PORTUGUÊS

Leia o Texto I, a seguir, para resolver as questões de 1 a 5. Texto I - O clima vai ficar caótico Para a maioria das pessoas, caos climático é sinônimo de calor, chuva e frio num único dia. Poucas pessoas sabem que variações no termômetro são a conseqüência mais branda de um clima enlouquecido. A mais importante delas é a variação no regime de chuvas. Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revela que essa alteração nas chuvas pode ser uma experiência inédita na História. O clima sempre foi algo imprevisível. Em alguns anos chove mais. Noutros menos. Mas essa flutuação é naturalmente pequena. Estudos sugerem que, ao longo dos séculos, a média anual de chuvas que caíram sobre o Brasil raramente flutuou mais que 10%. Mesmo nos anos de 1998 e 2005, que bateram recordes históricos de calor, a média de chuvas não saiu da variação padrão. Agora isso vai mudar. Com o aquecimento global, as variações podem chegar a 30% ainda neste século. Uma estiagem desse tamanho leva ao colapso o sistema de abastecimento de uma metrópole. “Grandes cidades, como São Paulo e Nova York , não teriam de onde tirar água para um terço dos habitantes. Eles teriam de migrar”, diz Harry Bryden, do Centro Nacional de Oceanografia dos EUA. Um estudo da Embrapa sugere que o Centro-Oeste do Brasil poderia perder até 20% da safra de soja. A alteração nas correntes marinhas desregularia também as estações do ano. Alguns teriam invernos mais curtos e verões mais longos, com variações maiores de temperatura. Os ciclos climáticos, como o El Niño e as monções – que levam chuvas ao Sudeste Asiático –, ficariam imprevisíveis. As variações extremas de temperatura já são mais comuns hoje, de acordo com pesquisadores da Universidade de Wisconsin. O verão de 2003 na Europa foi o mais quente dos últimos 500 anos e matou entre 22 mil e 45 mil pessoas. “Uma projeção segura das mudanças climáticas num planeta mais quente é que os extremos meteorológicos ocorrerão com mais freqüência”, diz Carlos Nobre, diretor do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). A Europa é o continente que mais se aqueceu até agora com o início das mudanças climáticas. Mas pode ser o primeiro a esfriar. O Observatório Lamont-Doherty, em Nova York, mostrou que o derretimento das geleiras que recobrem a Groenlândia pode alterar as correntes marinhas do Oceano Atlântico que aquecem a Europa, como a corrente do Golfo, que leva as águas quentes dos trópicos para o norte. No caminho, ela aquece a costa dos EUA e o norte da Europa. O derretimento do Ártico e da Groenlândia repete, em escala menor, o fenômeno que ocorreu quando o lago de água gelada se rompeu no norte do Canadá, há 10 mil anos, e provocou uma breve era glacial. Desta vez, Paris ficaria mais fria que Montreal. E Londres teria o frio do norte do Canadá. Só que esse período frio duraria algumas décadas, enquanto o resto do planeta continuaria esquentando. Depois disso, a temperatura na Europa subiria rapidamente.
(Fonte: Revista Época, São Paulo, n. 439, p. 73, out. 2006.)

1 - Assinale a afirmativa CORRETA, de acordo com o texto. a) Com o início das alterações climáticas, o continente que mais se aqueceu foi a Europa. b) O clima sempre foi algo previsível. c) Variações no termômetro são o resultado de um clima estável. d) De acordo com pesquisadores da Universidade de Wisconsin, as variações extremas de temperatura são raras na atualidade. 2 - Quando o autor do texto afirma que “uma estiagem desse tamanho leva ao colapso o sistema de abastecimento de uma metrópole”, pode-se entender que haveria água somente para os cidadãos das metrópoles. haveria abundância de água em uma metrópole. haveria escassez de água em uma metrópole. haveria muita chuva em uma grande metrópole. 3 - Assinale a alternativa INCORRETA. O El Niño leva chuvas ao Sudeste Asiático. A costa dos EUA e o norte da Europa são banhados pelas correntes frias do Golfo. O início das mudanças climáticas provocou um grande aumento de temperatura na Europa. A corrente do Golfo leva as águas quentes dos trópicos para o norte. 4 - Com o aquecimento global, a) a safra de soja, no Brasil, poderia ser prejudicada. b)Montreal ficaria mais fria que Paris. c) as variações de chuva não chegariam a 30% neste século. d)os extremos meteorológicos serão mais raros. 2

