Síndrome do Qi

• Insuficiência do Qi • Deficiência alimentar • Deficiência BP/E • Doença crônica consuptiva • Desgaste excessivo • Senelidade

Deficiência do Qi
Sintomas – cansaço, voz fraca, indisposição para falar, sudorese espontânea, dispnéia, voz débil, sudorese espontânea, anorexia, perda de fezes, cansaço e pulso vazio. Esses são os sintomas e sinais de deficiência do Qi do BP e do Pulmão. Obviamente, tambem pode haver deficiência do Qi de outras sistemas. A deficiência do Qi do Copracao é marcada por palpitações, enquanto a Deficiência do Qi do Rim conduz a micção freqüente.

Prolapso de Qi – Deficiência de Qi mais agravada.
Sintomas – os mesmos da deficiência de Qi mais os prolapsos de útero, bexiga, reto, sensação de ter sido nocauteado, cansaço, apatia, depressão mental, prolapso dor orgãos (estomago, útero, intestinos, ânus, vagina ou bexiga), pulso vazio. Além dos sintomas anteriormente mencionados, pode ocorrer qualquer outro sintomas de deficiência do Qi. A submersão do Qi é, na verdade, somente um aspecto particular de deficiência do Qi e não separado dela. Essa distinção precisa ser feita, uma vez que o tratamento consiste, necessariamente, não só da tonificação mas também da ascendência do Qi. Há ervas especificas e pontos de acupuntura (tais como VG-20 com moxa) que apresentam este efeito. Tratamento – E36, B20, B21, VC6, VG20.

Estagnação de Qi – fator patogênico (vento, frio, umidade) dieta imprópria (leite, açúcar branco e farinha branca), emocional (preocupação, excesso de pensamentos). Sensação de distensão, dor em distensão que se movem de um lugar para outro, tumores abdominais que aparecem e desaparecem, depressão mental, irritabilidade, sensação de tristeza, mudança de humor, bocejos freqüentes, pulso em corda ou apertado e língua levemente púrpura. Estes são os sintomas gerais mas esssenciais e distintos da estagnação do Qi. A sensação de tristeza, mudança de humor, bocejos freqüentes, pulso em corda ou apertado e língua levemente púrpura. Estes são os sintomas gerais mas essenciais e distintivos da estagnação do Qi. A sensação de distensão, que pode afetar hipocôndrio, epigástrico, garganta, abdome e hipogastrico, é o sintoma mais característico e importante da estagnação do Qi. Os sintomas emocionais tambem são muito característicos e freqüentes na estagnação do Qi, particularmente do Qi do Fígado. Outros sintomas nos quais a maior parte do organismo é afetada, dependem do sistema envolvido. O Fígado é o sistema mais afetado pela estagnação do Qi, cujos sintomas são descritos sob o padrão de identificação de acordo com os sistemas internos.
Tratamento – F3, VB34, VC6 (estimular o Qi) Sintomas – dor em distenção, suspiro (tentar movimentar o Qi), instabilidade emocional. Pulso – tenso. Língua – com petéquias.

Pulmão (Fei) Rim (Shen) Coração (Xin) Descende Descende Descende 2 – Horizontalmente para o E. parestesia. na esfera ginecológica e mental-emocional. sendo na maior parte. ansiedade ou ausência de espírito iniciativa. visão turva. diferente da sua direção fisiológica normal. Diarréia. insônia e língua pálida. isto afeta particularmente o fígado e o coração. Os sintomas de Rebelião devem ser distinguidos de acordo com o sistema envolvido. vomito. irritabilidade. tontura. por exemplo. amenorréia ou período menstruais escassos e depressão. A rebelião do Qi ocorre quando o Qi flui na direção errada. soluço. (soluços. náusea e vômito. uma vez que cada um apresenta sua direção normal de fluxo do Qi. outros são possíveis. BP10 Deficiência do Sangue Sintomas – aspecto pálido. fezes ressecadas.. Além dos sintomas anteriormente mencionados.). memória debilitada. insônia. Uma vez que o sangue se torna deficiente. Ascende Asma Ascende Agitação mental. língua levemente seca e pálida e pulso fino ou agitado. visão turva e tontura) e da deficiência do Sangue (xue) do coração (Xin) (aspecto pálido. Náusea. vômitos etc. diarréia. 3 – Descendência Micção seguida de queimação. eructação. Há dois tipos de rebelião de Qi o tipo deficiência e o tipo excesso. tontura. Ascende Tosse. Síndromes do Sangue • Insuficiência do Sangue • Alimentar • Deficiência do BP/E • Perda de Xue • Transpiração excessiva • Emocionais Tratamento – B17. A deficiência do sangue normalmente origina-se da deficiência do Qi do BP uma vez que este dá os primeiros passos para a produção do Qi e do Sangue. IG. Isso varia de um sistema para outro. BP. Os sintomas anteriormente descritos são uma combinação dos sintomas da deficiência do Fígado (parestesia. Prolapso Cefaléia. ID. mas há um exemplo de rebelião do Qi do tipo deficiência. insônia. ou seja. . Geralmenete. falta de memória. lábios pálidos. asma. Sistema Estômago (wei) Baço (Pi) Fígado (gan) Direção normal do Direção Patológica do Qi Qi Descende Ascende Ascende Ascende Descende 1 – Ascendência excessiva Sintomas e Sinais Eructação.Qi contra corrente – toda manifestação do Qi que esta inverso ao seu sentido correto. que é a submersão do Qi do BP. a rebelião do Qi é do tipo excesso por definição.

