 no segundo) foram claros sinais de que partidos, ainda que como associaes sem uma liderana especfica, estavam se desenvolvendo. No final dos anos 1790, culminando na eleio de 1800, ficou claro o surgimento de duas estruturas de liderana com influncia nacional e local, que divergiam de conceitos bsicos com relao ao direcionamento das polticas nacionais. Os principais motivos para o surgimento dos partidos foram as profundas divergncias com relao poltica nacional (qual o papel e como deve agir o governo federal na sociedade Americana) e conflitos sobre poltica estrangeira (posio do pas com relao Guerra Revolucionria Francesa) e setores de interesse da sociedade (quais setores deveriam ser regulados, protegidos e beneficiados). Duas pessoas bastante influentes, Alexander Hamilton e Thomas Jefferson, assumiram a liderana das duas foras polticas e sociais opostas em opinio e, mesmo sem inteno inicial, formaram seus partidos, concentrando na figura deles, pessoas notveis, pessoas da elite e apoiadores na populao em massa, tornando todos mais envolvidos politicamente. Samuel Huntington sugere que a formao dos partidos modernos ocorreu em quarto estgios: 1. 2. 3. 4. Separao em faces; Polarizao de foras sociais, criando as primeiras estruturas partidrias; Expanso do eleitorado e aperfeioamento da organizao partidria; Institucionalizao dos partidos como estruturas complexas e coerentes.

Em 1800 o pas estava no segundo estgio, e entre 1800 e a Guerra Civil, passou para os estgios 3 e 4.

A Cultura Poltica (normas e crenas sobre como polticas partidrias devem funcionar) dos Estados Unidos sempre tiveram dois lados: as pr partidrios e os contra a criao de partidos. Porm, a primeira norma cultural neste perodo foi a aceitao e a necessidade de uma oposio poltica, pois a prpria repblica foi criada a partir de uma oposio poltica. Esta idia influenciou e desenvolveu o sistema partidrio competitivo de hoje. Uma segunda noo importante, presente desde o incio na cultura Americana, o poder da maioria. O lder eleito pela maioria teria o direito e at o dever de exercer o poder em prol dos ideais e interesses de sua ideologia. Porm importante lembrar que excessos de uso do poder para benefcio do prprio partido foram punidos, como por exemplo o caso Watergate, onde o presidente Nixon e seus aliados tentaram espionar e assediar a oposio. Havia uma terceira expectativa seria a de que a competio poltica deveria ser bipolar, mas no necessariamente extremista. A populao ficou acostumada com duas lideranas e duas ideologias e tendncias polticas. Tentativas de lderes fora dos dois partidos (na poca Federalistas e Republicanos) no foram bem sucedidas. A quarta expectativa ou padro de comportamento da poltica americana era a tolerncia de faces mais extremistas dentro de grupos polticos e inclusive partidos polticos. Estas faces pressionavam as opinies dentro dos partidos, mas eram contidas dentro deles. As lideranas tentavam manipular estas faces, mas nunca as expulsaram, garantindo assim a independncia de opnio e de liderana. A quinta forma de orientao cultural era a percepo de que lderes polticos deveriam ser acessveis ao pblico. Isto enfatizou as prorrogativas de comunidade local, estado e seo. Reforou tambm a responsabilidade do representante com a sua base eleitoral e a potencial represlia da populao que o elegeu, alm da noo de que o controle dos partidos deveria pertencer populao e no a lideranas centralizadas. Isto incentivou a populao a sempre participar de protestos contra polticas que eram contra os seus ideais e consideradas no democrticas. Estas noes foram o que desenvolveram a subcultura da poltica partidria, e gradualmente foram se sedimentando na cabea dos americanos. Estruturalmente os partidos tentavam se organizar mas, antes de 1800, com diferenas geogrficas, problemas de comunicao e interesses pessoais o que se conseguiu foi criar apenas grupos locais, com grande independncia e diferentes graus de eficincia, que pressionavam os polticos eleitos a atenderem demandas locais, apesar de j haver uma oposio vigorosa entre os dois partidos. A partir de 1800 os partidos j competiam com estruturas relativamente sistemticas por poder nacional e local, mas ainda no possuiam uma forte identidade e caracterstica partidria. De acordo com alguns acadmicos, a histria dos partidos americanos pode ser dividido em cinco perodos bsicos, chamados de cinco sistemas partidrios.