a) b) c) d) a) b) c) d)

5 - “Alguns lugares teriam invernos mais curtos e verões mais longos, com variações maiores de temperatura.” Nesse trecho, o autor expressa idéia de a) finalidade. b) ironia. c) semelhança. d) contraste. Leia o Texto II para resolver a questão 6. Texto II - Efeito estufa A liberação de gás carbônico na atmosfera começou com a eclosão da Revolução Industrial, há 200 anos, quando as máquinas a vapor começaram a queimar carvão como fonte de energia. Depois, os motores a explosão, como o dos automóveis, foram alimentados com subprodutos do petróleo. Esses combustíveis resultam de grandes porções de florestas do passado, soterrados pelo movimento incessante das placas tectônicas que formam a superfície da Terra. Assim representam enormes estoques de gás carbônico. O corte e queima de florestas também vêm aumentando a liberação de gás carbônico atmosférico.
(Fonte: O Estado de São Paulo, 16-6-1996.)

a) b) c) d)

6 - Com base nas informações do Texto II, é CORRETO afirmar que as placas tectônicas resultam dos subprodutos do petróleo. o corte de florestas vem aumentando a liberação de oxigênio atmosférico. a liberação de gás carbônico na atmosfera teve seu início com a Revolução Industrial. a queima de carvão, como fonte de energia, veio dos automóveis. Leia o Texto III para resolver a questão 7. Texto III [...] Mesmo sendo essencial para a economia, a água sempre foi dada de graça. Até recentemente, nem os industriais nem os agricultores, para não falar dos consumidores domésticos, pagavam pela água, apenas pelo serviço de distribuição. É claro que, aplicando-se à risca o princípio econômico segundo o qual não existe almoço grátis, esse raciocínio não se sustenta. No fundo, toda a sociedade paga quando o governo subsidia empresas estatais para que tratem a água que um empresário vai usar em sua fábrica, ou quando constrói uma barragem para que um rio seja colocado à disposição dos lavradores para a irrigação. Quando não se paga pelo que se consome, o resultado inevitável é o desperdício. Por isso, quando se fala em solucionar os problemas da água no mundo, uma palavra surge como um mantra: precificação. Significa que o governo, que é o dono em última análise dos manaciais naturais de um país, deve cobrar pelos recursos hídricos consumidos por seus cidadãos, revertendo o dinheiro para a cobertura dos custos de tratamento da água e preservação dos ecossistemas ligados a ela [...].
(Fonte: LIMA, João Gabriel. O paradoxo da água. Revista Veja, out. 2005. [On line])

a) b) c) d)

7 - Assinale a alternativa CORRETA. Industriais, agricultores e consumidores domésticos pagavam, até recentemente, somente pela água. Precificação significa que o governo não deve cobrar pelos recursos hídricos consumidos por seus cidadãos. Quando não se paga pelo que se consome, o resultado não é o desperdício. As empresas estatais são subsidiadas pelo governo para que tratem a água utilizada. Leia, a seguir, o Texto IV para responder a questão número 8. Trata-se de um dos itens da entrevista realizada pela Revista Veja com Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, que afirmou: “Investir no meio ambiente dá lucro e é excelente para o planeta. Os políticos estão começando a perceber isso." Texto IV Veja – A escassez de água potável é um problema cada vez mais grave. Um dia a água valerá mais do que o petróleo? Gore – Em poucos anos a água será um problema sério em muitos países. Isso devido tanto ao aumento da população quanto às estratégias ignorantes de determinados países em relação a esse bem. Não tenho dúvidas de que a água será uma commodity preciosa. Na minha opinião, ela já vale mais do que o petróleo. Note que uma garrafa de água mineral custa mais do que o equivalente em gasolina. E não estou falando de água de marcas famosas, como San Pellegrino.
(Fonte: CARELLI, Gabriela. Revista Veja, São Paulo, out. 2006. [On line])

a) b)