uma vez que o Sangue é parte do Yin. dor em pontadas no tórax. Um dos sintomas mais característicos da estase de sangue é a dor localizada com característica persistente ou em pontadas. Mesmo nos casos mais severos.Nos casos crônicos e severos. dor fixa e persistente. Útero Dismenorreia. língua púrpura nas laterais em direção a ponta. Coração Lábios roxos. É conveniente comparar e diferenciar a estagnação do Qi com a estase do Sangue. Esses são os sintomas gerais da estase de sangue. Fígado Unhas roxas. a secura persistente do sangue pode originar o vento do Fígado interior o qual. tumores abdominais e língua púrpura. plenitude torácica. o sangue coagula. tonificar o sangue e tirar a estagnação. BP6 em tonificação. Pulso – tenso em nó. pode causar algumas patologias da pele caracterizadas por secura e prurido. Estagnação do Qi – Esta é a causa mais comum da estase do sangue. Estomago Dor no epigástrico. piora com pressão. pele e cabelos secos e unhas esbranquiçadas. lábios roxos. 1. tumores abdominais fixos. combinado com a secura. fezes com sangue. Sintomas – Dor fixa. Intestinos Dor abdominal severa e fezes com sangue de coloração escura. Aspecto escuro. vomito com sangue de coloração escura. Língua – vermelha púrpura. . unhas arroxeadas. veias distendidas e de coloração púrpura sob a língua e pulso em nó ou agitado. irritabilidade. O sistema mais frequentemente afetado pela estase do Sangue é o fígado. Outos sistemas afetados são o coração. F3. Veias púrpuras e distendidas sob a língua. sem referencia especifica a algum sistema particular. Estagnação de Sangue • Trauma • Hemorragia. BP10 em sedação para movimentar o fluxo. • Deficiência do Qi • Xie Qi exógeno – bloqueia a circulação de Qi no meridiano. dor prémenstrual. estômago e intestinos e útero. língua púrpura especialmente nas laterais e pulso firme ou em corda. períodos menstruais doloridos com sangue e coágulos escuros. Pulmão Plenitude torácica. em pontadas. Isso manifesta-se por meio da língua. Tratamento – B17. língua púrpura na parte frontal e lateral na secção central. pulmão. hemorragia com sangue e coágulos escuros. amenorréia. face escura. dor pré-menstrual. O Qi move o sangue e se o Qi estagnar. tosse com sangue de coloração escura. a Deficiência do Sangue provoca posteriormente secura pronunciada. língua de coloração púrpura no centro. menstruação com sangue e coágulos de coloração escura.

induzirá a deficiência do Qi e subsequentemente a estase do sangue. CS9. Calor no Xue • Calor exógeno camada Xue ( Delírio. língua vermelha e pulso rápido. Deficiência do Qi – a deficiência do Qi por um período longo pode causar estase de sangue. F2. Calor no sangue – o calor no sangue pode causar a coagulação e a estagnação do mesmo. (como a patologia maníacodepressiva) e ulceras bucais. 3. C8. Deficiência do Sangue – Se o sangue for deficiente por um longo período. . a partir da dificuldade do Qi na sua função de movimentação. denso. Pulso – rápido. extravazamento do sangue) Língua – Vermelha escura com marcas hemorrágicas esfolada. 5. porém ocorrer patologias da pele caracterizadas por prurido. letargia. Se o Sangue do fígado apresentar calor. Dor/distensão Localização Característica Tumores abdominais Pele Face Língua Pulso Frio no Sangue • Frio Exógeno • Deficiência de Yang Qi (dor de estagnação). boca seca. CS8. Pulso – atadao (segura escapa e bate). BP10. C9. AVE. coma. sensação de plenitude Aparece e desaparece Não aparece sobre a pele Pode inalterada Coloração normal levemente roxa Levemente em corda Estase de Sangue Mais dor do que distensão Dor fixa Dor em pontadas ou persistente Fixo Pode manifestar-se com manchas púrpuras ou hematoma. • Emocional – mente obstruída.2. Se o calor do sangue afetar o útero e o vaso penetrador. • Temor ao frio • Ausência de sede • Membros frios • Cólica aliviada com a bolsa quente. Em corda. convulsões. Esta é uma das patologias de pele mais comuns. calor e coloração vermelhas. alteração mental. Estagnação do Qi Mais distensão do que dor Dor em movimento Dor em distensão. • Emocional (fogo C e F) epistaxe. Se o sangue do coração apresentar calor. poderá ocorrer perda excessiva de sangue durante os períodos menstruais. oco (não sente o meio) Tratamento – B17. patologia na pele com erupções vermelhas. 4. firme ou agitado. Sintomas – sensação de calor. Esse são os sintomas gerais do calor no sangue. ocorre ansiedade. Coloração escura ou verdeazulada ou Definitivamente roxa e com pontos de coloração púrpura. uma vez que o Qi se torna muito debilitado para move-lo. Frio interior – diminui a circulação do Sangue. hemoptise. sangramento.