1. De 1788 a1824 perodo de construo do sistema partidrio com trs sub perodos: competio entre Federalistas e Republicanos; dominao partidria dos Republicanos pois os Federalistas comearam a desaparecer das eleies; e a da diviso dentro do partido Republicano a partir de 1820. 2. De 1824 a 1854 perodo onde ocorreram as mobilizaes em massa e a democatizao dos partidos. De 1854 a 1860 os partidos novamente sofreram uma crise de divises o que ocorreu na formao do atual partido Republicano. 3. De 1860 a 1892 aps um perodo de controle Republicano at 1874, os dois partidos se alternaram no poder. Houve uma ameaa de quebra do sistema bi-partidrio pelo partido populista, porm sem sucesso. Neste perodo houve o desenvolvimento de organizaes polticas urbanas, a adoo de uma legislao para proteger a integridade das eleies e a participao da populao em geral no processo de deciso partidrio e nas eleies. 4. De 1896 a 1932 Houveram algumas ameaas ao sistema bi-partidrio, porm sem sucesso. O maior desenvolvimento do perodo foi o movimento de reforma que visava retirar a funo de nominao funcional de liderana das mos dos lderes organizacionais partidrios e colocar nas mos de todos os membros partidrios. 5. Apartir de 1932 Nesta era as mudanas mais importantes foram o desenvolvimento tecnolgico nas campanhas eleitorais (principalmente televiso) e a noo do papel dos grupos de interesse nos partidos polticos.

Olhando historicamente, experienciamos 3 tipos bsicos de polticas partidrias: dominao de um partido, competio entre dois partidos e pluralismo transicional. Apesar de haver uma tendncia a uma situao de competio entre dois partidos, todos os 3 tipos j ocorreram no sculo 20, assim como ocorreram no sculo 19. Porm a dominao de um partido no mais completa como antigamente, e os perodos de pluralismo so menos recorrentes e profundos. A origem dos partidos polticos pode ser considerada por alguns como inevitvel devido natureza humana em relao a oposio e discordncias violentas. Porm, alm desta bsica noo, acadmicos desenvolveram algumas posies que podem explicar o surgimento e desenvolvimento dos partidos: 1. Padres iniciais de conflitos entre grupos de interesse, com estruturas formadas a partir do desenvolvimento da nova sociedade democrtica. 2. Extenso do sufrgio para todos os homens brancos por volta de 1850, excluindo condies de voto com critrio religioso, censo e posses, havendo atraso na extenso de votos para negros. 3. A atitude das elites da poca com relao aos pedidos de incluso poltica de novos grupos, e de sua busca por poder poltico. 4. James Madison argumentou que o tipo de sistema: federalismo, bicameralismo e separao de poderes pode afetar o comportamento dos partidos; e aparentemente o autor concorda, dizendo que quando elegemos uma pessoa numa rea geogrfica, inibimos a

multiplicidade de partidos. No entanto, investigando mais a fundo, o autor descreve seis argumentos que iro de contra esta ideia: a) Naes com as mesmas caractersticas institucionais dos EUA tem diversos tipos diferentes de sistema partidrio. b) Partidos devem ser visualizados como determinantes do sistema eleitoral, e no vice-versa. c) Particularidades dos pases e o nmero dos partidos. Ele d o exemplo dos EUA e Frana: Os EUA ficariam horrorizados com um sistema de 5,6 ou at sete partidos, enquanto que para Frana totalmente estranho sua poltica um sistema bipartidrio. 5. Como os partidos estabelecidos respondem aos problemas sociais e as cobranas, funcionando como estruturas complexas com rgos de liderano e tomada de deciso de vrios nves (do nacional ao local). 6. aceito por muitos acadmicos que a exposio prolongada da populao ao mesmo sistema partidrio sem interupes (como guerras ou regimes no democrticos), habituam o pblico a aceitao do sistema partidrio e a expectativas culturais ligadas a este sistema. Concluindo, desde 1789 a democracia Americana se desenvolveu e amadureceu em um sistema com partidos complexos, durveis e orientados para as massas. Ao mesmo tempo, grupos de interesse apareceram e tambm se envolveram no processo poltico, ganhando poder e algumas funes, antes sob controle dos partidos. Aps a Guerra Fria os partidos polticos que estavam em equilbrio sofreram com o pragmatismo e a negociao entre as coalizes, perdendo eficincia, e a demanda por reforma poltica enfraqueceu a performance do sistema partidrio.

You might also like