8 - Assinale a opção INCORRETA, de acordo com o Texto IV. A água potável é um bem escasso. A gasolina custa mais do que o equivalente a uma garrafa de água mineral. c) O aumento da população e as estratégias ignorantes de determinados países desencadearão, em poucos anos, um problema sério em relação à água. 3

d)

San Pellegrino é uma marca de água famosa. Leia o Texto V para responder a questão 9. Texto V - Tem fibra na água Frutas, verduras e legumes vão deixar de ser os principais fornecedores de fibras. “Na Europa já é possível beber água fibrosa”, afirma o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnomi, do Hospital do Coração, em São Paulo. Ele conta que dá para extrair a substância da cana-de-açúcar e acrescentá-la à água sem alterar a cor e o sabor. “Um litro pode oferecer até 10 gramas de fibras solúveis”, diz. Isso equivale a um terço da recomendação diária. Ainda não se sabe quando a água fibrosa vai chegar por aqui.
(Fonte: MOÇO, Anderson et al. 23 boas novas sobre medicina, nutrição, fitoterapia, fitness e muito mais para você que quer viver melhor. Revista Saúde, São Paulo, n. 278, p. 32-7, out. 2006.)

9 - Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o Texto V. a) As fibras podem ser extraídas da cana-de-açúcar. b) No Brasil, já é possível beber água fibrosa. c) Frutas, verduras e carnes vão deixar de ser os principais fornecedores de fibras. d) As fibras, ao serem colocadas na água, modificarão sua cor e seu sabor. Leia o Texto VI para responder a questão 10. Texto VI - A ética brasileira A questão do bom gosto, a meu ver, é tanto de ordem estética quanto ética. O drama no Brasil é que a sociedade funciona reprimindo qualquer comportamento ético. A moral, os escrúpulos sofrem contínuos colapsos no íntimo de cada um de nós, nos pequenos acontecimentos da vida diária. (...) Uma regra de boa educação, de convivialidade, de simpatia, no Brasil atual, é ser mal-educado, violento, escandaloso. Esta bela sociedade em que vivemos parece impelir tudo à brutalidade e à esculhambação.
(Fonte: Marcelo Coelho, Folha de São Paulo.)

10 - Considerando o Texto VI, é INCORRETO afirmar que a) o comportamento ético é reprimido pela sociedade brasileira. b) a moral e os escrúpulos estão em falência dentro de cada um de nós. c) o modelo de educação, no Brasil, é ser mal-educado. d) o Brasil parece impelir tudo a um comportamento ético. As questões de 11 a 15 são referentes ao Regulamento dos Serviços Públicos de Água e Esgoto prestados pela CESAMA. 11 - Leia o Parágrafo 2º do Art. 7º, do Cap. IV: A infra-estrutura e os prolongamentos de rede, custeados ou não pela CESAMA, farão parte de seu patrimônio e estarão afetados pela prestação de serviço público. O prefixo INFRA, no termo INFRA-ESTRUTURA, veicula a idéia de a) superioridade. b) base. c) interioridade. d) lateralidade. 12 - Leia o Art. 109, do Cap. XX: A CESAMA SE obriga a controlar, rotineiramente, a qualidade da água por ELA distribuída, a fim de assegurar-LHE a potabilidade conforme exigências dos órgãos competentes. Os pronomes destacados referem-se, respectivamente, aos seguintes termos: a) CESAMA, CESAMA, água b) água, qualidade, água c) água, CESAMA, qualidade d) qualidade, CESAMA, água 13 - Considerando o emprego do verbo HAVER, no Art. 65, do Cap. X, assinale a opção CORRETA. a) Nas regiões onde hajam redes coletoras de esgotos sanitários, será obrigada a condução dos efluentes “in natura” para esta rede. b) Nas regiões onde haverão redes coletoras de esgotos sanitários, será obrigada a condução dos efluentes “in natura” para esta rede. c) Nas regiões onde houver redes coletoras de esgotos sanitários, será obrigada a condução dos efluentes “in natura” para esta rede. 4

d) Nas regiões onde houverem redes coletoras de esgotos sanitários, será obrigada a condução dos efluentes “in natura” para esta rede. 14 - Leia o Art. 43, do Cap. VII: Se o reservatório subterrâneo tiver de ser construído em recinto ou área interna fechada, nos quais exista canalização ou dispositivo de esgoto sanitário, deverão ali ser instalados ralos e canalização de águas pluviais, capazes de escoar qualquer refluxo eventual de esgoto sanitário. Esse Artigo poderá ser reescrito, sem prejuízo de seu sentido original, na seguinte alternativa: a) Se o reservatório subterrâneo tiver de ser construído em recinto ou área interna fechada, nos quais hajam canalização ou dispositivo de esgoto sanitário, deverão ali serem instalados ralos e canalização de águas pluviais, capazes de escoar qualquer refluxo eventual de esgoto sanitário. b) Se o reservatório subterrâneo tiver de ser construído em recinto ou área interna fechada, no qual existam canalização ou dispositivo de esgoto sanitário, deverão ali serem instalados ralos e canalização de águas pluviais, capazes de escoar qualquer refluxo eventual de esgoto sanitário. c) Se o reservatório subterrâneo tiver de ser construído em recinto ou área interna fechada, nos quais existam canalização ou dispositivo de esgoto sanitário, deverão ali ser instalados ralos e canalização de águas pluviais, capaz de escoar qualquer refluxo eventual de esgoto sanitário. d) Se o reservatório subterrâneo tiver de ser construído em recinto ou área interna fechada, em que haja canalização ou dispositivo de esgoto sanitário, deverão ali ser instalados ralos e canalização de águas pluviais, capazes de escoar qualquer refluxo eventual de esgoto sanitário. 15 - Leia o item III do Art. 39, do Cap. VII: – permitir inspeção e reparo, através de aberturas dotadas de bordas salientes e tampas herméticas de modo a impedir a entrada de águas servidas, pluviais e quaisquer outros líquidos ou animais em seu interior. A expressão “DE MODO A” estabelece uma relação semântica de: comparação finalidade temporalidade contraposição

a) b) c) d)

MATEMÁTICA
16 - O Gráfico 1, a seguir, mostra a carreira de um piloto na Fórmula 1, de 1984 a 1994.

VITÓRIAS
120 100 80 60 40 20 0 84 85 86 87

POLI-POSITIONS

PONTOS

88

89

90

91

92

93

94

Gráfico 1: Carreira de um piloto na Fórmula 1, de 1984 a 1994.

Analisando o Gráfico 1 apresentado, assinale a alternativa INCORRETA. a) O maior número de vitórias ocorreu em 1992. b) Houve uma queda de 1988 para 1989 e um novo crescimento de 1989 a 1991. 5

c) O maior número de pontos foi em 1991 e o menor, em 1994. d) O número de pontos, por ano, teve progressivo aumento de 1984 a 1988. 17 - O Gráfico 2, a seguir, refere-se ao volume de investimentos de capital estrangeiro no Brasil, segundo o Banco Central.

US$ MILHÕES
4250 4000 3750 3500 3250 3000 2750 2500 2250 2000 1750 1500 1250 1000 750 500 250 0

1989

1990

1991

1992

1993

1994

1995

Gráfico 2: Volume de investimentos de capital estrangeiro no Brasil.

Após analisar e julgar os dados apresentados no Gráfico 2, marque a alternativa CORRETA. a) A soma de todos os investimentos, entre 1989 e 1995, é inferior a um milhão de dólares. b) No ano de 1993, houve uma redução nos investimentos, em relação à média dos quatro anos anteriores. c) Tomando-se como base os investimentos apresentados, a média de todos eles supera US$ 3285 milhões. d) A média dos valores investidos no país, de 1989 a 1994, corresponde a menos de 30% do montante investido apenas no ano de 1995. 18 - Pedro mediu um pedaço de tubo de PVC, usando o palmo da mão como unidade. Se Pedro contou 35 palmos e verificou que seu palmo mede 20cm, a medida do tubo é a) 70m. b) 0,07m. c) 0,7m. d) 7m. 19 - A CESAMA destacou, neste final de semana, 1080 homens para trabalhar na recuperação de uma rede de esgoto. Se, no fim de semana passado, havia 600 homens na execução do mesmo serviço, o aumento do número de homens foi de a) 75%. b) 80%. c) 78%. d) 76%. 20 - Uma empresa deseja iniciar a coleta seletiva de resíduos em todas as suas unidades e, para tanto, encomendou a uma gráfica a impressão de 140 mil folhetos explicativos. A metade desses folhetos foi impressa em três dias, por duas máquinas de mesmo rendimento, funcionando três horas por dia. Devido a um defeito em uma delas, a outra deve imprimir os folhetos que faltam em dois dias. Para tanto, deve funcionar, diariamente, por um período de a) 9 horas. b) 8 horas e 40 minutos. c) 9 horas e 30 minutos. d) 8 horas. 21 - A caixa d’água de um prédio mede, internamente, 1,5m de comprimento, 8 dm de largura e 120cm de altura. Sabendo-se que o consumo diário de água desse prédio é igual à terça parte da capacidade da sua caixa d’água, o consumo mensal de água, nesse prédio, em litros, é 6

a) 129,50. b) 12950. c) 14400. d) 28800. 22 - Para ser feita uma troca na tubulação do esgoto de um trecho de determinada rua, foi necessário fazer um buraco de 100m de comprimento, 1,5m de largura e 2,5m de profundidade. A terra fofa, retirada do buraco, ocupa um volume 20% maior que o buraco cavado. Um caminhão, cuja carroceria possui 3m de comprimento, 2m de largura e 1,5m de altura, foi contratado para transportar a terra retirada até um terreno vazio, a fim de que a rua pudesse continuar sendo transitada. Quantas viagens o caminhão precisou fazer, sabendo-se que a terra, colocada na carroceria, não poderia ultrapassar sua altura? a) 50 b) 42 c) 53 d) 54 23 - À razão de 25 litros por minuto, quanto tempo, aproximadamente, será necessário para abastecer um reservatório cilíndrico, cuja base é um círculo de diâmetro igual a 5m e altura igual a 3m? (Adotar π = 3,14). a) 2 dias e 15 minutos b) 1 dia, 15 horas e 15 minutos c) 2 dias e 6 horas d) 1,88 horas 24 - Um estacionamento cobra R$ 5,00 pelas primeiras duas horas e mais R$ 1,50 pelas horas subseqüentes. Se um carro ficar estacionado n horas, n > 2, o valor a ser pago, ao final, poderá ser calculado pela expressão a) (1,5 n + 5) reais. b) (1,5 n + 4) reais. c) (1,5 n + 2) reais. d) (1,5 n + 3) reais. 25 - Cada um dos cinco cartões abaixo apresenta um número em uma face e uma figura na outra, conforme a Figura 1, a seguir.

1
Figura 1: Cartões.

2

I. II. III.

Alguém afirmou que: “atrás de um número par tem sempre um triângulo”. Para saber se a afirmação é verdadeira, é suficiente virar o 2º e o 3º cartões. é necessário virar pelo menos três cartões. é preciso virar todos os cartões. Marque a alternativa CORRETA. a) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) Somente a afirmativa I é verdadeira. c) Somente a afirmativa II é verdadeira. d) Somente a afirmativa III é verdadeira. 26 - Joãozinho brinca de formar uma fileira de quadrados com palitos de fósforos, como na Figura 2, a seguir:

Figura 2: Palitos de fósforos.

7

A quantidade de palitos necessária para fazer 100 quadrados é a) 296. b) 301. c) 297. d) 293. 27 - Quantos metros de barbante são necessários para amarrar 15 pacotes, conforme a Figura 3, a seguir, sabendo-se que cada pacote mede 10cm x 20cm x 40cm, sendo reservados 20cm para o laço?

barbante

Figura 3: Pacote.

a) b) c) d)

19,5m 56,0m 48,0m 36,0m 28 - Você entra em um restaurante para comer pizza e espera pagar uma quantia proporcional à quantidade pedida. Se a pizza com 20cm de diâmetro custa R$ 3,60, quanto você espera pagar por outra do mesmo sabor com 30cm de diâmetro? R$ 5,40 R$ 6,60 R$ 8,10 R$ 9,20 29 - Leia as informações abaixo e faça o que se pede. A capacidade de reservação de água atual de uma cidade é de 200m3. II. Segundo o último censo, essa cidade possui 1000 habitantes. Com base nessas informações, calcule o valor da quantidade de litros d’água tratada, disponibilizada, diariamente, para cada habitante. a) 200 b) 600 c) 1000 d) 50 30 - Sabe-se, hoje, que a CESAMA produz 1.500 litros de água tratada por segundo, em Juiz de Fora, que abastecem a cidade. As perdas - apenas 26% - representam um percentual inferior à média nacional.
(Fonte: CAMIL, Jean. A busca constante da eficiência. Água é Vida, Revista comemorativa dos 40 anos da CESAMA, Juiz de Fora, p. 7, 2003.)

Com base nas informações apresentadas, calcule a perda de água em litros por segundo e marque a alternativa CORRETA. 150 260 360 390

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
31 - Por padrão, quais das extensões abaixo são atribuídas aos documentos criados pelo Microsoft Word e Microsoft Excel, respectivamente? a) DOC e XLS b) RTF e GIF c) DOT e PLA d) XLS e DOC 8

32 - Em uma célula do Excel, é possível encontrar a) textos. b) fórmulas. c) números. d) textos, fórmulas e números. 33 - Assinale a alternativa INCORRETA. a) Um texto pode ter sua formatação alterada após ter sido digitado no Microsoft Word. b) Figuras do tipo .GIF não podem ser incluídas nos textos editados pelo Microsoft Word. c) Um sublinhado vermelho na palavra indica que ela não foi reconhecida pelo dicionário do Word. d) Um texto justificado distribui igualmente os espaços entre as palavras. 34 - O que significa o comando =SOMA(A1:A4)? a) Divisão do valor da célula A1 pelo valor da célula A4. b) Divisão do valor da célula A2 pelo valor da célula A3. c) Somatório dos valores das células A1 até A4. d) Somatório dos valores das células A1 e A4. 35 - Sobre a opção “Marcadores e Numeração” do menu “Formatar” do Microsoft Word, é CORRETO afirmar que a) adiciona marcadores a parágrafos selecionados de um documento. b) insere cabeçalho em um documento. c) oculta os marcadores da régua vertical da tela. d) oculta os marcadores da régua horizontal da tela.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
As questões de 36 a 45 são referentes ao Regulamento dos Serviços Públicos de Água e Esgoto prestados pela CESAMA. 36 - Pode-se considerar, como LIGAÇÃO DE ESGOTO, a) a tubulação destinada a escoar eventuais excessos de água ou de esgoto. b) a ramificação do ramal predial executada sem autorização ou conhecimento da CESAMA. c) a conexão do ramal predial de esgoto à rede pública coletora de esgoto. d) a ligação de esgoto a usuários que não comprovem a documentação do imóvel. 37 - Sobre “Ligações Permanentes e dos Ramais Prediais de Água e Esgoto”, marque a opção INCORRETA. a) É permitido ao usuário fazer qualquer intervenção no ramal predial. b) A execução do padrão de ligação de água será feita pelo interessado, às suas expensas, conforme as normas e os padrões da CESAMA. c) As ligações de água ou esgoto serão concedidas, a pedido dos interessados, quando satisfeitas as exigências estabelecidas em normas e instruções regulamentares da CESAMA. d) A cada edificação será concedida uma única ligação de água e esgoto, conforme norma em vigor. 38 - Marque a opção CORRETA. a) A CESAMA se responsabilizará pela instalação, substituição, aferição e manutenção dos hidrômetros e dos controladores de vazão. b) Os medidores e controladores de vazão instalados nos ramais prediais são de propriedade do usuário. c) Os usuários não responderão pela guarda e proteção dos medidores e dos controladores de vazão. d) O usuário poderá solicitar a aferição do medidor instalado no seu imóvel, sem qualquer custo, mesmo quando não se constatar nenhuma irregularidade. 39 - Marque a opção INCORRETA. a) Constatada irregularidade prejudicial ao usuário, a CESAMA providenciará a retificação das contas até o limite de três. b) À CESAMA e a seus prepostos é garantido livre acesso ao hidrômetro ou controlador de vazão, não podendo o usuário dos serviços criar obstáculo para tanto ou alegar impedimento. c) É vedada a execução de qualquer tipo de instalação ou construção posterior à ligação que venha dificultar o acesso aos medidores ou dispositivos controladores de vazão. d) Os medidores e controladores de vazão terão que ser substituídos pela CESAMA de 4 em 4 meses. 40 - Marque a opção CORRETA. 9

A classificação dos usuários e a classificação das economias obedecerão somente aos conceitos definidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). b) Para efeito de remuneração dos serviços, os usuários serão classificados nas categorias residencial, pública, industrial e comercial. c) No caso de obras de construção de edificações, a classificação dos usuários e a quantificação das economias serão definidas, exclusivamente, pelo Chefe do Poder Executivo Municipal (Prefeito Municipal). d) Para efeito de remuneração dos serviços, os usuários serão classificados nas categorias residencial, industrial e comercial. 41 - Marque a opção INCORRETA. a) O consumo mínimo por economia das diversas categorias de uso não poderá ser diferenciado entre si. b) O volume faturado será calculado pela diferença entre as leituras faturadas atual e anterior, observado o consumo mínimo. c) A duração dos períodos de consumo é fixada de maneira que seja mantido o número de 12 contas por ano. d) A CESAMA poderá fazer projeção da leitura real para fixação da leitura faturada, em função de ajustes ou otimização do ciclo de faturamento. 42 - Leia as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA. I. O consumo médio de água será calculado com base nos últimos 12 períodos de consumo. II. Ocorrendo troca de hidrômetro, o histórico, para efeito de cálculo de consumo médio de água, não se altera. III. As contas de água são emitidas, eventualmente, de acordo com o calendário Juliano elaborado pela Câmara de Vereadores, obedecendo aos critérios fixados em normas específicas e afetas à prestação de serviços. a) As afirmativas I e II estão corretas. b) Somente a afirmativa II está errada. c) As três afirmativas estão erradas. d) As três afirmativas estão corretas. 43 - Complete os espaços, associando-os, respectivamente, às palavras da alternativa CORRETA. No município de Juiz de Fora, o assentamento de rede distribuidora de água e coletora de esgoto, a instalação de equipamentos e a execução de ligações serão efetuadas pelo(a)...............................ou por..............................., sem prejuízo do que dispõem as posturas municipais e a legislação aplicável. a) COPASA; terceiros devidamente autorizados b) CESAMA; terceiros devidamente autorizados c) DEMLURB; empresas de engenharia qualificadas d) CESAMA; instituições sem fins lucrativos 44 - Complete os espaços, associando-os, respectivamente, às palavras da alternativa CORRETA. De acordo com o Art. 99, do Cap. XVIII, a inobservância de qualquer dispositivo deste Regulamento sujeita o infrator a ................................. e penalidade, que pode ser, conforme a gravidade da infração, ................................. acrescida ou não da interrupção do fornecimento de água. a) multa; prestação de serviços a comunidade b) impugnação; detenção c) advertência oral; prisão domiciliar d) notificação; sansão pecuniária 45 - Considera-se infração a prática de qualquer dos seguintes atos, EXCETO, a) a retirada abusiva de hidrômetro. b) o lançamento de águas pluviais em cisternas. c) a derivação clandestina de um para outro prédio. d) a intervenção indébita do usuário ou seus agentes no ramal de derivação ou no ramal coletor.