Tratamento – BP6. VC4 com moxa. B17.Língua – roxeada clara. .

B!7 sedando e transformar o muco. sangramento uterino – BP8. Estase (dor) ntomas . Tratamento – Tonificaro Qi E36 tonificando. B17. BP10 F3. tontura. astenia. Tratamento – F3. inchada. queda de fôlego. parestesia nas extremidades. sangramento no ânus B57. cefaléia.Síndromes do Qi e Xue combinadas Relação do Qi e Sangue Deficiência da produção de sangue Deficiência do Qi Incapacidade de nutrir o Qi Deficiência Diminuição da força motiva Perda de Xue Insuficiência de Qi e Xue (etiologia as mesmas citadas) Si espontânea. . dor abdominal. amenorréia. Língua – Pálida. Tratamento – pontos anteriormente citados. Deficiência de Qi com estase de Xue Sintomas – dor localizada. voz fraca imatura. intabilidade emocional. transpiração Fuga do Qi esforço. VC17 e CS6. petéquias no corpo. VC6. BP10. Língua – pálida. BP10. piora pela pressão. Qi não controla o Sangue Sintomas – metrorragia. Língua – púrpura inchada. Pulso – forte em nó. excesso de sonhos. saburra grossa e amarelada. palidez cutânea. dor na pele(hipersensibilidade). Língua – púrpura. E36). P6 sedando. cansaço. Tratamento – tonificar o sangue e Qi (B17. Pulso – Oco. VB34. agravamento dos sinais com tontura. com petéquias. Pulso – fino e fraco. Pulso – tenso em nó. Estagnação de Qi e Xue • Trauma. cianose nas extremidades. insônia. fraco. VG20. angina pectoris. distúrbios emocionais Sintomas – dor em distensão.Queda de fôlego. inchada com marcas hemorrágicas. BP1 (moxa). tontura.

VG14 (para expelir o calor. Rim/Bexiga • Deficiência do Qi do rim • Deficiência do Yin do Rim • Deficiência do Yang do Rim • Deficiência do Jing do Rim • Umidade calor na Bexiga Deficiência do Qi do R – senelidade. Pulso – fraco. Deficiência de Yang do Rim • Senelidade • Doença Crônica • Atividade Sexual excessiva Sintomas – os mesmos do Qi dos rins mais extremidades frias. artralgias. VC4. B23. mental e sexual. agravamento dos sintomas com esforço. Língua – pálida. Deficiência do Yin do Rim • Doença crônica • Doença febril • Sexual • Alimentos/medicamentos quentes. (produzir líquidos corpóreos). R9. impotência sexual. R10. deficiência congênita. com ou sem saburra fina. congênito. principalmente nos rins. VC4.Síndromes do Jin Ye Tratamento – tonificar o Yin do R – R3 tonificando e BP6 tonificando. artralgias. Língua – vermelha clara. Vg4 (com moxa). pés e mãos). Tratamento . saburra branca e grossa. Calor dos 5 centros (tórax. entre C7 e T1). Sintomas – Dor e fraqueza lombar. trabalho excessivo. Sintomas – dor e fraqueza lombar. R6. voz baixa. saburra branca. edema de membros. inchada. VC4. Tratamento – R3. diminuição de libido. B23. lento.R3. físico. R7. Boca e garganta seca. Pulso – fraco. BP6. urina clara. inchada. Tratamento – R3 em tonificação. queda de fôlego. tonturas. enurese noturna. profundo. ausência de sede. crescimento lento. transpiração noturna. Língua – vermelho forte (sangue). incontinência urinária. urina escassa e escura. . R7. Pulso – fino e rápido.

febre. Tratamento – E28. má formação congênita. infertilidade. . sem saburra com fissura. cabelo branco precocemente.áspero.0 Umidade calor na Bexiga • Dieta • Climatério • Distúrbios emocionais Sintomas – Disúria.Deficiência de Jing dos Rins • Senelidade • Desgaste sexual • Desgaste excessivo • Congênito • Doença consuptiva Sintomas – qualquer atraso em desenvolvimento. B28. dor articular. extrangúria. Pulso. com saburra grossa amarela principalmente na raiz. hematúria. B23. dentes fracos. Língua – mais vermelha. forte. impotência sexual. tontura. B63. saburra fina. VC4. lombalgias. Língua – avermelhada. Pulso – rápido e escorregadio. dor lombar e abdome inferior. de sangue Tratamento – R3. VC9. memória debilitada. B54. B65 todos em sedação. Com o tempo via desenvolver def.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful