You are on page 1of 4

ATUADORES ELTRICOS

UM-1

UM-2

UM-3

UM-4

APLICAO:
Os atuadores Eltricos so equipamentos utilizados na automao de vlvulas operadas por de volta, em locais onde no se dispe de ar comprimido. Disponveis nas voltagens 24 VDC, 120V e 220V

TECNI-AR Comrcio e Manuteno Ltda - Tel: 31-3362-2400 - Fax - 31-3361-1625 www.tecni-ar.com.br - e:mail: tecni-ar@tecni-ar.com.br

DADOS TCNICOS:

DIMENSES:

UM-1

UM-2

UM-3

UM-4

INSTALAO:
1. Tome cuidado para no causar impactos durante a montagem. 2. Tenha certeza que a voltagem da rede a mesma do atuador. 3. Verifique se os contatos eltricos esto montados corretamente, com os parafusos dos terminais de conexo devidamente apertados. Somente energize o circuito depois de verificar as ligaes. 4. A construo do circuito eltrico do atuador no permite ligaes em paralelo entre dois atuadores. 5. Para operar manualmente, certifique-se que o atuador no esteja energizado. 6. Limpe completamente as conexes antes da instalao. 7. Se desejar uma proteo mais completa contra curtos-circuitos no atuador, evitando que este se espalhe para a rede eltrica, adicione fusveis de proteo antes dos terminais de contato ou no painel de controle.

ATENO:
1. O Atuador eltrico no a prova de exploso e dever ser instalado afastado de locais que apresentem estes riscos. 2. Quando operando manualmente ou em manuteno, desligue a fonte de energia para prevenir situaes de perigo. 3. Aps a instalao, verifique a vedao do dispositivo a prova de gua (o-ring) na entrada de energia do atuador. Parafuse a tampa externa para prevenir entrada de impurezas ou gua. 4. No instale o atuador utilizando conexes com folga. 5. Se for necessrio utilizar dois atuadores eltricos ao mesmo tempo, sincronizando o controle de abrir e fechar, voc deve conectar os atuadores individualmente, pois o capacitor de proteo no permite conexes em srie ou paralelas e uso do atuador ao mesmo tempo. possvel utilizar um rel para o controle de abertura. O no cumprimento desta recomendao pode fazer com que os atuadores desativam-se uns aos outros. 6. Para os atuadores UM1/UM2/UM3, quando acionados manualmente, sugere-se utilizar uma chave de 8 mm. 7. Quando a vlvula estiver travada, o atuador no poder ser operado manualmente e nem ser acionado com energia. O atuador no funcionar neste caso, prevenindo danos s partes internas do equipamento. 8. Quando operado manualmente, o curso do indicador de posio no poder ser maior que a escala, prevenindo assim, danos as partes internas do atuador. 9. Deve haver uma pausa entre os ciclos de funcionamento do atuador eltrico de no mnimo, trs minutos. 10. Os terminais de sinal podem ser usados para indicar o funcionamento correto do atuador e tornar mais fcil a visualizao de problemas.

OBSERVAES:
8. CORRENTE ALTERNADA (AC): O motor conta com dispositivo de proteo contra superaquecimento ou sobrecarga, desligando automaticamente. 9. CORRENTE CONTNUA (DC): O atuador conta com um dispositivo de proteo baseado em fusvel, evitando a queima do motor em caso de superaquecimento ou sobrecarga. 10. Indicador de posio da vlvula: aberta e fechada. (O = open/aberto S = shut/fechado) 11. O atuador conta com dois sensores de posio internos, um para aberto e outro para fechado. 12. prova de tempo: nvel IP67.

ESQUEMA ELTRICO:

AC 110V / AC 220V
S = Fase R = Neutro No contato 1 ligada a fase. Nos contatos 3 e 4, ligado o neutro, de acordo com a operao desejada. Ligando o contato 3 provoca a abertura do atuador. Ligando o contato 4, provoca o fechamento. O contato 5 prov um sinal de retorno, para indicao de abertura opcional (Lmpada). O contato 6 prov um sinal de retorno, para indicao de fechamento opcional (Lmpada).

DC 24V
+ = Plo positivo - = Plo negativo No contato 1 ligado o plo positivo. Ligando o plo negativo somente ao contato 3 provoca a abertura do atuador. Ligando simultaneamente o plo negativo aos contatos 3 e 4, provoca o fechamento. O contato 5 prov um sinal da mesma voltagem que o contato 1, para indicao de abertura opcional (Lmpada). O contato 6 prov um sinal da mesma voltagem que o contato 1, para indicao de fechamento opcional (Lmpada).

TECNI-AR Comrcio e Manuteno Ltda - Tel: 31-3362-2400 - Fax - 31-3361-1625 www.tecni-ar.com.br - e:mail: tecni-ar@tecni-ar.com.br

You might also like