a)

CONHECIMENTOS GERAIS
46 - Em relação ao esquema da Estação de Tratamento de Água (ETA), apresentado na Figura 4, a seguir, pode-se afirmar que, nas etapas numeradas 1, 2 e 3, os processos que ocorrem são a) 1-floculação, 2-decantação e 3-esterilização. b) 1-esterilização, 2-floculação e 3-decantação. c) 1-floculação, 2-decantação e 3-filtração. 10

d)

1-decantação, 2-floculação e 3-esterilização.

Figura 4: Esquema da Estação de Tratamento de Água (ETA). Fonte: Adaptada. BARROS, Carlos, 2000, p. 47.

a) b) c) d)

47 - Em relação ao esquema da ETA, apresentado anteriormente, pode-se afirmar que, na letra A, os produtos químicos utilizados para limpar a água bruta são o sulfato de alumínio e a cal e, na letra B, o produto químico utilizado para tornar a água potável é o flúor. a cal. o sulfato de cobre. o cloro. 48 - No coração da maior floresta do planeta, um dos moradores da Reserva Mamirauá – unidade de conservação criada pelo governo do Amazonas em 2000 – observa as águas mansas da Amazônia secarem. Dia após dia, elas recuam, como se escapassem lentamente de uma banheira imensa. Uma ilha, antes apenas submersa há dois meses, agora se encontra cinco metros acima do nível da água. O severo sinal é uma prova de que a seca está retornando à Amazônia, pelo segundo ano consecutivo.
(Texto adaptado. Fonte: Revista JB Ecológico, Rio de Janeiro, v. 4, n. 57, p. 37, out. 2006.)

A pior seca da Floresta Amazônica, que abaixou o nível dos rios em mais de 17 metros, foi causada, principalmente, a) pelos furacões que ocorreram no hemisfério norte. b) pelo efeito estufa. c) pelo desmatamento e pelas queimadas. d) pela poluição industrial nos cursos d’água. 49 - A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é muito importante, pois o esgoto sem tratamento sanitário, lançado nos rios, causa um sério prejuízo ao meio ambiente, conhecido como efeito estufa. poluição dos cursos d’água. assoreamento dos rios. El Niño. 50 - Imagine que você tenha recebido um mapa com escala 1:5000 com o seu novo setor de trabalho como Agente Comercial I da CESAMA. Observe que deverá percorrer apenas uma rua central com traçado retilíneo, destacado no mapa, medindo 15cm de comprimento. Então, na prática, você percorrerá a) 750m. 11

a) b) c) d)

b) 7500m. c) 1500m. d) 15000m.

*****

12